Você está na página 1de 3

Solda -07/06/13

Solda Tig

-Obrigatrio o gs de proteo.
-CO
2
no pode ser posto em contato com o tungstnio, formando carbeto de tungstnio no
eletrodo, portanto toda vez que ele aquecer ele quebra, devido fragilidade do material.
-Depois que a solda para se recomenda um fluxo de 1 segundo -> 10 Amperes de gs de
proteo.
-Em soldagens grandes recomenda-se que se faa com TIG o passo de raiz, devido a garantia
de estanqueidade do cordo.
-Eletrodo NO DEVE E NO PODE ser consumido durante a soldagem.
-nico processo de arco-eltrico que pode produzir solda autgena, fora solda a plasma.
(sem usar metal de adio).
Vantagens:
-Processo mais indicado quando se precisa fazer uma solda que tenha garantia de
estanqueidade do cordo.
-Utilizado com ou sem adio, normalmente no precisa de nenhum metal de adio.
-Fonte de energia de baixo custo, podendo utilizar uma fonte de eletrodo revestido
perfeitamente.
-Fazer soldagem de metais dissimilares, ou seja, materiais diferentes, por exemplo, alumnio
mais ao.
-
Desvantagens:
-Produtividade, menos produtivo de todos os processos a arco eltrico.
- o que exige maior habilidade do operador.
-Maior exigncia de proteo contra ventos cruzados, pois a tocha menor, a chama menor,
ventos de 1km/h j perturbam a solda.
-Qualquer contaminante na poa de fuso fatal, pois no como fazer sua remoo depois.



Arco Submerso
-Revestimento igual ao eletrodo revestido
Como funciona:
-Temos o bico de contato, o arame, o fluxo que ca na regio de soldagem que forma uma
regio onde o arco fica submerso. No caso existe um fluxo composto por metais, minerais e
fluxos orgnicos. Uma parte do arco funde junto com o metal do arame e vai formar a escria,
formando o cordo de solda.
Consideraes:
-No necessita de gs oxignio para realizar a solda.
-O fluxo possui uma granulomtria muito controlada, pois o fluxo tem de ser constante.
-Processo usa como meio de proteo um fluxo, o eletrodo consumvel, neste processo as
fontes de soldagem permitem ajustes independentes de tenso e de corrente.
-Por ter uma proteo por um fluxo que adicionado a parte, a maior limitao deste fluxo
que a pea que se movimento, no pode ser utilizada por cima da cabea.
-Processo automatizado, raramente semi-automatizado.
- possvel fazer cordes largos com pequena profundidade e cordes estreitos com grandes
profundidades.
-Muito indicado para cordo de complemento, apenas pra recobrir acima de outra solda,
chamado de decomposio, e ao invs de arame se usa uma fita metlica.
-A ZAC do processo no to elevada.
-O fluxo base reduz problemas com enxofre e fsforo.
-A quantidade de fluxo que vai se transformar em elemento de liga depende da tenso de
soldagem.
Vantagens:
-Alta velocidade.
-Alta penetrao, produzindo em menos passe uma determinada junta, ganhando tempo e
diminuindo a ZAC.
-Muita pouca radiao emitida para o ambiente, j que grande parte da radiao fica
submersa.
-Respingo metlico praticamente inexistente.
-Devido alta velocidade de soldagem a concentrao de calor bastante interessante e
existe pouco empenamento da pea.

Desvantagens:
-Falta de mobilidade.
-Custo relativamente elevado.
-No solda sobre a cabea.
-S pode ser usado metal que seja possvel trefilar, no pode ser usado com metais que no
viram arame ou fita.
-No possvel soldar em materiais altamente retroativos nem com baixo ponto de fuso.
Efeitos das variveis do processo:
Aumento da corrente:
-Aumenta Penetrao, corrente e taxa de deposio.
Corrente pequena:
-Corrente pode apagar ou nem sequer ser formada.
-Configurao mais utilizada corrente continua eletrodo positivo.
-Corrente continua eletrodo negativo, mais taxa de deposio, porem a profundidade mais
baixa.
-Corrente alternada gera o problema de soco magntico.
Aumentando a tenso:
-Cordo mais largo.
-Aumenta o consumo do fluxo.
-Aumenta a resistncia porosidade por oxidao dos leos no removidos.
-Aumenta a possibilidade de trinca.
Velocidade de soldagem:
-Cordo fica menor.
-A penetrao tambm reduzida.
-Maior a chance de ocorrer mordeduras na interface da pea com o reforo do cordo.
(Mordeduras so causadas pelo excesso de velocidade num processo de soldagem).
Ao utilizar diversos arames deve-se usar polaridades diferentes para evitar a interao
de um campo eltrico com o outro.