Você está na página 1de 12

SOLDAS 1.

TIPOS DE SOLDAGEM Soldagem usualmente dividida em trs categorias: soldagem eltrica, soldagem em altas temperaturas e soldagem convencional: 1.1 Soldagem a altas temperaturas: o processo em que a as partes de um

metal so unidas entre si, permitindo que o metal de preenchimento tenha a temperatura do liquidus acima de 450C, sofrendo fuso e escoe por atrao de capilaridade entre as partes apropriadas abaixo da temperatura do solidus das partes envolvidas sem que ocorram modificaes nas dimenses da estrutura soldada. O metal de preenchimento utilizado para preencher com ligeiro excesso o espao formado entre as superfcies das partes que esto sendo soldadas para permitir que se faa o desgaste e o acabamento da pea soldada. 1.2 Soldagem convencional: um conjunto de processos que as partes

metlicas so unidas pelo seu aquecimento a uma temperatura apropriada abaixo do solidus dos metais a serem soldados e pela aplicao de um metal de preenchimento que tem o liquidus no excedendo a 450C que se funde e escoa por capilaridade entre as partes a serem soldadas, sem grandes alterao da dimenso das estruturas soldadas. Em odontologia, muitos metais so soldados a altas temperaturas, embora o termo soldagem seja comumente empregado. 1.3 Soldagem eltrica ou autgena: o processo pelo o qual a unio de duas

ou mais partes metlicas pela aplicao de calor e, ou, presso, com ou sem o metal de preenchimento, para produzir uma unio localizada atravs da interface por fuso ou difuso; a espessura do metal de preenchimento, se usado, deve ser muito maior do que as dimenses capilares encontradas na soldagem a altas temperaturas.

2. COMPOSIAO DAS LIGAS DE SOLDA

2.1.Tipos de soldas 2.1.1.Soldas de ouro para porcelana fundida a ouro Estas soldas devem resistir s altas temperaturas de sinterizao da porcelana, e por isso contm mais metais nobres e menos estanho e zinco. O cobre no usado porque proporciona uma colorao esverdeada porcelana. A prata proporciona tambm uma descolorao esverdeada. 2.1.2 Soldas de ouro A proporo de ouro puro na solda especificada pela sua permilagem ou seja, e a quantidade de ouro em 1000 parte de liga. Alguns fabricantes fornecem atraves de quilate, indicando a liga de ouro para a qual a solda deve ser empregada (por exemplo, uma solda de 18 quilates indicada para a soldagem de uma liga 18 quilates). A proporo de ouro na solda pode ser inferior ao quilate 18. Freqentemente a permilagem de uma solda menor que a da liga a soldar. O cobre adicionado a uma solda para baixar a temperatura de fuso, melhorar sua resistncia e torn-la passvel de endurecimento por envelhecimento. A prata, em proporo maior do que o cobre, melhora o umedecimento (qualidade de esparramar-se, de penetrar) das soldas de ouro. A prata embranquece a liga, igualmente. O estanho e o zinco esto presentes em quantidades relativamente fixas (2 a 4 por cento) para diminuir a temperatura de fuso. O nquel pode ser adicionado no lugar do cobre, se for desejada uma liga branca.

2.1.3.Soldas de prata Estas contm 10 a 80 por cento de prata, 15 a 50 por cento de cobre, 4 a 35 por cento de zinco, e quantidades de fsforo , estanho e cadmio, para baixar a temperatura de fuso.

2.2 FUNDENTE Fundente um material que serve para ocorrer o escoamento ou seja o fluxo . As ligas para soldas so destinadas a molhar o metal e escoar sobre a sua superfcie limpa. No podendo desempenhar o escoamento em superfcie cobertas por uma camada de oxido.o propsito do fundente e remover a cobertura do oxido da superfcie do metal quando a solda estiver fluida e pronta pra escoar sobre ela. Os fundentes podem ser classificados de trs tipos: Proteo de superfcie: recobrir a superfcie metlica fazendo com que no ocorra o ligao com o oxignio e a funo deste tipo de fundente. Agente redutor-: atravs desse tipo de fundente ocorre a exposio da superfcie limpa do metal por causa da reduo do oxido presente. Solvente: esse tipo de fundente dissolve os xidos presentes, removendoos da rea a ser soldada. Os fundentes para a utilizao com a liga de metais nobres so formados basicamente por compostos de boro ou borato.esse, so redutores para xidos de baixa estabilidade, e se relacionam com um fundente protetor formando vidro de baixa temperatura. Uma vez que os xidos que se formam sobre as ligas metlicas so mais estveis, os fluoretos so utilizados para dissolver os xidos de cromo e de cobalto. Eles usualmente contem borato como formador de vidro e o fluoreto serve como um solvente. Para que ocorra uma especificao do emprego de cada fundente , foi formada uma variao de temperatura, para que os fundentes especficos para pr soldagem no funcionem para os de pos soldagens ou vice e versa.

