Você está na página 1de 28

Sumrio

1. INTRODUO .............................................................................................................. 3
2. Fenmenos que ocorrem durante a solidificao: ........................................................... 3
2.1 Cristalizao: ........................................................................................................... 3
2.2 Contrao de volume: .............................................................................................. 2
2.3 Concentrao de impurezas: .................................................................................... 3
2.4 Desprendimento de gases: ....................................................................................... 4
3. Processos de fundio: .................................................................................................... 4
4. Desenho das peas a serem fundidas .............................................................................. 5
4.1 Projetar a pea ......................................................................................................... 5
4.2 Considerar uma espessura mnima de paredes ........................................................ 6
4.3 Evitar fissuras de contrao ..................................................................................... 7
4.4 Prever conicidade para melhor confeco do molde. .............................................. 7
5. Projeto do modelo: .......................................................................................................... 7
5.1 Principais recomendaes no projeto e confeco dos modelos: ................. 8
6. Moldagem em areia: ..................................................................................................... 11
7. Moldagem em areia seca ou molde estufado: ............................................................... 38
8. Moldagem em areia cimento ......................................................................................... 38
9. Processo CO2: ............................................................................................................... 39
10. Processo de moldagem plena: ................................................................................... 39
11. Moldagem em moldes metlicos: .............................................................................. 39
11.1 Moldes permanentes: ............................................................................................. 39
11.2 Fundio sob presso: ............................................................................................ 40



2

1. INTRODUO

Processo de fabricao de peas metlicas que consiste em preencher
com metal lquido (fundido) a cavidade de um molde com formato e medidas
correspondentes aos da pea a ser fabricada.
um processo que permite a obteno de peas com formas
praticamente definitivas, relativamente barato e capaz de fornecer uma enorme
variedade de formas e com mnimas limitaes de tamanho e complexidade.
Descobertas arqueolgicas citam o uso de fundio por volta do ano 3000 a.C.,
comeando com o cobre, posteriormente o bronze e as ligas ferrosas.



2. Fenmenos que ocorrem durante a solidificao:

2.1 Cristalizao: Consiste no aparecimento das primeiras clulas
cristalinas unitrias, que servem como ncleos para o posterior
desenvolvimento dos cristais que originam os gros definitivos e
a estrutura granular tpica dos metais. O crescimento dos cristais
no se d de maneira uniforme, pois a velocidade de crescimento
no a mesma em todas as direes, variando de acordo com os
diferentes eixos cristalogrficos. No interior dos moldes tal
crescimento e limitado pelas paredes dos mesmos. Os ncleos
metlicos e os gros cristalinos originados apresentam os aspectos
da figura abaixo:


As dendritas formam-se em quantidades cada vez maiores at se
encontrarem. O seu crescimento , ento, impedido pelo encontro com as
dendritas vizinhas, originando-se os gros e os contornos de gros, que
delimitam cada gro cristalino, formando a massa slida.
No caso da figura 1, acima, mostrada a solidificao de um metal no
interior de uma lingoteira, quando a solidificao tem incio nas paredes com as
quais o metal lquido entra em contato. Os cristais formados e em cresci- mento
sofrem a interferncia das paredes do molde e dos cristais vizinhos, de maneira tal
que eles tendem a crescer mais rapidamente na direo perpendicular s paredes
do molde. Origina-se, assim, uma estrutura colunar tpica at uma determinada
profundidade (fig. 1-b), que pode, nos cantos, produzir efeitos indesejveis (fig. 1-
c), pois grupos colunares de cristais, crescendo de paredes contguas, se encontram
segundo planos diagonais. Os efeitos indesejveis resultam do fato de essas
diagonais constiturem planos de maior fragilidade de modo que, durante uma
operao de conformao mecnicas a que essas peas forem submetidas
posteriormente, possam surgir fissuras que inutilizam o material.
Esse inconveniente evitado arredondando-se os cantos do molde.

2.2 Contrao de volume:

Os metais, ao se solidificarem, sofrem trs contraes:

- Contrao lquida: corresponde ao abaixamento da temperatura
at o incio da solidificao.

