Você está na página 1de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS JURDICAS E ECONMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA

Fichamento Processo de cera perdida

Felipe da Silva Ferreira

VITRIA 2011

Introduo
A fundio foi utilizada pela primeira vez pelo homem por volta de 4000 3000 a.c. no que foi denominado era do bronze, quando o homem comeava utilizar metais como o cobre e o bronze, e mais tarde foram difundidas em pases como o Ir e a China. Na Europa os mtodos de fundio iniciaram-se mais tarde por volta de 2000 a.c, porem utilizaram um mtodo diferente no qual se usava moldes de areia compactada. Vannoccio Biringuccio que trabalhou com fundio no vaticano, foi considerado o pai da fundio no ocidente aps construir sinos canhes e estatuas. Na Amrica do sul em 50 d.c j se fundia cobre, ouro e prata. Porem os antigos mtodos de fundio foram quase esquecidos quando em 1907 um dentista norte-americano, publicou um artigo no qual descrevia a tcnica da cera perdida para a fabricao de prteses dentrias. Ou seja, no decorrer da historia os principais mtodos de fundio utilizados foram: Fundio por molde de areia, Fundio por cera perdida, Fundio em molde permanente por gravidade e Fundio sob presso. Noes tericas da fundio Em consequncia das contraes durante a solidificao e devido s caractersticas da interface slido-lquido, as peas solidificadas podem apresentar-se com cavidades de diferentes tamanhos, forma e distribuio, o projeto de fundio inclui no s o modelo da pea, mas tambm um sistema de suprimento de metal lquido, denominado massalote, canais de alimentao e canais de ataque. Ou seja, o liquido (metal fundido) deve empurrar o material do que era antes o molde para fora e preencher seu espao e se solidificar, mas para isso o metal deve ter fluidez suficiente. Desta forma o molde deve possuir permeabilidade e sadas de ventilao tudo para que a gravidade faa seu papel e preencha o molde. Para a aplicao na joalheria onde varias peas so fabricadas de uma s vez (arvore) somente a presso exercida pelo prprio liquido nem sempre e suficiente. Um dos modelos mais utilizados no mundo e o d arvore, com um canal central que leva o metal ate o molde, os quais ficam arranjados em forma de espiral.

Fundio
O processo de fundio definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fuso, consequente liquefao e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificao. Os mtodos de fundio so muito antigos, sua importncia fundamental para o crescimento tecnolgico desde os primrdios da humanidade. Seu aperfeioamento contnuo, partindo desde pequenas peas fundidas artesanalmente s tcnicas de siderurgia.

Materiais e processos
Geralmente so fundidos metais e certos materiais sintticos a exemplos

de plsticos e polmeros. Antes da fuso do material, necessria a preparao do molde. Este por sua vez consiste num componente cuja funo receber o produto liquefeito e transform-lo por solidificao na pea correspondente ao modelo que serviu de base para a sua formao. O processo de fuso se d pelo aquecimento da matria prima at atingir seu ponto de liquefao. Aps derretida ser escoada ou injetada, numa cavidade normalmente denominada molde. Uma vez resfriada, a matria primasolidifica-se tomando a forma em negativo. Os processos mais utilizados ainda para a confeco dos moldes convencionais so em areia de fundio ou terras especiais. Estes materiais so refratrios e abundantes na natureza, os mais usados so a areia, gesso, cimento e outras substnciascermicas Aps fundido e retirado do molde, o componente adquire a colorao do material de que formado Quando misturados com gua, argila (em alguns casos), e umaglutinante, os moldes adquirem uma coeso uniforme emoldabilidade, sem perder a permeabilidade que permite evacuar os gases no momento da injeo, ou do escoamento. Aps fundido e retirado do molde, o componente vai para a usinagem e tratamento trmico(se for o caso) Os materiais usados na fabricao de moldes podem ser recuperveis ou perecveis metlicos ou no-metlicos.

Etapas do processo
Modelo ou molde (conforme a regio) o nome dado normalmente pea que servir para imprimir no molde de fuso ou forma ou negativo do componente a ser fundido.

Aps usinado e tratado termicamente, o componente vai para a pintura, adquirindo aparncia idntica ao original Para evitar confuso devido aos regionalismos dos termos, ser utilizado neste artigo o termomolde para a forma de fundio, e modelo para a pea que servir de macho de impresso da cavidade receptora de material liquefeito, ou forma de fundio, ou molde de fundio.

Os quatro componentes que representam etapas do processo de fundio No caso do Brasil, necessria esta padronizao devido s vrias etnias e diferentes crenas e portanto nomenclaturas variveis. A nomenclatura adotada segue a utilizada no Paran, que obedece a ABNT. Para que haja uma confeco de um molde dentro das medidas corretas, so necessrias algumas modificaes de natureza dimensional no modelo devido ao processo de fundio: O modelo deve ser ligeiramente maior que a pea original, j que se deve levar em conta a contraotridimensional desta quando da solidificao. Existem normas que devem ser seguidas conforme os metais ou ligas a serem fundidas, estas so disponveis em tabelas ou bacos.

