Você está na página 1de 11

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS

CURSO: Engenharia Metalrgica - 9 perodo


DISCIPLINA: Laboratrio de Fundio
PROFESSOR: Ana Paula Silva

ALUNOS: Raiki Marques, Victor Augusto.

PROCESSO DE MOLDAGEM EM AREIA VERDE

BELO HORIZONTE, 04 DE SETEMBRO DE 2017


SUMRIO
INTRODUO: ........................................................................................................... 3
OBJETIVOS: ............................................................................................................... 6
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS: ............................................................................... 6
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS ....................................................................... 6
1. VERIFICAR COMPACTABILIDADE DA AREIA ................................................ 6
2. PROCESSO DE MOLDAGEM .......................................................................... 8
RESULTADOS E DISCUSSO................................................................................. 11
CONCLUSO............................................................................................................ 11
REFERNCIAS BILIOGRFICAS ............................................................................ 11
INTRODUO:

O processo de fundio utilizado pelo homem h mais de 6.000 anos,


iniciando-se com metais de baixo ponto de fuso (Cobre, Bronze) e posteriormente
com o ferro. Em fornos rudimentares de pedras e cermicas, fundia-se minrios de
metais para confeco de armas e adornos.

A fundio se destaca dos outros mtodos principais de processos de


fabricao no s por ser um dos mais antigos, mas porque um dos mais
versteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos
das peas que se pode produzir por esse processo. Pode ser considerado tanto um
processo inicial, produzindo lingotes para laminao e forjamento, quanto
intermedirio, produzindo peas semi-acabadas que sofrero posterior usinagem.

O processo de fundio consiste em vazar (despejar) metal lquido num


molde contendo uma cavidade com formato e medidas correspondentes aos da
pea a ser fabricada. No se restringe apenas s ligas de ao, mas a vrios tipos de
ligas metlicas, desde que apresentem temperatura de fuso no elevada e fluidez2
adequada. Os mais utilizados so: aos, ferros fundidos, alumnio, cobre, zinco,
magnsio e respectivas ligas.

A fundio permite obter, de modo econmico, peas grandes ou de


geometria complexa, sua principal vantagem em relao a outros processos. Porm
existem tambm desvantagens. Os aos fundidos, por exemplo, podem apresentar
elevadas tenses residuais, microporosidade e variaes de tamanho de gro. Tais
fatores resultam em menor resistncia e ductilidade, quando comparados aos aos
obtidos por outros processos de fabricao, como conformao a quente.

Existem muitas variantes no processo de fundio (grau de automao,


produtividade, preciso dimensional, acabamento superficial, etc.), entretanto
destaca-se a influncia do tipo de molde nas propriedades fsicas do material
resultante. Por exemplo, a taxa de dissipao de calor atravs do molde determina o
tamanho final de gro, e portanto a caracterstica de resistncia mecnica da pea.
Logo, o tipo de molde que determina a qualidade da pea.

Por este motivo os processos de fundio so muitas vezes classificados de


acordo com o tipo de molde utilizado. Alm disso, podem tambm ser classificados
pela fora ou presso usada para preencher o molde com o metal lquido (por
gravidade ou por presso). Os processos tpicos podem ser classificados em cinco
grupos:
Processos de Fundio

Areia verde

Existem muitos processos de fundio com molde de areia (aglomerada com


cimento; com resinas de cura a frio; com resinas de cura a quente; com silicato de
sdio, etc.), mas o mais conhecido e empregado a fundio em areia verde.

chamado de areia verde porque a mistura mantm sua umidade original, ou


seja, o molde formado pela mistura no passa por processo de secagem. A
composio do agregado granular refratrio (molde) feita por areia-base que pode
ser silica (SiO2), cromita ou zirconita, mais argila (como aglomerante) e gua.

Os moldes so preparados compactando a mistura de areia numa caixa sobre


um modelo com formato da pea a ser fundida. Tal processo pode ser mecanizvel,
sendo realizado por mquinas automticas. Preparado o molde, o metal vazado e
as peas so desmoldadas durante rpidos ciclos de produo. Aps a utilizao,
praticamente toda a areia (98%) pode ser reutilizada.

Etapas da moldagem

1. A caixa de moldar colocada


sobre uma placa de madeira ou no
cho. O modelo, coberto com talco
ou grafite para evitar aderncia da
areia, colocado no fundo da
caixa. A areia compactada sobre
o modelo manualmente ou com o
auxlio de marteletes automticos.

2. Essa caixa, chamada de caixa


fundo, virada de modo que o
modelo fique para cima.

3. Outra caixa de moldar, chamada


de caixa-tampa, posta sobre a
primeira caixa. Em seu interior so
colocados o massalote e o canal
de descida. Enche-se a caixa com
areia que socada at que a caixa
fique completamente cheia.
4. O canal de descida e o
massalote so retirados e as
caixas so separadas.

5. Abre-se o copo de vazamento


na caixa-tampa.

6. Abre-se o canal de distribuio


e canal de entrada na caixa-
fundo e retira-se o modelo.

7. Se h machos, so colocados
nesta etapa. Coloca-se a caixa
de cima sobre a caixa de baixo.
Para prender uma na outra,
usam-se presilhas ou grampos.

Depois disso, o metal vazado e aps a solidificao e o resfriamento, a pea


desmoldada, com o canal e o massalote retirados. Obtm-se, assim, a pea
fundida que depois limpa e rebarbada.

