Você está na página 1de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA MECNICA

ANA CAROLINA AZEVDO VASCONCELOS

DANTE BATISTA PORTELA FILHO

HELTON DA PAIXAO SILVA

LEONARDO LIMA DE ALMEIDA

RICARDO SILVA AGOSTINHO

THIAGO BRUNO CARVALHO

PRATICAS DE PROCESSO DE FABRICAO MECNICA

Relatrio para disciplina de prticas de


processo de fabricao mecnica para a
primeira avaliao, curso de Engenharia
Mecnica da Universidade Federal do Piau.

Orientador: Marcos Guilherme Carvalho

TERESINA

2016

1
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Diferentes processos de torneamento ................................................................................... 8
Figura 2 - Comprimento original do tarugo .......................................................................................... 12
Figura 3 - Comprimento aps a serragem ............................................................................................. 13
Figura 4 - Pea aps torneamento ........................................................................................................ 13
Figura 5 - Pea sofrendo torneamento ................................................................................................. 14
Figura 6 - Pea aps processo de sangramento .................................................................................... 15
Figura 7 - Brocas utilizadas .................................................................................................................... 16
Figura 8 - Bite de perfilamento ............................................................................................................. 17
Figura 9 - Pea rosqueada ..................................................................................................................... 17

2
SUMRIO
1. RESUMO ....................................................................................................................................... 4
2. INTRODUO .............................................................................................................................. 5
2.1. Objetivos............................................................................................................................... 5
3. TEORIA .......................................................................................................................................... 6
3.1. Serragem .............................................................................................................................. 6
3.2. Serrotes alternativos ......................................................................................................... 6
3.3. Torneamento ....................................................................................................................... 7
3.4. Bits e Bedames ................................................................................................................... 7
3.5. Velocidade de corte do torno .......................................................................................... 8
3.6. Velocidade De Corte Do Torno ....................................................................................... 8
4. OBJETIVOS ................................................................................................................................ 10
5. MATERIAIS ................................................................................................................................. 11
5.1. Ao 1020 ............................................................................................................................. 11
6. METODOLOGIA......................................................................................................................... 12
6.1. Serragem ............................................................................................................................ 12
6.2. Torneamento ..................................................................................................................... 12
7. RESULTADOS E DISCUSSO ............................................................................................... 18
8. CONCLUSO ............................................................................................................................. 19
9. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS ....................................................................................... 20
ANEXO A CATLOGO DE BEDAMES DE AO RPIDO .................................................... 21
ANEXO B CATALOGO DE BITS QUADRADOS EM AO RPIDO ................................ 21
ANEXO C PEA A SER USINADA ............................................................................................ 22

3
1. RESUMO
Este trabalho consiste na usinagem de uma pea com as dimenses
especificadas no anexo a partir de seu tarugo utilizando um torno mecnico e outras
ferramentas, a pea no possui utilidade comercial apenas ser utilizado para
avaliao acadmica. Foi utilizado um tarugo de ao ABNT 1020.Foram utilizadas
diferentes ferramentas para usinar a pea, diferentes processos de usinagem foram
usados desde serramento com serra alternativa, at sangramento radial com o torno
mecnica todos encontrados na oficina do Curso de Engenharia mecnica. Foram
utilizados ferramentas de corte em ao rpido de vrios formatos e especificaes
para diferentes processos chamados de bites e bedames. O torno foi devidamente
utilizado quanto a velocidade de corte e de avano por meio de formulas e durante a
usinagem da pea obteve-se o auxlio de monitores e supervisores. A pea obtida se
mostrou satisfatria em relao as suas especificaes tomando em conta erros
pontuais na faixa de at 0,5 mm.

4
2. INTRODUO

A importncia de fabricar ferramentas surgiu com a necessidade de o homem


utiliz-las durante suas aes do cotidiano. A forma de produo dessas
ferramentas passou por uma evoluo e hoje esto disponveis diversas mquinas
capazes de executar um processo de usinagem. Processo de usinagem todo
processo em que ocorre a remoo de material sob a forma de cavaco. Essa
remoo de material ocorre por meio do contato entre a ferramenta e a pea, sendo
a ferramenta constituda de um material com maior dureza e resistncia comparado
ao material da pea.

