Você está na página 1de 10

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.

br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

Blog sobre arquitetura e acessibilidade

Busca
Procure por: // voc est lendo... Ir Buscar

Acessibilidade Como saber a inclinao da rampa?


Por Elisa Prado maio 4, 2009 Publique um comentrio Muitas vezes arquitetos e engenheiros so chamados para analisar as caractersticas de acessibilidade de uma edificao. Tudo se desenrola bem at o momento de medir a inclinao da rampa. Muitas vezes no se tem condio prtica para medir o desnvel e o comprimento da rampa, e assim calcular a inclinao. O Oswaldo, colega engenheiro da Secretaria, inventou uma maneira simples de resolver isso. Basta ter em mos uma rgua com nvel de 50cm (que um tamanho prtico, para clculo e transporte, mas pode ser qualquer medida, uma vez que s calcular) e uma trena comum. Digo que inventou entre aspas, porque depois ele mesmo descobriu que nos manuais da ADA (Americans with Disabilities Act) essa soluo j estava l. Bom, com a imagem abaixo podemos entender melhor como medir:

Posicionando a rgua com nvel de forma a deix-la reta, utilizamos a trena ou alguma outra rgua, para medir o desnvel. E assim podemos aplicar a frmula j conhecida de clculo de inclinao de rampa:

sendo: i=inclinao ; h=desnvel ; c=comprimento Se por exemplo descobrirmos que em 50 cm (tamanho da rgua) temos 6 cm de desnvel, quer dizer que temos uma inclinao de 12%, ou seja, acima do permitido pela NBR 9050/04 para ser acessvel. Se ao invs, temos 4 cm de desnvel em 50 cm de comprimento atingimos a inclinao de 8%, adequada para acessibilidade, pois est abaixo de 8,33% (mximo permitido). Bom, espero que essa dica seja til. Sei que para mim foi! obrigada, Oswaldo!

1 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

Bookmark on Delicious Digg this post Recommend on Facebook Buzz it up Share on Linkedin share via Reddit Share with Stumblers TESTE Subscribe to the comments on this post
Oua este post

Tags: Acessibilidade, arquitetura inclusiva, desenho universal, inclinao, laudo, rampa, visita tcnica, vistoria

Dicusso
50 comentrios for Como saber a inclinao da rampa?
1. Adoro seu blog bjocas, mana. Nao tem nada a ver com minh vida, mas adoro como vc escreve.

Publicado por Liki | maio 13, 2009, 15:51 2. Oi Elisa! Tenho uma dvida e acho q vc pod me ajudar. De cordo com a frmula que vc mostrou, para vencer um p direito de 2.8m e manter uma inclinao de 8%, o comprimento da minha rampa seria de 35m certo? Eu posso dividir este comprimento, fazendo 2 lances de rampa? Agradeo a ajuda e parabns pelo blog. Publicado por afonso | setembro 14, 2009, 4:24 3. muito obrigadasalvou minha vida!!!! Publicado por fernanda | setembro 23, 2009, 11:37 4. Ol Elisa! tenho uma dvida e acho q vc pode me ajudar. Eu tenho 3.6m de altura de p direito p vencer com 8.33% de inclinao, o comp. 43.21m? Posso devo dividir a rampa em lances p facilitar a locomoo? Publicado por Jaine | maio 1, 2010, 16:39 5. como chego ao angulo de inclinao em uma rampa que v sendo construda, sendo que o p direito 3,642 mts, comprimento 22,3 mts. Obrigado. Max Santos Publicado por max | julho 10, 2010, 16:27 6. BOA NOITE, ELISA ESTOU ABRINDO UMA DROGARIA E ESTOU COM A SEGUINTE SITUAO: FRENTE DE 4,0 MTS COM ALTURA DE 0,40 MTS COM 2 DEGRAUS QUE DO ACESSO AO INTERIOR DA DROGARIA. GOSTARIA DE UMA SUGESTO SUA PARA DAR ACESSIBILIDADE AO PRDIO.OBS POSSUI PORTAS DE VIDRO COM EXTENSAO DE 3 MTRS COM ABERTURA DE 1,6MTRS.OBRIGADO Publicado por CHARLES MAIX OSCATE DE ARAUJO | julho 13, 2010, 0:43 7. BOA TARDE, ELIZA ADOREI O BLOG. SOU ESTUDANTE DE ARQUITETURA E ISSO ME AJUDOU MUITO, QUE BOM QUE NA INTERNET A

