Você está na página 1de 8

Tutorial Secagem E Cura - Growroom http://www.growroom.

net/board/topic/26087-tutorial-secagem-e-cura/

1 2 3 → Last »

macanudo Posted 06 November 2007 - 07:12 AM

Growlera,
Há algum tempo procurei este tutorial que é de extrema importância para todos nós cultivadores sejamos novatos ou expertos no
assunto...

Porém não achei-o mais hospedado aqui e como ele é um pouco antigo apenas alguns user's da época poderiam tê-lo em algum
back-up da época....

Conversei com alguns até que nosso glorioso VERDIM o tinha hospedado no CannabisCafe e nos passou o link dele lá...

Assim, como todo bom filho retorna à casa, re-posto ele aqui e espero que ajude à todos como já ajudou muito gente em sua
primeira colheita...

Obrigado marcelo, VERDIM, Bas e à todos por engrandecer ainda mais a comunidade com tantos conhecimentos

Quote
Tutorial de secagem e cura.
Autor: marcelo
Data: 2002-05-29
A cura é fundamental para conseguirmos uma maconha de melhor sabor, potência e menos agressiva para nosso pulmões.. além
disso com um processo adequado de cura poderíamos, ao menos em teoria, variar certos aspectos das características psicotrópicas
do fumo... Os cubanos têm os melhores charutos em parte pelo apurado processo de cura que promovem em seu tabaco... o correto
envelhecimento do vinho é um processo parecido com a cura... mas vamos lá..

Na etapa final do desenvolvimento da planta ela incrementa muito sua produção de resina.. nessa resina se econtram - entre muitos
outros componentes - os psicotrópicos cannabinóides... os principais cannabinóides encontrados nesta etapa são o ácido
tetrahidrocannabinóico (THCA) o famoso THC o cannabidiol (CDB) e o cannabinol (CBN)... existem outros componentes variantes,
e suas versões ácidas mas eles são em pequena quantidade e portanto irrelevantes para nós..
Seus efeitos aproximados (considerando-se q cada pessoa tem uma reação diferente...) são:

THCA > não é muito ativo psicotropicamente falando.. têm 10% do poder psicotrópica do THC.

THC > é o componente mais conhecido e responsável pela onda euforizante q sentimos em alguns tipos de maconha.. do tipo querer
ir fazer as coisas... ( apesar de estarmos bem loucos e não conseguirmos fazer nada...)
CDB > proporciona um sentimento euforizante pesado porém de curta duração... mais ou menos como quem não fuma (tabaco) e
fuma um cigarro, tragando bem fundo... vc vai ficar tonto, talvez enjoado mais por pouco tempo.... os papas do assunto dizem q este
é o psicotrópico que nosso sistema nervoso mais rapidamente cria resistência... tb se diz q as experiências desagradáveis com a
maconha (tipo pânico e enjoo) são devidas geralmente ao CDB, por isso estas sensações são mais comuns em fumantes
novatos...para os fumantes experientes no entanto este componente pode ser prazeroso..

CBN > Têm as características relaxantes da maconha (leia-se chapadonas...)


Bom o THCA é o que está mais abundante neste momento (antes de colher, na etapa final de seu desenvolvimento..) um fumo com
muito CBN é geralmente aquele q te dá vontade de não fazer nada.. o CBN tb acaba por se decompor em outros componentes não
psicoativos, porém depois dos outros componentes acima citados.. e daí é q vem aquele fumo velho, um pouco chapante e nada
euforizante..

No momento da colheita a planta têm mais THCA (pouco ativo) do que THC (muito ativo) têm tb uma parte de CDB (legal pois é
bem psicoativo) e uma pequena parte de CBN ( q deixa chapadão) .. quem quizer comprovar isso basta fumar um bud ( de boa
qualidade..) recem colhido... provavelmente ele não carburará mas experimentem colocar um um bong ou cachimbo.. vcs irão,
provavelmente, ficar levamente euforizados (pela ação do THC) e nada chapados (pois ainda têm pouco CBN).. depois curem
corretamente o fumo e tentem comparar as ondas ( se vcs se lembrarem.. )

Bom aí é q entra a primenra parte de processo de cura que é a Secagem

imagem de Butte - ICMag

1 de 8 17/02/2011 04:56
Tutorial Secagem E Cura - Growroom http://www.growroom.net/board/topic/26087-tutorial-secagem-e-cura/

secagem é o processo de desidratação da maconha (secagem mesmo.. q tira a agua e deixa ele "carburável").. e pricipalmente de
transformação do THCA em THC.... isso se faz deixando o fumo em contato irrestrito com o oxigênio do ambiente.. o problema é q
parte do THC se transforma em CBN e portanto o que conseguimos realmnte é aumentar o THC e o CBN ou seja nesta etapa o fumo
fica mais euforizante e mais sedante ...