Os processos de usinagem so classificados a partir da geometria da


ferramenta. Os tipos mais comuns de usinagem com ferramenta de geometria
definida so: tornear, fresar, furar, rosquear, alargar, brochar, serrar, plainar e
outros. J os tipos mais comuns de usinagem com ferramenta de geometria no
definida so: retificar, brunir, lapidar, lixar, polir e outros. Tambm existem os
processos no convencionais, na qual a remoo de material no feita pela
interferncia da ferramenta com a pea. Esses processos so: remoo trmica,
remoo qumica, remoo eletroqumica, remoo por ultrassom, remoo por jato
dgua e outros.

O processo de torneamento consiste na remoo de material atravs do


contato entre uma ferramenta e uma pea que gira em torno do seu eixo
longitudinal, na qual a ferramenta executa o movimento translativo de avano e a
pea executa o movimento de corte rotativo. As principais operaes no
torneamento so: desbaste, faceamento, sangramento e rosqueamento.

Para a disciplina de prticas em processos de fabricao mecnica, foi


proposta como primeira atividade a fabricao de uma pea atravs do processo de
torneamento com o intuito de aprender a manusear o torno e aplicar as principais
operaes desse processo.

2.1. Objetivos

Este relatrio tem como objetivos mostrar os passos executados para a


fabricao de uma pea desenhada a partir de um software de CAD, apresentar os
clculos necessrios e listar as ferramentas que foram utilizadas nas operaes.

5
3. TEORIA

Durante a usinagem da pea foram feitos procedimentos de processos de


usinagem no qual consistem a remoo do material do tarugo, formando o cavaco
atravs das ferramentas de corte. Esses procedimentos podem ser classificados de
diferentes tipos e so escolhidos baseados na forma desejada da pea.

3.1. Serragem

Serrar consiste na retirada de materiais por meio de ferramentas de corte


chamadas de serrotes, estes podem ser classificados em serrotes manuais, para
pequenas peas, e serrotes mecnicos que usado para corta materiais de grande
seo que por meio do corte manual seria muito demorado e fatigante. Para os
serrotes mecnicos esse podem ser classificados em:

Serrotes alternativas;
Serrotes circulares;
Serrotes de fita.
3.2. Serrotes alternativos

So parecidos com os serrotes manuais; possui uma armao em arco e uma


folha de serrote cortante, no entanto esse possuem maiores dimenses e maior
robustez. A armao presa a uma biela que acionada por um volante, quando
esta gira a armao em arco animada de um movimento de vaivm parecido com
o movimento da serra manual. A folha de serra colocada de forma inversa a de
uma serra manual, devido ao curso til o de recuo. Para serrar o ferro laminado
necessrio saber colocar o perfil corretamente entre as maxilas de aperto.

importante auxiliar a serra nos primeiros movimentos at apresentar um


corte, a folha deve se apresentar livre de contra peso afim de no forar os dentes
cortantes a sofrer um esforo excessivo. O uso de contrapesos deve ser feito com
cuidados, apesar de economizar tempo quando corta materiais macios como lato
ou cobre. Contudo, para materiais duros estes podem fazer partir os dentes da folha
de serra em virtude de esforo, sendo melhor trabalhar sem eles.

A velocidade de corte expressa na pratica pelo nmero de golpes por minuto.


Este nmero pode ser conhecido pelo nmero de voltas de volante, com isso, uma
serra cujo volante d 60 voltas por minuto trabalha a 60 golpes por minuto.
6
3.3. Torneamento