- Contrao de solidificao: corresponde variao de volume
que ocorre durante a mudana do estado lquido para o slido.

- Contrao slida: corresponde variao de volume que
ocorre j no estado slido, desde a temperatura de fim de
solidificao at a temperatura ambiente.

A contrao lquida expressa em porcentagem de volume. Mas para
a contrao slida, a mesma determinada linearmente, para facilitar o projeto
dos modelos.
A contrao d origem a uma heterogeneidade conhecida por vazio,
chupagem ou rechupe.




Alm dessa consequncia, a contrao verificada na solidificao pode
ocasionar o aparecimento de trincas a quente e de tenses residuais.

A figura abaixo mostra exemplos de trincas a quente e como corrigi-las:


As tenses residuais podem ser controladas atravs de um projeto
adequado e podem ser eliminadas pelo tratamento trmico de alvio de
tenses.
Os rechupes podem ser controlados mediante recursos como
massalotes e canais alimentadores estrategicamente projetados.




2.3 Concentrao de impurezas: Algumas ligas metlicas
contm impurezas normais, que se comportam de modo
diferente, conforme a liga esteja em estado lquido ou slido.
Principalmente as ligas ferro-carbono, que contm o fsforo, o
enxofre, o mangans, o silcio e o prprio carbono.
Quando essas ligas esto no estado lquido, as impurezas
esto totalmente dissolvidas no lquido, formando um todo
homogneo. Ao solidificar, entretanto, algumas impurezas,
como o fsforo e o enxofre, so menos solveis no estado
slido. Assim, medida que a liga solidifica, esses
elementos vo acompanhando o metal lquido remanescente,
indo acumular-se na ltima parte slida formada. Essas zonas
segregadas se localizam no interior das peas, onde as
tenses so mais baixas, e suas consequncias so muito
perniciosas, razo pelas quais grandes concentraes de
impurezas devem ser evitadas de qualquer modo, seja pelo
controle mais rigoroso da composio qumica das ligas, seja
pelo controle da velocidade de resfriamento.






2.4 Desprendimento de gases: Ocorre principalmente nas ligas
ferro- carbono. O oxignio dissolvido no ferro tende a
combinar com o carbono dessas ligas, formando os gases CO
e CO
2
, que escapam facilmente para a atmosfera, enquanto a
liga estiver em estado lquido.
medida que a viscosidade da massa lquida diminui, devido
queda da temperatura, a fuga desses gases se torna mais
difcil, ficando os mesmos retidos nas proximidades da
superfcie das peas em forma de bolhas.

Em aos de baixo carbono, na forma de lingotes a serem forjados ou
laminados, tais bolhas no so prejudiciais, pois, temperatura de
conformao mecnica, principalmente na laminao de chapas, tais bolhas tm
suas paredes soldadas.
As bolhas devem ser evitadas em aos de alto carbono e ferros-
fundidos. Isso pode ser feito adicionando-se ao metal lquido substncias
chamadas desoxidantes, como alguns tipos de ferro-ligas ferro-silcio e ferro-
mangans ou o alumnio. O oxignio reage preferencialmente com os elementos
Si, Mn e Al, formando xidos slidos SiO
2
, MnO e Al
2
O
3
impedindo,
assim, a reao do oxignio com carbono e a consequente formao de gases.
Outros gases que podem se libertar na solidificao dos aos so o
hidrognio e o nitrognio, que comumente tambm se encontram dissolvidos
no metal lquido.

