Você está na página 1de 12

Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Engenharia Mecnica

Defeitos na fundio de alumnio em coquilhas

Augusto Koga
Fellipe Anderson Ferreira
Jana Neves
Renato Carinha

Curitiba
2013
Augusto Koga
Fellipe Anderson Ferreira
Jana Neves
Renato Carinha

Defeitos na fundio de alumnio em coquilhas

Trabalho apresentado como requisito


parcial aprovao na disciplina de
Fundio do curso de Engenharia
Mecnica da Universidade Tecnolgica
Federal do Paran.

Orientador: Nicolau Afonso Barth

Curitiba
2013
LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Desenho esquemtico do processo de fundio por gravidade..................9


SUMRIO

1 INTRODUO...........................................................................................................4
2 FUNDIO DE ALUMNIO........................................................................................5
3 COQUILHAS..............................................................................................................7
4 DEFEITOS NO PROCESSO......................................................................................9
5 CONCLUSO...........................................................................................................10
REFERNCIAS...........................................................................................................11
4

1 INTRODUO

Na indstria atual, sabido que temos uma gama muito grande de processos de
fabricao, como usinagem, injeo, estampagem e tambm o processo de
fundio.
A fundio um dos processos mais antigos de fabricao de componentes
metlicos, sendo utilizado em larga escala desde os primrdios da humanidade.
Com o passar do tempo o ser humano foi dominando cada vez mais o processo,
desenvolvendo cada vez mais tcnicas, e continuamente aprimorando as existentes.
Hoje, o processo de fundio desdobrado em vrios modos, que variam de
acordo com tipo de molde, maquinrio utilizado, e ainda outros fatores.
Alm da fundio do ao, temos tambm a fabricao de peas feitas a partir de
ligas no-ferrosas, como o Alumnio.
Assim como todo processo de fabricao, a fundio tambm pode apresentar
defeitos nas peas acabadas, e aqui trataremos dos principais defeitos que podem
surgir durante a fundio de alumnio em coquilhas.
5

2 FUNDIO DE ALUMNIO

Transformar alumina - xido de alumnio - em alumnio representou um marco


importante da revoluo industrial. At que as modernas tcnicas de fundio
evolussem, apenas quantidades pequenas de alumnio podiam ser obtidas. A
maioria dos processos iniciais dependia de deslocar o alumnio por meio de metais
mais reativos, mas isso torna a produo dispendiosa e complicada. Tudo mudou
em 1886 - o ano em que dois qumicos que aspiravam se tornar industriais
desenvolveram um processo de fuso que tinha por base a eletrlise.
Sir Humphry Davy, o qumico britnico a quem atribudo o nome do alumnio,
tentou sem sucesso produzir o metal por eletrlise no comeo do sculo 19. O
professor e qumico amador francs Henri Saint-Claire Deville tambm tentou e saiu
derrotado. Mas em fevereiro de 1886, depois de diversos anos de experincias, o
norte-americano Charles Martin Hall desenvolveu a frmula correta: fazer com que
uma corrente direta atravessasse uma soluo de alumina dissolvida em criolita
derretida ou fluoreto de alumnio e sdio (Na3AlF6). At 1987, a criolita era minerada
em depsitos localizados na costa oeste da Groenlndia (em ingls). Hoje, os
qumicos sintetizam o composto com base em fluoreto mineral, muito mais comum.

As etapas na fundio de alumnio so descritas abaixo:

A alumina dissolvida em criolita derretida a mil graus Celsius. A temperatura


pode parecer extraordinariamente alta at que voc se recorde de que o ponto de
derretimento da alumina pura de
2.054 C. Acrescentar criolita permite que a eletrlise ocorra a temperatura muito
menor.
O eletrlito colocado em uma vasilha de ferro revestida de grafite. A vasilha
serve como catodo.
Anodos de carbono so inseridos no eletrlito.
Uma corrente eltrica passa pelo material derretido.
No catodo, a eletrlise reduz os ons de alumnio a alumnio em forma metlica.
O alumnio metlico derretido cai ao fundo da vasilha e drenado periodicamente
por um ralo.
6

O processo de fundio de alumnio desenvolvido por Hall resultava em largas


quantidades de alumnio puro. O metal subitamente deixou de ser raro. A ideia de
produzir alumnio por reduo eletroltica no era nova. Um francs chamado Paul
L.T. Heroult teve a mesma ideia meses depois. Mas, em 1889, foi Hall que recebeu a
patente pelo processo, um ano depois que fundou a Pittsburgh Reduction Company,
que mais tarde se transformaria na Aluminum Company of America - ou Alcoa.
7

