Você está na página 1de 7

TERMOFORMAGEM

1. O QUE DEVE SER MONITORADO:

Qualidade da lmina a ser utilizada (chapa);


Parmetros de aquecimento;
Moldagem;
Esfriamento.

A qualidade avaliada a partir da uniformidade da espessura da parede, a


aparncia superficial, cor e propriedades fsicas na aplicao final.

2. PROPRIEDADES IMPORTANTES NA TERMOFORMAGEM

Uniformidade em espessura: um adequado controle da espessura


pode traduzir numa maior produo de peas, menor variao da
espessura de pea a pea e menos scrap (sucata).
Alongamento interno: durante a extruso, uma resina termoplstica
pode ser esticada alinhando as molculas do polmero mais na direo
do alongamento que na outra direo. Isso geralmente ocorre na direo
da extruso.
Dureza: a dureza de uma lmina (chapa) a capacidade de esta resistir
ruptura quando bate com um objeto. A dureza pode afetar o
desempenho da pea durante o ensamblado, transporte ou utilizao
final.

As lminas extrudadas geram carga esttica e isso provoca que a mesma


tenda a atrair partculas do meio ambiente. Produtos termoformagens obtidos a
partir de lminas cobertas de p ou suja exibiro defeitos superficiais.
3. FIXAO DA LMINA
4. AQUECIMENTO
Nas mquinas contnuas que moldam PP com espessura maior que 0,5mm,
usa-se um pr-aquecedor antes da entrada do material na mquina. O objetivo
descristalizar o polipropileno lentamente e atingir uma qualidade e
produtividade maior.
Existem trs formas de se aquecer uma lmina:

Conduo: onde a lmina se coloca em contato direto com uma fonte de


calor, como uma placa quente.
Conveco: onde a lmina se esquenta com o ar quente.
Radiao: onde a lmina se aquece pela emisso de radiao
infravermelha.

Em algumas aplicaes, a pea fundamental ter uma espessura de parede


no uniforme, embora a lmina tenha sido uniformemente aquecida. O desigual
alongamento da lmina deve-se ao desenho da pea. Nestes casos especiais,
um aquecimento no uniforme e controlado da lmina pode corrigir estes
problemas, se obtendo uma maior uniformidade na espessura da parede da
pea termoformada. Isso se consegue colocando um elemento no inflamvel
que atue filtrando ou deduzindo a quantidade de calor entre a lmina e a fonte
de calor. Isso diminuir o fluxo de calor em certos setores da lmina.
5. MOLDAGEM
Existem basicamente trs formas (que geralmente se combinam) de se realizar
uma moldagem:

Utilizando o vcuo para que a lmina tome a forma do molde;


Mediante a utilizao da presso de ar (ar de formao) positiva, que
empurra a lmina at o molde;
Pode utilizar-se tambm uma fora mecnica.

Prensa Chapa: O prensa chapa deve estar adequado para que sejam evitados
problemas como aumento de massa na embalagem ou mudana de perfil. A
presso do ar do prensa chapa deve ser sempre maior ou igual a do ar de
formao.
Existe um anel oring que separa o ar do prensa chapa do ar de formao.
Caso ele quebre o ar do prensa ir entrar no de formao e a placa vai
comear a se deformar.
O ar do prensa chapa o primeiro a entrar e o ltimo a sair.
Plug: O plug (pr-esticador) importantssimo e nele deve ser verificado o
polimento, tempo de decida, temperatura e formato. Quanto mais lento o plug
descer, maior a chance de esticar o material. Um plug spero segura o
material, enquanto que um frio estica as bordas.
Caso a moldagem seja realizada sem acionamento do plug, gerada uma
placa com bolhas, o que significa que ar do prensa chapa entrou no ar de
formao.
Ar de formao: o ar que entra no copo e ajuda na moldagem. A presso
do ar de formao deve ser sempre menor ou igual a do prensa chapa. O ar de
formao deve ser ativado aps o plug, exatamente para no atrapalhar o
trabalho dele.
Vcuo: O vcuo muito mais utilizado para agilizar o processo do que pela
qualidade da embalagem. Ele s quebrado quando a embalagem solta.

Dicas: Cortando o ar de formao, moldando e em seguida pesando, uma


determinada embalagem formada com um peso x. Este peso pode ser usado
para detectar problemas no prensa chapa ou at mesmo na chapa.
Todo produto termoformado encolhe em at 1,4%.

