Você está na página 1de 65

CONSIDERAES SOBRE PROJETO PARA FABRICAO DE

PEAS POR FUNDIO


RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR
Projetos de peas adaptadas ao processo de fundio
Aspectos bsicos a serem considerados.
Problemas relacionados com o projeto de peas fundidas.
Problemas durante a fundio - defeitos
A FORMADE QUALQUER PEA DEFINIDA
- Aplicao
- Pelo seu processo de obteno.
O PROJETO DE UMA PEA DEVE SER
ADAPTADO PARA A FUNDIO.
SELEO DO PROCESSO DE FUNDIO
Metal a ser fundido;
Qualidade requerida da superfcie do fundido;
Tolerncia dimensional requerida para o fundido;
Quantidade de peas a produzir;
Tipo de modelo e equipamento de macharia
necessrio;
Custo de fabricao do(s) molde(s);
Como o processo de fundio vai afetar o projeto da
pea.
Como ser produzida a pea
- Processo e tipo de moldagem e de Macharia;
-Tipo de Forno;
- Forma de vazamento;
- Liga;
- Sistema de Acabamento e rebarbao;
-Controles Necessrios.
Consegue-se melhor resultado quando h uma
cooperao entre cliente e fornecedor.
Todos os processos citados necessitam de
adaptao dos detalhes tcnicos
*Plano de Diviso;
*ngulo de Sada;
*Raios de Arredondamento;
*Acrscimo de Usinagem;
*Acrscimo de Contrao;
*Outros especficos: ( Marcao de macho, emplacamento, sistema
de enchimento e Alimentao, Dispositivos)
Regras Bsicas para o Projeto de Peas Fundidas
1. Compensar ou atenuar os efeitos da contrao volumtrica
durante a solidificao.
2. Evitar cantos vivos e variaes abruptas de seo.
3. Eliminar todos os cantos vivos.
4. Reduzir o nmero de sees que se encontram para formar
junes
5. Evitar a ocorrncia de tenses na pea.
6. Projete todas as sees com uniformidade de espessura na
medida do possvel.
.................Regras Bsicas para o Projeto de Peas Fundidas
7. Manter uma certa proporcionalidade dimensional entre as
paredes internas e externas.
8. Salincias, Ressaltos, Asas, ... no devem ser utilizados a
menos que seja absolutamente necessrio.
9. Projete os fundidos usando nervuras e reforos para a
obteno de eficincia mxima.
10. Considerar contrao no estado slido e sobremetal de
usinagem nas tolerncias dimensionais.
Projetos de peas adaptadas ao processo de fundio
Aspectos bsicos a serem considerados:
Solicitaes (tenses) s quais a pea estar sujeita.
Performance necessria.
Tipo de material mais adequado para a fabricao da pea.
Processo de fundio mais simples e funcional para obteno da
pea.
Projetista de fundio deve conhecer:
Materiais utilizados em fundio, sum composio qumica e suas
caractersticas, aplicaes e propriedades.
Processos de Fabricao.
Detalhes de forma empeas fundidas.
ngulos de Sada:
Orientados em funo da linha de apartao (linha
divisria do molde.
Facilitama extrao do modelo evitando o rompimento do
molde
Arredondamentos:
Evitam concentraes de tenses.
Reduzem a tendncia formao de pontos quentes.
Utilizao de ngulos de sada facilitando a extrao do modelo sem danificar o
molde
ngulos de Sada
ngulo de Sada
Inclinao colocada nas paredes perpendiculares ao plano de diviso a
fim de facilitar a extrao do modelo.
No fazendo uma perfeita adaptao da forma deste modelo, haver
quebra de bolos de areia durante a extrao.
Utilizao de uma linha da apartao reta reduzindo custos na modelao
e a na pea final
Linha da irregular para a
moldagem
Linha correta para a moldagem
Todos os ngulos devem ser orientados
em funo do plano de diviso;
- Quanto mais alta for a parede do modelo,
menor dever ser o ngulo de sada;
- Necessrio conhecer bem o processo de
fabricao;
Existem valores tabelados, orientativos
para peas com maiores exigncias nas
especificaes,
Devemos considerar alguns detalhes tais como:
