Você está na página 1de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais

Soldagem I Descontinuidades e Inspeo em Juntas Soldas

Prof. Paulo J. Modenesi

Belo Horizonte, julho de 2008

DESCONTINUIDADES E INSPEO EM JUNTAS SOLDADAS 1. Descontinuidades - Introduo: Designa-se, como descontinuidade, a qualquer interrupo da estrutura tpica (ou esperada) de uma junta solda. Neste sentido, o termo descontinuidade pode abranger uma falta de homogeneidade de caractersticas fsicas, mecnicas ou metalrgicas do material ou da solda. A existncia de descontinuidades em uma junta no significa necessariamente que a mesma seja defeituosa ou inadequada para o uso a que se presta. Esta condio depende da aplicao a que se destina o componente e , em geral, caracterizada pela comparao das dimenses ou da quantidade das descontinuidades encontradas ou do valor das propriedades medidas com nveis estabelecidos em um cdigo, projeto ou contrato pertinente. Assim, considera-se uma junta soldada contm defeitos quando esta apresenta descontinuidades ou valores de propriedades (que, nesta situao, so considerados como defeitos) que no atendam ao exigido, por exemplo, por um dado cdigo. Juntas defeituosas precisam, em geral, ser reparadas ou, mesmo, substitudas. Existem quatro tipos gerais de descontinuidades: (a) dimensionais, (b) estruturais, (c) relacionadas com propriedades indesejveis da regio da solda e (d) com as propriedades do metal de base. 2. Descontinuidades Dimensionais Para a fabricao de uma estrutura soldada, necessrio que tanto a estrutura como as suas soldas tenham dimenses e formas similares (dentro das tolerncias exigidas) s indicadas em desenhos, projetos ou contratos. Uma junta que no atenda a esta exigncia pode ser considerada defeituosa, sendo necessria a sua correo antes da aceitao final da estrutura. As principais descontinuidades estruturais so: 2.1. Distoro: a mudana de forma da pea soldada devido s deformaes trmicas do material durante a soldagem. A distoro e suas caractersticas j foram discutidas em outra parte deste curso. Em linhas gerais, problemas de distoro so controlados ou corrigidos por medidas como: (1) projeto cuidadoso da pea ou estrutura, (2) planejamento da sequncia da deposio das soldas, (3) projeto adequado do chanfro, (4) adoo de tcnicas especiais para a deposio da solda, (5) desempeno, com ou sem a aplicao de calor, da junta soldada e (6) remoo e correo de soldas problemticas. A forma usada de correo depende do cdigo ou especificao considerados, de acordo entre o fabricante e cliente ou, mesmo, dos equipamentos disponveis. 2.2. Preparao Incorreta da Junta: Inclui a falha em se produzir um chanfro com as dimenses ou forma especificadas, por exemplo, em um desenho e adequadas para a espessura do material e para processo e procedimento de soldagem a serem usados. Uma falha deste tipo pode aumentar a tendncia para a formao de descontinuidades estruturais (item 2) na solda, devendo, idealmente ser corrigida antes da soldagem.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 1

2.3. Dimenso Incorreta da Solda: As dimenses (figura 1) de uma solda so especificadas para atender algum requisito como um nvel de resistncia mecnica adequado. Soldas com dimenses fora do especificado podem ser consideradas como defeituosas uma vez que deixam de atender a estes requisitos ou, no caso de soldas, cujas dimenses ficam maiores que as especificadas, levam ao desperdcio de material ou aumentam a chance de distoro e outros problemas. As dimenses de uma solda podem ser verificadas por meio de gabaritos (ver item 7.1).

p1

g p2
(a)

p1 p2
(b)

Figura 1 Perfis adequados de soldas de filete e suas dimenses: p1 e p2 pernas e g garganta. Cordo cncavo (a) e convexo (b).

2.4. Perfil Incorreto da Solda: O perfil de uma solda importante. Do ponto de vista mecnico, variaes geomtricas bruscas agem como concentradores de tenso, facilitando o aparecimento de trincas, por exemplo, por fadiga. O perfil do cordo pode tambm ser considerado como inadequado quando (i) facilitar o aprisionamento escria entre passes de soldagem, (ii) levar ao acmulo de resduos e, assim, prejudicar a resistncia corroso da estrutura ou (iii) fazer com que a solda tenha, em alguns locais, dimenses incorretas. Esta forma de descontinuidade est, em geral, associada com problemas operacionais (manipulao incorreta do eletrodo, parmetros incorretos de soldagem, instabilidade do processo, etc). A figura 2 ilustra exemplos de perfis inadequados de soldas.