3. Processos de fundio:

A fundio abrange uma srie de processos, cada um dos quais
apresentando caractersticas prprias:

-Fundio por gravidade
-Fundio sob presso
-Fundio por centrifugao
-Fundio de preciso
-Fundio por outros mtodos

Geralmente, qualquer que seja o processo adotado deve ser considerada as
seguintes etapas:

Desenho da pea
Projeto do modelo e do macho (quando necessrio)
Confeco do modelo (modelagem)
Confeco do molde (moldagem)
Fuso do metal ou liga metlica

Vazamento no molde
Limpeza e rebarbao
Controle de qualidade





4. Desenho das peas a serem fundidas: Ao projetar-se uma pea a ser
fundida, devem ser levados em conta os fenmenos que ocorrem na
solidificao do metal lquido no interior do molde, de modo a evitar que
os defeitos originados por esses fenmenos apaream nas peas
solidificadas. Os principais fatores a considerar so:

Estrutura dendrtica
Tenses de resfriamento
Espessura das paredes



Recomendaes a serem feitas:

4.1 Projetar a pea de modo que haja uma variao gradual das diversas
seces que a compem, evitando-se cantos vivos e mudanas bruscas de
dimenses.









4.2 Considerar uma espessura mnima de paredes, pois paredes muito finas
no se enchem bem de metal lquido. Alm disso, em certas ligas, como o
ferro fundido, o resfriamento mais rpido proporcionado por paredes
finas pode resultar em pontos mais duros, devido influncia que a
velocidade de resfria- mento exerce sobre a estrutura dessas ligas.

A tabela 1, a seguir, apresenta algumas recomendaes a respeito das
seces mnimas das peas fundidas.


A tabela 2 serve como guia para as dimenses mnimas de orifcios.
Estes, s vezes, devem ser preferivelmente perfurados depois da pea pronta.





4.3 Evitar fissuras de contrao, conforme apresentado na figura 3.

4.4 Prever conicidade para melhor confeco do molde. A figura 7 mostra
um exemplo de como confeccionar um molde com o correto ngulo de
sada. O ngulo recomendado de 3 graus.




5. Projeto do modelo: Na maioria dos casos o modelo feito de madeira,
sendo no Brasil o cedro a espcie mais utilizada. Tambm se utilizam
imbuia, peroba, pinho e pau-marfim, sendo tambm utilizado compensado
de madeira.


Em produo seriada, quando so utilizadas mquinas de moldar, o
material mais utilizado na confeco de modelos o alumnio, devido a sua
leveza e usinabilidade.
Os modelos em placa facilitam a utilizao de mquinas de moldar.

5.1 Principais recomendaes no projeto e confeco dos modelos:

- Eliminar os rebaixos, de modo a facilitar a moldagem. Ex. fig 8.


fig.8 Recortes que dificultam a moldagem.

Considerar a contrao do metal ao solidificar, ou seja, o modelo de
v ser, prevendo a sua diminuio de volume devida diminuio de
temperatura. A tabela 3 apresenta recomendaes gerais nesse sentido.

TABELA 3
MARGENS DIMENSIONAIS RECOMENDADAS NOS MODELOS PARA
PREVER A CONTRAO DO METAL

MATERIAL FUNDIDO DIMENSO DO
MODELO (mm)
CONTRAO
APROXIMADA
% Ferro fundido
Cinzento
At 600
Acima de 600 a 1200
Acima de 1200
1,0
0,8
0,7
Ao fundido At 600
Acima de 600 a 1830
Acima de 1830
2,0
1,5
1,3
Ferro fundido malevel - 0,1 a 1,0
Alumnio At 1200
Acima de 1200 a 1830
Acima de 1830
1,3
1,2
1,0
Magnsio At 480
Acima de 480
2,8
1,3
Lato - 1,5
Bronze - 1,0 a 2,0



- Deixar sobremetal quando houver usinagem posterior. A tabela 4 a-
presenta recomendaes de margens de usinagem para diversas ligas, em funo
das dimenses das peas.

