Você está na página 1de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO

COLEGIADO DE ENGENHARIA MECNICA

MECN0028 PROCESSOS DE FABRICAO 01

Efeito de presso especfica sobre a microestrutura e propriedades mecnicas


de ligas de fundio a compresso ZA27

Alunos:
Erinaldo Bispo de Jesus
Fabiano Pinheiro de Amorim
Fernanda Monique Gomes Aguiar
Hemerson Geraldo Menezes de Souza
Joo Alder Lopes da Silva Filho
Rafael Santos Souza
Docente: Prof. Nelson Crdenas Olivier

Juazeiro BA
2016

Sumrio
Introduo

Reviso Bibliogrfica

Defeitos em peas fundidas

Problemas na fundio da liga ZA 27


Metodologia

Resultados

Microestrutura

Distribuio dos elementos de ligas 9


Analise trmica diferencial

10

Propriedades mecnicas

12

Concluso 13
Referenciais Bibliogrficos

15

- INTRODUO
2

No TELECURSO confirma que, os processos de transformao dos metais e ligas


metlicas em peas para utilizao em conjuntos mecnicos so inmeros e variados: pode-se
fundir conformar mecanicamente, soldar, utilizar a metalurgia do p e usinar o metal e, assim,
obter a pea desejada. Evidentemente, vrios fatores devem ser considerados quando se escolhe
o processo de fabricao. Como exemplo, podemos citar: o formato da pea, as exigncias de
uso, o material a ser empregada, a quantidade de peas que devem ser produzidas, o tipo de
acabamento desejado, e assim por diante.
CHIAVERINI afirma que, a fundio se destaca, no s por ser um dos processos mais
antigos, mas tambm porque um dos mais versteis, principalmente quando se considera os
diferentes formatos e tamanhos das peas que se pode produzir por esse processo.
Segundo o TELECURSO, a fundio um processo de fabricao de peas metlicas
que consiste essencialmente em encher com metal lquido a cavidade de um molde com
formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada.
KANICKI complementa que, a fundio um processo de fabricao inicial, porque
permite a obteno de peas com formas praticamente definitivas, com mnimas limitaes de
tamanho, formato e complexidade, e tambm o processo pelo qual se fabricam os lingotes.
Sendo a partir do lingote que se realizam os processos de conformao mecnica para a
obteno de chapas, placas, perfis etc.

- REFERENCIAL BIBLIOGRFICO

Segundo a Associao Brasileira do Alumnio (ABAL), a facilidade pela qual o


alumnio pode ser fabricado em varias formas uma de suas mais importantes vantagens.
Frequentemente, pode competir com grande sucesso com materiais mais baratos. Atualmente,
na fabricao de peas em geral.
A ABAL tambm afirma que o alumnio pode ser fundido por qualquer mtodo
conhecido; pode ser laminado em qualquer espessura at folhas mais finas que as de papel;
chapas de alumnio podem ser estampadas, cunhadas, repuxadas e corrugadas. O alumnio pode
ser extrudado em uma infinidade de perfis de seo transversal constante e de grande
comprimento. O metal pode ser tambm, forjado ou impactado.
3

O aperfeioamento desses conjuntos s se tornou possvel com o domnio de dois


conhecimentos: a tecnologia dos materiais e os processos de fabricao.
Conforme o Manual de Fundio sob Presso da VOTORANTIM METAIS, a fundio
sob presso um processo de formao no qual o metal fundido injetado e, a velocidade e
presso controladas em uma cavidade de um molde de ao. A cavidade usinada com preciso
e tolerncias rgidas, em um bloco de ao resistente ao calor.
HU recomendar que, dentre estes processos inovadores destaca-se o processo squeeze
casting; literalmente fundio por aperto (compresso), tambm conhecido como forjamento
do metal lquido, fundio por extruso ou cristalizao sob presso. O processo squeeze
casting consiste, basicamente, na solidificao do metal em um molde metlico sob a aplicao
de altas presses. A tcnica econmica e relativamente simples, possuindo grande potencial
para automatizao e altas taxas de produo. O produto de alta qualidade e, geralmente, tem
a forma final, pois o processo permite fundir peas finas de geometrias complexas.

