Você está na página 1de 16

Cristalizao

Essa particularidade dos metais, durante sua solidificao, j foi estudada, sob o ponto de vista
geral. Consiste, como se viu, no aparecimento das primeiras clulas cristalinas unitrias, que
servem como "ncleos" para o posterior desenvolvimento ou "crescimento" dos cristais, dando,
finalmente, origem aos gros definitivos e "estrutura granular" tpica dos metais.
Esse crescimento dos cristais no se d, na realidade, de maneira uniforme, ou seja, a
velocidade de crescimento no a mesma em todas as direes, variando de acordo com os
diferentes eixos cristalogrficos; alm disso, no interior dos moldes, o crescimento limitado
pelas paredes destes.
Como resultado, os ncleos metlicos e os gros cristalinos originados adquirem os aspectos
representados na Figura 1.

A Figura 1(a) mostra o desenvolvimento e a expanso de cada ncleo de cristalizao,


originando uru tipo de cristal que poderia ser assimilado a uma rvore com seus ramos; a esse tipo
de cristal d-se o nome de dendrita.
As dendritas formam-se em quantidades cada vez maiores at se encontrarem; o seu
crescimento , ento, impedido pelo encontro das dendritas vizinhas, originando-se os gros e os
contornos de gros, que delimitam cada gro cristalino, formando a massa slida.
A Figura 1(b) mostra o caso particular da solidificao de um metal no interior de um molde
metlico, de forma prismtica, chamado lingote, o qual vai originar uma pea fundida chamada
lingote.
Nesse caso, a solidificao tem inicio nas paredes comas quais o metal lquido entra
imediatamente em contato; os cristais formados e em crescimento sofrem a interferncia das
paredes do molde e dos cristais vizinhos, de modo que eles tendem a crescer mais rapidamente na
direo perpendicular s paredes do molde. Origina-se, ento, uma estrutura colunar tpica, at
uma determinada profundidade, como a Figura 1(b) mostra, e que pode, nos cantos, produzir
efeitos indesejveis - Figura 1(c) - devido a grupos colunares de cristais, crescendo de paredes
contguas, se encontrarem segundo planos diagonais.
Os efeitos indesejveis resultam do fato de essas diagonais constiturem planos de maior
fragilidade de modo que, durante a operao de conformao mecnica a que essas peas so

submetidas posteriormente - como laminao - podem surgir fissuras que inutilizam o material.
Esse inconveniente evitado arredondando-se os cantos
Contrao de volume
Os metais, ao solidificarem, sofrem uma contrao. Na realidade, do estado lquido ao slido,
trs contraes so verificadas :
- contrao lquida - correspondente ao abaixamento da temperatura at o incio da
solidificao;
- contrao de solidificao - correspondente variao de volume que ocorre durante a
mudana do estado lquido para o slido;
- contrao slida - correspondente variao de volume que ocorre j no estado slido, desde
a temperatura de fim de solidificao at a temperatura ambiente.
A contrao expressa em porcentagem de volume. No caso da contrao slida, entretanto, a.
mesma expressa linearmente, pois desse modo mais fcil projetar-se os modelos.
A contrao slida varia de acordo com a liga considerada. No caso dos aos fundidos, por
exemplo, a contrao linear, devida variao de volume no estado slido, varia de 2,18 a 2,47%,
o valor menor correspondendo ao ao de mais alto carbono (0,90%)
No caso dos ferros fundidos - uma das mais importantes ligas para fundio de peas - a
contrao slida linear varia de 1 a 1,5%, o valor de 1% correspondendo ao ferro fundido
cinzento comum e o valor 1,5% (mais precisamente de 1,3 a 1,5%) ao ferro nodular.
Para os outros metais e ligas - a contrao linear muito variada, podendo atingir valores de 8
a 9% para nquel e ligas cobre-nquel.
A contrao d origem a uma heterogeneidade conhecida por vazio ou rechupe, ilustrada na
Figura 2

Inicialmente, tem-se (a) o metal inteiramente no estado lquido; (b) a solidificao tem incio
na periferia, onde a temperatura mais baixa e caminha em direo ao centro; (c) fim da
solidificao e (d) contrao slida.
A diferena entre os volumes no estado lquido e no estado slido final d como conseqncia
o vazio ou rechupe, indicados nas panes (c) e (d) da figura. A pane (d) d a entender tambm que
a contrao slida ocasiona uma diminuio geral das dimenses da pea solidificada.
Os vazios citados podem eventualmente ficar localizados na parte interna das peas, prximos
da superfcie; porm, invisveis externamente. Alm dessa conseqncia - vazio ou rechupe - a
contrao verificada na solidificao pode ocasionar :

- aparecimento de trincas a quente (Figura 3)- aparecimento de tenses residuais.

