Você está na página 1de 49

pt.scribd.

com

http://pt.scribd.com/doc/52374133/apontamentos-de-gitagem

apontamentos de gitagem
scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. scribd. Pgina 1 de 37 Contedo

Pgina

2 de 37

Pgina 3 de 37 reas e volumes

Pgina 4 de

37 Diversas etapas da Fundio Antes da fuso do material, necessria a preparao do molde .O molde recebe o metal liquido que ir solidificar obtendo-se desta forma a pea correspondenteao modelo que serviu de base para a sua formao.Os processos mais utilizados ainda para a confeco dos moldes convencionais so emareiadefundio ou especiais. Estes materiais sorefractriose abundantes na natureza, os maisusados so aareia,gesso,cimentoe outrassubstnciascermicas. Aps fundido e retirado do molde, a areia (componente) adquire a colorao do material de que formadoQuandomisturadoscomgua,argila(em alguns casos), e umaglutinante,os moldes adquirnumacoeso uniforme emaleabilidade,sem perder apermeabilidadeque permite evacuar osgasesnomomento da injeco, ou do escoamento.Os materiais usados na fabricao de moldes podem ser recuperveis ou perecveis metlicos. Os quatro componentes que representam etapas do processo de fundio O modelo deve ser ligeiramente maior que a pea original, j que se deve levar em conta acontracotridimensional desta quando dasolidificao .Existem normas que devem serseguidas conforme os metais ouligasa serem fundidas, estas so disponveis em tabelas oubacos.As superfcies do molde devem respeitar ngulosmnimos em relao ao modelo , com o objectivo deno danificar os formatos tomados pela areia durantea extraco da pea que serve como modelo. Estengulo denominado ngulo de sada.Devem ser includos no molde canais dealimentao e respiro para o vazamento de excessosde material fundido e para a sada do ar .Se necessrio, devem ser includos prensos , que so prolongamentos que servem para a colocaodomacho,pois a forma muitas vezes consiste em duas peas, um macho e uma fmea, ou duasmetades, estando no centro a parte oca que servir de negativo para ser preenchida pelo materialliquefeito. A funo dos prensos prender uma pea outra. Fabricao do modelo Para a confeco do modelo para imprimir na forma de areia o formato da pea a ser fundida,geralmente utilizadamadeira,plsticos como o poliuretano,metais como oalumnioou oferrofundido. Muitas vezes, utiliza-se a prpria pea como modelo, porm esta passa por um processode aumento tridimensional, geralmente com a aplicao de diversas camadas de tinta ou resina,por exemplo para compensar o efeito da contraco da pea fundida aps o seu arrefecimento . Bipartio do modelo Geralmente, fabricam-se dois semi-modelos correspondentes a cada uma das partes do modeloprincipal que necessrio fabricar. Muitas vezes, dependendo dageometriada pea, soconfeccionados moldes macho e fmea , os semi-modelos porm so considerados machos

. Em Pgina 5 de 37 algumas regies a forma de fundio chamada de caixa de machos ,nomenclaturatambmadoptada pelas normas tcnicas.Devido ao processo de utilizao de dois semimodelos (ou duas metades) para imprimir as duascavidades da forma, notamos em algumas peas depois de prontas uma espcie de marca (noplano de apartao) separando-a em duas metades, esta a impresso dos moldes. Compactao da areia em redor do modelo Para a compactao da areia em redor do modelo, cada semi modelo colocado sobre uma tbua,esta em seguida cercada por quatro tbuas para formar uma caixa. A caixa contendo a peamolde preenchida com areia de fundio. Em seguida feita a compactao em cada forma eviradas 180 graus.So retirados os moldes, e so feitos os canais de respiro (ou vazamento). Aps este processo somontadas as duas metades , ou seja, os dois blocos formando uma pea em cujo interior est onegativo (cavidade) a ser preenchida pelo metal emfuso. As areias de fundio actualmente so sintticas, no no sentido qumico, mas porque so umamistura de vrios tipos de areias, ligantes argilosos e outros aditivos. O componente crtico daareia refractria o cristal de quartzo, um material de toxicidade conhecida. O componentedesagregado mais perigoso a farinha de slica ou areia de faceamento, que colocada sobre omolde, para se obter um bom acabamento superficial.Na produo em massa o molde executado numa mquina de moldagem. Este equipamento projectado para compactar a areia firmemente na caixa de moldagem, minimizando desta forma oesforo fsico do moldador e melhorando a qualidade do molde. Fabricao do Macho O macho um elemento refractrio colocado no molde para definir uma cavidade ou espaovazio no fundido final . Uma vez que o material ir fluir em volta do macho ele tem de sermecanicamente resistente durante o vazamento e ainda tornar-se quebradio aps o vazamento e oarrefecimento, permitindo assim, uma fcil remoo da pea fundida do molde, ou seja, adesmoldagem. A areia para a fabricao do macho preparada num misturador atravs da misturade areia de slica com um ligante orgnico tal como o leo de linhaa e amido ou dextrina.A areia preparada colocada numa caixa de macho determinando a forma do mesmo, aps omacho retirado e vai par uma estufa para se conseguir uma forma refractria enrijecida. Colocao do macho Se a pea que se quer fabricar oca, ser necessrio dispor de machos que evitem que o metalfundido se propague pelas cavidades. Geralmente os machos so fabricados com areias mais finase misturadas com materiais que proporcionam uma compactao maior (Existem algumas argilasespecficas para isso). Esta tcnica permite uma