2 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

GENTE CONSEGUE ACHAR PESSOAS ASSIM COMO VC QUE FAZEM MATERIAS INTEREANTE OBRIGADOOO Publicado por REGIANE | maro 25, 2011, 13:45 8. Intereante no, RegianeintereSSantepor favor! Publicado por Carolina | maro 28, 2011, 22:30 9. a abreviao de metros, no MTRS, Charles simplesmente m Publicado por Carolina | maro 28, 2011, 22:32 10. Parabns pelo site, Elisa! Publicado por Carolina | maro 28, 2011, 22:32 11. Ol Elisa, a norma 9050 prever em alguns casos a inclinao mxima de 12,5% que se encontra na pagina 42 da norma. Valeu um abrao. 6.5.1.3 Em reformas, quando esgotadas as possibilidades de solues que atendam integralmente a tabela 5, podem ser utilizadas inclinaes superiores a 8,33% (1:12) at 12,5% (1:8), conforme tabela 6 Publicado por Paulo cesar | abril 17, 2011, 12:35 12. Oi Paulo, Voc est certo, porm no esquea de observar que existem os desnveis mximos e nmero mximo de segmentos. Por exemplo, voc pode usar 12,5% sim, mas apenas para um desnvel mximo de 7,5 centmetros, e apenas um segmento. Alm claro de frisar que essas opes so permitidas apenas quando esgotadas as possibilidades de solues que atendam integralmente a tabela 5 ou seja, quando no for possvel ter uma rampa com no mximo de 8,33% de inclinao. abraos! Publicado por Elisa Prado | abril 17, 2011, 13:52 13. Boa tarde. Tenho um desnvel de 54 centmetros para vencer. Qual a inclinao mxima da rampa e quantos metros precisaria? Publicado por Henrique | junho 16, 2011, 16:23 14. bom dia, estou ajudando amigos a reformarem um estabelecimento, precisamos vencer uma altura de .90cm, temos 4.60m de comprimento, como devo proceder com o calculo? grato Igor Publicado por Igor Serigatto Pietro Paulo | junho 19, 2011, 16:27 15. Ola, tenho um desnvel de 1,27m de altura. Qual o comprimento que devo colocar para uma rampa com esse desnvel? Publicado por Rosemberg | julho 5, 2011, 9:40 16. Ol Elisa, Estou precisando fazer uma rampa para o meu pai poder subir sua habitao e sua ajuda foi muito bacana. Foi a melhor que encontrei. Obrigado aqui do pais irmo, Portugal. Obrigado Elisio

3 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

Publicado por Manuel Elisio Lima | julho 14, 2011, 12:38 17. Ol Elisio! Que bom saber que o blog foi til! Depois compartilhe enviando uma foto da rampa!! Obrigada! Publicado por Elisa Prado | julho 26, 2011, 22:16 18. Voc ter que ter dois segmentos de rampa, porque o limite mximo de desnvel por segmento de 0,80m. Ser um pouco mais de 15m em dois segmentos. Pode ser um de 7m e outro de 7,5m, por exemplo. A cada 1m de desnvel voc precisa de 12m de comprimento de rampa para atender a inclinao de 8,33%. Abs. Publicado por Elisa Prado | julho 26, 2011, 22:19 19. A frmula a que est no post. Para 0,90m voc ter que ter dois segmentos de rampa, porque o limite mximo de desnvel por segmento de 0,80m. Ser 11m de rampa, em 2 segmentos. A depende do seu espao ter que avaliar se ser necessrio mais segmentos, ou se ter que adotar uma plataforma, por falta de espao para rampa. Publicado por Elisa Prado | julho 26, 2011, 22:21 20. A inclinao mxima 8,33%. Para 0,54m ser 6,50m de comprimento. Abs. Publicado por Elisa Prado | julho 26, 2011, 22:27 21. AAmei, obrigada, me salvou na hora H! Publicado por Danusa | agosto 16, 2011, 8:27 22. Ol Eliza, pois gostaria que vo ns ajudacemos, pois perteno a uma igreja evangelica e estamos planejando uma rampa pois o salo fica na parte de cima, a autura do p direito 3.60m e distancia de 9m, temos 5.50 de largura. se poder ns ajudar enviando uma resposta para meu email. Publicado por ROGRIO | setembro 2, 2011, 19:26 23. Estou reformando uma escola e gostaria de saber em qual porcentagem de inclinao ela se aplica. Vou ficar com p direito de 3.15m. Aproveitando a pergunta do colega Afonso (14 set/2009) posso fazer em 2 seguimentos? Publicado por Alex Almeida | outubro 13, 2011, 0:01 24. Oi Alex. Se o desnvel a ser vencido de 3.15m voc no pode ter apenas 2 segmentos, se adotar a inclinao mxima de 8,33%. Porque o limite de desnvel por segmento de 0,80m, portanto para o desnvel ser necessrio dividir o comprimento em 4 segmentos de rampa. Para 3,15m de desnvel, e inclinao de 8,33% (mxima pertmitida) voc precisar de um comprimento de cerca de 38m. Sempre recomendamos que acima de 2m de desnvel seja instalado um elevador ou uma plataforma, que mais adequado e confortvel para esse trajeto. E at mesmo porque difcil ter espao disponvel para uma rampa to grande. Lembrando que 38m s o comprimento total dos segmentos de rampa e voc ainda precisa de patamares entre cada segmento com 1,20m de comprimento, no mnimo, o que exigir ainda mais espao. Abraos! Publicado por Elisa Prado | novembro 2, 2011, 9:10 25. Oi Rogrio. Para vencer um desnvel de 3.60 voc precisar de cerca de 44m de comprimento de rampa, e cinco patamares no mnimo.