Essa operao de usinagem permite trabalhar peas cilndricas movidas por


um movimento uniforme de rotao em torno de um eixo fixo. O torneamento, como
todos os demais trabalhos executados com mquinas e ferramentas, acontece
devido a retirada continua do cavaco da pea trabalhada. O cavaco cortado por
uma ferramenta de um s gume cortante, que deve ter uma dureza superior a do
material a ser cortado.
Nesse processo, a ferramenta penetra na pea, cujo movimento rotativo
uniforme ao redor do eixo, permite o corte contnuo e regular do material. A fora
necessria para retirar o cavaco feita sobre a pea, enquanto a ferramenta,
firmemente presa ao porta-ferramenta, contrabalanceando a reao desta fora.
Durante o torneamento so realizados trs tipos de movimentos:
Movimento de corte: o movimento principal que permite cortar o material. O
movimento rotativo e realizado pela pea;
Movimento de avano: o movimento que desloca ferramenta ao longo da
superfcie da pea;
Movimento de penetrao: o movimento que determina profundidade de
corte ao empurrar a ferramenta em direo ao interior da pea e assim regular
a profundidade do passe e a espessura do cavaco;
Por meio de combinaes entre a posio, movimento e formato da ferramenta
possvel tornear supeficies cilndricas (externas e internas), cnicas (externas e
internas) e rosqueadas (externa e interna).

3.4. Bits e Bedames


Bits e Bedames ferramentas de corte fabricadas em ao rpido ou ao rpido
com cobalto temperadas que permitem afiao para as mais variadas aplicaes.
Seu formato pode ser quadrado, retangulares ou cilndricos.

7
Figura 1 - Diferentes processos de torneamento

Bedames so utilizados para roqueamentos externos que a partir do avano


longitudinal pode ser feito o passo do rosqueamento.

3.5. Velocidade de corte do torno

A velocidade de corte no torno a que tem um ponto da superfcie que se corta


quando gira. Esta medida em metros por minuto e o valor correto se consegue
fazendo com que o torno gire nas rotaes adequadas.

A velocidade de corte depende do material a tornear, do dimetro do material,


do material da ferramenta e da operao a ser executada. Na tabela possvel
saber a velocidade de corte para o torno.

3.6. Velocidade De Corte Do Torno

O clculo da velocidade de rotao da mquina pode ser obtida pela seguinte


formula:

1000.
=
.

8
, onde Vc a velocidade de corte em metros por minuto e o d o dimetro da
pea em milmetros. A velocidade de corte deve ser respeitada para que a
ferramenta de corte no sofra danos, velocidade excessiva causa aquecimento
excessivo da ferramenta que altera seu tratamento trmico ocasionando a perda da
capacidade de cortar o material.

Caso o torno no tenha a rotao encontrada no calcula preciso usa a


rotao logo abaixo da rotao encontrada no clculo.

9
4. OBJETIVOS

Este relatrio tem o objetivo de aplicar os conhecimentos estudados em


processos de usinagem para fabricar e dar acabamento a uma pea j projetada e
com suas dimenses nominais, utilizando os diversos processos de usinagem para
atingir as dimenses reais mais prximas das nominais considerando o sistema de
ajustes e tolerncia.

10
5. MATERIAIS
Serra alternativa
Equipamentos de proteo individual (culos, luvas e etc.)
Paqumetro
Torno
Ao ABNT 1020
Lima
Bits e Bedames
Pincel
Chave tipo L
Rosca macho
leo lubrificante

5.1. Ao 1020

O ao utilizado um dos aos ao carbono mais comum utilizado como ao


para cementao com excelente relao custo benefcio comparado com aos mais
ligados para o mesmo propsito. Possui excelente plasticidade e soldabilidade,
contudo estes possuem baixa resistncia mecnica e baixa usinabilidade.

Dentre suas aplicaes esse tipo de ao indicado para parafusos, trefilados


duros, chassis, discos de roda, peas em geral para mquinas e veculos
submetidos a esforos pequenos e mdios. O ao SAE 1020 altamente tenaz,
particularmente indicado para fabricao de peas que devam receber tratamento
superficial para aumento de dureza, principalmente cementao.

Dentre seus formatos esto retangular, redondo, sextavados e quadrados.