manipulao manual na insero destes nacavidade do molde.Um exemplo do uso deste tipo de macho os blocos de motores, em que existe a necessidade depreservar os condutos de lubrificao e de passagem de gua para arrefecimento.Uma vez montado o macho dentro das cavidades, formadas pelo modelo primrio, as duas metadesdo molde de fundio sero juntadas para receberem o material sob fuso. Drenos Pgina 6 de 37 Quando o material fundido preenche as cavidades, necessrio que haja uma pequena sobra destepara expulsar o ar e possveis contaminaes. So executados no fabrico dos moldes de fundioalguns canais de vazamento para possibilitar a drenagem do material. Arrefecimento e solidificao Esta a etapa mais crtica de todo o processo, j que um arrefecimento excessivamente rpidopode provocar tenses mecnicas na pea, inclusive com aparecimento de fissuras, e a formaode bolhas. Se houver um arrefecimento muito lento ocorrer a diminuio da produtividade.Estes eventos influenciam bastante o tamanho, forma, uniformidade ecomposio qumicadosgros formados na pea fundida, que por sua vez influncia as suas propriedades globais.Os factores mais importantes afectam so: o tipo do metal, as propriedades trmicas do metal e domolde, a relao geomtrica entre ovolumee rea da superfcie da fundio e a forma do molde. Desmoldagem Aps arrefecido e solidificado o material fundido, executada a retirada da pea do molde. Aofaz-lo deve-se tomar o cuidado de retirar a areia dos machos. Retirada a areia dos machos e dapea, esta pode ser reaproveitada em outros moldes de fundio indefinidamente, desde que notenha sido contaminada por nenhum elemento que venha a causar alguma reaco.Erro comum nas fundies a contaminao de determinados materiais superficialmente poroutros que ficaram dispersos na areia, causando por vezes certas contaminaes superficiaisindesejveis. Rebarbagem Aps retirada do molde de fundio a pea possui diversas rebarbas ocasionadas pelo vazamentoatravs dos canais de respiro alimentao e dreno, alm da marca da emenda das caixas de machoque deixa s vezes alguma rebarba.Quando ocorre este efeito, necessria uma limpeza da pea atravs do desrebarbeamento, esteprocesso consiste na retirada das sobras e rebarbas por esmeris, ou por lixadeiras. Estas mquinaspossuem ferramentas ou materiais abrasivos cuja finalidade limpar ou retirar as rebarbas. Acabamento e limpeza Depois do processo de retirada das rebarbas, ainda existem imperfeies e areia nas salincias ereentrncias das peas, normalmente faz-se uma limpeza atravs de escovas de ao manuais ourotativas, alm da utilizao de lixas, ou jactos de gua, se for o caso. Tratamento trmico Depois de rebarbadas, as peas podem necessitar algum tipo de tratamento trmico para rearranjode sua estrutura interna. Esta executada em fornos para aliviar tenses internas recozimento denormalizao. Maquinagem Peas mecnicas dificilmente ficam prontas e acabadas aps a sua limpeza, necessitam seremmaquinadas e trabalhadas pormquinas ferramentas.Somente componentes que no necessitampreciso absoluta em suas dimenses, no precisam ser ,rectificados,maquinados. Tratamentos trmicos Alguns tipos de ferros fundidos, podem ser submetidos h tratamentoslocalizados de superfcie, tal como;tmpera de bordanas ferramentas de corte e superfcies quesofrero severos atritos, este procedimento aplicado para prolongar a vida til dos fundidos, paraCom este procedimento