TABELA 4
MARGENS DIMENSIONAIS RECOMENDADAS NOS MODELOS
PARA PREVER A USINAGEM DE ACABAMENTO



MATERIAL
DIMENSES DO
MODELO (mm)
MARGENS (mm)
ORIFCIO SUPERFCIE
Ferro
Fundido
At 150
Acima de 150 a 300
Acima de 300 a 510
Acima de 510 a 915
Acima de 915 a 1530
3,5
3,5
5,0
6,5
8,0
2,5
3,5
4,0
5,0
5,0
Ao
fundido
At 150
Acima de 150 a 300
Acima de 300 a 510
Acima de 510 a 915
Acima de 915 a 1530
3,5
6,5
6,5
7,0
8,0
3,5
5,0
6,5
6,5
6,5
No
ferrosos
At 76
Acima de 76 a 200
Acima de 200 a 300
Acima de 300 a 510
Acima de 510 a 915
Acima de 915 a 1530
1,6
2,5
2,5
3,5
3,5
4,0
1,6
2,5
3,5
3,5
4,0
5,0

Verificar a diviso do modelo. A linha divisria representa a linha que
divide as partes que formam as cavidades superior e inferior do molde. O
modelo, quando bi-partido, deve apresentar uma linha divisria reta,
conforme ilustra a figura 9, abaixo:


Fig. 9 A linha divisria em (a) no reta e a pea torna-se mais difcil de
fundir do que se fosse em nvel (b).

Considerar o volume de produo para a escolha do material do
modelo e de sua montagem em placa ou no.

Estudar a localizao mais adequada para os machos. Esta funo tipo


e forma da pea que vai ser produzida. O macho vai corresponder s cavidades
que so necessrias nas peas fundidas, principalmente orifcios. Seu papel no
molde , ao contrrio do modelo, formar uma seo cheia onde o me- tal fundido
no penetra, de modo que, aps solidificar, a pea apresente um vazio naquele
ponto. Assim, o modelo deve prever partes salientes que permitam a colocao
dos machos no molde. A figura 10 mostra um exemplo simples.


Fig.10 Modelo com marcao do macho.

Prever a colocao dos canais de vazamento e massalotes. O modelo
deve facilitar no molde a entrada do metal fundido atravs dos canais de
vazamento e a situao dos massalotes.


Fig. 10




6. Moldagem em areia: O molde deve preencher alguns requisitos, sem os
quais no havero boas condies de fundio:
Apresentar resistncia suficiente para suportar o peso do metal
lquido;
Suportar a ao erosiva do metal lquido no momento do
vazamento.
Gerar a menor quantidade possvel de gs, evitando sua
prpria eroso e a contaminao do metal.
Facilitar a fuga dos gases gerados para a atmosfera.

A caixa de moldagem, que o recipiente do molde,
constituda de uma estrutura de rigidez suficiente para suportar
o socamento da areia na operao de moldagem, bem como a
presso do metal lquido durante a fundio. Geralmente as
caixas so metlicas (madeiras de boa resistncia tambm so
utilizadas) e so constitudas em caixa superior e caixa inferior.




Os pinos e orelhas servem para uma perfeita centragem das
caixas e do modelo.
O processo mais simples e mais utilizado nas fundies a
moldagem em areia verde, que consiste em compactar, manualmente ou
empregando mquinas de moldar, uma mistura refratria plstica - a areia de
fundio - composta essencialmente de areia silicosa, argila e gua sobre o
modelo colocado ou montado em caixa de moldar.
Confeccionada a cavidade do molde, o metal imediatamente
vazado no seu interior.
A figura 13 mostra esquematicamente a seqncia de operaes
do processo de fundio em areia verde, para o caso de uma pea
simples:



A areia de fundio deve apresentar caractersticas que permitem
uma moldagem fcil e segura, entre elas, as mais importantes so: plasticidade,
consistncia, moldabilidade, dureza, resistncia e refratariedade.

Os componentes de uma areia de fundio:

Areia, que o constituinte bsico, no qual devem ser
consideradas a pureza, granulometria, distribuio
granulomtrica e porcentagem de finos, dureza, forma e
integridade dos gros, refratariedade, permeabilidade e
expansibilidade;
Argila, que constitui o aglomerante usual nas areias de
fundio especialmente preparadas;
Carvo modo, usado eventualmente para melhorar o
acabamento das peas fundidas;
Dextrina, aglomerante orgnico, para conferir maior
resistncia mecnica areia quando seca em estufa;
Farinha de milho gelatinizada (mogul), que melhora a
qualidade da trabalhabilidade da areia;
Breu em p, tambm como aglomerante, que confere grande
resistncia mecnica, principalmente em areia seca;
Serragem, usada eventualmente para atenuar os efeitos da
expanso.