11
6. METODOLOGIA
6.1. Serragem
O tarugo foi recebido pelo grupo possuiu inicialmente dimenses muito acima
da pea a ser usinadada, tendo 102,55 milmetros de comprimento e 25 milmetros
de dimetro. Com o intuito da pea ter 80 mm de comprimento foi feito a serragem
utilizando uma serra alternativa diminuindo o comprimento do tarugo para uma
dimenso mais prxima da descrita onde o restante do desbate seria feito pelo torno
at chegar as dimenses desejadas.

Figura 2 - Comprimento original do tarugo

6.2. Torneamento

Aps a realizao do processo de serragem, o qual permitiu a reduo do


comprimento do tarugo de 102,55 mm para 87,19 mm, deu-se incio ao processo de
usinagem, realizado no torno. Primeiramente, o tarugo foi fixado na placa de trs
castanhas do torno e logo em seguida se fixou a ferramenta para faceamento e fez-
se o alinhamento da ferramenta com a contra ponta, aps esses procedimentos foi
dado ferramenta um ngulo em relao pea de aproximadamente 8,7. E
calculou-se a velocidade de corte que iria ser utilizada para realizar a usinagem,
encontrando 318 rpm, porm como o torno no possui essa velocidade, foi adotada
a velocidade mais prxima (330 rpm) e para o avano automtico foi adotada para
as operaes, com exceo do rosqueamento, as letras LCR2W.

12
Neste segundo processo de faceamento tambm foram necessrios duas
profundidades, primeiramente de 1 mm e em seguida 0,5 mm. Antes de dar
sequncia a outros processos, a pea foi retirada da placa para a realizao de uma

Figura 3 - Comprimento aps a serragem

nova medio, obtendo como resultado 84,77 mm, como mostra a figura abaixo.
A diferena entre a quantidade de material que foi retirada e a diferena de
medida obtida pode ser explicada pela presena de irregularidades na face da pea
antes de serem realizados os dois processos de faceamento.
Como a medida obtida do comprimento do tarugo ainda estava maior que o
comprimento especificado no desenho (80 mm), fixou-se novamente o tarugo no
torno e realizaram-se outros faceamentos com duas profundidades seguidas de 1
mm e mais cinco de 0,5 mm. Aps isso, o tarugo foi desafixado do torno e foi
realizada uma nova medio, obtendo 80,00 mm de comprimento, como mostrado
na figura abaixo.

Figura 4 - Pea aps torneamento

Aps esse procedimento, a equipe decidiu que o prximo processo que iria ser
feito seria o desbaste do tarugo para obter um dimetro constante (24 mm) no
mesmo. Antes de ser realizado o desbaste de material, o tarugo foi fixado e foi
13
realizado o furo de centro na pea para melhor fixar a contra ponta na mesma e
evitar balano excessivo. Para o processo de furo de centro foi necessrio trocar a
contra ponta do trono por uma broca de centrar e com a pea em rotao foi
aproximada a broca de centrar da pea at metade do comprimento do cone da
broca, para a realizao do furo. Como a broca de centrar j estava na posio
correta, a equipe decidiu inverter a pea e realizar o outro furo de centro, necessrio
para a operao de desbaste.
Logo em seguida, foi trocada a broca de centrar pela contra ponta e desafixou-
se e fixou-se a pea novamente, porm com a maioria de seu comprimento em
balano. Depois disso, trocou-se a ferramenta de faceamento por uma ferramenta
de desbaste e realizou-se o seu alinhamento com a contra ponta. Depois,
aproximou-se a contra ponta da pea de forma contnua at se obter total priso da
pea. Utilizando o paqumetro foi determinado o comprimento onde seria marcada a
pea (60 mm) para realizar o desbaste.
O processo de marcao foi feito aproximando a ponta da ferramenta de
desbaste no local onde se encontrava a haste de profundidade do paqumetro, aps
essa aproximao foi retirado o paqumetro da pea, ligou-se a mquina com
rotao determinada pelo clculo de velocidade (330 rpm) e marcou-se a pea com
a ferramenta com uma profundidade de aproximadamente 0,5 mm.
Feita a marcao da pea, foi realizado o zeramento da ferramenta prximo
extremidade da pea, recuou-se a ferramenta e foi dada uma profundidade de 0,5
mm, realizando o desbaste at o local marcado na pea. Este passo foi realizado
mais uma vez e depois foi feita a medio do dimetro da pea obtendo 24,18 mm
(medida dentro da tolerncia determinada). Como mostrado na figura abaixo.