aumenta-se a dureza das peas Pgina 7 de 37 Rectificao Depois do tratamento trmico, algumas peas podem necessitar um aumento de preciso nas suasdimenses. Muitas vezes utiliza-se o processo de rectificao executado por mquinas ferramentaschamadas rectificadoras. Os processos de acabamento descritos acima variam de pea para pea,podendo ser utilizados em maior ou menor grau, dependendo do tipo de pea, ao sair da fundioj est pronta e acabada. Processos Existem diversos processos de fundio. Estes consistem na fuso da matria-prima a ser moldadageralmente em .Cadinhos so reservatrios fabricados em material refractrio onde a matria-prima derretida e drenada ou derramada posteriormente para as formas, ou moldes de fundio. Moldes de fundio Existem diversos tipos de moldes de fundio. Alguns em areia, outros em gesso ou materiaisrefractrios diversos, existem ainda moldes cermicos e metlicos, descartveis, reciclveis,mecanizados, manuais, etc. Molde em areia verde Consiste na elaborao do molde com areia hmida modelada pelo formato do modelo da pea aser fundida. o mtodo mais utilizado na actualidade, serve para todos os metais. especialmenteapropriado para peas de tamanho pequeno e mdio.No adequado para peas grandes, de geometria complexas, nem para acabamentos finos, poisficam as marcas da areia, e sua tolerncia dimensional reduzida. Molde em areia seca Este tipo de molde realizado a altas temperaturas (entre 200 e 300C). Este mtodo utilizado paraaumentar a resistncia mecnica e a rigidez da forma de fundio. Este processo permite amodelao de peas de grandes dimenses e geometrias complexas. A preciso dimensional boae o acabamento superficial bom. Molde mecnico Actualmente, ao invs da conformao em areia de forma convencional por compactao manual,usa-se um tipo molde mais compactado chamado de molde mecnico . Trata-se de um sistemadesenvolvido para que o material de conformao do molde seja comprimido atravs deequipamento pneumtico ou hidrulico cujas cavidades mecnicas (negativo) ou formas recebam ometal com maior tamanho densidade ou presso, de forma a suportar os esforos sem que ocorram desmoronamentos durante o preenchimento. Este sistema foi desenvolvido para resolver asdeficincias da utilizao dos moldes em areia verde , menos resistente. Pgina 8 de 37

Modelo de cera descartvel em moldes para micro fuso Os sistemas de fundio que utilizam modelos de cera descartvel, normalmente so utilizadospara modelagens delicadas das peas que precisam de acabamento fino. Estes processos sochamados tambm de micro fuso . Consiste num modelo de cera ou plstico de baixo ponto defuso.Em seguida a pea em cera ou plstico inserida no material que a recobrir, formando assim omolde preenchido com o modelo.A granulao do material do molde que recobre o modelo deve ser fina para dar um melhoracabamento na pea fundida. Aps a formao do molde preliminar, este material recoberto poroutro de granulao maior com a finalidade de proporcionar rigidez mecnica ao conjunto que tera cavidade preenchida com o material liquefeito.Um detalhe importante deste sistema de confeco do molde, que uma vez completa, o modelono retirado de seu interior, ele derretido . O modelo em cera pr aquecido portanto derretere escorrer para fora do molde, ficando desta forma a cavidade pronta para receber o materialfundido.A principal vantagem deste sistema a ausncia de machos e de superfcies de junta, ficando apea com acabamento fino e precisando de pouca maquinagem principal. Molde coquilha Actualmente, ao invs da conformao em areia usa-se um tipo de molde fixo e macio chamado . Trata-se de um sistema onde o metal fundido ou derramado por gravidade emcavidades mecnicas (negativo) ou formas de metal macio no aderente liga fundida. Fundio por injeco Basicamente obedece ao mesmo processo da coquilha, porm o molde mecanizado. Existemmenos restries geometria das peas, pois o molde fabricado por processos modernos comoelectroeroso,porlaser,entre outros, que do excelente acabamento, possibilitando menosmaquinagem nas peas. Molde Metlico Os processos que empregam moldes metlicos so:Fundio em Molde Permanente;Fundio sob presso. Moldes Permanentes A aplicao mais conhecida a da fundio de "lingotes", ou seja, peas de forma regular,cilindrica ou prismtica, que iro sofrer posteriormente processamento mecnico. Os moldes nessecaso, sero chamados de "lingoteiras". Fundio sob presso Consiste em forar o metal lquido sob presso, a penetrar na cavidade do molde, chamada matriz.Esta metlica, portanto de natureza permanente e, assim pode ser usada inmeras vezes. Pgina 9 de 37 Devido presso e a consequente alta velocidade de enchimento da cavidade do molde, o processopossibilita a fabricao de peas de formas bastante complexas e de paredes mais finas do que osprocessos por gravidade, permitem.A matriz geralmente construda em duas partes, que so hermeticamente fechadas no momentodo vazamento do metal lquido. Ela pode ser utilizada fria ou aquecida temperatura do metallquido, o que exige materiais que suportem essas temperaturas. O metal bombeado na cavidadeda matriz e a sua quantidade deve ser tal que, no s preencha inteiramente esta cavidade, comotambm os canais localizados em determinados pontos para evacuao do ar. Esses canaisgarantem o preenchimento completo das cavidades da matriz.Assim, simultaneamente, produz-se alguma rebarba. Enquanto o metal solidifica, mantida apresso durante um certo tempo, at que a solidificao se complete. A seguir, a matriz aberta e apea expelida. Procede-se, ento, a limpeza da matriz e a sua lubrificao. Fecha-se novamente eo ciclo repetido. Fundio por centrifugao O processo consiste em vazar-se metal lquido num molde dotado de movimento de rotao, demodo que a fora centrfuga origine uma presso alm da gravidade, que obriga o metal lquido irde encontro com as paredes do molde onde aquele se solidifica. Um dos exemplos maisconhecidos de utilizao do processo, corresponde a fabricao de

