Você está na página 1de 4

Annelise Zeemann Engenheira Mecnica, D.Sc. em Eng.

Metalrgica e de
Materiais no PEMM - COPPE/UFRJ, e Diretora Tcnica da TECMETAL, que
atua em anlise de materiais e consultoria em engenharia mecnica e metalrgica.
e-mail : tecmetal@openlink.com.br
http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol01.pdf 2003 www.infosolda.com.br
"Que mal pode fazer um pontinho de solda ...?
Para fixar um parafuso ... para restringir o movimento de uma luva ... ou
mesmo para posicionar uma estrutura que ser soldada ...
A prtica do ponteamento talvez seja, na rea de soldagem, a mais utilizada
em indstrias mecnicas, mas poucos sabem os efeitos metalrgicos que
um ponto de solda pode promover nos diferentes tipos de materiais."
O que o Ponteamento ?
O ponteamento de solda uma prtica muito
ut i l i zada quando se desej a fi xar part es de
componentes, normalmente para executar uma
soldagem posterior. Tambm tem sido utilizado para
evitar que ocorra movimento relativo entre partes
de um equipamento quando este colocado em
servio, muito embora esta no seja considerada
"boa prtica" em engenharia.
Existe algum problema em
executar um ponto de solda ?
Nenhum, se o ponto de solda realizado como uma
etapa anterior soldagem e tanto o procedimento
como o soldador so qualificados. Muitos proble-
mas podem ocorrer, no entanto, quando se utiliza o
ponteamento em componentes sujeitos a carrega-
mentos cclicos (inclusive trmicos), principalmen-
te em materiais de elevada temperabilidade e/ou
materiais de baixa ductilidade.
Que tipo de problema pode ocorrer
ao realizar um ponto de solda?
Para melhor explicar os problemas que podem ocorrer
em um ponto de solda sero brevemente apresentados
alguns conceitos bsicos sobre ciclos trmicos.
PONTEAMENTO
Ciclos Trmicos
Um ciclo trmico uma variao de temperatura
com o tempo. Existem ciclos trmicos de trata-
mentos trmicos, de soldagem, de conformao me-
cnica, entre outros; cujos principais parmetros
esto representados na figura 1. Verifica-se nesta
figura, que ilustra um tratamento trmico de nor-
malizao de um ao baixa liga, que os principais
parmetros so taxa de aquecimento, temperatura
mxima, tempo de permanncia na temperatura
mxima e taxa de resfriamento.
Figura 1 Esquema simplificado de um ciclo trmico
de normalizao de um ao baixa liga, por exemplo.
B - temperatura mxima (C)
C - tempo na temperatura mxima t
4
- t
3
(horas)
T mxima
A - taxa de aquecimento = T
mxima
- T
A
(C/hora)
t
4
- t
3
D - taxa de resfriamento = T
mxima
- T
A
(C/hora)
t
4
- t
3
A
B
C
D
t (horas)
t
1
t
2
t
3
t
4
T (C)
T
A
(Ambiente)
Annelise Zeemann

Annelise Zeemann Engenheira Mecnica, D.Sc. em Eng. Metalrgica e de


Materiais no PEMM - COPPE/UFRJ, e Diretora Tcnica da TECMETAL, que
atua em anlise de materiais e consultoria em engenharia mecnica e metalrgica.
e-mail : tecmetal@openlink.com.br
http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol01.pdf 2003 www.infosolda.com.br
Todos sabemos que os materiais metlicos, e prin-
cipalmente as ligas ferrosas, apresentam transfor-
maes com a temperatura, e muitas destas trans-
formaes ocorrem de forma diferente dependendo
dos ciclos trmicos. Aos baixa liga com maiores
teores de elementos de liga e principalmente com
maior teor de carbono podem variar completamen-
te suas propriedades em funo dos ciclos trmicos
impostos, onde as principais transformaes ocor-
rem no resfriamento. Dessa forma, se variarmos
as taxas de resfriamento impostas a um ao AISI
4140 aps austenitizao, por exemplo, podemos
variar sua dureza desde 90HRB at 60HRc, como
ilustrado na figura 2.
Figura 2 Variao de durezas com a variao da taxa de
resfriamento de um ciclo imposto a um ao AISI 4140.
Mas um ciclo de tratamento trmico muito dife-
rente de um ciclo de soldagem, pois no tratamento
trmico possvel controlar as taxas de aquecimento
e de resfriamento impostas, alm de que o material
todo aquece e resfria, com pequenas variaes de
temperaturas entre a superfcie e o centro da pea.