A secagem ideal é obtida da seguinte maneira:

A) corte o caule da planta e a pendure de cabeça para baixo, sem cortar as folhas... isso é util pois as folhas acabaram por cpbrir os
buds delicadamente, os protegendo de qualquer manipulação externa... lembrem-se q os cristais e as resinas são bastante frágeis e
quanto menos as manipularmos melhor...

B ) mantenha sua planta no escuro, em um ambiente ventilado (mas sem ventanias...) e seco.. na temperatura ideal entre 18 e 22 C (
é importante não ter uma temperatura cima de 30 C pois isso acelera muito a conversão de THC em CBN e aí teremos um fumo
muito chapante e pouco euforizante..)
C) a secagem se dá lentamente... não tenha pressa.. caso esteja na seca compre uma paranga, mais não apresse o processo... NUNCA
use fornos ou secadores de cabelo.. sei por experiência própria, q isso é nada mais do q disperdiçar o fumo...
D) o processo está completo quanto o peso de tudo chegou a 25% do inicial... mas têm uma maneira mais prática de verificar.. basta
tentar entortar o galho.. se ele quebrar e dentro estiver seco, beleza...

E) não deixe secar demais.. pois um mínimo de umidade (cerca de 10% do peso em água) é necessário para o processo seguinte
(cura) mas não deixe úmido demais pois senão vai mofar.. é galera só com o a experiência...

Bom findo este processo manicurem a planta (tirem tudo q não for buds.. folhas e galhos desnecessários.. eu tiro até as folhinhas
pequenas..) e passemos para a cura propriamente dita.

imagem de ograskal - ICMag

2 de 8 17/02/2011 04:56
Tutorial Secagem E Cura - Growroom http://www.growroom.net/board/topic/26087-tutorial-secagem-e-cura/

imagem de sugabear II - ICMag

Na etapa da cura queremos q a clorofila (q dá um péssimo gosto a maconha e "pega na garganta") e outros componentes se
decomponham.. a correta cura melhora muito o sabor e o aroma do fumo..
A decomposição da clorofila se dá em aproximadamente em 60 dias e a transformação de outros óleos essenciais ( q dão o aroma) se
dão em 90 dias.. assim q o processo ótimo de cura leva 3 meses.. mais em uns 50 dias já temos um excelente fumo..
Lamentavelmente neste processo parte do THC oxida transformando-se em CBN.. com a maconha perdendo assim parte de sua
psicoatividade eufórica embora ganhe muito em matéria de sabor... o processo ideal de cura é uma combinação de gosto pessoal,
condições ambientais e genética da planta...
Uma boa maneira é ir curando e experimentando um pouquinho, até q se chegue ao ponto ou se acabe a paciência...
Duarante a cura ocorrem nos buds inúmeras reações químicas o alguma atividade de biosintese.. basta lembrar de como amadurece
e depois apodrece uma maçã, mesmo depois de colhida..

Depois de tentar algumas técnicas de cura eu faço assim:

A) Guardo os buds em um recipiente hermeticamente fechado e opaco, preferencialmente aqueles vidros com tampas vedadas com
borracha.. como os vidros são translúcidos eu os guardo em uma caixa de papelão ou armário fechado, sem luz...
É importante q o vidro fique cheio até a metade, somente e com os buds soltinhos.. pois assim teremos um pouco de O2 necessário
para a cura...
Buds q pegam luz poderão acabar por desenvolver microorganismos anairóbicos q acabarão por estragar o produto final... se vcs
deixarem eles com oxig6enio a vontade eles acabarão por envelhecer, oxidando todos os componentes legais... se bem q um pouco
de oxigênio é necessário para a cura... a temperatua ideal é de 25 C

B ) uma vez por semana abro o vidro dou uma "mexidinha nos buds" e fecho de novo.. isso é importante para renovar o O2 e
contribuir p/ quebra da clorofila...

C) caixas de papelão não são indicadas pois elas renovam o ar muito... caixas de madeira, desde q bem fechadas e q a tampa feche
bem são boas, mas neste caso encha a caixa de buds (assim teremos menos espaço para o O2, para compensar a renovação pela
porosidade da madeira..) e a abra a cada 10 dias... eu experimentei e gostei..
Quando chegar ao ponto, geralmente após umas 6 ou 7 semanas guarde o fumo em pequenos vidros herméticamente fechados e
opacos e não os abra mas... e como fumar? já q eles não podem ser abertos
bom abram os vidros somente das quantidades de fumo q vcs vão consumir na próxima semana de guardem os outros sem abrir e
sem renovação de O2.. outra opção é guardar pequenas quantidades de fumo em embalagens de filme preto... (sem abrir..) este é,
sem dúvida, o melhor jeito de conservar a maconha.. se vcs o expuserem ao O2 depois de chegarem no ponto exato da cura a
processo vai continuar, oxidando todo o THC e cagando tudo...
Congelar não é uma boa opção - apesar de diminuir a velocidade da degradação dos canabinóides - pois acaba por desidratar o fumo,
danificando as moléculas que dão o aroma e sabor...