tubos de ferro fundido paralinhas do fornecimento de gua. A mquina utilizada, consiste essencialmente de um moldemetlico cilndrico, montado em roletes, de modo que nele se possa aplicar o movimento derotao. Esse cilindro rodeado por uma camisa de gua estacionria, montada por sua vez, emrodas, de modo a permitir que o conjunto se movimente longitudinalmente. Fundio de Preciso Os processos de fundio por preciso utiliza um molde obtido pelo revestimento de um modeloconsumvel com uma pasta ou argamassa refractria que endurece temperatura ambiente oumediante a um adequado aquecimento. Uma vez que essa pasta refractria foi endurecida, omodelo consumido ou inutilizado. Tem-se assim uma casca endurecida que constitui o moldepropriamente dito, com as cavidades correspondentes pea que se deseja produzir. Vazado ometal lquido no interior do molde, e solidificada a pea correspondente, o molde igualmenteinutilizado. Fundio Contnua Neste processo, as peas fundidas so longas, com seces quadrada, rectangular, hexagonal ou deformatos diversos. Em outras palavras, o processo funde barras de grande comprimento com asseces mencionadas, as quais sero posteriormente processadas por maquinagem ou pelosmtodos de conformao mecnica no estado slido. Em princpio, o processo consiste em vazar-se o metal lquido num cadinho aquecido. O metal lquido escoa atravs de matrizes de grafite oucobre, arrefecidos na gua. Controle de Qualidade de peas fundidas A inspeco de peas fundidas - como de peas produzidas por qualquer outro processometalrgico - tem dois objectivos:Rejeitar as peas defeituosas; Pgina 10 de 37 Preservar a qualidade das matrias-primas utilizadas na fundio e a sua mo-de-obra.O controle de qualidade compreende as seguintes etapas: INSPEO VISUAL : usada para detectar defeitos visveis, resultantes das operaes demoldagem, confeco e colocao dos machos, de vazamento e limpeza; INSPEO DIMENSIONAL : realizada geralmente em pequenos lotes produzidos, antesque toda a srie de peas seja fundida; INSPEO METALRGICA : inclui anlise qumica; exame mecanogrfico, paraobservao de microestrutura do material; ensaios mecnicos, para determinao de suaspropriedades mecnicas; ensaios no-destrutivos, para verificar se os fundidos sototalmente 'perfeitos'.Muitas vezes, uma inspeco, para ser completa, exige testes de uma montagem, onde soincludas as peas fundidas, e onde simulam ou duplicam as condies esperadas em servio. Pgina 11 de 37 Sistema de Enchimento Caractersticas desejveis para o Sistema de Enchimento:

