Você está na página 1de 58

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO ESQUEMA GERAL DE PREPARAO E PRODUO DA TECNOLOGIA DE FUNDIO

ESQUEMA GERAL DE

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS CINCIA E E PRODUO DA PREPARAO SELEO DOS MATERIAS TECNOLOGIA PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

DE

FUNDIO

ESQUEMA GERAL DE PREPARAO E PRODUO DA TECNOLOGIA DE FUNDIO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO PROJETO PARA FUNDIO

FUNDIO A ARTE DE PRODUZIR PRODUTOS A PARTIR DO VAZAMENTO DE METAL LQUIDO EM UM MOLDE COM A FORMA EM NEGATIVO DA PEA QUE SE DESEJA OBTER. A FORMA DE QUALQUER PEA DEFINIDA - Pela aplicao (estrutura-propriedade) - Pelo seu processo de obteno: O PROJETO DE UM FERRAMENTAL DEVE SER ADAPTADO PARA A FUNDIO.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO PROJETO PARA FUNDIO

OBS: Todos os processos possuem tecnologia prpria.

Algumas Particularidades em comum


- Necessidade de moldes; - Necessrios ngulos de sada e arredondamentos; - As peas normalmente devem possuir paredes uniformes; - Acrscimos de contrao do metal. Para que a elaborao de um projeto de fundio seja satisfatria, visa-se principalmente:

custo x qualidade x prazo.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO PROJETO PARA FUNDIO

O PRIMEIRO PASSO: a) Saber como e onde ser utilizada a pea. Solicitaes mecnicas; Tipo de material; Processo de conformao. ( Anlise de todas as operaes do processo de fabricao da pea); Quantidade; Necessidade de tratamentos superficiais; Espessuras de paredes, mnima e mxima, forma e geometria da pea, (fluidez, contrao, rechupes, simetria, etc); Sistema de enchimento e de alimentao a ser utilizado;

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO PROJETO PARA FUNDIO

O PRIMEIRO PASSO: a) Saber como e onde ser utilizada a pea. Retirada de areia dos machos das peas; Locais que dificultem sada de gases dos machos; Anlise das dimenses, formas, tipos e localizao das marcaes dos machos; Locais onde sofrero usinagem; Necessidade ou no de machos ou partes soltas; Qualidade necessria de machos. Devemos optar pelo que atender os interesses do cliente e da fundio. O desenhista dever ter a preocupao de adaptar a forma da pea ao processo de fabricao.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO PROJETO PARA FUNDIO

b) Como ser produzida a pea Processo e tipo de moldagem e de macharia; Tipo de forno; Forma de vazamento; Liga;

Sistema de Acabamento e rebarbao;


Controles Necessrios. Consegue-se melhor resultado quando h uma cooperao entre cliente e fornecedor.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO PROJETO PARA FUNDIO

c) Projetar o modelo de fundio.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ADAPTAR A FORMA DA PEA AO PROCESSO DE FABRICAO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ADAPTAR A FORMA DA PEA AO PROCESSO DE FABRICAO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ADAPTAR A FORMA DA PEA AO PROCESSO DE FABRICAO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ADAPTAR A FORMA DA PEA AO PROCESSO DE FABRICAO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ADAPTAR A FORMA DA PEA AO PROCESSO DE FABRICAO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ADAPTAO DOS DETALHES TCNICOS

Plano de Diviso; ngulo de Sada; Raios de Arredondamento; Acrscimo de Usinagem; Acrscimo de Contrao; Outros especficos ( Marcao de macho, emplacamento, sistema de enchimento e Alimentao, Dispositivos)

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ACRESCIMO DE CONTRAO Contrao uma diminuio de volume que as peas fundidas sofrem ao solidificar-se, ou seja, no momento do vazamento, o metal ocupa toda a cavidade deixada pelo modelo, e este ao sofrer o resfriamento contrai-se diminuindo o volume final da pea fundida. No processo de fundio, esta contrao se realiza em trs estgios distintos:
Contrao do metal no estado lquido: Essa contrao ocorre, a partir do momento do vazamento, at o momento em que comea a formao dos primeiros cristais, que seria o incio da solidificao. Contrao da solidificao: Ocorre desde o aparecimento dos primeiros cristais slidos at a solidificao da ltima gota de metal lquido. Contrao no estado slido: Ocorre a partir do fim da solidificao at a temperatura ambiente.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS CINCIA E SELEO DOS MATERIAS PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 1 INTRODUO FUNDIO

