Você está na página 1de 8

Estudo da Soldabilidade do Alumnio 7475-0 com o Processo TIG

(Study of Weldability of Aluminum 7475-0 with TIG Welding Process)

Tiago Pedrotti dos Santos1, Aleir Antonio Fontana de Paris1 Universidade Federal de Santa Maria DEM LASOMET - Santa Maria,RS Brasil, t.pedrotti@bol.com.br, aparis@ct.ufsm.br

Resumo O alumnio 7475 uma liga desenvolvida para aplicaes que exigem alta resistncia mecnica, especificamente na indstria aeroespacial. Devido a sua composio qumica, as ligas da srie 7XXX so consideradas no soldveis ou de difcil soldabilidade e poucas informaes se encontram disponveis sobre o assunto. Procurando desenvolver um procedimento de soldagem seguro utilizando o processo de soldagem TIG CA onda retangular, chapas do alumnio 7475-0 foram soldadas com arco pulsado ou no e aplicao de vibrao do cordo. Com o processo TIG no pulsado, todas as unies falharam, apresentando trincas longitudinais no cordo e cratera. Com os mesmos parmetros e o emprego de vibrao do cordo durante a soldagem, com freqncia de 30 Hz, as soldas apresentaram porosidades internas na interface metal fundido com a ZAC. Com freqncia de 50 Hz, o cordo apresentou trinca visvel na raiz da solda. Com o emprego de arco pulsado, para Ip = 220A e Ib = 110A, os cordes desenvolveram trincas somente na cratera final. Os resultados prticos mostram que o processo com arco pulsado permite soldas sem defeitos enquanto que com os outros procedimentos trincas foram encontradas no cordo e cratera final. Palavras-chave: Alumnio 7475-O, Soldagem TIG, Caracterizao.

Abstract: The aluminum alloy 7475 was developed for applications that demand high mechanical strength, in particular for the aerospace industries. Due to its chemical composition, the 7XXX alloy series is claimed to present poor weldability and little information about the subject is available. With the intent of developing a safe welding procedure for AC GTAW, 74750 aluminum alloy sheets were welded either in pulsed and no-pulsed modes, with application of weld bead vibration. With nopulsed GTAW process, all joints failed, presenting both longitudinal and crater cracks. With the same parameters and the use of joint vibration during welding, at 30 Hz, the weld metal presented internal porosities in the interface between the melted metal and the ZAC. At 50 Hz, the beads presented visible cracks in the root. By employing pulsed arcs, at Ip = 220A and Ib = 110A, the weld metal developed cracks only in the final crater. The practical results show that the process with pulsation allows welds without defects while with the other procedures cracks were found in the weld bead and final crater Key-words: Aluminum 7475-O, TIG Welding, Characterization.

1. Introduo Os fabricantes de avies constantemente desafiam os pesquisadores para mudanas, seja na obteno de novos materiais ou nos processos de unies para ligas especiais de alumnio empregadas nas estruturas das aeronaves. O desenvolvimento de ligas de alumnio mais resistentes teve incio entre os anos 20 e 60, com a liga de alta tenacidade tipo 2024, e na segunda guerra mundial, com a liga 7075 a base de Al-Zn-Mg-Cu [1]. Com a necessidade crescente de uma liga resistente mas com tenacidade a fratura maior, foi desenvolvida nos anos 70 a liga 7475, tambm a base de Al(Recebido em 20/07/2005; Texto Final em 17/02/2006) Artigo baseado em verso apresentada no COBEF 2005, Joinville, 12 a 15 de Abril 2005. Publicado com permisso da ABCM (Associao Brasileira de Engenharia e Cincias Mecnicas).
18

Zn-Mg-Cu [2]. As chapas desta liga tm aproximadamente a mesma resistncia da liga 7075, combinada com tenacidade similar a liga 2024-T3 na temperatura ambiente. Sua grande relao peso-resistncia permitiu o uso intensivo na industria aeroespacial para componentes estruturais [2]. A resistncia formao de trincas por corroso e esfoliao similar aquela da liga 7075. A Figura 1 mostra com exemplo, a moldura interna da porta de bagagem do jato Learjet, fabricada inteiramente com a liga 7075. Recentemente, a soldagem de ligas de alumnio de uso areo-espacial recebeu ateno renovada, como conseqncia da necessidade de reduo dos custos de fabricao de estruturas de avies, empregando rebites ou outro meio mecnico. Entretanto, muitas das ligas de alumnio correntemente empregadas na fabricao de avies, incluindo a liga 7475, so consideradas no recomendadas para soldagem com fuso [3].
Soldagem Insp., Vol. 11, No. 1, Jan/Mar 2006

Santos, T. P.; Paris, A. A. F.