Fabricao do modelo
Para a confeco do modelo que servir para imprimir na forma de areia o formato da pea a ser fundida, geralmente utilizada madeira, plsticos como o uretano, metais como o alumnio ou o ferro fundido. Muitas vezes, se utiliza a prpria pea como modelo, porm esta passa por um processo de aumento tridimensional, geralmente com a aplicao de diversas camadas de tinta ou resina, por exemplo para compensar o efeito da contrao da pea fundida aps o seu resfriamento.

Bipartio do modelo
Geralmente, fabricam-se dois semimodelos correspondentes a cada uma das partes do modelo principal que necessrio fabricar. Muitas vezes, dependendo da geometria da pea, so confeccionados moldes macho e fmea, os semi-modelos, porm so considerados machos.

Em

algumas

regies

forma

de

fundio

chamada

de caixa

de

machos, nomenclatura tambm adotada pelas normas tcnicas. Tambm pode-se cortar o modelo ao meio, ou para ser impresso em duas formas, um erro comum que se comete neste processo de corte, a no observao da espessura da lmina de serra que cortou-o depois de acabado, por isso, comum confeccionar estes com sua matria bruta (antes da formao destes) j preparada antes da usinagem. Devido ao processo de utilizao de dois semi-modelos (ou duas metades) para imprimir as duas cavidades da forma, notamos em algumas peas depois de prontas uma espcie de marcaseparando-a em duas metades, esta a impresso dos moldes.

Compactao da areia em redor do modelo

Para a compactao da areia em redor do modelo, cada semi modelo colocado sobre uma tbua, esta em seguida cercada por quatro tbuas para formar uma caixa. A caixa contendo a pea molde preenchida com areia de fundio. Em seguida feita a compactao em cada forma e viradas 180 graus. So retirados os moldes, e so feitos os canais de respiro (ou vazamento). Aps este processo so montadas as duas metades, ou seja, os dois blocos formando uma pea em cujo interior est o negativo (cavidade) a ser preenchido pelo metal em fuso. Areias de fundio atualmente so sintticas, no no sentido qumico, mas porque so uma mistura de vrios tipos de areias,ligantes argilosos tais como a bentonita e outros aditivos. O componente crtico da areia refratria o cristal de quartzo, um material de toxicidade conhecida. O componente desagregado mais perigoso a farinha de slica ou areia de faceamento, que esparramada no molde, por um saco pequeno. Em uma instalao de alta produo o molde executado em uma mquina de moldagem. Este equipamento projetado para compactar a areia firmemente na caixa de moldagem, minimizando desta forma o esforo fsico do moldador e melhorando a qualidade do molde. Vale lembrar que as tcnicas de moldagem por mquinas apresentam ainda problemas de vibrao e de rudo.

Fabricao do Macho
O macho um elemento refratrio colocado no molde para definir uma cavidade ou espao vazio no fundido final. Uma vez que o material ir fluir em volta do macho ele tem de ser mecanicamente resistente durante o vazamento e ainda tornar-se quebradio aps o vazamento e o resfriamento, permitindo assim, uma fcil remoo da pea fundida do molde,

ou seja, a desmoldagem. A areia para a fabricao do macho preparada em um misturador atravs da mistura de areia de slica com um ligante orgnico tal como o leo de linhaa e amido ou dextrina. H preocupaes a serem respeitadas em relao ao manuseio da resina e do catalisador enquanto se prepara a mistura. Tais preocupaes devem incluir a proteo de pele e olhos para ambas as resinas a base de fenol e ureia, requer-se ainda o controle por ventilao e exausto no misturador, na mquina de moldagem do macho, no local de resfriamento do macho e nas estaes de vazamento fundio, resfriamento da pea e na rea de remoo da areia da pea fundida A areia preparada colocada em uma caixa de macho determinando a forma do mesmo, aps o macho retirado e curado em uma estufa para se conseguir uma forma refratria enrijecida.

Colocao do macho
Se a pea que se quer fabricar oca, ser necessrio dispor de machos que evitem que o metal fundido se propague pelas cavidades. Geralmente os machos so fabricados com areias mais finas e misturadas com materiais que proporcionam uma compactao maior (Existem algumas argilas especficas para isso). Esta tcnica permite uma manipulao manual na insero destes na cavidade do molde. Um exemplo do uso deste tipo de macho so os blocos de motores, onde existe a necessidade de preservar os condutos de lubrificao e de passagem de gua para resfriamento. Uma vez montado o macho dentro das cavidades, formadas pelo modelo primrio, as duas metades do molde de fundio sero juntadas para receberem o material sob fuso.

