Você está na página 1de 6

Rechupe ou marcas de chupagem

Introduo:

Solidificao dos aos


Aps a etapa de refino, o ao est pronto para ser vazado e solidificado. Esta etapa de solidificao chama-se lingotamento, o qual pode ser convencional ou contnuo. No lingotamento convencional, moldes metlicos (lingoteiras), feitos normalmente de ferro fundido, so utilizados na solidificao do ao que aps completamente solidificado recebe o nome de lingote. J no lingotamento contnuo, o ao lquido vazado em um grande reservatrio chamado distribuidor. Do distribuidor, o ao lquido segue por dois moldes metlicos de cobre na forma de tubos que so refrigerados com gua. Quando saem destes moldes, o ao j solidificado recebe sprays de gua para completar o resfriamento. Durante o resfriamento, o ao cortado com dimenses padronizadas por tesouras, recebendo o nome de tarugo. Tanto o lingote quanto o tarugo so, ento, levados para a etapa de laminao, onde sero transformados em uma srie de produtos, tais como barras, perfis, chapas, fio mquina entre outros. O ao lquido homogneo, mas durante a solidificao surgem defeitos que tornam o material slido heterogneo. Alguns defeitos so eliminados durante a fabricao do produto final (acabado) outros defeitos so tornam-se at mais evidentes no produto final.

Como em todo o processo, alguma coisa "sai errado" e aparecem os defeitos. Alguns tipos so removveis com tratamento trmicos e ou termomecnicos, outros podem persistir e at evidenciarem-se no produto final. Os defeitos comuns das peas fundidas a seguir so devidos solidificao aps fabricao no to cuidadosa.Gotas frias Gotas frias, pequenas gotas respingam contra as paredes da lingoteira, resfriando-se e oxidando-se;.quando presas a parede no aderem muito bem ao lingote e so um defeito. Incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Isso causa problemas de usinagem: os gros de areia so abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Alm disso, causam defeitos na superfcie da pea usinada. Defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas duras indesejveis no material. Isso tambm causa desgaste da ferramenta de usinagem. Bolhas, vazios oriundos de gases dissolvidos no lquido e que ficaram retidos no lingote fundido. Para se evitar as bolhas utilizam-se, desoxidantes. Trincas, ocasionadas pelas tenses excessivas que se desenvolvem durante o resfriamento ou ainda devido ao formato desigual das peas, impedindo o resfriamento uniforme. Segregao, ao solidificar um metal, as impurezas como: fsforo e enxofre, no so to solveis no estado slido como no lquido, portanto so repelidas para o lquido quando a solidificao se propaga. A solidificao cominha da periferia para o centro, portanto no centro que as impurezas se acumulam, esse fenmeno denominado segregao. Rechupe: a solidificao de um metal se inicia pelas partes que esto em contato com as paredes do molde ou na parte superior, onde o metal est exposto ao ar. O metal ao passar do estado lquido para o slido diminui seu volume, portanto aparecer uma regio central no lingote ou pea que se chama rechupe.

RECHUPE
As marcas de chupagem ou rechupe geralmente aparecem sob pontos de acmulo de material (pontos de variao da superfcie da pea, prximo nervuras e castelos de fixao), como uma depresso na superfcie da pea moldada se a contrao do material no for compensada. Espessuras de parede diferentes numa mesma pea podem ocasionar qualquer tipo de rechupe, tanto devido ao alvio de tenses, como concentrao de tenses no moldado.

A variao da espessura da parede provavelmente a causa mais importante de rechupes.

Rechupe de Cratera a falta de metal resultante da contrao da zona fundida, localizada na cratera do cordo de solda. Outro importante tipo de rechupe aquele ocasionado por um projeto deficiente para nervuras e salincias no produto. A localizao indiscriminada de nervuras e a seleo imprpria das espessuras das mesmas podem provocar uma contrao no molde capaz de alterar a forma da pea.