2.1 - DEFEITOS EM PEAS FUNDIDAS

MACHADO afirma que, existem vrios defeitos que podem ocorrer provenientes do
processo de fundio, dentre eles se destacam:

Crescimento dendrtico. Formaes que se encontram em planos

diagonais. Essas diagonais formam planos de maior fragilidade, podendo aparecer


fissuras ou trincas durante processos posteriores de conformao plstica.

Ocorrncia de contrao de volume. Formao de rechupe (vazio ou


chupagem). Essa regio deve ser retirada da pea, em peas fundidas essa a regio do
massalote ou alimentador. A contrao durante a solidificao pode causar o
aparecimento de tenses residuais, que so causadas por deformaes plsticas no
homogneas, e trincas a quente, A contrao de solidificao tambm ocorre junto as
dendrticas causando a ocorrncia de micro - rechupes.

No preenchimento completo do molde. O no preenchimento completo


do molde ocasiona defeitos na pea. Isto pode ser causado por temperaturas de
vazamento baixas.
4

Concentrao de impurezas em algumas regies. Isto pode ocorrer

devido segregao durante o processo de solidificao. Em ligas, os elementos com


mais baixo ponto de fuso se concentram no lquido, sendo assim, a ltima regio a
solidificar a mais rica nesses elementos.

Gases que so formados durante o processo de fundio podem formar


bolhas tanto na superfcie quanto no interior das peas. No interior das peas a
porosidade formada pelos gases se diferencia do micro - rechupes por apresentar formas
mais arredondadas.

Presena de incluses, que so no metlicos como SiO2 e MnO, causam


diminuio das propriedades mecnicas das peas fundidas e podem comprometer os
lingotes em processos posteriores de deformao plstica.

2.2 - PROBLEMAS NA FUNDIO DA LIGA ZA 27


CASOLCO et al diz que, a liga ZA-27 empregada em mancais e rolamentos, em
componentes automobilsticos, equipamentos agrcolas, em utenslios domsticos, e de
jardinagem, em ferramentas manuais, e em aplicaes (componentes) que exigem elevadas
cargas e baixas velocidades de trabalho.
A liga ZA-27 (Zn-27%Al) a mais leve, a mais dura e a mais resistente entre todas as
ligas de zinco, mas devido ao amplo intervalo de solidificao da liga ZA-27, apresentam
porosidade, a qualidade das peas fundidas pode ser prejudicada se no forem tomados certos
cuidados.
Conforme GARCIA, as caractersticas mecnicas de um material metlico dependem do
tamanho de gro, espaamento dendriticos, espaamentos laminares ou fibrosos, das
heterogeneidades e composio qumica, do tamanho, forma e distribuio das incluses, e das
porosidades formadas.
No processo de fundio, a estrutura resultante aps a solidificao, determina as
propriedades do produto final.
HU diz que, dentre estes processos de fundio destaca-se um processo inovador,
squeeze casting; literalmente fundio por aperto (compresso), tambm conhecido como
forjamento do metal lquido, fundio por extruso ou cristalizao sob presso. O processo
5

squeeze casting consiste, basicamente, na solidificao do metal em um molde metlico sob a


aplicao de altas presses. A tcnica econmica e relativamente simples, possuindo grande
potencial para automatizao e altas taxas de produo. A pea fundida apresenta uma estrutura
compacta, livre de poros, de granulao e de alta qualidade e, geralmente, tem a forma final,
pois o processo permite fundir peas finas de geometrias complexas.
DORCIC complementa que, existem muitas variveis que devem ser controladas a fim
de garantir-se a qualidade das peas fundidas atravs de squeeze casting. Estes parmetros
variam, em geral, com o tipo de liga utilizada e com a geometria da pea, dentre eles, o volume
de metal fundido, superaquecimento, temperatura das ferramentas, tempo de espera para
pressurizao, tempo de durao da aplicao da presso, lubrificao, presso aplicada.
FERREIRA (1999) descreve que, a presso , sem dvida, o parmetro que tem mais
efeito sobre a pea fundida porque, principalmente, ela modifica a temperatura de solidificao
da liga e aumenta a taxa de transferncia de calor na interface metal molde. Por sua vez, estas
modificaes afetam a microestrutura e as propriedades mecnicas do material.
SKOLIANOS et. al. afirma que, a intensidade da presso aplicada pode modificar a
proporo de fases presentes na regio interdendrtica. Alguns resultados mostram que h
aumento no tamanho dos gros e reduo do espaamento do brao dendritico e mais dendritos
aparecem com o aumento da presso aplicada.

