Você está na página 1de 19

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA

Fundao Municipal de Ensino de Piracicaba


Av. Monsenhor Martinho Salgot, n 560 Bairro Areio
CEP: 13414-040 Piracicaba SP
Fone: (019) 3421-4982

Processo de Moldao
Em Areia Verde
6 Semestre de engenharia mecnica noturno

Processos Produtivos II
2s 2006
0

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA


Fundao Municipal de Ensino de Piracicaba
Av. Monsenhor Martinho Salgot, n 560 Bairro Areio
CEP: 13414-040 Piracicaba SP
Fone: (019) 3421-4982

Processo de Moldao em Areia Verde


Denilson D. Cardoso

R.A.: N004178

Renato Alberti

R.A.: N004192

Ivan Csar Pavo

R.A.: N004210

Aline del Vecchio

R.A.: N004213

Andr Moura

R.A.: N004200

Bruno Bonin

R.A.: N003173

Alton Carlos Ferreira

R.A.: M804749

Fernando Becaris Ruola

R.A.: N003196

Prof. Erivelto Marino


Relatrio 4 da Aula Prtica de processo de
moldao em areia verde em Disciplina de Processos
Produtivos II do 6 semestre do Curso de Engenharia
Mecnica Noturno da Escola de Engenharia de
Piracicaba ministrado pelo Prof. Erivelto Marino.

Piracicaba
2006
1

NDICE
Pg.
1. TTULO_______________________________________________________________________
2. OBJETIVO____________________________________________________________________
3. INTRODUO_________________________________________________________________
3.1. Tecnologia de Fundio em Areia Verde______________________________________________

3.2. Obteno do Molde________________________________________________________


3.3. Materiais e suas Aplicaes________________________________________________________
3.4. Fuso__________________________________________________________________________
3.5. Terminologia do Fundido_________________________________________________________
3.6. Moldao______________________________________________________________________
3.7. Vazamento_____________________________________________________________________
3.8. Solidificao___________________________________________________________________

3.9. Estrutura de Gros_______________________________________________________


3.10. Contraces___________________________________________________________________
3.11. Limpeza e Rebarbagem__________________________________________________________

3.12. Defeitos de Fundio_____________________________________________________


4. MATERIAIS__________________________________________________________________
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL_____________________________________________
6. QUESTES___________________________________________________________________
7. CONCLUSO_________________________________________________________________
8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS______________________________________________

1. TITULO
Processo de Moldao em Areia Verde.
2. OBJETIVO
Mostrar ao aluno como feito o processo de moldagem destacando as caractersticas do
processo de fundio;
Os alunos devero verificar os cuidados a serem tomados para se obter uma pea com
bom acabamento e sem defeitos;
A utilizao de canais de vazamento, alimentadores e canais auxiliares, ser mostrada a
partir da moldagem de uma pea qualquer;
A questo da segurana ser discutida com os alunos, principalmente em relao aos
problemas que podem ocorrer ao se manusear o metal no estado lquido, os cuidados com o
forno e com a retirada do metal.
3. INTRODUO
3.1 - Tecnologia de fundio em areia verde
O processo de moldao em areia verde responsvel por mais de 60 % da produo
mundial de fundidos [3].
Uma moldao em areia normalmente constituda por 2 meias moldaes, embora para
peas de geometria complexa, possa ser necessrio utilizar mais do que um plano de
apartao. Exceptuando estes casos, bem como a fundio de peas de grandes dimenses
ou pequenas quantidades de peas para as quais utilizada a moldao manual, o processo
normalmente mecanizado.
Cada meia moldao obtida atravs da compactao de areia de moldao em redor de
um molde/placa molde, no interior de uma caixa metlica. Os processos utilizados para
compactao do molde so sacudidela e aperto (jolt squeeze), impacto ou Disamatic.
Aps esta operao efectua-se a separao/extraco do molde/placa molde (desmoldao),
obtendo-se uma cavidade na areia destinada a receber o metal lquido.