2. Materiais e mtodos Os experimentos foram efetuados em peas de chapas de alumnio 7475-O, estado recozido, com espessura de 2,5 mm, cortadas nas dimenses 50 x 150 mm. A composio qumica da liga segundo a norma UNS A97475 mostrada na Tabela 1.

Figura 1. Porta interna do depsito de bagagem do Learjet 45 fabricada em alumnio 7475

Tabela 1. Composio qumica da liga UNS A97475 [13].

Na soldagem de ligas de alumnio de alta resistncia e termicamente tratveis, as trincas quente esto relacionadas com a grande quantidade de elementos de adio, alta expanso trmica, grande variao de volume at a solidificao, e alta taxa de resfriamento [4]. Os problemas especficos que limitam sua soldabilidade so trincas de solidificao dentro da zona de fuso, trincas de liquao nos contornos da zona fundida e na ZAC, e baixa resistncia corroso [5,6]. Em geral, a tendncia formao de trinca quente influenciada pela combinao de fatores mecnicos, trmicos e metalrgicos [7,8]. A ZAC uma parte importante da solda prxima a zona de fuso. A microestrutura da ZAC muitas vezes complexa porque o ciclo trmico afeta o comportamento de precipitao, dissoluo, reprecipitao e gros grosseiros nesta regio. Para a liga 7475-O, que apresenta alta resistncia aps tratamento trmico, o calor da soldagem provocaria uma reduo de sua resistncia a nveis inaceitveis. Alm disso, em virtude do teor de cobre ser maior que 1%, ela possui um intervalo de temperatura de fuso amplo e temperatura solidus baixa, favorecendo a formao de fases de baixo ponto de fuso que segregam nos contornos dos gros. Isto leva a liquao destes constituintes e/ou fases eutticas, tornando-a sensvel fissurao a quente, especialmente em temperaturas elevadas e condies severas de constrio [8,9,10,11]. Os raros trabalhos sobre a soldagem da liga de alumnio 7475 se referem a ligas que foram tratadas termicamente, ocorrendo trincas e perda da resistncia necessria. Para o caso especfico da liga 7475-O (estado recozido e recristalizado), no foi encontrada nenhuma referncia sobre a sua soldabilidade. No estado recozido e recristalizado, a liga 7475 no apresenta precipitados e segregao [12], o que leva a possvel soldagem da mesma. Aps o aquecimento ocasionado pela soldagem, se obteria uma liga tratada termicamente o que melhoraria sua utilizao. Baseados nas dificuldades mencionadas anteriormente e por falta de bibliografia disponvel sobre a soldagem da liga 7475-O, o objetivo deste trabalho avaliar o comportamento deste tipo de liga soldada com o processo TIG CA convencional, pulsado, aplicando ou no vibrao do cordo de solda.
Soldagem Insp., Vol. 11, No. 1, Jan/Mar 2006

As soldagens foram efetuadas com o processo TIG CA, onda retangular, usando-se um equipamento SQUARE WAVE TIG 355 da Lincoln. Este equipamento tem uma funo denominada Circuito Auto Balance, que fornece automaticamente os perodos com eletrodo no positivo e no negativo em funo do material a soldar, sendo necessrio ajustar apenas a corrente (no foi medido o perodo de CA e nem a relao entre t+ e t-). Tambm tem a funo TIG Pulsado com ajuste de pulso por segundo. Aplicou-se esta tcnica sem pulsao do arco, com e sem vibrao do cordo, e com arco pulsado (a uma freqncia de 6 Hz, sendo 50% do tempo no pulso), sem vibrao do cordo. Os parmetros intensidade de corrente (ajustadas) e tenso (eficazes, monitoradas) esto indicados na Tabela 2. Soldagens de topo das peas foram realizadas de forma mecanizada para controle dos parmetros de soldagem utilizados. Os parmetros selecionados foram escolhidos de acordo com a bibliografia [14] e em funo de testes realizados, para se obter penetrao total da amostra. Estes parmetros so: velocidade de soldagem 10 mm/s, eletrodo de tungstnio com trio classificao AWS EWTh-2 e dimetro 2,4 mm, ngulo da extremidade 30, extenso do eletrodo fora do bocal 3 mm, comprimento do arco 2 mm, gs argnio comercial com vazo 12,5 l/min. A unio foi executada sem material de adio. Os testes foram realizados com as peas fixadas em uma base metlica, impondo restries na solidificao, para verificar os efeitos da energia trmica sobre o cordo de solda, Figura 2a. Com o intuito de se aproximar o melhor possvel de uma situao industrial na dissipao de calor, alguns testes foram executados com as chapas de alumnio presas na base metlica e apoiadas sobre uma placa de cobre,
19

