Você está na página 1de 53

MINISTRIO DA EDUCAO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais Telefax: 55 - 31 - 3559.

.1561 E-mail: demet@em.ufop.br

FUNDAMENTOS de METALURGIA da SOLDAGEM

SOLDAGEM DE AOS

Prof. Luiz Cludio Cndido candido@em.ufop.br

SOLDAGEM DE AOS INOXIDVEIS

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Austenticos


tima soldabilidade
Solidificao da poa de fuso Modos de solidificao Resfriamento rpido Reteno de ferrita delta Caractersticas da Zona Fundida Predominantemente austentica Comparvel do metal base No sensvel ao trincamento pelo hidrognio Deve ser controlado o teor de ferrita delta

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Austenticos


Corroso Intergranular

(a)

(b)

Representao esquemtica da precipitao de carbonetos de cromo em contornos de gro (a,b).

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Austenticos


Corroso Intergranular

Microestrutura do metal de base de um ao AISI 304 sensitizada resultante do tratamento trmico 675oC, durante 15 minutos, resfriamento ao ar, revelada pelo ataque ao cido oxlico a 10% (peso); aumento de 400X .

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Austenticos


Corroso Sob Tenso

Trs condies simultneas requeridas para ocorrer CST, alm do tempo.

Trinca por CST na ZTA - Ao AISI 304/cloretos.

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Austenticos


Trincas a Quente

Trinca de solidificao em ao inoxidvel austentico AISI 304; soldagem por resistncia (costura).

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Austenticos


Trincas a Quente - Solues:

Ferrita delta em zona fundida (TIG) e ZTA (MIG).

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Ferrticos


Boa soldabilidade

Diagrama de fases Fe-Cr.

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Ferrticos


Crescimento de gro

Diagrama de ciclo trmico de soldagem.

Crescimento de gro na ZTA de um ao 409S.

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Ferrticos


Energia de soldagem

Baixa energia de soldagem

Alta energia de soldagem

Efeito da estabilizao e da energia de soldagem no tamanho de gro.

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Ferrticos


Deslocamento do campo

(a)

(b)

Deslocamento da linha de contorno (+)/ no sistema Fe-Cr com o aumento das adies de carbono (a) ou nitrognio (b).

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Ferrticos


Transformao martenstica

Soldagem autgena dissimilar: aos 430A / 304A.

Formao de martensita na ZF.

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Ferrticos


Estabilizao dos aos inoxidveis
Formao de precipitados estveis TiN (no lquido) (Nb,Ti) C Melhoria da resistncia corroso intergranular

Estabilizao da ferrita Ausncia de martensita

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Martensticos

Boa soldabilidade Comportamento metalrgico similar ao dos aos carbono temperveis Teor de carbono - determina necessidade e parmetros dos tratamento de pr e ps aquecimento Solidificao da poa de fuso - poa de fuso se solidifica na forma de ferrita que; com o resfriamento transforma-se em austenita e depois em martensita Caractersticas da ZTA - devido sua elevada temperabilidade a regio da ZTA se transforma em martensita no resfriamento

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Martensticos


Trinca a frio induzida pelo hidrognio Presena de hidrognio (T < Mf); Pr aquecimento de 200 a 250oC; Energia de soldagem elevada / TTAS (difuso do hidrognio).

As principais medidas tomadas para evitar o trincamento a frio induzido pelo hidrognio so: Minimizar o teor de hidrognio na solda pela utilizao de processo de baixo hidrognio e de outras medidas que evitem a presena de umidade e de substncias orgnicas na junta a ser soldada; Pr-aquecimento da junta e o controle de temperatura entre passes considerada a melhor maneira de se evitar o trincamento. Isto deve-se relaxao de tenses de contrao e maior difuso de hidrognio para fora da junta, enquanto a regio da solda est acima da temperatura ambiente. Tratamento trmico ps-soldagem contribui para a difuso do hidrognio, mas existe o limitante de campo e geometria da pea para sua execuo. Utilizao de metal de adio austentico, para obteno de uma zona fundida macia e dctil na temperatura ambiente. Alm disto, soma-se o fato da menor difusividade do hidrognio na austenita.

