Você está na página 1de 8

_ Beneficiamento e Acabamento de Polmeros _______Prof. Glucio A.

Carvalho __

UCS - GTPol

Soldagem de termoplsticos:

PVC, polietileno, polipropileno e outros


O objetivo da solda manual unir permanentemente duas ou mais peas, o
usando a vareta como material de reforo. recomendada em reas difceis, tais como
cantos ou pequenas peas. Na sondagem de termoplsticos, a fuso da vareta com o
material se d a partir de uma combinao prpria de calor e presso.
Procede se da seguinte forma:
1. Utiliza-se um maarico de bico curto, que produza calor de 230C a 260C, com
uma presso regulada de acordo com as instrues do fabricante. Temperaturas
superiores a 260C so recomendadas apenas para trabalhos especializados. Para
determinar a quantidade de calor necessrio, segure o maarico a uma distncia
de 2,5 cm da pea e direcione o ar para a pea at aparecer uma leve cor
castanha na mesma;
2. Corte a tira de solda com ngulo de 60 na sua extremidade;
3. Segure o maarico com uma mo e a solda com a outra. Coloque a extremidade
da vareta da solda pelo menos 1 cm antes do ponto em que a soldagem deve
recomear. Dirija o ar quente para a rea a ser soldada;
4. Movimente para cima e para baixo a vareta de solda sobre a superfcie praquecida do material, at que comece a ficar pegajosa. Segure a vareta
verticalmente e pressione. Continue a aquecer com constante movimento de
forma que 60% do ar sejam dirigidos ao material e 40% a vareta de solda.
Tarugos de solda
Para soldagem de polipropileno e polietileno de aulas cidade: fornecidos em
roubos nas cores branco e preto de dimetro de 3,5 mm. Para soldagem de PVC:
fornecidos em rolos de cores branco ou preto com aproximadamente 100 m de
comprimento, com dimetros de 2,5 ou 4 mm e/ou varetas de 1 m de comprimento com
dimetros de 2,5 ou 4 mm.
Maarico e resistncia
Maarico os de ar quente para soldos de PVC, polipropileno, polietileno so
fornecidos pelos seguintes tamanhos.
Pequeno - 400 watts
Grande -1000 watts, para trabalhos com chapas grossas.
Plsticos tais como poliacetal, nilon, UHMW e policarbonato tambm
admitem e relativamente soldagem empregando o prprio material, porm, com
condies de temperatura diferenciadas. Ao necessitar soltar esses plsticos, consulte o
departamento tcnico de seu fornecedor.

UCS/CCET/DENQ ___________________________Soldagem & Usinagem - pg. 1 de 1

_ Beneficiamento e Acabamento de Polmeros _______Prof. Glucio A. Carvalho __

UCS - GTPol

Tcnicas de usinagem

Usinagem dos plsticos industriais


Ao usinagem dos plsticos que uma operao econmica e at mais simples
do que se pensa, comparando-se com os metais. As diferenas, porm, existem e
necessrio conhece-las para um melhor resultado.
Todos os passos industriais podem ser os finados. A usinagem garante peas
de preciso com tolerncia as minas, substituindo ou completando uma moldagem.
Alm disso, um processo econmico na produo de peas grandes, prottipos;
pequenas e mdias quantidades e, atualmente, mesmo para a produo de quantidades
grandes, com dezenas de milhares de pea.
Recomendaes gerais
As ferramentas devem ser mantidas de recriadas e deve-se empregar um
eficiente sistema de remoo de cavaco. Estes podem ser removidos por jato de ar, uma
combinao de olho solvel em gua, submerso, e vcuo ou deflexo mecnica.
Deve-se evitar o superaquecimento. Assim, embora a maioria dos plsticos
possa ser trabalhada a seco, o resfriamento de atravs de jato de ar frio, o banho de
soluo que 10% a 20% de leo solvel em gua, recomendado para altas velocidades.
O efeito da resilincia dos termoplsticos e termofixos pode ser facilmente
compensado pelo operador, quando pequenas tolerncias forem especificadas.
De um modo geral, as ferramentas devem ser ajustadas com um ngulo de
sada de zero ou levemente negativo, para garantir um bom acabamento.
Muito cuidado deve ser tomado ao selecionar 100 velocidades e avano para
passos mais quebradio como o acrlico. Tcnicas corretas de usinagem e produzem um
corte de alta qualidade, com uma fora mnima.
O tratamento trmico, embora no necessrio na maioria dos casos; ajuda a
aliviar as tenses criadas durante a usinagem.
Estas caractersticas dos plsticos no devem ser vistas como limitaes para
os materiais. Ao contrrio, esses materiais tm sido usados num ilimitado nmero de
aplicaes e em praticamente qualquer tipo de indstria.
O operador deve, porm, se adaptar a essas condies. Recomendamos que se
faa experincias com uma pea, inicialmente, a fim de procedem e aos ajustes que vo
permitir um excelente trabalho em srie.
A seguir, apresentamos caractersticas especficas sobre usinagem de alguns
plsticos.
Usinagem de nilon

