Você está na página 1de 9

Dalmo diz:

voltei
Adriene diz:
egua
Dalmo diz:
acho que é letra d
Adriene diz:
pois é tenta resolver a questão rapidinho pra eu te explicar a ultima coisa dessa
parte e a gente passar pra primeira lei
a ta
isso mesmo
mas tem uma coisa
Dalmo diz:
Tbc> TAB
Adriene diz:
mas isso pq ta em modulo viu?
era isso q eu queria explicar
Dalmo diz:
tipo eu vi que a pressao de c era maior do que em a
u.u
ai na multiplicaçao ia dar um valor maior
Adriene diz:
uhum
mas na verdade o trabalho em ab é maior q em bc, quando nao ta em modulo, pq
ab foi compressão
droga eu falei o contrario
em bc que foi compressão
ai o trabalho é negativo
em modulo, bc é maior, por causa da area q é maior
mas como ele é negativo, se considerasse o sinal, ab seria maior
endendeu?
Dalmo diz:
uhum
tipo,ela é compressão porque a pressão tá diminuindo né?
Adriene diz:
não
pq o volume ta diminuindo
Dalmo diz:
acho qeu eu entendi agora
Adriene diz:
sempre olha pra setinha, se ela estiver pro lado esquerdo, é compressão
Dalmo diz:
uhum
Adriene diz:
se ela estiver pro lado direito é expansao
Dalmo diz:
kk acertei na cagada
Adriene diz:
eu sabia q vc ia acertar por causa do grafico
Dalmo diz:
mas eu entendi
Adriene diz:
mesmo, mesmo?
olha a terceira tbm é boa, a da revisão
Dalmo diz:
3x10a4º
Adriene diz:
pq?
Dalmo diz:
por causa da formula
Adriene diz:
kkk
ta certo xD
Dalmo diz:
T=p.var de volume
Adriene diz:
uhum
vc percebeu q quando chegou em 0,5 o volume ficou constante ne?
Dalmo diz:
S
Adriene diz:
blz
vamos ver a primeira lei da termodinamica
Dalmo diz:
isso influencia em alguma coisa?
Adriene diz:
em alguns casos sim
nesse nao pq o grafico tava bonito mas se num varia o volume, o trabalho é 0,
isso vai servir depois
eu acho u.u
Dalmo diz:
ok
eu tava estudando as leis da termodinamica
hoje a tarde
Adriene diz:
é bom q pro teste é só a primeira
mas enfim
vc entendeu direitinho a primeira lei?
Dalmo diz:
sim
u.u
pelo menos eu acho
Adriene diz:
diz ai o q vc entendeu

Dalmo diz:
isocórica é a pressao igual
a formula é todas menos a pressao
Adriene diz:
oh deus
Dalmo diz:
kkkk
isobarica é o volume igual, na formula sao todos menos o volume
P/T=P1/T1
Adriene diz:
mas isso ai é da terceira avaliaçao
Dalmo diz:
E isotermica é temperatura igual
na formula sao todos multiplicando menos a temperatura
foi assim que eu gravai
Adriene diz:
ta certo
Dalmo diz:
*.*
Adriene diz:
ta certo, serio
Dalmo diz:
lol
serin?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adriene diz:
kkkk
blz
mas a primeira lei da termodinamica se relaciona com a mudança de energia
interna do gaz
Dalmo diz:
qual é a primeira lei entao
?
Adriene diz:
eu escrevi gas com z
pqp
pois é
Dalmo diz:
kk
entao me explica desde o inicio *.*
ui.ui
Adriene diz:
a primeira lei diz que variaçao de energia interna= calor trocado com o meio
externo- trabalho
Dalmo diz:
por favor
Adriene diz:
lembrando que calor trocado é Q=m.c.t ou Q=m.L
e que trabalho é tudo aquilo q a gente falou antes
Dalmo diz:
hum..
Adriene diz:
sendo que variaçao de energia inter q é deltaU, tbm pode ser dada pela formula
deltaU=3/2.n.R.deltaT
eu queria saber escrever um delta