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Martensticos


Tratamento Trmico Pr-Soldagem
Pr aquecimento da ordem do Mi (350 - 400oC) Diminuir velocidade de resfriamento (martensita)

Reduzir nvel de tenses residuais Reduo do teor de hidrognio dissolvido


O fator principal, entretanto, para determinar a necessidade e os parmetros dos tratamentos trmicos de pr e ps aquecimento o teor de carbono.

Carbono (%) < 0,10 0,10 a 0,20 0,21 a 0,50 > 0,50

Temp. Pr-Aquec.(C) 15 (mnima) 205 - 260 260 - 315 260 - 315

E. S. normal normal normal elevada

T.T. Ps Solda opcional resfriar lentamente trat. necessrio trat. necessrio

E.S. energia de soldagem

Soldabilidade dos Aos Inoxidveis Martensticos


Tratamento Trmico Ps-Soldagem
Revenimento entre 600 a 850oC, por algumas horas Recozimento pleno da solda para obteno de estrutura completamente ferrtica

Temperaturas de tratamento trmico para aos inoxidveis martensticos.

Tipo 410, 420 440A, 440B, 440C 498

Faixa de temperaturas para revenimento (C) 650 - 760 620 - 650 620 650

Faixa de temperaturas para recozimento (C) 830 - 890 845 - 900 845 - 900

Soldabilidade de Aos Inoxidveis


Metais de adio
Utilizao de diagramas constitucionais Aos inoxidveis austenticos - Metal de adio similar Aos inoxidveis ferrticos - Metal de adio dissimilar ou similar Aos inoxidveis martensticos - Metal de adio dissimilar ou similar Arames com composio qumica mais rica que o metal base - Reduzir a perda de elementos durante a soldagem

Soldabilidade de Aos Inoxidveis


Gases de proteo
As principais finalidades dos gases de proteo de soldagem so: proteger a poa de fuso e o eletrodo, no caso da soldagem TIG do meio ambiente; auxiliar na transferncia metlica (atravs de seu potencial de ionizao); promover a estabilidade do arco; controlar a composio qumica do metal de solda; controlar os aspectos operacionais, tais como: geometria do cordo e respingos).

MATERIAL AUSTENTICO

RESTRIES DE GASES
Todos os gases de proteo podem ser utilizados sem restrio (Ferrita <15%)

PROBLEMAS ***

FERRTICO

Os gases H2 e N2 so proibitivos. H2 - Trinca frio; J o CO2 deve ser evitado em N2 - Corroso intergranular; grandes quantidades CO2 - Aumento de C O gs H2 proibitivo H2 - Trinca frio

MARTENSTICO

Soldabilidade de Aos Inoxidveis


A escolha dos gases de proteo depende do processo de soldagem em questo, da produtividade requerida e do tipo de material a ser soldado. Geralmente, o gs de proteo do processo TIG o argnio ultra-puro (99,99995%).

Para o processo de soldagem MIG, passa-se a ter misturas de gases, tanto binrias quanto ternrias. As misturas mais utilizadas so: - Argnio/Oxignio (< 2%) - uso geral e ideal para soldagem pulsada e goticular; - Argnio/Dixido de Carbono (< 8%) - uso geral e ideal para curto-circuito. No deve ser usada em aos do tipo baixo carbono; - Argnio/Dixido de Carbono (< 5%)/Hlio (< 10%) - uso em soldagem robotizadas (alta velocidade); - Argnio/Dixido de Carbono (< 5%)/Nitrognio (< 2%) - timo acabamento; tima penetrao; aumento da resistncia mecnica e corroso; ideal para qualquer tipo de transferncia metlica.