Garganta insuficiente

Convexidade excessiva

Mordedura

Dobra

Perna insuficiente

Falta de penetrao

Figura 2 - Exemplos de perfis inadequados de soldas de filete.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 2

2.5. Formato Incorreto da Junta: O posicionamento ou o dimensionamento inadequado das peas pode levar a problemas como o desalinhamento em juntas de topo (figura 3). Problemas de distoro podem tambm ser um importante fator para a obteno de juntas soldas com um formato incorreto.

Figura 3 Desalinhamento em junta de topo.

3. Descontinuidades Estruturais em Soldas por Fuso 3.1 Porosidade: Porosidade formada pela evoluo de gases, na parte posterior da poa de fuso, durante a solidificao da solda. Os poros tm usualmente um formato esfrico, embora poros alongados (porosidade vermiforme) possam ser formados, em geral, associados com o hidrognio. Causas operacionais para a formao de porosidade incluem, por exemplo, (1) a existncia de contaminaes de leo e graxa, oxidao e de umidade na superfcie do metal de base, de consumveis e no equipamento de soldagem e (2) perturbaes na proteo do metal lquido causadas por turbulncia no gs de proteo devido a uma vazo muito elevada ou a problemas no equipamento ou por efeito de correntes de ar. Parmetros inadequados de soldagem como corrente excessiva e um arco muito longo podem, tambm, causar a formao de porosidade, particularmente, na soldagem SMAW. Neste processo, estas condies favorecem a degradao do revestimento ou o consumo excessivo de desoxidantes, propiciando a evoluo de CO na poa de fuso e a formao de porosidade. Quanto sua distribuio na solda, a porosidade pode ser dividida em: (a) uniformemente distribuda, (b) agrupada (associada, em geral, com pontos de abertura ou de interrupo do arco) e (c) alinhada (que ocorre, em geral, no passe de raiz), figura 4.

(a)

(b)

(c)

Figura 4 Esquema dos tipos de distribuio de porosidade: (a) distribuda, (b) agrupada e (c) alinhada (radiografia esquemtica).

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 3

3.2. Incluses de Escria: Este termo usado para descrever partculas de xido e outros slidos no-metlicos aprisionados entre passes de solda ou entre a solda e o metal de base (figura 5). Em vrios processos de soldagem, uma escria formada por materiais pouco solveis no metal fundido e que tendem a sobrenadar na superfcie da poa de fuso devido sua menor densidade. Uma manipulao inadequada do eletrodo durante a soldagem pode fazer com que parte da escria escoe frente da poa de fuso aprisionando-a sob o cordo. Adicionalmente, na soldagem com vrios passes, parte da escria depositada com um passe pode ser inadequadamente removida e no ser refundida pelo passe seguinte ficando aprisionada sob este passe. Diversos fatores operacionais podem dificultar a remoo da escria, incluindo, a formao de um cordo irregular ou o uso de um chanfro muito fechado. Este tipo de descontinuidade aparece, em geral, com uma forma alongada em radiografias. Incluses de escria podem agir como concentradores de tenso favorecendo a iniciao de trincas.
Incluso de escria

Figura 5 - Incluso de escria. 3.3. Incluso de Tungstnio: Este tipo de incluso pode ocorrer na soldagem GTAW (TIG) como resultado de um contato (acidental) entre o eletrodo e a poa de fuso durante a soldagem. Como conseqncia, partculas de tungstnio podem ser transferidas para a poa de fuso e, com a solidificao desta parte do cordo, ficarem presas como incluses no cordo de solda. Estas incluses, embora metlicas (de tungstnio), so duras e frgeis. Pelo exposto, fica claro que a causa operacional mais importante de formao desta descontinuidade uma manipulao incorreta da tocha pelo soldador. 3.4. Falta de Fuso: Este termo refere-se ausncia de unio por fuso entre passes adjacentes de solda ou entre a solda e o metal de base (figura 6). A falta de fuso causada por um aquecimento inadequado do material sendo soldado como resultado de uma manipulao inadequada do eletrodo, do uso de uma energia de soldagem muito baixa, da soldagem em chanfros muito fechados ou, mesmo, da falta de limpeza da junta. Esta descontinuidade um concentrador de tenses severo, podendo facilitar a iniciao de trincas, alm de reduzir a seo efetiva da solda para resistir a esforos mecnicos.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 4