As tenses residuais podem ser controladas por um adequado projeto da pea, como se ver, e
podem ser eliminadas pelo tratamento trmico de "alvio de tenses". Os vazios ou rechupes que
constituem a conseqncia direta da contrao podem tambm ser controlados ou eliminados,
mediante recursos adequados, seja no caso de lingoteiras, seja no caso de moldes para peas
fundidas (Figura 4). No caso da fundio de um lingote, o artifcio adotado para controlar o vazio
colocar sobre o topo da lingoteira um massalote - que feito de material metlico - uma pea
postia de material refratrio, denominada "cabea quente"ou "massalote"; essa pea, por ser de
material refratrio, retm o calor por um tempo mais longo e corresponder seo que solidifica
por ltimo; nela, portanto, vai se concentrar o vazio. Resulta assim um lingote so, pela
eliminao de sua cabea superior.
No caso de peas fundidas, utiliza-se um "alimentador". No exemplo apresentado na Figura 4,
o molde foi projetado de tal maneira que a entrada do metal lquido, atravs de canais, feita na
seo mais grossa que alimenta as menos espessas; ao mesmo tempo, o "alimentador" ficar
convenientemente suprido de excesso de metal lquido, nele se concentrando o vazio.

Concentrao de impurezas
Algumas ligas metlicas contm impurezas normais, que se comportam de modo diferente,
conforme a liga esteja no estado lquido ou slido. O caso mais geral o das ligas ferro-carbono
que contm, como impurezas normais, o fsforo, o enxofre, o mangans, o silcio e o prprio
carbono. Quando essas ligas esto no estado liquido, as impurezas esto totalmente dissolvidas no
lquido, formando um todo homogneo. Ao solidificar, entretanto, algumas das impurezas so
menos solveis no estado slido:
P e S, por exemplo, nas ligas mencionadas. Assim sendo, medidia que a liga solidifica, esses
elementos vo acompanhando o metal liquido remanescente, indo acumular-se, pois, na ltima
parte slida fornada.
Nessas regies, a concentrao de impurezas constitui o que se chama segregao(3).
A Figura 5 representa esquematicamente como a segregao pode se dispor em peas
laminadas e forjadas. O inconveniente dessa segregao que o material acaba apresentando
composio qumica no uniforme, conforme a seo considerada, e conseqentes propriedades
mecnicas diferentes.

Como as zonas segregadas se localizam no interior das peas, onde as tenses so mais baixas,
as suas conseqncias no so muito perniciosas, devendo-se de qualquer modo, evitar uma
grande concentrao de impurezas, quer pelo controle mais rigoroso da composio qumica das
ligas, quer pelo controle da prpria velocidade de resfriamento.
Desprendimento de gases
Esse fenmeno ocorre, como no caso anterior, principalmente nas ligas ferro-carbono. O
oxignio dissolvido no ferro, por exemplo, tende a combinar-se com o carbono dessas ligas,
formando os gases CO e CO2 que escapam facilmente atmosfera, enquanto a liga estiver no
estado liquido. medida, entretanto, que a viscosidade da massa liquida diminui, devido queda
de temperatura, fica mais difcil a fuga desses gases, os quais acabam ficando retidos nas
proximidades da superfcie das peas ou lingotes, na forma de bolhas.
Em aos de baixo carbono, na forma de lingotes a serem forjados ou laminados, as bolhas no
so prejudiciais, pois elas, s temperaturas de conformao mecnica, principalmente para a
fabricao de chapas, tm suas paredes soldadas. A rigor, essas bolhas podem ser at mesmo
desejveis.
As bolhas devem ser evitadas, contudo, em aos de alto carbono; isso pode ser feito
adicionando-se ao metal lquido substncias chamadas "desoxidantes", tais como alguns tipos de
ferro-ligas (ferro-silcio e ferro-mangans) ou alumnio.
De fato, o oxignio reage de preferncia com os elementos Si, Mn e Al, formando xidos
slidos - SiO2, MnO e AI2O3 - impedindo, assim, que o oxignio reaja com o carbono formando
os gases CO e CO2, responsveis pela produo das bolhas.
Outros gases que podem se libertar na solidificao dos aos so o hidrognio e o nitrognio,
que comumente tambm se encontram dissolvidos no metal lquido.
Fundio em areia
A fundio um dos processos de fabricao mais antigos que o homem criou.
uma maneira fcil e barata de se obterem peas praticamente com seu formato final,
vazando-se o metal em estado lquido dentro de um molde previamente preparado.
A fundio em areia a mais usada, no s na produo de peas de ao e ferro
fundido, porque os moldes de areia so os que suportam melhor as altas temperaturas de
fuso desses dois metais, mas tambm para a produo de peas de ligas de alumnio,
lato, bronze e magnsio.

