Você está na página 1de 15

ANLISE PRTICA DE PENETRAO DE SOLDA EM AO 1045

Fabiana Camila Simon (FAHOR) fs000792@fahor.com.br

Marcelo Ioris (FAHOR) mi001024@fahor.com.br

Tiago Perin (FAHOR) tp000722@fahor.com.br


Valtair de Jesus Alves (FAHOR) valtair@fahor.com.br
Resumo
A soldagem o mais importante processo para unio de metais na indstria.
Devido sua imporncia, torna-se cada vez mais conveniente a criao de
mtodos de controle de qualidade da solda aliados a qualificao de
operadores, anlise das caractersticas dos materiais e sua soldabilidade. Este
trabalho apresenta uma anlise prtica realizada em cinco amostras de ao
SAE1045, com o intuito de verificar a penetrao da solda atravs de diferentes
parametros de soldagem em um mesmo material. A anlise revelou que a
amostra que melhor apresentou penetrao da solda foi a amostra com
regulagem 6 no aparelho de solda, demostrando 5 mm de penetrao. Verifica-
se que desta forma que a alterao nos parmetros de soldagem interferem de
forma significativa a soldagem da pea. Aliado a isso, pode-se destacar
diversos fatores que condicionam a qualidade da solda, tais como operador
qualificado, a inexistencia de trincas, a fuso adequada do material e a altura
do cordo.
Palavras chave: Ao SAE 1045, Solda, Penetrao da solda.

1. Introduo
De acordo com Rodrigues (2005), o processo de soldagem tem recebido
nos ltimos anos grande interesse devido sua versatilidade, sendo considerada
atualmente um mtodo muito importante na unio de metais para a construo
de peas e estruturas.
Para Marques (2005) , a soldagem o mais importante processo de
unio de metais utilizado atualmente na indstia. Este mtodo, tem importante
aplicao desde a indstria microeletrnica at a fabricao de navios ou
estruturas compostas por centenas de toneladas, tendo sua aplicao desde
estruturas simples at estruturas com elevado grau de responsabilidade.
A soldagem abrange um grande nmero de diferentes processos
utilizado na fabricao e recuperao de peas. Soldagem pode ser definida
como sendo o processo de unio de metais por fuso, ou ainda, a operao
que visa obter a unio de duas ou mais peas assegurando na junta a
continuidade das propriedades fsicas e qumicas (MARQUES, 2005).
Segundo Marques (2005), atualmente mais de 50 diferentes processos

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


de soldagem tem utilizao industrial visto que a soldagem o mais importante
mtodo para se obter a unio permanente de metais.
Este trabalho consiste em uma anlise prtica da soldagem de 3
amostras de ao 1045 com diferentes parmetros de soldagem. Atravs desta
anlise, procura-se verificar particularidades de soldagem do ao 1045 quanto
s modificaes dos parmetros de soldagem e sua interferencia na qualidade
da solda e em suma, na penetrao sa solda. Pretende-se verificar com este
trabalho, qual amostra apresentou maior penetrao da solda, tratando-se
neste caso de uma anlise unicamente para fins comparativos, pois outros
fatores como operador, trincas de soldagem, fuso do material, tambm
interferem neste processo.

2. Reviso da Literatura
2.1. Soldabilidade
A American Welding Society (AWS) relata que soldabilidade defini-se
como a capacidade de uma material ser soldado nas condies de fabricao
impostas por uma estrutura especfica projetada de forma adequada e de se
comportar adequadamente em servio.
Segundo Batalha (2003), a soldabilidade de um material definida pela
formao da juno permanente por solda entre dois materiais para um
determinado processo de soldagem. A Figura 1 ilustra os fatores de influncia
na soldabilidade.

Figura 1 Fatores de influencia na soldabilidade. Fonte: Batalha (2003)

Outro ponto importante que vem de encontro soldabilidade refere-se


energia de soldagem, a qual segundo Zeemann (2003) a quantidade de calor
adicionada a um material por unidade de comprimento, geralmente
representada pela letra E (J/mm).
Ainda Zeemann (2003) complementa que os processo de elevada

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


energia so processos em que uma grande quantidade de calor adicionada,
devido s faixas de corrente e tenso elevadas. Por exemplo, solda de arco
submerso. A principal caracterstica que distingue os processos de soldagem
a intensidade da fonte de calor.