Falta de fuso

Figura 6 - Falta de fuso. 3.5. Falta de Penetrao: O termo refere-se falha em se fundir e encher completamente a raiz da junta (figura 2 e 7). A falta de penetrao causada por diversos fatores, destacando-se a manipulao incorreta do eletrodo, um projeto inadequado da junta (ngulo de chanfro ou abertura da raiz pequenos) ou, alternativamente, a escolha de um eletrodo muito grande para um dado chanfro (em ambos os casos, torna-se difcil, ou impossvel, direcionar o arco para a raiz da junta) e o uso de uma baixa energia de soldagem. Falta de penetrao causa uma reduo da seo til da solda alm de ser um concentrador de tenses. Deve-se ressaltar que, frequentemente, juntas so especificadas para terem penetrao parcial. Nesses casos, a falta de penetrao, desde que mantida nos limites especificados, no considerada como um defeito de soldagem.

Falta de Penetrao

Figura 7 - Falta de penetraco. 3.6. Mordedura: Este termo usado para descrever reentrncias agudas formadas pela ao da fonte de calor (o arco) entre um passe de solda e o metal de base ou um outro passe adjacente. Quando formada na ltima camada do cordo, a mordedura causa uma reduo da espessura da junta e atuar como um concentrador de tenses (figura 2 e 8). Quando formada no interior da solda, ela pode ocasionar a formao de uma falta de fuso ou de incluso de escria. Mordeduras so causadas por manipulao inadequada do eletrodo, comprimento excessivo do arco e por corrente ou velocidade de soldagem elevadas, sendo a sua formao facilitada na soldagem na posio horizontal. A tendncia formao desta descontinuidade depende tambm do tipo de consumvel (eletrodo, fluxo ou gs de proteo) usado.

Figura 8 - Mordeduras.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 5

3.7. Trincas: So consideradas, em quase todos os casos, como as descontinuidades mais graves em uma junta soldada por serem fortes concentradores de tenso. Trincas resultam da atuao de tenses de trao (tenses transientes, residuais ou externas) sobre um material incapaz de resistir a elas, em geral, devido a algum problema de fragilizao. Elas podem se formar durante, logo aps a soldagem, em outras operaes de fabricao subsequentes soldagem ou durante o uso do equipamento ou estrutura soldada. A figura 9 mostra uma trinca formada durante a solidificao da poa de fuso de um cordo de solda. A figura 10 ilustra diversas descontinuidades estruturais observadas na seo transversal de uma solda (a arco) em ao.

Figura 9 Trinca no centro do cordo formada entre uma chapa de ao baixo carbono de 9mm de espessura e um pino de ao SAE 1045. Ataque: Nital 10%.

Figura 10 Descontinuidades diversas em uma solda em ao estrutural. Ataque: Nital 10%.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 6

4. Propriedades Inadequadas Soldas depositadas em uma pea ou estrutura devem possuir propriedades (mecnicas, qumicas, etc.) adequadas para a aplicao pretendida. Estas propriedades so, em geral, especificadas em normas, especificaes, projeto ou em contrato e verificadas em testes de qualificao ou em amostras retiradas de um lote da produo. Propriedades mecnicas frequentemente avaliadas incluem o limite de resistncia trao, limite de escoamento, dutilidade e tenacidade do metal de base e da junta soldada. Propriedades ou caractersticas qumicas de interesse podem incluir a composio qumica e a resistncia a diferentes tipos de corroso. 5. Descontinuidades em Outros Tipos de Solda Diferentes processos de soldagem podem gerar descontinuidades diferentes das usualmente consideradas para soldas por fuso. Em processos de soldagem de resistncia por ponto e costura, aspectos importantes para a qualidade da solda incluem: Aparncia superficial (profundidade de penetrao do eletrodo nas peas, fuso da superfcie, formato irregular da solda, deposio de material do eletrodo nas peas, trincas e cavidades). Dimenses da solda. Resistncia e dutilidade da junta. Descontinuidades internas (trincas, porosidade, cavidades de contrao, etc.). Separao das peas e expulso de metal fundido. Variabilidade das caractersticas de um conjunto de soldas (por exemplo, como resultado do desgaste dos eletrodos). Em processos de soldagem de resistncia de topo, por centelhamento e outros processos no estado slido, algumas descontinuidades comuns so: Desalinhamento. Rebarba excessiva ou insuficiente. Falta de unio na linha da solda. Trincas. Oxidao dos contornos de gro. Descarbonetao. Vazios. Incluses. Mudana na linhas de fluxo do material. Descontinuidades comuns em juntas brasadas incluem: Falta de enchimento da junta pelo metal de brasagem. Aprisionamento de fluxo. Eroso do metal base. Trincas. Aparncia superficial anadequada. Variao dimensional. Como j discutido, dependendo da exigncia da aplicao especficas, diferentes das descontinuidades listadas, com diferentes graus de severidade podem ser, ou no, aceitveis.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 7

