Você está na página 1de 18

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA

FUNDIO

Disciplina: Processos Mecnicos e Metalrgicos de Fabricao Professor: MSc. Vincius Torres Lima

Rio Verde 2007.

CAPTULO 1 1. 1.1. Fundio Conceito.

o processo de fabricao de peas metlicas que consiste essencialmente em encher com metal lquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada. 1.2. Vantagens a) b) As peas fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples at as bem complicadas, com formatos impossveis de serem obtidos por outros processos; As peas fundidas podem apresentar dimenses limitadas somente pelas restries das instalaes onde so produzidas. Isso quer dizer que possvel produzir peas de poucos gramas de peso e com espessura de parede de apenas alguns milmetros ou pesando muitas toneladas; A fundio permite um alto grau de automatizao e, com isso a produo rpida e em srie de grandes quantidades de peas; As peas fundidas podem ser produzidas dentro de padres variados de acabamentos (mais liso ou mais spero) e tolerncia dimensional (entre 0,2mm e 6mm) em funo do processo de fundio usado. Por causa disso, h uma grande economia em operaes de usinagem; A pea fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a obteno de paredes com espessuras quase ilimitadas.

c) d)

e)

1.3.

Etapas da Fabricao de Peas Metlicas por Fundio Confeco do modelo. Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da pea a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construo do molde e suas dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica e at isopor; Confeco do molde. O molde o dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida; Confeco dos machos. Macho um dispositivo, feito tambm de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido; Fuso. Etapa em que acontece a fuso do metal; Vazamento. o enchimento do molde com o metal lquido; Desmoldagem. Aps determinado perodo de tempo em que a pea se solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de pea, do tipo de molde e do metal (ou liga metlica), ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos; Rebarbao. A rebarbao a retirada dos canais de alimentao, massalotes e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge temperaturas prximas do ambiente; Limpeza. A limpeza necessria porque a pea apresenta uma srie de incrustaes de areia usada na confeco do molde. Geralmente ela feita por meio de jatos abrasivos. Alguns Defeitos dos Produtos Fundidos Incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Isso causa problemas de usinagem: os gros de areia so abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Alm disso, causam defeitos na superfcie da pea usinada; Defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas duras indesejveis no material. Isso tambm causa desgaste da ferramenta de usinagem; Rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificao, causado por projeto de massalote mal feito; Porosidade que se origina quando os gases que existem dentro do metal lquido no so eliminados durante o processo de vazamento e solidificao. Isso causa fragilidade e defeitos superficiais na pea usinada.

1.4.

2.

Desenho das peas a serem fundidas.

Ao se projetar uma pea para ser fundida, devem ser levados em conta os fenmenos que ocorrem na solidificao do metal lquido no interior do molde, evitando assim os defeitos oriundos do processo. Os fatores observados pelos tcnicos dizem respeito estrutura do metal (estrutura em forma de cristais), que aparece assim que o mesmo comea a se solidificar. As tenses provenientes do resfriamento e a espessura das paredes da pea, quando no devidamente considerados, podem resultar num produto no conforme. preciso dimensionar de maneira proporcional todas sees da pea, de modo a ocorrer uma variao suave e gradual das espessuras, eliminando-se cantos vivos e mudanas bruscas de direo. As figuras seguintes exemplificam como devem ocorrer as mudanas de direo, de modo a no causarem falhas nas peas fundidas.

Paredes muito finas no so preenchidas totalmente pelo metal lquido, e em certas ligas (como o ferro fundido), o resfriamento rpido proporcionado por paredes finas pode resultar em pontos mais duros. A tabela seguinte apresenta algumas recomendaes a respeito das sees mnimas para peas fundidas:

Com relao aos machos, a tabela seguinte serve como referncia para as dimenses mnimas dos orifcios (furos). s vezes, estes devem ser preferivelmente executados depois da pea pronta, ou quando sua localizao muito precisa em relao a outras superfcies da pea.

3.