FATORES DE QUALIDADE DO METAL SOLIDIFICADO


HETEROGENEIDADES FISCAS CONTRAO DE VOLUME contrao lquida

contrao de solidificao
contrao slida

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ACRESCIMO DE CONTRAO Reala-se que os dois primeiros estgios de contrao podem ser totalmente compensado com um bom sistema de massalotagem. Para o ltimo estgio no ocorre o mesmo, pois nesse estgio todo o metal no interior do molde j est totalmente slido. Neste caso cabe ao projetista ou modelador acrescentar em todas as medidas do modelo ou caixa de macho, um percentual correspondente a contrao do metal em que a pea ser fundida.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ACRESCIMO DE CONTRAO

Sobreespessura de usinagem

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ACRESCIMO DE CONTRAO
Relao dos Materiais Ferro Fundido Cinzento Ferro Fundido Nodular no RecozidO Ferro Fundido Nodular Recozido Ao Fundido Ao Mangans Ferro Fundido Malevel Branco Ferro Fundido Malevel Preto Ligas Fundidas de Alumnio Ligas Fundidas de Magnsio Cobre Eletroltico Fundido Bronze Cu Sn Bronze Cu Sn Zn Ligas de Cu Zn Lato com Mn Fe Al Ligas de Zn Metal Branco Sn ou Pb Ligas de Cu Al Ni Fe Mn Contrao Mdia % 1,0 1,2 0.5 2,0 2,3 1,6 0,5 1,2 1,2 1,9 1,5 1,3 1,2 2,0 1,3 0,5 2,0

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ACRESCIMO DE CONTRAO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

DIVISO DA PEA EM ELEMENTOS SIMPLES Adaptao de uma Pea Fundio

Detalhes Tcnicos
Plano de Diviso Quando projeta-se ou confecciona-se um ferramental de fundio com certo grau de complexidade, torna-se necessrio diviso em partes. O plano de diviso deve ser o mais adequado em funo da importncia e das especificaes da pea.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

DIVISO DA PEA EM ELEMENTOS SIMPLES


Devemos considerar alguns detalhes tais como: - Facilitar a extrao do molde; - A quantidade de partes menor possvel; - Favorecer a estabilidade do macho, facilitar a sada de gases e sua colocao;

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

DIVISO DA PEA EM ELEMENTOS SIMPLES

Um plano de diviso, em alguns casos, pode ser feito das mais diversas maneiras, porm, para sua execuo o projetista deve ter sempre em mente: Praticidade, Funcionalidade e Economia.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

DIVISO DA PEA EM ELEMENTOS SIMPLES A complexidade da pea requer estudos especficos para definio do plano de diviso, sempre se referenciando nas necessidades do cliente x processo escolhido

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

DIVISO DA PEA EM ELEMENTOS SIMPLES Um plano de diviso inadequado poder


causar gastos desnecessrios.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

DIVISO DA PEA EM ELEMENTOS SIMPLES

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

DIVISO DA PEA EM ELEMENTOS SIMPLES A diviso da pea em elementos simples realizada para a definio da seqncia de solidificao da pea que ser produzida atravs do calculo dos mdulos parciais, portanto para a determinao da regio da pea onde ser posicionado o massalote e os canais de enchimento do molde.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DOS MDULOS PARCIAIS

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DOS MDULOS PARCIAIS

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ESCOLHA DA POSIO DE MOLDAR

VANTAGENS:
a) b) c) a) b) Possibilidade de uso de massalote direto no ponto quente. Facilidade de modelao. Facilidade para posicionar sistema de enchimento. DESVANTAGENS: Modelo bi-partido. Macho na posio vertical

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ESCOLHA DA POSIO DE MOLDAR

VANTAGENS:
a) a) b) c) Macho na posio horizontal. DESVANTAGENS: Dificuldade de posicionar o sistema de enchimento. Dificuldade de posicionar massalote. Necessidade de modelo bi-partido.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ESCOLHA DA POSIO DE MOLDAR

VANTAGENS:
a) b) c) d) a) Pea totalmente na caixa inferior. Facilidade de modelao. Facilidade de posicionar massalote direto. Facilidade para posicionar sistema de enchimento. DESVANTAGENS: Macho na posio vertical

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (MASSALOTE)

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS CINCIA E SELEO DOS MATERIAS PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 1 INTRODUO FUNDIO

FATORES DE QUALIDADE DO METAL SOLIDIFICADO


HETEROGENEIDADES FISCAS VAZIOS OU RECHUPE

Contrao de volume: Como resolver esse problema.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS CINCIA E SELEO DOS MATERIAS PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 1 INTRODUO FUNDIO