Regies de descontinuidade em soldagem


Diagramas Constitucionais

Diagrama de Schaeffler

Regies de descontinuidade em soldagem


Diagramas Constitucionais
A utilizao dos diagramas constitucionais possibilita atravs de equacionamento matemtico prever as fases presentes na microestrutura de uma ao inoxidvel. Sua aplicao na soldagem bastante utilizada no sentido de prever a microestrutura da zona fundida, resultante do ciclo trmico gerado. O diagrama de Schaeffler foi o precursor dos diagramas na anlise do efeito dos elementos alfagnicos e gamagnicos nas juntas soldadas. Para isto, Schaeffler criou um equacionamento com valores para cromo equivalente (CrEq) e nquel equivalente (NiEq). A aplicao do diagrama de Schaeffler bem ampla, mas seu melhor desempenho para os aos inoxidveis ferrticos, tanto na anlise da microestrutura de juntas soldadas quanto para a determinao do metal de adio mais adequado. Por ser o primeiro diagrama a ser estabelecido, o diagrama de Schaeffler tem dois principais limitantes: - No inclui o efeito do nitrognio e nem do mangans no clculo de NiEq. - O mtodo utilizado para calcular o teor de ferrita pouco preciso. Sua medio de enorme valor na anlise de juntas soldadas de aos inoxidveis austenticos.

Regies de descontinuidade em soldagem


Diagramas Constitucionais

Diagrama de Schaeffler / Bystram

Regies de descontinuidade em soldagem

Diagramas Constitucionais
O diagrama Schaeffler/Bystram um diagrama bastante prtico e que pode ser mapeado em cinco regies:
Regio 1 - corresponde a uma microestrutura completamente ferrtica, susceptvel ao crescimento de gro. Este crescimento acentuada a partir da temperatura de dissoluo dos precipitados, prxima a 1100C. Regio 2 - corresponde a uma microestrutura martenstica, susceptvel trinca a frio induzida pelo hidrognio. Tem este nome devido as trincas aparecem em regies expostas temperaturas inferiores a 400C. Regio 3 - corresponde a uma microestrutura duplex, ou seja, ferrtica e austentica. Devido complexidade da mesma, possvel haver a formao de fases intermetlicas durante a soldagem e a queda de propriedades mecnicas. Regio 4 - corresponde a uma microestrutura austentica, susceptvel formao de trincas a quente, sejam elas, a trinca de solidificao e a trinca de liquao. Isto se deve principalmente formao de um filme lquido (de enxofre ou de fsforo) no cordo e solda. Regio central - regio livre de qualquer descontinuidade situada entre as outras regies. Permite a escolha do metal adio mais adequado durante o planejamento de uma soldagem de aos inoxidveis.

Defeitos em soldas de aos inoxidveis

Trincamento devido presena de incluso grosseira Ao 430A - Soldagem ERW MEV.

Defeitos em soldas de aos inoxidveis

Formato irregular do cordo e desalinhamento; ao 430; soldagem MIG.

Defeitos em soldas de aos inoxidveis

Trincamento da solda devido falta de fuso; ao 430; soldagem MIG.

O defeito falta de fuso encontrado no material deve-se uma condio no otimizada de parmetros de soldagem e geometria da junta soldada. Quanto aos parmetros de soldagem, o formato do cordo leva a suposio da soldagem ter sido realizada com uma baixa tenso. Para o caso da geometria, tem-se como influncia o fato do chanfro ter sido reto, ou seja de 90o, e a abertura entre as chapas ter sido muito elevada.

Defeitos em soldas de aos inoxidveis

(a)

(b)

Trincamento da solda devido falta de penetrao; ao 300; soldagem MIG.