No caso da soldagem, ao contrrio, no existe um
nico ciclo trmico imposto ao material, mas sim
muitos, pois como a fuso localizada existem mui-
tas temperaturas mximas atingidas ao longo do ma-
terial, como ilustrado na figura 3, muito embora a
taxa de resfriamento no seja muito diferente para
todas estas regies.
Pode-se constatar portanto que nos ciclos trmicos
de soldagem as caractersticas gerais so de:
elevadssima taxa de aquecimento (quase
instantnea),
temperaturas mximas variveis com a distncia
chegando prximas s temperaturas de fuso nas
adjacncias da regio fundida (veja repartio
trmica, figura 4),
pequenos tempos de permanncia na mxima
temperatura; e
taxas de resfriamento muito mais elevadas do
que as taxas de resfriamento dos tratamentos tr-
micos (observe que o grfico apresenta a unidade de
tempo em segundos comparativamente a um grfico
de tratamento trmico com a unidade em horas).
Figura 4 Repartio trmica de uma solda.
Temperatura de austenitizao (840C - 900C)
Material
Temperado
60 HRc
Material
Normalizado
25HRc
Material
Recozido
90 HRB
t (horas)
T (C)
T
mxima
Figura 3 Ciclos trmicos de soldagem.
Regio
Fundida
Regio no
Aquecida
Tmx. No ponto 1
Tmx. No ponto 2
Tmx. No ponto 3
Tmx. No ponto 4
1
3
4
2
Taxa de
Resfriamento
t (segundos)
Ciclos
Trmicos
de Soldagem
1 2 3 4
Zona Trmicamente Afetada
Distncia
Fundido
Repartio Trmica
Distncia
Temperatura onde
o material sofre
transformao
T
A
T (C)
Mxima
!
Annelise Zeemann Engenheira Mecnica, D.Sc. em Eng. Metalrgica e de
Materiais no PEMM - COPPE/UFRJ, e Diretora Tcnica da TECMETAL, que
atua em anlise de materiais e consultoria em engenharia mecnica e metalrgica.
e-mail : tecmetal@openlink.com.br
http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol01.pdf 2003 www.infosolda.com.br
Se um ao AISI 4140 atinge durezas muito altas
durante sua tmpera, imaginem o mesmo ao aps
um ciclo de soldagem .As taxas de resfriamento mui-
to elevadas, associadas ao tensionamento de con-
trao da solda, podem causar seu trincamento ain-
da durante a soldagem, caso no seja utilizado o
pr-aquecimento adequado. O pr-aquecimento atua
diminuindo as taxas de resfriamento, como pode ser
visualizado na figura 5, o que reduz as tenses de
contrao e evita o trincamento, muito embora a
dureza da regio de solda ainda permanea elevada
(exigindo um tratamento trmico de alvio posteri-
or). Logo, quando se realiza a soldagem deste tipo
de material deve-se utilizar um procedimento que
inclua o pr-aquecimento e o alvio de tenses.
Voltando pergunta sobre que tipo de problema
pode ocorrer no ponteamento, basta visualizar a
troca de calor de um cordo de solda e compar-la
com a de um ponto de solda (figura 6) para enten-
der que os ciclos trmicos nas adjacncias de um
ponto so muitssimo mais curtos e com certeza no
somente as taxas de resfriamento so muito mais
elevadas, como o tensionamento imposto absurda-
mente maior, principalmente porque o ponto utili-
zado para fixar partes e portanto com alta restrio.
Logo, percebe-se que os problemas de um ponto de
solda esto relacionados capacidade de acomodar
tenses. Se no forem utilizados procedimentos ade-
quados para pontear ou se o ponteamento for con-
duzido em materiais que se fragilizam, pode ocor-
rer o trincamento das adjacncias do ponto de sol-
da. Aberturas de arco indevidas na superfcie des-
tes materiais mbm so problemticas.
Quais os materiais que no
devem sofrer ponteamento?
Com certeza os ferros fundidos no devem sofrer
ponteamento, pois sua capacidade de acomodar ten-
ses muito baixa e mesmo utilizando um procedi-
mento de soldagem qualificado, ocorrem trincas ain-
da durante a soldagem, figura 7.
Figura 6 Esquema representativo da troca de calor
nas adjacncias de um ponto em comparao com
um cordo de solda.
Figura 5 Efeitos do pr-aquecimento na
taxa de resfriamento.
Figura 7 Micrografia de um componente de ferro
fundido ponteado com um consumvel de ao inox
austentico, evidenciando o trincamento ocorrido ainda
na soldagem.
