Você está na página 1de 37

Processos de Solda

Engenharia Mecnica / Mecatrnica

PROF. ENG. HEINER NERI UNIP UNIVERSIDADES PAULISTAS Edio 2011- 2 semestre

Soldagem
A soldagem considerada como um mtodo de unio, porm, muitos processos de soldagem ou variaes destes so usados para a deposio de material sobre uma superfcie. Definies Operao que visa obter a unio de duas ou mais peas , que visa obter a coalescncia localizada produzida pelo aquecimento at uma temperatura adequada; Processo de unio de materiais baseado no estabelecimento, na regio de contato entre os materiais sendo unidos de foras de ligao qumica de natureza similar as atuantes no interior do prprio material

Tipos de fontes na soldagem por fuso

Tipos de fontes na solda por presso

Caractersticas
Apesar das falhas no ocorrem em grande nmero e a sua freqncia ser bastante baixa do ponto de vista estatstico, a ocorrncia das mesmas abriu um novo campo de investigao relacionado aos aspectos fsicos e metalrgicos envolvidos na analise de uma falha.

Terminologia da Soldagem

Solda Eltrica Eletrodo revestido


Usa vareta de solda com revestimento que se vaporiza, protegendo a soldagem. (ex.: Co
2,

Argnio)

Solda MIG / MAG


Solda com gs Inerte: utiliza um eletrodo consumvel, e um gs que circunda eletrodo durante a soldagem, o gs serve para a proteo do arco

Solda TIG
Utiliza um eletrodo no consumvel, a solda colocada na regio de soldagem manualmente, na forma de uma vareta, usa Hlio ou Argnio que envolve o eletrodo, da mesma forma da MIG, o gs serve para a proteo do arco

Solda por arco submerso


Principalmente utilizado em superfcies planas, um material granular depositado na frente da solda e cobre a regio a ser soldada. O eletrodo consumvel protegido por um filme que criado pelo material granular aquecido, permite soldagem de qualidade superior quando comparada aos processos descritos anteriormente.

Soldagem por resistncia


Baseia-se na passagem de corrente eltrica pelas superfcies em contato, essa corrente aquece as superfcies causando a soldagem, o efeito maior com o aumento da presso externa entre as superfcies.

Soldagem por aquecimento


A soldagem pode ser tambm outro processo que aquea as superfcies que sero soldadas, esse aquecimento pode ser por gs, laser, plasma, feixe eltrons, feixe de prtons, tendo por conseqncia a unio permanente.

Soldagem - Plasma
O termo plasma - quarto estado da matria - designa um gs suficientemente aquecido a ponto de se tornar ionizado, isto , constitudo de ons e eltrons livres, porm em equilbrio. Neste estado o gs deixa de ser isolante e passa a conduzir corrente eltrica. Os processos de soldagem a arco eltrico se utilizam justamente desta baixa resistividade para transferir uma alta intensidade de corrente (um arco eltrico) para as peas de trabalho, gerando calor e elevando a temperatura nas mesmas, possibilitando, assim, a fuso e, conseqentemente, a coalescncia de metais. Se esse plasma obrigado a passar atravs de um orifcio, torna-se um jato constrito, de altssima velocidade (alta energia cintica) e concentrado (energia trmica concentrada). Este arco, que tem funes que vo alm da trmica como nos processos convencionais a arco, normalmente denominado arco-plasma.

Solda - Laser
Soldagem a laser (em ingls: Laser beam welding - LBW) uma tcnica de soldagem utilizada para unir vrias peas de metal por meio do uso de um feixe de laser. O feixe fornece uma fonte de calor concentrada, permitindo, soldas profundas e altas taxas de soldagem. O processo frequentemente usado produo de larga escala, como na indstria automotiva.

Princpios consumveis de Soldagem


O termo consumveis aplicado aos produtos que so consumidos durante a execuo de uma soldagem. Por exemplo, na soldagem manual com eletrodos revestidos o eletrodo empregado, e na soldagem por arco submerso so o arame e o fluxo. Na soldagem com gs de proteo inclui o gs de proteo argnio, hlio, dixido de carbono ou misturas de gases bem como o arame. Tambm se incluem bocais, peas de reserva e a energia eltrica empregada na soldagem. Entretanto, usualmente o termo fica restrito aos itens controladores ou influentes nas propriedades mecnicas e na qualidade metalrgica da junta soldada. Uma funo primria dos consumveis proteger o metal fundido e aquecido no arco e na poa de fuso da atmosfera, cujo perigo provm do nitrognio e do oxignio que reagem com o metal fundido.

