Você está na página 1de 8

Influncia da Corrente sobre o Rendimento Bruto de Fuso em Soldagem

TIG

(Influence of Current on the Gross Fusion Efficiency in TIG Welding)

Ana Jlia Cozac Bicalho1, Jesiel Damas2, Jorge Henrique3, Larissa Mendona4,
Lucas Mendes5, Lucas Becker6, Victor Martins Ferreira Luz7
Centro Universitrio de Anpolis-UniEvanglica, Departamento de Engenharia Mecnica, Anpolis, Gois,
Brasil.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a influncia da corrente de soldagem sobre o rendimento
bruto de fuso em soldagem TIG, levando-se em considerao as dimenses da pea. Para isto,
foram feitas soldagens sobre chapas de trs espessuras em uma faixa de corrente, utilizando-
se o processo TIG. A escolha desse processo se deu para minimizar o efeito mecnico do arco
no rendimento bruto de fuso, fato experimentalmente comprovado no trabalho. Foi verificado
que o aumento da corrente e/ou reduo da combinao espessura-largura da chapa fazem
aumentar o rendimento bruto de fuso. Mas a intensidade do efeito da corrente depende da
combinao espessura-largura da chapa.

Palavras-Chave: Soldagem, Rendimento bruto de fuso, TIG (Tungsten Inert Gas).

Abstract: The objective of the present paper was to study the influence of the welding current
on the gross fusion efficiency in TIG welding, taking into account the plate dimensions. A series
of weldments were carried out over three thickness plates in a current range utilizing the TIG
process. The choice of the process aimed to minimize the arc mechanical effect on the gross
fusion efficiency, fact experimentally checked in the work. It was verified that an increase of
current and/or reduction in the thickness-width combination leads to higher gross fusion
efficiency. However, the intensity of the current effect depends on the thickness-width
combination.

Key-words: Welding, Gross fusion efficiency, TIG (Tungsten Inert Gas).

1 Introduo
Para fundir um metal a partir da temperatura ambiente, necessrio fornecer uma certa
quantidade de calor suficiente para elevar a temperatura do metal slido at o seu ponto de
fuso (calor sensvel) e adicionar uma parcela suficiente para converter o metal slido em
lquido j no ponto de fuso (calor latente). A norma A3.0 da Sociedade Americana de
Soldagem define o calor imposto como a energia entregue para a pea. Apesar de ser um termo

1 5
E-mail: anajulicb@gmail.com. E-mail: lucasmr15@hotmail.com.
2 6
E-mail: jesiel_castro2011@hotmail.com. E-mail: lucas_rd06@hotmail.com.
3 7
E-mail: jorgesouza_gps@hotmail.com. E-mail: victormartinsdaluz@hotmail.com.
4
E-mail: Larissa_ala@hotmail.com.
2