Houve uma falta de penetrao que levou formao de um entalhe na raiz da solda e sua conseqente fragilizao. Esta falta de penetrao normalmente est relacionada com a quantidade de calor fornecida pea ter sido insuficiente para soldar todo o chanfro. Para o caso em questo, a menor corrente de soldagem foi a responsvel pela menor energia fornecida pea, conforme mostrado na Figura (a). A Figura (b) mostra que o aumento da corrente de soldagem levou obteno de um cordo de solda maior e completo ao longo da espessura, sanando o defeito encontrado anteriormente.

Defeitos em soldas de aos inoxidveis

Presena de linha de xido devido falha na proteo gasosa; ao 409A; soldagem ERW.

Foi verificado no microscpio tico que a ZTA de uma solda ERW apresenta um perfil heterogneo ao
longo da espessura, apresentando-se mais fina na parte superior e mais grossa na parte inferior. Isto deve-se uma distribuio de calor heterognea ao longo da espessura do tubo. Causas para este fato podem estar relacionadas quantidade de calor insuficiente, condio irregular da borda formando um chanfro em V e fazendo com que o calor ficasse direcionado na parte inferior do tubo. Alm destas causas, a mais provvel para explicar a presena de linha de xidos em juntas soldadas est na m condio de proteo gasosa durante a soldagem. Uma junta soldada realizada com um excesso de gs pode levar a um arraste (por turbilhonamento) de oxignio da atmosfera para a poa de fuso e, no caso contrrio, a vazo insuficiente leva a uma introduo de oxignio no sistema.

Defeitos em soldas de aos inoxidveis

Impregnao de corpo estranho / condio irregular do disco de soldagem; ao 304; soldagem por resistncia (costura).

Este trabalho teve a finalidade de avaliar a causa de um vazamento de gua que estava ocorrendo na lateral inferior da caixa dgua 2.000 litros em ao 304. A anlise no microscpio tico permitiu verificar que o furo apresentado pela caixa dgua foi obtido devido ao trincamento ocorrido na regio da solda, mais especificamente na lente, devido ao defeito comumente encontrado nos aos inoxidveis austenticos - trinca a quente. Em paralelo, a pior condio dos eletrodos levou impresso de marcas na superfcie da chapa e o efeito conjunto destes dois problemas levou ao aparecimento do buraco.

SOLDAGEM DE FERROS FUNDIDOS

SOLDAGEM DO ALUMNIO E SUAS LIGAS

Soldabilidade dos ferros fundidos


So ligas Fe-C (>2%) + Si, Mn,P,S, etc. + elementos de liga: Ni, Cr, Mo, etc.

Ponto de fuso mais baixo que de aos e devido sua grande fluidez, os FeFos so largamente utilizados em vrios tipos de peas e equipamentos.

Sua resistncia mecnica geralmente mais baixa, mas existem alguns FeFos com resistncia equivalente a de ao.

Soldabilidade
das mais baixas, pois: quando o FeFo rapidamente resfriado, partindo-se do seu estado de fuso, obtm-se o FeFo branco, que duro, frgil e suscetvel ruptura causada pelas altas tenses geradas durante o resfriamento. Os contedos de S e O2 mais elevados tambm favorecem a obteno do FeFo branco;

o C do FeFo e o O2 da atmosfera de solda formam o CO, que poder causar a formao de poros.

o FeFo frgil, devido a sua baixa ductilidade. Tenses residuais podem-se concentrar nos pontos de mudana de espessura, cantos, bordas, etc. e, conseqentemente, as trincas podem-se nuclear;

Se o FeFo for aquecido por longo tempo, a grafita pode se tornar grosseira; tambm, comum a presena de cavidades ou incluso de areia no FeFo. Dessa forma, o eletrodo poder, eventualmente, ser incompatvel com o MB, surgindo bolhas na soldagem.

Classificao dos FeFos.

