Você está na página 1de 22

FACULDADE DE ENGENHARIA

BACHARELADO EM ENGENHARIA MECNICA

DANIEL TRASEL

JEISON LIMAS

PABLO DE LEON

RAFAEL REISDERFER

THAIS CANTINI

FABRICAO DE UMA PEA UTILIZANDO O PROCESSO DE FUNDIO EM


MOLDE DE AREIA VERDE

Porto Alegre

2017
Sumrio

RESUMO.......................................................................................................................................3

ABSTRACT................................................................................................................................4

1 INTRODUO........................................................................................................................5

1.1 OBJETIVOS.....................................................................................................................6

2 MATERIAIS E MTODOS....................................................................................................7

2.1 MOLDE.............................................................................................................................7

2.2 MODELO PERDIDO.......................................................................................................7

2.3 PREPARAO PARA VAZAMENTO.........................................................................10

2.4 VAZAMENTO E DESMOLDAGEM.............................................................................13

2.5 MATERIAL DA PEA...................................................................................................17

3 RESULTADOS E DISCUSSES.......................................................................................19

4 CONCLUSO.......................................................................................................................21

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.....................................................................................22
RESUMO

O presente trabalho realizou a fabricao de um modelo e um molde


para a obteno de uma pea fundida. Como matria prima foi utilizado o
Alumnio. O processo de fabricao escolhido foi o mtodo de fundio por
gravidade em molde de areia verde. Para o modelo foi utilizado isopor como
matria prima.
O trabalho foi dividido em duas etapas, sendo realizada na primeira a
confeco do molde e do modelo, alm de escolha do mtodo e da matria
prima para a pea. Os resultados desta fase foram satisfatrios, visto que estes
ficaram de acordo com o material pesquisado. Na segunda etapa, aplicamos os
conhecimentos obtidos em aula para desenvolver o molde de areia verde e
todo o processo necessrio para a fundio. Obtivemos, a partir desse mtodo,
uma pea fundida de alumnio. Todos os processos envolvidos nessa
fabricao sero apresentados, assim como resultados e defeitos da fundio.
ABSTRACT

The present work carried out a fabrication of a model and a mold for
obtaining a cast part. How Aluminum was used. The manufacturing process
chosen was the gravitational gravity method in green sand mold. For the model
and used styrofoam as raw material.
The work was divided in two stages, being carried out the first time in the
making of molds and models, besides the method and raw material choice for
the piece. The results of this phase were satisfactory, since these were in
agreement with the material researched. In the second stage, we apply the
knowledge obtained in class to develop the green sand mold and all the
process necessary for a foundry. We obtained, from Method, a solid piece of
aluminum. All processes involved in this manufacturing were illustrated as well
as results and defeats of the foundry.
1 INTRODUO

O processo de fabricao por fundio destaca-se pela variedade de formas e


tamanhos das peas fabricadas (bloco de motor, ncoras, tubulaes, etc...), peas
com grande importncia agregada, como as fabricadas para indstria aeroespacial e
aeronutica. O processo pode ser utilizado para produes unitrias, como joias e
implantes, ou ainda para produo em srie, no ramo automobilstico. Portanto este
processo no realizado de forma nica, possuindo diversos mtodos, dependendo
da aplicao ou especificaes do produto final (Kondic, 1973).
Um dos processos mais utilizados a fundio em molde de areia verde,
devido ao seu baixo custo e a variedade de formas para peas finais que ele
proporciona. Todos os materiais utilizados para fabricao destes moldes podem ser
reutilizados inmeras vezes sem oferecer prejuzos pea fabricada.
Os modelos para confeco das peas no processo de fundio podem ser
obtidos de diversas formas. Estes so determinantes para as caractersticas do
produto final e sua aplicao. Podem ser utilizados inmeras vezes (modelos
permanentes) ou serem destrudos no processo (modelos perdidos). Contudo, so
imprescindveis para o processo de fundio.
Sendo um processo dinmico, a fabricao de peas por fundio muito
utilizada, e em muitos casos, no pode ser substitudo por nenhum outro processo de
fabricao mecnica.
1.1 OBJETIVOS

O presente trabalho tem o objetivo de propor um processo de fundio


para fabricao de uma pea. Utilizando o mtodo de fundio em molde de
areia verde e utilizando um modelo descartvel (isopor). O trabalho foi dividido
em duas partes, sendo a primeira delas a escolha do processo e matria prima,
confeco do molde e do modelo. Segue abaixo um fluxograma para ilustrar as
etapas do trabalho.

Figura 1 Fluxograma do trabalho.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.


2 MATERIAIS E MTODOS

O trabalho proposto pelo orientador consiste em fundir uma pea


utilizando o processo de fundio. Sendo este de livre escolha, dentro dos
mtodos estudados em aula. Em consenso do grupo, escolhemos utilizar a
ideia de fundio por areia verde que consiste em uma mistura de Areia + Terra
(Argila Bentonita) + Plastificante (gua). Para esse processo precisamos
preparar algumas etapas conforme iremos ver abaixo:

2.1 MOLDE

A caixa foi construda de modo que a areia no escoe e ainda possa ser
compactada. Deve conter dimenso superior pea ou as peas que sero
fundidas. De modo geral essas caixas so fabricadas de madeira, podendo ser
reaproveitadas inmeras vezes.