2.2. Caractersticas dos aos


De acordo com Fortes (2005), os aos podem ser classificados:
x Ao carbono;
x Ao de baixa liga;
x Aos de mdia liga; e
x Aos de alta liga.
Fortes (2005) comenta que o ao basicamente uma liga de ferro e
carbono, tendo os seus nveis de resistncia atravs da adio de carbono. Os
aos carbono podem ser classificados como segue:
x Baixo carbono- at 0,14% carbono;
x Ao doce- de 0,15% at 0,29% carbono;
x Ao de mdio carbono- de 0,30% at 0,59% carbono;
x Ao de alto carbono- de 0,60% at 2,00 % carbono.
Os aos de baixo carbono e doce so os grupos mais produzidos devido
sua relativa resistncia e boa soldabilidade.
Segundo a norma SAE e demais norma, os aos possuem uma
nomenclatura padro, onde os primeiros dois dgitos indicam os principais
elementos de liga do ao e o seu teor aproximado de carbono. Os dois (ou trs)
ltimos dgitos indicam o valor mdio aproximado da faixa de carbono do ao,
mas em alguns casos essa regra no seguida para informar a quantidade de
enxofre, cromo, fsforo e outros elementos (2011).
Segundo Azevedo (2002), o Ao 1045 classificado como ao para
construo mecnica constitudo de 0,45% de Carbono. So geralmente
utilizados no estado de fornecimento sem qualquer tratamento trmico, porm
para que se obtenha melhores caractersticas, dependendo do processo,
recorrem-se a tratamentos trmicos convencionais, como recozimento e
tmpera. Como o carbono j se destaca com grande representatividade na
composio desse material, e sendo o elemento que mais afeta a soldabilidade
do ao, deve-se considerar tambm o nvel de tenso atuante na regio da
solda, principalmente em peas com espessuras mais elevadas.
O maior problema de soldabilidade destes aos a formao de trincas
induzidas pelo hidrognio, principalmente na zona termicamente afetada (ZTA).
Outros problemas mais especficos incluem a perda de tenacidade na ZTA, ou
na zona fundida, e a formao de trincas de solidificao (em peas

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


contaminadas ou na soldagem com aporte trmico elevado). Ainda, em funo
de uma seleo inadequada de consumveis ou de um projeto ou execuo
incorretos, podem ocorrer problemas como porosidade, mordeduras, falta de
fuso e corroso (MODENESI, 2001).

2.3. Classificao dos processos de soldagem


De acordo com Fogagnolo (2001) a primeira classificao dos processos
de soldagem se referem ao mtodo dominante para produzir a unio, como
pode ser observado na Figura 2.

Figura 2 Formao de uma junta soldada.Fonte: Fogagnolo (2001)

A Figura 3 ilustra o mtodo de produo da unio soldada de acordo


com Fogagnolo (2001).

Figura 3 Classificao de acordo com o mtodo de produo da unio. Fogagnolo (2001)

2.4. Cordo de solda


Segundo Fortes (2005), as caractersticas do cordo de solda so altura
e largura, conforme mostrado na Figura 4. Essas caractersticas so

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


importantes para garantir que a junta de solda seja adequadamente preenchida
com um mnimo de defeitos. Se a altura do cordo de solda for muito grande,
torna-se muito difcil depositar os passes de solda subsequentes com boa
fuso. Quanto mais protuberante e estreito for o cordo de solda, maior a
probabilidade de ocorrer falta de fuso.

Figura 4 Caractersticas do cordo de solda. Fonte: Fortes (2005).

Para Fortes (2005), alterar o tamanho do cordo de solda deve ser


mudado a quantidade de metal de solda depositado por unidade de
comprimento linear da solda. A corrente e a velocidade de soldagem so os
parmetros mais influentes no controle do tamanho do cordo de solda. Uma
diminuio na velocidade de soldagem resultar num aumento da largura e da
altura do cordo de solda, aumentam ou diminuem conjuntamente.
Ainda Fortes (2005), a extenso do eletrodo e a tcnica de soldagem
empregada (puxando ou empurrando) tambm afetam essas caractersticas,
mas apenas at certo limite.

2.5. Perfil Incorreto da Solda


Segundo Modenesi (2001), o perfil de uma solda importante, pois
variaes bruscas facilitam o aparecimento de trincas. O perfil do cordo pode
ser inadequado quando: Facilita o aprisionamento da escria entre os passes
de soldagem; acumulam resduos, prejudicando a resistncia da corroso da
estrutura; h dimenses incorretas. Na Figura 5 esto representados alguns
exemplos de perfis inadequados de solda.

