Você está na página 1de 15

MINISTRIO DA EDUCAO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS


ESCOLA DE ENGENHARIA ELTRICA, MECNICA E DE COMPUTAO
GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA
FUNDIO E SOLDAGEM
PROF. DR. DEMOSTENES FERREIRA FILHO
PROF. DR. KLEBER MENDES DE FIGUEIREDO

MOLDAGEM PLENA

Bruno Dias Bastos


Gabriela Rocha Franco
Rafael Guilherme Luiz de Faria

Goinia
Setembro de 2017
Bruno Dias Bastos
Gabriela Rocha Franco
Rafael Guilherme Luiz de Faria

MOLDAGEM PLENA

Primeiro relatrio da disciplina de Fundio e


Soldagem ministrada pelos Professores Dr.
Demostenes Ferreira Filho e Dr. Kleber
Mendes de Figueiredo, referente as aulas
prticas 1 e 2 da Turma A1, ministradas nos
dias 15 e 29 do ms de agosto.

Goinia
Setembro de 2017
RESUMO
Este relatrio tem como por objetivo apresentar o mtodo da fundio em modelagem
plena e discutir alguns dos resultados obtidos, bem como as vantagens e desvantagens desse
mtodo. Esse experimento consiste primeiro na fabricao de modelos de poliestireno (isopor)
e seus respectivos canais de vazamento e em seguida, estes, so posicionados em uma caixa
onde ser feita a fundio. Aps seu posicionamento adicionado areia caixa at ficar prxima
de sua superfcie, cobrindo assim os modelos de isopor, e por fim, vazado o metal lquido
sobre o isopor para a obteno da pea fundida.
Este relatrio trata da metodologia utilizada em todo o processo e os resultados obtidos,
assim como uma discusso entre os resultados esperados com os obtidos. O resultado obtido
foi diferente do que estava esperado, provavelmente devido a irregularidades relacionadas ao
canal de vazamento. Este mtodo da moldagem plena relativamente simples e proporciona a
fabricao de peas de geometrias mais complexas, porm dependendo da aplicao
necessrio que depois passe por outros processos para tronar vivel sua utilizao.

Palavras Chave: Fundio, Moldagem plena, Modelo em isopor, Peas fundidas.


SUMRIO

1. Introduo............................................................................................................................ 1

2. Materiais e Mtodos ............................................................................................................ 4

3. Procedimentos ..................................................................................................................... 5

4. Resultados ........................................................................................................................... 8

5. Concluso .......................................................................................................................... 10

Referncias ............................................................................................................................... 11
1. INTRODUO

Os processos de transformao dos metais e ligas metlicas em peas para utilizao em


conjuntos mecnicos so inmeros e variados: voc pode fundir, conformar mecanicamente,
soldar, utilizar a metalurgia do p e usinar o metal e, assim, obter a pea desejada.
Evidentemente, vrios fatores devem ser considerados quando se escolhe o processo de
fabricao, como o formato da pea, as exigncias de uso, o material a ser empregado, a
quantidade de peas que a serem produzidas e o tipo de acabamento desejado (Secco et al.,
1997).

Dentre essas vrias maneiras de trabalhar o material metlico, a fundio se destaca, no


s por ser um dos processos mais antigos, mas tambm porque um dos mais versteis,
principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peas que se pode
produzir por esse processo (Secco et al., 1997).

A matria-prima metlica para a produo de peas fundidas constituda pelas ligas


metlicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e no-ferrosas (ligas de cobre, alumnio, zinco e
magnsio). O processo de fabricao dessas peas por meio de fundio pode ser resumido nas
seguintes operaes:

1. Confeco do modelo Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato


aproximado da pea a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construo do molde e suas
dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual
sobremetal para posterior usinagem da pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina
plstica e at isopor.

2. Confeco do molde O molde o dispositivo no qual o metal fundido colocado


para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e
aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade
com o formato da pea a ser fundida.

3. Confeco dos machos Macho um dispositivo, feito tambm de areia, que tem a
finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so colocados nos moldes
antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido.

4. Fuso Etapa em que acontece a fuso do metal.

5. Vazamento O vazamento o enchimento do molde com metal lquido.

6. Desmoldagem - Aps determinado perodo de tempo em que a pea se solidifica


dentro do molde, e que depende do tipo de pea, do tipo de molde e do metal (ou liga metlica),
ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos mecnicos.

7. Rebarbao A rebarbao a retirada dos canais de alimentao, massalotes e


rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge temperaturas
prximas s do ambiente. Canais de alimentao so as vias, ou condutos, por onde o metal

1
lquido passe para chegar ao molde. Essa sequncia de etapas a que normalmente seguida
no processo de fundio por gravidade em areia, que o mais utilizado. Um exemplo bem
comum de produto fabricado por esse processo o bloco dos motores de automveis e
caminhes. O processo de fundio por gravidade com moldagem em areia apresenta variaes.
As principais so: fundio com moldagem em areia aglomerada com argila e fundio com
moldagem em areia aglomerada com resinas (Secco et al., 1997).