4 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

O melhor para quando voc tem um desnvel acima de 2m que seja instalado um elevador ou uma plataforma, ficando mais adequado e confortvel para o usurio. E at mesmo porque difcil ter espao disponvel para uma rampa to grande. Lembrando que 44m s o comprimento total dos segmentos de rampa e voc ainda precisa de patamares entre cada segmento com 1,20m de comprimento, no mnimo, o que exigir ainda mais espao. E no esquea que a cada 0,80m de desnvel vencido necessrio ter um patamar. Abraos! Publicado por Elisa Prado | novembro 2, 2011, 9:17 26. eu tenho um patamar de 1,10 m, tenho 6,5m de comprimento de corredor, nesse corredor tenho que fazer uma rampa para chegar no patamar que est o banheiro de caldeirante. vai estar dentro da norma a inclinao? Publicado por martino | novembro 7, 2011, 21:15 27. Oi Martino. Tudo depende de quanto de largura voc tem para fazer vrios segmentos de rampa, pois para o desnvel de 1,10m voc precisar de 13,50m de comprimento de rampa. E como o limite de desnvel por segmento 0,80m voc precisar de 2 segmentos. Incluindo a, no comprimento de 13,50 os patamares (chegada, sada e intermedirio) voc precisar de mais 3,60m, totalizando mais de 17m. Se voc tiver espao para os zigue-zagues da rampa, possvel atender sim. Se no, dever colocar a plataforma ou estudar a possibilidade de ter o sanitrio em outro local. Abraos! Publicado por Elisa Prado | novembro 7, 2011, 21:23 28. MUITO OBRIGADO PELA PRONTA RESPOSTA. EU POSSO FAZER UMA S PLATAFORMA INTERMEDIARIA A 3,00 M PARA 0,5 M DE ALTURA, E NOVAMENTE SUBIR PARA CHEGAR NO 1,10 M? Publicado por martino | novembro 7, 2011, 21:29 29. Oi Martino, Difcil responder uma pergunta assim sem conhecer o local. Acho que o melhor voc procurar empresas que instalam plataformas e buscar essa informao com eles. Procure empresas idneas, com experincia e registradas na Prefeitura local. abs! Publicado por Elisa Prado | novembro 7, 2011, 21:54 30. Boa noite, estou fazendo uma reforma em minha casa e resolvi fazer uma rampa de acesso para carro, tenho um desnvel de 3,00m da rua e uma area livre de 12m de comprimento, ser que seria possvel eu fazer esta rampa gostaria de alguma dica obrigado. Publicado por Marcio | novembro 26, 2011, 20:38 31. Boa noite, tenho uma dvida e no sei como resolver, no me lembro das frmulas. Preciso calcular a incliinao de uma rampa de 1km, sendo que comeo a correr numa altitude de 764m e termino os 1000m a 794m. Como posso saber o grau de incliinao? gostaria de saber esta frmula, se possvel. Obrigado Marcos Publicado por Marcos Antonio Pinto | janeiro 15, 2012, 18:05 32. ola, Preciso de fazer uma rampa-escada para acesso entre a parte alta e a parte baixa de um bairro, a largura (horizontal) do espaco de 52m, o denivel de 8m e nao posso ultrapassar os 8% de inclinaao, melhor seria abaixo de 5%, como fao o calculo, do comprimento e quantidade de patamares. Obrigada desde ja.

