Você está na página 1de 2

PROCESSO DE FABRICAO UTILIZANDO FUNDIO POR AREIA VERDE

PROJETO INTEGRADOR
I. INTRODUO
Os processos de fundio envolvem o vazamento de ligas metlicas em moldaes
resistentes a temperatura acima das temperaturas de fuso dos metais (temperaturas de
sobreaquecimento). Devido ao fato de que as moldaes metlicas consideradas permanentes no
resistirem no tempo ao desgaste erosivo e a fadiga trmica e originada pelas altas temperaturas de
vazamento dos fundidos em ligas ferrosas. A maioria das peas vazada em moldaes obtidas por
compactao de uma mistura de areia com aglomerantes, aditivos e certa porcentagem de umidade,
designada por moldao em AREIA VERDE. Na maioria dos casos, a fundio o processo inicial,
porque, alm de permitir a obteno de peas com formas praticamente definitivas, possibilita a
fabricao dos chamados lingotes, os quais sero posteriormente submetidos a processos de
conformao mecnica e transformados em formas definitivas.

II. PROJETO E CUSTO


Utilizamos a fundio em areia verde de chumbo com dimenses comerciais entre e uma
espessura mnima entre 3,2 a 4,7 mm, resistncia a trao de 13kgf/mm2 para uma produo da
ordem de 10 a 15 peas por hora, perfazendo um custo do molde ou modelo de R$ 100. Para atingir
os resultados esperados atentamos as seguintes etapas e detalhes da fundio: Avaliar os fenmenos
que ocorrem na solidificao do metal lquido no interior do molde e a variao gradual das diversas
sees que a compem a pea que j fora projetada e nos foi entregue, evitando os defeitos
originados por estes.
A caixa foi feita de madeira de ripa. A areia contendo gua, bentonita e aglomerante
natural foram misturados e depois colocados na caixa. A areia foi socada at estar bem compactada.
O modelo confeccionado a partir de tarugo de nylon foi introduzido na caixa para formar o molde na
areia e, logo depois, retirado, deixando o formato da pea desejada. Inicialmente utilizamos o
chumbo para fabricar a pea. Foi utilizado como matria prima peas de balanceamento de rodas,
compostas de chumbo e ao. Depois utilizamos o alumnio para fazer um comparativo com o
chumbo, tendo com matria prima extrada a partir da sucata de esquadrias. O material foi colocado
em um cadinho feito de Cordierita, material refratrio feito de cromo, alumnio e slica e depois em
forno Mufla, que consiste em uma cmara metlica com revestimento interno feito de material
refratrio e equipado com resistncias capazes de elevar a temperatura interior em torno de 1400 C.

MATERIAIS PARA FUNDIO


CAIXA
AREIA VERDE
SOCADOR
MODELO DE NYLON
FORNO MUFLA
CADINHO
GARRA
EPI
LUVA DE RASPA
AVENTAL DE RASPA
PROTETOR FACIAL
Tabela 01. Tabela de materiais usada no processo

III. DESENVOLVIMENTO

Tabela 02. Cronograma elaborado para controle do projeto

IV. ANLISE DO MATERIAL E RESULTADOS


O projeto apesar de poder utilizar varias qualidades de minerais sob formas de areias cada
um deve apresentar, dentro do possvel, as seguintes caractersticas e propriedades bsicas:
Estabilidade trmica e dimensional a elevadas temperaturas;
Distribuio de forma e tamanho de partculas adequado;
No apresentar reatividade qumica com o metal liquido;
No apresentar uma molhabilidade fcil com o metal em fuso;
Estar livre de produtos que gerem gazes s altas temperaturas envolvidas;
Estarem disponveis a fatores de custo baixo;
Apresentarem uma composio uniforme;
Teremos compatibilidade com os aglomerantes.