Trincas decorrentes de contrao

Os metais, ao solidificarem, sofrem determinadas variaes dimensionais. Na realidade, do estado lquido ao estado slido, trs contraes podem ser verificadas: Contrao lquida: correspondente ao abaixamento da temperatura at o incio da solidificao. Contrao de solidificao: correspondente variao de volume que ocorre durante a mudana do estado lquido para o slido. Contrao slida: correspondente a variao de volume que ocorre j no estado slido, desde a temperatura do fim da solidificao at a temperatura ambiente.

A contrao expressa em porcentagem de volume. No caso da contrao slida, a mesma expressa linearmente, para facilitar o projeto e conferncia dos modelos. A contrao slida tambm pode variar de acordo com a liga considerada. No caso dos aos fundidos, a contrao linear devido variao de volume est entre 2,18% (aos de alto teor de carbono) e 2,47% (aos de baixo teor de carbono). No caso dos ferros fundidos, a contrao slida linear pode variar de 1 a 1,5% (ferro fundido cinzento comum) e de 1,3 a 1,5% (ferro fundido nodular). Para o nquel e as ligas de cobre-nquel, os valores de contrao linear podem atingir valores entre 8 e 9%. A contrao d origem a uma heterogeneidade conhecida por vazio ou rechupe, ilustrada na figura abaixo. Inicialmente temos as seguintes fases:

a) b) c) d)

O metal est inteiramente no estado lquido. A solidificao tem incio a partir da periferia, onde a temperatura mais baixa, e caminha em direo ao centro. Parte da figura corresponde ao fim da solidificao. Parte da figura corresponde contrao slida.

A diferena entre os volumes no estado lquido e no estado slido final a verdadeira causa do vazio ou rechupe (partes vistas em C e D da figura). A parte D d a entender tambm que a contrao slida ocasionou uma diminuio geral das dimenses da pea solidificada. Estes vazios podem eventualmente estar localizados na parte interior da pea ou prximos superfcie, sendo invisveis externamente. Tal problema pode ser eliminado mediante recursos adequados. No caso da fundio de um lingote, o artifcio adotado colocar sobre o topo da lingoteira uma pea postia feita de material refratrio, denominada cabea quente ou massalote. A funo desta pea reter o calor por um perodo maior de tempo (onde o massalote corresponde seo da pea que solidifica por ltimo) e deixar que nele aparea a concentrao dos vazios. Tambm pode ser utilizado um alimentador (canal), que serve como entrada para o metal lquido. Assim, as sees mais grossas alimentam as partes menos espessas, e o alimentador fica convenientemente suprido de excesso de metal, concentrando-se nele os vazios tambm. Tanto o massalote quanto os canais de alimentao so posteriormente cortados da pea, quando desmoldada, limpa e rebarbada.

Alm desta anomalia, a contrao verificada na solidificao pode ocasionar o aparecimento de trincas e o aparecimento de tenses residuais. As tenses residuais podem ser controladas por um adequado projeto da pea, e podem ser aliviadas por um tratamento trmico conhecido por TTAT (tratamento trmico e alvio de tenses). 4. Concentrao de impurezas

Algumas ligas metlicas contm impurezas normais, que se comportam de modo diferente, conforme a liga esteja no estado lquido ou no estado slido. O caso mais geral o das ligas de ferro-carbono, que contm impurezas como o fsforo, o enxofre, o mangans, o silcio e o prprio carbono. Quando estas ligas esto no estado lquido, as impurezas esto totalmente dissolvidas no banho metlico, formando um concentrado homogneo. Ao solidificar, algumas destas impurezas so menos solveis no estado slido (como o caso do fsforo e do enxofre), e estes elementos vo acompanhando o metal lquido remanescente, indo acumular-se na ltima parte slida formada. A esta concentrao de impurezas damos o nome de segregao. A segregao pode ocorrer tambm em peas laminadas e forjadas. Seu grande inconveniente que o material acaba apresentando composio qumica no uniforme, dependendo da seo considerada, e conseqentemente, propriedades mecnicas diferentes. Como as zonas segregadas localizam-se no interior das peas (onde as tenses so mais baixas), sua ocorrncia pode ocasionar estruturas frgeis, devendo-se a todo custo, evitar que tais concentraes ocorram. Para isto, necessrio um controle rigoroso da composio qumica das ligas e um controle da velocidade de resfriamento. 5. Desprendimento de gases