Figura 5 Perfis inadequados de solda. Fonte: Modenesi (2001).

De acordo com Fortes (2005), existem alguns fatores que podem ocorrer
na solda:

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


x Trincas na solidificao;
x Trincas induzidas por hidrognio no metal de solda;
x Porosidade;
x Incluses de escria ou outras;
x Trincas de cratera;
x Falta de fuso; e
x Perfil de cordo desfavorvel
Modenesi (2001) apresenta a seguir (Figura 6) algumas ilustraes
referentes estes possveis problemas na solda abordados acima.

Figura 6 Possveis problemas na solda. Fonte: Adaptado de Modenesi (2001)

2.6. Solda MIG/ MAG


De acordo com Fogagnolo (2001) o processo de soldagem MIG/MAG
pode ser definido como soldagem por fuso, utilizando-se do calor do arco
eltrico formado entre um eletrodo metlico consumvel e a poa. Neste
processo, tanto o arco quanto a poa so protegidos contra a contaminao
pela atmosfera por um gs ou mistura de gases.
Quanto s aplicaes, Fogagnolo (2001) comenta que o processo MIG

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


utilizado para a soldagem:

x Aos-carbono;
x Aos de baixa, mdia e alta liga;
x Aos inoxidveis;
x Alumnio;
x Magnsio; e
x Cobre e suas ligas.
Fogagnolo (2001) comenta ainda que a polaridade mais indicada para a
soldagem MIG/MAG a polaridade inversa CC+. Com o uso da polaridade
direta (CC-), ocorre a repulso da gota causada pelas foras dos jatos de
plasma e de vapor metlico. A gora empurrada para cima e em seguida
desviada de sua trajetria, o que torna instvel a transferncia do metal.
De acordo com Fogagnolo (2002), a tenso do arco caracterizada
como a tenso entre a extremidade do arame e da pea, conforme pode ser
visto na Figura 7.

Figura 7 Tenso do arco. Fonte: Fogagnolo (2001)

Desta forma, devido as quedas de tenso encontradas no sistema de


soldagem, a tenso do arco no pode ser lida de forma direta no voltmetro da
fonte. A tenso do arco diretamente proporcional ao comprimento do arco,
desta forma, quanto maior o comprimento, maior a tenso do arco. A tenso de
soldagem afeta diretamente o formato do cordo de solda (FOGAGNOLO,
2002).
De acordo com a Figura 8, a corrente de soldagem pode ser medida na
sada da fonte (amperagem) no momento de realizao da solda.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


Figura 8 Caracterstica de queima. Fonte: Fogagnolo (2011).

A corrente de soldagem de acordo com a Figura 8 est diretamente


relacionada velocidade de alimentao do arame, no processo de soldagem
MIG/MIG.
Cada arame possui um intervalo de corrente que est relacionado com o
dimetro do eletrodo. Eletrodos que possuem maiores dimetros,
automaticamente requer e maiores correntes para uma determinada velocidade
de alimentao.

2.7 Anlise de penetrao da solda


Segundo Fortes (2005), a penetrao de solda a distncia que a linha
de fuso se estende abaixo da superfcie do material soldado.
A penetrao da solda diretamente proporcional corrente de
soldagem, se ocorrer um aumento ou uma diminuio na corrente,
consequentemente aumentar ou diminuir a penetrao da solda. Entretanto,
tem sido observado que a corrente de soldagem pode variar sem alterar a
velocidade de alimentao do arame (FORTES, 2005).
Modenesi (2008) tambm afirma que as soldas podem ser definidas por
penetrao total ou parcial. A penetrao total apresenta melhor
comportamento mecnico, porm, de execuo mais difcil. Esta penetrao
est associada s soldas em juntas de topo e ngulo, assim, quando o
desempenho destas no for necessrio, o melhor de se trabalhar com soldas
de penetrao parcial. A penetrao parcial tem menor resistncia e de fcil
execuo, ilustrada na Figura 9.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


Figura 9 Tipos de penetrao em juntas de soldagem. Fonte: Modenesi (2008).

3. Mtodos e Tcnicas
No presente trabalho a metodologia consiste em um estudo experimental
a fim de se realizar um estudo comparativo de diferentes parmetros de
soldagem nas amostras de ao 1045. Para o estudo, foram utilizadas 4 (quatro)
amostras de ao 1045, onde o estudo prope uma anlise do comportamento
da solda mantendo a mesma velocidade de arame, variando-se a amperagem
ou corrente. A chave seletora estava na regulagem 2 do aparelho para a
soldagem das amostras. No quadro 1 podem ser visualizados os parmetros
de soldagem.

