Você está na página 1de 20

PROCESSO

DE
FORJAMENTO
Forjamento
O forjamento, um processo de conformao mecnica em que o
material deformado por martelamento ou prensagem, empregado para a fabricao de
produtos acabados ou semi-acabados de alta resistncia mecnica, destinados a sofrer grandes
esforos e solicitaes em sua utilizao.
Embora, hoje em dia, o forjamento seja feito por meio de equipamentos, o princpio do
processo continua o mesmo: aplicao individual e intermitente de presso, quer dizer, o velho
martelamento, ou ento, a prensagem.
O forjamento por martelamento feito aplicando-se golpes rpidos e sucessivos no metal.
Desse modo, a presso mxima acontece quando o martelo toca o metal, decrescendo
rapidamente de intensidade medida que a energia do golpe absorvida na deformao
do material. O resultado que o martelamento produz deformao principalmente nas camadas
superficiais da pea, o que d uma deformao irregular nas fibras do material. Pontas de eixo,
virabrequins, discos de turbinas so exemplos de produtos forjados fabricados por
Martelamento.
No forjamento por martelamento so usados martelos de forja que aplicam golpes rpidos e
sucessivos ao metal por meio de uma massa de 200 a 3.000 kg que cai livremente ou
impulsionada de uma certa altura que varia entre 1 e 3,5 m.
Na prensagem, o metal fica sujeito ao da fora de compresso em baixa velocidade e a
presso atinge seu valor mximo pouco antes de ser retirada, de modo que as camadas mais
profundas da estrutura do material so atingidas no processo de conformao.
A deformao resultante , ento, mais regular do que a produzida pela ao dinmica do
martelamento. Palhetas de turbinas e forjados de liga leve so produtos fabricados por
prensagem.
PRENSA HIDRAULICA PARA FORJAMENTO
FORJAMENTO POR PRENSAGEM
O forjamento por prensagem realizado por prensas mecnicas ou hidrulicas.
As prensas mecnicas, de curso limitado, so acionadas por eixos excntricos e podem aplicar
cargas entre 100 e 8.000 toneladas.

As prensas hidrulicas podem ter um grande curso e so acionadas por pistes hidrulicos.
Sua capacidade de aplicao de carga fica entre 300 e 50.000 toneladas. Elas so bem mais
caras que as prensas mecnicas.

As operaes de forjamento so realizadas a quente, em temperaturas superiores s de


recristalizao do metal. importante que a pea seja aquecida uniformemente e em
temperatura adequada.

Esse aquecimento feito em fornos de tamanhos e formatos variados, relacionados ao tipo de


metal usado e de peas a serem produzidas e vo desde os fornos de cmara simples at os
fornos com controle especfico de atmosfera e temperatura.

Alguns metais no ferrosos podem ser forjados a frio.


Matriz aberta ou fechada?
Toda a operao de forjamento precisa de uma matriz. ela que ajuda a fornecer o formato
final da pea forjada. E ajuda tambm a classificar os processos de forjamento, que podem
ser:
forjamento em matrizes abertas, ou forjamento livre;
forjamento em matrizes fechadas.

As matrizes de forjamento so submetidas a altas tenses de compresso, altas solicitaes


trmicas e, ainda, a choques mecnicos.
Devido a essas condies de trabalho, necessrio que essas matrizes apresentem alta
dureza, elevada tenacidade, resistncia fadiga, alta resistncia mecnica a quente e alta
resistncia ao desgaste.
Por isso, elas so feitas, em sua maioria, de blocos de aos-liga forjados e tratadas
termicamente. Quando as solicitaes so ainda maiores, as matrizes so fabricadas com
metal duro.
No forjamento livre, as matrizes tm geometria ou formatos bastante simples.
Esse tipo de forjamento usado quando o nmero de peas que se deseja produzir
pequeno e seu tamanho grande.
o caso de eixos de navios, turbinas, virabrequins e anis de grande porte.
FORJAMENTO POR PRENSAGEM