Este fenmeno ocorre principalmente no caso das ligas de ferro carbono. O oxignio dissolvido no ferro tende a combinar com o carbono presente nesta liga, formando os gases CO e CO2, que escapam facilmente atmosfera, enquanto a liga estiver no estado lquido. medida que a viscosidade da massa lquida vai diminuindo, e devido queda de temperatura, fica mais difcil a fuga destes gases, os quais acabam ficando retidos nas proximidades da superfcie das peas, sob a forma de bolhas. Em aos de baixo teor de carbono (na forma de lingotes a serem forjados ou laminados), tais bolhas no so prejudiciais, pois nas temperaturas de conformao mecnica (principalmente para fabricao de chapas), suas paredes sero comprimidas e soldadas. J nos aos de alto teor de carbono, as bolhas devem 4

ser evitadas. Para isto, adiciona-se ao metal lquido substncias conhecidas como desoxidantes (ligas de ferrosilcio e ferromangans), ou alumnio. Outros gases (hidrognio e nitrognio) que tambm podem ser liberados na solidificao dos aos, normalmente ficam dissolvidos no metal lquido, no acarretando demais problemas. 6. Conicidade ou ngulo de sada do modelo

Para que o modelo no fique retido na areia de moldagem, necessrio que exista uma inclinao aproximada de 3 em suas paredes, caso contrrio, pode haver quebras de partes do molde quando o mesmo for expulso. Do mesmo modo, se o modelo possuir rebaixos que no tenham sido projetados adequadamente, estes pontos serviro como reteno do modelo na areia. Nestes casos se faz necessrio o uso de caixas de macho apropriadas. Veja as figuras.

7.

Sobremetal

Para usinagem posterior, o modelo deve apresentar sobremetal quando necessrio. A tabela seguinte apresenta as recomendaes de margens de usinagem para diversas ligas, em funo das dimenses das peas. Obs: estes valores so apenas ilustrativos, podendo variar conforme o padro industrial adotado.

8.

Adequada localizao dos machos

O macho, no processo de moldagem, tem a funo de formar uma seo cheia onde o metal no dever penetrar, de modo que depois de fundida, a pea apresente um vazio naquele ponto. A localizao dos machos dada em funo do tipo e da forma como a pea vai ser produzida (moldagem manual, moldagem em placas, moldagem mecnica). A figura seguinte ilustra um exemplo simples de uma pea j acabada e o papel do macho antes de sua fundio.

9.

Colocao de canais de vazamento

A figura seguinte mostra a disposio dos canais antes mencionados e a nomenclatura utilizada. Observe que ocorre uma regio de estrangulamento no final do canal de descida. Ela tem a funo de diminuir a presso do metal lquido quando este penetrar dentro do molde, permitindo um enchimento mais homogneo.

Agora que voc j possui noes de como feito o projeto de um modelo, voc ir conhecer um pouco mais sobre algumas particularidades dos processos de fundio. 10. 10.1. Processos de Fundio Fundio em Moldes de Areia Verde

A preparao do molde, neste caso, consiste em compactar mecnica ou manualmente uma mistura refratria plstica chamada areia de fundio, sobre um modelo montado em uma caixa de moldar. A areia usada neste processo de fundio tem este nome Areia Verde somente porque a mistura com a qual o molde feito mantm sua umidade original, quer dizer, no passa por um processo de secagem. A matria-prima composta basicamente por um agregado granular refratrio chamado de areia-base que pode ser slica, cromita ou zirconita, mais argila (como aglomerante) e gua. Aps a utilizao, praticamente toda areia (98%) pode ser reutilizada.