Troca de Calor no Ponto de Solda Troca de Calor no Cordo de Solda
PONTO DE
SOLDA
TRINCADA
POROS
FERRO FUNDIDO
T (C)
Pr-Aquecimento
Com Pr-Aquecimento
Sem Pr-Aquecimento
Ciclos Trmicos
do Ponto 1 com
Diferentes Taxas
de Resfriamento
T
T
A
t (segundos)
"
Annelise Zeemann Engenheira Mecnica, D.Sc. em Eng. Metalrgica e de
Materiais no PEMM - COPPE/UFRJ, e Diretora Tcnica da TECMETAL, que
atua em anlise de materiais e consultoria em engenharia mecnica e metalrgica.
e-mail : tecmetal@openlink.com.br
http://www.infosolda.com.br/artigos/metsol01.pdf 2003 www.infosolda.com.br
Ponteamento de parafusos e luvas tambm no so
indicados, pois estes componentes so confeccio-
nados nos mais variados tipos de ao e com os mais
variados tipos de revestimento, quase sempre apre-
sentando problemas nos pontos de solda.
Eixos ou estruturas sujeitas a carregamentos
cclicos (inclusive de natureza trmica, ou seja em
equipamentos que trabalham com ciclos de aqueci-
mento e resfriamento) no devem ser ponteadas em
regies que no sero soldadas, principalmente se
no for realizado o alvio do equipamento, pois as
tenses residuais e os possveis defeitos superfici-
ais podem favorecer trincamentos por fadiga.
Aos inoxidveis no devem ser ponteados em re-
gies que estaro expostas ao meio agressivo, pois
a estrutura formada no ponto de solda e o alto
tensionamento da regio podem ser responsveis por
corroso prematura.
Aos de alta temperabilidade (como os aos bai-
xa liga ao Cr e Ni - 41xx e 43xx-, ao Cr-Mo, de
mdio ou alto carbono, e inoxidveis martensticos
entre outros) no podem ser ponteados a frio e nem
podem ser ponteados sem sofrer posterior alvio.
O ponteamento necessita de um
procedimento qualificado ?
Sim, o mesmo procedimento de soldagem a ser ado-
tado para o material.
E o soldador tambm precisa
ser qualificado ?
Sim, segundo o procedimento de soldagem adotado
ou segundo um corpo-de-prova especfico de
ponteamento (de acordo com a AWS). Este um
dos principais problemas do ponteamento em gran-
des empresas, poi s durant e a et apa de
posicionamento e montagem nem sempre so os
soldadores que executam o ponteamento. Muitas ve-
zes o pessoal de caldeiraria que monta o equipa-
mento ou estrutura que ser posteriormente solda-
do, e a maioria das vezes sem o procedimento em
mos. O que acontece que muitas vezes o
ponteamento realizado a frio em uma condio
onde o procedimento de soldagem prev o pr-aque-
cimento, ocorrendo a formao de trincas embaixo
dos pontos.
Quais so as recomendaes
quando se pretende pontear um
equipamento ou estrutura?
O ponteamento para restringir o movimento rela-
tivo entre componentes que sero colocados em ope-
rao no uma boa prtica de engenharia. Exis-
tem vrios dispositivos mecnicos que se apresen-
tam mais adequados e que no comprometem as
caractersticas metalrgicas dos materiais.
No ponteamento de materiais a serem posterior-
mente soldados deve-se:
1.Conhecer o procedimento de soldagem do
material e utilizar o mesmo procedimento (princi-
palmente na questo do pr-aquecimento);
2. sempre que possvel utilizar gabaritos para
realizar o ponteamento;
3. se possvel pontear somente em regies que
sero soldadas depois, ou seja no deixar regies
de ponteamento expostas (em "gambiarras");
4. os pontos devem ser soldados em compri-
mentos mnimos na ordem de 15 a 20mm;
5. no deixar que os pontos formem crateras,
enchendo com um pouco mais de solda;
6. esmerilhar os pontos de incio (abertura de arco)
e trmino do ponteamento, antes de soldar;
7. se os pontos se situarem em regies que
permanecero expostas, esmerilhar a regio para
remover o ponto aps a soldagem e realizar um
ensaio de LP para avaliar se houve a formao
de trincas;
8. se for realizado o alvio localizado, deve-
se garantir que todas as regies que foram pontea-
das esto na temperatura de alvio (dentro da re-
gio controlada por termopares).
Finalmente, importante ressaltar que muitas fa-
lhas de equipamentos so atribudas s regies de
abertura de arco indevida e ao ponteamento ina-
dequado , muito embora exista pouca dissemina-
o sobre o assunto. Este artigo tem portanto a
finalidade de alertar para este pequeno detalhe, que
pode fazer a diferena na qualidade de seu produto.