Uma composio tpica de areia sinttica de fundio a seguinte (partes em
peso):
Areia: 100
Argila: 20
gua: 4

Esse tipo de composio de areia, mais simples, indicado para emprego geral
na confeco de moldes.

Para confeco de machos as areias devem apresentar alta resistncia depois de
secas em estufa, alta dureza, alta permeabilidade e inalterabilidade. Os seus
componentes, alm de areia natural e gua, incluem vrios tipos de
aglomerantes, entre os quais o silicato de sdio, cimento portland, resinas,
piche, melaos, farinha Mogul, leos, etc.
As areias de fundio so preparadas em misturadores especiais, onde os.
componentes so misturados inicialmente secos (por 2 a 3 minutos), sendo
ento adicionada a gua aos poucos, at que se consiga mistura homognea.
A areia geralmente reaproveitada, podendo-se obter ndice de recuperao.
de at 98% aps seu peneiramento.
A moldagem pode ser realizada manualmente, com soquete manual ou
pneumtico, ou mecanicamente, atravs de mquinas e sistemas de moldar
especiais. Podemos citar: mquinas de compresso, mquinas de impacto,
mquinas de compresso vibratria, mquinas de sopragem e mquinas de
projeo centrfuga.




Os machos so normalmente secados em estufa, entre 150
o
e 250
o
C. As figuras
15 e 16, a seguir, nos mostram exemplos de fundio com machos simples.


..
.. .


1
pet;a




rnodelo da pea
com
pro
onoamento
AB

para marcado m
n
lur do macho na

caixa de
moldagem




... .


y

... .





.' .




:..

.....




, '
. ..
nz k:/.;t: ;::::):.\-:.':;!
macho
caixade mnldagem com modelos
de pec;as e do canal de vazt mento


mecho
met&l liquido





ill.





''..


...
caixa de moldagem
pronta para receber o
metal l(quido com
o macho rotocado no lvqar





pea fund
ida
oom
canal


-
cort
e












7. Moldagem em areia seca ou molde estufado: Neste processo a areia
deve conter aditivos orgnicos para melhorar suas caractersticas. A
secagem, feita em estufas apropriadas, efetuada a temperaturas que
variam entre 150 a 300
o
C. As vantagens deste sistema so:

Maior resistncia presso do metal lquido;
Maior estabilidade dimensional;
Maior dureza;
Maior permeabilidade
Melhor acabamento nas peas fundidas.
Esse tipo de moldagem empregado em peas de qualquer dimenso ou peso,
sempre que se exige um melhor acabamento.

8. Moldagem em areia cimento: Em princpio, tem aplicao semelhante
dos moldes estufados. bastante utilizado para moldagem de peas
mdias e grandes. 90% de areia silicosa, 10% de cimento portland e 8%
de gua, uma tpica composio da areia de moldagem para esse
processo.


9. Processo CO2: Processo de aplicao relativamente recente utilizado
em moldes e machos para peas de quaisquer dimenses. Consiste na
aplicao de areia aglomerada com silicato de sdio (2,5 a 6,0% em
peso). Depois de compactados, so submetidos a um tratamento de CO
2
,
por meio da passagem de uma corrente desse gs atravs de sua seco.
Ocorre, ento, uma reao entre o CO
2
e o silicato de sdio, formando-
se slica-gel, carbonato de sdio e gua, resultando em endurecimento e
elevada resistncia do molde, em tempo relativamente curto, sem a
necessidade de estufagem.

10. Processo de moldagem plena: Neste processo so empregados modelos
de espuma de poliestireno. Blocos e chapas desse material podem ser
cortados, gravados e colados em formatos mais variados. Como seu peso
muito pequeno (16 kgf/m
3
), permitem a confeco de modelos de
grandes dimenses.