normatizado, existe ainda na literatura uma certa impreciso no uso das terminologias energia
de soldagem e calor imposto. O primeiro se refere energia que se consome pelo arco
durante a soldagem, quantificada pela razo da potncia eltrica com a velocidade de soldagem.
O calor imposto a parcela da energia de soldagem que se transfere para a chapa, descontando,
portanto, da energia de soldagem o calor perdido para o meio ambiente (perda esta normalmente
referenciada como rendimento trmico). Ou seja, calor imposto o produto da energia de
soldagem com o rendimento trmico. O calor de fuso, por outro lado, relacionado como a
parcela do calor imposto na chapa que efetivamente utilizado para fundir o material. Esse
parmetro de extrema importncia do ponto de vista da capacidade de produo de um dado
processo, pois correlacionado com a eficincia do calor para formar um cordo de solda. Desta
forma, neste trabalho define-se rendimento de fuso em soldagem como a razo entre a
quantidade de calor cedida pelo arco efetivamente consumida para fundir o metal e o calor total
imposto pelo arco.
Assim, a otimizao operacional dos processos de soldagem a arco est diretamente
ligada ao rendimento de fuso. Quanto maior o rendimento de fuso, maior volume de solda se
forma com uma mesma energia despendida. Sabe-se que em geral quanto maior a energia de
soldagem, tambm maior o volume da poa fundida. E a energia de soldagem pode ser
aumentada tanto pelos parmetros eltricos/velocidade da fonte de calor como pelo gs de
proteo. Por exemplo, Schwedersky et al. mostraram que quanto maior o teor de H2 em
mistura com Ar no processo TIG, maior foi o rendimento de fuso e maior a eficincia do
processo, possibilitando a elevao da velocidade de soldagem. Entretanto, no se pode dizer
que quanto maior o volume de um cordo maior seria o rendimento de fuso. Isto porque a
formao do cordo um fenmeno complexo.
De acordo com Scotti e Ponomarev (pp. 70-90), a formao do cordo influenciada
por dois efeitos, o efeito trmico e mecnico. A principal fonte de calor gerada no acoplamento
arco-pea, onde existe uma grande queda de tenso. Esse calor transferido por conduo para
o metal de base, onde parte dele responsvel por fundir o material e parte difundida para
regies ao redor da zona fundida. Outro fator que colabora com o efeito trmico a entalpia
dos gases de proteo, que, por conveco forada devido ao jato de plasma, transferida
parcialmente para o metal de base. O calor das prprias gotas do metal de adio sendo
transferidas tambm tem participao na formao do cordo.
Ao se aumentar a corrente de soldagem, os efeitos trmicos e mecnico so
intensificados. Do ponto de vista trmico, quanto maior a corrente, maior o calor gerado no
acoplamento arco-poa. Deve-se tambm pensar neste contexto no efeito da concentrao de
corrente (controlada tanto pelo tipo de gs de proteo como pelo comprimento do arco).
Tambm ir ocorrer um aumento no volume do arco, o que significa mais energia acumulada
na forma de calor transferido. Finalmente, apesar do tamanho das gotas diminuir quando se
aumenta a corrente, a frequncia de transferncia e a prpria quantidade de material se torna
maior, consequentemente tambm mais calor transferido para a chapa. Do ponto de vista
mecnico, quanto maior a corrente, mais intenso ser o jato de plasma. Isso significa tornar o
efeito trmico do acoplamento arco-pea mais efetivo ao afastar a poa que se encontra entre o
arco e a pea. Alm disso, a capacidade de transferncia de calor (que se encontra na coluna de
plasma) por conveco forada ser maior. A presso esttica devido s foras magnticas
tambm ser intensificada com o aumento da corrente. Maior corrente, dando origem a um
campo magntico radial mais intenso, que, por sua vez, ir gerar foras magnticas maiores,
propiciando, assim, um melhor acoplamento arco-pea. A fora com que as gotas em
transferncia so lanadas tambm ser maior com aumento da corrente, tornando-se maior a
quantidade de movimento transferida para a superfcie da poa quando ocorrer o choque da gota
com a poa.
3

Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding)
um processo que utiliza um eletrodo slido de tungstnio no consumvel. O eletrodo, o arco
e a rea em volta da poa de fuso da solda so protegidos por uma atmosfera protetora de gs
inerte. Se um metal de enchimento necessrio, ele adicionado no limite da poa de fuso. A
soldagem TIG produz uma solda limpa e de alta qualidade. Como no gerada escria, a chance
de incluso da mesma no metal de solda eliminada, e a solda no necessita de limpeza no final
do processo.
Soldagem TIG pode ser usada para quase todos os metais e o processo pode ser manual
ou automtico. largamente utilizada para solda com alumnio e com ligas de ao inoxidvel
onde a integridade da solda de extrema importncia. tambm utilizada para juntas de alta
qualidade em indstrias nucleares, qumicas, aeronuticas e de alimentos.

