Você está na página 1de 69

AOS INOXIDVEIS MARTENSTICOS

Generalidades / Tipos Principais / Metalurgia Fsica Metalurgia da Soldagem ZF e ZAC Transformaes de Fase Recomendaes para Tp, Ti e TTPS Soldabilidade Trincas de Solidificao Trincas de Reaquecimento Trincas a Frio Supermartensticos

- Lippold & Kotecki - E. Folkhard - S. Henke

INOX MARTENS TICOS

Generalidades
Tal como aos comuns baixa-liga austenitizam entre 900 -1100oC e temperam ao ar.
11.5 a 18% Cr 0 a 6% Ni 0.02 a 1.0% C ( Mo, V, W, Nb conferem resistncia a alta T formando carbetos estveis) Limite de escoamento: 275 MPa (estado recozido) a 1900 MPa (alto C, temperados-e-revenidos). Resistncia corroso < aos inox austenticos ou ferrticos (mais alto Cr) Usados a T < 650C devido degradao das propriedades mecnicas e resistncia corroso . Soldabilidade a pior entre os inox pois formam martensita no revenida na soldagem exigem cuidados especiais sobretudo quando C > 0,1 %

INOX MARTENS TICOS

Aplicaes Tpicas
ps de turbinas de vapor ou gs / turbinas hidrulicas tubulaes e vlvulas revestimento de cilindros para lingotamento continuo. instrumentos cirrgicos, cutelaria, engrenagens e eixos. tipos alto Cr + alto C combinam dureza e resistncia a corroso resistncia ao desgaste) supermartensiticos (extra baixo C) destacada demanda em tubulaes submarinas em todo mundo e pela PETROBRS.

INOX MARTENS TICOS

Ligas disponveis
Conformados ou fundidos so divididos em 3 grupos, conforme a susceptibilidade a trincas a frio: C 0,06% dureza mxima 35 RC. Cuidados na soldagem similares aos dos aos ARBL.

C = 0,06 -0,30% dureza como-soldado 35-55 RC. maior risco de trincas a frio pr-aquecimento chega at 315C. C > 0,30% Dureza como-soldado 55-65 RC. Cuidados especiais para evitar TF.

Ligas Tpicas Comerciais

Consumveis
Prefere-se soldar com MA similar, que permite resistncia mecnica e resposta ao TT similares s do MB.

Consumveis
Prefere-se usar MA inox austenitico ou ligas de Ni : quando h risco de TF (austenita macia e retm o H). quando MB est recozido e a solda ser usada as welded (sem TTPS) Ligas de Ni daro solda austentica pura (se a diluio for baixa). So teis em juntas de transio entre aos inox martensticos e austeniticos, pois o coeficiente de dilatao intermedirio.

Desvantagens menor resistncia e maior custo. precauo no TTPS de MS contendo ferrita, para evitar a fragilizao pela formao de fase sigma durante o revenido.

Metalurgia fsica

Diagrama pseudo-binrio Fe-Cr-C para 13%Cr.

AIM contm elementos como o C que expandem o campo gama => pseudo-binrios adequados para descrever o equilibrio entre as fases Com C = 0,1 a 0,25 %C solidificam como F, mas se forma A ou mistura F+A no final da solidificao. Para T<800C esto em equilbrio F + carbonetos (Cr23C6).

Metalurgia fsica

Diagrama pseudo-binrio Fe-Cr-C para 13%Cr.

No resfriamento de uma solda, a austenita transforma em martensita (fora do equilbrio). Pode haver F residual na matriz martenstica, em funo do balano de elementos ferritizantes e austenitizantes.

Metalurgia fsica

Diagrama de transformao isotrmica para o ao 410.

O nariz da curva de formao da ferrita ocorre para tempos >100 s => na maioria das soldagens, forma-se martensita.

Diagrama TRC-S Ao tipo 410


12 Cr / 0,13C / 0,28 Si 0,38 Mn / 0,1 Mo / 0,4 Ni

Soldagem com eletrodos revestidos: Linha 1 cordo sobre chapa de 20 mm / aporte 5 kJ/cm Linha 2 cordo sobre chapa de 10 mm / aporte 30 kJ/cm Linha 3 como caso 2 + To = 350 oC

Metalurgia fsica

Diagrama de transformao isotrmica para o ao 410.