6. Inspeo de Juntas Soldadas: A inspeo de um conjunto soldado envolve atividades relacionadas com o processo e os equipamentos de soldagem, o procedimento de soldagem, a sua especificao e qualificao, a qualificao do soldador ou operador, a metalurgia da soldagem, mtodos de avaliao dimensional, visual e no destrutiva, diferentes tipos de testes destrutivos, particularmente ensaios mecnicos, juntamente com o conhecimento de desenhos e diferentes normas e especificaes. Os responsveis pela inspeo esto, em geral, ligados ao contratante do servio ou a uma organizao independente, embora o executor possa ter seus inspetores para o seu controle interno. A inspeo pode ocorrer em diferentes momentos de um processo de fabricao. A extenso e requisitos associados com esta variam bastante em funo do tipo de atividade considerada, exigncias de contrato e normas e diversos outros fatores. De uma forma geral, a inspeo pode envolver aspectos como: a. Inspeo antes da soldagem: Procedimentos e qualificaes. Planos de fabricao e testes. Especificao e qualidade do metal base. Equipamentos de soldagem e auxiliares. Consumveis de soldagem. Projeto e preparao das juntas. b. Inspeo durante a soldagem: Controle da montagem e ajuste das peas Qualidade das soldas de ponteamento Controle da distoro. Conformidade com procedimentos de soldagem e planos de fabricao. Controle da temperatura de pr-aquecimento e entre passes e mtodos de medio. Manuseio e controle dos consumveis de soldagem. Qualificao dos soldadores para as operaes executadas. Limpeza entre passes e limpeza final da junta. Inspeo no destrutiva (exame visual e, caso necessrio, outros). c. Inspeo aps a soldagem: Conformidade com desenhos e especificaes. Limpeza. Inspeo no destrutiva. Inspeo destrutiva (por exemplo, ensaios mecnicos, em amostras). Ensaios de operao. Controle de reparos Controle de tratamento trmico aps a soldagem e de outras operaes. Documentao das atividades de fabricao e inspeo.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 8

7. Ensaios No Destrutivos: So ensaios realizados em peas que no interferem ou prejudicam o uso ou processamento posterior das mesmas. Existe um grande nmero de mtodos de ensaio no destrutivo (END), vrios dos quais tm aplicao na inspeo de juntas e equipamentos soldados. Em geral, um END no mede diretamente a propriedade de interesse, sendo o valor desta obtido por alguma correlao entre essa e a propriedade realmente medida. Assim, por exemplo, na inspeo por ultra-som, usualmente se mede a intensidade e tempo de retorno da onda sonora refletida pela descontinuidade, sendo esta informao usada para localizar e dimensionar a descontinuidade. Assim, a confiabilidade de um END depende da unicidade e preciso da correlao entre a propriedade medida e a de interesse. Os tipos de END mais usados na inspeo de juntas soldadas so: 7.1. Inspeo Visual: Este o mtodo mais simples, o mais utilizado e, em geral, precede qualquer outro tipo de ensaio. Ela usada na inspeo de superfcies externas para a determinao de tamanho, forma, acabamento, ajuste e existncia de trincas, poros, etc. Pode ser feita a olho nu ou com o uso de instrumentos como microscpios, lupas, tuboscpios, espelhos e cmaras de televiso. Alm disso, instrumentos como rguas e gabaritos (figura 11) so comumente utilizados.

15mm

Figura 11 Esquema de gabarito para a determinao da dimenso de soldas de filete. 7.2. Inspeo com Lquidos Penetrantes: Este mtodo de END usado para a revelao de descontinuidades superficiais e baseado na penetrao destas por um lquido apropriado e na sua posterior remoo pela aplicao de um material absorvente (revelador) na superfcie sendo examinada (figura 12).

