Você está na página 1de 11

Sumrio

Disciplina: 1) Introduo
1.1) Estrutura dos metais 1.2) Gros e contorno de gros 1.3) Diagrama de fase

Metalurgia da Soldagem
UNIG - 1o Semestre 2010 Curso: Tecnologia em Processos Metalrgicos Docente: Mrio Bittencourt

2) Ciclos trmicos 3) Metal de solda


3.1) 3.2) 3.3) 3.4) 3.5) 3.6) Solidificao Reao metal-gs Reao metal-escria Diluio Reao no estado slido Mecanismos de endurecimento
2

Sumrio
4) Zona Afetada Termicamente - ZTA
4.1) Materiais endurecveis com elementos de liga (soluo slida) 4.2) Materiais endurecidos por deformao a frio 4.3) Materiais endurecveis por precipitao 4.4) Materiais endurecveis por transformao martenstica

Sumrio
7) Tenso residual e deformao
7.1) Tenso residual 7.2) Deformao

8) Defeitos de origem metalrgica


8.1) Trincas a frio ou trinca induzida pelo hidrognio 8.2) Trinca a quente 8.3) Trinca por decoeso lamelar

5) Metal de Base 6) Soldabilidade


6.1) Carbono equivalente 6.2) Diagrama de Schaeffler
3

9) Tratamento Trmico
9.1) Alvio de Tenses 9.2) Recozimento 9.3) Normalizao
4

Sumrio
9.4) Beneficiamento (tmpera e revenimento)

8) Defeitos de origem metalrgica


Os efeitos metalrgicos do ciclo trmico, combinados com as tenses residuais podem levar ao aparecimento de trincas. Os principais tipos de trinca que decorrem da operao de soldagem so os seguintes: - Trincas a frio ou trinca induzida pelo hidrognio; - Trinca a quente; - Trinca por decoeso lamelar.

10) Bibliografia

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


A trinca frio se d aps a junta soldada atingir a temperatura ambiente, at 48 horas aps a soldagem. Este tipo de trinca ocorre como conseqncia de trs fatores:
a) Tmpera da ZTA ou da zona fundida. b) Presena de hidrognio. c) Tenses residuais de soldagem.

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


Tipos de trinca a frio
(1) Trinca sob cordo; (2) Trincas na raiz; (3) Trincas na margem de solda; (4) Trincas Transversais.

4 3 2
7

1
8

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


Para se prevenir as trincas a frio devem ser evitadas pelo menos uma de suas causas.

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


a) Tmpera da ZTA ou da Zona Fundida A estrutura da ZTA determinada pela composio qumica do metal de base e pela velocidade de resfriamento da junta soldada. A maioria dos processos de soldagem possui um ciclo trmico de alta velocidade de resfriamento, o que propicia a formao de martensita ou de outros constituintes duros na ZTA e possivelmente na Zona Fundida.

Fratura frgil em falha na ZAC de conversor de Amnia durante teste hidrosttico (1960s)

10

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


a) Tmpera da ZTA ou da Zona Fundida A ductilidade e a resistncia destes constituintes so bastantes afetadas pela presena de pequenas quantidades de hidrognio. A martensita o constituinte microestrutural mais sensvel a trinca pelo hidrognio, sendo que esta sensibilidade aumentada com o aumento do teor de carbono.

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


a) Tmpera da ZTA ou da Zona Fundida Aos com teor de carbono superior a 0,030% so susceptveis a trinca frio mesmo com quantidades reduzidas de hidrognio. Quando o teor de hidrognio elevado e a ZTA constituda de uma martensita dura (em geral, HV 350), a trinca a frio aparece espontaneamente.