Dalmo diz:
/_\
kkkk
Adriene diz:

pois é nem
*né
eu vou por ^
ai vc imagina um delta
blz
Dalmo diz:
sim
Adriene diz:
ai a gente começa a usar todo aquele treco q vc aprendeu
as formulas tão no livro
bom ^U=Q-J eu vou usar um J pra trabalho
espero q nao fique confuso
a energia interna de um gás depende da temperatura
enfim, em uma transformaçao isotermica a temperatura se mantem, logo a
variaçao de energia interna é 0
entendeu pq?
Dalmo diz:
processando...
Adriene diz:
xD
Dalmo diz:
a energia interna so depende da temperatura
ou de mais alguma coisa?
Adriene diz:
é so da temperatura
Dalmo diz:
ta entendi
Adriene diz:
blz
lembrando q é a variaçao de energia interna q é 0, a energia interna nao
oks
Dalmo diz:
ta
Adriene diz:
se ^U=0 então Q-J=0, logo, Q=J, sacou?
Dalmo diz:
sim
Adriene diz:
blz
eu só não sei explicar como diferenciar a curva da isotermica
pq pra mim é muito parecida com a adiabatica
a partir dai tens q entender o q isso significa
Dalmo diz:
eu entendi
a diferença
Adriene diz:
hum
Dalmo diz:
pelo menos eu acho
u.u
Adriene diz:
diz ai
Dalmo diz:
tipo, a isotermica
o trabalho conta da primeira pressao com a variaçao de volume
e depois a segunda pressao com a segunda variaçao de volume
tipo, ta na segunda curva
a adiabatica se refera a segunda curva o trabalho
Adriene diz:
hum
Dalmo diz:
nao sei se deu pra entender
=X
Adriene diz:
tentando entender
eu to googlando essa parada ai
Dalmo diz:
tipo na isotermica o trabalho é determinado pela area da primeira curva
com o primeiro volume
e a adiabatica o trabalho e a area da pressao da segunda curva com o
volume um pouco mais afastado da prassao 1
Adriene diz:
acho q eu entendi como diferenciar no grafico u.u.
fato triste
o q vc falou a certo
tipo a curva da isoterma é mais curva e a da adiabatica é quase reta
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7B75D1D807-
2E0F-4B90-B8BF-2E7D4A8D6FAC%7D_FIG4.jpg
mas depois a gente ve isso
Dalmo diz:
o problema é que ele nao da a legenda do grafico
disendo o que cada curva colorida é
=X
so fala da vermelha
Adriene diz:
ta
depois a gente ve isso xD
Dalmo diz:
ok
Adriene diz:
voltando a transformaçao isotermica
ela só é porque todo o calor que o corpo recebeu foi convertido em trabalho
Dalmo diz:
ela só é o que? *.*
Adriene diz:
isotermica

Dalmo diz:
ata
Adriene diz:
oh deuz
ta
acho tbm q se o calor perdido é todo recebido de volta em um trabalho que o
ambiente realiza sobre o gas
a temperatura tbm fica constante
tipo -Q=-J
da uma lida na R.52
Dalmo diz:

u.u
Adriene diz:
entendeu
Dalmo diz:
a letra a sim a b tbm
c mais ou menos
Adriene diz:
C e D.?
Dalmo diz:
d sim
Adriene diz:
mais ou menos é não xD
Dalmo diz:
e ja entendi a c
Adriene diz:
a blz então
Dalmo diz:
vc falou que qunado é isotermica
a varoaãp de energia é zero
variação"
Adriene diz:
uhum
pq a variaçao de temperatura é 0
Dalmo diz:
ok
Adriene diz:
então vamos ver a tranformaçao isobarica
explicaçao do livro=maconha