Estudo da Soldabilidade do Alumnio 7475-0 com o Processo TIG

Tabela 2. Parmetros de soldagem (valores de ajuste de I e eficazes de U) TIG CA e mtodos empregados.

Figura 2b. Somente as amostras CP2 e CP6 foram soldadas utilizando o sistema de fixao com barra de cobre. A vibrao do cordo foi executada empregando uma mesa vibratria, do tipo vibrao vertical, com recursos de controle de freqncia entre 0 e 80 Hz e amplitudes de 0 a 2,5 mm. Nos testes foram empregadas duas freqncias de 30 e 50 Hz com amplitudes de 0,15 mm Aps soldagem e resfriamento, as amostras que no apresentaram defeitos visveis, foram cortadas e preparadas metalograficamente. Para a micrografia foi utilizado o reativo de Keller. A anlise microestrutural foi feita com microscopia tica e eletrnica de varredura 3. Resultados e discusso Inicialmente, foram feitas unies com o processo TIG convencional e os cordes obtidos analisados visualmente e com auxlio de uma lupa estereoscpica, para verificar a presena de defeitos, principalmente a ocorrncia de trincas. A solda foi efetuada sem apoio da barra de cobre no reverso

do cordo. A Figura 2 mostra a aparncia do cordo de solda. Analisando a Figura 3a, se nota visualmente que o cordo no apresenta trincas longitudinais ou transversais, mas sim uma solda lisa, caracterstica de solda mecanizada. Com o auxlio de lupa estereoscpica, foi detectada a presena de trinca no incio do cordo se propagando longitudinalmente ao longo da solda at uma distncia de ~20 mm, Figura 3b. A partir desta distncia o cordo de solda no apresentou este tipo de defeito ou outra falha particular. Com os mesmos parmetros foi feita uma solda com as peas apoiadas sobre uma barra de cobre, para verificar se o efeito da dissipao do calor acentuado alteraria o resultado precedente, ou seja, uma reduo do volume de metal fundido e solidificado , bem como uma diminuio das segregaes. Ao contrrio do esperado, a solda obtida apresentou uma trinca maior como conseqncia do rpido resfriamento, Figura 4. Neste experimento, a trinca se propagou em uma distncia cerca de 65 mm do ponto de incio da solda, quase metade do comprimento do cordo.

Figura 2. Suporte metlico das peas sem e com apoio de barra de cobre

20

Soldagem Insp., Vol. 11, No. 1, Jan/Mar 2006

Santos, T. P.; Paris, A. A. F.

Figura 3. Aspecto do cordo de solda com presena de trinca, empregando soldagem convencional com I(A) 160

Figura 5. Soldagem com arco pulsado, presena de uma trinca de grandes propores A Figura 6 mostra o aspecto superficial da amostra CP5, em que foram utilizados parmetros de corrente mdia de 160 A (pico de 220 A e base 110 A, com 50% de ciclo) para possibilitar a comparao com a solda de arco no pulsado. Nestas condies, a amostra apresentou uma pequena trinca longitudinal e a presena de trinca na cratera final.

Figura 4. Solda com apoiada na barra de cobre. Trinca no incio do cordo se propagando de forma longitudinal.