10.1.1. Etapas do Processo de Preparao do Molde I. A caixa de moldar colocada sobre uma placa de madeira ou no cho. O modelo, coberto com talco ou grafite para evitar a aderncia da areia, ento colocado no fundo da caixa. A areia compactada sobre o modelo manualmente ou com o auxlio de marteletes pneumticos;

II.

Essa caixa, chamada de caixa-fundo, virada de modo que o molde fique para cima;

III.

Outra caixa de moldar, chamada caixa-tampa, ento posta sobre a primeira caixa. Em seu interior so colocados o massalote e o canal de descida. Enche-se a caixa com areia que socada at que a caixa fique completamente cheia;

IV.

O canal de descida e o massalote so retirados e as caixas so separadas;

V.

Abre-se o copo de vazamento na caixa tampa;

VI.

Abre-se o canal de distribuio e canal de entrada na caixa fundo e retira-se o modelo;

VII.

Coloca-se a caixa de cima sobre a caixa de baixo. Para prender uma na outra, usam-se presilhas ou grampos.

Depois disso, o metal vazado e aps a solidificao e o resfriamento, a pea desmoldada, com o canal e o massalote retirados. Obtm-se assim, a pea fundida, que depois limpa e rebarbada. Para que um produto fundido tenha a qualidade que se espera dele, os moldes devem apresentar as seguintes caractersticas essenciais: a) Resistncia suficiente para suportar a presso do metal lquido; b) Resistncia ao erosiva do metal que escoa rapidamente durante o vazamento; c) Mnima gerao de gs durante o processo de vazamento e solidificao, a fim de impedir a contaminao do metal e o rompimento do molde; d) Permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante o vazamento do metal; e) Refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fuso dos metais e que facilite a desmoldagem da pea; f) Possibilidade de contrao da pea, que acontece durante a solidificao. 10.2. Fundio Usando o Mtodo Shell Molding

O uso de resinas foi um grande aperfeioamento na utilizao de areia para a produo de moldes de fundio. A areia no precisa mais ser compactada porque o aglomerante, que como uma espcie de cola, tem a funo de manter juntos os gros de areia. E isso feito de dois modos: a quente e a fria. O processo Shell Molding (Moldagem de Casca) realizado da seguinte maneira: I. Os modelos, feitos de metal para resistir ao calor e ao desgaste, so fixados em placas, juntamente com os sistemas de canais e os alimentadores;

II.

A placa presa na mquina e aquecida por meio de bicos de gs at atingir a temperatura de trabalho (entre 200 e 250oC);

III. A placa ento girada contra um reservatrio contendo uma mistura de areia/resina de modo que o modelo fique envolto por essa mistura;

IV. O calor funde a resina que envolve os gros de areia e essa mistura, aps algum tempo ( 15 segundos), forma uma casca (Shell) com a espessura necessria (entre 10 e 15mm) sobre o modelo;

V. A cura da casca, ou seja, o endurecimento da resina se completa quando a placa colocada em uma estufa em temperaturas entre 350 e 450oC;

10

VI.

Aps 2 ou 3 minutos, a casca extrada do modelo por meio de pinos extratores.