A usinagem de nylon no difere, em sua essncia, da realizada com metais e


suas ligas, podendo ser utilizadas em mquinas e ferramentas de uso comum,
permitindo todos os tipos de operaes.
As ferramentas de usinagem e deve possuir ngulos de corte negativo ou
nulos, ser bem afiadas e fabricados com a ao rpida.
O cavaco na usinagem do nilon e do tipo fita contnuo; sua ausncia um
sinal de imperfeio nas operaes.
interessante em certos casos (peas imersas, variaes higromtricas
importantes e de longa durao, o ambiente muito mido e variaes de temperatura), e
quando se referem a pea de pouca espessura, levar-se as peas a taxas de umidade que
elas iro adquirir durante a sua utilizao.
UCS/CCET/DENQ ___________________________Soldagem & Usinagem - pg. 2 de 2

_ Beneficiamento e Acabamento de Polmeros _______Prof. Glucio A. Carvalho __


desgaste com um sobre material de 0,5 a 1 mm;
umidificao controlada por imerso em gua quente;
estocagem no meio ambiente, para a uniformizao de absoro do
minado (podendo se aguardar at duas semanas para as peas mais
importantes);
acabamento nas medidas finais.

UCS - GTPol

Torno

Velocidade: e 50 a 500 m / minuto, segundo a natureza do trabalho.


Avanos: desbaste 0,5 mm / rotao-acabamento 0,5 mm / rotao.
Profundidade de corte: 0,5 a 10 mm, segundo a natureza da operao.
No tira a abaixo de 0,5 mm para compensar um corte com bom acabamento.
Deve-se notar que o cavaco saindo sob a forma de tiras contnuas indcio de que as
condies de cortes so satisfatrias.
Furao
Prender na placa a partir do fundo da pea, facear a parte da chupagem
at obter o pouco superfcie lisa (mesmo que fique defeitos). Depois,
tirar a pea e de para parte do fundo (o mnimo possvel), virar
novamente e usinar at o comprimento desejado.
Para furar, entrar em primeiro com uma broca de .
Peas com 100 mm podero ser furadas de uma vez.
Peas com mais de 100 mm, furar at a metade, virar a pea e furar a
outra metade.
Na broca dever tirar se todo o corte de sada com ngulo de 45.
Para brocas depois de , o aumento do dimetro que dever ser de 10
mm no mximo.
No recomendado usar brocas acima de 1. Recomenda-se, depois do
furo de 1, entrar com fresagem.
A ferramenta dever ser afiada tirando o corte de sada ngulo 30 .
O avano do torno dever ser no mnimo possvel (manualmente).
A velocidade no dever ultrapassar 300 RPM.
No corte dever usasse olho solvel para no haver aquecimento da
pea.