- METODOLOGIA

Inicialmente foram feitos lingotes de liga Zn-Al Composio: Al, 27,1%; Cu, 1,61%;
Mg, 0,02%, Zn -, fundindo primeiro o alumnio a 660
C em um cadinho de carbeto de silcio como o mostrado na figura 1. Esse cadinho de
carbeto revestido internamente com Alumina em soluo (60% de Alumina e 40% de gua, a
uma temperatura de 730C), para evitar contaminao do banho de metal lquido. Em seguida
foi adicionado o Zinco, a temperatura de fuso de 419C.

Figura 1: Cadinho de carbeto de silcio, utilizado no experimento.


Feito isso, aps 40 min, retirou-se o Cadinho para a remoo da escria e monitorou-se
a temperatura at atingir 630C (Temperatura de vazamento).
Aps isso, a lingoteira foi aquecida at a temperatura de trabalho (170C), despejou-se
as ligas ZA27 dentro da lingoteira e foi aplicada uma fora de 5.000 kN com o auxlio de uma
prensa hidrulica at a completa solidificao, como mostra a figura 2. Em seguida ejetou-se o
lingote pronto para uso.

Figura 2: Ilustrao do processo de squeeze casting.


Finalizada essa etapa, cortou-se o lingote longitudinalmente e o poliu com 0,05 mm de
p de Alumina, sendo metade dele utilizado para a anlise do espaamento dendrtico e
microdureza e outra metade para ensaios de trao. As microestruturas foram examinadas com
o auxlio de um microscpio de varredura S-570. A medio da dureza foi efetuada por medidor
de dureza Brinell com uma carga de 2,45 KN e tempo de permanncia de 30 segundos. Por fim,
o teste de resistncia a trao foi feito por uma mquina de ensaios com velocidade de 0,1
mm/s.
7

- RESULTADO

4.1 - MICROESTRUTURA:
A figura 1 abaixo mostra microestruturas da liga de ZA27 em diferentes presses
especficas. A liga ZA27 preparado por fundio de gravidade consistiu de fase primrio ,
perittica e fase euttico ternrias ( + + ), onde as fases solidificadas como cristal abeto
grosseiras e at segundo dendrite apareceu sobre eles (Fig.1(a)). A fase primaria tornou se
mais fina no modelo fundido (visto nas Fig.1(b) e (c)) e com o aumento da presso especfica a
microestrutura da liga ZA27 tornou-se bem, e at mesmo as fases primrio apareceu como
nodular quando a presso atingiu 1 000 MPa (visto na Fig.1(d)). No modelo de fundio por
gravidade a estrutura lamelar euttico ( + + ) distribudos entre dendritos grossos (Fig.2(a)).
No entanto, a estrutura euttica ( + + ) no foi encontrado no modelo squeeze expressos em
1 000 MPa, enquanto o ( + ) fases apareceu entre os dendritos (Fig.2(b)).

Figura 3: Microestruturas de ligas de espremer ZA27 expressos em diferentes presses


especficas: (a) 0 MPa; (b) 500 MPa; (c) 750 MPa; (d) 1 000 MPa.
8

Figura 4: Efeito de presso especfica sobre estrutura de euttico ZA27 liga: (a) 0 MPa; (b) 1
000 MPa.