Poa de Fuso e Diluo


Seria ideal se o metal de solda propriamente dito e a zona afetada pelo calor tivessem exatamente as mesmas propriedades e caractersticas que as do metal de base. Entretanto, isso no possvel, porque o metal de solda fundido, enquanto que a maioria dos metais de base utilizada no estado forjado ou no laminado. Materiais conformados sempre apresentam maior resistncia, ductilidade e tenacidade que os materiais comparveis no estado fundido. O metal de solda , no entanto, uma miniatura de um fundido que rapidamente resfriado, e suas propriedades freqentemente se assemelham s de um material conformado. Essa particularmente a situao com metais ferrosos, porm a combinao de propriedades menos satisfatria em alguns metais no ferrosos como ligas de alumnio e de cobre. Por causa das foras eletromagnticas do arco, a poa de fuso movimenta-se internamente em modelos variados de fluxo dependendo do tipo de junta, da corrente de soldagem e do ngulo que a tocha ou o eletrodo faz com a linha da solda.

Aporte Trmico
A maioria dos processos de soldagem por fuso caracterizada pela utilizao de uma fonte de calor intensa e localizada. Esta energia concentrada pode gerar em pequenas regies temperaturas elevadas, altos gradientes trmicos, variaes bruscas de temperatura e, conseqentemente, extensas variaes de microestrutura e propriedades em um pequeno volume de material. Na soldagem a arco eltrico o aporte trmico (heat input) definido como o calor cedido junta soldada por unidade de comprimento e calculado pela equao:

Ciclo trmico de Soldagem


A variao da temperatura em diferentes pontos da pea durante a soldagem pode ser estimada na forma de uma curva denominada ciclo trmico de soldagem. Os pontos mais prximos da junta sofrero uma variao de temperatura devido passagem da fonte de calor.

Ciclo trmico de Soldagem


Esta curva apresenta os seguintes pontos importantes: temperatura de pico (Tp), que a temperatura mxima atingida no ponto. Tp diminui com a distncia ao centro da solda e indica a extenso das regies afetadas pelo calor de soldagem; temperatura crtica (Tc), que a emperatura mnima para ocorrer uma alterao relevante como uma transformao de fase, por exemplo; tempo de permanncia acima de uma temperatura crtica (tp), que o tempo em que o ponto fica submetido a temperaturas superiores a uma temperatura crtica; velocidade de resfriamento, que definida pela variao da temperatura sob a rea de resfriamento percorrida.

Repartio trmica
Os ciclos trmicos de soldagem e a repartio trmica so principalmente dependentes dos seguintes parmetros: tipo de metal de base, relativamente a sua condutividade trmica, pois quanto maior a condutividade trmica do metal, maior sua velocidade de resfriamento; geometria da junta (uma junta em T possui trs direes para o escoamento de calor, enquanto uma junta de topo possui apenas duas, por isso juntas em T resfriam-se mais rapidamente que juntas de topo para as mesmas condies de soldagem; a espessura da junta aumenta com a velocidade de resfriamento at uma espessura limite; acima desse limite, a velocidade de resfriamento independe da espessura; a velocidade de resfriamento diminui com o aumento do aporte trmico e da temperatura inicial da pea e conseqentemente a repartio trmica torna-se mais larga.

A estrutura do metal de solda


Em cordes de solda de aos carbono e carbono-mangans os gros colunares so circundados pela ferrita e freqentemente existem plaquetas de ferrita crescendo a partir dos contornos de gro. Esse tipo de microestrutura apresenta baixa tenacidade, e se for necessrio modific-la o mtodo usual o tratamento trmico de normalizao. Entretanto, numa soldagem multipasses cada cordo de solda tratado termicamente pelo cordo subseqente. O metal que aquecido acima da faixa de temperatura de transformao recristaliza-se em gros equiaxiais de menor tamanho.

A estrutura do metal de solda


Sempre que a tenacidade for importante, como em estruturas que precisam manter sua integridade a baixas temperaturas de servio, deve ser evitada a tcnica de soldagem de largos cordes tranados, dando-se preferncia tcnica de cordes filetados.

Com aos temperveis, aquecimento e resfriamento rpidos podem criar uma camada dura de martensita ao lado do cordo de solda. Um cuidadoso planejamento da seqncia dos passes finais pode reduzir a dureza do metal depositado.

Defeitos do metal solda Trincas de solidificao


A maioria dos aos pode ser soldada com um metal de solda de composio similar do metal de base. Muitos aos com alto teor de liga e a maioria das ligas no ferrosas requerem eletrodos ou metal de adio diferentes do metal de base porque possuem uma faixa de temperatura de solidificao maior do que outras ligas. Isso torna essas ligas suscetveis fissurao de solidificao ou a quente, que pode ser evitada mediante a escolha de consumveis especiais que proporcionam a adio de elementos que reduzem a faixa de temperatura de solidificao. A fissurao a quente tambm fortemente influenciada pela direo de solidificao dos gros na solda (veja a Figura abaixo). Quando gros de lados opostos crescem juntos numa forma colunar, impurezas e constituintes de baixo ponto de fuso podem ser empurrados na frente de solidificao para formar uma linha fraca no centro da solda.