Se o fundido tiver seces ocas, cilndricas ou de outras formas variadas necessrio a


utilizao de machos. Estes so elaborados em areia mais endurecida (esta areia
endurecida por aquecimento ou quimicamente).
Aps colocao dos machos (se necessrio), juntam-se e apertam-se entre si as 2 meias
moldaes, atravs dum conjunto de pernos de guiamento, ficando a moldao pronta para
o vazamento [4].

Fig. 1 Circuito de fundio em areia verde [5].

A galga sem dvida, o elemento principal de


uma instalao para preparao de areia do tipo
sinttica (verde) com base em argilas, onde so
usadas bentonites sdica e clcica, aditivos como
o p de carvo, dextrina, p de madeira, entre
outros. Dentro da galga estes materiais so
Fig. 2 Galga [5].

misturados com areia, que compe a base da

mistura e gua que actua quimicamente no processo de hidratao da argila (bentonite) [5].
A economia dos argilides (bentonite+gua), a estabilidade das propriedades mecnicas e o
aumento da qualidade dos moldes so apenas alguns dos muitos benefcios obtidos com o
aumento da eficincia desta mistura.

A areia preparada atravs da descarga de areia nova e areia usada, e a quantidade de gua

calculada

por

um

controlador

de

compactabilidade de modo que a areia caia no


mquina de moldar com a humidade final
pretendida. A quantidade de gua certa para o teor
de bentonite pode ser verificada no momento em
que efectuada a mistura, podendo esta ser
corrigida.
Relativamente aos aditivos, estes so colocados

Fig. 3 Silo de preparao de areia [6].

num outro silo e injectados no recipiente de mistura, que funciona continuamente.


A injeco de argilides na areia proporciona uma homogeneizao instantnea, devendo-se
isto ao envolvimento dos gros da areia nova, integrao da bentonite atravs da mistura e
ao amassamento da areia a alta velocidade.
Quando o tempo de mistura estiver esgotado, a porta na parede do misturador aberta e a
areia preparada descarregada atravs de uma fora centrfuga.
Assim a preparao da areia pode variar entre 14 a 128 toneladas/hora e o peso total pode
variar entre 4200 a 23200 Kg [6].

Fig. 4 Vista de cima de uma galga [5].

A areia de fundio uma mistura de slica (refractrio), argila (ligante) e gua (aditivo).
Esta composio elaborada de forma a que possa ser utilizada inmeras vezes.

Existem trs tipos de areia verde:

areia de moldao fina: tamanho de gro (120-180) mesh e alta percentagem de argila
(12 a 15%);

areia de moldao mdia: tamanho de gro (80-100) mesh e alta percentagem de


argila (8 a 14%);

areia de moldao grosseira: tamanho de gro (60-100) mesh e baixa percentagem de


argila (4 a 6%), sendo este tipo de areia mais utilizada para o ao e para o ferro,
devido necessidade destes metais permanecerem por um longo perodo de tempo na
moldao [7].

Constituintes da Areia de moldao:


Areia-base: Slica com granulometria de 70 a 100 AFS (American
Foundrymen Society);
Argila (Bentonite) 5 a 7%;
Aditivos
gua 2 a 3,5%
P de carvo mineral;
Dextrina;
P de madeira;
xido de Ferro [8].
3.2 - Obteno do molde
A cavidade do molde, tendo a forma e tamanho desejado, tem de ser produzida tendo em
conta as contraces e dilataes, devido solidificao do metal. O molde tem de ser
capaz de produzir os detalhes desejados e possuir propriedades refractrias para que no
seja afectado significativamente pelo metal fundido [2].

Fig. 5 Projectista de moldes.

Fig. 6 Desenho 2D do molde.

Fig. 7 Obteno do molde.