Austenita resfriada abaixo de 700C em t < 200 s, permanece estvel a T>Ms por mais de 1 semana. Prtica de revestimento de rolos de lingotamento continuo: To e Ti > Ms evita TF e permite difuso do H. No final da soldagem multipasses reduz-se T Com aumento de volume na transformao A M cladding fica sob tenses compressivas.

Metalurgia fsica

Microestrutura do ao 410 no estado temperado-e-revenido

O revenido promove a formao de carbetos ricos em Cr ou outros elementos de liga e a transio da estrutura TCC da martensita para a estrutura CCC da ferrita.

Previso de Ms

Quase todos os elementos de liga (exceto Co) diminuem Ms.

Previso de Ms

Grandes diferenas nas previses, donde: Se a preocupao definir To para evitar M, usar maior valor Ms previsto. Se desejvel a transformao A M prvia ao TTPS, escolher o menor valor Ms e descontar 100C (para obter Mf).

Previso de Ms

Equao de Payson para o ao 410 Ms= 92C<< experimental (330C). Todas equaes (exceto a de Self) valores absurdamente baixos para aos alto C.

Previso de Ms
Na maioria dos AIM, com C= 0,1- 0,25%C, Ms alta (200-400C). Como MfMs-100C, a Tambiente a transformao completa. Em aos altamente ligados, particularmente com Ni (p.ex. Ni 4%), Mf <Tambiente. Nos aos CA-6NM austenita retida benfica para a tenacidade.

Cavitao rotor - Turbina Francis


USINA DE ITAIPU

Manuteno - 12 Unidade
950 kg de eletrodos Peso do rotor = 296 t Hlio 2007

Previso de Md
Md30 a temperatura na qual 50% da austenita transforma-se em martensita com reduo de 30% de rea em trao e indica a estabilidade do ao austentico. M d30 (oC) = 497 462(C+N) - 9,2Si - 8,1Mn - 13,7Cr - 20Ni - 18,5Mo-3Co

Em sua pesquisa Procopiak estimou que as ligas comerciais (Hidroloy 913 e Conargem E 725) apresentaram temperaturas diferentes de incio de transformao martenstica, sendo Md30 (HQ913) = -43C e Md 30(E725) = - 3C ou seja, a liga HQ913 mais estvel que a E725 o que significou que possui uma maior dificuldade em transformar-se de fase e conseqentemente resultou numa maior resistncia a eroso por cavitao.

Hlio 2007

Requisitos para ligas resistente eroso por cavitao

eroso por cavitao

= perodo de incubao

+ taxa de eroso Remover partculas pequenas (Refinamento microestrutural)

Transformao de fase (lenta)

Fase austentica Baixa EFE Deslizamento planar Refinamento microestrutural

Martensita (ccc) e (hc) Maclas finas de deformao

Encruamento quando
submetidos a cavitao

Justificativa para a escolha dos elementos Mangans (10 a 25%)

Austenitizante Regula a presena da martensita e

Com o N contribu para estabilizar a austenita,


ampliar o campo e diminuir a EFE Incrementa a solubilidade do N Substituto parcial do Ni.

Avaliao das fases presentes nos revestimentos antes e aps a cavitao (transformao de fase)
(% ) 100,0

Mn10,9% - 440HV

Mn11,8% - 325HV

Mn18,2%336HV

90,0 80,0 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 ' ' '

L01
Antes da cavitao (%)

L03*
Aps a cavitao (%)

L05

Avaliao do Nieq, Creq e temperatura Md

Liga L01 L05 L03*

Simoneau Creq + Nieq 30,3 36,3 34,7

Procopiak Md 96 -1 19

Rao Md 96 -1 19

Angel Md 12 -85 -65

Cavitec
`

44,80
Porporo de fases(5)