Por causa da caracterstica do processo, a casca corresponde a uma metade do molde. Para obter o molde inteiro, necessrio colar duas metades. Esse processo de moldagem permite que os moldes e machos sejam estocados para uso posterior. Alm disso, ele fornece um bom acabamento para a superfcie da pea, alta estabilidade dimensional para o molde, possibilidade de trabalhar com tolerncias mais estreitas, facilidade de liberao de gases durante a solidificao. totalmente mecanizado e automatizado e adequado para peas pequenas e de formatos complexos. A fundio das peas feita por gravidade. A maior desvantagem deste processo o custo mais elevado em relao moldagem em areia verde. Outra maneira de se obter o endurecimento ou cura da resina sem a utilizao do calor, o processo de cura a frio no qual a resina empregada se encontra em estado lquido. Para que a reao qumica seja desencadeada adiciona-se um catalisador a mistura de resina com areia limpa e seca. Essa mistura feita, por meio de equipamentos, na hora da moldagem e deve ser empregada imediatamente porque a reao qumica de cura comea a se desenvolver assim que a mistura est pronta. O processo o seguinte: a) b) c) d) e) Os modelos, que podem ser feitos de madeira, so fixados em caixas; A mistura areia/resina/catalisador feita e continuamente despejada e socada dentro da caixa, de modo garantir sua compactao; A reao de cura inicia-se imediatamente aps a moldagem e se completa algumas horas depois; O modelo retirado girando-se a caixa 180o; O molde ento pintado com tintas especiais para fundio. Estas tm duas funes: aumentar a resistncia do molde s tenses geradas pela ao do metal lquido, e dar um melhor acabamento para a superfcie da pea fundida; O molde aquecido com maarico ou levado para um estufa para secagem da tinta.

f)

Com esse processo, os fundidores obtm moldes mais rgidos para serem usados na produo de peas grandes e de formatos complicados com bom acabamento de superfcie. O vazamento do metal feito por gravidade. A cura a frio um processo de moldagem mais caro quando comparado aos outros processos que usam areia. Alm disso, os catalisadores so compostos de substncias cidas e corrosivas, que exigem muito cuidado na manipulao porque so muito txicas. 10.3. Fundio de Preciso

Quando se quer produzir um produto fundido com peso mximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento de superfcie e tolerncias mais estreitas em suas medidas, ou seja, um produto com caractersticas aliadas qualidade do produto usinado, ser necessrio usar o processo de fundio de preciso. Por esse processo, pode-se fundir ligas de alumnio, de nquel, de magnsio, de cobre, de cobreberlio, de bronze-silcio, lato ao silcio, ligas resistentes ao calor, alm do ao e do ao inoxidvel para a produo de peas estruturais para a indstria aeronutica, para motores de avio, equipamentos aeroespaciais, de processamento de dados, turbina a gs, mquinas operatrizes, equipamentos mdicos, odontolgicos, pticos, etc. A fundio de preciso se diferencia dos outros processos exatamente na confeco dos modelos e dos moldes. Enquanto nos processos por fundio em areia, o modelo reaproveitado e o molde destrudo aps a produo da pea, na fundio de preciso tanto o modelo quanto o molde so destrudos aps a produo da pea. Neste caso, os modelos para a confeco dos moldes so produzidos em cera a partir de uma matriz metlica formada por uma cavidade com formato e dimenses da pea desejada. A cera um material que derrete com o calor. E no estado lquido que ela injetada dentro da matriz para formar os modelos. O molde produzido a partir de uma pasta ou lama refratria feita com slica ou zirconita, na forma de areia muito fina, misturada com um aglomerante feito com gua, silicato de sdio e/ou silicato de etila. Essa lama endurece em contato com o ar e nela que o modelo de cera ou plstico mergulhado. Quando a lama endurece em voltado modelo forma-se um molde rgido. Aps o endurecimento da pasta refratria, o molde aquecido, o modelo derretido, e destrudo. Essa casca endurecida o molde propriamente dito e nele que o metal lquido vazado. Assim que a pea se solidifica, o modelo inutilizado. Por causa das caractersticas deste processo, ele tambm pode ser chamado de fundio por moldagem em cera perdida. Resumindo, a fundio por moldagem em cera perdida apresenta as seguintes etapas: I. A cera fundida injetada na matriz para a produo do modelo e dos canais de vazamento; 11

II.

Os modelos de cera endurecidos so montados no canal de alimentao ou vazamento;

III.

O conjunto mergulhado na lama refratria;

IV.

O material do molde endurece e os modelos so derretidos e escoam;

12

V.

O molde aquecido preenchido com metal lquido por gravidade, centrifugao ou a vcuo;

VI.

Depois que a pea se solidifica, o material do molde quebrado para que as peas sejam retiradas;

VI.