3.3 - Materiais e suas aplicaes

Qualquer metal pode ser fundido, embora existam alguns que so mais utilizados.
Os ferros fundidos podem substituir os aos, sendo bastante mais econmicos. As
vantagens relativamente ao design e produo do ferro fundido incluem:
- baixo custo de produo;
- Boa maquinabilidade sem formao de rebarbas;
- Assume facilmente formas complexas;
- Excelente resistncia ao desgaste e elevada dureza (particularmente nos ferros fundidos
brancos);
Vantagens: o material mais barato para fundio, especialmente para produo de
pequenas sries. Tem boa maquinabilidade, velocidade de remoo de material, embora
apresente um mau acabamento superficial quando a matriz ferrtica e vice-versa quando a
matriz perltica. A grafite evita a formao da apara, actuando como lubrificante.

Limitaes: um material frgil e, por isso, apresenta uma baixa resistncia ao impacto. A
grafite actua como uma lacuna, reduzindo a resistncia. A tenso mxima recomendada
corresponde a da sua resistncia e o limite de fadiga corresponde a 1/3. As variaes de
seco provoca variaes das caractersticas de maquinagem (de acordo com mudanas
microestruturais). Quanto maior for a resistncia dos ferros, mais dispendiosa ser a sua
produo [9].
O ao pode ser utilizado para fundio ou para formar lingotes, os quais laminados,
formaro barras ou placas.
Os fundidos de ao inoxidvel apresentam uma boa resistncia corroso e boas
propriedades mecnicas.
A fundio em ligas de ao utilizada em refinarias de leo, unidades petroqumicas,
locomotivas a diesel, componentes para indstrias cimenteiras, indstria de construo,
rodas dentadas, indstria de aucares, suporte de mans nos motores de traco, indstria
electrnica, componentes para centrais elctricas, mesas de rectificao.
O lato e suas ligas contm uma base de cobre com uma percentagem de zinco. As ligas
de lato possuem uma excelente aptido fundio e maquinagem, podendo ser utilizadas
em vlvulas, bombas, instalaes de tubagens, rodas dentadas, componentes de mquinas,
peas decorativas e produtos mecnicos de elevados esforos.

O bronze e suas ligas para alm de cobre e zinco contm outros elementos. As ligas de
bronze possuem uma excelente resistncia corroso e ductilidade razovel. So
normalmente utilizadas para instalaes de vlvulas e impulsores.

O alumnio e suas ligas so utilizados para calhas, cadeiras de parques, pratos para tartes,
sinais de trnsito, peas de chassis de camies e componentes de msseis. As ligas de
alumnio tm excelentes caractersticas para fundio e maquinagem, tm tambm elevada
pureza base, o que implica uma elevada fora e ductilidade [10].

3.4 - Fuso
O processo de fuso tem de ser capaz de providenciar material fundido no s
temperatura apropriada, mas tambm
quantidade desejada, com qualidade aceitvel e
custo razovel.
A diferena entre o alumnio e o lato a
seleco da sucata a fundir. Se o alumnio tiver
uma espessura inferior a 12,7 mm, dever ser
fundido em lingotes.
Fig. 8 Passagem do metal fundido
A liga mais comum para a tecnologia de
do forno para o cadinho.
fundio em areia verde a Al-Si (alumnio
silcio). Se carregarmos um cadinho com um
pequena poro de sucata, o exterior do cadinho aquecer primeiro e liquidificar o metal
no exterior mas no o interior.

Relativamente ao lato e ao bronze quando atinge uma


temperatura de 982C comea a libertar fumo. Este fumo
so os baixos elementos a fundir (chumbo, zinco, etc.), logo
quanto maior for a quantidade de material a fundir, mais
elementos sero fundidos, reduzindo a eficcia da liga.
Ao vazar o metal o cadinho deve estar o mais perto possvel
da bacia de vazamento, visto que esta est localizada dentro
do molde.
A temperatura do metal fundido determinada pela espessura
do fundido. Para fundidos de alumnio muito espessos o
Fig. 9 Matria prima
metal dever estar a 677C e para espessuras finas a 760C.
na forma de lingote.
O lato dever ser vazado a aproximadamente 982C para
fundidos espessos e 1065C para fundidos finos.
Quanto ao ferro fundido o ponto de fuso 1093C. Este um dos materiais mais
utilizados na tecnologia de fundio em areia verde.
O chumbo outro material susceptvel de ser utilizado nesta tecnologia. O seu ponto de
fuso 316C [2].