-56
100

-29
`

-113

80

60

40

20

0 30,00 autenita

31,00

32,00

33,00

34,00

35,00

36,00

37,00

martensita epsulon

martensita alfa

Creq+Nieq

Simoneau

METALURGIA DA SOLDAGEM

Solidificao e transformaes na Zona Fundida


A ZF dos AIM com 11-14%Cr e 0,1-0,25%C tem solidificao primria ferrtica. A segregao de C e elementos de liga na solidificao pode resultar na formao de A, ou numa mistura de F+A, no final da solidificao. Enquanto a ZF esfria no estado slido, a austenita consumir a ferrita, resultando em estrutura totalmente austenitica a T<1100C. No resfriamento subseqente a austenita transformar em martensita. Seqncia de transformao 1:

L L + Fp Fp Fp + A A M

Ao 410 totalmente martenstico

Diagrama pseudo-binrio Fe-Cr-C para 13%Cr.

No resfriamento de uma solda, a austenita transforma em martensita (fora do equilbrio). Pode haver F residual na matriz martenstica, em funo do balano de elementos ferritizantes e austenitizantes.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Solidificao e transformaes na Zona Fundida


Se alguma F se formar no final da solidificao, pode-se enriquecer em elementos ferritizantes (Cr, Mo,...), de modo que ficar estvel (no transformar em A a T<solidus). Essa F forma-se nos contornos de gro e sub-gro. A estrutura final consistir de uma mistura de martensita e de ferrita euttica.

Seqncia de transformao 2
L L + Fp Fp + (A +Fe) Fp + A + Fe A + Fe M + Fe Fe= ferrita euttica

Ao 12Cr-1Mo (tipo HT9): M + F nos contornos de sub-gro (fase escura)

METALURGIA DA SOLDAGEM

Solidificao e transformaes na Zona Fundida


Tambm pode ocorrer que parte da Fp no transforme em A a elevadas T e permanea at a Tambiente. Seqncia de transformao 3: L L + Fp Fp A + Fp M + Fp Fp= ferrita primria

Ao 410: M com F retida (fase clara)

METALURGIA DA SOLDAGEM

Zona Afetada pelo Calor- ZAC


Macrografia de uma solda autgena em ao 12Cr-1Mo com baixo C (0,15%)

Perfil de dureza no estado como-soldado

METALURGIA DA SOLDAGEM

Zona Afetada pelo Calor- ZAC

Macrografia de uma solda autgena em ao 12Cr-1Mo com baixo C (0,15%)

Regio 1, ZAC alta T: Martensita no-revenida e Ferrita (presente nos CG da austenita

prvia). Baixa dureza.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Zona Afetada pelo Calor- ZAC

Diagrama

pseudo-binrio

Fe-Cr-C para 13%Cr

METALURGIA DA SOLDAGEM

Zona Afetada pelo Calor- ZAC

Solda autgena 12Cr-1Mo

em

ao

Regio 2 da ZAC: a elevadas T ser A homognea (dissoluo de carbonetos) e com crescimento de gro. Ao resfriar produz M de alto C (maior dureza).

METALURGIA DA SOLDAGEM

Zona Afetada pelo Calor- ZAC

Solda autgena 12Cr-1Mo

em

ao

Regio 3 da ZAC: Austenitiza no aquecimento, com dissoluo incompleta dos carbetos e pouco crescimento de gro (pinning dos carbetos). Austenita com menor %C gera M menos dura.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Zona Afetada pelo Calor- ZAC

Solda autgena 12Cr-1Mo

em

ao

Regio 4 da ZAC: Transformao austentica parcial ou inexistente. Nesta faixa de T (800 a 950C) podem coalescer os carbonetos, resultando em dureza < MB.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Transformaes de fase

Ferrita num MS martenstico.

Se houver F, deve-se considerar as diferenas nas propriedades mecnicas entre a F e M: Na laminao a quente, no h problema, pois as regies de F e M ficam paralelas direo de laminao, de modo que as deformaes sero distribudas uniformemente. Num MS as regies de F tendem a ficar perpendiculares superfcie, portanto um esforo paralelo superfcie causa deformao concentrada na F e a fratura com baixa carga e ductilidade.

Transformaes de fase

METALURGIA DA SOLDAGEM

Diagrama de Balmforth, para prever teor de F em AIM.