A operao de forjamento livre realizada em vrias etapas. Como exemplo, a ilustrao


mostra o estiramento de uma parte de uma barra.
Observe a pea inicial (a) e o resultado final (e). A operao iniciada com uma matriz de
pequena largura.
O estiramento acontece por meio de golpes sucessivos e avanos da barra (b, c, d, e).
A barra girada 90 e o processo repetido (f). Para obter o acabamento mostrado em g,
as matrizes so trocadas por outras de maior largura.
FORJAMENTO POR PRENSAGEM
No forjamento em matrizes fechadas, o metal adquire o formato da cavidade
esculpida na matriz e, por causa disso, h forte restrio ao escoamento do
material para as laterais.
Essa matriz construda em duas metades: a metade de baixo fica presa bigorna
e nela colocado o metal aquecido.
A outra metade est presa ao martelo (ou parte superior da prensa) que cai sobre
a metade inferior, fazendo o material escoar e preencher a cavidade da matriz.
FORJAMENTO POR PRENSAGEM
Uma pea forjada acabada geralmente no conformada em um s golpe, porque
tanto a direo quanto a extenso na qual o metal pode escoar so pequenas. Por
isso, para a confeco de uma nica pea so necessrias vrias matrizes com
cavidades correspondentes aos formatos intermedirios que o produto vai
adquirindo durante o processo de fabricao.
FORJAMENTO POR PRENSAGEM
A rebarba um dos problemas do forjamento por matriz fechada.
Para minimiz-lo, as matrizes apresentam calhas para evitar que a rebarba seja
muito grande.

Para peas no muito complexas, so aplicadas as seguintes etapas no forjamento


em matriz fechada:
1. Corte do blank, ou seja, do pedao de metal em barra no tamanho necessrio.
2. Aquecimento - realizado em fornos.
3. Forjamento intermedirio, realizado somente quando difcil a conformao
em uma nica etapa.
4. Forjamento final - feito em matriz, j com as dimenses finais da pea.
5. Tratamento trmico - para a remoo das tenses, homogeneizao da
estrutura, melhoria da usinabilidade e das propriedades mecnicas.
DEFEITOS NO FORJADO
Defeitos dos produtos forjados
Os produtos forjados tambm apresentam defeitos tpicos, eles so:

Falta de reduo - caracteriza-se pela penetrao incompleta do metal na cavidade


da ferramenta. Isso altera o formato da pea e acontece quando so usados golpes
rpidos e leves do martelo.
Trincas superficiais - causadas por trabalho excessivo na periferia da pea em
temperatura baixa, ou por alguma fragilidade a quente.

Trincas nas rebarbas - causadas pela presena de impurezas nos metais ou porque as
rebarbas so pequenas. Elas se iniciam nas rebarbas e podem penetrar na pea
durante a operao de rebarbao.

Trincas internas - originam-se no interior da pea, como conseqncia de tenses


originadas por grandes deformaes.

Gotas frias - so descontinuidades originadas pela dobra de superfcies, sem a


ocorrncia de soldagem. Elas so causadas por fluxos anormais de material quente
dentro das matrizes, incrustaes de rebarbas, colocao inadequada do material na
matriz.
DEFEITOS NO FORJADO

Incrustaes de xidos - causadas pela camada de xidos que se formam durante


o aquecimento.
Essas incrustaes normalmente se desprendem mas, ocasionalmente, podem
ficar presas nas peas.

Descarbonetao - caracteriza-se pela perda de carbono na superfcie do ao,


causada pelo aquecimento do metal.

Queima - gases oxidantes penetram nos limites dos contornos dos gros,
formando pelculas de xidos. Ela causada pelo aquecimento prximo ao ponto
de fuso.
PROCESSO
DE
ESTAMPAGEM
ESTAMPAGEM
Estampagem
Estampagem um processo de conformao mecnica, geralmente realizado a
frio, que engloba um conjunto de operaes.
Por meio dessas operaes, a chapa plana submetida a transformaes que
a fazem adquirir uma nova forma geomtrica, plana ou oca.
Isso s possvel por causa de uma propriedade mecnica que os metais tm:
a plasticidade.
As operaes bsicas de estampagem so:
corte
dobramento
estampagem profunda (ou "repuxo")

Assim como nem todo material pode ser laminado, nem todo material pode
passar pelas operaes de estampagem.
As chapas metlicas de uso mais comum na estampagem so as feitas com as
ligas de ao de baixo carbono, os aos inoxidveis, as ligas alumniomangans,
alumnio-magnsio e o lato 70-30, que tem um dos melhores ndices de
estampabilidade entre os materiais metlicos.
O lato 70-30 uma liga com 70% de cobre e 30% de zinco.
ESTAMPAGEM
Alm do material, outro fator que se deve considerar nesse processo a qualidade da
chapa.
Os itens que ajudam na avaliao da qualidade da chapa so:
A composio qumica, as propriedades mecnicas, as especificaes dimensionais, e
acabamento e aparncia da superfcie.
A composio qumica deve ser controlada no processo de fabricao do metal.
A segregao de elementos qumicos, por exemplo, que pode estar presente no
lingote que deu origem chapa, causa o comportamento irregular do material durante
a estampagem.
As propriedades mecnicas, como dureza e resistncia trao, so importantssimas
na estampagem.
Elas so determinadas por meio de ensaios mecnicos que nada mais so do que
testes feitos com equipamentos especiais.