O molde: uma pea fundamental


Qualidade, hoje em dia, muito mais que uma palavra. uma atitude indispensvel
em relao aos processos de produo, se quisermos vencer a competio com os
concorrentes; o que no nada fcil.
A qualidade da pea fundida est diretamente ligada qualidade do molde. Peas
fundidas de qualidade no podem ser produzidas sem moldes. Por isso, os autores usam
tanto o material quanto o mtodo pelo qual o molde fabricado como critrio para
classificar os processos de fundio. Portanto, possvel classificar os processos de
fundio em dois grupos:
Fundidos
Toda pea metlica fundida nasce na oficina de modelagem. Todos os desenhos que
especificam a fundio devem primeiramente ser encaminhados ao modelador, que
proceder execuo de um modelo do objeto a ser usinado, em plstico ou em
madeira. Este, conhecido como modelo de fundio, , em seguida, enviado oficina
para que a pea seja fundida. Estes tipos de peas so feitos de vrias espcies de ao e
ferro fundido e tambm de ligas no-ferrosas, isto , de alumnio, magnsio, zinco e
cobre bronze e lato). Para entender perfeitamente o processo pelo qual passa uma pea

fundida, desde a modelagem at a fundio, necessrio, conhecer os termos usados no


processo.
Desenho do Modelo.
A fonte em que o modelador consegue as informaes necessrias execuo do
modelo o desenho da pea oriundo do escritrio de projeto. Como esse desenho
contm informaes a serem utilizadas pelos vrios setores, em toda a seqncia de
fabricao, mas no necessrias ao modelador, este algumas vezes executa um novo
desenho, o denominado desenho do modelo. Neste so omitidas todas as informaes
desnecessrias especificamente ao modelador e inclui itens como plano de separao,

tolerncia, contornos de sobremetal e desenhos dos . machos. Os desenhos do modelo


so executados em escala 1:1, levando-se em conta a necessria contrao. Neles as
curvas e intersees devem ser cuidadosamente construdas, pois as dimenses da pea
so levantadas diretamente dali. Fazem-se tambm cortes em diferentes posies, no
desenho do modelo, com a finalidade de executar os moldes de metal que serviro para
testar o modelo durante a sua execuo. A Fig. 10.1 mostra os desenhos de uma pea
simples e do modelo da mesma pea.

Rgua de Contrao do Modelador.


O metal de uma dada pea fundida, aps solidificar-se, continua a se contrair at
atingir a temperatura ambiente. O grau dessa contrao varia de acordo com o tipo de
metal mas de qualquer forma o modelador deve estar de posse de todos os elementos
necessrios para projetar o modelo, levando em conta esta particularidade do metal. Isto
facilmente executado quando se tem mo uma rgua de contrao na qual as
divises so ligeiramente maiores do que as normais. A tolerncia de contrao que
deve ser levada em considerao para os vrios metais dada a seguir em mm/m.

Ferro fundido
Ao fundido
Ligas de alumnio 12,5
Ligas de magnsio 0.55

l0
20

Isto significa que na construo de uma rgua de um metro, no caso do ferro fundido,
a mesma deve Ter 1010 mm.

Tolerncias de Sobremetal.

