Você está na página 1de 12

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Simulao do ensaio de compresso


O objetivo deste ensaio de compresso (forjamento) consiste em sujeitar um 1/8 de um
cilindro a foras de compresso, e analisar o comportamento do material segundo a influncia
de duas condies: uma delas diz respeito ao contacto da ferramenta com o provete, ou seja, a
ao do atrito e a no existncia dele e, a segunda diz respeito s caractersticas do material no
que diz respeito isotropia e anisotropia.
De acordo com esses parmetros foram obtidos os resultados das simulaes, gerando-se
o grfico da Figura 1, bem como as representaes das deformaes nas Figuras 2 a 6.

INFLUNCIA DA ANISOTROPIA
Anisotropia =0.25

Anisotropia =0.75

Anisotropia =0

Isotropia =0.25

Isotropia =0.75

Isotropia =0

1.4E+06

FORA (N)

1.2E+06
1.0E+06

8.0E+05
6.0E+05
4.0E+05
2.0E+05
0.0E+00
0

10

15

20

25

30

35

DESLOCAMENTO (MM)
Figura 1 Grfico sobre a influncia da anisotropia no ensaio de compresso

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 1

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Figura 2 Anisotropia considerando atrito = 0.25

Figura 3 Efeito Barril na Anisotropia considerando atrito = 0.25

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 2

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Figura 4 - Isotropia considerando atrito = 0.25

Figura 5 Anisotropia no considerando atrito ( = 0)

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 3

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Figura 6 - Isotropia no considerando atrito ( = 0)

Uma primeira concluso que se pode tirar do grfico que a influncia do atrito pouco
significativa, ou at mesmo insignificante uma vez que considerando ou desprezando o atrito,
os valores da fora aplicada pouco diferem, quer para as curvas da isotropia, como para as
curvas da anisotropia.
Comparando as deformaes do material anisotrpico com as do material isotrpico, podese concluir que o material anisotrpico deforma-se numa direo preferencial, segundo o eixo
dos xx (Figuras 2 e 5), enquanto o material isotrpico apresenta uma deformao uniforme em
relao ao eixo de aplicao da fora, eixo dos zz (Figuras 4 e 6). Este fenmeno acontece porque
na anisotropia as propriedades mecnicas diferem com a orientao dos gros. Durante o
processo de conformao, os gros tendem a alongar na direo de maior deformao de trao
devido ao processo de escorregamento do material, durante a deformao. Assim, na estrutura
cristalogrfica, os gros tendem a deslizar ou distorcer uns sobre os outros com maior facilidade
num determinado sentido, havendo um isolamento mtuo entre gros, levando a que os planos
cristalogrficos e direes cristalinas dos materiais com orientao aleatria, adquiram uma
textura, ou seja, uma orientao preferencial.
Pelo contrrio, na isotropia, as propriedades mecnicas do material so proporcionais em
todas as direes, estando os gros distribudos com uma orientao aleatria.

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 4

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Atravs do grfico, possvel inferir que, para as mesmas deformaes, necessrio aplicar
uma fora maior num material anisotrpico do que num material isotrpico.
No teste de compresso, o comprimento do provete reduzido substancialmente e
consequentemente so aumentadas as dimenses da seo transversal. Aquando da carga
aplicada, gera-se um atrito entre as superfcies do provete e os pratos compressores da
mquina. Isto provoca constrangimentos ao deslizamento do material do provete adjacente aos
pratos compressores resultando, numa deformao no homognea, uma vez que o material
tem mais facilidade em fluir radialmente nas zonas mais afastadas da superfcie de contato,
levando formao do chamado efeito barril, mais percetvel na Figura 3.
Para diminuir esse efeito, usada uma lubrificao da zona de contacto dos componentes,
para que se minimize o atrito. Idealmente, sem qualquer efeito do atrito, condio impossvel
na realidade, o provete apenas experimentaria a tenso normal de compresso e, aps ser
deformado manteria a sua forma cilndrica inicial, como est representado na Figura 6.

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 5

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Simulao do processo de embutidura


Neste segundo ensaio, simulou-se o processo de conformao de chapa conhecido como
embutidura que consiste na obteno de peas ocas por deformao plstica de chapas planas,
representado na Figura 7.

Figura 7 Processo de Embutidura

Em primeiro lugar, colocada a chapa sobre a matriz, de seguida o cerra-chapas desce e


prende a chapa contra a matriz, depois o puno desce e deforma a chapa. Por ltimo, o puno
e o cerra-chapas so retirados, e assim se obtm a pea embutida.
Para a simulao numrica no software GiD, utilizou-se uma chapa quadrada com 75 mm
de lado, como a representada na Figura 8.

Figura 8 Chapa a embutir

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 6

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

A principal concluso que se pretende tirar desta simulao saber qual a influncia da
ao do cerra-chapas no processo de embutidura. Utilizaram-se a foras de 1000N, 4900N e
90000N, tendo-se obtido os diagramas das Figuras 9, 10 e 11.

Figura 9 Diagrama de deformaes plsticas para uma fora de 1000N

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 7

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Figura 10 - Diagrama de deformaes plsticas para uma fora de 4900N

Figura 11 - Diagrama de deformaes plsticas para uma fora de 90000N

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 8

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Pela anlise das deformaes plsticas, conclui-se que para foras mais baixas como 1000N
e 4900N, o material deforma-se de forma mais ou menos uniforme, ao contrrio do que
acontece para foras elevadas (90000N) em que o cerra-chapas impede que o material se escoe
para a zona da matriz, levando a que na zona de contacto lateral com o puno, os elementos
da malha estejam sujeitos a tenses elevadas e sofram elevados alongamentos o que sugere
que possa ocorrer rutura do material.
Para se tentar compreender melhor, a ao direta da fora do cerra-chapas no escoamento
e deformao do material da chapa, apresentam-se as Figuras 12 a 16.

Figura 12 Deslocamento Plano XZ para uma fora de 1000N

Como possivel verificar na Figura 12, para foras mais baixas (neste caso 1000N)
aplicadas pelo cerra-chapas na chapa, contra a matriz, o material tem maior liberdade para
se escoar para a zona da matriz sendo que, devido possvel existncia de excesso de material
na zona de ao do puno, provoca-se o enrugamento da chapa, na zona onde esta est
apoiada na matriz.

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 9

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Figura 13 - Deslocamento Plano XY para uma fora de 4900N

Figura 14 - Deslocamento Plano XY para uma fora de 90000N

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 10

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

Figura 15 - Deslocamento Plano XZ para uma fora de 4900N

Figura 16 - Deslocamento Plano XZ para uma fora de 90000N

Por comparao entre as Figuras 13 e 14, evidente a considervel diminuio da largura


da chapa quando aplicados os 4900N. Devido maior quantidade que se desloca para o interior
da matriz, a largura passou de inicialmente 75mm para cerca de 49mm, no ocorrendo da
mesma forma para uma fora de 90000N em que a largura da chapa semelhante inicial, cerca
de 73mm.
visvel igualmente nas Figuras 15 e 16 que, quando as foras do cerra-chapas permitem o
movimento do material para a zona de deformao, as deformaes so mais baixas e a chapa
MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 11

Tecnologias de Maquinagem e Conformao

Prof. Lus Alves

mantm, aproximadamente, a espessura inicial, diminuindo o risco de rutura do material, o que


no acontece para elevadas deformaes em que h o risco de, to mnima espessura existir, o
material rompe.

RUI COSTA n 68556

MIEMEC

Universidade do Minho, Guimares 2014


Pgina 12