Depois disso, o metal vazado e aps a solidificao e o resfriamento, a pea


desmoldada, com o canal e o massalote retirados. Obtm-se, assim, a pea
fundida que depois limpa e rebarbada.

As vantagens do processo so:


Tem o mais baixo custo dentre todos os mtodos;
Facilidade de reparo dos moldes;
Equipamentos mais simples.

As desvantagens so:
A areia natural normalmente heterognea, ou seja, sua composio varia
para cada parte, influenciando na qualidade das peas;
Acabamento superficial inferior;
Maior deformao do molde (eroso) com peas de maior tamanho.

OBJETIVOS:

Conhecer as principais variveis envolvidas no processo de preparao de


Areia Verde
Conhecer as etapas do processo de moldagem manual utilizando areia verde.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:

Areia verde
gua
Batedeira Planetria
Caixas de moldagem
Modelo em madeira
Soquete manual
Funil com peneira
Martelete para determinao da compactabilidade.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

1. Verificar Compactabilidade da Areia


A compactabilidade atualmente o controle mais importante na areia de
moldagem, um parmetro relacionado ao teor de gua de moldagem aglomerada
na bentonita, que deve ser suficiente para ser absorvida pela areia, de modo a ano
se separar dos gros durante a moldagem. A quantidade de gua necessria
determinada pela soma de todos os espaos as serem preenchidos, seja dos
revestimentos de carbono contidos no p de carvo, dos gros de quartzo ou dos
demais aditivos.

Determinao da compactabilidade:

Peneirar a areia verde misturada com um pouco de gua na batedeira


planetria para o interior do cilindro, at a mesma transbordar.
Raspar o excesso da areia, em duas operaes, ou seja, do meio do
cilindro para a esquerda e do meio para a direita, nivelando a superfcie
com a face superior do cilindro.
Transferir cuidadosamente o cilindro para o martelete.
Dar trs percusses.
Resultado do ensaio: O resultado expresso em porcentagem e lido
diretamente na escala do martelete.
Valor desejado 45% +/- 1
Caso a mistura obtiver valores superiores a 45% adicionar mais areia seca
e homogeneizar na batedeira.
Caso a mistura obtiver valores inferiores a 45%, adicionar gua at o
resultado desejado.

Figura 1: a) Batedeira para homogeneizao da mistura b) Cilindro do martelete e


peneira com funil.
Figura 2: a) Martelete para ensaio de compactabilidade b) Areia compactada no
cilindro do martelete.

2. Processo De Moldagem
A caixa de moldar colocada sobre uma placa de madeira. O modelo
colocado no fundo da caixa. A areia compactada sobre o modelo manualmente
com cuidado para no desloca-lo de posio. Esta areia que fica em contato direto
com o modelo precisa ser de melhor qualidade, pois ser responsvel pelo
acabamento superficial da pea a ser vazada.

Figura 3: a) Posicionamento do modelo b) Processo de compactao manual.


Vira-se a caixa de fundo de cabea para baixo e joga talco para garantir que
no ocorra nenhum dano a areia compactada. Pegamos outra caixa de moldar,
chamada de caixa-tampa. A caixa-tampa colocada por cima da caixa fundo. Em
seu interior so colocados o segundo modelo posicionado corretamente atravs dos
pinos guias, massalotes e o canal de descida. Enche-se a caixa com areia que
socada at que a caixa fique completamente cheia.

Figura 4: a) Posicionamento dos modelos b) Montagem do modelo na caixa-tampa


junto com o posicionamento dos massalotes.

retirado ento os machos responsveis pela cavidade dos massalotes e


feito o cone para facilitar o vazamento do metal.

Figura 5: a) Retirada dos massalotes b) Abertura do cone de vazamento


Separa-se as caixas, retira-se os modelos com cuidado para no danificar o
molde de areia e faz-se o canal de vazamento.

Figura 6: a) Retirada dos modelos b) Abertura do canal de vazamento

Verificar se h alguma irregularidade nas cavidades do molde, posicionar o


macho e fechar as duas caixas.

Figura 7: Posicionamento do macho no interior do molde


RESULTADOS E DISCUSSO

Visualmente o molde aparenta estar com boa qualidade. As cavidades no


sofreram avarias e dimensionalmente parecem corresponder ao esperado. A areia
esta bem compactada e no est quebradia, ou esfarelando, o que indica que o
teor de umidade est prximo do ideal.

A maior dificuldade encontrada foi no preparo da mistura de areia para que se


encontre a quantidade ideal de gua a ser adicionada. O mais trabalhoso foi o
processo de compactao onde precisa-se ter muito cuidado para no deslocar o
modelo de posio e garantir o bom assentamento e preenchimento do molde.

CONCLUSO

O ensaio de compactabilidade da areia e muito importante para garantir uma


mistura ideal no processo de compactao e enchimento do molde a fim de garantir
que aps a o processo de moldagem e vazamento o molde mantenha-se ntegro e a
pea fundida tenha qualidade dimensional e de acabamento superficial.

preciso uma anlise previa do projeto de fundio para que a fabricao do


molde seja precisa e eficiente

O misturador utilizado (batedeira planetria), no garante uma boa


homogeneizao da mistura de areia, sendo o ideal que se providencie outro tipo de
misturador.

REFERNCIAS BILIOGRFICAS

SILVA, Ana Paula. Fundio Experimental Roteiro de Aulas. PUC Minas,


Belo Horizonte, 2016
MORO, Noberto; AURAS, Andre Paegle. Processos de Fabricao
Fundio. CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SANTA
CATARINA. Florianpolis, 2007.