Você está na página 1de 23

Processos de Fabricao

Processos sem produo de cavaco: Fundio Laminao Extruso Trefilao Forjamento Estamparia Soldagem

Processos com produo de cavaco: Introduo usinagem Corte Plainamento Furao Torneamentno Fresagem Retificao Brunimento Lapidao Polimento Mandrilhamento Brochamento Eletroeroso

Fundio

Dentre essas vrias maneiras de trabalhar o material metlico, a fundio se destaca, no s por ser um dos processos mais antigos, mas tambm porque um dos mais versteis, principalmente quando se consideram os diferentes formatos e tamanhos das peas que se pode produzir por esse processo.

Fundio o pocesso de fabricao de peas metlicas que consiste essencialmente em encher com metal lquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da pea a ser fabricada.

A fundio um processo de fabricao inicial, porque permite a obteno de peas com formas praticamente definitivas, com mnimas limitaes de tamanho, formato e complexidade, e tambm o p rocesso pelo qual se fabricam os lingotes.

a partir do lingote que se realizam os processos de conformao mecnica para a o bteno de chapas, placas, perfis etc.

O processo de fundio no se restringe s ao ferro. Pode ser empregado com os mais variados tipos de ligas metlicas, desde que elas apresentem as propriedades ad equadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fuso e fluidez.

A fundio comeou a ser usada pelo homem mais ou menos a 3000 a.C. Fundiu -se primeiro o cobre, depois o b ronze, e, mais recentemente, o ferro, por causa da dificuldade em a lcanar as temperaturas necessrias para a realizao do processo. 2

As descobertas da Revoluo Industrial, como os fornos Cubil os fornos eltricos, e a mecanizao do processo, muito contriburam para o desenvolvimento da fundio do ferro e, conseqentemente, do ao.

Os processos de fabricao mecnica que utilizam produtos semi-acabados, tais como; chapas, barras, perfis, tubos, fios e arames, como matria-prima exigem vrias etapas de fabricao que devem ser realizadas antes que o material metlico se transforme em uma pea. Por outro lado, a fundio parte diretamente do metal lquido para a fabricao da pea.

a) A fundio parte diretamente do metal lquido e, no mnimo, economiza etapas dentro do processo de fabricao.

b) As peas fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples at as bem complicadas, com formatos impossveis de s erem obtidos por outros processos.

c) As peas fundidas podem apresentar dimens es limitadas somente pelas restries das instalaes onde so produzidas. Isso quer dizer que po ssvel produzir peas de poucos gramas de peso e com espessura de par ede de apenas alguns milmetros ou pesando muitas toneladas.

d) A fundio permite um alto grau de automatizao e, com isso, a produo rpida e em s rie de grandes quantidades de peas.

e) As peas fundidas podem ser produzidas dentro de padres variados de acabamento (mais liso ou mais spero) e tolerncia dimensional (entre 0,2 mm e 6 mm) em funo do processo de fundio usado. Por causa disso, h uma grande economia em operaes de usinagem.

f) A pea fundida possibilita grande economia de peso, porque permite a o bteno de paredes com espessuras quase ilimitadas.

Etapas da fundio

A matria-prima metlica para a produo de peas fundidas constituda pelas ligas metlicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e no-ferrosas (ligas de cobre, alumnio, zinco e magnsio).

O processo de fabricao dessas peas por meio de fundio pode s er resumido nas seguintes operaes:

1.

Confeco do modelo Essa etapa consiste em construir um modelo

com o formato aproximado da pea a ser fundida. Esse modelo vai servir p ara a construo do molde e suas dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para po sterior usinagem da pea. Ele feito de madeira, alumnio, ao, resina plstica e at is opor.

2.

Confeco do molde O molde o dispositivo no qual o metal fundido

colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida.

3.

Confeco dos machos Macho um dispositivo, feito tambm de a-

reia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Eles so colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para rec eber o metal l quido.

4.

Fuso Etapa em que acontece a fuso do metal.

5.

Vazamento O vazamento o enchimento do molde com metal l quido.

6.

Desmoldagem - Aps determinado perodo de tempo em que a pea se

solidifica dentro do molde, e que depende do tipo de pea, do tipo de molde

e do metal (ou liga metlica), ela retirada do molde (desmoldagem) manualmente ou por processos m ecnicos.

7.

Rebarbao A rebarbao a retirada dos canais de alimentao,

massalotes e rebarbas que se formam durante a fundio. Ela realizada quando a pea atinge te mperaturas prximas s d o ambiente.

Canais de alimentao so as vias, ou condutos, por onde o metal lquido passe para chegar ao molde.

Massalote uma espcie de reserva de metal que preenche os espaos que vo se formando medida que a pea vai solidificando e se contraindo.

8.