Processos de soldagem de FeFos


A arco eltrico com eletrodo revestido soldagem sem pr-aquecimento (SPA) a frio; soldagem com baixa temperatura de PA; soldagem com alta temperatura de PA (MB aquecido at 500 ou 600oC). A gs A temperatura ambiente com bronze; com liga euttica. Com eletrodo de carvo A arco eltrico, com gs inerte Soldagem termite

Eletrodos para soldagem de FeFos


Leva-se em considerao o MB, o tipo de solda, o nvel de resistncia mecnica desejada e a eficincia da junta.

Especificaes: Norma JIS Z3252-1976 ou AWS A.5.15-1972.

Composio qumica de eletrodos revestidos para FeFo, segundo a Norma JIS Z 3252-1976 (AWS A.5.15-1972).

Caractersticas de eletrodos revestidos para FeFos.

a) Preparo das juntas: O formato da junta para a soldagem de FeFo deve prever um fundo arredondado.

Formato de junta recomendado para o reparo de trincas presentes em FeFo.

b) Pr-aquecimento do MB:

No processo de soldagem com baixa temperatura de pr-aquecimento, deve-se pr-aquecer o MB, para evitar o rpido resfriamento do metal em fuso, para diluir o MB de maneira adequada e para prevenir a nucleao de microtrincas.

A escolha das condies de pr-aquecimento dever ser efetuada em funo do formato da junta e do eletrodo especificado para a execuo da soldagem.

c) Procedimento de soldagem: Procedimentos especiais so necessrios na soldagem de FeFos, pois este material apresenta soldabilidade bem inferior a do ao comum. Por ex., no reparo de uma porosidade ou de uma incluso devido a areia, costuma-se utilizar uma seqncia de soldagem conhecida como seqncia em espiral:

Seqncia em espiral, para reparos, quando se utiliza preparao cnica rasa.

Evita-se aquecimento e nveis de distoro excessivos na zona de solda. Caso seja necessrio haver tecimento para execuo de passes, deve-se manipular rapidamente o eletrodo, de tal sorte que a largura do cordo no exceda 3 vezes o dimetro do eletrodo.

Seqncia de soldagem em reparos de juntas rasas (defeitos junto superfcie).

Seqncia de soldagem em reparos de juntas profundas

Com isso, atenua-se a ocorrncia de trincas na ZTA.

Tenses devidas contrao do metal depositado podem ser atenuadas por meio de martelamento (deve se aplicada logo aps a deposio do cordo).

Causas e meios para prevenir defeitos de soldagem em FeFos.

Soldabilidade do Al e suas ligas


Al e suas ligas Tipos: - Al puro (srie 1000); - Al-Cu (2000); - Al-Mn (3000); - Al-Si (4000); - Al-Mg (5000); - Al-Mg-Si (6000); - Al-Zn; Al-Zn-Mg (7000); - Al-Li (8000). 1) Al puro para uso industrial (comercial): pureza 99,099,9%
- boa resistncia corroso; - alta condutividade trmica e eltrica; - grande ductilidade; - soldabilidade e usinabilidade so bastantes satisfatrias, apesar de sua baixa resistncia mecnica.

ligas leves

2) Al - Cu Srie de ligas tratadas termicamente (endurecimento por precipitao). Sua resistncia corroso,
entretanto, inferior das outras sries. Sua soldabilidade tambm deixa muito a desejar, razo pela qual esta liga empregada quase que exclusivamente em estruturas rebitadas. Especificaes: 2017 duralumnio; 2024 superduralumnio aeronaves.

3) Al - Mn No so tratadas termicamente; consegue-se resistncia mecnica atravs do encruamento; Vantagens: resistncia corroso; usinabilidade e soldabilidade to boas quanto as do Al puro. 4) Al - Si No so tratadas termicamente; Devido ao Si, a temperatura de fuso desta liga a mais baixa; portanto, o metal possui excelente fluidez. Dificilmente ocorrem problemas de trincas; indicada como material de enchimento, na soldagem de fundidos e ligas tratadas termicamente. 5) Al - Si s vezes, estas ligas so combinadas com Mn; Tambm no so tratadas termicamente; Tm resistncia mecnica superior da liga Al-Mn; Resistentes corroso, principalmente em atmosfera martima; So facilmente soldveis.