11

12

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


a) Tmpera da ZTA ou da Zona Fundida Para se prevenir a trinca frio deve-se preferir os aos que contm em sua composio qumica, baixos teores de elementos que tendem a promover seu endurecimento. Outra maneira de se reduzir a chance do aparecimento de martensita diminuir a velocidade de resfriamento da junta soldada, o que se consegue utilizando-se altas energias de soldagem, pr-aquecimento, etc.
13

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


b) Presena de hidrognio. O hidrognio pode ser introduzido na poa de fuso atravs das seguintes fontes:
- Umidade do revestimento do eletrodo ou fluxo; - Umidade do gs de proteo; - Ferrugem, graxas, leos, trincas, etc, na superfcie a ser soldada; - Umidade do ar durante a soldagem; - Umidade na chapa ou no arame de solda.

A quantidade de hidrognio necessrio para a ocorrncia de trinca frio varia com o ao e com o grau de restrio durante a soldagem.
14

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


b) Presena de hidrognio. O principal e mais fcil controle da trinca frio sobre a absoro de hidrognio pela poa de fuso. Este controle pode ser feito da seguinte maneira:
- Limpeza da pea a ser soldada; - Ressecamento do eletrodo ou fluxo; - Proteo da soldagem da umidade excessiva (chuva por exemplo); - Uso de eletrodos de baixo hidrognio ou extra baixo hidrognio.
15

8.1) Trinca frio ou induzida pelo H2


b) Presena de hidrognio A utilizao de pr-aquecimento e/ou psaquecimento acelera a difuso do hidrognio a partir da solda, reduzindo sua concentrao, aps o resfriamento. A 250C o hidrognio eliminado em poucas horas.

16

8.1) Trinca a frio ou induzida pelo H2


c) Tenses residuais de soldagem As tenses residuais oriundas da soldagem exercem um papel importante na propagao das trincas frio, mas na maioria dos casos pouco se pode fazer para control-las, a no ser tratamentos trmicos ps-soldagem. O uso de um menor grau de restrio tambm uma maneira til para minimizar as tenses residuais.

8.2) Trinca a quente


Existem trs tipos de trinca quente: a) Trinca de solidificao b) Trinca por liquao c) Trinca na cratera

17

18

8.2) Trinca a quente


Tipos de trinca a quente
(1) Trinca longitudinal na ZTA (2) Trinca longitudinal na zona fundida (3) Trinca de cratera

8.2) Trinca a quente


a) Trinca de solidificao Ocorre na zona fundida, geralmente no centro do cordo de solda, paralelamente a ele. Este tipo de trinca se d devido a segregao de impurezas e elementos de liga para o centro do cordo durante a solidificao do metal de solda.

1 2

3
19 20

8.2) Trinca a quente


a) Trinca de solidificao Esta segregao faz com que a ltima regio a se solidificar (no centro do cordo) fique com um ponto de fuso mais baixo que o do metal de solda, fazendo com que persista um filme lquido no centro do cordo de solda por um tempo relativamente longo. Isto aliado as tenses de soldagem faz com que ocorra a trinca quente. Uma maneira de se evitar este tipo de trinca limitar o teor de impurezas como o fsforo e o 21 enxofre no ao.

8.2) Trinca a quente


b) Trinca por liquao Pode ocorrer na ZTA ou na Z.F. Ela ocorre devido a formao de constituintes de baixo ponto de fuso nos contornos de gro. Isto, aliado as tenses de soldagem pode acarretar trincas quente. O fsforo, associado a elementos como o mangans, ferro, nquel e cromo forma constituintes de baixo ponto de fuso.

22

8.2) Trinca a quente


b) Trinca por liquao O enxofre forma com o ferro o FeS que possui baixo ponto de fuso. A soluo para o problema limitar o teor de fsforo e enxofre e adicionar mangans, que se combina preferencialmente com o enxofre, formando incluses de MnS e evitando a formao de FeS.

8.2) Trinca a quente


c) Trinca na cratera Este tipo de trinca ocorre principalmente no fim do cordo de solda, quando se retira bruscamente o eletrodo, produzindo uma cratera relativamente profunda, as vezes acompanhada de fissuras. Estas fissuras podem ser produzidas no interior da solda, por causa da contrao do metal, ao passar do estado lquido para slido.