Limpeza - A limpeza necessria porque a pea apresenta uma srie de

incrustaes da areia usada na confeco do molde. Geralmente ela feita por meio de jatos abrasivos.

Essa seqncia de etapas a que normalmente seguida no processo de fundio por gravidade em areia, que o mais utilizado. Um exemplo bem comum de produto f abricado por esse processo o bloco dos motores de automveis e caminhes.

O processo de fundio por gravidade com moldagem em areia apresenta variaes. As principais so: fundio com moldagem em areia aglomerada com argila; fundio com moldagem em areia aglomerada com resinas.

A fundio por gravidade usa tambm moldes cermicos. Esse processo recebe o n ome de fundio de preciso.

Existe ainda um outro proces so de fundio por gravidade que usa moldes metlicos. Quando so usados moldes metlicos, no so necessrias as etapas de confeco do modelo e dos moldes.

Caractersticas e defeitos dos produtos fundidos

As peas fundidas apresentam caractersticas que esto estreitamente ligadas ao processo de fabricao como por exemplo:

acrscimo de sobremetal, ou seja, a camada extra de metal que ser de sbastada por processo de usinagem.

furos pequenos e detalhes complexos no so feitos na pea porque dificu ltam o processo de fundio, embora apaream no desenho. Esses detalhes so depois executados tambm por meio de usinagem.

arredondamento de cantos e engrossamento das paredes da pea para evitar defeitos como trincas e melhorar o preenchimento com o metal l quido.

Como em todo o processo, s vezes, podem surgir defeitos. Alguns defeitos comuns das peas fundidas so:

incluso da areia do molde nas paredes internas ou externas da pea. Isso causa problemas de usinagem: os gros de areia so abrasivos e, por isso, estragam a ferramenta. Alm disso, causam defeitos na superfcie da pea usinada.

defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas duras indesejveis no material. Isso tambm causa desgaste da ferramenta de usinagem.

rechupe, ou seja, falta de material devido ao processo de solidificao, ca usado por projeto de massalote malfeito.

porosidade, ou seja, a existncia de buraquinhos dentro de pea. Eles se originam quando os gases que existem dentro do metal lquido n o so eliminados durante o processo de vazamento e solidificao. Isso causa frag ilidade e defe itos superficiais na pea usinada.

Fundio em areia

Os moldes de areia so os que suportam melhor as altas temperaturas de fuso dos metais.

A qualidade da pea fundida est diretamente ligada qualidade do molde.

A moldagem em areia verde o mais simples e o mais usado nas fundies. O processo tem esse nome somente porque a mistura com a qual o molde feito mantm sua umidade original, ou seja, no passa por um processo de secagem.

A preparao do molde, neste caso, consiste em compactar mecnica ou man ualmente uma mistura refratria plstica chamada areia de fundio, sobre um modelo montado em uma caixa de moldar.

Esse processo segue as seguintes etapas:

10

1.

A caixa de moldar colocada sobre uma placa de madeira ou no cho. O

modelo, coberto com talco ou grafite para evitar aderncia da areia, ento colocado no fundo da caixa. A areia compactada sobre o modelo manua lmente ou com o auxlio de marteletes pneumticos.

2.

Essa caixa, chamada de caixa -fundo, virada de modo que o modelo fi-

que para cima.

3.

Outra caixa de moldar, chamada de caixa -tampa, ento posta sobre a

primeira caixa. Em seu interior so colocados o massalote e o canal de descida. Enche-se a caixa com areia que socada at que a caixa fique completamente cheia.

4.

O canal de descida e o massalote so retirados e as caixas so sep a-

radas. 11

5.

Abre-se o copo de vazamento na caixa -tampa.

6.

Abre-se o canal de distribuio e o canal de entrada na caixa -fundo e re-

tira-se o modelo.

7.

Coloca-se a caixa de cima sobre a caixa de baixo. Para prender uma na

outra, usam -se presilhas ou grampos.

12

Depois disso, o metal vazado e aps a solidificao e o resfriamento, a pea desmoldada, com o canal e o massalote retirados. Obtm -se, assim, a pea fundida, que depois limpa e rebarbada.

A seqncia da preparao do molde que descrevemos manual. Nos casos de pr oduo de grandes quantidades, usa-se o processo mecanizado com a ajuda de mquinas de moldar conhecidas como automticas ou semi-automticas que permitem a produo macia de moldes em reduzido intervalo de tempo.

Para que um produto fundido tenha a qualidade que se espera dele, os moldes devem apresentar as seguintes caractersticas essenciais: a) b) resistncia suficiente para suportar a presso do metal lquido. resistncia ao erosiva do metal que escoa rapidamente durante o vazamento. c) mnima gerao de gs durante o processo de vazamento e solidific ao, a fim de impedir a contaminao do metal e o rompimento do molde. d) permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante o vazamento do metal. e) refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fuso dos metais e que facilite a desmoldagem da pea. f) possibilidade de contrao da pea, que acontece durante a solidific ao.