6) Al - Mg - Si Ligas tratveis termicamente; Apresentam caractersticas satisfatrias de usinabilidade; Boa resistncia corroso; Boa soldabilidade. No entanto, pode sofrer perda de dureza na zona de solda, devido ao insumo de calor; Ex.: liga 6063 largamente empregada em esquadrias de Al para a construo civil. 7) Al - Zn Ligas tratveis termicamente; As ligas podem conter Mg como elemento qumico suplementar, ou ainda pequenas % de Cu e Cr; Tm limite de resistncia 500MPa, sendo conhecidas como ultra-duralumnio; Resistncia corroso e sua soldabilidade, deixam a desejar. Al - Zn Mg (sem cobre): Apresentam boa resistncia corroso; Soldabilidade satisfatria, quando comparadas s demais ligas da srie.

Desvantagens, do ponto de vista da soldabilidade das ligas de Al

Camada de xido (Al2O3) - dura - aderente - m condutora Tf (Al2O3) 2050oC

Tf (Al) 660oC

A fuso e o aquecimento parcial das ligas de Al so difceis, por sua alta condutividade trmica e pelo alto valor de seu calor especfico;

A alta condutividade trmica do Al ( 4X a de um ao), o alto coeficiente de expanso linear ( 2X maior), e o maior input de calor necessrio, geram uma considervel distoro durante a soldagem se no forem utilizados altas velocidades de trabalho e prticas adequadas com estas fontes; Portanto, devem ser utilizados gabaritos e dispositivos de fixao para prender o Al enquanto este estiver sendo soldado; Algumas ligas so suscetveis a formar trincas a quente; A solubilidade de hidrognio sofre mudanas drsticas, quando o Al passa do estado lquido para o estado slido, gerando uma espcie de espuma durante a solidificao; Altas velocidades de soldagem podem, em conseqncia, causar porosidades na junta soldada;

Mecanismo de gerao de porosidades em alumnio.

Devido baixa densidade do Al, o metal em fuso no consegue expulsar os xidos e incluses da poa de fuso, o que pode provocar a incluso desfavorvel de materiais estranhos no metal depositado; Como a temperatura de fuso e a viscosidade do metal fundido so baixas, a ZTA tambm poder se fundir e prejudicar o MB; Estas desvantagens tm sido atenuadas pelo desenvolvimento do processo de gs inerte, bem como pelo aperfeioamento das tcnicas e equipamentos de soldagem. OBS.: Uma caracterstica da soldagem do Al, que diferencia de outros materiais, que ele no muda de cor quando aquecido acima do ponto de fuso. Deste modo, o soldador precisar olhar para o lquido ou aparncia lquida para saber quando comea a fuso do Al.

Execuo da soldagem do Al e suas ligas


Soldagem a arco eltrico com gs inerte o mais empregado, apesar de outros mtodos, como a soldagem a gs, a arco eltrico com eletrodos revestidos e por feixe de eltrons, serem usados em menor escala; MIG ou TIG promovem a remoo da camada de xidos

- que constitui o problema mais crtico da soldagem, atravs da ao do prprio arco, de modo natural. Por esta razo, a junta soldada, geralmente, apresenta um excelente aspecto, aliado s suas boas propriedades mecnicas;

OBS.: Atravs da soldagem a gs ou com eletrodo revestido, necessrio utilizar fundentes apropriados, base de cloretos ou fluoretos, para a remoo da camada crtica de xidos. Deve-se remover estes fundentes da superfcie da junta, pois podero ser absorvidos pelo metal depositado, com a possibilidade de corroer o material e introduzir defeitos na solda.