O fumo velho é aquele q o THC já virou CDB e o CDB já se decompos...embora mais lentamente q o THC (note q a essa altura o
THCA já foi para o caralho..)
Bom e o CBD, aquele q dá pânico, e junto com o THC é o psicotrópico mais legal?? ele se decompõe lentamente... com muito pouco
O2 e portanto quase q independente da armazenagem... portanto sentiremos mais os efeitos do CBD em fumos mais novinhos...

3 de 8 17/02/2011 04:56
Tutorial Secagem E Cura - Growroom http://www.growroom.net/board/topic/26087-tutorial-secagem-e-cura/

mesmo se o acondicionarmos corretamente..

Reitero q tudo isso depende de ínumeros fatoras tais como gosto pessoal, e genética das plantas.. mas em linhas gerais é isso...

Um grande abraço à tod@sssss

Até +

jblegaliza Posted 06 November 2007 - 10:01 AM

E tem gente que não da importortância pra essa hora, é até pecado manda pro pulmão antes da cura, mas e quem aguenta hehehe,
firmeza pelo post

Abraços verdes

Need Weed Posted 06 November 2007 - 10:08 AM

Finalmente repostaram esse tutorial... maior saco você pesquisar no forúm e não achar... depois que vi que estava no cannabis café.
Excelente iniciativa Macanudo

jajasativa Posted 06 November 2007 - 10:35 AM

Ja sei onde errei com outras plantinhas... agora tudo esta mt bem esclarecido.
Esta comprovado: a pressa eh inimiga da perfeição!

Otimo topico!

valeu growroom por aparecer na minha vida!

luz
:cool

Bafo Posted 06 November 2007 - 10:48 AM

ótimo thread! é preciso ter uma boa secagem e uma boa cura para chegar a um fumo de qualidade!

O_Mestre Posted 06 November 2007 - 06:18 PM

otimo post

InI_RoOtS Posted 06 November 2007 - 07:07 PM

opaaa jah foi pro favoritos..!!


boa macanudo..
abrasss

Cesar_Pothead Posted 08 November 2007 - 07:19 AM

Po.. muito bom topico! parabens! haha depois de ler ele cheguei a conclusão de que o lixo do meu prensado só tem CBN!
hahahahahaha mas tudo bem.. minhas plantinhas estão indo otimas

pernola Posted 08 November 2007 - 01:36 PM

só um adendo:
as sativas com efeito cerebral tem níveis baixíssimos de CBD e os breeders, na descrição das strains, as vezes falam que os efeitos
euforizantes são devidos aos baixos índices de CBD

no mais, o texto é excelente

palhaço Posted 08 November 2007 - 03:51 PM

amén

dickloco Posted 09 November 2007 - 05:08 AM

Muito bom, esse é o texto básico de secagem e cura.

4 de 8 17/02/2011 04:56
Tutorial Secagem E Cura - Growroom http://www.growroom.net/board/topic/26087-tutorial-secagem-e-cura/

Apesar de que eu acho a melhor cura, e ainda mais tradicional, colocar a planta no sol de cabeça pra baixo pendurada no 1° dia (corta
de manhã e deixa até de noite, daí pode por no escuro, ou cobrir com saco de estopa pra terminar de secar) isso faz aumentar a
potência, o sabor e deixa uma aparência mais colorida, depois secar no escuro e então vai pros potes para curtir. Acho também que a
cura em 30 dias já fica muito boa, e não deve ultrapassar 60 dias ou a potência diminui. Após 60 dias manter o pote sempre fechado,
de preferência em temperatura baixa, pode ser dentro da geladeira.

Esse foi o melhor aprimoramento que eu consegui pro meu pito.


olha uma fotinho aí !

5 de 8 17/02/2011 04:56
Tutorial Secagem E Cura - Growroom http://www.growroom.net/board/topic/26087-tutorial-secagem-e-cura/

No Sol ela vai pegar uma corzinha e fica mais pra "dourada", depois no curtir ela vai recuperando a cor verde e fica linda.

didimoco Posted 09 November 2007 - 07:19 AM

Ótimas informações dickloco, o tópico esta ficando melhor do que era.

macanudo Posted 09 November 2007 - 11:57 AM

que belezaaaa

pcdarezzo
Posted 14 November 2007 - 11:12 AM

parabens a todos os colaboradores!!!


tópico de excelente nivel nao sobram duvidas apos a leitura completa!

cabelo Posted 14 November 2007 - 11:17 AM

é o pito mais colorido que jah vi em minha vida! santa mãe de Deus!!! vou fazer novena pra santa maria pra ver se eu chego lá nos
pés de onde está esse poder gente!