Prev o teor de F no MS no estado como-soldado (sem TTPS ou passes subseqentes). Os aos 410 e 420 podem apresentar F no MS.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Tratamento trmico ps-soldagem (TTPS)


quase sempre requerido nos AIM, pois mesmo com C baixos (0,1%) a dureza pode ser 30-35 Rc. TTPS usado principalmente para revenir a martensita, mas tambm produz alivio de tenses. Normalmente realizado em T= 480 a 750C, pois no h amolecimento abaixo dessas T. Entretanto, pode ser feito a T de at 200C, para melhorar a tenacidade e a estabilidade dimensional. Tempo de tratamento depende da espessura. Normalmente 30 min- 2h so suficientes. Para ocorrer o revenido deve-se permitir a transformao martenstica. Portanto, no deve ser feito diretamente aps a manuteno de uma solda a Ti> Ms.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Tratamento trmico ps-soldagem (TTPS)

Diagrama de transformao isotrmica para o ao 410.

Se o tempo de manuteno da solda a Ti>Ms for longo demais (p.ex. 16 h a 565C ), a austenita transformar em F+ carbonetos. A dureza resultante ser muito baixa (p.ex. 90 Brinell, bom para usinagem), mas a resistncia mecnica e vida til do componente sero baixas.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Tratamento trmico ps-soldagem (TTPS)

Revenido de MS de AIM: 420: 0,2C; 1,2Mn; 0,5Si; 12Cr; 423L: 0,15Mn; 0,15C; 1,2Mn; 0,4Si;

11,5Cr; 2,0Ni;

1,0Mo; 0,15V

O revenido promove a transformao da M em F+ carbonetos, o que reduz a resistncia, mas aumenta a ductilidade e tenacidade. Se houver elementos de liga que formem carbonetos T revenido, pode haver endurecimento secundrio. Deve ser tomado cuidado para no revenir aos com alto Cr durante longos tempos, pois pode ocorrer precipitao de fase sigma, que fragilizar o ao.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Tratamento trmico ps-soldagem (TTPS)

Curvas de revenido do MS e ZAC de ao 2Cr-1Mo-0,5W0,3V-0,2C.

Revenido na faixa de 480-750C. A dureza diminui com o tempo e, principalmente, com a temperatura (parmetro de Larson-Miller). O revenido a baixas T (p.ex. < 600C) ineficaz

METALURGIA DA SOLDAGEM

Tratamento trmico ps-soldagem (TTPS)


Para otimizar as propriedades e obter uma microestrutura homognea na solda, o ideal seria solubilizar a solda inteira (para dissolver os carbonetos e obter uma austenita homognea) e depois fazer a tmpera e revenido. Entretanto, a solubilizao a alta T no prtica, pois implica restries de tamanho e logstica. Tambm pode resultar em distores significativas de componentes grande e/ou complexos.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Diretrizes para o pr-aquecimento e TTPS


Os AIM com C<0,06% (p.ex. 410NiMo e CA-6NM) no requerem To para e< 12 mm. Para espessuras maiores To mnima = 120C.

AIM com C= 0,06-0,3% exigem pr-aquecimento: Em sees finas, so usadas geralmente To e Ti < Ms, para permitir completa transformao da martensita e a difuso do H. Em sees espessas, se usam To e Ti > Ms para evitar trincas durante a soldagem. Depois a solda resfriada lentamente at Tambiente, para permitir difuso do H.

METALURGIA DA SOLDAGEM

Diretrizes para o pr-aquecimento e TTPS


AIM com C>0,3%, deve ser usada To e Ti> Ms. H duas opes: resfriamento lento aps a soldagem at Tambiente, seguido de revenimento. aps a soldagem, manter a solda a T>Ms, para promover a transformao isotrmica da A em F+carbonetos. O MB fortemente revenido. Isso deixa a solda mole, prpria para a usinagem. Depois realizado TT de austenitizao, seguido de tmpera e revenido. .

