Você está na página 1de 26

D E P R E S S Ã O

COMO SE CURAR?
U m a s u r r a d e j a c a s t e e n s i n a

Muito além da serotonina - 7


causas dos transtornos mentais

Porque você não melhora da


depressão & cia

Xô recaídas!!! (Super Di Lifestyle


- Você Emotionally Fit)

ebook gratuito
"Tem um mito circulando há anos, talvez
você tenha ouvido:
“somos todos vítimas da nossa
hereditariedade”
Mas, menos de 1% das doenças são
causadas pela nossa genética. Os genes
podem ser a planta do seu corpo, mas
você é o arquiteto."

BRUCE LIPTON
Cientista - autor do livro:
A Biologia da Crença

CLUBDACACHOLA.COM.BR
INDICE
E-book gratuito
clubdacachola.com.br

04 Ana Maria Saad

04 06
06 Surra de Jacas
07 Pq vc ñ melhora
09 Super Di Lifestyle 
10 7 Causas
12 Ciência da Cura
14 Faz o Spielberg
Suicida Sobrevivente Surra de Jacas 17 Campo Familiar
Ana Maria Saad  Pq você não melhora 18 Pq justo você?
20 Xô Recaídas
22 Conclusão
24 Resumo
25 Club da Cachola
26 Fontes

09 10
Super Di Lifestyle Além da serotonina by ONG
(hábitos certos) 7 causas

12 17
Não tem cura só Bipolar é a Tataravó!
controle?

20 25
Xô recaídas Club da Cachola
PAG 04
CLUBDACACHOLA.COM.BR

E-BOOK BY ANA MARIA SAAD E MARIANA BOTTAN

ANA MARIA SAAD


Super ET e Suicida Sobrevivente

Atriz,cineasta, roteirista e produtora, uso o


audiovisual pra criar conteúdo e cursos online a
fim de empoderar minorias com conhecimento
"fora da caixa". 

95% do meu conteúdo é GRATUITO

Em 2011 fundei a ONG Pensamentos Filmados


(já evitamos mais de 40 suicídios e atingimos mais
de 1 milhão de pessoas na internet)
PAG 05
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Depressão
ANSIEDADE, ETC

Se você foi premiado com um dos


transtornos da cachola acima, você
sofre duplamente com:

     O mal estar da própria doença (que


é de f@der o cidadão, pardon my
french – mas  #eu sei pq passei )

    O tabu e estigma que envolvem


esses transtornos (eita preconceitos
que te detonam, né?)

Mas isso lindeza, acredite, não é o


pior!

Foi o que eu, Ana Maria Saad,


descobri ao longo do meu caminho
da cura.

E essa minha descoberta me


indignou demais a ponto da minha
peruca cair...

Segura a sua!

Porque neste e-book você também


tá prestes a descobrir
porque VOCÊ não melhora da deprê
e cia.

(E não vai melhorar, se continuar


sendo enganado desse jeito...)
PAG 06
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

SURRA DE JACAS
VOCÊ TÁ APANHANDO DA VIDA POR UM MOTIVO
SIMPLES E NEM SABE

Quando eu era criança, ficava “de bode” quando andava a


cavalo e alguém ia segurando as rédeas. Eu queria ir pra
um lugar, mas tava nas mãos de quem me puxava.

Óbvio que logo eu quis aprender a guiar o bicho sozinha.


No começo, às vezes, me distraía e soltava as rédeas. Aí o
cavalo que me controlava.

Esse fato cavalístico que tô prestes a te contar, lindeza, é o


que tá acontecendo com você: as rédeas da sua
saúde estão nas mãos erradas.

Então, presta atenção coração:

Era gorduchinha nos meus 5 anos, curtia


mais um fim de semana na chácara dos
meus pais.

Fui andar na minha amada Pérola - uma


égua mista off-white (eufemismo pra
pangaré e encardida mesmo). 

