Você está na página 1de 8

PMR 2202 Introduo a Manufatura Mecnica Prof.

Gilmar Ferreira Batalha


Departamento de Engenharia Mecatrnica e de Sistemas Mecnicos PMR EPUSP 1
PMR 2202 Projeto 2 - Estampagem

Os ensaios de fabricao avaliam caractersticas intrnsecas do material em
produo. Geralmente processos de conformao mecnica de materiais metlicos
exigem o conhecimento do comportamento do material durante processamento, para
que se obtenha sucesso no mesmo. Os tipos mais comuns de materiais a serem
conformados so fitas ou chapas finas para estampagem, ou barras e placas para
dobramento de um determinado produto final.
Os ensaios de fabricao procuram avaliar as condies de conformao que
evitem defeitos como rugas, trincas de bordas (no caso da estampagem de copos), entre
outros. E tambm so teis para determinar os esforos envolvidos entre a ferramenta
de conformao e o material de trabalho nas diferentes situaes existentes em um
processo (vide figura 1). No caso de dobramento, ensaios so muito importantes na
determinao do retorno de curvatura devido s deformaes elsticas do material,
permitindo obter-se valores fsicos precisos sobre o ajuste necessrio ao ngulo para o
qual uma determinada curva seja obtida. Enfim, estes ensaios so amplamente
aplicados na indstria de produtos que utilizam a conformao plstica como meio de
processamento.

Figura 1: Esboo dos principais ensaios de fabricao, onde (A) e (C) so ensaios de
embutimento, e (B) e (D) de dobramento.

O objetivo dos ensaios estudados at o momento verificar o comportamento de
materiais sujeitos a esforos especficos e os limites fsicos destes tipos de esforos na
estrutura e estabilidade destes materiais. Alm disso, os ensaios permitem determinar
caractersticas mecnicas inerentes ao material como mdulo de elasticidade, tenses
PMR 2202 Introduo a Manufatura Mecnica Prof. Gilmar Ferreira Batalha
Departamento de Engenharia Mecatrnica e de Sistemas Mecnicos PMR EPUSP 2
limite de trao e compresso, dureza superficial, vida e limite de resistncia fadiga
entre outros.
Os ensaios de fabricao j objetivam determinar comportamento dos materiais
envolvidos diretamente na fabricao, nos processos que envolvem a conformao
mecnica de chapas, tubos entre outros materiais metlicos. Seus resultados permitem
determinar ou alterar os processos e seus equipamentos envolvidos. Os processos de
fabricao visam conferir pea a forma e dimenses finais antes de sua aplicao
direta nos fins para os quais foi projetada.

Ensaio de embutimento

O ensaio de embutimento tem como objetivo avaliar a estampabilidade de chapas
e/ou tiras metlicas, relacionando caractersticas mecnicas e estruturais da pea com as
mximas deformaes possveis de ser realizadas sem que ocorra ruptura [ASTM E643-
84]. Existem diversos tipos de ensaio para essa forma de avaliao, descritos em
seguida e esquematizados na figura 2.
Ensaio Erichsen: consiste na deformao de uma tira metlica (blank, corpo-de-
prova) presa em uma matriz com um puno na forma esfrica. Mede-se a mxima
penetrao do puno para a qual no tenha ocorrido a ruptura da tira;
Ensaio Olsen: semelhante ao ensaio Erichsen, com algumas alteraes nas
dimenses do equipamento;
Ensaio Swift: consiste na deformao de um disco metlico (blank) preso em
uma matriz com um puno na forma cilndrica. Nesse caso, o resultado obtido por
meio da relao entre o dimetro mximo do disco e o dimetro do puno que
provoca a ruptura da pea. Desse modo, esse mtodo de ensaio exige a utilizao de
diversos corpos-de-prova, sendo muito utilizado para anlise de casos de
estampagem profunda (deep.drawing).
Ensaio Fukui: este tipo de ensaio consiste em conformar um disco metlico
como um cone com vrtice esfrico. Exige a utilizao de diversos corpos-de-prova,
e usado tambm para anlise de estampagem profunda.
PMR 2202 Introduo a Manufatura Mecnica Prof. Gilmar Ferreira Batalha
Departamento de Engenharia Mecatrnica e de Sistemas Mecnicos PMR EPUSP 3

Figura 2: esquemas dos tipos de ensaio de embutimento.

Estampagem profunda ou Ensaio Swift

Na estampagem profunda, um disco metlico (blank) colocado sobre uma matriz e
comprimido para o seu interior atravs de um puno, geralmente de forma cilndrica.
O objetivo da anlise da estampagem profunda determinar as relaes geomtricas
entre o mximo dimetro do disco e o mnimo dimetro do puno possvel para se
conformar um copo cilndrico sem que ocorra ruptura ou falhas superficiais. A figura 3
mostra um esboo do ensaio Swift.

Figura 3: Ensaio de estampagem profunda (Swift).