A moldagem efetuada do mesmo modo que a efetuada em moldes de
madeira, porm com menor presso durante a moldagem. O metal lquido, quando
derramado no interior do molde, vaporiza o poliestireno, preenchendooos
espaos vazios.

Vantagens:

Pouca ou nenhuma quantidade de aglomerante misturada na areia;
ngulos de sada e cantos arredondados no so necessrios;
Reduo drstica da quantidade de machos;
Mo-de-obra menos qualificada.

Desvantagens:

Gerao de gases, o que pode ocasionar problemas nas peas;
Acabamento superficial mais grosseiro.



11. Moldagem em moldes metlicos:

11.1 Moldes permanentes: Geralmente so produzidos em ao ou ferro
fundido. So conhecidos dois tipos: as coquilhas e as lingoteiras. As
lingoteiras so inteirias ou com o fundo constitudo de uma placa sobre
a qual o seu corpo se apia. Os tipos verticais so empregados
geralmente para a fundio de lingotes de ao. Os tipos horizontais so
mais utilizados para metais e ligas no-ferrosos. As lingoteiras
verticais so empregadas principalmente com o uso de massalote ou
cabea quente, para facilitar a extrao do lingote solidificado.

Coquilhas consistem em duas ou mais partes que so convenientemente


alinhadas e fechadas, de modo a formar a cavidade correspondente forma
desejada da pea. Depois de solidificada a pea, o molde aberto e a mesma
retirada manual ou mecanicamente. Esse processo permite a fundio de peas
em ligas de alumnio, magnsio, cobre, zinco e ferro fundido cinzento.
Em ligas de alumnio, pode-se produzir peas com at 300 kgf de peso; no
caso do ferro fundido cinzento o processo deixa de ser vivel para peas de peso
superior a 15 kgf.
Em relao aos moldes de areia, as peas fundidas em moldes
permanentes apresentam maior uniformidade, melhor acabamento superficial,
tolerncias dimensionais mais estreitas e melhores propriedades mecnicas.
Porm, o processo geralmente limitado a peas de dimenses relativamente
pequenas devido ao alto custo do molde. Por esta mesma razo, no
recomendado para pequenas sries. Ainda h o fato de que nem todas as ligas
metlicas podem ser fundidas em moldes permanentes e formas muito
complicadas dificultam o projeto do molde e tornam difcil a extrao da pea
do seu interior.






11.2 Fundio sob presso: Consiste em forar o metal lquido, sob presso
a penetrar na cavidade do molde metlico, chamado matriz. A presso e
a maior velocidade de enchimento na cavidade do molde possibilitam a
fabricao de peas de formas mais complexas e de paredes mais finas
que os processos por gravidade. A matriz geralmente construda em
duas partes, que so hermeticamente fechadas no momento do
vazamento do metal lquido.

Principais vantagens:

Produo de peas com formas mais complexas.
Produo de peas com paredes mais finas e tolerncias
dimensionais mais estreitas.
Alta capacidade de produo.
Produo de peas praticamente acabadas.
Utilizao da mesma matriz para milhares de peas, sem variaes
significativas nas dimenses das peas produzidas.
As peas fundidas sob presso podem ser tratadas superficialmente
(revestimentos superficiais), com um mnimo de preparo prvio de
superfcie.

Algumas ligas, como as de alumnio, apresentam maiores
resistncias que se fundidas em areia.


Principais desvantagens:

Limitao nas dimenses das peas - pesos normalmente inferiores a 5
kgf - raramente ultrapassam 25 kgf.
Pode haver dificuldade de evaso do ar retido no interior da matriz,
dependendo dos contornos das cavidades e dos canais - o ar retido a
causa principal de porosidades em peas fundidas sob presso.
Equipamentos e acessrios de custos relativamente altos, tornando o
processo econmico apenas para grandes volumes de produo.
Com poucas excees, o processo somente empregado para ligas
cujas temperaturas de fuso no so superiores s das ligas a base de
cobre.