Você está na página 1de 8

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

DEPARTAMENTO ACADMICO DE MECNICA CURSO


DE ENGENHARIA MECNICA

FERNANDO HENRIQUE BACCHI

SOLDAGEM A ARCO PROTEO GASOSA GMAW SOLDAGEM


EM TIG (GAS-SHIELDED TUNGSTEN ARC WELDING)- GTAW

Relatrio prtico apresentado na


disciplina de Soldagem, do curso de
Engenharia Mecnica da Universidade
Tecnolgica Federal do Paran, como
pr-requisito de avaliao parcial para
obteno de nota semestral.

Orientador: Prof. Dr. Bruno Bellini


Medeiros

PATO BRANCO
2016
1. INTRODUO

Define-se soldagem como um processo de juno/unio de metais


por fuso, ressaltando que no s metais so soldveis e que possvel obter
solda sem fuso.
O processo de Soldagem por arco eltrico com gs de proteo, sigla
em ingls GMAW, conhecido como MAG, trabalha em base na abertura e
manuteno de um arco eltrico entre o metal de adio e o metal base,
somado com uma proteo gasosa da poa de fuso. J o processo TIG um
processo que utiliza um eletrodo slido de tungstnio no consumvel. O
eletrodo, o arco e a rea em volta da poa de fuso da solda so protegidos
por uma atmosfera protetora de gs inerte. O processo MIG, trata-se de um
processo de soldagem que utiliza o arco eltrico como fonte de calor, entre a
pea e o eletrodo consumvel em forma de arame, sendo estes no revestidos,
fornecido por um alimentador contnuo, realizando uma unio de materiais
metlicos pela fuso.

O GMAW relativamente mais simples que o processo de soldagem


com eletrodo revestido, pois a adio do metal feita automaticamente e a
quantidade de escoria gerada menor. Dentre as vantagens do processo, esta
a versatilidade de metais passiveis de serem soldados pelo processo bem
como a soldagem de peas de espessuras mais grossas em diversas posies.
O GTAW um processo mais complicado de executar pois
necessria a utilizao das duas mos no processo, uma mo para utilizar a
pistola e a outra para o metal de adio.
Estes processos de soldagem utilizam corrente contnua (CC) e
geralmente o arame utilizado no plo positivo (polaridade reversa). A
polaridade direta raramente utilizada, pois proporciona uma menor taxa de
transferncia do metal fundido do arame de solda para a pea. As correntes
mais comumente empregadas so de 50A at mais do que 600A, com tenses
de soldagem de 15V at 32. Um arco eltrico autocorrigido e estvel obtido
com o uso de uma fonte de tenso constante e com um alimentador de arame
de velocidade constante.
Como todos os processos tem algumas caractersticas vantajosas,
tem fcil operao, tem baixo custo de produo, no h necessidade de
remoo de escoria, soldas de excelente qualidade, pode ser executado em
todas posies, pode ser automatizado, cordo de solda com bom acabamento
e baixo custo do arame consumvel para uso em ao e materiais ferrosos. Mas
como todos os processos existe tambm suas desvantagens, como, a
regulagem do processo complexa, no deve ser utilizada na presena de
corrente de ar, grande chance de ter porosidade no cordo de solda,
manuteno mais trabalhosa, o custo de equipamentos mais elevado em
relao ao processo de solda com eletrodo revestido, e alto custo do arame
consumvel para solda em alumnio e ao inoxidvel.

.
Figura1- processo MIG/MAG.

O processo da solda igual para ambos, o que diferencia um do outro


o gs de proteo utilizado na soldagem, na MIG e na TIG o gs inerte j
no processo MAG, o gs ativo.

2. OBJETIVO

O relatrio serve para a reviso dos conceitos e processos da


soldagem a arco eltrico com proteo gasosa estudada em sala de aula e
complementada e aplicada com a realizao de atividade durante aula prtica.
O relatrio tem como objetivo relatar as atividades realizadas em
laboratrio para os processos de soldagem GMAW/GTAW com cunho didtico.
Possibilitando o conhecimento da tcnica operatria bem como suas
vantagens e desvantagem e seu potencial produtivo.