Deve garantir o enchimento completo da Moldao, no menor tempo possvel e sem necessidadede sobreaquecimento excessivo do metal fundido; Permitir o enchimento sem que ocorra eroso da Moldao e dos Machos; Impedir a formao de pelculas soltas de xidos e a passagem destas para a pea; Impedir o arrastamento ou aspirao de ar para o interior da Moldao; Criar condies favorveis ao arrefecimento e Alimentao da pea; Ser econmico, tanto no que refere ao consumo de metal, como facilidade de moldao.Para cumprir estes requisitos, durante projecto do sistema de enchimento, deve ter-se em atenoao Traado do sistemaO objectivo principal do Sistema de Enchimento o de permitir a distribuio do metal lquido naMoldao

Pgina 12 de 37 Traado dos elementos do sistema deenchimento Traado dos elementos do sistema de enchimento verticais Canais de Distribuio e Ataques Mquinas de moldao automtica com plano de apartao vertical Peas altas com vrios planos de apartao horizontais Moldao em carapaa ou por cera perdida

Pgina 13 de 37 Bacia de vazamento Elementos filtrantes Elementosintroduzidos no Sistema de Enchimento deforma a reter as impurezas antes de estasserem arrastadas para o interior daMoldao. Tipos de impurezas: Produtos da oxidao do metal fundido; Partculas refractrias provenientes do Forno ouda Colher de Vazamento; Partculas refractrias arrastadas da Moldao oudos Machos; Compostos resultantes das operaesmetalrgicas; filtro

Pgina 14 de 37 Gito de Descida e Base do Gito

Pgina 15 de 37 Fases de Enchimento Limitar a turbulncia: Evitar curvas em ngulo vivo

Evitar mudanas bruscas de seco Limitar velocidade de escoamento

Pgina 16 de 37 O regime de escoamento de um fluido incompressvel numa conduta impermevel governadopelaLei da Continuidadee pelaLei da Conservao da Energia. Sistemas de Enchimento superior

Pgina 17 de 37

Pgina 18 de 37

Sistemas de Enchimento inferior

Pgina 19 de 37 Tempo de enchimento da moldao O tempo de enchimento das Moldaes deve estar situado entre dois limites: Otempo mximono pode ultrapassar o tempo de incio de solidificao do material avazar, isto , o tempo necessrio para se atingir a temperatura de liquidus.

Otempo mnimoser aquele que permite manter a velocidade de enchimento em valoresptimos, de forma a evitar a eroso da Moldao e, ao mesmo tempo, evitar Canais deDistribuio com seces excessivas a que se iriam associar baixos rendimentos daMoldao.

Pgina 20 de 37 Dimensionamento dos sistemas de gitagem Avaliao da geometria e distribuio de massa na pea 1. Escolha da posio da pea na Moldao;2. Definio do Plano ou Planos de Apartao;3. Desenho provisrio do Sistema de Enchimento, o qual incluia. Definio do nmero e localizao dos Ataques;b. Nmero e traado dos Canais de Distribuio;4. Escolha da Relao de Gitagem;5. Dimensionamento do sistema:a. Clculo da Seco Mnima;b. Dimensionamento de todo o sistema, com base na Seco Mnima. Escolha da Relao de Gitagem Relao de GitagemS

g :S c :S a S g Gito de Descida.S c Canal de Distribuio.S a Ataques.

Pgina 21 de 37 Clculo da Seco Mnima Mtodo directo P - Peso da pea incluindo Alimentadores C e - constante que leva em considerao o tipo de liga e dimenses da pea Clculo a partir do tempo de enchimento 1. Determinao do tempo de enchimento da Moldao ( t , emsegundos)2. Determinao da altura de queda do metal ( H m

, em cm)3. Determinao do coeficiente de perda de velocidade ( C m )4. Determinao da seco mnima de passagem do metal, tambmdesignada por rea de choque (S m , em cm 2 )

Pgina 22 de 37 1. Clculo do tempo de enchimento - Peas pequenas2. Clculo do tempo de enchimento Mtodo de Dietert Vazamento de Ferro Fundido em Moldaes em Areia 3. Clculo do tempo de enchimento Mtodo de Titov et al.

Pgina 23 de 37 Determinao da altura de queda do metal ( H m = h em cm)Determinao do coeficiente de perda de velocidade ( C m )

Pgina 24 de 37 Determinao da seco mnima ( S m , em cm 2 )

Sistemas Divergentes - a Seco Mnima ( S m ) situa-se no fundo do Gito e inferior seco global dos Canais de Distribuio e dos Ataques; Sistema Convergentes - a Seco Mnima ( Sm ) corresponde aos Ataques, sendo a secodos Canais de Distribuio e da Base do Gito superior.