5 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

Publicado por Edna | maro 3, 2012, 19:47 33. tenho uma altura de 3mt qual a distancia do comprimento da rampa Publicado por david | maro 18, 2012, 14:18 34. Oi Marcos, meu objetivo aqui no tratar de rampa de carro e sim para pessoas, includive as com deficincia. Obrigada pela participao. Abs. Publicado por Elisa Prado | maro 18, 2012, 18:21 35. David, um desnvel de 3m muito cansativo para rampa, alm de ocupar muito espao. Melhor seria uma plataforma ou um elevador. Sero 36m de comprimento e 3 patamares de 1.20m, totalizando quase 40m. Publicado por Elisa Prado | maro 18, 2012, 18:27 36. Nossa essa Caroline uma sem educao mesmofica corrigindo o pessoal, vai achar o que fazer sua sem noo. Parabns Elisa pelo site. Publicado por Thais B. | abril 9, 2012, 23:30 37. mee ajuda, por favor!!Tenho um desnivel de 100cm e tenho 300 cm na horizontal.. quanto ser a minha rampa e do lado da rampa to querendo fazer uma escada.. Publicado por nayara | abril 10, 2012, 13:11 38. GOSTEI MUITO DESSA DICA. ESTAVA COM DIFICULDADE PARA ACHAR A INCLINAO DE UMA RAMPA, MAIS COM EST FORMULA FOI MOLEZA. VALEU ELISA PELA DICA, UM GRANDE BEIJOOOOOOOOO. Publicado por JAIR CAFE ALVES | abril 18, 2012, 0:09 39. OLA ELIZA PRADO BOM EU NO SOU ENGENHEIRO E NEM ARQUITETO SOU UM SIMPLES SERRALHEIRO QUE PRECISA FAZER UMA RAMPA DE ACESSO PARA UM AMIGO DEFICIENTE, NO COMEO VOC PASSOU UMA FORMULA,EU ENTENDI QUE PARA ESTAR NO PADRO QUE SE PEDEM TEM A PORCENTAGEM CERTA E NO PODE SER QUALQUER ANGULO, ENTO SE EU PEGAR OS NMEROS DA SUA FORMULA DE A CADA 0,50CM EU TIVER UMA QUEDA DE 0,04 CM TENHO UMA INCLINAO DENTRO DO PADRO EU POSSO PEGAR ESSA FORMULA ESSES NMEROS PARA CALCULAR QUALQUER TIPO DE DESNVEL OU CADA CASO SERIA UM CASO EM PARTICULAR?? Publicado por roberto | abril 25, 2012, 12:01 40. Prezado, sr. serralheiro. Fico feliz em poder ajud-lo com meu blog! Sua conta est certa. Essa frmula aplica-se a qualquer rampa, sempre respeitando a inclinao mxima de 8,33%. A nica coisa que gostaria de observar que para essa inclinao h um limite de desnvel por segmento de rampa, que de 0,80m. Ou seja, se o seu desnvel for maior que 0,80m voc poder aplicar a mesmas frmula, mas ter que colocar patamares cada vez que alvanar o desnvel de 0,80m. Exemplificando para ficar mais claro, se voc tiver 1,20m de desnvel, utilizando a frmula voc saber que sua rampa precisa ter no mnimo 14,40m de comprimento. Mas que ter que ser dividida em dois trechos, com um patamar intermedirio, portanto pode fazer um trecho de 8m de comprimento e o outro com o restante para atingir o desnvel, com um patamar de 1,20m de comprimento entre esses dois trechos. Qualquer dvida, volte a perguntar! Abs. Publicado por Elisa Prado | abril 26, 2012, 10:42 41. Obrigada Jair!