Figura 1 - Processo de soldagem TIG

Durante o processo de soldagem TIG, um grande nmero de eltrons escoam do polo


negativo para o polo positivo em uma frao de segundos. O processo de emisso dos eltrons
e suas respectivas colises geram um arco extremamente quente. Para que isto acontea o
eletrodo deve possuir excelentes qualidades terminicas, ou seja, ele deve alcanar
temperaturas suficientemente altas para causar a emisso de eltrons por agitao trmica sem
que seja consumido. A soldagem TIG pode ser feita utilizando corrente contnua (CC- ou CC+)
ou corrente alternada (CA). Cada uma dessas alternativas ir influenciar fortemente os
mecanismos de emisso de eltrons e consequentemente as caractersticas de soldabilidade.
Procura-se relacionar a estrutura ntima do material com as suas propriedades fsicas,
com o processo de fabricao, com o desempenho de suas funes e outros. Pode ser:
Macrogrfico ou Microgrfico. Examina-se a olho nu ou com pouca ampliao (at 50X) o
aspecto de uma superfcie aps devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por
seu intermdio tem-se uma ideia do conjunto, referente homogeneidade do material, a
distribuio e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricao, qualidade de solda
profundidade de tratamentos trmicos entre outras caractersticas.
Consiste no estudo dos produtos metalrgicos, com o auxlio do microscpio, onde se
pode observar as fases presentes e identificar a granulao do material (Tamanho de gro), o
teor aproximado de carbono no ao, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuio dos
diversos constituintes ou de certas incluses.
A formao dos primeiros cristais se inicia no local de menor temperatura da solda. Esse
local situa-se no ponto onde o metal fundido e o metal de base no fundido se encontram. Com
a continuao do processo de solidificao pode ser observado que os gros no centro so
menores e possuem uma textura mais fina que os gros localizados nos limites exteriores do
depsito de solda. Esse fenmeno ocorre porque, medida que o metal de solda se resfria, o
calor do centro do depsito de solda dissipar-se- em direo ao metal de base atravs dos gros
mais externos que se solidificaram primeiro. Consequentemente, esses gros permanecem, j
4

no estado slido, mais tempo a altas temperaturas, o que favorece seu crescimento. O tamanho
de gro pode ter efeito na integridade da solda no sentido que gros pequenos so mais
resistentes e mais dcteis que gros grandes. Se surgir uma trinca, a tendncia que ela se inicie
na rea onde os gros so maiores. Muitos fenmenos singulares que afetam as propriedades
mecnicas de uma liga a baixas e a altas temperaturas ocorrem em contornos de gro, onde o
ordenamento dos tomos irregular. Existem muitos vazios ou tomos ausentes nos contornos
de gro. Os espaos entre os tomos podem ser maiores que o normal, permitindo que tomos
individuais se desloquem com relativa facilidade. Por causa disso, a difuso dos elementos (o
movimento dos tomos individuais) atravs da rede cristalina do solvente geralmente acontece
mais rapidamente nos contornos de gro que em seu interior. A desordem resultante torna mais
fcil para tomos grandes segregarem nos contornos de gro. Tais segregaes levam
frequentemente formao de fases indesejveis que afetam adversamente as propriedades do
metal como reduo da ductilidade ou aumento da susceptibilidade fissurao durante a
soldagem ou tratamento trmico.

Figura 2 - Processo de solidificao de uma junta soldada

2 Materiais e mtodos
Para se estudar o efeito da entrega trmica da corrente sobre o rendimento bruto de
fuso, foi usado soldagens de simples deposio sobre a chapa em uma faixa de corrente tpica
de soldagem com transferncia por curto circuito, usando o processo TIG. Foi escolhido esse
processo para se fazer uma comparao com o mesmo processo j existente usando o processo
de soldagem MIG/MAG CMT. O processo executa teve como base fazer um estudo mais
aprofundado sobre a rea atacada pela solda e a reao que o material sofre com a soldagem.
Primeiramente foram escolhidas as trs chapas de ao 1020 a serem usadas no processo,
com suas respectivas espessuras 3, 8 e 12,5 milmetros, elas foram cortadas em tamanhos para
que cada uma tivesse o tamanho adequado para que fosse feito os cordes de solda. Aps a
escolha foi feito um lixamento na superfcie das peas para tirar as impurezas e a ferrugem,
para que nada atrapalhasse ou influenciasse na soldagem.

Figuras 3 e 4 - Lixamento da superfcie das peas e processo de soldagem, respectivamente.


5

Foi usado o processo de soldagem TIG em trs chapas de ao 1020 com diferentes
espessuras, foi escolhido trs parmetros de amperagem todos esses parmetros sendo usados
nas trs chapas. No processo de soldagem foi usado o gs argnio e um arame de ao para
deposio, as amperagens usadas foram 90, 135 e 180 cada uma dessas amperagens foi usada
em todas as chapas.