- Facilitar a extrao do molde;
- A quantidade de partes menor possvel;
- Favorecer a estabilidade do macho, facilitar a sada de gases e sua
colocao;
Regras Bsicas para Projetar Peas Fundidas
Os 10 Mandamentos do Projetista de Fundio
......os aspectos a serem considerados:
Contraes no estado lquido,na solidificao e no estado
slido.
Tenses decorrentes da solidificao e do resfriamento.
Aspectos dimensionais e de geometria das peas.
01. COMPENSAR OU ATENUAR OS EFEITOS DA
CONTRAO VOLUMTRICA DURANTE A SOLIDIFICAO.
Rechupe Solidificao
Dirigida
Exemplo de otimizao no projeto de uma pea fundida.
Juno com concentrao
de massa
Projeto Melhorado atravs
da reduo de massa na juno
02 . EVITAR CANTOS VIVOS E VARIAES ABRUPTAS DE SEO.
Exemplos de adequao de uma variao de seo aos
requisitos de projeto de peas fundidas
Projeto
incorreto
Projeto
adequado
Projeto
inadequado
Projeto
melhorado
02 . EVITAR CANTOS VIVOS E VARIAES ABRUPTAS DE SEO.
Substituir ngulos e cantos vivos por raios de concordncia
Projetos inadequados que
resultamemfragilidade
estrutural localizada e/ou
rechupe
Projetos otimizados de forma a
assegurar maiores resistncia e
sanidade nos fundidos
02 . EVITAR CANTOS VIVOS E VARIAES ABRUPTAS DE
SEO.
Ponto Quente e
Concentrao de
Tenses
Seo em T com problemas
de projeto e correspondentes
defeitos
Projeto melhorado removendo o
ponto quente e a
concentrao de tenses
03. ELIMINAR TODOS OS CANTOS VIVOS
O uso de arredondamentos, raios de concordncia e
nervuras apresentam trs objetivos sob o aspecto funcional:
a) reduzir concentraes de tenses na pea em servio.
b) eliminar a ocorrncia de trincas e de afundamentos
superficiais em ngulos reentrantes.
c) tornar os cantos vivos mais fceis de serem moldados e
eliminar os pontos quentes .
03. ELIMINAR TODOS OS CANTOS VIVOS
Projeto inadequado Utilizao de Raio
de Concordncia
Concentrao de tenses
e Fragilidade Estrutural
Projeto otimizado
03. ELIMINAR TODOS OS CANTOS VIVOS
Raio de concordncia
pequeno ocasiona
aumento da seo na
juno
Rechupe e/ou Fragilidade
Localizada
Projeto adequado
devido ao uso de
um grande raio de
concordncia
Sob a ponto de vista de
fundio o raio de
concordncia no deve
ultrapassar a espessura
sobre 2
Raios de Arredondamento:
Os raios que arredondam as arestas de um ferramental,
so importantes para evitar:
- Quebra de bolo durante a extrao do modelo;
- Ressecamento e eroso da areia durante o
preenchimento do metal na cavidade do molde;
- Superaquecimento e sinterizao da areia que forma
cantos internos, podendo resultar na pea um rechupe
devido a concentrao de calor num determinado lugar;
Raios de Arredondamento:
- Formao de trincas (tenses) devido aos cantos internos
vivos;
- Cantos externos do modelo devem ser levemente
arredondados, para atenuar aparecimento de rebarbas,
bastante comuns durante pequenas batidas ao manipular o
mesmo;
- Evitas cantos duros e quebradios devido ao super
resfriamento prejudicando a usinagem.
RI
RE
S
I
Normalmente estes arredondamentos so proporcionais ao
tamanho da pea;
Geralmente usa-se os seguintes valores:
-Raios externos como sendo entre 1 a 3 mm,
- Raios internos utilizam-se 1/3 da mdia das medidas das
espessuras que formam o ngulo.
S
I
2
0
30
R= A + b x 1 R
2 3
20 + 30 x 1 = 25 x 1 = 8, 3
2 3 3
R = 8
04. REDUZIR O NMERO DE SEES QUE SE ENCONTRAM
PARA FORMAR AS JUNES.
Um bom projeto de fundido deve evitar o encontro de vrias sees numa
juno, pois isto necessariamente deve gerar a formao de pontos quentes.
ts = 3min
ts = 3min
ts = 5min
ts = 7min
ts = 9min
Aumento no nmero de
sees na juno
Aumento no tempo
local de solidificao