Para produzir peas por fundio necessrio basicamente fazer um modelo, fazer um
molde a partir desse modelo, e vazar (despejar) metal lquido dentro do molde. Enquanto nos
processos por fundio em areia, o modelo reaproveitado e o molde destrudo aps a
produo da pea, na moldagem em cera perdida tanto o modelo quanto o molde so destrudos
aps a produo da pea e os modelos para a confeco dos moldes com o formato e dimenses
da pea desejada so produzidos em material que derrete com o calor (Secco et al., 1997).

Alguns defeitos comuns das peas fundidas so:

Incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Isso causa
problemas de usinagem: os gros de areia so abrasivos e, por isso, estragam a
ferramenta. Alm disso, causam defeitos na superfcie da pea usinada;
Defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas
duras indesejveis no material. Isso tambm causa desgaste da ferramenta de usinagem;
Rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificao, causado por
projeto de massalote malfeito;
Porosidade, devido aos gases que existem dentro do metal lquido no so eliminados
durante o processo de vazamento e solidificao. Isso causa fragilidade e defeitos
superficiais na pea usinada.

Para produzir peas por fundio necessrio basicamente fazer um modelo, fazer um
molde a partir desse modelo, e vazar (despejar) metal lquido dentro do molde. Enquanto nos
processos por fundio em areia, o modelo reaproveitado e o molde destrudo aps a
produo da pea, na fundio de preciso tanto o modelo quanto o molde so destrudos aps
a produo da pea (Secco et al., 1997).

Em uma variao da moldagem em areia, denominada moldagem plena, utilizam-se


modelos de espuma de poliestireno (isopor). A fundio por moldagem plena apresenta trs
principais etapas: Primeiramente, o modelo e o canal de alimentao so esculpidos em
poliestireno (isopor). Em seguida, o modelo e o canal de alimentao so colocados em um
caixote de moldar, o qual preenchido com areia de fundio. Posteriormente, o canal de
alimentao e o modelo de isopor so preenchidos com metal lquido e derretem com o calor
durante o processo, no havendo necessidade de retirar o modelo da parte interior do molde. A
Figura 1 ilustra esse processo.

2
Figura 1.1 - Ilustrao esquemtica do processo de moldagem plena.
Fonte: Processos de Fundio e Sinterizao

As vantagens da moldagem plena so:

Necessidade de uma quantidade menor de aglomerante na mistura da areia de fundio;

Facilidade na reproduo de modelos de furos e reentrncias, sem a necessidade de


machos, j que no h a necessidade de se retirar o modelo do molde;

Facilidade na reproduo de geometrias complexas, sem necessidade de ngulos de


sada ou cantos arredondados.

J uma desvantagem desse processo a gerao de gs e resduos devido vaporizao


da espuma de poliestireno, prejudicando o acabamento (geralmente mais grosseiro que em
outros processos).

3
2. MATERIAIS E MTODOS

A fundio por moldagem plena um dos processos mais simples de fundio pois os
modelos podem possuir geometria complexa, no existe a necessidade de usar aditivos na areia,
e no h limitaes no tamanho da geometria, desde que haja canais de vazamento suficientes
para cobrir toda a geometria e que a caixa de areia seja grande o suficiente para conter o modelo.

Para o experimento realizado em laboratrio, os materiais utilizados podem ser


conferidos na lista a seguir:

i. Folhas de poliestireno (isopor), que foram utilizadas para a confeco dos


modelos e dos canais de vazamento;
ii. Caixas, que foram utilizadas para conter a areia e o molde, de forma que seja
possvel realizar o vazamento;
iii. Metal no estado lquido, que fora previamente aquecido e fundido no forno do
LAMAF;
iv. Areia;
v. Cadinho, que o recipiente utilizado para o transporte e vazamento do metal
lquido.

Um esquema de como acontece o processo de fundio por moldagem plena pode ser
visto na figura a seguir:

Figura 2.1 Esquema do processo de fundio por moldagem plena.

4
3. PROCEDIMENTOS

O primeiro passo realizado foi a confeco dos modelos, sendo que o formato dos
mesmos foi decidido em grupo, sendo estes apresentados nas figuras abaixo:

Figura 3.1 e Figura 3.2 Moldes dos modelos construdos.


Fonte: Google Images.

Foi feito o desenho dos moldes em cima do isopor, e depois o isopor foi cortado
utilizando um estilete dando a criao dos modelos, e tambm a criao dos canais de
vazamento, feitos em J, tendo sido criado 3 canais, sendo um para o primeiro modelo (Logo do
Batman) e dois para o segundo modelo (soco ingls).
Com os modelos e os canais de vazamento j feitos, ento se iniciou o procedimento
para a fundio da pea, conforme esquema visto na figura abaixo:

5
Figura 3.4 Confeco do recipiente contendo o modelo e os canais de vazamento
para efetuar a fundio do modelo.
Fonte: Acervo prprio.