Figura 2 Caixa de madeira 30x30x15 Centmetros.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

2.2 MODELO PERDIDO


Modelos perdidos so fabricados a partir de materiais com temperaturas
de evaporao inferior a temperatura de fuso do metal a ser vazado. Modelos
produzidos com cera ou poliestireno expandido so comuns devido ao seu
baixo custo e a sua capacidade de criar vcuo, realizando o fechamento ou
cicatrizao da pea vazada. O processo de fabricao desses modelos
relativamente simples e podem possuir detalhes precisos (MATSON, 2007).
Nesse caso, foi utilizado como matria prima para a confeco do
modelo Isopor Comercial, que possui como propriedade qumica Co e
espuma. Assim, no h a necessidade de se criar um caminho para a sada
dos gases, pois, ao entrar em contato com o alumnio fundido, o isopor ir
evaporar e o gs entrar entre os gros de areia.

Figura 3 Engrenagens confeccionadas em isopor comercial.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Para a confeco da engrenagem, foi utilizado como gabarito um


desenho de engrenagem criado pelo software Autodesk Inventor. A
engrenagem foi modelada em 3D de acordo com as limitaes da caixa e do
projeto, tendo em vista a oportunidade de se fundir mais de uma engrenagem
ao mesmo tempo.
Figura 4 Desenho esquemtico da engrenagem modelada por software 3D.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Figura 5 Engrenagem fixa na chapa de isopor antes de ser cortada com estilete.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Figura 6 Caixa contendo as engrenagens.


Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

2.3 PREPARAO PARA VAZAMENTO

Aps a preparao da areia verde, sendo essa, uma mistura de


diferentes tipos de areia fornecido por diferentes grupos. A areia foi
compactada no molde atravs de um trabalho mecnico manual.
Figura 7 Compactao da areia verde.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.


Com a compactao da areia no fundo do molde, foi adicionado as
engrenagens de isopor (modelo) com a finalidade de dar a forma do negativo
dentro do molde.

Figura 8 Adio do modelo de isopor caixa com areia verde (molde).

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Ao adicionarmos o modelo conforme imagem anterior, ocorreu a


necessidade de o preenchimento e compactao da areia entre seus
respectivos dentes e interior conforme imagens abaixo.

Figura 9 Compactao da areia entre os dentes.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.


Figura 10 Compactao da areia em seu interior.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Figura 11 Molde de isopor com seus espaos preenchidos com areia verde

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Aps a adio da engrenagem, e o seu preenchimento de areia verde,


onde, os espaos que devem ser preservados para a pea final, foram
preenchidos e compactados.
Para fazer o preenchimento completo da caixa, adiciona-se outra
camada de areia verde. Nessa etapa, foi previsto a o canal de alimentao e a
sada de gases utilizando um cano de PVC e uma lima redonda de desbaste
respectivamente.

Figura 12 Preenchimento da caixa com areia verde.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017

Figura 13 Caixa preenchida com areia verde e compactada. Vista de topo.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

2.4 VAZAMENTO E DESMOLDAGEM


Com o molde pronto para o vazamento, a panela contendo o material fundido
(alumnio) foi retirada do forno. Seu manejo foi realizado pelo professor Bartex com a ajuda de
EPIS.
Figura 14 Inicio do vazamento do alumnio.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017

Figura 15 Inicio do vazamento do alumnio.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Figura 16 Vazamento do alumnio fundido no canal de alimentao.


Fonte: Elaborado pelo autor, 2017

Figura 17 Molde completamente preenchido com alumnio.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017


Aps o vazamento do alumnio e o preenchimento do molde, o alumnio
em alta temperatura derrete a engrenagem de isopor (molde) tomando sua
respectiva forma. Em questo de segundos o alumnio solidifica e feita a
retirada da pea pronta.

Figura 18 Removendo a pea pronta.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

A engrenagem de alumnio ao ser removido foi resfriada em gua no


tanque do Laboratrio, para que se de seqncia a remoo do excesso de
material.
Figura 19 Resfriamento da engrenagem.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Figura 20 Engrenagem de alumnio sem o excesso de material.


Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

2.5 MATERIAL DA PEA

Para o material da pea escolhemos o alumnio visto que objetivo a


obteno de uma pea simples, sem muitos requisitos mecnicos. E sendo
esse material fornecido pelo professor Srgio Bartex, re-utilizando corpos de
prova rompidos do ensaio de trao.
Obs.: no foi descrito a liga do alumnio utilizado por no sabermos qual
era, devido a misturas de material para atingir o volume necessrio para
preenchimento do modelo.
O Alumnio e suas ligas constituem um dos materiais metlicos mais
versteis, econmicos e atrativos para uma vasta srie de aplicaes. Sua
aplicao como metal estrutural s menor que a dos aos. O alumnio possui
uma densidade de 2,7 g/cm, aproximadamente 1/3 da do ao, o que somado
sua elevada resistncia mecnica o torna bastante til na construo de
estruturas mveis.
A tabela 1: Comparao das caractersticas dos trs metais mais utilizados pela
sociedade contempornea:
Propriedades fsicas tpicas Alumnio Ao Cobre