Com arco pulsado e os parmetros mostrados na Tabela 2, no caso da amostra CP3, corrente de pico de 180 A e corrente de base 72 A, os resultados foram negativos. medida que o arco avanou, uma trinca iniciou e se propagou acompanhando a passagem do arco, ocorrendo falha total com a separao das peas a unir. Modificando os parmetros de corrente, amostra CP 4, ocorreu tambm uma trinca com comprimento de aproximadamente 45 mm, longitudinal a solda, Figura 5.
Soldagem Insp., Vol. 11, No. 1, Jan/Mar 2006

Figura 6. Soldagem com arco pulsado: e Ib 110A, 6 pulsos/ s. Trinca longitudinal e na cratera final Como os mesmos parmetros, porm soldando sobre o suporte de cobre para dissipar o calor, amostra CP 6, conseguiu-se uma solda praticamente isenta de defeitos, com uma pequena trinca na cratera final, Figura 7, defeito
21

Estudo da Soldabilidade do Alumnio 7475-0 com o Processo TIG

comum encontrado na soldagem de vrias ligas de alumnio, quando se emprega solda mecanizada. Oposta ao resultado do corpo de prova CP2, a dissipao do calor pelo cobre nesta situao, favoreceu a soldagem sem defeitos. O mecanismo de pulso que proporciona um refino de gro, juntamente com a rpida dissipao de calor pelo cobre, provavelmente impede a formao de trincas, distribuindo o aporte de calor na pea.

diminuio de ocorrncia de defeitos. A vibrao ocasiona a ruptura dos gros celulares dendrticos, que so deslocados para o interior do metal, servindo como ncleos de solidificao equiaxial. A cristalizao equiaxial proporciona solidificao com refino de gro, desta forma melhorando as propriedades mecnicas e diminuindo a tendncia a trincas [8].

Figura 9. Cordo de solda feito com baixa vibrao do cordo, 30 Hz, arco no pulsado com I(A) = 160. Figura 7. Solda com Ip 220A e Ib 110A, 6 pulsos/s, com suporte de cobre no reverso Pela anlise das Figuras 6 e 7, nota-se que empregando arco pulsado com o dissipador de cobre, CP6, diminuiu a largura do cordo de solda devido a dissipao trmica. Desta forma, o volume de metal fundido menor, com menor contrao [15]. Alm disso, os pulsos auxiliam no refino dos gros, conforme esquematizado na Figura 8. Empregando o suporte de cobre, este refino seria aumentado. Mantendo os parmetros iguais amostra CP7, mas aumentando a vibrao do cordo, no foram encontrados defeitos na superfcie do mesmo, Figura 10. No entanto, no reverso da solda apareceu uma trinca longitudinal. A causa mais provvel a agitao vertical da poa de fuso, ocasionada pela mesa vibratria, projetando o metal para cima.

Figura 8. Solidificao esquemtica de uma solda com arco pulsado A soldagem com arco no pulsado e intensidade de corrente de 160 A, associada com vibrao do cordo com freqncia de 30 Hz, amostra CP7, apresentou excelentes resultados no aspecto visual bem como com o auxlio de lupa, Figura 9. No foram encontradas trincas na superfcie da solda e no reverso do cordo. A escolha da utilizao de vibrao do cordo de solda, se deve aos bons resultados no refinamento de gros [7,16,17], obtidos com esta tcnica e conseqentemente
22

Figura 10. Cordo de solda empregando os mesmos parmetros da amostra CP7, Figura 6, porm com aumento da vibrao do cordo, 50 Hz.
Soldagem Insp., Vol. 11, No. 1, Jan/Mar 2006

Santos, T. P.; Paris, A. A. F.

As macroestruturas mais relevantes das sees transversais dos cordes de solda esto mostradas nas Figuras 11 e 12. Os corpos de provas que apresentaram trincas severas no cordo foram descartados. O corpo de prova CP 5, pulsado com os parmetros fornecidos na Tabela 2, foi secionado em uma regio no afetada pela trinca. Pela macrografia verifica-se que a intensidade de corrente foi muito elevada causando a depresso do metal fundido do cordo, j que no havia cobre-junta, Figura 11a. Procurando diminuir este defeito, a solda foi efetuada com os mesmos parmetros e a amostras ficaram apoiadas sobre uma placa de cobre, CP6. A solda se apresentou sem defeitos aparentes, Figura 11b.

Figura 12. Seo transversal dos cordes de solda executados com vibrao de 30 Hz (a) e de 50 Hz (b)

Na Figura 13, est mostrada a interface entre a zona fundida (ZF), zona afetada pelo calor (ZAC) e o metal de base (MB) para o CP6. Pode-se visualizar a formao de gros dendrticos a partir da zona afetada pelo calor.