6 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

Abs. Publicado por Elisa Prado | abril 26, 2012, 10:42 42. Oi Naya, Para o desnvel de 1m, voc precisar de 12m de comprimento de rampa, com pelo menos um patamar de 1,20m comprimento, ou mais se tiver mudana de direo. Veja como distribuir isso no espao disponvel! Boa sorte! Abs. Publicado por Elisa Prado | abril 26, 2012, 10:44 43. Prezado Sr. Roberto, no concordo com a maneira como o senhor se auto-definiu: um simples serralheiro! Sou engenheiro e quase arquiteto (no conclu o curso de arquitetura) e no teria condies de construir uma obra destas! Outra coisa que me chamou a ateno foi a nobreza do seu ato: fazer uma rampa de acesso para um amigo deficiente e o seu intersse em informar-se para executar corretamente o servio! Alm disso, no detectei nenhum erro de portugus no seu texto, ao contrrio de outras pessoas que no so simples! Por tudo isto, Senhor Serralheiro, no concordo com a maneira como o senhor se apresentou! O senhor tem todo o meu respeito e deve valorizar-se! Existem poucas pessoas como o senhor no mundo! Publicado por Luiz H. S. Valente | maio 7, 2012, 9:09 44. muito obrigada. Publicado por arlete | junho 14, 2012, 15:11 45. Boa tarde Elisa,necessito fazer uma rampa para um desnvel de 2m ,porm s tenho 10m de distncia uma entrada na rua de 1.90m e uma chegada ao imvel de 3.9m. Tem alguma sugesto pra resolver esse problema?Muito obrigado.Victor Publicado por victor andres | julho 11, 2012, 13:40 46. Oi Victor, Para um desnvel de 2m ser necessrio no mnimo 24m de rampa, sem contar os patamares necessrios (mnimo 4 de 1,20m de comprimento, mas pode ser mais a depender de mudanas de direo). Como voc pediu minha sugesto, sugiro que instale uma plataforma, pois pelo espao, ser a nica opo e tambm a mais adequada, j que as rampas seriam cansativas, mesmo atendendo a inclinao mxima. Abs, Publicado por Elisa Prado | julho 11, 2012, 21:54 47. Ol Elisa! Quero parabeniz-la por sua disponibilidade e pacincia ! Pessoas como voc, com toda certeza, so recompensadas de alguma forma pela doao de seus conhecimentos. Tomei conhecimento de seu blog quando me deparei com a inclinao de outra rampa que pretendo construir em meu estabelecimento. J possuo rampa , porm esta no d acesso porta principal. No me sinto vontade vendo as pessoas que necessitam da rampa entrarem em uma festa pela porta lateral. Antes de contratar um profissional estudo bastante o que necessito pois gosto de ter conhecimento de tudo, at porque acompanho pessoalmente a obra e fao com que o profissional saiba que tenho conhecimento do que ser executado. A frmula divulgada foi de grande valia. De qualquer forma, apesar de no se enquadrar no meu espao , agradeo muitssimo. Obrigada ! Publicado por miryam | julho 24, 2012, 0:44 48. Oi Miryam! Fico feliz que tenha percebido essa deficincia do seu estabelecimento e est procurando melhorar! Isso muito importante.

7 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

O objetivo do post foi de fazer as pessoas saberem como descobrir a inclinao de uma rampa existente, mas a frmula serve para definir os parmetros de uma rampa a ser feita. Obrigada pela visita! Seja bem vinda e volte sempre! Publicado por Elisa Prado | julho 28, 2012, 12:01 49. Ol, Preciso vencer uma cata de 20 metros com uma rampa de inclinao 8%, qual seria o comprimento dessa rampa? Publicado por Fabricio Vieira | julho 31, 2012, 17:13 50. Oi Fabricio, Espero que voc esteja se referindo a um desnvel de 2 metros e no 20 metros (que seriam uns 7 andares!). Sua rampa ter que ter 24 m de comprimento, em segmentos de rampa, para vencer 2m de desnvel , e no mnimo 4 patamares planos. Se no tiver o espao, coloque um elevador ou plataforma vertical, que at mais adequado para um desnvel como esse. Abs! Publicado por Elisa Prado | julho 31, 2012, 22:39

Publique um comentrio
Nome * E-mail * Site Comentrio

CAPTCHA Code

Comentar

Categorias
Acessibilidade acessibilidade urbana adaptao audiodescrio

8 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

banco braile brinquedo calada campanha cidade debate deficincia fsica deficincia visual desenho universal entrevista Esporte estacionamento formao Lazer legislao Libras mapa ttil palestra/curso patrimnio histrico Piso ttil Publicaes rampa REATECH Sapuca segurana Sem categoria turismo

Arquivo
Selecionar o ms

Lista de Links
Facebook Flickr Prefeitura de So Paulo Rede Desenho Universal Twitter Elisa Uruguay Accesible Uruguay Accesible

Calendrio
maio 2009 S T Q Q S S D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 abr jun 2009 Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade.

9 de 10

01/10/2012 13:45

Elisa Prado Arquitetura | Acessibilidade | Como saber a inclinao da rampa? http://elisaprado.com.br/blog/2009/05/como-saber-a-inclinacao-da-rampa/

et_footer(); ?>

10 de 10

01/10/2012 13:45