blz
na tranformaçao isobarica a pressão se mantem constante, dã
bem quando ocorre uma expansão isobarica, o volume aumentou, pra pressão se
manter constante é preciso q a temperatura tbm aumente
se a temperatura aumenta, uer dizer que a energia interna aumentou
logo a variaçao de energia interna é maior que 0
voltando a formula, ^U>0, log Q-J>0 tbm, então Q>J
se Q>J, a quantidade de calor que foi recebida, não se transformou toda em
trabalho, por isso aumentou a energia interna
entendeu?
Dalmo diz:
sim
Adriene diz:
eu só vou confirmar se as formulas q ele usou no livro são uteis
oh shit elas são uteis
Dalmo diz:
kk
Adriene diz:
é bom saber, vc sabe o q é calor molar a pressão constante?
Dalmo diz:
não
=X
Adriene diz:
blz
ai que triste
olha
num tem esse Q que a gente usa formula do ^U?
Dalmo diz:
é calor especifico ou molar
?
Adriene diz:
molar
hum
Dalmo diz:
ata
Adriene diz:
lembra do Q=m.c.t?
Dalmo diz:
s
t ou ^T?
Adriene diz:
pois é a mesma formula, só q o c que ele usa é um calor especifico proprio do gas
quando ele está sobre pressão constante
^T
Dalmo diz:
hum
Adriene diz:
pensando em quimica, numero de mols= m/M, lembra? então m= n.M
Dalmo diz:
sim
Adriene diz:
ai ele substitui isso na formula pra poder aparecer o calor molar a pressão
constante
pq calor molar a pressao cosntante é M.c
então
Q=n.M.c.^T
Dalmo diz:
ok
Adriene diz:
só que M.c é o calor molar ai ele cubstitui e fica Q=n. C. ^T
entendeu?
Dalmo diz:
sim sim
Adriene diz:
é bom tu ter entendido pq tem um calor especifico e calor molar pra volume
constante tbm
tipo, é a mesma formula, só muda o calor especifico
pegando o gancho
a tranformaçao isocorica é quando o volume é constante, se o volume é constante
nao tem trabalho
então ^U=Q-J só q J=0, então ^U=Q-0 ------>^U=Q
Dalmo diz:
ok
Adriene diz:
ai é so escrever na mao q Q= m.c.^T , Q=n. M.c. ^T , Q=n. C.^T , e esse calor
especifico é em pressão constante
ele vai te dar ou vai mandar tu descobrir
Dalmo diz:
uhum
Adriene diz:
tu entendeu pq o trabalho é 0? é bom entender bem a teoria
Dalmo diz:
sim entendi
^^
Adriene diz:
otimo
agora a ultima coisa
aleluia
nao nao é a ultima coisa
a penultima é a transformaçao adiabatica
ela é do diabo mesmo
tipo nas ooutras sempre tinha algo q se mantia constante
na adiabatica tudo mudo
*muda
quer dizer
na adiabatica não tem troca de calor, então o Q da formula é 0
então ^U=Q-J , ^U=0-J ,^U=-J
na tranformaçao adiabatica o gás não troca calor com o ambiente, mas troca
outros tipos de energia em forma de trabalho
na expansão adiabatica, a pressão e a temperatura diminuem para q o volume
aumente, na compressão a pressão e a temperatura aumentam para q o volume
diminua
isso pq se a pressão diminui as particulas do gases se separam mais eai aumenta
o volume.
sacou?
agora eu vou comer
Dalmo diz:
sim sim
valeuzao
Adriene diz:
vai resolvendo uns exercicios quando eu voltar a gente ve a ultima arte q é
traformaçao ciclica
hum vc ainda tá ai?
Dalmo diz:
sim
Adriene diz:
hum
eu nao falei um negocio da adiabaitca
é uma lei q tem
é uma formula q tem na pagina 188
la no final a lei de poisson
Dalmo diz:
ok
Adriene diz:
tem tudo explicadinho lá
Dalmo diz:
aiai, vou tomar um banho...
Adriene diz:
mas a formula util é p.V=p.V q ta na letra a do R.57
oks

Dalmo diz:
brigadao
Adriene diz:
de nada