04. REDUZIR O NMERO DE SEES QUE SE ENCONTRAM PARA


FORMAR AS JUNES.
Alternncia de junes para
otimizao do projeto
Projeto inadequado devido
a existncia de junes
entre vrias sees
Projeto Otimizado apresentando
reduo do nmero de sees nas
junes
04. REDUZIR O NMERO DE SEES QUE SE ENCONTRAM
PARA FORMAR AS JUNES.
Exemplos de projetos que evitam junes com pontos quentes
Uso de machos para confeco
de um furo e conseqente
reduo de massa na juno
de vrias sees.
Projeto otimizado atravs
da utilizao de uma
juno tipo anel.
5. EVITAR TENSIONAMENTO DA PEA.
Variaes nas taxas de
resfriamento diferentes
sees das peas

Surgimento de tenses
Meios para reduzir ou prevenir tenses em peas fundidas:
Evitar variaes bruscas de forma

Variaes na direo de
contrao
Evitar ngulos reentrantes
Evitar multiplicidade de machos

Expandem sob o efeito do calor e


restringem a contrao livre
Evitar grandes diferenas entre sees
Recozimento para alvio de tenses
Efeito do design na distoro de fundidos:
(a) vista superior de uma pea mostrando duas sees que solidificam em tempos
muito distintos,
(b) distoro causada pela tensionamento durante a solidificao.
6. PROJETE TODAS AS SEES COM UNIFORMIDADE DE ESPESSURA NA
MEDIDA DO POSSVEL
Bomba Hidrulica
(a) Design Inadequado (b) Design Otimizado
7.MANTER UMA CERTA PROPORCIONALIDADE DIMENSIONAL ENTRE
AS PAREDES INTERNAS E EXTERNAS
Projeto inadequado, apresenta
sees internas maiores que
as externas
Projeto melhorado, com sees
praticamente uniformes