Antes de terminar o desenho do modelo, o modelador deve indicar a quantidade de


"sobremetal", cuja indicao feita por meio de uma linha grossa. O termo
"sobremetal" aqui empregado refere-se quantidade de metal adicionada pea, metal
esse que ser retirado durante o processamento de usinagem. A espessura de sobremetal
varia de 3 mm a 18 mm, dependendo do tamanho do fundido e do metal que
empregado na confeco da pea. Esta tolerncia de sobremetal indicada na Fig. 10.2
por meio de linha tracejada, que mostra o contorno da pea pronta. Nos desenhos
oriundos de escritrio tcnico, o acabamento das superfcies deve sempre ser indicado,
utilizando-se para tal um dos mtodos padronizados e apresentados.

Plano De Separao.
Antes que o desenho do modelo entre na oficina de modelagem, a localizao da
linha ou do plano de separao deve ser determinada. Esta particularidade no se
encontra indicada no desenho da pea, mas o projetista deve ter sempre em mente este
detalhe, de modo a evitar um projeto de difcil, se no de quase impossvel, execuo
pelo processo da fundio, o que, ao lado da dificuldade tcnica, onera bastante o
produto. A finalidade do plano de separao permitir que o modelo possa ser removido
do molde sem que haja qualquer anomalia nas paredes de areia. O plano de separao
deve de preferncia estar situado sobre o eixo de simetria que divide a pea. Na
fundio do objeto, o plano de separao posicionado de modo a coincidir com o
plano entre as duas partes do molde ou caixa de fundio. No caso de objetos simples,
tais como o mostrado na Fig. 10.3(a), algumas vezes possvel utilizar uma de suas
faces como plano de separao; com isso tornando o processo de fundio mais fcil e
mais barato. Em geral um plano de separao necessrio, como na Fig. 10.3(b).
Ocasionalmente preciso mais do que um plano, mas deve-se evitar tal situao sempre
que for possvel. A linha que indica a posio do plano de separao chamada de linha
de separao. Esta linha indicada no esboo feito pelo modelador.

Posicionadores De Machos.

To logo a posio do plano de separao tenha sido determinada, devem ser


indicados os ressaltos para posicionamento dos machos. Esses ressaltos so elementos
salientes do modelo, cuja finalidade provocar a formao de um rebaixo no molde de
areia onde o macho vai ser fixado. Como o macho preencher totalmente esses rebaixos,
a funo dos mesmos nica e exclusivamente atuar como elemento posicionador at
que o metal derretido se solidifique. A Fig. 10.2 mostra esses ressaltos aficionados ao
desenho do modelo. Esses elementos no so mostrados, no desenho da pea acabada.
Sada.
Para possibilitar a fcil remoo do modelo do molde, dota-se o primeiro de certa
conicidade a partir do plano de separao. Esta conicidade chamada de sada. A sada
pode ser acrescentada ao modelo pelo aumento do plano de separao, tornando a pea
mais robusta e mais pesada, ou ento, mantendo a quantidade de metal constante no
plano de separao e diminuindo-o na parte superior ou na inferior. O ltimo mtodo
reduz a resistncia e o peso da. pea. Quando o molde de madeira, usa-se a sada de 10
mm/m, mas quando o molde metlico, a de 5 mm/m suficiente. A sada tambm
pode ser especificada por meio de graus e, em gerar, estes situam-se entre 0,5 e 3. A
sada normalmente mostrada no desenho do modelo, nunca sendo indicada nos da
pea.
Desenho Dos Detalhes.
Na execuo do desenho de peas para fundio, existem muitos detalhes de projeto
com os quais o engenheiro deve estar familiarizado. A indstria vem padronizando
detalhes como nervuras, cantos arredondados, ressaltos, salincias, filetes e interseo
de filetes, que devem ser levados em considerao pelo projetista para facilitar a

produo e assegurar a boa qualidade da pea.