23

24

8.2) Trinca a quente


c) Trinca na cratera Para evitar este tipo de defeito pode-se tomar as seguintes precaues: - Acrescentar uma maior quantidade de metal, realizando uma fuso prolongada do eletrodo ou fazendo um pequeno retrocesso com este. - Diminuir as tenses do cordo de solda atrs da cratera, fazendo-se um pr-aquecimento com consequente diminuio da velocidade de resfriamento.
25

8.3) Trinca por decoeso lamelar


Este tipo de trinca ocorre em juntas soldadas onde uma tenso trativa gerada no sentido da espessura da chapa devido as tenses de restrio de solda, e a dutilidade do material nesta direo excedida. As trincas aparecem prximas a ZTA.

26

8.3) Trinca por decoeso lamelar


Trinca por decoeso lamelar (diagrama esquemtico)

8.3) Trinca por decoeso lamelar


Este tipo de defeito ocorre em praticamente todas as espessuras, mas concentra-se mais na faixa de 30 a 60mm. O principal fator responsvel pela decoeso lamelar a presena de incluses alongadas perpendicularmente a espessura, notadamente de sulfetos e silicatos.

27

28

8.3) Trinca por decoeso lamelar


Existem algumas providncias para evitar ou minimizar a ocorrncia destas trincas, que podem ser tomadas em conjunto ou isoladamente: - Seleo de aos com especificao de garantia de valores elevados de estrico na direo da espessura (geralmente com estrico acima de 25%).

8.3) Trinca por decoeso lamelar


- Fazer um amanteigamento, ou seja depositar uma camada de material dtil na superfcie do material sensvel a trinca, antes da soldagem de unio propriamente dita.

METAL DE ADIO DE BAIXA RESISTNCIA

29

30

8.3) Trinca por decoeso lamelar


Deve-se evitar tenses de servio ou decorrentes da soldagem, com direo e atuao perpendiculares superfcie da chapa, o que requer modificaes na concepo da junta.

9) Tratamento Trmico
Tratamentos Trmicos so o conjunto de operaes de aquecimento e resfriamento a que so submetidos os metais, sob condies controladas, visando alterar suas propriedades ou conferir-lhes determinadas caractersticas.

Modificaes na concepo da junta que diminuem o risco de trinca por decoeso lamelar.

31

32

9) Tratamento Trmico
Os principais objetivos dos tratamentos trmicos so:
1. Alvio ou remoo das tenses internas (provenientes, por exemplo da soldagem) 2. Alterao das propriedades mecnicas como por exemplo dureza, ductilidade e resistncia mecnica 3. Melhora de usinabilidade 4. Melhora de resistncia ao desgaste e das propriedades de corte 5. Melhora de resistncia ao calor e a corroso 6. Modificao das propriedades eltricas e magnticas
33

9) Tratamento Trmico
As principais variveis que devem ser controladas no tratamento trmico so: - velocidade de aquecimento, - temperatura de aquecimento, - tempo de permanncia na temperatura de aquecimento e - velocidade de resfriamento.

34

9) Tratamento Trmico
Velocidade de aquecimento - Em peas que apresentam elevadas tenses internas, um aquecimento muito rpido pode provocar fissuras ou trincas.