8. SALINCIAS, RESSALTOS, ASAS, ... NO DEVEM SER


UTILIZADOS A MENOS QUE SEJA ABSOLUTAMENTE NECESSRIO.
Projeto incorreto, ressalto
causa um ponto quente.
ponto quente
Projeto otimizado reduzindo
espessura na zona do ressalto e
eliminando o ponto quente.
9. PROJETE OS FUNDIDOS USANDO NERVURAS E
REFOROS PARA A OBTENO DE EFICINCIA MXIMA.
As nervuras apresentam duas funes
aumentar a rigidez da pea fundida.
reduzir o peso e concentraes de massa.
Fundamento da Engenharia de Projetos
Dimensionamento e o espaamento correto entre nervuras.
Princpios/Regras para o Dimensionamento de Nervuras
Dimensionar as nervuras com maior altura
(profundidade) do que largura.
Nervuras em Compresso
Apresentam maior fator de segurana do que nervuras em trao
Projeto incorreto causando
ponto quente e fragilidade
estrutural
Projeto melhorado, evita
ngulos vivos mas apresenta
uma juno de quatro sees
Projeto mais adequado,
apresenta juno de
apenas duas sees
Projeto timo (formato de favo de
mel propicia condies de
resfriamento mais uniforme
10. CONSIDERAR CONTRAO NO ESTADO SLIDO E
SOBREMETAL DE USINAGEM NAS TOLERNCIAS
DIMENSIONAIS.
As contraes no estado slido so conhecidas e tabeladas para a
maioria das ligas usadas emfundio.
Regra muito aplicada : as tolerncias dimensionais devem ser
aproximadamente a metade da mxima contrao estimada para o tipo de
metal ou liga envolvida.
Esta regra no se aplica para peas de grande porte, nm
para as de projeto complexo.
Tolerncias para Usinagem Final dependem de:
(a) tipo de metal usado.
(b) projeto e tamanho da pea.
(c) tendncia ao empenamento e mtodo de usinagem.
Na medida do possvel, a pea fundida deve ser projetada de tal
forma que as superfcies a serem usinadas possam ser
localizadas na parte inferior do molde.
Quando no possvel evitar peas com superfcies na parte
superior, deve providenciar um sobremetal de usinagem
adicional.
SIMULAO NUMRICA APLICADA AOS PROCESSOS DE FUNDIO
Programas de clculo que:
Auxiliam no projeto das matrizes e modelos.
Executam anlises do processo, simulando o fluxo interno do
metal no molde e prevendo/corrigindo problemas de regies com
alta turbulncia, dificuldades de preenchimento, etc.
Simulam o processo de resfriamento das peas no molde,
corrigindo eventuais regies crticas.
www.magmasoft.com
Simulam o processo de resfriamento
das peas no molde, corrigindo
eventuais regies crticas.
DEFEITOS DE
FUNDIO
DEFEITOS DE MOLDAGEM
Incluso de areia
Causas:
.eroso (lavagem)
.exploso (fervura)
.escamas
.rabo-de-rato
.quebra de cantos do molde.
.fechamento inadequado do molde.
.transporte inadequado do molde.
.limpeza inadequada do molde.
Solues:
Em boa parte dos casos consegue-se
solucionar ou atenuar o defeito mediante:
.um aumento do grau de preparao da mistura
.um aumento do grau de compactao do molde
nos pontos crticos
.a utilizao de areia base mais fina (rugosidade).
.alterando o sistema de enchimento.
.
Quebra de partes do molde
Causas:
Normalmente a principal causa deste tipo de defeito a baixa
plasticidade de areia, aliada, eventualmente, a uma baixa
resistncia mecnica do molde, bem como a uma desregulagem do
sistema de extrao de moldes da mquina.
Solues:
.aumento do grau de preparao da mistura, adequao do teor de
bentonita, aditivo (amido de milho) e gua da mistura
.socamento adequado do molde da mquina
.melhora do sistema de extrao de moldes da mquina
.cuidados na colocao de machos e chapelins nos moldes
Penetrao metlica
Causas:
.falta de fluidez da mistura
.grau de compactao deficiente.
Solues:
.aumentar o grau de preparao da mistura
.aumentar o grau de compactao do molde.
Superfcie spera
Causas:
.uso de areia base muito grossa
.elevada temperatura da areia preparada. Muita gua.
. uso excessivo de bentonita e de amido de milho.
Solues:
Inverso das causas
Eroso
Causas:
. falta de plasticidade da areia
. resistncia mecnica insuficiente do molde
. uso de areia base muito grossa
. elevada temperatura da areia
Solues:
Areia fria e um sistema de alimentao tal que permita um
enchimento suave da cavidade do molde, melhorar o grau de
preparao da mistura.
Sinterizao de areia
Causas:
Embora este defeito tambm
possa ser provocado pr uma
forte penetrao metlica nos
vazios intergranulares, do molde,
na maioria das vezes ocorre pr
meio de reaes metal-molde.
Solues:
.melhora do grau de
preparao da mistura
.aumento da adio de
geradores de carbono vtreo
mistura.
Escamas
Causas:
.baixa resistncia trao a mido da mistura.
.excesso de tenses de compresso do molde.
Solues:
.melhora do grau de preparao da mistura
.uso de bentonita com estabilidade trmica e resistncia trao a mido
mais elevadas.
.aumento do teor de argila ativa (se j no estiver muito elevado)
.uso de gua industrial com o menor teor de sais possvel
.reduo do grau de compactao do molde.
Rabo-de-rato
Causa:
expanso da slica
Solues:
Geralmente, tambm neste caso so vlidas as
mesmas sugestes recomendadas para combater
escamas.
Veiamento
Causa:
elevadas tenses do molde, diferindo apenas em termos de aspecto,
ou seja, o veiamento saliente e o rabo-de-rato reentrante na pea.
Solues:
.Falta de Raio de Arredondamento interno ou insuficiente;
.aumento da adio de geradores de carbono vtreo.
Inchamento da pea
Causas:
Baixa resistncia do molde, aliada a uma excessiva formao de
zona de condensao de umidade no molde durante o vazamento do
metal.
Solues:
.melhora do grau de preparao da mistura
.melhora da composio da mistura
.aumento do grau de compactao do molde.
Pseudo-Rechupe
Causa:
Normalmente ocorre em funo do inchamento da pea.
Solues:
Tambm neste caso so vlidas as mesmas solues
recomendadas para evitar o inchamento.
Bolhas de Gs
Causas:
.excessiva umidade e/ou baixa permeabilidade da mistura
.elevada temperatura da areia
.grau de compactao do molde inadequado
.composio da mistura inadequada
.sistema de alimentao mal projetado
Solues:
.um aumento do grau de preparao da mistura
.otimizao da composio da mistura
.maior eliminao de finos inertes do sistema
.utilizao de areia de retorno o mais fria possvel.
. Reavaliar o sistema de canais
Pinholes de hidrognio
Causas:
Embora tambm possa ser proveniente de problemas existentes
com a carga metlica, na maioria das vezes sua origem reside na areia, sendo
proveniente principalmente de elevada temperatura da areia.
Solues:
.melhora do grau de preparao da mistura
.otimizao da composio da mistura
.utilizao de areia de retorno o mais fria possvel.
Penetrao por exploso
Causas:
.excesso de umidade na mistura,
tornando-se ainda mais crtico quando h um
excesso de geradores de carbono vtreo na
mesma
.grau de compactao e/ou mdulo de
finura da areia inadequadas (em alguns casos o
defeito ocorre quando os valores desses fatores
esto muito elevados e, em outros casos, quando
se verifica o contrrio) sistema de alimentao
inadequado.
Solues:
.melhorar o grau de preparao da
mistura
.otimizar a composio da mistura.
PINHOLES DE NITROGNIO
Identificao
Geralmente esto prximos de machos
com resina contendo nitrognio.
No exame microscpico revela um aspecto
mais alongado e irregular que os pinholing
de hidrognio e as cavidades so
revestidas parcialmente por um filme
de grafita
Causas:
Carga metlica contaminada;
Resina ;
Areia recuperada;
Inoculante;
Pintura com tinta a base da gua.
Referncias
1. Prof. Guilherme Verran. Disciplina fundio UDESC.
2. Prof. Demarchi. Disciplina 0655 - Processos de fabricao mecnica
Fundio.