4.2 - DISTRIBUIO DOS ELEMENTOS DE LIGA:

Os efeitos de presso especfica sobre a distribuio de Al e Cu elementos na matriz de


ZA27 ligas so mostrados na Fig.3. Em peas fundidas de gravidade, Al elemento
principalmente distribudos no centro de grnulos de cristais e a fases e (visto na Fig.3(a)).
Inversamente, havia poucos tomos de Cu dissolvido em fases e e a maioria deles foram
liberados para composio euttica e finalmente formada grosseiros (CuZn4) partculas no
limite.
Enquanto em peas fundidas a compresso, Al e Cu elementos foram distribudos
homogeneamente (visto na Fig.3(b)). A alta presso, devido diminuio do coeficiente de
difuso dos elementos de liga, slida solubilidade do Cu em fases e aumentou em grande
medida, finalmente a multa de alta densidade (CuZn4) fases de forma homognea precipitado
sobre as fases e . Em seguida, tomos de Cu que dissolvidos na fase formado fase fina
fase com os tomos de Zn. Assim, estes finos de alta densidade fase homognea sobre matriz
de ligas poderia efetivamente restringir o movimento de deslocamento e depois aumentou a
fora e plasticidade do ZA27 (YAN).

Figura 5: Mapeamento de imagem ZA27 ligas em diferentes presses especficas por EDS: (a)
0 MPa; (b) 750 MPa: (a1), (b1) Distribuio de Al elemento; (a2), (b2) Distribuio de
elemento Cu.

4.3 - ANALISE TRMICA DIFERENCIAL:

Figura 4 mostra o DTA de espcimes squeeze expressos em diferentes presses


especficas. Houve trs picos endotrmicos marcados como A, B e C na DTA de peas
vazadas de gravidade correspondente reao eutetoide, reao euttico e reao
peritetica, respectivamente.

10

Figura 6: DTA durante a refuso para fundio de liga de espremer ZA27


preparadas em diferentes presses especficas.

Com o aumento da presso, alguns fenmenos foram observados na DTA. Em


primeiro lugar, pico endotrmico B correspondente reao euttica se tornou pequeno
com o aumento da presso, e eventualmente desapareceu quando a presso especfica
excedido 500 MPa. Em segundo lugar, sobre curvas de DTA aperte as peas vazadas
outro pico endotrmico marcado como D apareceu ao lado de pico C. Na DTA de 250
MPa, pico endotrmico D e C sobrepostos. Com o aumento de presso especfica, o
pico endotrmico D apareceu claramente. As temperaturas dos picos endotrmicos sobre
DTA esto listados na Tabela 1. Com o aumento de presso especfica, todos os picos de
temperatura aumentam. Esse resultado consistente com o relatrio de ponto de fuso
de ligas de aumentar com a presso (YU). Na DTA de 750 MPa e 1000 MPa, houve trs
picos endotrmicos A, C e D , correspondente a eutetide reaco , a reaco perittica e
reaco primria , respectivamente .

11

Forma resultados acima pode ser deduzida que a reao euttica era contida
enquanto a principal reao foi promovida em ZA27 ligas durante a solidificao em
alta presso. Este ponto de vista concordou com os resultados da SEM.

4.4 PROPRIEDADES MECNICAS:

Figura 5 mostra a variao em propriedades mecnicas com presso especfica para o


ZA27 squeeze castings com altura elevada para a relao da espessura. Dureza, trao e
ductilidade aumentaram com a presso aplicada, semelhante a outros trabalhos (LI et. Al.).
Tambm, abrangente das propriedades mecnicas de peas fundidas squeeze atingido valores
de pico em 750 Mpa.
Resultados de MEV.

12

Figura 7: Efeitos de presso especfica nas propriedades mecnicas de ligas de ferro


fundido squeeze ZA27.