Amostra Material Solda Velocidade Arame Posio Tipo Regulagem:


do arame de de de Posio do
(mm/min) Solda soldagem solda aparelho
(mm)

1 Ao MIG/MAG 11 0,8 Plano Topo 8


1045

2 Ao MIG/MAG 11 0,8 Plano Topo 7


1045

3 Ao MIG/MAG 11 0,8 Plano Topo 6


1045

4 Ao MIG/MAG 11 0,8 Plano Topo Amostra


1045 descartada

Fonte: Prpria.

Quadro 1 Configuraes do teste.

Conforme pode ser observado, as amostras 1, 2, 3 e 4 correspondem s

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


mesmas conFiguraes de teste, exceto no que se refere posio do
aparelho. A amostra 4 teve que ser descartada pois no momento da soldagem
a solda no conseguia penetrar no material e a mesma acabou quebrando. As
amostras foram soldadas de acordo com o especificado no Quadro 1.

4. Resultados e discusses
Segundo Fortes (2005), existe uma uma relao entre a tenso do arco
e a corrente de soldagem para os gases de proteo mais comuns
empregados na soldagem MIG/MAG dos aos carbono. A tenso do arco desta
forma aumentada com o aumento da corrente de soldagem a fim de
proporcionar a melhor operao. Na Figura 10 pode ser visualizada a relao
entre a tenso do arco e a corrente de soldagem.

8
7
6

Figura 10 Relao entre a tenso do arco e a corrente de soldagem. Fonte: adaptado de


Fortes (2005)

Atraves da relao exposta no grfico acima (Figura 13), pode-se


observar que com a regulagem do aparelho em 6, temos uma tenso de 20v e
uma amperagem de 200A. Para a regulagem 7 do aparelho de solda, temos
uma estimativa aproximada de 22V e uma amperagemd e 230A. Para a
regulagem 8 do aparelho de solda, temos uma tenso aproximada de 24 V e a
amperagem equivalente a 260A.
A seguir so apresentadas as consideraes referentes a cada amostra

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


analisada. A Figura 11 apresenta o total de amostras analisadas no processo
de soldagem.

Figura 11 Amostras. Fonte: Autores

A Figura 12 apresenta as dimenses que compreendem as amostras,


sendo que todas possuem as mesmas medidas.

80 mm

Figura 12 Amostras. Fonte: Autores

A anlise visual aplicada a cada amostra soldada pode ser visualizado a


seguir, assim como a inspeo de medio realizada para a verificao da

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


penetrao de solda na pea e tambm caracteristicas do cordo de solda.

Amostra 1a
Amostra 1a
Regulagem do aparelho Posio 8
Cordo at a superfcie 3 mm

Pentrao da solda at 3 mm
a zona temperada

Amperagem 200A
Fonte: Prpria.

Quadro 2 Amostra 1 a.

A amostra 1 a apresentou dificuldade de penetrao da solda, penetrao


caracterizada como parcial, desalinhamento da solda e falta de fuso.

Amostra1b
Amostra 1b

Regulagem do aparelho Posio 8

Cordo at a superfcie 2 mm
Pentrao da solda at 2 mm
a zona temperada
Amperagem 200A
Fonte: Prpria.

Quadro 3 Amostra 1 b.

A amostra 1 b apresentou penetrao caracterizada como completa ou total,


solda alinhada e possivel trinca na solda.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


Amostra 2a

Amostra 2a
Regulagem do aparelho Posio 7
Cordo at a superfcie 2 mm
Pentrao da solda at 3 mm
a zona temperada

Amperagem 230

Fonte: Prpria.

Quadro 4 Amostra 2 a.

A amostra 2 a apresentou dificuldade de penetrao da solda, penetrao


caracterizada como parcial, desalinhamento da solda, formao de trinca na
solda e falta de fuso.

Amostra 2b
Amostra 2b
Regulagem do aparelho Posio 7
Cordo at a superfcie 3 mm
Pentrao da solda at 4 mm
a zona temperada

Amperagem 230A

Fonte: Prpria.