3.5 - Terminologia do fundido

A figura 10 apresenta o tpico molde de areia. O


processo inicia-se com a construo de um modelo
padro com uma aproximao do fundido final. A
areia ento compactada em torno do modelo que
posteriormente removido para produzir a cavidade
do molde.
Seguidamente o metal vazado para a cavidade e
solidifica para produzir o fundido desejado.
O alimentador um vazio extra criado no molde
para que possa ser enchido com metal fundido,
fornecendo assim um reservatrio para que o metal
possa fluir para a cavidade do molde e compensar
qualquer contraco que ocorra durante a
solidificao. Qualquer rechupe existente da
contraco dever situar-se no (s) alimentador (es) e
no no fundido final.

Fig. 10 Molde de areia.

O sistema de alimentao um conjunto de canais


utilizados para conduzir o metal fundido at
cavidade do molde. A bacia de vazamento uma
parte do sistema de alimentao que recebe
inicialmente o metal fundido da colher de
vazamento. Seguidamente atravs do gito de descida
e dos canais o metal distribudo pelo molde.

A linha de apartao a interface que separa a moldao superior da inferior do molde, a


caixa de moldao, o modelo e o macho durante o processo de produo. A inclinao o
ngulo que dado ao modelo para permitir a desmoldao. O molde utilizado para produzir
machos conhecido como caixa de machos [2].

10

3.6 - Moldao
As caixas de moldao so de armao metlica ou de outro material resistente usado para
conter, sustentar e manter a areia utilizada na realizao de um molde.

Fig. 11 Caixas de moldao.

Fig. 12 Lavagem das caixas de moldao.

As caixas, durante o processo, so submetidas a grandes esforos logo, para satisfazer estas
exigncias devem ser reunidas vrias qualidades:
Resistncia: para suportar impactos durante todo o ciclo (batidas e compactao);
Peso: devem ter o peso ideal para facilitar o manuseamento e economizar energia [8].
A moldao pode ser obtida por vrios processos, que diferem entre si, principalmente, na
forma como feita a compactao da areia de moldao em redor da placa molde.
Os mtodos de compactao da areia /execuo da moldao mais utilizados so o processo
sacudidela e aperto (Jolt-squeeze), o processo Disamatic e a moldao por impacto.
3.7 - Vazamento

O factor mais importante que afecta a fluidez


do metal fundido a temperatura de
vazamento
ou
a
quantidade
de
sobreaquecimento, embora, a temperatura e o
intervalo de arrefecimento sejam tambm
factores importantes que afectam a fluidez.
Quanto mais alta for a temperatura de
vazamento, mais elevada a fluidez.
Contudo, a uma temperatura excessivamente
alta, as reaces do metal so aceleradas e a
penetrao em pequenos vazios possvel,

11
Fig. 16 Vazamento na linha de moldao.

entre as partculas da areia no molde, que deixar partculas embutidas na pea de fundio,
traduzindo-se num defeito mecnico.
A tcnica de vazamento tem de ser projectada para introduzir o metal fundido no molde.
Tm de ser tomadas precaues para a libertao do ar e dos gases no molde antes do
vazamento e aqueles que so gerados pela seco do metal quente que entra no molde. O
metal fundido pode ento encher completamente a cavidade, produzindo um fundido de
qualidade, visto que denso e no tem defeitos [2].
3.8 - Solidificao
O processo de solidificao deve ser desenhado e controlado convenientemente. Devem ser
tomadas precaues para que o molde no apresente muitas restries s contraces que
acompanham o arrefecimento do metal slido. Seno, o fundido ir fracturar quando estiver
a solidificar e a sua resistncia ser baixa.
Em adio, o desenho do fundido tem de ser tal que a solidificao e as contraces de
solidificao podem ocorrer sem produzir porosidade interna ou rechupes.
Depois do metal fundido ser vazado para o molde, uma srie de eventos toma lugar durante
a solidificao do fundido e o seu arrefecimento at temperatura ambiente. Estes eventos
influenciam muito o tamanho, forma e uniformidade dos gros formados durante a
solidificao que influenciam as suas propriedades gerais. Os factores significantes que
afectam estes eventos so o tipo de metal, as propriedades trmicas do metal e do molde, as
relaes geomtricas entre o volume e a rea de superfcie do fundido e a forma do molde.
Como exemplo considera-se um metal puro que tem um ponto de fuso e solidificao bem
definidos. O alumnio puro solidifica aproximadamente a 600C, o ferro a 1537C e o
tungstnio a 3410C.
Quando a solidificao acaba o arrefecimento comea. O metal solidificado, que agora se
d pelo nome de fundido, retirado do molde e arrefecido at temperatura ambiente [2].
3.9 - Estrutura de gro
Nas paredes do molde, o metal arrefece rapidamente devido a estas estarem temperatura
ambiente. O arrefecimento rpido produz um pele slida, e gros equiaxiais. Os gros
crescem na direco oposta onde se d a transferncia de calor do molde para o exterior.
Estes gros que tm orientao favorvel crescem preferencialmente e so denominados
gros colunares. medida que a transferncia de calor diminui nas paredes do molde, os
gros comeam a ficar equiaxiais e grosseiros.
O desenvolvimento dos gros conhecido como nucleao homognea, que significa que
os gros (cristais) crescem em cima de outros, comeando pelas paredes do molde [2].

12

Fig. 18 Estrutura do gro de um metal puro de fundio.

3.10 - Contraces
Devido suas caractersticas de expanso trmica, os metais contraem durante a
solidificao e arrefecimento. As contraces causam modificaes dimensionais e por
vezes ruptura, como resultado de:
Contraco do molde de metal que arrefece antes da solidificao;
Contraco do metal durante a mudana da fase lquida para slida;
Contraco do metal solidificado (fundido) quando a temperatura baixa para a
temperatura ambiente.

A maior contraco ocorre durante o arrefecimento do fundido.

13

3.11 - Limpeza, rebarbagem


Depois do fundido ser removido do molde, vrias operaes de limpeza, acabamento e
inspeco podem ser necessrias de serem realizadas. O material externo que est
encostado onde o metal entrou na cavidade, excessos na linha de apartao e material do
molde que est nas faces do fundido tem de ser todo removido.
Devido aos moldes serem em resina e metlicos necessrio fazer um acabamento das
peas em mquinas de controlo numrico (CNCs) [2].
3.12 - Defeitos de fundio
Os vrios defeitos podem ocorrer
como os materiais, desenho das
defeitos afectam s a aparncia
estrutural das peas finais. Vrios
ou 17):

no processo de produo, dependendo dos factores tais


peas, e tcnicas de processamento. Enquanto alguns
das peas, outros podem afectar muito a integridade
defeitos podem-se desenvolver em fundio (figuras 16

Fig. 19 Defeitos de fundio.


Fig. 20 Defeitos de fundio.

Podemos denominar
seguinte maneira:

os

defeitos

Projeces metlicas;
Salpicos;

Incluses;

da

Cavidades, consistindo em cavidades internas ou externas redondas e rugosas,


incluindo furos e cavidades contradas.
Descontinuidades, tais como fendas, rupturas a frio ou a quente, devido aos
rpidos arrefecimentos. Se a solidificao do metal no contrai livremente podem
ocorrer fendas ou rupturas. Embora muitos factores esto envolvidos na ruptura, o
14

tamanho de gro grosseiro e a presena de segregaes de baixa fuso ao longo das


fronteiras de gro (intergranular) aumentam a tendncia de ruptura a quente. Os
vazamento incompletos resultam do metal fundido estar muito baixa temperatura ou
de um mau vazamento.
Faces defeituosas, tais como pregas, dobras, abas, rugosidade, areia aderente, e
oxidao.
Vantagens
Esta tecnologia pode ser utilizada para metais ferrosos e no ferrosos;
Baixo custo do modelo;
No existem grandes limitaes relativamente ao tamanho, forma e peso do
fundido;
Adapta-se a pequenas e grandes sries [11].
No h perda de material (visto ser possvel utilizar sucata e retornos
provenientes do corte dos sistemas de gitagem e alimentao);
Desvantagens
Baixa preciso dimensional;
Tolerncias dimensionais 1.5875 mm [11]

15

4. MATERIAIS
-

Caixa de Moldagem

Ferramentas de Moldagem

Modelo de uma pea retangular

Modelo para Canais de Vazamento e Auxiliares.

