Você está na página 1de 5

MANUAL DE ORIENTAO

TCNICA TERMOFORMAGEM
EM CHAPAS POLICARBONATO
MANUAL ORIENTACAO TECNICA EM TERMOFORMAGEM POLICARBONATO Pgina 2

1.Introduo

As tcnicas comuns de termoformagem podem ser utilizadas para conformar as
chapas
Policarbonato, no estado termo-elstico, em peas como escudos, difusores de
luminrias,
sinalizadores, visores, bandejas, etc...

De forma a se obter os melhores resultados finais, os seguintes pontos devem ser
observados:
A chapa Policarbonato deve ser pr-seca e limpa;
Moldes adequadamente desenhados devem ser usados;
A formagem deve ser efetuada na temperatura de processo correta.
2) Pr-Secagem
Apesar do baixo ndice de absoro de gua, o qual contribui para a
boa estabilidade dimensional das chapas Policarbonato, a total pr-
secagem de todo o estoque de chapas essencial em todas as tcnicas
de termoformagem onde a temperatura na chapa superior a 160C.
Falhas neste processo provavelmente resultaro em manchas de
umidade, inutilizando o produto final.
Aps a remoo do filme de proteo as chapas devem ser suspensas,
postas em p ou deitadas apoiadas em trilhos laterais dentro do forno,
assegurando-se que a distncia entre elas seja de 20-30mm para que o
ar possa circular livremente.
Chapas pr-secas devem, se possvel, ser deixadas no forno at
imediatamente antes da formagem economizando energia e tempo de
aquecimento na mquina de termoformagem. Chapas totalmente secas
tiradas do forno e resfriadas a temperatura ambiente podem ser
utilizadas dentro de um perodo de 1 hora a no mximo 10
horas(dependendo da umidade relativa e temperatura na sala de
trabalho) sem haver a necessidade de sec-las novamente.

Um aspecto que deve ser ressaltado que as chapas de policarbonato absorvem
pouca
umidade mas, mesmo assim, sempre devem ser secas antes da moldagem.
Para isso utiliza-se uma estufa com circulao de ar a uma temperatura de 100 a
120 C.
As chapas precisam estar na vertical, com no mnimo 2,5 cm de distncia entre
uma e outra.
Para melhores resultados, siga os tempos da tabela abaixo como padro:


MANUAL ORIENTACAO TECNICA EM TERMOFORMAGEM POLICARBONATO Pgina 3

Espessura X Tempo de Secagem da Chapa
Espessura da
chapa (mm)
0,8 1,0 1,5 2,0 3,0 4,0
Tempo de
secagem (h)
1,0 1,0 1,5 3,0 4,0 10,0
A temperatura de moldagem situa-se entre 180 e 210 C, com aquecimento de
ambos os lados de maneira uniforme, a fim de que se obtenham peas de
qualidade. Para a produo em srie, utilize moldes de alumnio ou ao, na
temperatura ideal de trabalho (entre 130 e 140 C), ou materiais de baixa conduo
de calor (como madeira, resina epoxi, polister). Estes cuidados evitam choques
trmicos, que causam danos s chapas.
De acordo com a dificuldade da moldagem, possivel se obter boa qualidade de
superfcie com a temperatura do molde entre 80 e 120 C. Para dobragem a
quente, use a temperatura entre 145 e 160 C . Uma secagem prvia s se faz
necessria se aparecerem bolhas na zona de dobra. No caso da dobragem a frio,
respeite os seguintes valores:
Espessura da Placa(mm) Raio de Dobra(mm) ngulo de dobra(graus)
1, 2 e 2,5
3 e 4
5 e 6
2
3
5
90
90
60



3) Preparao do Blank
Quando da preparao de um blank para um artigo termoformado com chapas
policarbonato, deve-se ter em mente que a chapa encolhe quando aquecida pela
primeira vez a temperatura superior a de transio vtrea - 140
o
C. Pode ser
esperado um encolhimento mximo de 6% para chapas de at 3mm e um mximo
de 3% para chapas acima de 3mm. Antes de serem cortadas grandes quantidades,
um teste com uma amostra recomendado para que se determine o valor correto
de acrscimo dimensional a ser dado.

Antes de iniciar-se o aquecimento e a operao de termoformagem a
chapa policarbonato deve ser limpa com um agente anti-esttico ou pistola de ar
ionizado. Isto requerido para evitar marcas ou adeso de partculas de sujeira no
produto final.
4) Moldes - Materiais
MANUAL ORIENTACAO TECNICA EM TERMOFORMAGEM POLICARBONATO Pgina 4

Para produes de longo termo e/ou quando qualidade tica requerida,
ferramentas pr-aquecidas(100-130
o
C) de alumnio ou ao devem ser utilizadas;
quanto mais alta a temperatura do molde, melhor a aparncia da pea final.