Pra variar, me distraí e soltei as rédeas.


eu
A Pérola tinha costume de ficar num canto
Pe da chácara, que eu já detestava por achar
ro
la super fedido: o canto das jaqueiras.

A danada, como de hábito, começou a ir pra


lá. Eu atrapalhadamente tentava retomar as
rédeas pra impedi-la.

Caso contrário, enfrentaria o fedô e o poder


das 4 jaqueiras bem carregadas com frutas
marombadas, de dar inveja a Arnold
Schwarzenegger.
PAG 07
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Eu era pititica e aquelas jacas me tipo melancia,


pareciam dezenas de “Incrível Hulk”
prontas pra me atacar. Dona Pérola me
só mais elevada
levou pro meio delas.

EU LEVEI UMA SURRA DE JACAS!


A minha cacholinha batia de jaca em jaca.

E como tudo pode piorar...

Uma delas tinha muita merd@ de


passarinho que grudava no meu cabelinho.
No fim, consegui retomar as rédeas nas
minhas mãos e guiar a égua pra longe
------------------ daquela jaquice toda.
Por quê?
Posso dizer que literalmente eu já enfiei a
Porque cabeça na jaca.
eu soltei as rédeas!

A Descoberta
POR QUE VOCÊ NÃO MELHORA 

A historinha acima é real. Ter perdido mais


de 20 anos da minha vida pra uma grave
depressão, fobia social, pânico, compulsão
alimentar e cia, também.

A surra de jacas é uma analogia do porquê


demorei tanto tempo pra me curar e ilustra
sua vida agora:

 A égua Pérola representa o quê na sua vida?


SUA SAÚDE!
E as jacas bosteadas?
PARTE PODRE DA "CIÊNCIA"
E a Chácara? 
usada na medicina convencional
A CIÊNCIA pra tratar da saúde mental
PAG 08
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Até agora, por costume, você deixou a Pensa comigo: se o foco é controlar
sua saúde no lugar que te sintomas, como a medicina
condicionaram a deixá-la: convencional faz, óbvio que o
transtorno mental vai dominar sua
na caixinha da medicina convencional, vida, afinal os sintomas são tão fortes
cheia de jacas bostead@as. que eventualmente  fogem do
controle!
Você ficou todo trabalhado na
distração e não parou pra questionar E aí você fica como eu fiquei
se essa parte da ciência é a melhor em cima da égua:
que existe pra cuidar de você.

Você não explorou a chácara toda! DESEMPODERADO

Você nem sabe que existe uma ciência Como se você fosse refém do
fora dessa caixinha da medicina transtorno, um azarado que a vida
convencional. resolveu sacanear.

Mas a real:
E isso que tá te fud#ndo! Muito mais
do que o mal-estar da doença ou o
preconceito da sociedade.

A SuA VIDA só Tá UMA BoST@ PorQue VOCÊ


 ABDICOU DO SEU PODER DE GERAR SAÚDE!

Você se distraiu, soltou as rédeas... É só isso que você quer?


Viver “sob controle”?
Agora tá sendo puxado por uma
medicina que só sabe controlar Então tá na hora de começar a dirigir sua
sintomas. égua, quer dizer saúde, pra onde você
Tá funcionando pra você? realmente quer ir: RUMO À CURA.
PAG 09
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Super Di Lifestyle
VOCÊ EMOTIONALLY FIT - XÔ RECAÍDAS

Bora pegar as rédeas da sua saúde?

Você só precisa do meu Super Di


Lifestyle, que me curou e me mantem Chega de só controlar sintomas
curada - 5 pilares cientificamente
Eu vou te ajudar a explorar a chácara
comprovados pra gerar saúde:
toda, inclusive a parte das jacas. 
EMMYR
Não vamos descartar nada na
E xercício Físico medicina que possa te ajudar.
Medicina Integrativa (não é a alternativa)
Meditação Mindfulness E vou te lembrar a cada vez que você
Yoga se distrair e soltar as rédeas da sua
Rituário (Ritual Diário de Higiene Mental) saúde, de pegar as danadas de volta.

(No E-book "2 Macetes pra melhorar sem É este treino que te leva à cura.
se entupir de remédios" tem detalhes) FOCO EM GERAR SAÚDE!

Acelere sua cura


7 CAUSAS DO SEU MAL ESTAR
(MUITO ALÉM DA SEROTONINA)

Antes de cientificamente detonar o mito


de que depressão e cia não tem cura só
controle, eu preciso te empoderar pra
você responder a pergunta:

Por que você adoeceu?


Só assim ficará claro como você também
pode treinar até cortar o mal pela raiz
(igual a mim e milhares de pessoas que se
curaram).

Então, bora conhecer as 7 causas


principais dos transtornos da
cachola (depressão, ansiedade, etc)?
PAG 10
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

1 Situações Intrauterinas
Tudo o que a futura mãe passa o bebê
sente. Isso afeta sua saúde quando adulto.
(No meu Club da Cachola a  Psiquiatra
PhD Dra Eleanor Madruga Luzes tem uma
palestra esclarecedora que ajudou
milhares de pessoas a saírem da sofrência:
clubdacachola.com.br)

2 Situações de Parto

Até os partos considerados “dentro do


esperado” geralmente são violentos. Muitas
vezes agridem o bebê, mesmo que
sutilmente. Isso causa danos na saúde do
futuro adulto. (De novo: a Dra Eleanor
Madruga Luzes, Psiquiatra PhD conta
tudinho pra você no meu Club da Cachola:
clubdacachola.com.br)

3 Transgeracionalidade

As sagas de família: escravidão, fuga de


guerras, repressão das mulheres, violência
contra criança, internações em hospícios...

Nossos ancestrais viveram algo assim.

Então assassinatos, suicídios, doenças,


abusos sexuais, violência, falência, fome,
podem fazer parte do seu Campo Familiar.

Em breve te conto como isso afeta sua


saúde, do ponto de vista científico. (Again:
no meu Club da Cachola a Dra Eleanor
Madruga Luzes, Psiquiatra PhD esclarece
mais: clubdacachola.com.br)
PAG 11
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

4 Família Disfuncional 5 Abusos e Negligência


Se você cresceu em um lar onde Se você sofreu bullying, ou abuso
conflitos, comparações e físico, psicológico ou sexual e não
hostilidade eram comuns, sua teve apoio pra superar esses
doença pode ter vindo daí. Jajá traumas, seu cérebro sofreu
você saberá o porquê do ponto de modificações que
vista científico. (Esse foi meu caso. consequentemente geram
Na minha palestra do TED contei doenças, segundo estudos
os detalhes sórdidos, pra horror de científicos confiáveis.
alguns parentes).

A ciência também já comprovou que o cérebro tem a


respira: 
capacidade de se regenerar, então você pode reverter esse
não pira
quadro!!! Meu trabalho te mostra o passo a passo.

6 Hábitos = Lifestyle 7 Bioquímica do corpo

No dia a dia, acabamos vivendo no A teoria do desequilíbrio químico


PILOTO AUTOMÁTICO e tendo cerebral como causador dos
hábitos nada saudáveis: má transtornos mentais na verdade é
alimentação, bebida alcoólica, um mito. O buraco é bem mais em
sedentarismo, drogas recreativas baixo: quem regula seu humor não é
(como maconha); trabalho ou apenas seu cérebro, mas também
estudo que é fonte de desprazer... seu intestino - nosso segundo
cérebro - onde 90% da nossa
Fora que nos deixamos ser serotonina e 50% da nossa
bombardeados com o dopamina são fabricadas (e essas
sensacionalismo da mídia de massa bunitezas regulam nosso humor).
recheada de violência e negativismo,
onde o foco é em cima dos Então se seu corpo tem falta de
problemas que parecem não ter vitaminas, minerais e/ou se seus
solução. Vivemos no medo! hormônios estão desregulados isso
pode causar sintomas de transtorno
Tudo isso afeta o quê? A bioquímica (no Club da Cachola tem uma lista
do nosso corpitcho!!! Principalmente com os exames que você precisa
os hormônios, tipo cortisol fazer e quais médicos podem te
responsável por regular nosso humor ajudar. Você tb ganha até 30% de
e energia. desconto com nossos parceiros
cadastrados: clubdacachola.com.br)
.
PAG 12
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Depressão, Ansiedade, etc


A CIÊNCIA QUE EMBASA A CURA

Quem vai ter câncer? Quem vai ser


Inteligente? Depressivo? Bipolar? Mala?”

"Pergunta pro Sr. Gene!"

Durante 150 anos, ele era tipo Mãe


Diná: ditava nosso destino - éramos
apenas marionetes indefesas em suas
garras.

Isso foi a fase na ciência do


Determinismo Genético: “não importa o
que você faça, você jamais poderá
mudar o que seus genes te reservam”.

Em outras palavras: “se você deu o


azar de ter uma genética zoada,
fudeu!”
Mas... muitos médicos, e até mesmo
Daí a famosa frase que aprendemos pesquisadores, não sabem disso. 
a repetir que nem papagaio: “Ah,
essa doença não tem jeito, é Quem dirá leigos, tipo nóiz!!!
genético, vem de família”.
Tá aí a razão do porquê seu médico
Acontece que a Ciência tá sempre te dizer que Depressão & Cia não
em evolução! tem cura, só controle.

E esse paradigma  científico vem Ele parou no tempo do


mudando há décadas com a determinismo genético, onde você,
CIÊNCIA DA EPIGENÉTICA, que eu, ele e Lady Gaga somos apenas
desde 1940 estuda como marionetes do DNA.
modificações externas no DNA
podem “ligar” ou “desligar” os genes.
PAG 13
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Ainda bem que esse tempo de


“paciente marionete” tá com os dias
contados. Aleluia!!!

Vou te mostrar como a Epigenética


desmente esse mito que você tem
acreditado até hoje.

E é esse mito que te desempodera de


gerar saúde, por isso você tá na merd@.

Não por culpa do seu “gene maldito”,


mesmo porque você tem o poder de
“desligá-lo”. 

YOU GOT THE POWER, LINDEZA!

“O nosso DNA possibilita e favorece determinados


tipos de comportamento, mas não determina nada.
Os genes não restringem a liberdade humana, eles
a possibilitam”

Matt Ridley
Autor do livro
"O Que Nos Faz Humanos"
trecho de artigo da
Revista New Scientist
PAG 14
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Steven Spielberg
PRA SE CURAR IMITA ELE!

Eu sou cineasta, roteirista e atriz, então


amei quando li essa analogia sobre
Epigenética no site
“What is Epigenetics”.

Fiz uma tradução livre pra ti:

“Pense na vida humana como um


filme. 

As células seriam os atores - unidades


essenciais que compõem o filme.

O DNA, por sua vez, seria o script -


as instruções pra cada ator O conceito de Epigenética, então,
desempenhar seu papel. seria como Dirigir:

A sequência de DNA seriam as o script pode ser o mesmo, mas o


palavras no roteiro. Diretor pode escolher por eliminar
certas cenas ou diálogos, alterando
Os genes seriam certos blocos o filme (pra melhor ou pior).
dessas palavras, que instruem
ações-chave ou eventos a se Por isso se a gente der o mesmo
realizarem. roteiro pra Steven Spielberg e
Almodovar filmarem, no final
O conceito de genética seria a teremos dois filmes completamente
roteirização em si (a escrita do diferentes, não é?”
roteiro). 
eu escolhi
não trabalhar

"O avanço no conhecimento sobre a


relação entre o ambiente e o genoma
ajuda a combater o determinismo
genético, ou seja, aquela ideia de que, se
você nasce com genes da inteligência,
você será inteligente, e se você nasce com
genes saudáveis, você será saudável, não
importa o que você faça a respeito. Isso
coloca mais peso em nossas escolhas."

MOSHE SZYF
Professor de Farmacologia
e Terapêutica
PhD em Genética pela
Harvard Medical School

CLUBDACACHOLA.COM.BR
PAG 16
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Você quer se curar?


USE A CIÊNCIA DA EPIGENÉTICA

O termo “epigenética” tem origem do Porque você precisa


grego, onde “epi” significa “acima”. E entender isso de uma vez
estuda as mudanças no organismo por todas.
causadas pela modificação na
expressão dos genes, sem alterar as Sua vida tá na reta!

sequências de bases do DNA.


Resumo: fatores
Decorei direitinho a explicação, falei externos podem afetar
bonito, mas nem eu entendi... as funções dos genes,
portanto, o controle da
Bora pro que eu sei fazer: traduzir a
nossa saúde tá além do
porr@ toda!
no nosso DNA herdado.

Já viu essas pesquisas onde há a


comparação física entre gêmeos:
um fumante e outro não fumante?

Eles tem o mesmo DNA, tiveram a


mesma criação, mas se
desenvolveram de modo
completamente diferente, graças
aos HÁBITOS que cada um adotou
ao longo da vida.

A Epigenética explica exatamente É que o nosso genoma carrega um


isso: como duas pessoas que potencial dinâmico de reagir ao
carregam o mesmo DNA podem se mundo, ele não é imutável como a
desenvolver de modo diferente genética achava que fosse.
devido a ação de forças externas
(Putz o que é genoma, né? É toda a
(como o ambiente em que vivem, informação hereditária do nosso
tipo de interação social ou os organismo, codificada no DNA).
HÁBITOS de vida).
PAG 17
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

As evidências científicas mostram que Por isso me curei e me mantenho


nossos hábitos de vida e o ambiente curada, graças ao meu:
social em que vivemos podem
modificar o funcionamento dos nossos
genes.

É como se os fatores externos fossem


marcando o DNA e essas marcações,
mesmo não alterando o código
genético, são capazes de esculpir o seu
genoma de modo que ele adquira uma
aparência totalmente diferente.

Os cientistas dizem ainda que quando


Hábitos certos pra gente que
se fala de doenças, 20% seria “culpa” da
se sente errado, pq mudando
genética, mas 80% do estilo de vida.
de hábitos mudamos de vida!!!

Bipolar é a Tataravó!
SEU TRANSTORNO DA  CACHOLA
NEM É SEU (CAMPO FAMILIAR)

Nosso campo familiar influencia Em junho de 1967 a guerra tava no


tanto no nosso bem estar que uma auge da tensão.
investigação sobre os registros de
saúde de mais de 88 mil pessoas E a descendência de mulheres que
nascidas em Jerusalém, entre 1964 e estavam no segundo mês de
1976, teve uma conclusão gravidez nessa época, teve mais
perturbadora. probabilidade de desenvolver
Esquizofrenia quando jovens
É que essa foi a época da Guerra adultos.
dos Seis Dias, o conflito militar que
opôs Israel ao Egito, ou seja, época Até aí a gente já entendeu: “ok a
de BOMBA! gravidez de mamis pode ter muito a
ver com meu transtorno”.
Dá-lhe estresse...
PAG 18
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Agora, o que os médicos dentro da


caixinha também não te explicaram é
que não é só papai e mamãe que
influenciam brutalmente nossa saúde
mental hoje. 

Mas também nossos antepassados (de


bisavós a tataravós). E isso não é “woo
woo talk” (coisa de místico, não!).
“Aquilo a que a sua avó foi exposta
quando estava grávida do seu pai pode
É ciência que mostra que as
vir a te causar doenças hoje, graças a
experiências de vida, boas ou más,
um fenômeno chamado “herança
podem influenciar os óvulos e
epigenética transgeracional”.
espermatozóides até à 4ª geração e
mudar o destino determinado pela Michael Skinner
herança genética.  Biólogo molecular
da Universidade
de Washington (EUA)

Por que você?


"TANTA GENTE PASSA POR COISA
PIOR E NÃO TEM DEPRESSÃO E CIA"

“Todo dia o pai de Caio Rolando da


Rocha literalmente pisava em sua
cabeça até ele gritar. Na escola, pelo CORTA ESSA, LINDEZA! :)
menos 2x por semana, seus
coleguinhas colavam seus lábios Esse tipo de pensamento é
com cola, à força. Fora os abusos resultado da sua baixa auto-estima,
sexuais que Caio sofreu do avô... que te faz se comparar com os
outros, porque você ainda não sabe
...E mesmo assim ele não teve que somos todos
transtorno da cachola." incomparavelmente únicos.

Que inveja, né?


PAG 19
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Quando você se compara a alguém


(ou ao seu gato que pode dormir
sem preocupação alguma - puta
inveja da porr@), uma das 2 coisas
acontecerão:

1- ou você vai se sentir superior         


      
2- ou inferior

Sempre tem gente em melhor ou “Tô disposto a me pegar pra


pior situação que você.
criar e fazer diferente do
O caminho da cura não vem da que fiz até agora?"
comparação com os outros, mas em
se perguntar: 
Se sim, eu te mostro como!
clubdacachola.com.br

Mas ok, a gente fica encafifado: pq


eu adoeci e meus irmãos não?

É que, segundo a Epigenética, o


comportamento pode ser afetado
por uma interação entre genes e
ambiente, como essa pesquisa do
Instituto de Psiquiatria de Londres
mostrou.

O Instituto teve acesso a um estudo


que acompanha desde 1972 a saúde
física e mental de mais de mil
pessoas desde o nascimento.
além de terem sofrido maus-tratos,
E descobriu que homens possuíssem pequena atividade da
maltratados na infância tinham enzima MAOA do cromossomo X,
uma probabilidade 10 vezes maior que permite níveis elevados de
que os demais de cometer crimes serotonina. 
violentos, desde que:
PAG 20
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

No total, 85% dos homens


maltratados na infância e cuja "Estas interações acontecem tanto
MAOA é pouco ativa exibiram na dimensão química quanto na
comportamento violento ao longo social, e ambas alimentam o nosso
da vida.
genoma. Seres humanos não são
cérebros andando no ar, como os
Entre os que possuíam a forma
muito ativa, os maus-tratos não psiquiatras pensam, nem corpos
aumentaram o comportamento sem cérebro, como os médicos
violento. pensam, todas essas coisas estão
conectadas"
Agora fez sentido porque talvez de
três irmãos você é o único que
Moshe Szyf
adoeceu feio? Professor de Farmacologia
e Terapêutica
Ou porque os 3 se prejudicaram? PhD em Genética

Depende da interação entre os Harvard Medical School

genes de cada um e o ambiente.

Xô Recaídas!
YOU GOT THE POWER!

Nosso genoma - toda a


informação hereditária do nosso Pra Ciência da Epigenética,
organismo, codificada no DNA - é algumas doenças são apenas
dinâmico como forma de nos uma consequência de um
proteger. processo natural de adaptação
do nosso organismo – era pra nos
Ele tá constantemente sendo proteger, mas acaba saindo
esculpido pra que a gente se como um tiro pela culatra,
adapte melhor e sobreviva no entende?
ambiente em que estamos.
PAG 21
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Por exemplo: eu vim de família


disfuncional, vivi num ambiente
mega hostil.

Meu pai era um bully, violento,


instável e desagradável. Tudo que eu
desejava era ser invisível (pra
preservar minha integridade física e
mental).
Tipo, eu era tão sensível que parecia
que o Lion, dos ThunderCats, tinha
Como Harry Potter não me
me dado o Olho de Tandera – a visão
mandou a capa da invisibilidade,
além do alcance. 
meus genes se adaptaram como
puderam à infância violenta
Eu percebia os mínimos sons e
movimentações. Na verdade, eu vivia
como um soldado na guerra:              
 SEMPRE ALERTA!

Se por um lado centenas dos Você também não adoeceu à


meus genes se transformaram toa!!!
desse modo pra dar conta da
constante ameaça que era meu Seus genes por algumas razões
pai, por outro, todo esse estresse se alteraram pra dar conta do
me causou doenças da cachola externo.
logo cedo (adoeci aos 8 anos).
MAS ISSO TEM JEITO:
Entende agora quando digo que a
sua doença é apenas uma Diferentemente das mutações
resposta sã a acontecimentos genéticas, essas alterações que
insanos que você viveu? ocorreram no seu organismo em
resposta ao ambiente
externo são REVERSÍVEIS.
PAG 22
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Lindeza, eu adoeci pelos motivos


mais graves aos 8 anos de idade.

No Club da Cachola mesmo, fora o


Demorei mais de 10 anos pra ter um meu case de cura, reuni mais 3
diagnóstico, tentei SUICÍDIO duas (depressão profunda, anorexia e
vezes, macumba umas quatro... (sem bipolaridade).
sucesso nas mandingas).

Além de psiquiatras com quase 40


Meu caso foi bem grave e eu NÃO anos de experiência que contam
TIVE APOIO da minha família. porque a cura é possível.

Mesmo assim eu reverti a doença Vem conhecer:


em saúde. Não existe recaídas. clubdacachola.com.br

Há milhares de casos como o meu


pelo mundo (você pode ser um
#juntos somos mais fortes
deles, basta decidir).

Conclusão
O PACIENTE EMPODERADO PODE
SIM SE CURAR!

O nosso genoma - toda a Mas isso não significa uma


informação hereditária do nosso condenação, pois continuamos
organismo codificada no DNA: dialogando com o mundo
externo e por isso estamos em
• acumula histórias das gerações constante modificação.
passadas e dos nossos primeiros
anos de vida e ele responde sim Afinal nosso genoma é dinâmico
aos acontecimentos traumáticos e podemos continuamente
que vivemos ou herdamos – por alterar sua história. Basta nos
isso adoecemos! tornarmos os Diretores do nosso
filme da vida.
Causa e consequência...
FAZ O SPIELBERG, LINDEZA!
PAG 23
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

A Ciência da Epigenética nos


empodera ao provar que:

• Podemos fazer algo com aquilo


que herdamos

• Nada na natureza é imutável - você


não tá condenado a sofrer de
transtorno da cachola pro resto da
sua vida

• Nossas escolhas importam –


atenção aos seus hábitos:
SUPER DI LIFESTYLE na veia!!!

LEVE ISSO PRA VIDA


A CURA É DE DENTRO PRA FORA!

Muitas doenças são adaptações do Então bora sair da caixa, porque só a


nosso organismo ao ambiente medicina e terapias convencionais
externo negativo – e podem ser não podem te ajudar de fato.
revertidas, quando mudamos nossos
hábitos. O TREINO DEPENDE SÓ DE VOCÊ,
PEGUE AS RÉDEAS DA SUA VIDA! 
Então essa sensação que você já
tentou de tudo e não melhora é só
EU TE AJUDO :)
porque você tá desempoderado,
ainda esperando que algo de fora
resolva sua situação. Mas, a Ciência
da Epigenética sustenta nosso
mantra: PRA SE CURAR BASTA TREINAR!
PAG 24
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Resumo 