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Escolher uma modelo qualquer para a fabricao do molde e assim fazer a
moldagem.
Depois de escolhido o molde coloca-se este na caixa de moldagem, com isso
coloca-se ele o mais paralelo possvel da lateral da caixa de moldagem.
Aps peneira-se a terra preta na caixa de modelagem at cobrir totalmente o
molde, durante este processo deve pressionada a terra para que este esteja bem compactada.
Depois do molde todo coberto deve ser colocado terra at cobrir toda a caixa de
moldagem, onde tambm deve ser socada para continuar bem compactada na caixa de
moldagem. Com isso vire-se a caixa de moldagem para que visualize o molde, passando um
pouco de giz e colocando um pouco (somente uma camada pequena) de areia fina, para que
assim no grupe as duas partes da caixa de moldagem.
Feito isto se monta a outra metade da caixa de moldagem e repete o processo de
peneira terra preta at cobrir o molde, e completar at cobrir toda caixa de moldagem, sem
esquecer de sempre deixar a terra o mais compactado possvel.
Quando estiver completando a segunda parte da caixa de moldagem, este j dever
ter dois modelos para canais, sendo um para canal alimentador e o outro para massalote.
Depois de concludo retira-se a segunda parte da caixa de moldagem, retira o molde
da primeira metade da caixa de moldagem, com uma ferramenta de moldagem, faz-se uma
pequena quebra do canto no canal de entrada e o canal de interligao entre o canal de
entrada e o lugar do molde.

16

Aps o modelo esta pronto para receber a modelagem da nova pea.

6. QUESTES
6.1 - Utiliza-se o massalote ou montante como um reservatrio de metal lquido que
ir contra balancear a contrao durante a solidificao. utilizado normalmente para
preencher os espaos vazios da pea deixando assim a mesma sem falhas.
6.2 Ela uma mistura de areia que tem a finalidade de granulometria, dureza,
forma dos gros e refrataridade, argila coma finalidade de aglomerante, carvo moda com
a melhora do acabamento das peas, a dextrina como aglomerante orgnico e breu como a
finalidade de aumentar a resistncia.
6.3 A Tabela de apresentao segue abaixo:
Anlise dos Processos de Fundio
Processo
Areia

Casca
Gesso
Cera Perdida
Molde
Permanente
Sob Presso

Metal
Ao
Fofo
Al
Ao
Fofo
Al
Al
Ao
Al
Fofo
Al
Al
Zn

Acab.
Superf.
8um
8um
4um
6um
6um
3,5um
1um
1um
1um
2um
2um
1um
1um

Preciso
Dim.
0,003xA
0,003xA
0,01xA
0,025x
0,005x
0,005x
0,01xA
0,025x
0,0015x

6.4 Canal alimentador: Como o nome j diz por onde adicionado o metal
para fundio. Molde: a caixa de modelagem da pea. Modelo: A pea que ser fundida

17

tem um padro que introduzida na caixa de modelagem sendo retirada aps o processo
deixando o espao vazio para a fundio da pea. Macho: utilizado nos moldes para
peas mais complexas que precisem ter espaos ocos ou detalhamento, sendo nesses
espaos colocado o macho.
6.5 Os agloramerantes mais utilizados na mistura de modelagem so: argila,
carvo modo, dextrina, breu e outros mais.

7. CONCLUSO

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Site:
[1] http://www.isq.pt/modulform/modulos/c8a.html
[2] http://www.staffs.ac.uk/sands/engs/des/aids/process/welcome.htm
[3] http://www.electroncorp.com/library/processes.html
[4] http://paginas.fe.up.pt/fundicao/tecnologia.htm

18