Figura 5 - Chapas de ao 3mm, 8mm, e 12,5mm, respectivamente

Valores de referncia e regulado valores monitorados


Peas
Espessura Corrente Mdia [A] Tenso Mdia [V]
1 3 mm 90 8,5
2 3 mm 135 10
3 3 mm 180 10
1 8 mm 90 9,4
2 8 mm 135 11
3 8 mm 180 11
1 12,5 mm 90 10
2 12,5 mm 135 11,5
3 12,5 mm 180 14.5
Tabela 1 Valores monitorados durante o processo de soldagem

Aps o processo de soldagem as chapas foram cortadas em uma mquina chamada


policorte, os corpos de prova para realizar a metalografia foram cortados entre os cordes de
solda, possvel ver isso melhor nas figuras abaixo. Com todos os corpos de prova devidamente
cortados, eles tiveram que passar pelo embutimento a quente aonde agregado uma resina sobre
a pea, isso facilita realizar os testes adequados nas peas. Cada corpo de prova teve que passar
por um processo de lixamento bem rigoroso. Foram usadas as lixas de numerao 240, 320,
400, 600, 800, 1200 e 2500. As faces dos corpos de prova tinham que estar bem adequadas para
que o microscpio conseguisse fazer uma leitura limpa e sem que houvessem ranhuras nos
corpos de prova. Aps o processo de lixamento cada corpo de prova teve que sofrer um ataque
de cido.
O trabalho inicial tinha como objetivo apenas identificar as reas afetadas pelo cordo
de solda a olho nu, mas como havia a possibilidade de se fazer uma anlise mais adequada no
microscpio enxergamos a necessidade de se entender como os gros se comportavam aps o
processo de soldagem.
6

Figura 6 - Perfis tpicos dos cordes produzidos em duas faixas de corrente de soldagem para as diferentes
espessuras de chapa utilizadas.

Figura 7 Corpo de prova 1, da chapa de ao 3 mm

Figura 8 Corpo de prova 2, da chapa de ao 3 mm

Figura 9 Corpo de prova 3, da chapa de ao 3 mm


7

Figura 10 Corpo de prova 1, da chapa de ao 8 mm

Figura 11 Corpo de prova 2, da chapa de ao 8 mm

Figura 12 Corpo de prova 3, Pea 03 da chapa de ao 8mm

Figura 13 Corpo de prova 1, da chapa de ao 12,5 mm


8

Figura 13 Corpo de prova 2, da chapa de ao 12,5 mm

Figura 14 Corpo de prova 3, da chapa de ao 12,5 mm

3 Concluso

medida que um metal soldado, a regio adjacente ao chanfro, que faz parte do metal
de base, acaba por ter sua caracterstica alterada (microestrutura, morfologia e tamanho de
gro), isso ocorre graas ao ciclo trmico que esta regio fica exposta, consequentemente
denominada de zona afetada pelo calor (ZAC).
Comparando os resultados obtidos para a menor combinao espessura, pode-se
perceber que espessura menores favorecem um rendimento bruto de fuso maior. Ao se utilizar
chapas mais grossas, o calor cedido pelo arco para a pea possui maior quantidade de material
para ser distribudo por conduo, facilitando a difuso o calor conduzido para dentro do
prprio material antes que seja utilizado para fundir o metal de base. Em resumo, pode-se dizer
que do ponto de vista trmico o rendimento bruto de fuso aumenta com o aumento da corrente
e que ele maior para chapas mais finas.

4 Referncias Bibliogrficas

HIRATA, E.; BELTZAC, L.; OKIMOTO, P.; SCOTTI, A. INFLUNCIA DA CORRENTE


SOBRE O RENDIMENTO BRUTO DE FUSO EM SOLDAGEM MIG/MAG.
Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/si/v19n2/a08v19n2.pdf>. Acesso em: 3 Junho 2017.
PROCESSO DE SOLDAGEM TIG. Disponvel em:
http://www.esab.com.br/br/pt/education/blog/processo_soldagem_tig_gtaw.cfm>. Acesso em:
3 Junho 2017.
METALOGRAFIA. Disponvel em: http://www.urisan.tche.br/~lemm/metalografia.pdf>.
Acesso em: 3 Junho 2017.