As peas so rebarbadas e limpas;

As principais vantagens do mtodo de fundio de preciso so: Possibilidade de produo em massa de peas de formatos complicados, difceis ou impossveis de se produzir por processos convencionais de fundio ou mesmo por usinagem; Possibilidade de reproduo de detalhes precisos de construo, cantos vivos, paredes finas, etc; Possibilidade de obteno de maior preciso dimensional e superfcies com melhor acabamento; Devido ao bom acabamento e preciso dimensional das peas produzidas por esse processo, no h necessidade de preocupao com a utilizao de ligas de fcil usinagem; Possibilidade de utilizao de praticamente qualquer metal ou liga; Possibilidade de controle rigoroso da estrutura do material fundido de modo a garantir o controle preciso das propriedades mecnicas da pea produzida. 13

As principais desvantagens do mtodo de fundio de preciso so: 10.4. As dimenses e o peso das peas so limitados (cerca de 5 kg), devido ao custo elevado e capacidade dos equipamentos disponveis; O custo se eleva medida que o tamanho da pea aumenta; Para peas maiores (entre 5 e 25 kg), o investimento inicial muito elevado.

Moldes Permanentes

Dependendo do trabalho que se quer realizar, da quantidade de peas a serem fundidas e, principalmente, do tipo de liga metlica que ser fundida, o fabricante tem que fundir suas peas em outro tipo de molde: os moldes permanentes, que dispensam o uso da areia e das misturas para sua confeco. Os processos de fundio por molde permanente usam moldes metlicos para a produo das peas fundidas. Por esses processos realiza-se a fundio por gravidade ou presso. Usar um molde permanente significa que no necessrio produzir um novo molde a cada pea que se vai fundir. A vida til de um molde metlico permite a fundio de at 100 mil peas. Um nmero to impressionante deveria possibilitar a extenso de seu uso a todos os processos de fundio. S que no bem assim. A utilizao dos moldes metlicos est restrita aos metais com temperatura de fuso mais baixas do que o ferro e o ao. Esses metais so representados pelas ligas com chumbo, zinco, alumnio, magnsio, certos bronzes e, excepcionalmente, o ferro fundido. O motivo dessa restrio que as altas temperaturas necessrias fuso do ao, por exemplo, danificariam os moldes de metal. Os moldes permanentes so feitos de ao ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e s repetidas mudanas de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho, chumbo e zinco. Os produtos tpicos da fundio em moldes permanentes so: bases de mquinas, blocos de cilindros de compressores, cabeotes, bielas, pistes e cabeotes de cilindros de motores de automveis, coletores de admisso. Esses produtos, se comparados com peas fundidas em moldes de areia, apresentam maior uniformidade, melhor acabamento de superfcie, tolerncias dimensionais mais estreitas e melhores propriedades mecnicas. Por outro lado, alm de seu emprego estar limitado a peas de tamanho pequeno e produo em grandes quantidades, os moldes permanentes nem sempre se adaptam a todas as ligas metlicas e so mais usados para a fabricao de peas de formatos mais simples, porque uma pea de formas complicadas dificulta no s o projeto do molde, mas tambm a extrao da pea aps o processo de fundio. Para fundir peas em moldes metlicos permanentes, pode-se vazar o metal por gravidade. Nesse caso, o molde consiste em duas ou mais partes unidas por meio de grampos para receber o metal lquido. Isso pode ser feito manualmente.

A montagem dos moldes tambm pode ser feita por meio de dispositivos mecnicos movidos por conjuntos hidrulicos, que comandam o ciclo de abertura e fechamento dos moldes.