Defeitos do metal solda Trincas induzidas por hidrognio


Esse modo de fissurao acontece a temperaturas prximas da ambiente, sendo mais comumente observada na zona termicamente afetada. O hidrognio introduzido na poa de fuso atravs da umidade ou do hidrognio contidos nos compostos dos fluxos ou nas superfcies dos arames ou do metal de base, resultando em que a poa de fuso e o cordo de solda j solidificado tornam-se um reservatrio de hidrognio dissolvido. Numa poa de fuso de ao o hidrognio se difunde do cordo de solda para as regies adjacentes da zona termicamente afetada que foram reaquecidas suficientemente para formar austenita. medida que a solda se resfria a austenita se transforma e dificulta a difuso posterior do hidrognio.

Defeitos do metal solda Porosidade


A porosidade pode ocorrer de trs modos. Primeiro, como resultado de reaes qumicas na poa de fuso, isto , se uma poa de fuso de ao for inadequadamente desoxidada, os xidos de ferro podero reagir com o carbono presente para liberar monxido de carbono (CO). A porosidade pode ocorrer no incio do cordo de solda na soldagem manual com eletrodo revestido porque nesse ponto a proteo no totalmente efetiva. Segundo, pela expulso de gs de soluo medida que a solda solidifica, como acontece na soldagem de ligas de alumnio quando o hidrognio originado da umidade absorvido pela poa e mais tarde liberado. Terceiro, pelo aprisionamento de gases na base de poas de fuso turbulentas na soldagem com gs de proteo, ou o gs evoludo durante a soldagem do outro lado de uma junta em "T" numa chapa com tinta de fundo.

Defeitos do metal solda Incluses


Com processos que utilizam fluxo possvel que algumas partculas desse fluxo sejam deixadas para trs, formando incluses no cordo de solda. mais provvel de as incluses ocorrerem entre passes subseqentes ou entre o metal de solda e o chanfro do metal de base. A causa mais comum a limpeza inadequada entre passes agravada por uma tcnica de soldagem ruim, com cordes de soldas em concordncia entre si ou com o metal de base. Assim como na porosidade, incluses isoladas no so muito danosas s propriedades mecnicas, porm incluses alinhadas em certas posies crticas como, por exemplo, na direo transversal tenso aplicada, podem iniciar o processo de fratura. Incluses de xidos podem ser encontradas em soldas com gs de proteo onde o gs foi inadequadamente escolhido ou incluses de tungstnio na soldagem GTAW (TIG) com correntes muito altas para o dimetro do eletrodo de tungstnio ou quando este toca a pea de trabalho.

Defeitos do metal solda - Cratera


J foi mencionado que a granulao no metal de solda geralmente colunar. Esses gros tendem a crescer a partir dos gros presentes nos contornos de fuso e crescem afastando-se da interface entre o metal lquido e o metal de base na direo oposta ao escoamento de calor. Um ponto fundido estacionrio teria naturalmente um contorno aproximado no formato circular, porm o movimento da fonte de calor produz um contorno em forma de lgrima com a cauda na direo oposta ao movimento. Quanto maior for a velocidade de soldagem, mais alongado ser o formato da cauda. Se a fonte de calor for repentinamente removida, a poa fundida solidifica com um vazio que denominado cratera. A cratera est sujeita a conter trincas de solidificao na forma de estrela.

ZTA Zona termicamente afetada


Nenhuma solda por fuso pode ser realizada sem acumular um gradiente trmico no metal de base. A difuso de calor para o metal de base fortemente influenciada pela temperatura da poa de fuso e pela velocidade de soldagem. Soldagem com alta potncia e alta velocidade reduz o gradiente trmico. Essa regio desenvolve gros grosseiros (regio de crescimento de gro) porm um pouco mais alm, onde a temperatura no foi to alta, entrando na faixa acima da temperatura de transformao mas no atingindo a regio austentica, o tamanho de gro menor (regio de refino de gro). Raramente a condio de soldagem to simples, porque os metais de base so freqentemente imperfeitos quando observados detalhadamente, sendo tambm possvel para a poa de fuso introduzir hidrognio na zona termicamente afetada. Esta , portanto, uma regio potencial de defeitos e seu comportamento em um material qualquer um aspecto importante da considerao de soldabilidade.