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 9

(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

(f)

Figura 12 Princpios bsicos da inspeo com lquidos penetrantes: (a) pea com trinca superficial, (b) aplicao do lquido penetrante, (c) penetrao, (d) remoo do excesso de lquido, (e) aplicao do revelador e (f) formao da indicao da trinca. Este mtodo simples, rpido e barato, pode ser aplicado a peas de praticamente qualquer tamanho, pode ser usado para peas nicas ou em batelada (no caso de produo seriada), tem uma grande sensibilidade para a deteco de trincas finas e, em contraste com a inspeo com partculas magnticas, no afetado pela orientao da descontinuidade. Por outro lado, o mtodo no se aplica para descontinuidades internas, o seu resultado fortemente influenciado pela rugosidade e o estado de limpeza da superfcie e o material de ensaio pode, em alguns casos, reagir com a pea. 7.3. Inspeo com Partculas Magnticas: Este mtodo de END usado para revelar descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnticos pela aplicao de um campo magntico e deposio de um p capaz de ser atrado para as regies em que este campo magntico escapar do interior da pea (figura 13).

(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

Figura 13 Princpios bsicos da inspeo com partculas magnticas: (a) pea com trinca superficial ou sub-superficial, (b) aplicao do campo magntico, (c) aplicao das partculas, (d) formao da indicao e inspeo com campo magntico e (e) sem o campo.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 10

O campo magntico pode ser aplicado pela passagem direta de uma corrente eltrica pela pea ou pela imerso desta no campo magntico gerado, em geral, por um eletroim (figura 14). No primeiro caso, as regies de contato eltrico para a passagem da corrente para a pea podem ser super-aquecidas caso o contato no seja muito bom e isto pode danificar a pea. Para ambas as tcnicas existem dispositivos portteis (figura 15) que permitem o exame no campo, por exemplo, de regies de estruturas de grandes dimenses. Para ocasionar o escape do campo magntico, uma descontinuidade deve interromper as linhas de campo magntico. Assim, a orientao de trincas em relao ao campo magntico fundamental para a sua deteco: trincas orientadas paralelamente ao campo tendem a no produzir indicaes neste ensaio. Este ensaio s aplicvel para materiais ferromagnticos como, os aos estruturais comuns.

(a)

(b)

Figura 14 (a) Magnetizao circular de uma barra pela passagem direta de corrente e (b) magnetizao longitudinal com bobina. Descontinuidades orientadas favoravelmente para deteco so mostradas em marrom.

(a)

(b)

Figura 15 Mtodos portteis de magnetizao por (a) passagem de corrente e (b) por bobina. 7.4. Inspeo por Ultra-som: Neste tipo de END, um feixe de ultra-som introduzido no material e as informaes so obtidas com base na transmisso deste feixe atravs do material e na sua reflexo por interfaces

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 11

e descontinuidades (figura 16). Os ultra-sons so ondas mecnicas de frequncia elevada (acima da capacidade da audio humana), usualmente faixa de 25 kHz a 40 MHz. Este ensaio usado para a inspeo do interior de peas metlicas, plsticas e cermicas e para a medida de espessura. Para a inspeo de peas metlicas, este ensaio apresenta um grande poder de penetrao (at cerca de 6m), uma elevada sensibilidade e a capacidade de localizar descontinuidades com preciso. Com a tcnica pulso-eco, necessrio, para a inspeo, o acesso a apenas um lado da pea. Devido s suas caractersticas, um mtodo de ensaio muito adequado para a deteco de descontinuidades planares (como trincas). Por outro lado, a interpretao dos resultados deste ensaio relativamente difcil e a deteco de descontinuidades localizadas prximas da superfcie pode ser problemtica.
Ondas ultrassnicas Cabeote Acoplante

Descontinuidade Pea

Acoplante Cabeote

Figura 16 Inspeo ultra-snica. A tcnica pulso-eco trabalha com apenas um cabeote (o superior) enquanto que , na tcnica por transmisso, so usados dois cabeotes. O ultra-som gerado em um cabeote, em geral atravs de um material piezoeltrico, e direcionado para a pea. Para garantir uma transmisso eficaz at a pea um acoplante, geralmente um leo ou glicerina, colocado entre o cabeote e a pea. Alternativamente, o ensaio pode ser realizado com a pea e o cabeotes imersos em gua. Duas tcnicas bsicas de ensaio so utilizadas: pulso-eco e por transmisso. Na primeira, a mais utilizada e de funcionamento igual ao radar, um pacote discreto de ondas emitido periodicamente pelo cabeote, o qual atua tambm como receptor das ondas refletidas (ecos) por diferentes interfaces e descontinuidades na pea. A intensidade dos ecos e o tempo entre a emisso das ondas e o retorno dos ecos so medidos. Com base nestas informaes e conhecendo-se a velocidade de propagao das ondas no material, pode-se estimar a posio e o tamanho das descontinuidades (figura 17). Na segunda tcnica, dois cabeotes, um emissor e um receptor so colocados em posies opostas (figura 16) e a presena de descontinuidades determinada pela perda de intensidade do sinal transmitido.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 12