Figura 5 - Pea sofrendo torneamento

14
Aps feito esse desbaste, a pea foi invertida e foram realizados outros dois
passos de 0,5 mm de profundidade, aps ter sido realizado o zeramento na
superfcie de dimetro de 25 mm. Obtendo uma medida prxima anterior. Feito
todas essas operaes, as atividades do dia 24 de novembro foram finalizadas e a
equipe combinou de se reunir no dia seguinte para realizao de outras operaes.
No dia 25 de outubro foi realizada a operao de sangramento. Para esta
operao foi necessrio realizar a troca da ferramenta que estava no torno pela
ferramenta de sangramento com largura de 5 mm e depois alinhou-se a ferramenta
contra ponta. Feito estes procedimentos, prendeu-se a pea na placa de trs
castanhas com a face mais prxima da marcao feita para o processo de desbaste
voltada para fora da placa, foi feita a aproximao da ferramenta na pea e com a
distncia de 20 mm fixada no paqumetro foi realizada o encontro da extremidade da
haste de profundidade do paqumetro, que se encontrava na superfcie da pea, com
a extremidade esquerda da ferramenta (coincidindo com a marcao da pea, 20
mm), determinando desta forma o local que seria feito o sangramento.
Aps isso, prendeu-se a contra ponta do torno no furo de centro da pea, ligou-
se a mquina-ferramenta com velocidade de 330 rpm e aumentando a profundidade
foi zerada a ferramenta na pea. Com a ferramenta zerada foi realizada um avano
de profundidade manual at 4 mm. Terminado esta operao a pea foi retirada da
placa do torno para a realizao das medidas, obtendo uma largura de 5,5 mm e um
dimetro de 20,34 mm mostradas nas figuras abaixo, estas medidas esto dentro
da tolerncia estabelecida e podem ser explicadas pelo fato da contra ponta no ter
sido bem fixada na pea, fazendo com que a pea vibrasse e alterasse as medidas.
Depois desta operao o grupo decidiu parar as atividades do dia e continuar na
prxima aula.

Figura 6 - Pea aps processo de sangramento

15
No dia 31 de outubro foi realizado o processo de rosqueamento interno na
pea, para este processo a pea foi fixada na placa de trs castanhas e foi trocada a
contra ponta por um mandril que iria fixar as brocas que foram escolhidas para a
realizao deste processo. Primeiramente, com o torno ligado a uma velocidade de
330 rpm, o furo foi alargado com as brocas 1 e 2 at uma profundidade de 15 mm
girando o anel graduado do cabeote mvel 6 giros completos aps o zeramento de
cada broca, depois foi feito o alargamento do furo para o dimetro de 14 mm e
profundidade de 5 mm com uma fresa de 14 mm de dimetro, a profundidade foi
feita por meio de um avano continuo e manual, girando o anel graduado do
cabeote mvel 4 giros completos, aps ter sido realizado o zeramento da
ferramenta na face da pea, pois cada giro corresponde a 1,25 mm de avano.