Figura 11. Macroestrutura de dois cordes efetuados com os mesmos parmetros somente no caso 8b com cobre junta

A Figura 12a ilustra o cordo de solda CP7 vibrado com a freqncia de 30 Hz. Observando o cordo, no se verificaram defeitos visveis na superfcie e na raiz do cordo de solda. No entanto, aps corte transversal, nota-se a presena de pequenas porosidades internas na interface cordo de solda/ZAC. Estas porosidades, que podem ser encontradas nas soldas de alumnio, so movimentadas pelas correntes de conveco associada com a vibrao, ficando aprisionadas pelo rpido resfriamento. Para a amostra CP8, Figura 12b, soldada com freqncia de 50 Hz, a raiz da solda apresentou uma trinca longitudinal no cordo, como citado anteriormente.
Soldagem Insp., Vol. 11, No. 1, Jan/Mar 2006

Figura 13. Interface zona fundida e metal de base

A microestrutura do material de base est mostrada na Figura 14. Aps soldagem, a microestrutura do metal de base e do cordo de solda sofreu modificaes como est mostrada na Figura 15.
23

Estudo da Soldabilidade do Alumnio 7475-0 com o Processo TIG

Uma anlise no Microscpio Eletrnico de Varredura mostra que a trinca intergranular se propagando entre as dendritas, Figura 16.

Figura 14. Microestrutura do metal de base no estado recozido

Figura 16. Estrutura dendrtica do cordo de solda na trinca Na Figura 17 com um aumento maior da imagem, notase regies de liquao muito reduzidas. Os resultados encontrados so contrrios aos encontrado por Yang et al [4], que encontraram trincas transversais e mordeduras nos cordes de solda. As trincas iniciariam na ZAC exclusivamente em funo da liquao na interface. A mais provvel explicao que a soldagem foi efetuada sobre a liga 7475-T7351 com tratamento trmico [4], diferentemente daquela utilizada neste trabalho, que no estado recozido.

Figura 15. Microestrutura do metal de base (a) e da zona da solda (b), para a amostra CP6, aps soldagem Figura 17. Macroestrutura da trinca do cordo de solda mostrando pequenas zonas de liquao 4. Concluses Pelos resultados obtidos e apresentados, se pode concluir que a soldabilidade da liga 7475-O no estado recozido permite a soldagem com certos cuidados. A escolha dos parmetros de soldagem fundamental para evitar a presena de defeitos, principalmente trincas. Com o uso de soldagem TIG convencional, no se obteve resultados satisfatrios, todos os cordes apresentaram trincas em maior ou menor proporo, mas sempre em
Soldagem Insp., Vol. 11, No. 1, Jan/Mar 2006

As ligas da srie 7xxx so ligas endurecveis por precipitao. Com temperaturas acima de 170C inicia-se um processo de precipitao da fase denominada h [18], com a composio qumica Mg(ZnCuAl)2. Depois da soldagem se verifica grande quantidade de precipitados no metal de base em uma regio prxima ao cordo de solda, Figura 15a, indicando que houve um aquecimento acima de 170C. Esta regio, que inclui a ZAC, atinge uma distncia varivel dependendo aporte trmico da soldagem e da temperatura alcanada. No centro do cordo, tambm se verifica a ocorrncia dos precipitados, j esperada, medida que sofreu a influncia da temperatura, Figura 15b.
24

Santos, T. P.; Paris, A. A. F.