Drenos
Quando o material fundido preenche as cavidades, necessrio que haja uma pequena sobra deste para expulsar o ar e possveis contaminaes. So executados na feitura dos moldes de fundio alguns canais de vazamento para possibilitar a drenagem do material. drenos ou gitos.

Esfriamento e solidificao
Esta a etapa mais crtica de todo o processo, j que um esfriamento excessivamente rpido pode provocar tenses mecnicas na pea, inclusive com aparecimento de trincas, e a formao de bolhas. Se houver um resfriamento muito lento ocorrer a diminuio da produtividade.

Estes eventos influenciam bastante o tamanho, forma, uniformidade e composio qumica dos gros formados na pea fundida, que por sua vez influencia as suas propriedades globais. Os factores mais importantes que afetam estes eventos so: o tipo do metal, as propriedades trmicas do metal e do molde, a relao geomtrica entre o volume e rea da superfcie da fundio e a forma do molde.

Desmoldagem
Aps resfriado e solidificado o material fundido, executada a retirada da pea do molde. Ao faz-lo deve-se tomar o cuidado de retirar a areia dos machos. Retirada a areia dos machos e da pea, esta pode ser reaproveitada em outros moldes de fundio indefinidamente, desde que no tenha sido contaminada por nenhum elemento que venha a causar alguma reao. Erro comum nas fundies a contaminao de determinados materiais em sua superfcie por outros que ficaram dispersos na areia, causando s vezes certas contaminaes superficiais indesejveis.

Desrebarbeamento
Aps retirada do molde de fundio a pea possui diversas rebarbas ocasionadas pelo vazamento atravs dos canais de respiro, alimentao e dreno, alm da marca da emenda das caixas de macho que deixa s vezes alguma rebarba. Quando ocorre este efeito, necessria uma limpeza da pea atravs do desrebarbeamento, este processo consiste na retirada das sobras e rebarbas por esmeris, ou por lixadeiras. Estas mquinas possuem ferramentas ou materiais abrasivos cuja finalidade limpar ou retirar as rebarbas.

Acabamento e limpeza
Depois do processo de retirada das rebarbas, ainda existem imperfeies e areia nas salincias e reentrncias das peas, normalmente se faz uma limpeza atravs de escovas de ao manuais ou rotativas, alm da utilizao de lixas, ou jateamento, se for o caso.

Tratamento trmico
Depois de rebarbadas, as peas podem necessitar algum tipo de tratamento trmico para rearranjo de sua estrutura interna. Esta executada em fornos especiais que fazem a tmpera (endurecimento total, ou superficial)e revenimento, cementao (Tratamento de superfcie para

endurecimento em determinadas regies da pea), normalizao ou recozimento (para aliviar tenses internas).

Usinagem
Peas mecnicas dificilmente ficam prontas e acabadas aps a sua limpeza, ainda necessitam, em alguns casos, serem usinadas e trabalhadas por mquinas ferramentas. O motivo so as rebarbas, ou imperfeies que ocorrem no processo de fundio. Somente componentes que no necessitam preciso absoluta em suas dimenses, suas no precisam ser torneados, retificados, usinados ou manipulados em medidas. Tratamentos

trmicos Alguns tipos de ferros fundidos, podem ser submetidos tratamentos localizados de superfcie, tal como; tmpera de borda em ferramentas de corte, ou mesmo em reas que possuam raios em ferramentas de dobra, ou mesmo em superfcies que sofrero severos atritos,este procedimento aplicado para prolongar a vida til dos fundidos,para aplicao deste procedimento necessrio submeter o material a uma temperatura de +ou- 800C com auxlio de maaricos e deix-lo resfriar naturalmente ou seja na temperatura ambiente, para que se acentue uma dureza caracterizada no tipo de fundido que se est trabalhando.

Retfica
Saindo do tratamento trmico, algumas peas podem necessitar um aumento de preciso em suas medidas. Muitas vezes se utiliza o processo de retificao executado por mquinas ferramentas chamadas retficas. Os processos de acabamento descritos acima variam de pea para pea, podendo ser utilizados em maior ou menor grau. Dependendo do tipo de pea, ao sair da fundio j est pronta e acabada.

Processos

Existem diversos processos de fundio. Estes consistem na fuso da matria prima a ser moldada geralmente em "cadinhos". Cadinhos so reservatrios fabricados em material refratrio onde a matria prima derretida e drenada ou derramada posteriormente para as formas, ou moldes de fundio.

Moldes de fundio
Existem diversos tipos de moldes de fundio. Alguns em areia, outros em gesso ou materiais refratrios diversos, existem ainda moldes cermicos e metlicos, descartveis, reciclveis, mecanizados, manuais, etc.