9) Tratamento Trmico
Temperatura de aquecimento - Depende das propriedades finais desejadas, assim como da composio qumica do ao, principalmente do teor de carbono. - Uma temperatura de aquecimento muito elevada pode fazer com que haja crescimento do gro austentico. - Na maioria dos tratamentos trmicos abordados neste captulo as peas so aquecidas temperaturas de austenizao total ou parcial.
36

35

9) Tratamento Trmico
Tempo de permanncia na temperatura de aquecimento - A pea deve permanecer na temperatura de aquecimento o tempo suficiente para que haja homogeneizao da austenita. (dissoluo de carbonetos e precipitados). Velocidade de resfriamento - o fator mais importante pois determina a microestrutura final e consequentemente, as propriedades desejadas.
37

Curva de transformao de resfriamento continuo


AUSTENITA
700

723C Temperatura Eutetide

AUSTENITA

PERLITA GROSSA

TEMPERATURA C

600

PERLITA FINA
500

400

BAINITA
300

Z I

200

F MARTENSITA

100

TEMPO 38

9) Tratamento Trmico

9) Tratamento Trmico
Pr aquecimento - O pr aquecimento consiste no aquecimento da junta nume etapa anterior a soldagem. - Seu principal efeito reduzir a velocidade de resfriamento da junta soldada. - Em consequncia diminui a tendncia para formar martensita, em metais ferrticos. - Alm de reduzir o nvel das tenses de contrao, o pr aquecimento possibilita ao hidrogncio quando presente, a difundir-se para fora da solda.
39 40

9) Tratamento Trmico
Ps aquecimento - O ps aquecimento consiste na manuteno da junta soldada, aps a soldagem, a uma temperatura acima da temperatura ambiente, por um perodo de tempo determinado. - Seu objetivo principal aumentar a difuso do hidrognio para fora do cordo soldado.

9) Tratamento Trmico
Os principais tratamentos trmicos aplicados aos aos so os seguintes: - Alvio de tenses - Recozimento - Normalizao - Beneficiamento (tmpera e revenido)

41

42

9.1) Alvio de tenses


utilizado para eliminar as tenses internas oriundas da soldagem, trabalho frio, resfriamento no uniforme, corte por chama e usinagem. Consiste de modo simplificado em aquecer uniformemente a pea, de maneira a que o limite de escoamento do material fique reduzido a valores inferiores as tenses residuais. Nesta condio, as tenses residuais provocam deformaes plsticas locais diminuindo de 43 intensidade.

9.1) Alvio de tenses


Para impedir mudana na microestrutura ou dimenso da pea, a temperatura mantida abaixo da temperatura crtica. Este tipo de recozimento consiste em se aquecer uniformemente a pea, at uma temperatura na faixa de 500C e 680C, Permanncia nesta temperatura durante um certo tempo, seguido de resfriamento lento dentro do prprio forno, de modo a impedir a introduo de novas tenses.
44

9.1) Alvio de tenses


O alvio de tenso pode reduzir a tenacidade do metal de base. Isto se torna bastante relevante em ocasies (reparos em soldas) em que se faz necessrio a execuo do tratamento por mais que uma vez.

9.2) Recozimento
Os tipos de recozimento mais aplicveis aos aos so os seguintes: a) Recozimento Pleno b) Recozimento aps Trabalho Frio c) Recozimento Globular ou Esferoidizao

45

46

9.2) Recozimento
a) Recozimento Pleno - Consiste no aquecimento da pea acima da zona crtica (linha A3-Acm do diagrama de fase). - Permanncia nesta temperatura durante tempo suficiente para que toda microestrutura se austenitize, seguido de um resfriamento lento, em geral no interior do forno (controle da velocidade de resfriamento). - O tempo de permanncia na temperatura de recozimento depende das dimenses da pea.
47

PONTO EUTETIDE

Ac m

A3
E2

A1

48

9.2) Recozimento

9.2) Recozimento
a) Recozimento Pleno - A microestrutura obtida nos aos carbono a perlita grossa e ferrita.

MICROESTRUTURA INICIAL MICROESTRUTURA FINAL

PERLITA GROSSA
49 50

9.2) Recozimento
b) Recozimento aps Trabalho Frio - Consiste no aquecimento da pea at temperaturas na faixa de 600C a 700C, permanncia nesta temperatura durante um certo tempo, seguido de resfriamento ao ar. - Este tipo de tratamento aplicado a peas encruadas visando remover o encruamento e aumentar a ductilidade.