Fissurao na ZTA por hidrognio


Esse tipo de fissurao pode ocorrer nos aos e resulta da presena de hidrognio numa microestrutura temperada suscetvel fissurao como a martensita, aliada tenso aplicada. Normalmente pouco pode ser feito sobre a tenso, embora seja conhecido que juntas com aberturas excessivas sejam mais suscetveis fissurao. As medidas prticas para evitar a fissurao dependem de reduzir o hidrognio na poa de fuso e evitar uma ZTA endurecida. Para qualquer ao a dureza atingida na ZTA depende diretamente da taxa de resfriamento e quanto maior a taxa de resfriamento mais facilmente a estrutura pode trincar. Um importante fator influenciando a taxa de resfriamento a massa de material sendo soldada: quanto maior a espessura da junta, maior a velocidade de resfriamento.

Fissurao na ZTA por hidrognio


O controle da microestrutura alcanado principalmente de duas maneiras. 1. escolhendo um ao que tenha uma temperabilidade adequada. A temperabilidade de um ao determinada por seu teor de carbono e de outros elementos de liga como mangans, cromo, molibdnio e vandio, existindo vrias equaes para estimar o carbono equivalente a partir da composio qumica de um ao. 2. a microestrutura pode ser controlada reduzindo-se a taxa de resfriamento que, para qualquer tipo de junta, pode ser conseguido de duas maneiras: elevando o aporte trmico pelo aumento do tamanho do cordo de solda e/ou reduzindo a velocidade de soldagem. Em termos de soldagem ao arco eltrico, isso significa empregar eletrodos de dimetro maior; ou empregando pr-aquecimento. A fissurao induzida por hidrognio ocorre apenas a temperaturas em torno da temperatura ambiente, de modo que, se for realizado um ps-aquecimento (manuteno da temperatura aps a soldagem) por um tempo dependente da espessura do ao, haver a difuso do hidrognio para fora da regio da solda antes que a fissurao possa acontecer.

Decoeso Lamelar
Esse defeito ocorre em chapas grossas como resultado de imperfeies no metal de base acentuadas pelas deformaes de soldagem e projeto de junta inadequado. Chapas de ao so provavelmente afetadas devido as suas pobres propriedades ao longo da espessura provenientes de regies finas de incluses no metlicas dispostas em camadas paralelas superfcie. Essas so abertas pelas deformaes de soldagem, formam trincas prximas ZTA e se propagam na forma de degraus. A condio agravada pela presena de at mesmo pequenas quantidades de hidrognio. Se existir a suspeita de que o ao possa ser suscetvel decoeso lamelar, as juntas devem ser projetadas para evitar ao mximo a contrao que ocorre na direo da espessura, isto , evitando juntas cruciformes ou cordes espessos e empregando eletrodos bsicos adequadamente ressecados. Almofadar para proteger reas sensveis til antes da solda definitiva ou durante a prpria soldagem que seria, na realidade, uma seqncia de passes controlada. melhor, contudo, estimar o risco de decoeso lamelar antes que a solda comece e, se necessrio, pedir a chapa de ao com propriedades apropriadas na direo da espessura.

Decoeso Lamelar

Princpios de: (a) almofadamento e (b) almofadamento durante a prpria soldagem para reduzir o risco de decoeso lamelar

Trincas de reaquecimento
Esse fenmeno pode acontecer em alguns aos de baixa liga nos contornos de gro, normalmente na regio de granulao grosseira da ZTA, aps a solda ter entrado em servio a altas temperaturas ou ter sido tratada termicamente. As causas reais para esse fenmeno so complexas e no esto completamente entendidas, mas o mecanismo pode envolver endurecimento no interior dos gros pelos formadores de carbonetos como cromo, molibdnio e vandio, concentrando a deformao nos contornos de gro que, se contiverem impurezas como enxofre, fsforo, estanho, antimnio e arsnio, poder haver colapso nessas regies.

Fissurao por corroso sob tenso


uma forma de fissurao que pode ocorrer em muitos materiais e est usualmente associada presena de um meio corrosivo como, por exemplo, sulfeto de hidrognio (H2S), podendo atacar a regio endurecida da ZTA em tubulaes de ao. Por isso especificada muitas vezes uma dureza mxima. Precaues gerais contra a corroso sob tenso incluem a seleo cuidadosa do metal de base e de um tratamento ps-soldagem adequado para reduzir as tenses e colocar a ZTA em sua condio microestrutural mais adequada.

Trincas de Liquao
Outros possveis defeitos na ZTA incluem trincas de liquao causadas pela fuso de constituintes de baixo ponto de fuso presentes nos contornos de gro, resultando em microtrincas que podem posteriormente formar stios de propagao de trincas maiores.