Areia de fundio

13

A matria-prima para a moldagem em areia verde composta basicamente por um agregado granular refratrio chamado de areia-base que pode ser slica, cromita ou zi rconita, mais argila (como aglomerante) e gua.

Tanto metais ferrosos quanto no-ferrosos podem ser fundidos nesse tipo de molde. Os moldes so preparados, o metal vazado por gravidade, e as peas so desmold adas durante rpidos ciclos de produo. Aps a utilizao, praticamente toda a areia (98%) pode ser reutilizada. Esse processo de moldagem facilmente mecanizvel, sendo realizado por meio de mquinas autom ticas.

Como qualquer outro processo, apresenta vantagens e des vantagens que esto listadas a seguir:

Vantagens
1. A moldagem por areia verde o mais barato dentre todos os mtodos de produo de moldes. 2. H menos distoro de formato do que nos mtodos que usam areia seca, porque no h necessidade de aquecimento. 3. As caixas de moldagem esto prontas para a reutilizao em um mnimo espao de tempo. 4. 5. Boa estabilidade dimensional. Menor possibilidade de surgimento de trincas. 4. 3. 2. 1.

Desvantagens
O controle da areia mais crtico do que nos outros processos que tambm usam areia. Maior eroso quando as peas fundidas so de maior tamanho. O acabamento da superfcie piora nas peas de maior peso. A estabilidade dimensional menor nas peas de maior tamanho.

14

Shell molding

Foram as desvantagens da fundio em areia que motivam a procura de outros tipos de materiais aglomerantes que pudessem ser misturados com a areia. Isso levou util izao das resinas sintticas que permitiram o aparecimento de processos de model agem como shell molding.

Moldes mais resistentes

O uso das resinas foi um grande aperfeioamento na utilizao de areia para a prod uo de moldes de fundio. A areia no precisa mais ser compactada porque o aglom erante, que como uma espcie de cola, cuja funo de manter juntos os gros de areia. E isso feito de dois m odos: a quente ou a frio.

Cura a quente

Um dos processos, que usa calor para provocar a reao qumica entre o agl omerante e os gros da areia, aquele chamado de moldagem de casca ( shell molding).

realizado d a seguinte maneira:

1.

Os modelos, feitos de metal para resistir ao calor e ao desgaste, so f i-

xados em placas, juntamente com os sistemas de canais e os alimentad ores.

2.

A placa presa na mquina e aquecida por meio de bicos de gs at a-

tingir a temperatura de trabalho (entre 200 e 250C).

15

3.

A placa ento girada contra um reservatrio contendo uma mistura de

areia/resina de modo que o modelo fique envolto por essa mistura.

4.

O calor funde a resina que envolve os gros de areia e essa mistura,

aps algum tempo (15 segundos), forma uma casca (shell) com a espessura n ecessria (entre 10 e 15 mm) sobre o modelo.

5.

A cura da casca, ou seja, o endurecimento da resina se completa

quando a placa colocada em uma estufa em temperaturas entre 35 0 e 450C.

16

6.

Aps 2 ou 3 minutos, a casca extrada do modelo por meio de pinos

extratores.

Por causa da caracterstica do processo, a casca corresponde a uma metade do molde. Para obter o molde inteiro, necessrio colar duas metades.

Esse processo de moldagem permite que os moldes e machos sejam estocados para uso posterior. Alm disso, ele fornece um bom acabamento para a superfcie da pea, alta estabilidade dimensional para o molde, possibilidade de trab alhar com tolerncias mais estreitas, facilidade de liberao de gases durante a solidificao. totalmente mecanizado e automatizado e adequado para peas pequenas e de formatos compl exos. A fundio das peas feita por gravidade.

A maior desvantagem desse processo o custo mais elevado em relao moldagem em areia verde.

Cura a frio

O processo de cura a frio o processo no qual a resina empregada se encontra em e stado lquido. Para que a reao qumica seja desencadeada, adiciona -se um catalis ador mistura de res ina com areia limpa e seca.

Essa mistura feita, por meio de equipamentos, na hora da moldagem e deve ser e mpregada imediatamente porque a reao qumica de cura comea a se desenvolver a ssim que a mistura est pronta. O processo o seguinte:

17

1. xas. 2.

Os modelos, que podem ser feitos de madeira, so fixados em cai-

A mistura areia/resina/catalisador feita e continuamente despejada

e socada dentro da caixa, de modo a garantir sua compactao. 3. A reao de cura inicia-se imediatamente aps a moldagem e se

completa algumas horas depois. 4. 5. O modelo retirado girando-se a caixa 180. O molde ento pintado com tintas especiais para fundio. Estas

tm duas funes: aumentar a resistncia do molde s tenses geradas p ela ao do metal lquido, e dar um melhor acabamento para a superfc ie da pea fundida. 6. O molde aquecido com maarico ou levado para uma estufa para

a secagem da tinta.