METALURGIA DA SOLDAGEM

Diretrizes para o pr-aquecimento e TTPS

METALURGIA DA SOLDAGEM

Diretrizes para o pr-aquecimento e TTPS

METALURGIA DA SOLDAGEM
5. Na termoeltrica Jorge Lacerda tubulaes em ao inox martenstico de grande dimetro foram soldadas com eletrodo de composio similar, sob um praquecimento de 300C, segundo a sequncia de ciclos trmicos da figura A (soldagem austentica). Entretanto, mesmo para materiais temperveis tambm pode ser considerado o procedimento com contrle da temperatura da sequncia B (soldagem martenstica!). Na soldagem de reparo de materiais muito temperveis tambm muito comum o emprgo de eletrodos austenticos ( ao inox ou ligas de nquel). Nesse caso qual dos ciclos trmicos acima voc usaria? Ou nenhum dos dois?? Que vantagens e desvantagens voc pode enumerar para uso do metal de adio austentico ?

SOLDABILIDADE

Trincas induzidas por hidrognio


Presena de martensita no revenida torna AIM susceptveis ao trincamento a frio induzido por H. Em geral recomendado o uso de pr-aquecimento e TTPS. Processos e prticas de baixo H so essenciais.

SOLDABILIDADE

Trincas induzidas por hidrognio

SOLDABILIDADE

Trincas de solidificao e de liquao

A maioria dos aos inox martensticos solidifica como ferrita => tem baixa susceptibilidade s trincas de solidificao. Alguns fatores promovem as TS: presena de Nb (que tende a segregar) e baixos nveis de Mn. Aos inox martensticos com alto teor de C podem solidificar como austenita e => so mais susceptveis s TS. As trincas de liquao so raras nos AIM .

Aos inox supermartensticos


Foram introduzidos nos anos 90, como alternativas de baixo custo dos aos inox austenticos e duplex, para uso em tubulaes submarinas. Hoje em dia so utilizados em tubulaes coletoras de leo e gs em que o fluido contem altos teores de CO2 e H2S antes de ser separado e tratado. A sua soldabilidade maior que a dos AIM, graas reduo do C<0,02%. A martensita formada ter baixa dureza (<30 Rc) e ser menos susceptvel s TF. Tambm exigem o TTPS de revenido para aumentar a tenacidade, mas, em alguns casos podem ser utilizados no estado como-soldado.

Aos inox supermartensticos


Nos AISM so utilizados elementos como: Ni, para compensar o efeito austenitizante perdido ao diminuir o teor de C. Mo, para melhorar a resistncia corroso. Ti, para estabilizar o C (atravs da formao de TiC) e para refinar o gro.

Aos inox supermartensticos

Teor de austenita a T elevada e Tambiente, num AISM com 13%Cr-6Ni.

Quando o revenido feito a 600C, pode ficar at 30% de austenita retida

Reviso Bibliogrfica

Aos Inox. Supermartensticos


Liga Fe-Cr-Ni-(Mo) C < 0,02%p. Uso na condio temperada e revenida. Crescente emprego no setor petrolfero e de gs (substituio do ao inox. Duplex). Alta resistncia mecnica, boa resistncia corroso e boa soldabilidade. Material alternativo para o uso em componentes de bombas hidrulicas e mecnicas, e turbinas hidrulicas.

S. Henke 2010

Reviso Bibliogrfica Fases principais

Aos Inox. Supermartensticos

Martensita revenida fase desejvel


Resistncia mecnica

Austenita retida - fase desejvel


Melhora a tenacidade Absorve Hidrognio, reduz corroso sob-tenso.

Ferrita delta - fase indesejvel


Aumenta a TTDF Baixa resistncia propagao de trincas por fadiga Torna o ao susceptvel corroso sob-tenso Reduz a resistncia cavitao

S. Henke 2010

Reviso Bibliogrfica

Soldagem dos aos Inox. Martensticos de baixo C

(Folkhard, 1988) Melhor soldabilidade comparada ao outros inoxidveis martensticos (menor risco de trincas a frio). Sem pr-aquecimento e T. interpasse entre Ms e Mf. Soldagem com eletrodo similar, resultando num mximo de 5% de ferrita delta na regio da solda.

Reviso Bibliogrfica

Efeito do teor de carbono em relao dureza para um ao 13Cr4Ni (Gooch -1977 ).

Diagrama esquemtico ilustrando mudanas estruturais que ocorrem na ZTA do ao inoxidvel Supermartenstico (adaptado de ENERHAUG et al, 2001).