PASSO A PASSO
5.1 Acionamento do prensa chapa

O prensa chapa acionado para prender a chapa em uma posio especifica.


de fundamental importncia que ele seja preso corretamente, pois caso isso
no ocorra problemas como aumento de massa ou mudana de perfil podem
ocorrer na embalagem final. O prensa chapa acionado antes do inicio da
moldagem.
5.2 Acionamento do plug

O segundo momento da moldagem o acionamento do plug, que nada mais


do que um pr-esticador. O plug utilizado com o objetivo de uniformizar a
espessura da pea moldada.
O resultado final do uso do contramolde quase sempre melhor qualidade de
pea final e economia na espessura inicial. Esse recurso se mostra
indispensvel em diversos moldes, principalmente moldes fmeas com repuxo
profundo, como um copo descartvel.
Explicao Tcnica:
Na moldagem sem contramolde, medida que o plstico entra em contato com
o molde, gradativamente sua espessura vai diminuindo.
A moldagem ideal ocorre quando todo plstico entra em contato com o molde
simultaneamente em toda sua extenso e, portanto a espessura da pea final
ser mais uniforme.
Uso prtico:
Podemos utilizar o contramolde/plug em diversas aplicaes:

Pr-estirar o material sem que este perca temperatura, ou seja, sem


contato do molde.

Pr-estirar o material para aproximar o plstico de seu formato final e


resultando em uma pea moldada perfeitamente. Em alguns casos somente
o vcuo e/ou presso de ar so insuficientes para formar o plstico se este
no foi pr-estirado.

Evitar aparecimento de rugas em moldes machos utilizando um


contramolde com funo de matar as rugas.
5.3 Ar de formao e retorno do plug

O ar de formao acionado para dar forma final ao produto. Ele provoca a


presso da chapa contra o molde, dando forma a embalagem final.
importante que ele no seja acionado ao mesmo tempo que o plug, para que
este no perca sua funo.
A presso do ar de formao deve ser sempre menor ou igual a do prensa
chapa, pois se for maior ele vai levar tudo no momento do retorno.
Paralelo a tudo isso o vcuo acionado. Ele ajuda na moldagem da
embalagem, porm sua principal funo a de promover a entrega do produto.
5.4 Corte da chapa

A ltima etapa consiste no corte da chapa. Aps o ar de formao agir ele deve
retornar. Em seguida o plug tambm retorna. O prensa chapa o ltimo a sair
do process o. Assim que ele sai, processado o corte da chapa.
A diferena entre os blocos superior e inferior deve ser de 0,03mm e 0,07mm.
O corte deve acontecer at o incio da diferena entre os blocos (0,03mm), de
forma que ele ainda possui essa tolerncia. Caso o corte no ocorra neste
limite de 0,03mm porque ocorreu algum problema no zero (lembrar painel
da 70k). A distncia que a faca percorre no corte de uma chapa de 0,08mm.
6. ESFRIAMENTO
A temperatura de resfriamento varia entre 14 e 20. Quanto mais quente for a
temperatura, melhor ser para cristalizar. Por conta disso o resfriamento deve
ser adequado. Caso isso no ocorra pea sair contrada (relao entre o
tamanho do molde e da pea).
7. CONTRAO
A contrao um fator muito importante na formao com preciso e
tolerncia, que dever ser feito com parte de um produto moldado por
termoformagem. Ocorre em trs formas bsicas:

Contrao no molde: Quando um material aquecido e termoformado


no molde, a contrao do material ocorre durante o tempo de
resfriamento. As dimenses das partes formadas depois que atingem a
temperatura na qual podem ser desmoldadas so ligeiramente menores
que as dimenses do mole.
Este fenmeno melhore as dimenses finais do produto, porm moldes
com ngulos apropriados para facilitar a extrao do produto devem ser
utilizados.
Contrao aps moldagem: Depois de livre, partes do produto se
contrairo pela perda de calor da temperatura de moldagem para
temperatura ambiente. O produto quente continua a contrair e a
temperatura de equilbrio alcanada no material resfriado.
Contrao e expanso em servio

8. OBSERVAES

O comprimento da lmina dentro da mquina varia de situao para


situao, porm, em geral, se encontra entre 12 e 13 mm.
culos o nome dado ao que pega a embalagem.
Um menor nmero de ciclos faz com que a chapa fique mais tempo na
mquina, gerando ento uma maior cristalizao.
A ovalizao diminui por conta do maior tempo gerado para cristalizao
a partir da diminuio do nmero de ciclos, porm seria mais lucrativo
gerar isso pela diminuio de temperatura. Se tudo der errado o ciclo
deve ser modificado.
Quanto mais cristais, mais difcil ser a cristalizao.

Muita contrao significa muita cristalizao.


O encolhimento tem a ver com a embalagem. O quanto ela encolhe
aps todo o processo.
Um ciclo do came um ciclo da mquina. O came do meio cuida do
corte, enquanto que o lateral cuida da elevao e descida.