detrimento das qualidades exigidas da unio. Com as metodologias de soldagem empregadas, a soldagem com arco pulsado apresentou os melhores resultados. O cordo no apresentou trincas, exceto na cratera final. Como este tipo de trinca comum em soldas de ligas de alumnio, pode ser facilmente eliminado, por exemplo, na soldagem manual. Para a soldagem com baixa vibrao do cordo, 30 Hz, o cordo de solda tambm apresentou bons resultados com relao ao desenvolvimento de trincas, mas a presena de porosidades na interface do cordo diminui suas propriedades mecnicas. No caso do processo TIG convencional com aplicao de vibrao, esta funciona de forma semelhante ao processo pulsado, porm de forma mais eficaz, agitando o metal fundido resultando em maior refinamento da estrutura. Possivelmente, com novas combinaes de parmetros de pulso e intensidade de corrente, bem como o emprego de outras freqncias de vibraes, poder levar a resultados melhores. Como este tipo de liga empregada com tratamento trmico para aumento da resistncia mecnica, da tenacidade e da resistncia corroso, a soldagem se torna difcil. Uma soluo seria a soldagem no estado recozido e posterior tratamento trmico. Novos ensaios esto sendo conduzidos, para verificar a resistncia do conjunto soldado tal como obtido. Tambm, tratamentos trmicos tipo T6 e T7351, aps soldagem, sero estudados com o intuito de verificar se a resistncia do conjunto manter as propriedades requeridas para este tipo de liga. Como no existem publicaes referentes ao assunto, este se torna um campo para a realizao de estudos e a obteno de resultados relevantes. 5. Agradecimentos Os autores gostariam de expressar seu profundo agradecimento a EMBRAER pelo fornecimento da chapas de alumnio 7475-O, possibilitando desta forma o desenvolvimento do trabalho e a gerao de novos conhecimentos na soldagem deste tipo de liga. Um dos autores, Tiago Pedrotti, agradece a FAPERGS (Fundao de Amparo Pesquisa e Cincia do RS) pelo auxlio financeiro sob a forma de bolsa de iniciao cientfica. 6. Referncias Bibliogrficas [1]STALEY, J.T.; HUNT Jr., W.H. Needs of the aircraft industry for aluminum products. http://techcon.ncms.org/ 98con/presentations/Staley-Aluminum.pdf. [2] Technical site. http://www.superform-aluminium.com/ susa/TECHNICAL/alloy_7475.html [3] Wrought Aluminum alloys. http://www.maraging.com/ aluminum/aluminum.html. [4]YANG, J.-G; OU, B.-L. Hot ductility behavior and HAZ hot cracking susceptibility of 7475-T7351 aluminum alloy. Scandinavian Journal of Metallurgy, v. 30, 2001, p.146-157. [5]NORMAN, A.F. et al. Examination of the effect of Sc on 2000 and 7000 series aluminum alloy casting: for
Soldagem Insp., Vol. 11, No. 1, Jan/Mar 2006

improvements in fusion welding. Materials Science & Engineering A. v. A354, 2003, p. 188-198. [6]WESTON, J. et al. Laser welding of aluminum alloys using different laser sources. http://happyinmotion.com/jez/ laser_welding_paper.pdf, 2003, p. 1-16. [7]KOU, S. ; LE, Y. Nucleation mechanisms and grain refining of weld metal, Welding Journal, v. 65, n. 12, 1986, p. 305s-313s. [8]KOU, S. Welding Metallurgy, Ed. John Wiley & Sons: New York, 1987, p. 129-295. [9]ZACHARIA, T. ; AIDUN, D.K. Elevated temperature mechanical properties of Al-Li-Cu-Mg alloy, Welding Journal, v. 67, n. 12, 1988, p. 281s-288s. [10]LIN, W.; et al. An evaluation of heat-affected zone liquation cracking susceptibility: development of a method for quantification, Welding Journal, v. 72, n. 4, 1993, p. 135s-153s. [11]ALCAN. Manual de Soldagem, Ed. Alcan Alumnio do Brasil S/A: So Paulo, 1993, p.3-5 a 3-7. [12]ASM. Aluminum Properties and Physical Metallurgy, Ed. American Society for Metals: Ohio, 1984, p.79-83. [13]ASM, Aerospace Specification Metals Inc. http://asm.matweb.com/search/Specific material.asp?bassnum=MA7475T651. [14] AWS. Welding Handbook, Welding Processes, V. 2, 8 ed, Miami, 1991, p. 77-100. [15] De PARIS, A.A.F.; SARTORI, G.T. Uma contribuio ao estudo da formao do cordo para solda de alumnio TIG pulsado, In: Anais do XXVIII CONSOLDA, So Paulo, 2002. [16]De PARIS, A.A.F.; MACHADO, F. Efeito da vibrao no cordo de solda, In: anais do XXX CONSOLDA, rio de janeiro, 2004. [17]De PARIS, A.A.F.; SARTORI, G.T. Influncia da vibrao na solidificao de cordo de solda em ao inoxidvel com o processo TIG, In: Anais do XXXI CONSOLDA, So Paulo, 2005. [18]RAIZENNE, D. et al. Retrogression and re-aging (RRA) of new and old aircraft parts. http://www.galaxyscientific.com/agingaircraft2002/ Sessions/2/2B3_Raizenne_doc.pdf, 2002, p. 1-11.

25