Esses dados, juntamente com dados sobre a composio qumica, geralmente so


fornecidos nas especificaes dos materiais, presentes nos catlogos dos fabricantes
das chapas e padronizados atravs de normas.
ESTAMPAGEM
As especificaes das dimenses ajudam no melhor aproveitamento possvel do
material, quando necessrio cort-lo para a fabricao da pea.
Uma chapa fora dos padres de dimenso impede seu bom aproveitamento em
termos de distribuio e quantidade das peas a serem cortadas.
O ideal obter a menor quantidade possvel de sobras e retalhos que no podem
ser aproveitados.
Esse aproveitamento ideal envolve tambm o estudo da distribuio das peas na
chapa.

Os defeitos de superfcie prejudicam no s a qualidade da pea estampada, como


tambm influenciam na acabamento quando o produto deve receber pintura ou
algum tipo de revestimento como a cromao, por exemplo.
Por isso, esse um fator que tambm deve ser controlado.
As operaes de estampagem so realizadas por meio de prensas que podem ser
mecnicas ou hidrulicas, dotadas ou no de dispositivos de alimentao automtica
das chapas, tiras cortadas, ou bobinas
ESTAMPAGEM
A seleo de uma prensa depende do formato, tamanho e quantidade de peas a
serem produzidas e, conseqentemente, do tipo de ferramental que ser usado.

Normalmente, as prensas mecnicas so usadas nas operaes de corte, dobramento


e estampagem rasa. As prensas hidrulicas so mais usadas na estampagem profunda.
ESTAMPAGEM
Na estampagem, alm das prensas, so usadas ferramentas especiais chamadas
estampos que se constituem basicamente de um puno (ou macho) e uma matriz.
Essas ferramentas so classificadas de acordo com o tipo de operao a ser
executada.
Assim,temos:
ferramentas para corte
ferramentas para dobramento
ferramentas para estampagem profunda
Na prensa, o puno geralmente preso na parte superior que executa os
movimentos verticais de subida e descida.
A matriz presa na parte inferior constituda por uma mesa fixa.
Esse ferramental deve ser resistente ao desgaste, ao choque e deformao, ter
usinabilidade e grande dureza.
De acordo com a quantidade de peas e o material a serem estampados, os
estampos so fabricados com aos ligados, chamados de aos para ferramentas
e matrizes.
O fio de corte da ferramenta muito importante e seu desgaste, com o uso, provoca
rebarbas e contornos pouco definidos das peas cortadas.
A capacidade de corte de uma ferramenta pode ser recuperada por meio de
retificao para obter a afiao.
ESTAMPAGEM
Corte de chapas
O corte a operao de cisalhamento de um material na qual uma ferramenta ou
puno de corte forada contra uma matriz por intermdio da presso exercida
por uma prensa.
Quando o puno desce, empurra o material para dentro da abertura da matriz.

Em princpio, a espessura da chapa a ser cortada deve ser igual ou


menor que o dimetro do puno.
ESTAMPAGEM
As peas obtidas por corte, podem, eventualmente, ser submetidas a uma
operao posterior de estampagem profunda, que ser estudada mais adiante
nesta aula.
O corte permite a produo de peas nos mais variados formatos.

Estes so determinados pelos formatos do puno e da matriz.


A folga entre um e outra muito importante e deve ser controlada, j
que o aspecto final da pea depende desse fator.
Ela est relacionada tambm com a espessura, a dureza e o tipo de material da
chapa.
Para o ao, a folga de 5 a 8% da espessura da chapa; para o lato, ela fica entre
4 e 8%; para o cobre, entre 6 e 10%;
para o alumnio, em torno de 3% e para o duralumnio, entre 7 e 8%.

Folgas muito grandes provocam rebarbas que podem ferir os operadores.


As folgas pequenas provocam fissuras, ou seja, rachaduras, que causaro
problemas nas operaes posteriores.
Quanto menores forem as espessuras das chapas e o dimetro do puno, menor
ser a folga e vice-versa.