Densidade (g/cm) 2,70 7,86 8,96


Temperatura de fuso (C) 660 1500 1083
Mdulo de elasticidade (MPa) 70000 205000 110000
11,7.10- 16,5.10-
Coeficiente de dilatao trmica (L/C); 23.10-6
6 6
Condutibilidade trmica a 25C (Cal/cm/C) 0,53 0,12 0,94
Condutibilidade eltrica (%IACS) 61 14,5 100
Fonte: (www.abal.org.br/aluminio/caracteristicas-quimicas-e-fisicas/), acesso em
26/06/2017.
3 RESULTADOS E DISCUSSES

Os defeitos visveis da nossa pea foram os seguintes: nas


extremidades onde ficam os dentes da engrenagem podemos ver o defeito de
solda fria, visto que para completar o molde com a quantidade de material
necessrio foi preciso fazer o vazamento em duas etapas o que acabou
influenciando na solidificao das frentes de fluxo. Ou seja, o material vazado
do primeiro cadinho resfriou e solidificou a ponto de no fundir com o material
do segundo cadinho.
Figura 21 Defeito: solda fria.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Ao lado dos canais de decida e de sada de gases podemos observar


dois buracos de formatos arredondados na pea, como se tivesse afundado o
material. Esse o defeito de rechupe, acontece geralmente devido a contrao
volumtrica do material.
Figura 22 Defeito: rechupe.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.


A pea ficou bastante porosa e visivelmente cheia de bolhas de gs.
Como dito acima, reutilizamos corpos de provas disponveis nos laboratrios da
UniRitter, o uso de vrios tipos de materiais e aditivos fazem com que haja uma
fundio mista. O que pode ser um dos fatores desse problema, assim como o
elevado teor de umidade da areia e tambm ao alto teor de p de carvo, visto
que utilizamos restos de areia de vrios grupos para completar a caixa. Esse
tipo de defeito ocorre normalmente em peas grossas, pois a reduo de xido
exige maior energia.

Figura 23 Defeito: Bolha de gs.

Fonte: Elaborado pelo autor, 2017.

Categorizamos como um defeito tambm a forma com a qual foi


cortado o isopor para ficar no formato de engrenagem, pois o processo gerou
algumas cavidades na superfcie as quais foram preenchidas com areia no
momento da compactao e na hora em que foi vazado o metal lquido no
seriam preenchidas e formaram os furinhos que so perceptveis na superfcie
da pea.
4 CONCLUSO

Aps a realizao deste trabalho constatamos a facilidade do processo


de fundio por areia verde, conhecendo melhor seus mtodos e processos
vimos ainda que este processo de baixo custo e grande versatilidade para
produo de peas em geral, sendo por esses motivos, muito utilizado pela
indstria metal-mecnica.
Apesar de suas vantagens de custo e manufatura, o processo no tem
um bom acabamento superficial, dependendo de alguns outros tipos de
processos para a obteno de um acabamento de melhor qualidade, a
usinagem por exemplo. O nico processo de acabamento que utilizamos na
pea foi a retirada manual dos canais de decida e sada de gases, com ajuda
de um arco de serra metlico. Visto que a pea foi desenvolvida a fins de
conhecimentos do processo de fundio em areia verde no optamos por
melhorias no acabamento externo.
A pea produzida pelo grupo ficou relativamente boa, apesar da
aparncia, apresenta poucos defeitos, observamos a porosidade como o maior
defeito encontrado, proveniente do elevado teor de umidade da areia, pela
falha manual no corte do isopor em formato de engrenagem, e talvez uma
compactao elevada causando diminuio da permeabilidade. Como o
tamanho do cadinho no qual ficava fundido o metal lquido no era suficiente
para preencher todo o volume da pea, tivemos de faz-lo em duas etapas,
como houve um tempo entre largar o cadinho vazio, abrir o forno, pegar o outro
cadinho cheio, retirar as escrias, e vazar de novo no molde, o metal que tinha
sido vazado primeiro j estava mais resfriado e nas extremidades da pea,
onde ficam os dentes da engrenagem, no houve a formao de uma
superfcie regular. Fazendo com que gerasse o defeito de solda fria na pea.
Apesar dos defeitos aparentes, obtivemos os resultados esperados e pudemos
aplicar os conceitos bsicos aprendidos assim como adquirir novos
conhecimentos desse mtodo to importante para a rea de engenharia.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KONDIC, V. Traduzido por: MARIOTTO, CL, GOUVA, JA, PAPALEO, R., HABESH,
R. Princpios Metalrgicos de Fundio. So Paulo, Ed. Polgono, p. 201-272,
1973.

MATSON, Douglas M.; VENKATESH, Rakesh; BIEDERMAN, Scott. Expanded


polystyrene lost foam castingModeling bead steaming operations. Journal of
Manufacturing Science and Engineering, v. 129, n. 2, p. 425-434, 2007.