A melhor maneira de minimizar o rechupe na orientao fornecer um fluxo longitudinal para peas retangulares ou um fluxo radial para as circulares. Para peas circulares furadas no centro, podem-se utilizar entradas mltiplas. A contrao desigual em um produto moldado por injeo causa distoro dimensional ou rechupe. Em virtude de ser quase impossvel o corrigir pela modificao das condies de moldagem, o pior tipo de rechupe

aquele causado pelo projeto deficiente da pea. Assim a pea deve ser projetada de forma a prevenir os indesejveis rechupes. A solidificao se inicia nas regies onde h mais troca de calor, paredes e superfcie. Quando da solidificao, ocorre formao de um permetro slido envolvendo uma regio central liquida. Com o passar de um estado liquido para slido, concomitantemente, ocorre uma contrao volumtrica devido queda de temperatura. Visto no haver mais liquido para abastecer a variao de volume, surge ento regies "vazias" no seio da massa metlica. Este defeito se localiza habitualmente no centro da parte superior dos lingotes, regio que, em geral, se solidifica por ltimo. O tamanho de tais marcas de chupagem no segue uma ordem pr-estabelecida. Pode ser um s oco ou vrios de tamanho varivel. Este tipo de descontinuidade muito grave para a sanidade das peas, afetando diretamente as propriedades mecnicas. Normalmente, o "rechupe" eliminado pelo corte da parte que o contm. No caso do lingote quando ainda se encontra ao rubro. Nos casos em que o corte no suficiente para eliminar totalmente o rechupe (ou existirem falhas internas no notadas na ocasio do corte, esses defeitos vo aparecer nos produtos acabados). O "massalote", conhecido tambm como "cabea quente ou macho", um prolongamento sobreposto a lingoteira, constitudo por material refratrio. Certa quantidade de metal destinado a preencher o oco que tende a aparecer no lingote mantida no estado de fuso. Com o uso de "massalote" se faz com que os vazios se formem no interior desses e assim obtm-se um lingote so. A funo destes canais atrair o quanto possvel o defeito. O "rechupe" nestes casos pode manifestar-se sob a forma de "porosidades". Quando no h contato com o exterior, os rechupes so cheios de CO (gs redutor) que impede a oxidao das superfcies internas. O lingote mostrado na Figura 1 foi produzido a partir de um tarugo com 4,5 quilogramas de ao comercial em forno de induo com atmosfera inerte. Aps as adies de elementos de liga a composio qumica da pea correspondeu especificao do ao de baixa liga Cr-Mo, sendo observados os teores de 0,4% de carbono, 1,04% de mangans, 0,11% de nquel, 0,83% de cromo, 0,16% de molibdnio e 0,053% de nibio (percentual em massa). A pea foi seccionada em seu plano de simetria longitudinal, onde foi possvel observar a presena do vazio de contrao (rechupe) gerado durante a solidificao. Este defeito, comum em peas fundidas, no havia sido notado antes que o corte do lingote fosse feito. Pedaos prximos ao rechupe, localizados na regio onde a solidificao tenha ocorrido tardiamente, foram cortados com cortadeira metalogrfica de disco abrasivo.

Figura 2 Micrografias em campo claro, obtidas por microscopia tica, mostrando os tipos de carbonitretos eutticosobservadosnolingotedeaoABNT4140microligado.Aumentode675Xem(a)e(c)e330Xem(b).

Confeco do macho ou massalotes Essa etapa consiste em construir um modelo Macho ( um dispositivo, feito tambm de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea.) com o formato aproximado da pea a ser fundida. Eles so colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido. Esse modelo vai servir para a construo do molde e

suas dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobre metal para posterior usinagem da pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica at o molde, o dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, depois de retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida. Fuso Etapa em que acontece a fuso do metal. Vazamento O vazamento o enchimento do molde com metal lquido. Desmoldagem - Aps determinado perodo de tempo em que a pea se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de pea, do tipo de molde do metal (ou liga metlica), ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos. Rebarbao A rebarbao a retirada dos canais de alimentao, massalotes e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge temperaturas prximas s do ambiente. Para produzir peas fundidas com a mnima presena de rechupes necessrio que determinados requisitos de alimentao sejam atendidos e que dependem de variveis tais como a geometria da pea, composio qumica da liga, temperatura de trabalho da liga entre outras. Geralmente trs requisitos fundamentais devem ser atendidos so: 1. REQUISITO TRMICO: Deve existir um gradiente de temperatura positivo em direo ao macho, ou seja, o massalote deve ser a ltimo a solidificar. 2. REQUISITO VOLUMTRICO: O volume do massalote deve ser suficiente para compensar as contraes da pea ou seco da pea a qual o mesmo deve atender. 3. REQUISITO DA DISTNCIA: Geralmente aplicado para peas mais extensas como placas, barras, anis. Para atender este requisito se deve verificar a distncia mxima de vinte e uma coberturas de cada massalote para calcular a quantidade de macho. Neste caso cada massalote deve atender no mnimo ao requisito trmico local e o volume de todos os massalotes deve atender ao requisito volumtrico da pea.