Você está na página 1de 4

Nos processos de conformao plstica as tenses aplicadas so

inferiores ao limite de resistncia ruptura do material, e nos processos de


conformao por usinagem as tenses aplicadas so superiores ao limite de
resistncia ruptura do material.
Processos de Conformao Mecnica

Proc. Conform . Plstica ( < r )


Proc . Conform. p/usinagem( > r )

A conformao plstica ocorre sem que haja retirada de material j a


conformao por usinagem ocorre com a remoo de material (cavaco).

Num processo de compresso indireta as foras que provocam a


conformao plstica do metal so de compresso indireta, desenvolvidas
pela reao da matriz sobre a pea. Isto o que acontece na trefilao, pois
consiste em puxar o metal atravs de uma matriz, por meio de uma fora de
trao a ele aplicada na sada da matriz. O escoamento plstico causado
por esforos de compresso resultantes da reao do metal com a matriz.
A velocidade da conformao na trefilao maoir do que em um
ensaio de trao padronizado. Ento e necessria uma menor tenso na
trefilao do que no ensaio de trao.

Porque neste processo procura-se dar uma deformao maior usando


uma temperatura menor para que o produto acabado tenha uma granulao
fina, proporcionando um melhor acabamento e dando uma maior resistncia
a pea.

o processo de conformao mecnica que consiste em modificar a seo


transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa ou fio, pela passagem entre dois
rolos, sendo que a distncia entre os dois rolos deve ser menor que a espessura inicial da
pea metlica.

LAMINAO A QUENTE:

Utilizada para materiais que tenham baixa plasticidade a frio.

Serve como etapa de preparao para laminao final, a frio.

Permite grandes redues de espessura.

Foras de laminao menores que as da laminao a frio

Produz acabamento superficial pobre.


Resulta em tolerncias dimensionais largas
LAMINAO A FRIO:

Requer material com boa plasticidade a frio.

precedida por laminao a quente.

As redues de espessura so limitadas pelo encruamento.

As foras de laminao so bem maiores que as da laminao a


quente.

Produz acabamento superficial bom ou timo.

Resulta em tolerncias dimensionais mais estreitas que a laminao


a quente.

NO CORTE POR MATRIZ E PUNO (PIERCING OU BLANKING) NO


EXISTE UMA REGRA GERAL PARA SELECIONAR O VALOR DA FOLGA, POIS SO
VRIOS OS PARMETROS DE INFLUNCIA. A FOLGA PODE SER ESTABELECIDA
COM BASE EM ATRIBUTOS, COMO: ASPECTO SUPERFICIAL DO CORTE,
IMPRECISES, OPERAES POSTERIORES E ASPECTOS FUNCIONAIS. SE NO
HOUVER NENHUM ATRIBUTO ESPECFICO DESEJADO PARA SUPERFCIE DO
BLANK, A FOLGA SELECIONADA EM FUNO DA FORA MNIMA DE
CORTE.

=A .

O coeficiente de encruamento, n, igual deformao uniforme


ocorrida at o incio da estrico. Quanto maior for o coeficiente de
encruamento maior ser a capacidade do material se deformar, em trao,
sem que ocorra a estrico.
A equao de Swift dada por :
deformao inicial.

= K(+ 0)n

, onde 0 representa uma

Derivando a equao de Swift e igualando com a equao geral da


instabilidade, temos

=n 0
A deformao mxima em trao para um material encruado
(apresenta encruamento inicial), ser tanto maior quanto maior for n e

menor o valor de 0. Portanto um alto valor de 0 ,ir diminui a deformao


mxima.

so indicadas para produo em srie de pequenos componentes