O fundente pode ser aplicado sobre a superfcie do metal a ser soldado , na regio de conrtato entre as partes a serem unidas, ou ele pode ser fundido na superfcie da liga de solda. A liga de solda conhecida como solda com prfundentes e apresentada sobre forma de tubo, onde o fundente esta dentro do tubo. Qualquer que seja a tcnica empregada, a quantidade de fundente deve ser a menor possvel, pois estando de maneira excessiva, como esto no interior da liga de solda, podem causar o enfraquecimento da unio, tambm h o caso do fundente combinado com xidos metlicos, que formam um vidro no processo de soldagem, que e de difcil remoo.

3 LIGAS DE SOLDA A diversidade das composies de soldas so grandes tais como as de metais a serem soldados. A liga de solda deve ter compatibilidade com a pelcula do oxido livre da liga a ser soldada. A compatibilidade pode ter propriedades consideradas tais como a resistncia , corroso e manchamento, mas especificamente a compatibilidade se detem a trs propriedades principais : temperatura do escoamento apropriada, capacidade de molhar o metal a ser soldado e fluidez suficiente a temperatura de escoamento. A temperatura de escoamento a temperatura em que a liga de solda fundida e escoada acima de um metal soldado, produzindo desse modo a liga, do mesma maneira que a temperatura liquidus, apesar de a temperatura do escoamento ser mais alta que a liquidus.No entanto a temperatura do escoamento ser medida via laboratorial, pois tem a medida tem que ser de acordo com o ambiente atmosfrico e a combinao do metal a ser soldado, por isso a ela deve ser repassada ao cliente atravs do fabricante da solda. A temperatura de escoamento deve ser menor que a temperatura do solidus dos metais a serem soldados. Por isso foi feita uma regra na qual a temperatura de escoamento deve ser de 56 C menor do que a temperatura solidus do metal a ser soldado. No entanto, para uma liga pr soldada que ser coberta por porcelana , normalmente se necessita um intervalo de fuso maior para impedir que a solda sofra uma fuso enquanto a porcelana estiver sendo fundida, podendo causar problemas na estrutura metlica de uma ponte. O umedecimento do metal a ser soldado pela liga de solda e essencial para produzir uma unio.

4. FONTE DE CALOR O processo de soldagem tem vrios fatores importantes, um desses a fonte de calor, que e normalmente empregada na soldagem atravs do maarico de gs-ar ou gs-oxigenio. O tipo de fonte calor e escolhido atravs do combustvel que empregado. 4.1.Temperatura da chama: Normalmente quando se e escolhido o combustvel um dos fatores pela opo e a temperatura que ser formada quando o combustvel ser queimado. A chama que ser formada deve enviar calor suficiente para que aumente a temperatura do metal a ser soldado e da liga de solda ate atingir a temperatura de soldagem. 4.1.1 Hidrognio: Por ser um combustvel que forma baixa quantidade de calor, quando este for usado, o aquecimento ser de forma lenta, isso ocorre pois o hidrognio perde calor para o ar, revestimento de soldagem e para outros meios. 4.1.2.Gs natural: O contedo de calor do gs natural e cerca de quatro vezes maior do que o do hidrognio, podendo se esperar que o aumento da temperatura de unio a ser soldada seja atingido quatro vezes mais rpida. Entretanto este valor uma media para o gs natural seco. O gs que esta normalmente disponvel no uniforme na composio e, freqentemente, contem vapor de gua. O vapor de gua esfria a chama e esgota parte da quantidade de calor do gs. Isto explica o motivo de que alguns tcnicos enfrentam problemas com este combustvel quando da realizao do processo de fundio de ligas. 4.1.3Acetileno: Esta fonte de calor tem a mais alta temperatura de fuso da chama e possui maior contedo de calor que o hidrognio e o gs natural, apesar disso ele possui diversos problemas, tais como a variao na temperatura de uma parte da 10

chama em relao a outra pode ser maior do que de 100 C. com esta variao o posicionamento do maarico critico, para que a poro apropriada da chama seja usada.. ele tambm e um gs quimicamente instvel. Decompem-se rapidamente em carbono e hidrognio. Apenas profissionais com experincia com este gs devem devem considerar o seu uso para os procedimentos de soldagem. 4.1.4 Propano: Dentre os combustveis citados ate este presente momento o propano e o melhor., pois ele tem uma boa temperatura de chama e o seu contedo de calor e o mais alto dos gasese facilmente disponveis.este gs tem a vantagem de ser realativamente puro. E portanto , uniformes em qualidade e virtualmente livres de gua, produzindo uma queima limpa.