Reviso Bibliogrfica

Esquema revelando a evoluo da microestrutura na ZTA de granulao grosseira (ZTA-GG) durante a soldagem ( CARROUGE 2002).

d ferrita delta, Ag Austenita alotriomrfica, Ig Austenita intragranular, Wg Austenita de Widmansttten.

Reviso Bibliogrfica

Regio de Granulao Grosseira da ZTA de um ao inoxidvel Supermartenstico

Reviso Bibliogrfica

Esquema revelando a evoluo da microestrutura na ZTA de dupla fase (ZTA-DF) durante a soldagem (CARROUGE, 2002).

d ferrita delta, g Austenita.

Reviso Bibliogrfica Soldagem Pulsada Efeitos Metalrgicos

Possibilidade de obter refino da granulao da solda com consequente benefcio das propriedades mecnicas; Reduo na largura da ZTA; Menor tenso residual; Reduzida possibilidade de defeitos (ex. trincas de solidificao e porosidades). Promove superesfriamento e reaquecimento da regio soldada.

Reviso Bibliogrfica Soldagem Pulsada Efeitos Metalrgicos

Morfologia da granulao obtida na zona fundida de um ao inoxidvel AISI 316 F sem e com aplicao de pulsao de corrente. (LUCAS, 1982; STREET, 1990)

Reviso Bibliogrfica
Soldagem Pulsada Efeitos Metalrgicos

Granulao equiaxial obtida em solda pulsada de uma liga de Al 6061 (KOU, 2002).

RESULTADOS

Anlise metalogrfica - Ferrita delta

Macro e micrografias obtidas sobre a superfcie do Cordo Convencional, no pulsado, destacando a distribuio homognea da ferrita delta ao longo do mesmo.

RESULTADOS

Anlise metalogrfica - Ferrita delta

Macro e micrografias obtidas sobre a superfcie do cordo Pulsado B (1 Hz) destacando a distribuio da ferrita delta na forma de bandas ao longo do mesmo.

RESULTADOS

Anlise metalogrfica - Ferrita delta

Regio A B

Cr
11,1 0,1 11,1 0,1

Ni
5,5 0,3 5,7 0,1

Mo
1,6 0,1 1,6 0,1

Si
0,6 0,1 0,6 0,1

Resultados de composio (%p) obtidos via EDS sobre banda de ferrita delta e fora desta.

RESULTADOS
Anlise metalogrfica
Cordo Convencional revelando a distribuio de ferrita delta (reas escuras) na ZF e na ZTA-DF.
500 m m

Cordo Pulsado A (5Hz) revelando a distribuio de ferrita delta na forma de bandas junto parte superior do mesmo e na ZTA-DF.

Cordo Pulsado B (1Hz) revelando a distribuio de ferrita delta na forma de bandas ao longo de todo metal fundido e na ZTA-DF.

RESULTADOS

Anlise metalogrfica - Ferrita delta - ZTA

200 mm

50 mm

20 mm

Microestruturas obtidas sobre a ZTA-AT do Cordo Convencional destacando a presena de ferrita delta (reas escuras entre as linhas tracejadas).

RESULTADOS

Anlise metalogrfica

500 450 400

20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Convencional Pulsado A Pulsado B Pulsado C Pulsado D

Largura da ZTA-GG m

350 300 250 200 150 100 50 0

Largura da ZTA-GG e % de ferrita delta na ZTA-DF em funo do processo utilizado.

% de Ferrita Delta ZTA - DF

CONCLUSES
O processo de soldagem plasma utilizando corrente pulsada no resultou em um completo refino da granulao na regio da solda quando comparado ao modo convencional. O uso da corrente pulsada promoveu na zona fundida a formao de bandas alternadas de ferrita delta e martensita. Na ZTA-AT do ao estudado foi constatada uma reduo significativa nos percentuais de ferrita delta de 18 para 7% bem como na largura da ZTA-GG (aprox. 50%) quando do uso da corrente pulsada frente convencional. Quanto formao de austenita retida por meio da ciclagem trmica imposta pela pulsao de corrente, a mesma no foi obtida.