FUNDIO - ACOPLAMENTO
CARACTERSTICAS
CHUMBO
ALUMINIO
PESO
1,152Kg
0,256g
TEMPO DE FUNDIO
30 min
40 min
TEMPERATURA DO FORNO
400C
900C
RECHUPE
RECHUPE
DIFICULDADES
OK
FALTA DE MATERIAL PARA
ACABAMENTO
BOLHAS MELHOR ACABAMENTO
ESCORIA
AO
SILICONE
Tabela 03. Comparao entre Chumbo e Alumnio
Antes da fuso do material, foi necessria a preparao do molde. Este por sua vez
consiste num componente cuja funo receber o produto liquefeito e transform-lo por
solidificao na pea correspondente ao modelo que serviu de base para a sua formao.O processo
de fuso se d pelo aquecimento da matria prima at atingir seu ponto de liquefao. Depois de
derretida ser escoada ou injetada, numa cavidade normalmente denominada molde. No usamos
peas grandes, de geometria complexas, nem para acabamentos finos, pois ficam as marcas de
corrugamento da areia, e sua tolerncia dimensional reduzida. O modelo foi ligeiramente maior que
a pea original, j que se deve levar contrao tridimensional desta quando da solidificao.

Aps aproximadamente 30 minutos de aquecimento, a uma temperatura de 400 C, o


chumbo estava no estado lquido. Havia uma escria de ao que precisou ser separada do chumbo,
fruto da origem do material. O material foi cuidadosamente derramado no molde. Aps alguns
minutos, a pea foi retirada do molde, limpa da areia e resfriada com gua. A pea pesava em torno
de 1,152 Kg. Com o mesmo modelo, tambm foi fundida uma pea de acoplamento de alumnio.
Desta vez o forno precisou chegar a 900C e a fundio durou cerca de 40 minutos. Havia como
escria silicone proveniente da origem do material. A pea pesava aproximadamente 0,256 Kg. Em
ambas as situaes houve rechupe na pea. A pea de alumnio teve um acabamento melhor que a de
chumbo, que teve em sua textura a formao de bolhas. Para o rechupe foi indicado um massalote e
para as bolhas usinagem da pea.

Figura 02. Seqncia de fabricao de um molde

V. CONCLUSO
Esperamos tambm na etapa de desmoldagem separar a areia das peas solidificadas
que, freqentemente, encontram-se ainda muito quentes, realizando ainda a limpeza grosseira e da
superfcie a depender da necessidade da prtica realizada. Finalizar o processo com a retirada das
rebarbas por esmerilhadeiras em excesso na pea fundida. Os resultados do controle de qualidade das
peas fundidas, rejeitando as peas defeituosas e preservando a qualidade das matrias-primas
Figura 01. Etapas bsicas envolvidas na obteno de peas fundidas por areia verde

utilizadas na fundio, tem a sua mo-de-obra por inspeo visual provendo um projeto de fundidos
totalmente sos e dentro das exigncias da fundio.

VI. REFERNCIAS
[1] VINCIUS Marcus, SLAMA Renato, RIBEIRO Marcelo. Trabalho de pesquisa.

[2[Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO, Engenharia de Produo. Niteri, 2010


[3]WAGNER; Kuenkel: Desenvolvimento de moderna tecnologia na moldao em areia verde;
Fundio n 177; Nov/1989.
[4]VERRAN, Guilherme O. Verran: Introduo aos Processos de Fundio. DEM UDESC, 1993.
[5]SIEGEL, M. Fundio. So Paulo: ASSOCIAO BRASILEIRA DE METAIS, 1982.
[6]American Foundry Society. 43rt Census of World Casting Production 2008. Modern Casting,
Illinois, dec 2009, p.17-21.
[7]Kondic, V. Princpios metalrgicos de fundio. So Paulo: Polgono, 1973.
[8]Siegel, M. Processos de Fundio: generalidades, consideraes gerais sobre a escolha do
processo, importncia relativa dos diversos processos. Fundio, 10 ed., Associao Brasileira de
Metais ABM, 1978.