14

Tanto os moldes quanto os machos so cobertos com uma pasta adesiva rala feita de material refratrio cuja funo, alm de proteger os moldes, impedir que as peas grudem neles, facilitando a desmoldagem. A fundio com moldes metlicos tambm feita sob presso. Nesse caso o molde chama-se matriz. 10.5. Fundio sob Presso

Consiste em forar o metal lquido a penetrar na cavidade do molde, chamado de matriz. A matriz, de ao-ferramenta tratado termicamente, geralmente construda em duas partes hermeticamente fechadas no momento do vazamento do metal lquido. O metal bombeado na cavidade da matriz sob presso suficiente para o preenchimento total de todos os seus espaos e cavidades. A presso mantida at que o metal se solidifique. Ento, a matriz aberta e a pea ejetada por meio de pinos acionados hidraulicamente.

Muitas matrizes so refrigeradas a gua. Isso importante para evitar superaquecimento da matriz, a fim de aumentar sua vida til e evitar defeitos nas peas. Para realizar sua funo, as matrizes tm que ter resistncia suficiente para agentar o desgaste imposto pela fundio sob presso, e so capazes de suportar entre 50 mil e 1 milho de injees. 10.5.1. Mquinas de Fundio sob Presso A fundio sob presso automatizada e realizada em dois tipos de mquina: Mquina de cmara quente; Mquina de cmara fria.

Em princpio, o processo de fundio sob presso realizado na mquina de cmara quente utiliza um equipamento no qual existe um recipiente aquecido onde o metal lquido est depositado. No seu interior est um pisto hidrulico que, ao descer, fora o metal lquido a entrar em um canal que leva diretamente matriz. 15

A presso exercida pelo pisto faz com que todas as cavidades da matriz sejam preenchidas, formando-se assim a pea. Aps a solidificao do metal, o pisto retorna sua posio inicial, mais metal lquido entra na cmara, por meio de um orifcio, e o processo se reinicia. Uma representao esquemtica desse equipamento mostrada abaixo.

Essa mquina dotada de duas mesas: uma fixa e outra mvel. Na mesa fixa ficam uma das metades da matriz e o sistema de injeo do metal. Na mesa mvel localizam-se a outra metade da matriz, o sistema de extrao da pea e o sistema de abertura, fechamento e travamento da mquina. Ela usada quando o metal lquido se funde a uma temperatura que no corri o material do cilindro e do pisto de injeo, de modo que ambos possam ficar em contato direto com o banho de metal. Se a liga se funde a uma temperatura mais alta, o que prejudicaria o sistema de bombeamento (cilindro e pisto), usa-se a mquina de fundio sob presso de cmara fria, empregada principalmente para fundir ligas de alumnio, magnsio e cobre. O princpio de funcionamento desse equipamento o mesmo. A diferena que o forno que contm o metal lquido uma unidade independente, de modo que o sistema de injeo no fica dentro do banho de metal. Veja representao esquemtica abaixo.

10.5.2. Vantagens e Desvantagens da Fundio sob Presso Como todo o processo de fabricao, a fundio sob presso tem uma srie de vantagens e desvantagens. As vantagens so: Peas de ligas como a de alumnio, fundidas sob presso, apresentam maiores resistncias do que as fundidas em areia; Peas fundidas sob presso podem receber tratamento de superfcie com um mnimo de preparo prvio da superfcie; Possibilidade de produo de peas com formas mais complexas; Possibilidade de produo de peas com paredes mais finas e tolerncias dimensionais mais estreitas; Alta capacidade de produo; Alta durabilidade das matrizes.

As desvantagens so: Limitaes no emprego do processo: ele usado para ligas no-ferrosas, com poucas excees; Limitao no peso das peas (raramente superiores a 5kg.); 16

Reteno de ar no interior das matrizes, originando peas incompletas e porosidade na pea fundida; Alto custo do equipamento e dos acessrios, o que limita seu emprego a grandes volumes de produo.

A indstria automobilstica utiliza uma grande quantidade de peas fundidas sob presso: tampas de vlvulas, fechaduras, carcaas de motor de arranque, maanetas, caixas de cmbio. O mesmo acontece com a indstria aeronutica, que usa peas fundidas principalmente de ligas de alumnio e magnsio. Essa variedade de produtos indica a importncia desse processo de fabricao dentro do setor de indstria metal-mecnica.

17