3 COQUILHAS

O processo de fundio por gravidade consiste em preencher e solidificar as


peas metlicas apenas com a utilizao da fora da gravidade sem a utilizao de
fora externa como aplicado nos processos de fundio sob presso e baixa
presso. Por apresentar boas propriedades mecnicas na condio bruta ou aps
tratamento trmico, e permitir utilizao de machos de areia, produtos automotivos
como: cabeotes de motor, coletores, bombas hidrulicas, carcaas e demais
componentes, so largamente produzidos atravs deste processo.
O processo de fundio por gravidade considerado um dos processos de
fundio mais simples, assim como o conceito de projeto dos moldes, que tambm
conhecido como coquilha. O molde normalmente metlico e fabricado em aos
para trabalho a quente ou ferro fundido, porm pode ser cermico, sendo que neste
so moldados os canais de alimentao e massalotes responsveis pelo
preenchimento e alimentao das peas fundidas. A coquilha ainda possui
mecanismos de abertura e fechamento dos machos metlicos.

Figura 1 - Desenho esquemtico do processo de fundio por gravidade


Fonte: Autoria prpria.

Existem basicamente dois tipos de fundio por gravidade o processo esttico, e


o basculante. O processo esttico o mais simples e mais comum, onde o metal
vazado diretamente no canal de alimentao do molde pelo operador ou dispositivo
automatizado.
8

J o processo basculante mais complexo, pois necessita de uma coquilhadeira


especial com cilindros hidrulicos para realizao do basculamento, porm minimiza
uma grande varivel no preenchimento que o homem. Inicialmente o metal
despejado em uma calha de vazamento e em seguida a coquilhadeira inicia a
inclinao preenchendo a cavidade do molde. Outra tima vantagem deste processo
o direcionamento da solidificao, pois o metal mais quente fica na regio superior
do ferramental na regio dos massalotes ao fim do preenchimento. Em muitos casos
este processo permite o vazamento do metal diretamente pelo massalote, no
havendo a necessidade de canais de alimentao, tornando melhor o rendimento
metalrgico dos fundidos.
9

4 DEFEITOS NO PROCESSO

Na fundio por gravidade, como o molde tambm impermevel, as


dificuldades de sada do ar na hora do vazamento tambm existem. A presso
menor permite que se trabalhe com recursos diferentes das bolsas, tais como
respiros e ajustes na linha de apartao do molde, controle da velocidade de
vazamento, inclinao do molde, etc. Na fundio por gravidade podemos ter uma
alimentao sem turbulncia, com menos oxidao do metal e menos incluses.
Tendo em vista que as peas por gravidade podem ser mais espessas, a
solidificao leva mais tempo e h a possibilidade de aparecerem defeitos e o
tamanho de gro maior. Por isso o tratamento do banho lquido deve ser feito com
alguns cuidados especiais:
eliminao de gases dissolvidos;
refino de gro e modificao;
Ser livre de hidrognio dissolvido;
Ter quantidade adequada de agente de modificao de Sr ;
Dever apresentar baixo custo;
Cuidados com os cadinhos, pois os mesmos so caros e podem sofrer danos se
manuseados incorretamente. Especificar o cadinho mais adequado.
Qualquer pea de alumnio, em contato com o ar, se cobre com uma pelcula
oxidada que na hora do aquecimento se transforma em AlO, chamado corundo.
Este indesejvel, pois duro e de densidade semelhante ao alumnio lquido e, por
isso, difcil de separar. Quando incorporado na pea, forma pontos duros que
prejudicam a usinagem. Em suspenso no metal lquido diminui sua fluidez. Todo o
alumnio se apresenta oxidado na superfcie. Na hora da fuso, esta camada no se
funde nem se transforma. H perigo de oxidao adicional por falta de cuidados na
conduo do processo de fuso. O grau de oxidao depende das 10 condies de
armazenamento do material de carga (umidade), de suas dimenses, da
composio da liga, da temperatura e tempo de fuso, do tipo de forno, da forma de
aquecimento e da superfcie do banho (proteo com sais). Todas as reaes
envolvem perda de alumnio, o que importante fator de custo.
10

5 CONCLUSO

Na indstria de hoje, muito prezado o fator custo. A alta competitividade do


mercado faz com que seja buscado de todas as formas redues de custo sem que
haja perdas de produtividade e qualidade.
Todos os processos de fabricao de componentes metlicos podem apresentar
defeitos, e defeitos geram essencialmente custo, portanto devem ser eliminados, ou
reduzidos ao mximo nas linhas de produo.
No processo de fundio de alumnio no diferente. H possibilidades reais de
surgimento de defeitos durante o processo. Porm possvel minimiz-los atravs
de cuidados na produo.
11

REFERNCIAS

COELHO, R. Processo de fundio por gravidade para cilindros de alumnio.


2011. 26f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produo) - Centro
Universitrio Feevale, Londrina, 2011.

DINIZ, A. G. F. Elevao da Rentabilidade e Produtividade em Fundies de


Alumnio Secundrio. 2007. 96f. Monografia (Especializao em Engenharia de
Produo) - Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Ponta Grossa, 2007.