Você está na página 1de 14

III - Fundio

1-Introduo
Os processos de transformao dos metais e ligas metlicas em peas para utilizao em conjuntos mecnicos so inmeros e variados: voc pode fundir, conformar mecanicamente, saldar, utilizar a metalurgia do p e usinar o metal e, assim, obter a pea desejada. Evidentemente, vrios fatores devem ser considerados quando se escolhe o processo de fabricao. Como exemplo, podemos lembrar: o formato da pea, as exigncias de uso, o material a ser empregado, a quantidade de peas que devem ser produzidas, o tipo de acabamento desejado, e assim por diante. Dentre essas vrias maneiras de trabalhar o material metlico, a fundio se destaca, no s por ser um dos processos mais antigos, mas tambm porque um dos mais versteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peas que se pode produzir por esse processo. Mas, afinal, o que fundio? o processo de fabricao de peas metlicas que consiste essencialmente em encher com metal lquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada. A fundio um processo de fabricao inicial, porque permite a obteno de peas com formas praticamente definitivas, com mnimas limitaes de tamanho, formato e complexidade, e tambm o processo pelo qual se fabricam os lingotes. a partir do lingote que se realizam os processos de conformao mecnica para a obteno de chapas, placas, perfis etc. A palavra fundio usada para o processo enquanto o produto denomina-se fundido. O processo de fundio a manufatura de objetos metlicos (fundidos) fundindo o metal, vertendo este no molde (caixa de areia), e permitindo o metal fundido se solidificar como um fundido cuja forma uma reproduo da cavidade do molde (caixa de areia). Este processo realizado em fundies, que podem ser de materiais ferrosos ou no-ferrosos. Sempre que se fala em fundio, as pessoas logo pensam em ferro. Mas esse processo no se restringe s ao ferro, no. Ele pode ser empregado com os mais variados tipos de ligas metlicas, desde que elas apresentem as propriedades adequadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fuso i e fluidezii. A indstria de fundio muito difundida e encontra-se entre as seis maiores nos Estados Unidos porque possibilita a produo peas complicadas. Exemplos: acessrios de tubulaes, peas de um forno, bloco do motor de automveis e avies, pistes, anis dos pistes, bases de mquina ferramenta, rodas, e eixos de manivela. No comeo da idade do metal, o conhecimento humano no estava avanado o suficiente para conseguir altas temperaturas para produzir metal fundido. Ento, a fundio no era conhecida e os metais eram usados como eram encontrados na natureza ou aquecidos suavemente e trabalhado em formas. Os produtos daquela era so exemplificados pelo pendente de cobre encontrado na caverna de Shanidar (nordeste do Iraque) que data de 9500 a.C. e que foi moldado martelando um pedao de metal no seu estado natural e dando acabamento com abrasivos. Depois, tcnicas de fundio de cobre foram desenvolvidas, e foram produzidos moldes de cobre na Mesopotamia j em 3000 anos antes de cristo.
i

Temperatura de fuso a temperatura em que o metal passa para o estado lquido Fluidez a capacidade de uma substncia de escoar com maior ou menor facilidade. Por exemplo, a gua tem mais fluidez que o leo porque escorre com mais facilidade.
ii

A fundio comeou a ser usada pelo homem mais ou menos uns 3000 A.C. " Fundiu-se primeiro o cobre, depois o bronze, e, mais recentemente, o ferro, por causa da dificuldade em alcanar as temperaturas necessrias para a realizao do processo. A arte cermica contribuiu bastante para isso, pois gerou as tcnicas bsicas para a execuo dos moldes e para o uso controlado do calor j que, forneceu os materiais refratrios para a construo de fornos e cadinhos. A arte da fundio era ento refinada pelos egpcios antigos que inovaram o processo de modelao em " cera perdida ". Durante a Idade do Bronze, a prtica de fundio floresceu na China onde foram produzidos peas fundidas de alta qualidade com formas complicadas. O chins desenvolveu certas ligas de bronze e dominou o processo de cera perdida durante a Dinastia de Shang. Mais tarde, aquela arte se difundiu para o Japo com a introduo do Budismo no sexto sculo. Tambm havia algumas realizaes significantes no Oeste, onde o Colosso de Rhodes uma esttua do Deus grego Apollo que pesava 360 tons- foi considerada um das Sete Maravilhas do Mundo. Aquela esttua de bronze foi fundida em sees, que depois foram agrupadas, e tinha 31 metros de altura. Embora o ferro fosse conhecido no Egito j em 4000 A.C., o uso do ferro fundido era impossvel devido alta temperatura de fundio, e a falta de vasilhas de cermica (cadinho) capazes de conter o ferro fundido. A idade do ferro fundido chegou finalmente em 1340, quando o forno de fluxo foi construdo em Marche-Les- Dames na Blgica. Era capaz de produzir um volume contnuo de ferro fundido. A prtica de fundio de materiais ferrosos desenvolveu mais adiante com a inveno do forno de cpula por John Wilkenson na Inglaterra. Isto foi seguido pela produo de ferro malevel em 1826 por Seth Boyden e o desenvolvimento da metalografia por Henry Sorby da Inglaterra. Sem dvida, as descobertas da Revoluo Industrial, como os fornos Cubil, os fornos eltricos, e a mecanizao do processo, muito contriburam para o desenvolvimento da fundio do ferro e, consequentemente, do ao. A maioria dos equipamentos de fundio foi concebida basicamente nesse perodo, quando surgiram tambm os vrios mtodos de fundio centrfuga. Ao sculo XX coube a tarefa de aperfeioar tudo isso. A relao entre as propriedades e a microestrutura das ligas foram entendidas. O controle completo do processo de fundio ficou possvel baseado no conhecimento e controle da microestrutura. No entanto, os processos de conformao tiveram um desenvolvimento mais rpido do que a fundio porque as ligas forjadas tinham um desempenho melhor e um campo mais largo de aplicaes. O ferro nodular, que possui a fundibilidade do ferro fundido e a resistncia ao impacto do ao, foi introduzido em 1948, e favoreceu a difuso do ferro para competir mais favoravelmente com ligas forjadas.

2-Fenomenos que ocorrem durante a solidificao


Esses fenmenos so : cristalizao, contrao de volume, concentrao de impurezas e desprendimento de gases.

2.1 Cristalizao Essa particularidade dos metais, durante sua solidificao, j foi estudada, sob o ponto de vista geral. Consiste, como se viu, no aparecimento das primeiras clulas cristalinas unitrias, que servem como "ncleos" para o posterior desenvolvimento ou "crescimento" dos cristais, dando, finalmente, origem aos gros definitivos e "estrutura granular" tpica dos metais. Esse crescimento dos cristais no se d, na realidade, de maneira uniforme, ou seja, a velocidade de crescimento no a mesma em todas as direes, variando de acordo com os diferentes eixos cristalogrficos; alm disso, no interior dos moldes, o crescimento limitado pelas paredes destes. Como resultado, os ncleos metlicos e os gros cristalinos originados adquirem os aspectos representados na Figura 1.

A Figura 1(a) mostra o desenvolvimento e a expanso de cada ncleo de cristalizao, originando uru tipo de cristal que poderia ser assimilado a uma rvore com seus ramos; a esse tipo de cristal dse o nome de dendrita. As dendritas formam-se em quantidades cada vez maiores at se encontrarem; o seu crescimento , ento, impedido pelo encontro das dendritas vizinhas, originando-se os gros e os contornos de gros, que delimitam cada gro cristalino, formando a massa slida. A Figura 1(b) mostra o caso particular da solidificao de um metal no interior de um molde metlico, de forma prismtica, chamado lingote, o qual vai originar uma pea fundida chamada lingote. Nesse caso, a solidificao tem inicio nas paredes comas quais o metal lquido entra imediatamente em contato; os cristais formados e em crescimento sofrem a interferncia das paredes do molde e dos cristais vizinhos, de modo que eles tendem a crescer mais rapidamente na direo perpendicular s paredes do molde. Origina-se, ento, uma estrutura colunar tpica, at uma determinada profundidade, como a Figura 1(b) mostra, e que pode, nos cantos, produzir efeitos indesejveis - Figura 1(c) - devido a grupos colunares de cristais, crescendo de paredes contguas, se encontrarem segundo planos diagonais.

Os efeitos indesejveis resultam do fato de essas diagonais constiturem planos de maior fragilidade de modo que, durante a operao de conformao mecnica a que essas peas so submetidas posteriormente - como laminao - podem surgir fissuras que inutilizam o material. Esse inconveniente evitado arredondando-se os cantos 2.2 Contrao de volume Os metais, ao solidificarem, sofrem uma contrao. Na realidade, do estado lquido ao slido, trs contraes so verificadas : - contrao lquida - correspondente ao abaixamento da temperatura at o incio da solidificao; - contrao de solidificao - correspondente variao de volume que ocorre durante a mudana do estado lquido para o slido; - contrao slida - correspondente variao de volume que ocorre j no estado slido, desde a temperatura de fim de solidificao at a temperatura ambiente. A contrao expressa em porcentagem de volume. No caso da contrao slida, entretanto, a. mesma expressa linearmente, pois desse modo mais fcil projetar-se os modelos. A contrao slida varia de acordo com a liga considerada. No caso dos aos fundidos, por exemplo, a contrao linear, devida variao de volume no estado slido, varia de 2,18 a 2,47%, o valor menor correspondendo ao ao de mais alto carbono (0,90%) No caso dos ferros fundidos - uma das mais importantes ligas para fundio de peas - a contrao slida linear varia de 1 a 1,5%, o valor de 1% correspondendo ao ferro fundido cinzento comum e o valor 1,5% (mais precisamente de 1,3 a 1,5%) ao ferro nodular. Para os outros metais e ligas - a contrao linear muito variada, podendo atingir valores de 8 a 9% para nquel e ligas cobre-nquel. A contrao d origem a uma heterogeneidade conhecida por vazio ou rechupe, ilustrada na

Figura 2 Inicialmente, tem-se (a) o metal inteiramente no estado lquido; (b) a solidificao tem incio na periferia, onde a temperatura mais baixa e caminha em direo ao centro; (c) fim da solidificao e (d) contrao slida. A diferena entre os volumes no estado lquido e no estado slido final d como conseqncia o vazio ou rechupe, indicados nas panes (c) e (d) da figura. A pane (d) d a entender tambm que a contrao slida ocasiona uma diminuio geral das dimenses da pea solidificada.

Os vazios citados podem eventualmente ficar localizados na parte interna das peas, prximos da superfcie; porm, invisveis externamente. Alm dessa conseqncia - vazio ou rechupe - a contrao verificada na solidificao pode ocasionar : - aparecimento de trincas a quente (Figura 3) - aparecimento de tenses residuais.

As tenses residuais podem ser controladas por um adequado projeto da pea, como se ver, e podem ser eliminadas pelo tratamento trmico de "alvio de tenses". Os vazios ou rechupes que constituem a conseqncia direta da contrao podem tambm ser controlados ou eliminados, mediante recursos adequados, seja no caso de lingoteiras, seja no caso de moldes para peas fundidas (Figura 4). No caso da fundio de um lingote, o artifcio adotado para controlar o vazio colocar sobre o topo da lingoteira - que feita de material metlico - uma pea postia de material refratrio, denominada "cabea quente"ou "massalote"; essa pea, por ser de material refratrio, retm o calor por um tempo mais longo e corresponder seo que solidifica por ltimo; nela, portanto, vai se concentrar o vazio. Resulta assim um lingote so, pela eliminao de sua cabea superior. No caso de peas fundidas, utiliza-se um "alimentador". No exemplo apresentado na Figura 4, o molde foi projetado de tal maneira que a entrada do metal lquido, atravs de canais, feita na seo mais grossa que alimenta as menos espessas; ao mesmo tempo, o "alimentador" ficar convenientemente suprido de excesso de metal lquido, nele se concentrando o vazio.

2.3 Concentrao de impurezas Algumas ligas metlicas contm impurezas normais, que se comportam de modo diferente, conforme a liga esteja no estado lquido ou slido. O caso mais geral o das ligas ferro-carbono que contm, como impurezas normais, o fsforo, o enxofre, o mangans, o silcio e o prprio carbono. Quando essas ligas esto no estado liquido, as impurezas esto totalmente dissolvidas no lquido, formando um todo homogneo. Ao solidificar, entretanto, algumas das impurezas so menos solveis no estado slido: P e S, por exemplo, nas ligas mencionadas. Assim sendo, mediria que a liga solidifica, esses elementos vo acompanhando o metal liquido remanescente, indo acumular-se, pois, na ltima parte slida fornada. Nessas regies, a concentrao de impurezas constitui o que se chama segregao(3). A Figura 5 representa esquematicamente como a segregao pode se dispor em peas laminadas e forjadas. O inconveniente dessa segregao que o material acaba apresentando composio qumica no uniforme, conforme a seo considerada, e conseqentes propriedades mecnicas

diferentes. Como as zonas segregadas se localizam no interior das peas, onde as tenses so mais baixas, as suas conseqncias no so muito perniciosas, devendo-se de qualquer modo, evitar uma grande concentrao de impurezas, quer pelo controle mais rigoroso da composio qumica das ligas, quer pelo controle da prpria velocidade de resfriamento. 2.4 Desprendimento de gases Esse fenmeno ocorre, como no caso anterior, principalmente nas ligas ferro-carbono. O oxignio dissolvido no ferro, por exemplo, tende a combinar-se com o carbono dessas ligas, formando os gases CO e CO2 que escapam facilmente atmosfera, enquanto a liga estiver no estado liquido. medida, entretanto, que a viscosidade da massa liquida diminui, devido queda de temperatura, fica mais difcil a fuga desses gases, os quais acabam ficando retidos nas proximidades da superfcie das peas ou lingotes, na forma de bolhas. Em aos de baixo carbono, na forma de lingotes a serem forjados ou laminados, as bolhas no so prejudiciais, pois elas, s temperaturas de conformao mecnica, principalmente para a fabricao de chapas, tm suas paredes soldadas. A rigor, essas bolhas podem ser at mesmo desejveis.

As bolhas devem ser evitadas, contudo, em aos de alto carbono; isso pode ser feito adicionando-se ao metal lquido substncias chamadas "desoxidantes", tais como alguns tipos de ferro-ligas (ferro-silcio e ferro-mangans) ou alumnio. De fato, o oxignio reage de preferncia com os elementos Si, Mn e Al, formando xidos slidos - SiO2, MnO e AI2O3 - impedindo, assim, que o oxignio reaja com o carbono formando os gases CO e CO2, responsveis pela produo das bolhas. Outros gases que podem se libertar na solidificao dos aos so o hidrognio e o nitrognio, que comumente tambm se encontram dissolvidos no metal lquido.

3 Fundio passo-a-passo
A matria-prima metlica para a produo de peas fundidas constituda pelas ligas metlicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e no-ferrosas (ligas de cobre, alumnio, zinco e magnsio). O processo de fabricao dessas peas por meio de fundio pode ser resumido nas seguintes operaes: 1.Confeco do modelo - Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da pea a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construo do molde e suas dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica e

at isopor. 2.Confeco do molde - O molde o dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia eaglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida.

3.Confeco dos machos - Macho um dispositivo, feito tambm de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido.

4. Fuso -Etapa em que acontece a fuso do metal. 5. Vazamento - O vazamento o enchimento do molde com metal lquido.

6. Desmoldagem - Aps determinado perodo de tempo em que a pea se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de pea, do tipo de molde e do metal (ou liga metlica), ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos. 7. Rebarbao - A rebarbao a retirada dos canais de alimentao, massalotesi e rebarbas que que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge temperaturas prximas s do ambiente.

8. Limpeza - A limpeza necessria porque a pea apresenta uma srie de incrustaes da areia usada na confeco do molde. Geralmente ela feita por meio de jatos abrasivos.

Canais de alimentao so as vias, ou condutos, por onde o metal lquido passa para chegar ao molde. Massalote uma espcie de reserva de metal que preenche os espaos que vo se formando medida que a pea vai solidificando e se contraindo.

Essa seqncia de etapas a que normalmente seguida no processo de fundio por gravidade em areia, que o mais utilizado. Um exemplo bem comum de produto fabricado por esse processo o bloco dos motores de automveis e caminhes. O processo de fundio por gravidade com moldagem em areia apresenta variaes. As principais so: fundio com moldagem em areia aglomerada com argila; fundio com moldagem em areia aglomerada com resinas. A fundio por gravidade usa tambm moldes cermicos. Esse processo recebe o nome de fundio de preciso. Existe ainda um outro processo de fundio por gravidade que usa moldes metlicos. Quando so usados moldes metlicos, no so necessrias as etapas de confeco do modelo e dos moldes, por ns descritas. Outro processo que usa molde metlico o processo de fundio sob presso.

4- Caractersticas e defeitos das peas fabricadas


Estudando este mdulo sobre processos de fabricao mecnica, voc vai perceber que esses utilizam sempre produtos semi-acabados, ou seja, chapas, barras, perfis, tubos, fios e arames, como matria-prima. Quer dizer, existem vrias etapas de fabricao que devem ser realizadas antes que o material metlico se transforme em uma pea. Por outro lado, a fundio parte diretamente do metal lquido e, no mnimo, economiza etapas dentro do processo de fabricao. Vamos, ento, ver mais algumas vantagens desse processo.

a) As peas fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples at as bem complicadas, com formatos impossveis de serem obtidos por outros processos. b) As peas fundidas podem apresentar dimenses limitadas somente pelas restries das instalaes onde so produzidas. Isso quer dizer que possvel produzir peas de poucos gramas de peso e com espessura de parede de apenas alguns milmetros ou pesando muitas toneladas. c) A fundio permite um alto grau de automatizao e, com isso, a produo rpida e em srie de grandes quantidades de peas.

d) As peas fundidas podem ser produzidas dentro de padres variados de acabamento (mais liso ou mais spero) e tolerncia dimensionali (entre 0,2 mm e 6 mm) em funo do processo de fundio usado. Por causa disso, h uma grande economia em operaes de usinagem. e) A pea fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a obteno de paredes com espessuras quase ilimitadas. Essas vantagens demonstram a grande diversidade de peas que podem ser produzidas por esse processo e que os outros no conseguem alcanar. Para voc ter uma idia, um automvel no poderia sair do lugar seno fosse o motor. Nele, a maioria das peas feita por meio de processos de fundio. Quando um novo produto criado, ou quando se quer aperfeioar algo que j existe, o departamento de engenharia geralmente tem alguns critrios que ajudam a escolher o tipo de processode fabricao para as peas projetadas. No caso da fundio, vrios fatores podem ser considerados: formato e complexidade da pea tamanho da pea quantidade de peas a serem produzidas matria-prima metlica que ser usada

Alm disso, as peas fundidas apresentam caractersticas que esto estreitamente ligadas ao processo de fabricao como por exemplo: acrscimo de sobremetal, ou seja, a camada extra de metal que ser desbastada por processo de usinagem furos pequenos e detalhes complexos no so feitos na pea porque dificultam o processo de fundio, embora apaream no desenho. Esses detalhes so depois executados tambm por meio de usinagem. arredondamento de cantos e engrossamento das paredes da pea para evitar defeitos como trincas e melhorar o preenchimento com o metal . lquido. Defeitos dos produtos fundidos Como em todo o processo, alguma coisa "sai errado" e aparecem os defeitos. Alguns defeitos comuns das peas fundidas so: incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Isso causa problemas de usinagem: os gros de areia so abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Alm disso, causam defeitos na superfcie da pea usinada.

Tolerncia dimensional a faixa dentro da qual uma medida qualquer pode variar. Por exemplo, o desenho especifica uma medida de l0 mm, com uma tolerncia dimensional de 1. Isso quer dizer que essa medida pode variar entre 9 e 11 mm.

defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas duras indesejveis no material. Isso tambm causa desgaste da ferramenta de usinagem. rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificao, causado por projeto de massalote malfeito. porosidade, ou seja, a existncia de "buraquinhos" dentro de pea. Eles se originam quando os gases que existem dentro do metal lquido no so eliminados durante o processo de vazamento e solidificao. Isso causa fragilidade e defeitos superficiais na pea usinada.

Exerccios Exerccio 1 Responda s seguintes perguntas. a) O que fundio? b) Comparando o leo com a gua, l. Qual possui maior fluidez? 2. Qual possui menor fluidez? c) Por que a fluidez uma propriedade importante para o processo de fundio? d) Sabendo que a temperatura de fuso do ao de aproximadamente 1600C e a do ferro fundido de aproximadamente 1200C, responda: 1. Qual dos dois melhor para a produo de peas fundidas? 2. Por qu? Exerccio 2 Responda s seguintes perguntas. a) Por que o processo de fundio mais vantajoso quando comparado com outros processos de fabricao? b) Escreva V para as sentenas corretas ou F para as sentenas erradas mostradas a seguir. l. ( ) Na fundio, a produo de peas demorada e sempre em pequena, quantidade. 2. ( ) As medidas das peas fundidas podem ter tolerncias entre 0,2 e 6 mm. 3. ( ) As peas fundidas podem ter tamanhos pequenos ou muito grandes e formatos simples ou complicados. 4. ( ) A fundio s produz peas com acabamento muito spero.

Exerccio 3 Reescreva corretamente as afirmaes que voc considerou erradas.

Exerccio 4 Relacione a coluna A com a coluna B.

Coluna A Coluna B a) ( ) Retirada de canais, massalotes e rebarbas da pea. b) ( ) O metal derretido em fomos especiais. c) ( ) Retirada da pea slida do molde. d) ( ) O modelo construdo com madeira, metal ou resina. e) ( ) O metal lquido despejado no molde. f) ( ) Etapa em que o molde construdo. g) ( ) Etapa em que os machos so construdos. h) ( ) Etapa em que a pea jateada e limpa. 1. Confeco do molde 2. Confeco do macho 3. Confeco do modelo 4. Fuso 5. Vazamento 6. Desmoldagem 7. Rebarbao 8. Limpeza

Exerccio 5 Responda s seguintes perguntas. a) Como se chamam os dutos que conduzem o metal lquido para o interior, do molde? b) Qual o nome do reservatrio que serve para suprir a pea com metal medida que ele se resfria e contrai? c) Escreva os nomes dos outros processos de fundio citados nesta parte da aula. Exerccio 6 Resolva s seguintes questes. a) Abaixo so apresentados dois desenhos: o primeiro de uma pea acabada, j usinada, e o segundo, da mesma pea, porm apenas fundida. Use os conhecimentos que voc adquiriu responda por que a pea fundida teve que ser modificada e qual a finalidade de cada modificao feita. b) Se voc estivesse usinando uma pea fundida e verificasse a presena de muitos buraquinhos, como voc chamaria esse defeito? Qual sua causa? c) Se na usinagem voc notar que a ferramenta est desgastando muito rapidamente, qual o defeito de fundio que estaria causando esse problema?