Cantos e concordncias.
Quando um metal se solidifica, os cristais tendem a se dispor de modo que suas
linhas de maior resistncia se situem perpendicularmente superfcie fria, como
indica a Fig. 10.4. No entanto, os ngulos muito vivos, tendem a formar planos de
baixa resistncia, com o aparecimento de orifcios ou trincas durante o resfriamento.
Por esta razo, os ngulos internos muito vivos so evitados por meio de madeira,
cera ou couro, como indicado na Fig. 10.5. Este processo chamado de filetagem.
Os cantos vivos na pea fundida devem tambm ser arredondados. A considerao
cuidadosa desses detalhes permite remover com maior facilidade o modelo do molde,
permite que o metal flua mais livremente e ajuda a evitar a formao de trincas e
planos de baixa resistncia. Em geral, cada empresa tem suas prprias regras
referentes ao tamanho dos filetes. Algumas exigem que o filete tenha um raio igual

espessura da seo, como indica a Fig. 10.6; outras indicam o raio para os filetes em
forma tabular. A seguir apresenta-se dados de projeto para abas mnimas e raios de
filetes, para fundidos em ligas de alumnio usados por uma indstria de grande porte.

Material n.
Espessura mn. da parede - t
Raio mn. do filete - r

43
5
5

356
5
6

195
5
6

220
10
12

AM265
5(mm)
6(mm)

Muito embora seja essencial que todos os ngulos tenham sido arredondados e os
respectivos filetes colocados, tambm de suma importncia evitar raios muito
grandes para filetes com abas, cujas sees retas so finas. Filetes muito grandes
podem causar tenses durante o processo de resfriamento em almas finas, fazendo
com que o material se concentre de maneira acentuada nas intersees, levando o
conjunto a um resfriamento desigual. Os desenhos executados pelo departamento de
Engenharia devero sempre mostrar todos os filetes e trazerem uma nota tal como
"Todos os filetes tero raio (x) e raios de concordncia y) a no ser que se
especifique de outra forma ".

Espessura das paredes nos fundidos.


medida que o metal fundido vai sendo vazado, o mesmo se escoa nas vrias
direes, indicadas pelo formato do molde e gradualmente, vai se resfriando. Caso as
sees sejam muito finas, o metal pode solidificar sem que se consiga o total
preenchimento do molde, ou ento, devido baixa temperatura em determinados
pontos, no haver um caldeamento adequado entre as duas partes. Isto precipita a
formao de um ponto de baixa resistncia chamado de "gota fria". A espessura

mnima da parede varia com o tipo de material e com a prtica seguida pela empresa.
Por exemplo, uma dada companhia recomenda as seguintes espessuras mnimas em
mm: ferro fundido, 5; lato e bronze, 3 e alumnio de 4 a 6. A interseo entre uma
parede fina e outra mais robusta pode provocar o aparecimento de trincas, devido, ao
resfriamento desigual ds duas partes. Por esta razo, sempre interessante evitar
uma variao muito abrupta na seo reta das paredes das peas. Quando tal variao
no pode ser evitada, o componente mais fino deve ser dotado de conicidade para
reduzir as tenses devidas retrao. Recomenda-se que a seo mais espessa no
seja maior do que o dobro da espessura da seo mais fina, como indica a Fig.
10.7(a). Quando esta relao mnima de 2:1 no pode ser mantida, a seo mais fina
ser dotada de conicidade, como mostram as Figs. 10.7(b) e (c) de acordo com as
dimenses dadas na Tab. 10.l. A interseo das paredes das almas tende a provocar
trincas devido ao resfriamento causados pela alta concentrao de material na

interseo. Ver a Fig. 10.7(d). Isto pode ser evitado ou melhorado, alternando-se as
espessuras das paredes onde quer que seja possvel, como indica a Fig. 10.8.

Ressaltos.
As salincias acrescentadas pea fundida para possibilitar a confeco de furos
ou proporcionar apoio cabea de um parafuso so chamadas de ressaltos. Quando
estes ressaltos se tornam necessrios, devem ser colocados filetes que proporcionem
uma variao gradual na seo transversal, quando possvel, como na Fig. 10.9(a).
Quando for preciso colocar ressaltos nas paredes, estas devero ser dotadas de uma
certa conicidade, como indica a Fig. 10.9(b), para proporcionar a necessria
espessura.

Calos ou coxins.
Os coxins, como so indicados na Fig. 10.10, fazem com que o custo da pea seja
reduzido, devido economia causada pela eliminao de grandes reas que devero
ser usinadas.

Nervuras.