No esquema descrito acima, apresentado como foi feito o vazamento, sendo a caixa
de madeira utilizada para conter a areia, o modelo e os canais de vazamento, de forma que tudo
permanea esttico e no comprometa o processo de fundio. Tambm foi feito uma espcie
de cone ao redor dos canais de vazamento, para facilitar o processo de derramamento do metal
lquido sobre eles.
Vale lembrar que a proximidade do local onde ser vazado o metal deve ser prximo do
forno que contm o metal lquido, para facilitar o transporte e tambm para evitar a solidificao
do metal, e isto pode ser observado na Fig. 3.5:

Figura 3.5 Posicionamento das caixas de areia em relao ao forno.


Fonte: Acervo prprio.

6
Aps isso, o metal lquido trazido do forno para o cadinho e em seguida vazado sobre
os canais de vazamento, e devido a sua alta temperatura, o isopor se torna gs e o metal vai
preenchendo o vazio deixado pelo isopor e tomando a sua forma. Por isso importante que o
modelo e os canais de vazamento sejam construdos de forma precisa e calculada, e que eles
sejam bem posicionados na caixa de areia, para garantir que o metal atinja todo o vazio deixado
pelo isopor e tome a forma do modelo.
Aps o vazamento, realizado a desmoldagem, que a remoo do fundido da caixa de
areia e o corte que separa o canal de vazamento da pea final, conforme pode ser observado na
figura abaixo:

Figura 3.6 Desmoldado, que contm o modelo e o canal de vazamento solidificado


em uma nica pea.
Fonte: Acervo prprio.

7
4. RESULTADOS

Para o soco ingls, o metal vazado no conseguiu atingir o molde, mesmo tendo sido
feito dois canais de vazamento para isso, e os motivos que levaram isso a acontecer ser
discutido posteriormente.
J para a logo do Batman, mesmo que o metal no conseguisse preencher todo o vazio
deixado pelo modelo, conseguimos obter uma pea final (Figura 4.1) onde ser possvel fazer
a anlise dos resultados:

Figura 4.1 Resultado do processo de fundio por moldagem plena a partir do modelo 1.
Fonte: Acervo prprio.

Para analisar o resultado, as dimenses obtidas a partir do modelo foram as seguintes:

Figura 4.2 Dimenses utilizadas para a anlise dos resultados.


Fonte: Acervo prprio.
8
Os resultados comparativos entre o modelo construdo e a pea final obtida atravs de
fundio por moldagem plena pode ser visto na Tabela 4.1, onde as dimenses D1 e D2 so
referentes ao exibido na figura acima, sendo mensuradas em milmetros, atravs do auxlio de
um paqumetro de 30cm da resoluo de 0,02 mm.
Tambm pode se calcular a contrao de cada uma das dimenses aferidas atravs da
razo entre o valor inicial e o valor final, atravs da equao abaixo:

1 [] 2 [] 4.1
=
1 []

Onde C a contrao em mm/cm, U1 uma dimenso qualquer no modelo, em mm e


U2 a referente a dimenso U1, porm, na pea final, tambm em mm.

D1 [mm] D2 [mm] Espessura [mm]

Modelo 201 77 14,15

Pea Final 196,14 77,62 13,95


Contrao
0,24 -0,08 0,14
[mm/cm]
Tabela 4.1 Comparao das dimenses entre o modelo e a pea final.

9
5. CONCLUSO

Para o modelo da logo do Batman, que foi o nico que obtivemos uma pea como
resultado do processo de fundio por moldagem plena, e mesmo assim o metal no conseguiu
preencher todo o vazio do molde, devido , principalmente, ao mal posicionamento do canal de
vazamento e do molde na caixa de areia. O resultado dessa falha na pea final pode ser
observado na Figura abaixo:

Figura 5.1 Detalhe do defeito gerado na pea devido ao mal posicionamento do canal de
vazamento.
Fonte: Acervo prprio.

Outro ponto a ser observado que houve uma expanso na dimenso D2 quando o
esperado era uma contrao, e o motivo da mesma que, conforme apresentado em sala, deve
se evitar modelos que apresentem quinas nas bordas, sempre preferindo por modelos com
bordas suavizadas (chanfro ou filete) que foi ignorado durante a construo do mesmo, e como
no modelo, a borda era paralela, e na pea final no, quando foi mensurar a dimenso D2
percebeu-se o aumento.

Para o soco ingls, o modelo apresenta uma geometria muito complexa com vrios
furos, o que invivel no processo de fundio por modelagem plena, pois no contempla a
utilizao de machos, ento quando o metal foi sendo vazado pelos canais de vazamento e
queimando o isopor, nas partes onde a espessura era muito pequena (principalmente entre os
furos), a areia foi ocupando o lugar que deveria ter sido ocupado pelo metal, em vista que eram
dimenses muito pequenas como citado anteriormente, impossibilitando o metal de atingir as
outras partes do modelo, logo, a nica parte solidificada do processo para esse modelo foram
os canais de vazamento.
10
REFERNCIAS

Secco, A.R., Filho, D.A., Oliveira, N.O., TELECURSO 2000 PROFISSIONALIZANTE.


Processos de Fabricao. So Paulo, 1997.

Machado, I. Processos de Fundio e Sinterizao Metalurgia do P, So Paulo, USP.

11