4.2 Forno para soldagem: Na sodagem em forno, este de se escolhido com wattagem suficiente, afim de asegurar o calor necessrio para elevar a temperatura da liga de solda ate o seu ponto de escoamento. O forno tambm produz um sistema de alta temperatura e,assim, menos calor e perdido para outra partes da prtese e para a atmosfera ambiente do que na solldagem com maarico. O sucesso do forno para soldagem depende da transmisso do calor dos elementos de aquecimento para o metal, para melhor resultado no forno para soldagem, a tcnico deve estar familiarizado com as trs maneiras de transmisso de calor: conveco, conduo e calor radiante. Antes de colocar o metal a ser soldado no forno, deve-se aplicar uma camada uniforme de uma pasta fundente sobre a sua superfcie.

11

5- EXPERINCIA A experincia um importante elemento no sucesso de uma soldagem, pois uma composio da habilidade, da tcnica e da prtica. A experincia no pode ser conseguida sem a prtica, principalmente na soldagem com maarico. A poro da chama que usada para aquecer a rea de soldagem deve ser a neutra ou a poro levemente redutora. Caso o maarico estiver mal ajustado ou a chama inadequadamente posicionada pode haver a oxidao da liga a ser soldada ou da solda. Para que ocorra um processo de soldagem bem sucedido o operador deve ser uma pessoa qualificada, pois deve tem uma interao de habilidade psicomotora, junto com conhecimentos dos princpios da soldagem, alem de ter tcnica e experincia na soldagem, principalmente com a utilizao do maarico. Por ter diversidade de utilizao, por exemplo, unir dois elementos de uma ponte,reparar uma pea metlica que apresenta uma distoro,os profissionais encontram,algumas vezes, problemas tcnico normalmente por no seguir procedimentos indicados. Procedimentos tcnicos O processo de soldagem engloba varias etapas indispensveis, tais como: 1- limpeza e preparo da superfcie a serem soldadas. 2- justaposio das partes a serem soldadas 3 - preparo e aplicao dos fundentesno espao entre as partes 4- manuteno da posio adequadadas partes durante o procedimento 5- controle da temperatura apropriada 6-controle do tempo para assegurar o escoamento adequado da solda e o preenchimento completo da unio.

12

5.1 Espao entre as partes O espao ideal entre as partes do metal a ser soldado nunca foi definido,. Se o espao for muito grande, a resistncia da unio ser igual a resistncia da liga de solda. Se o espao for muito estreito, a resistncia ser, provavelmente, limitada pela incluso dos fundentes, porosidades causadas pelo incompleto escoamento da liga de solda, ou ambas. As incluses ou porosidades podero levar a distoro, se algum aquecimento, tal como o proveniente da aplicao da porcelana, ocorrer aps a operao de soldagem. 5.2 Chama A chama pode ser dividida em quatro zonas e a poro da chama que e usada para aquecer a unio da solda deve ser a neutra ou levemente a parte redutora, pois essas produzem o processo de queima mais eficiente, com maior quantidade de calor. Um maarico impropriamente ajustado ou uma chama inadequadamente posicionada pode levar a oxidao da liga a ser soldada ou da solda. Como resultado, haver uma unio deficiente soldaldada.para previnir a formao de oxido , uma vez aplicada a chama na rea de unio, esta no deve ser removida ate que se complete o processo de soldagem. A chama protege da oxidao, especialmente na temperatura de soldagem. 5.3 Temperatura A temperatura usada para a solda deve ser a mnima necessria para completar o processo de soldagem.o calor deve ser aplicado ao metal a ser soldado de modo a aquece-lo para atingir a temperatura de escoamento da solda. Assim o material estar quente o suficiente para fundir a solda to logo entre em contato com a rea a ser unida. Temperaturas mais altas aumentam a possibilidade de difuso entre o metal a ser soldado e a liga para solda. Uma temperatura mais baixa no ira permitir que a solda umedea o metal a ser soldado e, assim, haver uma pequena ou nenhuma unio entre as partes.

13

5.4 Tempo A chama deve ser mantida no local at que a solda tenha escoado completamente na interface a ser soldada e, por um perodo mais longo, para permitir que o fundente ou oxido se separe da liga para a solda fundida. Perodos mais longos aumentam a possibilidade de difuso entre o metal a ser soldado e a liga de solda. Perodos mais curtos aumentam a probabilidade de preenchimento incompleto da unio e a possiblidade da incluso da fundente na unio ambas as condies resultam em unies mais fracas.

14

Concluso:

A Soldagem, utilizada e aplicada em larga escala para a confeco de prteses fixas, coroas, Prteses Parciais removveis e principalmente em aparelhos ortodnticos de grande importncia para diversos ramos da odontologia. O conhecimento das tcnicas, das formao das ligas e da composio das soldas indispensvel para a formao profissional de qualquer dentista.

15

Referencias Bibliogrficas: ANUSAVICE, K.J. Phillips: Materiais dentrios. 10 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1996. CRAIG, R.G.; OBRIEN, W.J.; POWERS, J.M. Materiais Dentrios: propriedades e 1988 manipulao. 3 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,

16