Figura 7 - Brocas utilizadas

Com os furos alargados foi iniciada a operao de rosqueamento interno por


meio de ferramentas chamadas machos para rosca, que possuem o passo de rosca
e o filete feitos no decorrer de seu comprimento. Foram utilizados trs machos para
rosca diferentes, onde o primeiro fez um pequeno filete da rosca M8x1,25 (definida
no desenho) por meio da fixao da ferramenta na pea, que se encontrava parada,
e se rotacionou a ferramenta de forma continua, ocasionando no avano e na
formao da rosca. Este mesmo procedimento feito para o primeiro macho foi
realizado para os outros machos para se obter a rosca correta determinada no
desenho.
No dia 21 de novembro foi realizado o desbaste de parte da pea de 24 mm de
dimetro para 12 mm de dimetro. Para essa operao, inverteu-se a pea na placa
de trs castanhas do torno, trocou-se o mandril pela contra ponta no cabeote
mvel, como a ferramenta para desbaste j se encontrava no carro porta
16
ferramentas somente foi verificado o seu alinhamento com a contra ponta e prendeu-
se a contra ponta na pea, desta vez houve muito cuidado par prender a contra
ponta de forma correta na pea.
Aps isso, foi realizada a marcao da pea da mesma forma da marcao
feita no processo anterior de desbaste, foi zerada a ferramenta na pea e iniciou-se
o desbaste com 8 passos seguidos de 1 mm de profundidade para chegar no
dimetro de 16 mm; depois foi alterada a profundidade para 0,5 mm, realizando
vrios passos at chegar a um dimetro de 12,3 mm (diferena tal, explicada pelas
folgas presentes no torno) e depois deu-se mais um passo com profundidade de 0,3
mm, aps esta operao a pea foi retirada para medio e encontrou-se uma
medida de 12,03 mm de dimetro.
Aps desbastar a pea at chegar a esse dimetro foi inicialmente feito um
perfilamento usando um bite de perfilamento de ao rpido de raio 1,5 mm.

Figura 8 - Bite de perfilamento


Aps o perfilamento foi feito o rosque amento externo na seo de 12,03 mm.
Substituiu-se o bite pelo bedame e para realizar o rosqueamento foi selecionado um
avano no torno com a combinao LCR1Y de passo 2, o rosqueamento foi feito em
etapas com o avano automtico at chegar na rea necessria. Aps o
rosqueamento ser feito um torneamento cnico externo de acordo com a figura.

Figura 9 - Pea rosqueada


17
7. RESULTADOS E DISCUSSO
medida que foram sendo desenvolvidas as atividades no laboratrio de
usinagem, o tarugo foi tomando as dimenses descritas no projeto, observando
sempre a tolerncia de 0,5 . A figura mostra a medio feita antes da primeira
operao de usinagem.
Foram necessrios diversos processos utilizando diferentes ferramentas para
atingir a pea final. Com isso conclumos a produo da pea requerida por
torneamento o resultado final da pea mostrado na figura.
Aps o final do processo a pea foi banhada em leo lubrificante para impedir a
corroso da mesma.
O processo de usinagem uma atividade que exige pacincia, cautela e
preciso do tcnico responsvel (os processos que envolvem uma mquina CNC
nem tanto), o que torna em um processo que demanda certo tempo para se fazer
uma pea com certa preciso.
A tolerncia de preciso da pea teve uma faixa de 0,5mm. Isto se deve
parcialmente ao erro agregado as maquinas e ao operador. Talvez, para uma faixa
menor seria necessrio um tempo maior, o que no tnhamos, e uma mquina com
maior preciso e menos erros agregados (como por exemplo uma CNC).
A deciso do ao 1020 devido a esse ser considerado mole facilitando sua
fabricao.

18
8. CONCLUSO
A participao de todos os envolvidos na fabricao da pea possibilitou um
melhor entendimento dos conhecimentos adquiridos acerca da usinagem. Levando
em considerao a experincia adquirida e todo o trabalho realizado pelo grupo no
decorrer das aulas e sees de usinagem, obtivemos como resultado final uma pea
com as dimenses aproximadas da que foi solicitada pelo desenho tcnico, todas as
dimenses esto dentro da tolerncia, com exceo da seo cnica, que sofreu
alterao devido a falta de preciso no anel graduado na base do carro superior.

19
9. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
FERRARESI, Dino, Fundamentos da usinagem dos metais, So Paulo, Edgard
Blucher, LTDA, 2000, p.1635.
MACHADO, lisso R.(org.); ABR~AO, Alexandre M.; COELHO, Reginaldo T.; DA
SILVA, Mrcio B.Teoria da Usinagem dos Materiais, 2 ed. So Paulo, Blucher, 2011.
p.388.

20
ANEXO A CATLOGO DE BEDAMES DE AO RPIDO

ANEXO B CATALOGO DE BITS QUADRADOS EM AO RPIDO

21
ANEXO C PEA A SER USINADA

22