9.2) Recozimento
c) Recozimento Globular ou Esferoidizao - Consiste no aquecimento do ao at uma temperatura na faixa de 700C a 750C por longos tempos (12 a 15 horas), seguido de resfriamento lento. - Este tratamento aplicado a aos de alto carbono, com o objetivo de obter-se uma microestrutura com a cementita em forma de glbulos, ao invs de lamelas como na perlita. - O recozimento globular melhora a usinabilidade dos aos.
52

51

9.3) Normalizao
Consiste no aquecimento da pea at uma temperatura de austenizao completa (cerca de 50C acima da linha A3-Acm do diagrama de fase). Manuteno da pea nesta temperatura durante um determinado tempo, seguido de resfriamento ao ar.

53

Ac m

A3
54

9.3) Normalizao
A normalizao dos aos utilizada para refinar e homogeneizar a microestrutura aps qualquer processo de fuso, forjamento, estampagem a quente e soldagem. Este tratamento tambm elimina as microestruturas produzidas por outros tratamentos trmicos, sendo utilizada para preparar o material para o beneficiamento.

9.3) Normalizao
A microestrutura obtida com o tratamento trmico de normalizao constituda de perlita fina, isto , lamelas de ferrita e cementita muito prximas umas das outras.
PERLITA FINA
55 56

9.3) Normalizao

9.4) Beneficiamento
Consiste em submeter o ao a um tratamento trmico de tmpera seguido de um revenido, com o objetivo de proporcionar elevada resistncia mecnica e dureza, aliada a uma boa tenacidade. Normalmente este tipo de tratamento aplicado a peas com teor de carbono superior a 0,25%.

MICROESTRUTURA INICIAL MICROESTRUTURA FINAL

57

58

9.4) Beneficiamento
Tmpera - Consiste em aquecer o ao at uma temperatura na regio de austenitizao completa (normalmente at 50C acima A1 para aos hipereutetides), permanncia nesta temperatura durante um determinado tempo, seguido de resfriamento rpido em gua, leo ou ar.

9.4) Beneficiamento
Tmpera - O tempo de permanncia na temperatura de aquecimento depende das dimenses da pea a ser tratada. - Aps a tmpera, a microestrutura obtida a martensita, que um constituinte muito frgil. - Desta forma a pea temperada deve obrigatoriamente sofrer um revenimento.

59

60

10

9.4) Beneficiamento
Revenido - Este tratamento consiste em aquecer a pea lentamente at uma temperatura inferior a 700C, permanncia nesta temperatura durante um determinado tempo, seguido de resfriamento ao ar ou em leo. - O revenido feito logo aps o tratamento trmico de tmpera com o objetivo de aliviar as tenses internas e diminuir a fragilidade das peas que possuem estrutura martenstica (peas temperadas).
61

9.4) Beneficiamento

62

9.4) Beneficiamento

10) Bibliografia
[1] ALCNTARA, N. G. , Tecnologia da Soldagem, 1 ed., So Carlos, SP: Universidade Federal de So Carlos, 1988. [2] CALLISTER, W. D., Materials Science and Engineering an Introduction, 4 ed., USA: John Wiley & Sons, Inc., 1997. [3] VAN VLACK, L. H., Princpios de Cincia dos Materiais, 8 ed., So Paulo, SP: Edgard Blcher, 1988. [4] COLPAERT, H., Metalografia dos Produtos Siderugicos Comuns , 8.ed., So Paulo, SP: Edgard Blcher, 1988. [5] BRANDI, S. D. , Soldagem Processos e Metalurgia, 1ed., So Paulo, SP: Edgard Blucher, 1992. [6] MACHADO, I. G., Soldagem e Tcnicas Conexas - Processos, 1 ed., Porto Alegre, RS: Editado pelo autor, 1996.
63 64

MARTENSITA

MARTENSITA REVENIDA

11