Preparo para a soldagem


a) Preparo e limpeza do MB
Preparao da superfcie para a soldagem.

b) Condies do ambiente de soldagem Ambiente limpo para evitar contaminao da junta por materiais estranhos;

No caso da soldagem com proteo com gs inerte, deve-se cuidar para que o vento no prejudique a ao da blindagem do gs;

Deve-se evitar a soldagem de ligas de Al e de ao em um mesmo ambiente, pois os fumos contendo ferro atacam a solda do Al, provocando trincas ou corroso de sua superfcie;

c) Seleo do metal de enchimento O metal de enchimento deve ter, em principio, a mesma composio do MB, embora alguns elementos qumicos do arame possam se oxidar, evaporar ou se transformar em escria, durante a soldagem. Este consumo deve ser levado em conta na seleo do metal de enchimento. OBS.: Existem normas para especificaes (ex.: JIS) de combinaes recomendadas de MB e material de enchimento para Al e suas ligas.

Combinaes recomendadas de MB e material de enchimento para Al e suas ligas (JIS).

d) Seleo do gs de proteo Gases: Ar e He; O Ar o mais empregado nos casos gerais, mas sempre que se quer maior penetrao do arco ou um perfil mais regular do cordo de solda, emprega-se o He, quer puro ou misturado com Ar;

Diferenas no modo de penetrao em funo do gs de proteo.

Como a capacidade de proteo do He menor que a do Ar, deve-se aumentar o volume de gs, sempre que se utiliza o primeiro como gs de proteo; e) Goivagem da raiz diferente dos procedimentos utilizados para os aos, que, normalmente, empregam o arco eltrico ou a chama oxiacetilnica. Geralmente, estes processos so ineficazes para o Al e suas ligas, embora a goivagem a arco, com eletrodos apropriados, seja esporadicamente efetuada. Em vista das razes apresentadas, geralmente, se emprega a goivagem mecnica, utilizando esmeril, talhadeira ou uma freza apropriada.

Soldagem a arco eltrico com gs inerte


a) Processo TIG
amplamente empregado na soldagem de chapas e perfis leves de Al; Este mtodo tambm utilizado, quando se requerem baixos insumos de calor ou uma preciso bastante alta na execuo da junta, como no caso da soldagem atravs de um s lado; A soldagem TIG inferior ao processo MIG em rendimento, mas ganha em qualidade e preciso da junta soldada; Ao se utilizar o processo TIG na soldagem de ligas de Al, deve se levado em conta que o eletrodo virtualmente no-consumvel e, portanto, a densidade de corrente a ser utilizada bastante inferior do processo MIG; Em conseqncia, quando se soldam materiais de diferentes capacidades trmicas, como no caso de chapas finas com chapas grossas ou perfis leves com perfis pesados, poder ocorrer o defeito conhecido como penetrao incompleta ou parcial, devido ao alto valor da condutividade trmica e ao calor especfico do Al e suas ligas; Nesse caso, recomenda-se pr-aquecer convenientemente o componente mais pesado, utilizar o gs He para aumentar o poder do arco e, conseqentemente, utilizar um eletrodo de maior dimetro;

b) Processo MIG
O processo MIG, automtico ou semi-automtico, utiliza CC com polaridade inversa e pode ser empregado em qualquer posio de soldagem; O dimetro do eletrodo varia, geralmente, entre 1,2 e 2,4 mm.

A soldagem MIG combina as vantagens de uma fonte de energia de potencial constante e um alimentador de arame com velocidade constante;

Este tipo de equipamento apresenta vantagens na gerao do arco, na auto-regulagem de seu comprimento e na preveno da queima do bocal, devido ao arco errtico;

Quanto ao alimentador de arame, normalmente, se utiliza o tipo extrator ou ento o tipo impulsor-extrator (push-pull), quando a velocidade de alimentao crtica; Arames de pequeno dimetro podem apresentar problemas, pois tendem a dobrar-se facilmente, quando se utiliza o alimentador do tipo impulsor.