Usinagem de teflon
Estampagem
Possvel at um quarto de polegada de espessura.
Corte em serras
Serra circular: lminas com 2 a 6 dentes de por polegada. Serra de fita: lminas
de 18 a 22 com trava alternada. Largura de 1,25 polegada para corte em linha reta, 0,5
polegadas para as curvas. 8 a 16 dentes por polegada.
Torno

UCS/CCET/DENQ ___________________________Soldagem & Usinagem - pg. 3 de 3

_ Beneficiamento e Acabamento de Polmeros _______Prof. Glucio A. Carvalho __

UCS - GTPol

Tolerncias mnimas podem ser obtidas na usinagem do teflon. A velocidade


de corte deve ser mantida entre 130 a 150 m/min; a velocidade corte em desbaste, entre
110 a 150 m/min. O avano para a corte de 0,08 a 0,1 mm/rotao, enquanto que o
avano na operao de desbaste de 0,1 a 0,2 mm/rotao. Especial ateno deve ser
dada ao uso de ferramentas afiadas e a constante remoo de cavaco.
Perfurao e mandrilagem
Utiliza-se brocas convencionais ou especiais para plstico, numa medida
excedente em 0,05 ou 0,1 mm da medida final necessria, a fim de compensar a
resilincia do teflon. A refrigerao facilita a remoo dos cavacos (deve ser fitas
espiraladas) e compensa o efeito de resilincia. Deve-se, tambm, retirar vrias vezes a
broca do centro do furo para permitir a sada dos cavacos. Os avanos so de 0,125 a
0,23 mm/rotao.
Fresagem
A usar altas velocidades e retirar freqentemente os cavalos.
Corte em guilhotina
Possvel at ser 0,25 polegadas de espessura.

Usinagem de acrlico

Estampagem
Possvel at um oitavo de polegada de espessura, desde que o material seja aquecido
uniformemente com lmpada infravermelha, estufas, banho de leo, e etc..
Corte em serras
Serra circular: para a espessura de at 3/8 de polegada usar lmina de 12 a 15
dentes por polegada. Espessuras acima de 3/8 de polegada usar lmina com 10 dentes
por polegada, no mximo. O resfriamento indicado para espessura os maiores.
Serra fica: a lmina de 18 a 22 com trava alternada. Largura de 1,25 polegadas
para cortes em linha reta e 0,5 polegada para corte em curva, com dois a doze doentes
por polegada.
Torno

Altas velocidades, cortes com pequenas profundidade e avanos lentos.

Perfurao e mandrilagem
Cavacos em espiral contnuo indicam que a tcnica est correta. Deve se usar
brocas afiadas, do tipo utilizado para metais, colocar suporte de metal e madeira sob o
material, para evitar trincas no final da perfurao. No caso de usar lquidos para
resfriamento, deve-se remover o plstico protetor. Para trabalhos mais de delicados,
obtm se excelentes resultados com a furao piloto, que preenchida com cerca ou
graxa. Em seguida, ao ser feita a furao final, a remoo de cavacos facilitada pela
graxa, deixando um acabamento esmerado.
Tupia
Topia e comumente usada para acabamento de bordas. Velocidade livre de
10.000 rpm ou mais (pequenos ou mdios avanos).
Corte em guilhotina

UCS/CCET/DENQ ___________________________Soldagem & Usinagem - pg. 4 de 4

_ Beneficiamento e Acabamento de Polmeros _______Prof. Glucio A. Carvalho __

UCS - GTPol

Necessrio aquecimento prvio (80 e a 95C). Possvel para at 1/8 de


espessura.

Usinagem de poliacetal

Estampagem
Possvel at 1/6 de espessura.

Corte em serras
O material pode ser cortado com serra circular ou de fita, desde que o formato
dos dentes permita a fcil retirada dos cavacos, de forma a evitar o superaquecimento e
conseguintemente amolecimento do material.
Torno
A usinagem do poliacetal bastante similar do lato. As ferramentas com
ngulos de corte positivo de 5 apresentou um excelente resultado. Como em todos os
plsticos, recomenda-se uma eficiente remoo dos cavacos.
Perfurao e mandrilagem
Pode-se usar brocas convencionais ou para plsticos, excedentes em 0,05 ou
0,1 mm da medida final necessria, a fim de compensar o calor e o efeito da resilincia
do poliacetal. Para um resultado excelente, pode-se fazer uma furao inicial, depositar
graxa ou cera no orifcio e ento proceder ao furo de acabamento.
Fresagem
Usa se fresas comumente empregadas para trabalhos em alumnio ou ao. A
velocidade mxima de corte para trabalho de engrenagens e de 120 a 150 m/min, com
avanos de 0,025 a 0,1 mm/rotao. Um retalho de material colocado atrs da pea evita
a formao de rebarbas.
Corte em guilhotina
possvel at a espessura1/16.
Nota
Os valores de usinagem mquinas convencionais assemelham-se aos do

nilon.