Numa pea fundida, as nervuras desempenham duas funes: aumentam a


resistncia reforando a pea e impedem a formao de trincas de resfriamento por
agirem como dissipadores de calor, com isso proporcionando o resfriamento da
seo.
Definio dos Termos Relativos ao Modelo a Fundio.

Os seguintes termos so usados na modelagem, na ferramentaria e na fundio:

Ressalto. Projeo num objeto cuja altura , em geral, menor do que o seu
dimetro. Ele colocado nesse loca com a finalidade de proporcionar um
ponto de apoio ou ainda permitir que a usinagem faa um furo em
condies mais vantajosas. Ver a Fig. 10.9.

Macho. Um modelo de areia para fazer um furo no interior do fundido. Ver


a Fig. 10.11.

Caixa de macho. Uma caixa de madeira, cujo formato interno de tal


natureza que, quando est totalmente cheia de areia, forma-se o macho
desejado. Ver a Fig. 10.11 .

Apoio do macho. A parte saliente do modelo que deixa um rebaixo no


molde de areia onde o macho dever ser colocado, Ver a Fig. 10.12. Este
rebaixo serve para sustentar o macho, no molde

Cubil. O forno no qual o metal fundido.

Conicidade ou sada. Certa conicidade atribuda ao modelo e que torna


mais fcil a sua retirada do molde de areia.

Filete. Uma superfcie cncava que cobre totalmente os ngulos agudos


entre duas faces num modelo. Ver a Fig. 10.5.

Sobremetal. Material extra deixado sobre a superfcie para permitir seu


acabamento na usinagem do fundido. Ver a Fig. 10. l 1 .

Caixa de fundio. Duas ou mais peas em formato de caixa, com a mesma


seo reta e dentro das quais a areia compactada para a formao do

molde. Ver a Fig. 10,12. Ela constituda de duas partes: a superior e a


inferior. Ver as Figs. 10.12(a) e (b).

Canal de alimentao. Uma abertura no molde de areia, por onde o metal


escoa. Ver a Fig. 10.13.

Plano de separao. O plano que divide o modelo em duas partes que


podem ser retiradas da areia. Ver a Fig. 10.3.

Modelo. Um modelo ligeiramente maior do que a pea a ser fundida, em


geral feito em madeira. Ver a Fig. 10.2.

Tolerncia de contrao. Aumento nas dimenses do modelo para


compensar a contrao do metal durante o processo de resfriamento.

Rgua de contrao. A rgua usada pelo modelador. Possui uma escala que
leva em conta o aumento dimensional, compensado na contrao do metal
durante o processo de solidificao.

Cdigo De Cores.
Para facilitar a interpretao, o modelo completo pintado de vrias cores. A regio
que permanecer sem acabamento, em preto; a que dever ser acabada, em vermelho; as
regies correspondentes aos machos, em amarelo. Usam-se tambm outras cores, mas
estas so as mais importantes.
Caixa De Machos.
Como o modelo forma unicamente a superfcie externa do fundido, necessrio
encontrar algum mtodo para a produo das superfcies internas, cujas formas so
determinadas pelo formato do macho, moldado na caixa de machos. parte integrante
do servio do modelador confeccionar a caixa de machos, que se resume numa caixa
vazia cujo formato interior representa a forma das superfcies internas do objeto a ser
fundido. Como os machos em geral so constitudos de duas partes coladas, a
construo da caixa de machos levar em conta o plano de separao, contrao, sada e
acabamento, como foi feito no caso da construo do modelo de fundio. A Fig.
10.11(a) mostra uma caixa de machos.
Machos.
Depois do modelador ter completado a caixa de machos, a mesma enviada
machearia para confeco dos machos. O objetivo do macho ocupar um espao no
molde onde se deseja uma. abertura ou um vazio. O engenheiro deve projetar os espaos
interiores de modo que o macho possa ter removido depois do metal ter sido vazado e
solidificado.

Caixa de Fundio.
A areia na qual se imprime o formato do fundido colocada dentro de um recipiente em
forma de caixa, conhecida como caixa de fundio. Ver a Fig. 10.12. A caixa de
fundio feita em duas partes, que podem ser separadas para remoo do modelo e a
seguir apoiadas, uma de encontro outra, para formar o molde. Ver Fig. 10.13