6 de 8 17/02/2011 04:56
Tutorial Secagem E Cura - Growroom http://www.growroom.net/board/topic/26087-tutorial-secagem-e-cura/

darkao Posted 14 November 2007 - 11:44 AM

excelente tutorial!
muito bem explicado e pa, parabens mesmo por "desenterrarem" ele.

OLOCO DICK! voce ainda me mata de tanta lombriga ainda!


que top bud mais LINDO irmao!
é velho cuidado com a radioactividade do urânio aí! vai fazer mal! hIOSAIUHSAIUHSAUHS

jajasativa Posted 06 December 2007 - 08:14 AM

Cara eu tenho uma duvida, eh que um amigo viajou no processo de secagem foi meio impaciente... e nao sabe como fazer com o
beck agora..
tipo, ele colheu tem 2 semanas e deixou apenas 1 dia(!!) secando de cabeça pra baixo... muuito precipitado... mas ele nao achou q
fosse dar errado...
depois ele esmagou(prensando tudo com as maos) os buds e pôs num frasco de vidro bem vedado para o processo de cura...
ele abriu o pote 1 vez essa semana e dae fomos fumar pra testar o beck. Tipo, o beck ta molhadasso... ele secou a parada na frigideira
pra poder carburar
ateh funcionou... eu acho, mas to achando q esse beck umido dentro do frasco pode mofar... ou nao?
Oq fazer agora? Pendurar denovo no varal?

paz

macanudo Posted 06 December 2007 - 01:30 PM

Jaja,

Na minha opiniao ele estragou, mas teste algumas opcoes e veja se melhora:

Dichavar tudo de novo e deixar secar;

Manter no congelador até a hora de tirar o beck para fumar, daí enrolar e esperar secar para fumar;

Ou continuar nas idéias mirabolantes secando na frigideira (o bom é que já vem com gosto da larica ) no microondas etc
hehehehe....

Se ele manter em temperatura ambiente com certeza vai mofar....

abracos

Até +

cabelo Posted 06 December 2007 - 01:42 PM

(http://www.growroom.net/board/index.php?app=forums&module=forums&section=findpost&pid=375280) jajasativa, on Dec


6 2007, 02:14 PM, said:

Cara eu tenho uma duvida, eh que um amigo viajou no processo de secagem foi meio impaciente... e nao sabe como fazer com o
beck agora..
tipo, ele colheu tem 2 semanas e deixou apenas 1 dia(!!) secando de cabeça pra baixo... muuito precipitado... mas ele nao achou q
fosse dar errado...
depois ele esmagou(prensando tudo com as maos) os buds e pôs num frasco de vidro bem vedado para o processo de cura...
ele abriu o pote 1 vez essa semana e dae fomos fumar pra testar o beck. Tipo, o beck ta molhadasso... ele secou a parada na frigideira
pra poder carburar
ateh funcionou... eu acho, mas to achando q esse beck umido dentro do frasco pode mofar... ou nao?
Oq fazer agora? Pendurar denovo no varal?

paz

naum mofou ainda por sorte....

para tudo e volta praq etapa de secagem... coloca dentro de uma caixa de sapatos ou algo assim...pra continuar secando. antes q
mofe.

ralfe Posted 08 December 2007 - 08:01 AM

Salve growroom,

7 de 8 17/02/2011 04:56
Tutorial Secagem E Cura - Growroom http://www.growroom.net/board/topic/26087-tutorial-secagem-e-cura/

Sou iniciante e recem plantei minhas sementes na estufa para que elas crescam.
Então fiquei com algumas dúvidas neste post.
Essa foto que está ai embaixo é após o processo de secagem (1dia no sol d kbssa pra baixo) e então ela ficou nesta cor (quantos dias
para a planta estar no tempo certo de secagem?)
O que aparece em 'dourado' é o camarão? E o que esmurrugar para botar nos potes...

Desculpem minha ignorancia

Abrasss galera

(http://www.growroom.net/board/index.php?app=forums&module=forums&section=findpost&pid=371450) dickloco, on Nov 9


2007, 09:08 AM, said:
http://www.growroom.net/board/uploads/1194...43_1820_773.jpg (http://www.growroom.net/board/uploads/1194468586
/gallery_13043_1820_773.jpg) [/img]

No Sol ela vai pegar uma corzinha e fica mais pra "dourada", depois no curtir ela vai recuperando a cor verde e fica linda.

1 2 3 → Last »

Community Forum Software by IP.Board 3.1.4

8 de 8 17/02/2011 04:56

Interesses relacionados