Furao
velocidade:1000 a 3000 rpm
Avano:1,3 mm/rotao
O avano pode ser manual. Recomenda-se a utilizao de olho de corte.
Deve-se tomar precaues especiais na operao de abertura de furos para
maximizar a qualidade da pea:
Polimento das brocas (para se evitar o aumento do atrito com o material).
No utilizao de brocas que j tenham sido utilizados para furar metais
(tendncia de encravamento).
E reduo, quando manual, e do avano final do fura (para se evitar excesso de
rebarbas).
Retirada freqncia da broca do furo, para eliminar acmulo de cavaco.
UCS/CCET/DENQ ___________________________Soldagem & Usinagem - pg. 5 de 5

_ Beneficiamento e Acabamento de Polmeros _______Prof. Glucio A. Carvalho __

UCS - GTPol

Escalonamento correto dos dimetros das brocas a fim de evitar


superaquecimento e tenses causando trincas no material:
Iniciar a formao com broca de dimetro e 6 mm; a seguir, com broca de 10
mm; em seguida, dimetro de 20 mm e dimetro de 25 mm; dimenso, a diferena
descolamento no deve ser superior a 10 mm.
Usinagem fresas e plainas
Fresas velocidade: 350 a 1.000 m/minuto
Avano: 0,1 a 0,5 mm por dente

Plainas velocidade:
350 m por
Minuto avano: 30 a 100 mm por minuto
Pode-se utilizar combinaes mais altas no desbaste inicial.
A conscincia a utilizao de misturas refrigerantes. Deve-se tomar o cuidado
de no utilizar a faca se que j tenham sido utilizadas para metais. As mesmas devero
estar sempre bem afiadas.
Corte em serras
Serra de fita: ideal para o corte de nilon, pois sua lminas comprida facilita
a dissipao do calor.
Peas at 100 mm de espessura:
Velocidade: 500 m/min.
Passo dos dentes: 6 mm
Peas de espessura acima de 100 mm:
Velocidade: 200 m/min
Passo dos dentes: 12 mm
Os avanos so manuais e no h necessidade de utilizao de olho de corte.

Serra circular: Recomenda-se o uso de serras circulares providas de dentes de


carbetos metlicos.
Velocidade: 2000 a 3000 RPM
Avano: 8 mm/min.
Tamanho mnimo dos dentes: 5 mm
No necessrio o uso de olhos de corte. S
Serra mecnica: deve-se dar preferncia a serras de ao rpido, recomendandose a utilizao de leo de corte.
A serra deve ter boa trava, para facilitar a passagem da lmina e evitar o
aquecimento do material nmero de dentes por centmetro igual a 2.
Usinagem de termorrgidos
Estampagem
A quente ou frio em inspees de trs ou 4 mm. O material deve permanecer
aquecido apenas o tempo necessrio para a operao. Pode ser que ser tambm com a
faca a ser usada.