Quadro 5 Amostra 2 b.
A amostra 2 b apresentou boa penetrao da solda, penetrao caracterizada
como completa ou total, alinhamento da solda e formao de trinca na solda.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


Amostra 3 a
Obs: Um dos lados da amostra 3 obteve problemas na soldagem foi
desconsiderado;

Amostra 3a
Regulagem do aparelho Posio 6

Cordo at a superfcie 4 mm

Pentrao da solda at 5 mm
a zona temperada

Amperagem 260A

Fonte: Prpria.

Quadro 6 Amostra 3 a.

A amostra 3 a apresentou penetrao caracterizada como completa ou total,


desalinhamento da solda, formao de trinca na solda e cordo de solda muito
alto.

5. Consideraes finais
No contexto atual, destaca-se que um nmero cada vez maior de
organizaes, por intermdio de seus processos, vem buscando alternativas
para buscarem a excelncia, procurando, constantemente, desenvolverem
instrumentos para controlarem seus processos, reduzirem desperdcios,
aumentarem a satisfao de seus colaboradores e alcanar maior estabilidade.
Pode-se notar que a utilizao correta de parmetros de solda mostra a
consistncia na solda, desta forma realizou-se a soldagem nas amostras na
posio 6, 7 e 8 da mquina de solda, sendo que a posio 6 com
aproximadamente 20 Volts e 200 Amperes foi a que teve maior penetrao 5
mm, correspondente a amostra 3. Destaca-se que a penetrao da solda na
amostra 3 caracteriza-se como total. Devido possveis falhas durante a
soldagem, a amostra apresentou cordo excessivamente alto e tambm
formao de trincas, porm no que se refere penetrao da solda, a mesma
foi a que melhor correspondeu as expectativas. A amostra 2 b tambm teve
boa penetrao de solda, com 4 mm.
Por fim, destaca-se que o controle no processo de solda, desde sua
implantao, torna-se um instrumento de dinamismo, fundamental e
indispensvel para a busca da operacionalidade, bem como o alcance das
metas. Verifica-se que desta forma que a alterao nos parmetros de
soldagem interferem de forma significativa a soldagem da pea. Aliado a isso,

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR


pode-se destacar diversos fatores que condicionam a qualidade da solda, tais
como operador, a inexistencia de trincas, a fuso adequada do material e a
altura do cordo.

Referncias
ANDRADE, W. S. Estudo da tcnica de dupla camada na soldagem de ao AISI 1045.
Trabalho de concluso de curso. - Universidade Federal de Sergipe. Sergipe, So Cristovo,
2011.
AWS, Welding Hand book, Materials and Application Part1, American Welding Society, 8
Edio, Vol. 3, 1996.
AZEVEDO, A. G. L. Aplicao de tcnica da dupla camada na soldagem do ao ABNT
1045. Dissertao - Universidade Federal do Cear, Cear, Fortaleza. 2002
BATALHA, G. F. Processos de Fabricao: Juno, Soldagem e Brasagem. (2003). Escola
Politcnica da Universidade de So Paulo. So Paulo.
FOGAGNOLO J. Introduo a processos de soldagem. UNICAMP. (2001). Disponvel em:
<ftp://ftp.fem.unicamp.br/pub/Fogagnolo/apostila%20de%20soldagem.pdf>. Acesso em:
Julho, 2012.
FORTES C. ESAB. Metalurgia da soldagem. (2005). Disponvel em:
<http://www.esab.com.br/br/por/Instrucao/biblioteca/upload/1901104rev0_ApostilaSold
agemMIGMAG.pdf>. Acesso em: Julho, 2012.
MARQUES P. Soldagem. Fundamentos e tecnologia. Ed.3. Editora UFMG. 2002.
MODENESI, P. J., Descontinuidades. (2001). Disponvel em:
<http://www.demet.ufmg.br/grad/disciplinas/emt019/descontinuidades.pdf>. Acessado
em: 01 Jul 2012.
MODENESI, P. J., Terminologia. (2008) Disponvel em:
<http://www.demet.ufmg.br/grad/disciplinas/emt019/terminologia.pdf> Acessado em: 01
Jul 2012.
RODRIGUES L. Anlise e Otimizao de parmetros na soldagem com aram tubular.
Dissertao de Mestrado. Programa de Ps graduao em engenharia Mecnica. Universidade
Federal de Itajub. (2005)
ZEEMANN, A. Infosolda. Disponvel em:
<www.infosolda.com.br/new_site/getFile.php?t=d&i=100>. Acessado em: 01 Jul 2012.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR