Você está na página 1de 6

24/05/2019 Você só anda a pé se você quiser!

Você só anda a pé se você quiser!


canal.bufalo.info/2016/01/voce-so-anda-a-pe-se-voce-quiser/

Barãozin January 4, 2016

por Awaken

Nobres confrades!

Bom, o motivo de criar esse texto aqui é que eu vejo alguns confrades reclamando de não
poder ter uma carreta adequada para dar seus “rolê” na quebrada, então como eu sou dos
caras que curte umas carangas antigas eu venho aqui dar umas dicas do porque você só anda
a pé se quiser.

Vamos começar pelo primeiro item:

A compra
Assuma que você não pode ter um HB20, um NewFiesta ou o caralho a quatro, a primeira
coisa que você tem que parar de ter antes de assumir um carro usado é parar de ficar de
molecagem de comparação de carro, ou até mesmo menosprezando carros porque você é o cú
de ouro e não se acha “digno” de sentar em nada que não seja uma Range Over. O importante
é você ter uma caranga e chegar lá.

Se seu carro não é “de família” igual ao meu, você tem que tomar toda uma série de
precauções para conhecer a vida posterior do veículo, coisa que você tem que fazer logo de
cara, senão você só vai descobrindo aos poucos quando der problema.

Não sabe o que eu estou falando?

Exemplos: Meu carro eu sei que foi do meu avô, em 1979, quando foi adiquirido, o carro era
de Minas Gerais, andava em estradas de terra, enfrentava lama, poeira, muitos obstáculos que
exigiam da suspensão, então são os itens que eu devo “atacar” para trocar no meu carro.

Se vai comprar um usado, procure saber sobre o passado do veículo, converse com o dono (se
tiver oportunidade, se não for uma agência, por exemplo), assim, em uma conversa boba você
acaba sabendo das viagens, dos locais em que o carro foi deixado e da conservação.

Leve sempre o carro para ser revisado por BAIXO! Lavar você pode lavar, mas sempre algo do
motor, radiador ou alguma peça suja vai te revelar o histórico do carro.

Peças estouradas, vazando óleo, rachadas ou com sinais de negligência, podem significar
muito para a sua decisão.
“Carro de mulher”, muita gente já caiu nessa, as mulheres são geralmente pouco cuidadosas
com mecânica, que é a parte mais importante, diga-se de passagem, arranhões e calotas
quebradas você vê com pouca grana.

Verifique barulhos no carro enquanto dirige, peças soltas podem ser problema.

https://www.printfriendly.com/p/g/XaJUkJ 1/6
24/05/2019 Você só anda a pé se você quiser!

Olhe para as polias do motor, se estiverem bambas pode não ser só problema de rolamento,
mas podem esconder uma possível FOLGA no virabrequim, ou até mesmo um bloco já aberto
e mau montado.

Peça para ver as condições das velas do carro, se estiverem MOLHADAS e com pedaços de
carvão, é péssimo sinal.

Peça para ouvir o barulho do carro e esteja atento a ruídos ou peças batendo.

Cuidado com carros batidos, eu já vi carro que seguradora deu PT e nego recuperou, o negócio
é olhar para os detalhes que escondem possíveis remendos não originais, se possível, olhe
outro carro identico ao que quer comprar.

Aqui vai o melhor de tudo: Não aceite comprar carros modificados, rebaixados, com
cambagem negativa ou que tenham sido serrados ou com características alteradas. Isso
pode comprometer sua vida e a vida de terceiros.

E claro, né felas? Documentação em dia, numeração do motor de boa, vê se o carro não tem
B.O., isso aí já é normal.

Parte 2: Carro “velho” você é quem faz:


Vamos falar de personalização automotiva: Isso vai dar dor de cotovelo…

Ponha na sua cabeça novamente, você não tem um HB20, um Corolla 2016 e nem um BMW,
então pare de bancar um esportivão, que quer sair por aí querendo ver “o oco” que seu único
fim vai ser virar um pai de família tomando no cu. Assuma seu gol bolinha 96, ou seu Celta, ou
um antigo dos anos 80 ou 70… ou menos, seja lá o que for, CONFORME-SE que por mais que
você reforme, ele NUNCA vai ser 0km ou um veículo esportivo de alta performance,
simplesmente porque ele NÃO FOI CRIADO PARA ISSO.

Cuidado com a “baianagem”. Eu não sei aí onde vocês moram, mas aqui no RJ carro antigo
com umas modificações escrotas, nós chamamos de “baianagem”, a baianagem se resume em
pegar um carro que poderia ser assim:

Carro com personalização de época, teto solar ragtop, setas do fusca mexicano, voltante do
Porsche 911, Rodas Fuchs 15″ 4×130, refletor luminoso de lanterna traseira, luz de posição/ré
personalizada, borrachões, ou seja, peças de personalização ideais para o carro.

E fazer todo o potencial do carro virar uma merda como essa: rodas de qual carro isso? Teto
solar que teve que nivelar o teto redondo e ficou atrás do motorista, retrovisores que eu
GARANTO que o motorista enxerga mal, faróis de outro carro, MASSA, MUITA MASSA, LIXA,
MUITA LIXA, MUITA FIBRA DE VIDRO, cortes na lataria, tinta bosta…Ou seja, estragou o
carro.

Personalização não quer dizer fuder com o carro todo, muito menos botar uma porra de um
rodão, se rodão fosse bom todo mundo andava com um.

Preste bem atenção!

https://www.printfriendly.com/p/g/XaJUkJ 2/6
24/05/2019 Você só anda a pé se você quiser!

Estilo depende da época e das condições de seu carro, existem personalizações de muito bom
gosto que servem para carros antigos ou até mesmo da época dos anos 90 que vão bem em
carros relativamente baratos e acessíveis para os confrades com pouca grana, ficam bonitos,
originais, sem baianagem. Pesquise e tenha bom gosto.

Existe carro feio? Depende, dinheiro e/ou bom gosto resolvem.

Exemplo: Um carro que particularmente eu acho feio, Corcel II, na originalidade e na


personalização padrão, mesmo sendo feio, ficou respeitável, olha os detalhes do carro
preservados, cor de época, lanternas rubi, aros ideais pro carro. Um Corcel II GT muito bom. É
um carro que você não vê um enferrujado, um defeito nos acessórios de plastico, tá tudo em
pé…

Agora veja a baianagem abaixo. Na baianagem do “rodão”, na “modernagem” do carro…:

https://www.printfriendly.com/p/g/XaJUkJ 3/6
24/05/2019 Você só anda a pé se você quiser!

Eu nem preciso dizer que gente que apodrece e enferruja o carro dizendo que é
“personalização” é pau no cu, né?

Fora as baianagens profissionais… Sim, isso aí embaixo é o mesmo Corcel II lá de cima.

Mecanicamente falando…
Essa porra desse cara do carro vermelho terá sérios problemas e muita dor de cabeça! “Ah jow,
mas o lance é botar o rodão, rebaixar e jogar no chão”, olha pra esse cara e me diz se ele
consegue fazer jogo com essa roda aí… pra fazer uma curva ele além de raspar a roda na
caixa, vai ter um jogo horrível! Vai fuder a suspensão, vai desparafusar o carro todo com os
impactos, o carro vai começar a dar defeito e ele vai ficar com um carro fudido e vai passar pra
um trouxa.

Vamos ser sensatos aqui galera! Uma roda cromada aro 20, cara pra caralho, um pneu fino,
caro pra caralho, não vai transformar seu carro antigo em um novo só porque você tá
ostentando rodas. Deixa os Aro 20 pros Porsche, fique dentro do que foi projetado para o seu
carro de acordo com o que o manual manda!
Por exemplo, para meu carro eu posso usar aros do 14 ao 16, que foram os que sairam de
fábrica do 1200, até o Série Ouro no Brasil, qualquer uma dessas configurações de aro servem,
já pneus também tem um limite, mas isso é assunto mais pra frente, eu to falando por enquanto
de relação aro/carro.

Eu sei que a primeira coisa que muita gente pensa em por no seu Uno 1.0 é um aro 18,
mas NÃO DEVE! A não ser que você tenha uma fábrica de motores.

Bom, o motivo é simples, o projetista do carro projetou o motor para uma relação de
roda/pneus, garantindo toda a estabilidade e desenvoltura de acordo com a originalidade do
carro, não é você com “vontade e grana” que vai estragar todo o projeto não é? Ah, Awaken,
mas dá pra modificar, não dá? Sim! Tudo, claro, dentro dos limites da carroceria, motor e
suspensão, sim, a suspensão, eu tenho um amigo que tem um excelente carro, o Kadett, 2.0,
uma beleza de andar… certa vez ele apareceu com uma roda maior, todos ficaram com aquela
cara de espanto, o carro estava bonitão, depois de um tempo, ele tirou… porque? Estava
QUEBRANDO A PORRA DO CARRO TODO! A suspensão não suportava aquele tipo de roda.

https://www.printfriendly.com/p/g/XaJUkJ 4/6
24/05/2019 Você só anda a pé se você quiser!

Lembre-se! Seu carro 1.0 pode até andar, mas ele trabalha esforçado, todo o cerco de
manutenção e durabilidade das peças muda com a alteração, e se o lojista que botou o rodão,
não te deu nenhum manual mostrando o que mudou… você simplesmente toma no cu.

O mais importante do seu carro é a sua boa mecânica!


Tenha sempre em mãos o manual do carro, caso não tenha, consulte na internet.
Crie uma tabela com as km das revisões e estipule um tempo para fazer uma “geral”,
para não te faltar tempo e nem dinheiro.
Carro antigo é que nem bodas de casamento, quanto mais velho, mais tem que cuidar,
mais você tem que ter atenção e cuidado.
Não seja “pé de chumbo”, muito menos “cupim de ferro”, delicadeza e cuidado ao
manusear o carro são sempre bem vindos.
Pneus, sim pneus são importantes! Geralmente sua fabricante te recomenda os pneus
que ela testou no carro, tente não fugir muito das especificações. Porque? Eu tenho um
aro 15 com tala 5,5, estava querendo botar um pneu largo, aqueles “RADIAL G/T”,
porque gosto das letras, pedi ajuda de um especialista e ele falou que era suicídio fazer
isso. O peso do pneu iria esforçar meu carro. Fora isso, eu já vi muita besteira, pneus de
marcas e tamanhos diferentes na frente e atrás do carro, o que poderia causar acidente.
Sejam cuidadosos!
Pneu, rachou de ressecado? Hora de trocar! Ah, mas Awaken mas tá com sulco… shiiii
troca essa porra e não enche o saco.
Óleo de qualidade, sempre o indicado pelo fabricante ou mais moderno. Quem usa óleo
mineral, não tem problema usar um óleo superior. Quem usa sintético é só tomar cuidado
com as misturas de marca.
Não use óleo muito grosso se você não tiver com folgas evidentes no motor ou uma vida
útil muito longa.
Não negligencie os filtros! Eles parecem ser uma peça bem escrota, mas elas salvam teu
carro de muita coisa, sujos podem ser um prejuízo inimaginável! Se você mora em
ambientes com muita poluição ou poeira, troque com mais frequência.
Gasolina de qualidade, comum é bosta.
Não deixe de observar as graxas! Todo o carro leva graxa! Nas portas, câmbio, alguns
suportes e até mesmo nas suspensões para proteger algumas coisas. Revise isso
sempre! (de acordo com o manual do carro)
Cambio também é gente! A embreagem é uma das que mais trabalha. Revisa essa porra
com uns 30.000 ou menos. Caixa de marchas precisa de graxa especial!
Cuidado com “aditivos milagrosos” que prometem economizar e o caralho…tem uns que
são furada. Não existe “líquido mágico” que transforma seu carro em uma ferrari de
700cv.
Cera, shampoo de qualidade pra conservar a pintura do seu carro. Lave toda a semana!
Mesmo com chuva! Carro sujo não é carro conservado. Compre uma capa se possível!
Evite animais arranhando a pintura ou urinando no carro.
Preserve a integridade do interior do carro, sempre limpe e conserve.
Evite deixar seu carro muitas horas no sol, principalmente se for um “plastimóvel”.
Água no radiador é o caralho! Use líquido de resfriamento, que consta na porra do
manual que a porra do ENGENHEIRO FEZ, CARALHO! Tu vai fuder teu bloco porque a
água tem um ponto de ebulição diferente do líquido que suporta temperaturas maiores.
Existem líquidos de arrefecimentos orgânico e sintético que tem durabilidade diferentes,
assim como também o custo, mas que tem especificações por exemplo para o tipo de

https://www.printfriendly.com/p/g/XaJUkJ 5/6
24/05/2019 Você só anda a pé se você quiser!

radiador e o tipo de bloco. É bom ficar atento.


Fique de olho na boa regulagem do carburador ou limpeza da injeção eletrônica.
Não custa nada tirar um tempo para entender as luzes do painel.
Fluído de freio e de direção tem validade! É sua segurança, esvazie o sistema e faça a
sangria.

Acho que já falei tanto que a confraria vai ter que me ajudar… esqueci de algo?

Obs: Muito importante, eu sei que eu dei muita explicação usando carros antigos
mesmo, mas isso se aplica a carros mais recentes também, ok? Carro de 5 anos pra lá já
é antigo, então vale a mesma aplicação.

FONTE

© 2019 Canal do Búfalo.

https://www.printfriendly.com/p/g/XaJUkJ 6/6