3. EQUIPAMENTOS

3.1 SISTEMA DE ALIMENTAO E TOCHA

A alimentao tem o objetivo de controlar a velocidade de avano do


arame, e pode ser parte da fonte ou independente. A tocha por sua vez tem
mais funes acumuladas como vazo e fechamento do circuito eltrico,
distribuio do gs de proteo e a transferncia de corrente de soldagem para
o arame.

3.2 FONTES DE ENERGIA

Responsvel por fornecer corrente e tenso para o processo de


soldagem. A tenso pode ser ajustada, normalmente numa faixa de 12 a 50V
e as correntes ficam em uma faixa de 50 A a 600 A.

A utilizao de fontes retificadoras potencializa a preveno de fuso


do bico de fuso assim como facilita a abertura do arco. J a aplicao de
fontes eletrnicas nos direciona a uma maior homogeneidade na zona de
penetrao e na zona termicamente afetada.

3.3 GS DE PROTEO

Os gases de proteo podem ser inertes ou no, dependendo do


processo que ser realizado, o tipo de gs influncia nas caractersticas do
arco, transferncia de metal e penetrao, largura e formato do cordo de
solda, alm do custo de operao, os principais gases utilizados so: Argnio,
Hlio, dixido de carbono (CO2).

Uma atmosfera protetora de gs inerte, protege eletrodo, o arco e a


rea em volta da poa de fuso da solda. Se um metal de enchimento
necessrio, ele adicionado no limite da poa de fuso. A soldagem TIG
produz uma solda limpa e de alta qualidade. Como no gerada escria, a
chance de incluso da mesma no metal de solda eliminada, e a solda no
necessita de limpeza no final do processo.

3.4 ARAME

O arame ser combinado com o gs utilizado e assim produzir um


depsito qumico que ser determinante para as propriedades fsicas da solda,
por isso deve se analisar os requisitos mnimos de unio bem como a
composio do metal e qual ser o gs de proteo utilizado.
A seleo do arame deve pautar-se nas propriedades mecnicas que
se deseja obter na solda, composio do material a ser soldado e tambm do
gs de proteo que ser aplicado no processo.

3.5 EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL

Proteo dos olhos: Os arcos eltricos produzidos na soldagem


emitem raios ultravioletas e infravermelhos. Sendo assim, obrigatrio o uso
de mscara ou culos de proteo com lentes adequadas.
Proteo da pele: Os raios ultravioleta e infravermelho emitidos pelo
arco eltrico provocam queimaduras na pele, de forma rpida e intensa. Logo,
obrigatrio o uso de avental de raspa, luva de raspa, cala de preferncia
jeans, sapato ou bota de couro.
Proteo contra fumos e gases: Certifique-se manter a ventilao
suficiente para nenhum dano sade do operador. Tendo em vista o potencial
prejudicial a solda deve ser realizada em ambiente que possibilite a exausto,
combinado com a utilizao de mscara filtrante.

4. PROCEDIMENTOS

4.1 UTILIZAO DE EPI

Antes de comear a pratica foram colocados todos os equipamentos


de proteo individual necessrios, bem como, mascara, avental e luvas de
raspa e verificado a utilizao de calas e sapatos adequados.
4.2 SELEO DOS CORPOS A SEREM SOLDADOS

Para a pratica foi escolhida duas cantoneira em ao convencional em


condies naturais a fim de uni-las atravs da solda. As peas escolhidas
passaram por uma etapa de limpeza, utilizando esmeril ou lixa.

4.3 POSICIONAMENTO DA PEA

Para uma melhor passagem de corrente as peas de cantoneira devem


ser colocadas em contato direto com a bancada metlica.