1 Gene nada Maldito 2 Causas

A Ciência da Epigenética já A sua gestação/parto, o ambiente


comprovou há décadas: você não é em que você cresceu, o seu campo
refém do seu DNA. O problema é que familiar, a sua história de vida e seus
médicos desatualizados ainda atuam hábitos diários  - LIFESTYLE -
com base no ultrapassado paradigma determinam se seu cérebro e/ou sua
científico do determinismo genético. bioquímica corporal funcionarão de
Por isso insistem no mito de que modo equilibrado.
depressão e cia não tem cura, só
controle (soooo last season, como
diriam as editoras da Vogue). 4 Xô Recaídas

Independente se seu cérebro


emburreceu, se seu parto foi uó, se
3 Além do cérebro
sua infância foi difícil, se você vive se
arrastando pelo seu dia, se seu
90% da serotonina e 50% da
lifestyle é trash ou se você segue
dopamina são fabricadas no
"regras saudáveis" como um robô
intestino. Hormônios como cortisol
que acabam te fazendo mais mal....
influenciam completamente no
humor, e todas essas substâncias
Nós estamos continuamente
estão interligadas para equilibrar a
alterando nossa história através da
sua bioquímica corporal. Portanto,
nossa interação com o ambiente
antes de sair se entupindo de
externo.  Se um ambiente negativo é
remédios, busque um bom médico
capaz de alterar os genes, então um
funcional que ajuste suas vitaminas,
positivo também tem impacto no
minerais e hormônios através de
seu organismo. É pura lógica: você
suplementação e uma alimentação
colhe o que planta, já diria a minha
nutritiva. Isso já vai dar um up na sua
avó!
energia!
A depressão, ansiedade,
bipolaridade ou seja lá qual rótulo
psiquiátrico você tenha, é reversível.
Basta você focar em como gerar
saúde e não mais apenas
em controlar sintomas. Use meu
SUPER DI LIFESTYLE, porque
mudando seus hábitos você muda
de vida.
PAG 25
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

Quer uma mãozinha pra adotar o


Super Di Lifestyle e evitar recaídas?

Então junte-se a nós:

O Waze que te guia pra fora da


Depressão e cia
95% do nosso conteúdo é free!
(E sempre será)

É que apesar do nosso charme, você acredita


que até hoje não conseguimos pagar as contas
com ele?

Vê se pode!!!

Por isso temos o Club da Cachola: 100% das


vendas são revertidas pra ONG 

O Club da Cachola é seu GPS pra


você sair da deprê e cia.

Somos mais de 500 membros.

Quer conhecer sem compromisso?

Eu quero!

#juntos somos mais fortes


PAG 26
CLUBDACACHOLA.COM.BR 

não acredite
em noiz
Fontes (é só clicar!)
- Epigenetics: The Science of Change - Ciência do Início da Vida - Dra.
Eleanor Madruga Luzes
- Epigenetic transmission of Holocaust
trauma: can nightmares be inherited? - Violence and Serotonin: Influence of
Impulse Control, Affect Regulation,
- Child abuse leaves epigenetic marks
and Social Functioning

- Artigos Científicos Google Scholar


- The Gut Microbiome and the Brain
(Epigenetics and childhood trauma)

- Understanding nutrition, depression


- Epigenetic Effects of Childhood
and mental illnesses
Adversity in the Brain and Suicide Risk

- The Biological Effects of Childhood - The Benefits of Exercise for the


Trauma Clinically Depressed

- Epigenetic regulation of the - Google Scholar - benefits of


glucocorticoid receptor in human mindfulness for depression
brain associates with childhood abuse
- Google Scholar - mindfulness  -
- Livro: A biologia da crença - Bruce avoiding mental disorder relapse
Lipton

- Palestra “How nurture alters nature”:


com o cientista PHD pela Harvard
Medical School, Moshe Szif

- Epigenetic regulation in psychiatric


disorders

- The Brain-Gut Connection - mental


disorders