Ao longo do processo de estampagem, o blank submetido a diferentes tipos de
deformao, at atingir a forma final, conforme pode ser observado na figura 4.
Na conformao, medida que o puno avana sobre o blank, o metal em contato
com o puno, acomoda-se em torno do seu perfil, reduzindo a espessura da chapa. Essa
regio, que ser o fundo do copo aps a conformao, estar sujeita a um estado biaxial
(radial) de tenses de trao, conforme ilustra a figura 4E.
PMR 2202 Introduo a Manufatura Mecnica Prof. Gilmar Ferreira Batalha
Departamento de Engenharia Mecatrnica e de Sistemas Mecnicos PMR EPUSP 4
O metal situado ao redor da base do puno deformado radialmente para o interior
da matriz, reduzindo assim, seu dimetro original D
b
at o dimetro de conformao,
que corresponde ao do puno D
p
. Assim, o metal sofre esforos de compresso na
direo circunferencial, e trao na direo radial (vide figura 4A). Nesta regio
necessrio cuidado para que no haja enrugamento na borda da pea, o que feito por
um sistema de presso no anel de fixao. Se ocorrer enrugamento, as rugas sero
transmitidas da borda para o interior da matriz, o que pode formar e propagar trincas,
rompendo a lateral do copo. medida que o material caminha em direo matriz, ele
dobrado e depois desdobrado devido ao esforo trativo que ocorre na lateral do copo
(figura 4B). Nesta regio ocorre deformao plana; alm disso, em geral, essa regio
responsvel pela homogeneizao da espessura da parede pelo estiramento uniforme,
conforme ilustra a figura 4C. Alm de todos os esforos representados na figura 4, deve
se considerar ainda o efeito do atrito que ocorre entre o blank e o puno, ou e a matriz.
Na regio de formao do copo no interior da matriz, empregam-se comumente
folgas da ordem de 10 a 20% da espessura do blank, alm da utilizao de lubrificao
especificada em norma.
A fora total do puno para a deformao completa do copo corresponde
somatria de todos os esforos envolvidos na deformao da pea, inclusive o atrito. O
esforo para deformao ideal aumenta continuamente devido ao efeito do encruamento
na conformao plstica. A fora global de atrito basicamente composta pelo atrito
entre o blank e o anel fixador, na borda do copo, que parte de um pico de esforo (atrito
esttico para o atrito dinmico) e diminui continuamente devido diminuio da rea de
material sob o anel de fixao. Caso no exista folga entre puno/blank/matriz, o
atrito deve se estabilizar em um valor mnimo diferente de zero. A uniformizao da
espessura da parede ocorre ao final de processo, aps toda a rea do blank estar contida
no interior da matriz. A figura 5 ilustra um esboo dos esforos envolvidos na
estampagem e a fora global do puno.
PMR 2202 Introduo a Manufatura Mecnica Prof. Gilmar Ferreira Batalha
Departamento de Engenharia Mecatrnica e de Sistemas Mecnicos PMR EPUSP 5



Figura 4: tipos de deformao que ocorrem na estampagem profunda.
PMR 2202 Introduo a Manufatura Mecnica Prof. Gilmar Ferreira Batalha
Departamento de Engenharia Mecatrnica e de Sistemas Mecnicos PMR EPUSP 6

Figura 5 : tipos de esforos envolvidos na estampagem profunda.

Segundo estudos tericos, a carga total do puno pode ser aproximada pela
seguinte equao:
( ) B
D
D
F
D
D
t D F
p
a
p
p p
+

,
_

1
1
]
1

,
_

,
_

,
_


2
exp 2 ln 1 , 1
0 0
0

(1)
onde:
F
p
= carga total no puno (N);
D
p
= dimetro do puno (mm);
t = espessura do blank (mm);

o
= Tenso de escoamento mdia do blank (MPa);
D
0
= dimetro inicial do blank (mm);
= coeficiente de atrito;
F
a
= fora do anel fixador (prensa chapas) (N);
B = esforo gasto para dobrar e endireitar o blank (N).
A estampabilidade de um material corresponde razo entre o dimetro inicial do
blank D
0
, e o dimetro do copo estampado, ou D
p
, Como se observa na figura 6. Deve-
se observar que existe um dimetro mnimo de copo possvel de ser conformado em
uma etapa nica, ou seja, sem nenhum processo de recozimento ou recuperao e sem
que ocorra ruptura.

PMR 2202 Introduo a Manufatura Mecnica Prof. Gilmar Ferreira Batalha
Departamento de Engenharia Mecatrnica e de Sistemas Mecnicos PMR EPUSP 7
Estudos tericos mostram que o dimetro mnimo possvel de ser conformado,
dado aproximadamente por:
( ) exp
0
D D
p
(2)
onde corresponde eficincia do processo, considerando as perdas por atrito,
sendo 0 < < 1.

Figura 6: Blank e pea aps a estampagem.
Exemplo 1:
Para um blank com 150 mm de dimetro e = 0,8, tem-se que o mnimo dimetro
do copo ser de 67 mm, independente da ductilidade que o material apresentar. Dessa
forma, caso deseje um copo com altura muito superior ao seu dimetro, deve-se realizar
diversas etapas de estampagem, sendo que entre elas ser necessrio recozer o material
pr-conformado.
BIBLIOGRAFIA: Livro texto
KALPAKJIAN, S. & SCHMIDT Manufacturing Engineering and Technology 4th ed.
Ed. Prentice Hall capitulo 16 item 16-8 e 16.9 pp. 416-420.
GARCIA, A. et al. Ensaio de Materiais
PMR 2202 Introduo a Manufatura Mecnica Prof. Gilmar Ferreira Batalha
Departamento de Engenharia Mecatrnica e de Sistemas Mecnicos PMR EPUSP 8


Alem das instrues do primeiro texto, no relatrio do experimento, devero constar
as seguintes informaes :

- tipo de material
- espessura do blank
- mtodo de determinao do fim do ensaio
- numero de elementos do ensaio
- tipo de lubrificao usado
- mtodo de avano do puno (constante ou proporcional)
- variao da fora no puno (se for um parmetro conhecido)


Para maiores detalhes ver livro texto.