Tela 2 1 3 Pea 4 Cabeote 3. Gerador de varredura 4. Temperizador 1. Gerador de Pulsos 2. Receptor e amplificador

Figura 17 Forma mais comum da inspeo ultra-snica pela tcnica pulso-eco. O trao na tela representa as reflexes ocorridas: a primeira ( esquerda) ocorre na passagem do feixe do cabeote para a pea, a do meio devida descontinuidade e a da direita resulta da reflexo no lado oposto da pea. Na inspeo de juntas soldadas, a existncia do reforo da solda dificulta o acoplamento e o uso de cabeotes retos (nos quais o feixe snico entra na pea perpendicularmente superfcie de contato). Neste caso, mais comum o uso de cabeotes angulares (o feixe snico penetra com um ngulo determinado diferente de 90o), figura 18.
Cabeote Descontinuidade Acoplante ZF

Figura 18 Inspeo ultra-snica de uma junta soldada com cabeote angular. 7.5. Radiografia e Gamatografia: Este mtodo de END baseado em variaes da absoro de radiao eletromagntica penetrante (raios X e gama) devidas a alteraes de densidade, composio e espessura da pea sob inspeo (figura 19). A radiografia realizada com raios X que so gerados pelo impacto contra um alvo metlico de eltrons acelerados no vcuo por uma fonte de alta tenso. A gamatografia utiliza radiao gama resultante da reao nuclear em uma fonte de material radioativo. Como esta ltima no necessita de energia eltrica para a sua operao, ela particularmente usada em inspees no campo. Em algumas aplicaes especiais, radiao corpuscular (feixes de eltrons e de neutrons) pode ser usada Em qualquer caso, devido aos efeitos extremamente perigosos da radiao penetrante para os seres vivos, so necessrios cuidados especiais de segurana para a realizao deste ensaio.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 13

Fonte de Radiao

Pea Descontinuidade Detector Indicao

Figura 19 Inspeo radiogrfica. Este mtodo usado para detectar a presena de descontinuidades internas e externas em metais ferrosos e no ferrosos e em materiais no metlicos e permite a obteno de um registro permanente do resultado do ensaio. Ele tem um importante uso na inspeo de peas soldadas e fundidas, com espessuras de at cerca de 100mm (ao) e particularmente quando destinadas a aplicaes crticas. O processo tende a ser relativamente caro e lento, podendo necessitar, no caso de peas de maior espessura, tempos de exposio de muitos minutos ou, mesmo, horas. A realizao deste ensaio exige o acesso aos dois lados da pea (figura 19). Como o mtodo baseado em diferenas de exposio, defeitos planares como trinca, cuja orientao no seja paralela direo de propagao da radiao, so dificilmente detectados por este ensaio. O resultado do ensaio , em geral, registrado em filme ou, menos comumente, em telas fluorescentes. Este resultado interpretado em termos das diferenas de exposio do filme devido s diferenas de espessura, densidade ou composio da pea associadas com as suas descontinuidades e variaes dimensionais (figura 20). A figura 21 mostra radiografias de soldas contendo algumas descontinuidades tpicas.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 14

Radiao

Pea Filme

Figura 20 Formao de indicaes na inspeo radiogrfica.

(a)

(b)

(c)

Figura 21 Exemplos de radiografias de soldas com descontinuidades: (a) Falta de penetrao, (b) incluso de escria e (c) porosidade agrupada

8 Leitura Complementar: AMERICAN WELDING SOCIETY, Welding Inspection, 2a edio, AWS, Miami, 1980, pp. 41-61.
Descontinuidades em Juntas Soldadas - 15

AMERICAN WELDING SOCIETY, Welding Handbook, 8a edio, Vol. 1, AWS, Miami, 1987, pp. 349-409 e 465-517. OKUMURA, T., TANIGUCHI, C. Engenharia de Soldagem e Aplicaes, LTC Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1982, p. 262-265. WAINER, E. et al. Soldagem Processos e Metalurgia, Editora Edgard Blcher Ltda., So Paulo, 1992, p. 462-479.

Descontinuidades em Juntas Soldadas - 16