Para prottipos ou produes limitadas, podem ser utilizadas ferramentas feitas de
gesso, madeiras duras, epoxi reforado ou resinas de polister
5) Moldes - Design
A fcil liberao da pea do molde se consegue quando dado um ngulo de
sada no molde de 4-6;
Para as dimenses do molde, um encolhimento de 0,5-1% deve ser
considerado;
Canais de ventilao bem localizados e em nmero adequado devem existir
de forma a evitar marcas no produto final; estes canais no devem ter
dimetros superiores a 0,5-0,8mm. Furaes posteriores com dimetros
maiores so sugeridas para acelerar a evacuao do ar;
Moldes duplos ou com partes deslizantes devem ser utilizados para
possibilitar a liberao das rebarbas de corte;
Como em ferramentas para injeo, canais de condicionamento de
temperatura devem existir na ferramenta de formagem para permitir o
estabelecimento de temperaturas timas de moldagem;
Raios de pelo menos a espessura da chapa devem ser observados, para
evitar o estrangulamento e a formao de linhas durante a formagem.
6)Aquecimento
Para garantir a perfeita termoformagem, as chapas policarbonato devem ser
uniformemente aquecidas a uma temperatura de 175-205C. Na temperatura
mxima as chapas Policarbonato assumem detalhes com mais preciso,
entretanto em temperaturas de 175-180C poucos detalhes sero obtidos.

O uso de sistemas separados de aquecimento (fora da mquina de termoformagem)
normalmente utilizado com outros termoplsticos, no recomendado para as chapas
Policarbonato uma vez que as temperaturas de processamento so relativamente altas e as
chapas esfriam com rapidez.

Geralmente se leva tanto tempo para tirar a chapa do forno e coloc-la na mquina de
formagem que ela j esfriou a certo ponto que torna a formagem adequada muito difcil.
Portanto, a mquina de formagem deve ser equipada com seu prprio sistema de
aquecimento. Sistema tipo "sanduche" infravermelho, que alcana temperaturas altas
relativamente rpido, prefervel a um sistema simples, pois permite um aquecimento mais
uniforme e rpido resultando em ciclos mais curtos e, consequentemente, mais econmicos. O
tempo necessrio para o reaquecimento aumenta com o aumento da espessura da chapa e
deve ser determinado em testes efetuados in-loco.

Quando a pea a ser moldada tiver dimenses muito grandes os problemas relativos podem
ser remediados da seguinte forma:
- Aumentar a temperatura prxima as bordas da chapa, as quais necessitam de mais tempo
MANUAL ORIENTACAO TECNICA EM TERMOFORMAGEM POLICARBONATO Pgina 5

para alcanar a temperatura adequada da formagem;
- Montar uma tela metlica de aproximadamente 2/3 da dimenso da chapa, nos aquecedores
de forma a auxiliar na reduo da temperatura na regio mais crtica.

tambm recomendado o aquecimento das bordas e do sistema de suporte e travamento das
chapas de forma a evitar a perda de calor durante o aquecimento alm de resfriamento
desuniforme o que resultaria em tenses internas ou rachamentos laterais. Peas sem
tenses internas e rachamentos laterais so obtidas quando as bordas presas da chapa
podem ser cortadas aps a formagem.

As chapas Policarbonato resfriam rapidamente, e consequentemente necessitam de uma
formagem rpida. Ao mesmo tempo, entretanto, seu alto valor de Temperatura de Deflexo
sob Carregamento proporciona ciclos de resfriamento curtos. As peas podem ser retiradas do
molde, sem risco de deformao, assim que a temperatura baixar 135C.

Nota: Ocasionalmente, chapas finas(2mm) que foram mantidas adequadamente secas
durante a estocagem podem ser termoformadas sem a necessidade da pr-secagem.
Entretanto, o formato da pea deve ser simples, livre de bordas pontiagudas e a formagem
deve ser feita no trecho final do intervalo de temperatura de formagem(175- 180C).
7) Destensionamento
Sempre que possvel, as condies ideais de processamento devem ser utilizadas de forma a
minimizar o surgimento de tenses internas e a conseqente necessidade de
destensionamento.

Peas com tenses internas muito altas devem ser destensionadas para evitar falhas em
servio. Isso pode ser feito aquecendo-se as peas uniformemente em um forno de ar
circulante em at 120-130C por um perodo de 1 hora para cada 3mm de espessura da pea,
em seguida a mesma deve ser resfriada lentamente a temperatura ambiente.
8)Resistncia Qumica e Caractersticas do Policarbonato

CLASSE QUMICA EFEITOS
cidos No provocam danos em temperatura ambiente e
baixas concentraes.
lcoois Etanol, isoproplico e etlico no provocam danos.
O lcool metanol provoca danos ao policarbonato.
lcalis No provocam efeitos em temperatura ambiente e
baixas concentraes. Concentraes e
temperaturas elevadas atacam o policarbonato.
Hidrocarbonetos
Alifticos
No provocam danos ao policarbonato.
Aminas Evite. Atacam quimicamente o policarbonato.
Hidrocarbonetos
Aromticos
Evite. So solventes que causam severos danos
qumicos ao policarbonato.
Detergentes Solues de sabo neutro no provocam danos,
porm detergentes altamente alcalinos devem ser
evitados.
Obs.: O Policarbonato resiste aos agentes qumicos, sendo importante observar que alguns
podem causar danos quando em contato com as chapas por longo perodo de tempo. Considerar
que o tempo de exposio a estes agentes deve ser o mnimo possvel