Com esse processo, os fundidores obtm moldes mais rgidos para serem usados p ara a produo de peas grandes e de formatos complicados com bom acabam ento de superfcie. O vazamento do metal feito por gravidade.

A cura a frio um processo de moldagem mais caro quando comparado aos outros processos que usam areia. Alm disso, os catalisadores so compostos de subst ncias cidas e corrosivas, que exigem muito cuidado na manipulao porque so muito txicas.

18

Fundio de preciso

O objetivo da fundio de preciso obter um produto fundido com peso mximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento de superfcie e tolerncias mais estreitas em suas medidas, ou seja, um produto com caractersticas aliadas qualidade do produto usinado.

Por esse processo, pode-se fundir ligas de alumnio, de nquel, de magnsio, de cobre, de cobre-berlio, de bronze -silcio, lato ao silcio, ligas resistentes ao calor, alm do ao e do ao inoxidvel para a produo de peas estruturais para a indstria aeronutica, para motores de avio, equipamentos aeroespaciais, de processamento de dados, tu rbinas a gs, mquinas operatrizes, equipamentos mdicos, odontolgicos, pticos etc.

A fundio de preciso se diferencia dos outros processos de fundio na confeco dos modelos e dos moldes. Enquanto nos processos por fundio em areia , o modelo reaproveitado e o molde destrudo aps a produo da pea, na fundio de preciso tanto o modelo quanto o molde so destrudos aps a produo da pea.

Os modelos para a confeco dos moldes so produzidos em cera a partir de uma m atriz metlica formada por uma cavidade com o formato e dimenses da pea des ejada.

Para formar os modelos a cera injetada dentro da matriz no estado lquido.

O molde produzido a partir de uma pasta ou lama refratria feita com slica ou zircon ita, na forma de areia muito fina, misturada com um aglomerante feito com gua, silicato de sdio e/ou silicato de etila. Essa lama endurece em contato com o ar e nela que o modelo de cera ou plstico mergulhado. Quando a lama endurece em volta do mod elo, forma-se um molde rgido. Aps o endurecimento da pasta refratria, o molde aquecido, o modelo derretido, e destrudo.

Essa casca endurecida o molde propriamente dito e nele que o metal lquido vazado. Assim que a pea se solidifica, o molde inutilizado. Por causa das caractersti-

19

cas desse processo, ele tambm pode ser chamado de fundio por moldagem em cera perdida.

Resumindo, a fundio por moldagem em cera perdida apresenta as seguintes etapas:

1.

A cera fundida injetada na matriz para a produo do modelo e dos c a-

nais de vazamento.

2.

Os modelos de cera endurecida so montados no canal de alimentao

ou vazamento.

3.

O conjunto mergulhado na lama refratria.

20

4.

O material do molde endurece e os modelos so derretidos e e scoam.

5.

O molde aquecido preenchido com metal lquido por gravidade, centr i-

fugao ou a v cuo.

21

6.

Depois que a pea se solidifica, o material do molde quebrado para

que as peas sejam retiradas.

7.

As peas so rebarbadas e limpas.

Em muitos casos, as peas obtidas por esse processo chegam a dispensar a usin agem devido qualidade do acabamento de superfcie obtido. Mesmo quando a usinagem faz-se necessria, demanda acabamento mnimo e isso reduz os custos de pr oduo.

Vantagens e desvantagens

22

Como qualquer processo de fabricao, a fundio de preciso tem suas vantagens e desvantagens. Suas principais vantagens so: Possibilidade de produo em massa de peas de formatos complic a-

dos, difceis ou impossveis de se produzir por processos convencionais de fundio ou mesmo por us inagem. Possibilidade de reproduo de detalhes precisos de construo, can-

tos vivos, paredes finas etc. Possibilidade de obteno de maior preciso dimensional e superfcies

com melhor acabamento. Devido ao bom acabamento e preciso dimensional das peas produzi-

das por esse processo, no h necessidade da preocupao com a utilizao de l igas de fcil usinagem. Possibilidade de utilizao de praticamente qualquer metal ou liga. Possibilidade de controle rigoroso da estrutura do material fundido de

modo a garantir o controle preciso das propriedades mecnicas da pea produzida.

Por outro lado, as desvantagens so: As dimenses e o peso das peas so limitados (cerca de 5kg), devido

ao custo elevado e capacidade dos equipamentos disponveis. O custo se eleva medida que o tamanho da pea aumenta. Para peas maiores (entre 5 e 25 kg), o investimento inicial muito ele-

vado.

23