4.4 ATIVAO DA FONTE

Devidamente concludos os passos anteriores, ajustada a faixa de


corrente e tenso de acordo com o material a ser soldado e a espessura do
mesmo, faz-se ento a ativao da fonte.

4.5 ABERTURA DO ARCO ELTRICO E CONFECO DO CORDO

Na solda GMAW pressionando o gatilho da tocha de soldagem e


aproximando o arame pea a ser soldada tem-se a abertura do arco devido
a diferena de potencial entre os dois polos da fonte. Iniciando ento a
exposio de material ao longo do cordo com movimentos laterais em uma
velocidade ideal a fim de homogeneizar o mximo possvel o cordo que ira
unir as duas cantoneiras.
Na solda GTAW pressionado o gatilho da tocha de soldagem e se
necessrio adicionar metal de adio, pois pode ser soldado apenas com o
calor da tocha unindo o metal da prpria pea.

4.6 LIMPEZA DA PEA

Limpeza e acabamento: aps soldagem se necessrio um processo de


limpeza para retirar as impurezas que ficaram na superfcie das peas e
melhorar o acabamento.

5. CONCLUSO

Aps o trmino da solda observa-se que a qualidade da solda depende


de vrios fatores. Os principias fatores que causam diferenas entre soldas
so: a velocidade de fuso do metal de adio, valor da corrente de curto-
circuito, valor da tenso de curto-circuito, distncia entre o bico e o metal
base, seleo do gs, prtica do operador, entre outros fatores.
O valor da corrente influencia diretamente na qualidade da solda, pois
com um valor alto de corrente o arame funde mais facilmente, porm aumenta
a quantidade de respingos e aumenta a rea afetada com o aumento de
temperatura.
Assim como a corrente a tenso tambm pode alterar o resultado da
soldagem. Uma menor tenso ir provocar cordes mais estreitos e com maior
penetrao. J a sua elevao em demasia pode acarretar no surgimento de
porosidades, mordeduras e salpicos.
A velocidade da solda tambm influencia. Enquanto altas velocidades
tm menores penetraes e largura do cordo, bem como aparecimento de
mordeduras, baixas velocidades podem elevar o custo do processo e ocasionar
problemas metalrgicos causados pela elevada energia de soldagem cedida a
pea.
Na solda MAG distncia entre o bico e o metal base prejudica a
proteo gasosa assim aumentando a porosidade do cordo de solda e
facilitando a quebra do curto circuito, comprometendo a homogeneidade da
solda final.
Outro fator a condutividade do gs tambm tem sua influencia na
qualidade da solda. O gs determina o modo de transferncia do metal e a
profundidade da penetrao. Misturas ricas em CO2 tendem a aumentar os
nveis de respingos. A vazo do gs deve ser escolhida para que proteja
totalmente de contaminao do arco. A vazo do gs determinada de tal
forma que proporcione proteo eficiente contra a contaminao do arco pela
atmosfera, alm de no reagir de forma indesejada com o metal de adio e o
metal base, tornando ento a seleo do gs outro fator de alta importncia no
processo MAG.
Na solda TIG observa-se que um elevado controle da poa de fuso,
dependendo da qualidade do operador possui um timo acabamento, no
apresenta escria e possvel soldar chapas finas. A principal desvantagem
o manuseio pois necessrio a utilizao das duas mos no processo, algo
que melhora com a prtica. Outra desvantagem a baixa taxa de deposio
pois assim demora mais para soldar uma juno de peas.

REFERENCIAS

CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia mecnica Vol. I. 2. ed. So Paulo:


Mcgraw-hill,
1914.
MARQUES, Paulo Villani; MODENESI, Paulo Jos; BRACARENSE,
Alexandre
Queiroz. Soldagem: fundamentos e tecnologia. 3. ed. Belo Horizonte, MG:
UFMG,
2009.
WAINER, Emlio; BRANDI, Srgio Duarte; MELLO, Fbio Dcourt Homem de.
Soldagem: processos e metalurgia. So Paulo: E. Blcher, 1992.

Você também pode gostar