- CONCLUSO

A liga ZA27 de Zinco e alumnio aps passarem pelo processo de fundio sob presso
sofrem modificaes benficas, como melhora nas propriedades de: dureza, trao e
ductilidade, mostrando assim como esta liga podem ser bastante afetadas pela presso aplicada
durante o processo de fundio.
Os resultados apresentados pelos mtodos utilizados (DTA e MEV) demonstram
aplicao de uma presso especifica durante a reao euttica da compresso da liga ZA27,
sendo assim restringida a estrutura final solidificada ( +) em vez da fase euttica ( + + ).
Para tanto a principal reao promovida em compresso durante a solidificao da liga ZA27
em alta presso e a microestrutura fina obtida.
Sendo assim os elementos Al e Cu so distribudos homogeneamente na matriz da
comprimida liga ZA27. A alta densidade de multa fase que homognea na matriz da liga
pode bloquear efetivamente o movimento de deslocamento, assim depois a resistncia e a
plasticidade da liga ZA27 so aumentadas.
A melhoria das propriedades mecnicas atribuda eliminao de micrsporos na liga
causados pela presso aplicada. Por outro lado, isso porque a microestrutura refinao com a
presso aplicada aumentada. Tanto o aumento da resistncia trao e a dureza so atribudos
13

no s a microestrutura de refinao, mas tambm o reforo da solubilidade de solutos como


Cu, Mg, ou seja a presso aplicada ajuda os solutos a se misturarem homogeneamente no
corpo da pea desejada. Possibilitando assim que as peas atuais possam ser projetadas com
maior nfase nos critrios estruturais e menos limitaes em termo de processo para o material
estudado. Observa se atravs dos ensaios e do que foi exposto no texto que a fundio sob
presso aplicada a liga ZA27 possui amplos benefcios as suas propriedades mecnicas, porem
um fato que desfavorece sua aplicao seu custo uma vez que s far sentido financeiramente
quanto aplicado a manufatura de grande quantidades de peas.

14

REFERENCIAS

CASOLCO, S.R.; NEGRETE-SNCHEZ, J.; TORRES-VILLASENOR, G. Influence


os silver on the mechanical properties of Zn-Al eutectoid superplastic alloy. Materials
Characterization, 51 (2003), p. 63-67.
CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia mecnica. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1986.
(v.1).
DORCIC, J. L. and VERMA, S. K., Squeeze Casting, IN.: American Society for
Metals: ASM Handbook, vol 15, Casting, 9a edition, pp. 323-327, 1988.
FERREIRA, J. M. G. de C., Tecnologia da Fundio, Fundao Calouste Gulbenkian,
pp. 507-518, 1999.
FUNDAMENTOS e aplicaes do alumnio. Associao Brasileira do Alumnio
(ABAL), 2. ed. So Paulo: ABAL, 2007. 68 p.
GARCIA, A. - Mathematical Heat Transfer Model for Analysis of Solidification of
Binary Alloys, In, Multi-Phase Flow and Heat Transfer III-Part B: pp 541-603, Amsterdam,
1984.
HU, H. Squeeze Casting of Magnesium Alloys and their Composites. J. Mater. Sci.
33, pp. 1579-1589, 1998.
Kanicki, D. P., Castings Advantages, Applications, and Market Size, IN.: American
Society for Metals: ASM Handbook, vol 15, Casting, 9a edition, pp. 37-45, 1988.
LI Yan-xia, NGAI Tung-wai, ZHAO Hai-dong, ZHANG Wei-wen, LI Yuan-yuan,
Microstructure and propertes of squeeze cast Al-Cu alloy with different applied pressure
[J]. Foundry, 2005, 54(8): 764-766. (in Chinese).
MACHADO, I. F. Processos de fundio e sinterizao (Metalurgia do P). So
Paulo, EP USP, 2008.
SKOLIANOS, S. M, KIOURTSIDIS, G. and XATZIFOTIOU, Effect of applied
pressure on the microstructure and mechanical properties of squeeze-cast aluminum
AA6061 alloy, Mater.
TELECURSO 2000 profissionalizante, Mecnica: processos de fabricao. Rio de
Janeiro: Fundao Roberto Marinho, 2000. 3 v.
VOTORANTIM METAIS, Manual de Fundio sob Presso, 2010.

15

YAN Shu-qing, XIE Jing-pei, LIU Zhong-xia. Effect of Al contents on microstruture


and wear resisteance of ZA alloy [J]. Hot Working Technology, 2008, 37(1): 10-14. (in
Chinese).
YU H P, ZHANG F Q, LI R D. Strengthening and toughening mechanism of
ZA27squeeze-cast alloy [J]. AFS Transactions, 1997, 47: 689-692. (in Chinese).

16