UCS/CCET/DENQ ___________________________Soldagem & Usinagem - pg. 6 de 6

_ Beneficiamento e Acabamento de Polmeros _______Prof. Glucio A. Carvalho __

UCS - GTPol

Cortes em serras
Serra circular: velocidade de 250 a 300 m por minuto, ngulo livre de 30 e 40
e ngulo de corte de 5 a 8.
Serra fita: velocidade de 150 a 200 m/min; ngulo livre de 30 a 40 e ngulo
de corte de 5 a 8. Lminas com 3 a 8 dentes por polegada. As de maior nmero de
dentes so usados para trabalhos mais elaborados em menores espessuras.
Torno
Com ferramentas de ao rpido, velocidade de corte de 80 a 100 m/min. e
avanos de 0,3 a 0,5 mm/rotao. Com ferramentas de metal duro, velocidade de 200 a
250 m/min e avanos de 0,1 a 0,3 mm/rotao. Quanto menor o avano, mais fino o
acabamento. Evitar cortes de menor de 0,25 mm. ngulo livre de 8 a 10 ngulo de
corte de 15.
Perfurao e mandrilagem
Para ferramentas de ao rpido, velocidade de 40 a 50 m/min e avanos de 0,2
a 0,4 mm por volta. Com ferramenta de metal duro, velocidade de 90 a 120 m/min e
avanos de 0,2 a 0,4 por volta. ngulo de ponta de 60 a 100. Usar brocas de 0,1 a 0,2
mm maior do que a recomendada para metais, a fim de compensar a resilincia. A
freqente remoo da broca permite a sada dos cavacos. Cavacos so em forma de p
indicam avano muito lento. Velocidades rpidas demais causam rasgamento. Na
perfurao paralela laminao, usar brocas com ngulos de ponta de 118, avanos
lentos e freqente remoo dos cavacos. Para furao de material empilhado, deve se
fixar firmemente o material e colocar um suporte do mesmo (ou de papelo) para a
sada da broca.
Fresagem
Para ferramentas de ao rpido, a velocidade de 40 a 50 m/min e de metal
Widia, entre 200 a 250 m/min. Avanos de 0,5 a 0,8 mm por volta, ngulo livre de
20 a 30 e ngulo de corte entre 20 e 25.
Plaina
Ferramenta de ao rpido: velocidade de 15 a 20 m/min e avanos de 0,2 a 0,8
mm por volta. Para metal duro, velocidade de 15 a 22 m/min e avanos de 0,2 a 0,8 mm
por volta. ngulo livre de 10, ngulo de inclinao de 6 e ngulo de corte de 15.

UCS/CCET/DENQ ___________________________Soldagem & Usinagem - pg. 7 de 7

_ Beneficiamento e Acabamento de Polmeros _______Prof. Glucio A. Carvalho __

UCS - GTPol

Usinagem verso moldagem


Comumente, diz-se que peas e perfis usinados s so viveis
economicamente para prottipos ou pequenas quantidades. Para grandes volumes, devese injetar ou extrudar. No bem assim.
Atualmente, muitas peas de plstico podem se usinadas em volumes elevados
de forma mais econmica que se fossem injetadas o extrudadas.
Alguns parmetros devem ser levados em conta quando se confronta usinagem
e moldagem: custo do molde, tamanho da pea e formato, tolerncia, quantidade de
perdas, caracterstica do plstico empregado, etc..
Na moldagem, o custo inicial alto, o preo da pea baixo (resina e
trabalho), e a perda por rebarbas mnima.
As alternativas para a moldagem so usinagem, estampagem e
termoformagem. Em todos trs processos, o custo inicial (para ferramentas e moldes)
baixo, mas os custos fixos so mais altos do que na moldagem. Estes custos incluem
hora x mquina, semi-acabados e perdas por cavacos.
Tarugos, tubos e chapas so usados na usinagem.
Estampagem (cortes) usada para peas planas de desenhos simples a partir de
filmes e chapas finas. Por exemplo: arruelas, vedaes, e etc..
Peas simples como: polias, roletes, cames, ou peas com pequenas mudanas
no contorno e pouca retirada de material, podem, s vezes, ser mais baratas usinadas do
que moldadas, mesmo em grandes quantidades.
Termoformagem usada com filmes rgidos ou chapas finas para peas de
grande superfcie, contornos arredondados e tolerncia desprezveis como: interno da
porta dele geladeiras, luminosos, coberturas, etc.
Como regra podemos dizer:
Moldagem (injeo) mais econmica em pequenas quantidades:
se a pea pequena;
se os contornos so complexos;
se existem diversos planos;
se existem mudanas abruptas de contorno;
se diversas peas podem ser combinadas numa nica moldagem.
Por outro lado, o usinagem mais econmico para grandes quantidades:
se a pea grande;
se as paredes so grossas;
se as tolerncias forem rgidas;
se o desenho da pea de difcil moldagem;
se as peas so prprias de usinagem automtica.
Albuquerque, J.C. O plstico na prtica, 1 ed., Ed. Sagra, Porto Alegre,

1990

UCS/CCET/DENQ ___________________________Soldagem & Usinagem - pg. 8 de 8