FATORES DE QUALIDADE DO METAL SOLIDIFICADO


HETEROGENEIDADES FISCAS VAZIOS OU RECHUPE

Contrao de volume: Como resolver esse problema.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (MASSALOTE)

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (MASSALOTE) Apesar da utilizao de massalote no se garante que a formao de rechupe ser evitada.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (MASSALOTE) Apesar da utilizao de massalote no se garante que a formao de rechupe ser evitada.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (MASSALOTE) Medidas propostas para se evitar a formao de rechupe.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (MASSALOTE) Medidas propostas para se evitar a formao de rechupe.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (MASSALOTE) Medidas propostas para se evitar a formao de rechupe.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ALIMENTAO (MASSALOTE) Medidas propostas para se evitar a formao de rechupe.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO SISTEMA DE ENCHIMENTO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

CLCULO DO PESO DE LASTRO

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

NGULO DE SAIDA Inclinao colocada nas paredes perpendiculares ao plano de diviso a fim de facilitar a extrao do modelo. No fazendo uma perfeita adaptao da forma deste modelo, haver quebra de bolos de areia durante a extrao.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

NGULO DE SAIDA
Todos os ngulos devem ser orientados em funo do plano de diviso Quanto mais alta for a parede do modelo, menor dever ser o ngulo de sada; Necessrio conhecer bem o processo de fabricao; Existem valores tabelados, orientativos para peas com maiores exigncias nas especificaes,

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

NGULO DE SAIDA
Detalhes a serem observados: Em paredes internas que corresponde a bolo de areia no molde, as inclinaes devem ter ngulos ligeiramente maiores, do que os previstos para paredes externas; Deve-se saber definir se o ngulo ir aumentar, diminuir ou aumentar e diminuir a espessura da parede.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

RAIOS DE ARREDONDAMENTO
Os raios que arredondam as arestas de um ferramental, so

importantes para evitar: Quebra de bolo durante a extrao do modelo. Ressecamento e eroso da areia durante o preenchimento do metal na cavidade do molde. Superaquecimento e sinterizao da areia que forma cantos internos, podendo resultar na pea um rechupe devido a concentrao de calor num determinado lugar. Formao de trincas (tenses) devido aos cantos internos vivos. Cantos externos do modelo devem ser levemente arredondados, para atenuar aparecimento de rebarbas, bastante comuns durante pequenas batidas ao manipular o mesmo. Evitas cantos duros e quebradios devido ao super resfriamento prejudicando a usinagem.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

RAIOS DE ARREDONDAMENTO Normalmente estes arredondamentos so proporcionais ao tamanho da pea. Geralmente usa-se os seguintes valores: Raios externos como sendo entre 1 a 3 mm, Raios internos utilizam-se 1/3 da mdia das medidas das espessuras que formam o ngulo.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

RAIOS DE ARREDONDAMENTO S 20

I R= A + b x 1 2 3 R

20 + 30 x 1 = 25 x 1 = 8, 3 2 3 3

R=8

30

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

FUROS
Em peas fundidas , os furos podem ser obtidos pelos mtodos abaixo : fundidos fundidos com acrscimo para posterior usinagem usinados com broca

aconselhvel obter-se um furo por fundio com ou sem acrscimo nas seguintes condies : quando a preciso dimensional exigida para a pea , o permitir; quando se procura evitar ou diminuir a operao de usinagem; quando impossvel fazer uma posterior usinagem pea; quando se procura evitar concentrao de massa.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

FUROS No aconselhvel obter um furo por fundio nas seguintes condies: quando operaes de usinagem de outras parte da pea, ficam prejudicadas; quando existem furos com distncias muito precisas entre si (difcil obter por fundio ); quando a rebarbao de um furo obtido por fundio, for mais onerosa do que sua usinagem; quando o dimetro do furo, for inferior a 10 mm e sua profundidade maior que esta medida.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

FUROS Macho de Fundio

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

FUROS Macho de Fundio

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

FUROS Marcao de Macho


Quando uma pea possui cavidades, aberturas ou furos impossveis de se obter atravs de bolo com areia de moldagem, torna-se ento necessrio o uso de machos. Sendo assim, na confeco do modelo tem que haver a preocupao, tambm em fazer a marcao de macho, que nada mais do que uma salincia ou ressalto no modelo, que tem por finalidade proporcionar no molde uma cavidade para assentamento do mesmo. As medidas da marcao de macho deve ser maior que a medida do macho, para haver uma folga, facilitando a colocao do macho, e evitando ou atenuando o atrito do macho com as paredes do molde, o que poderia provocar queda de areia e por conseqncia desvio na posio do macho ou incluses de areia na pea.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

ACABAMENTO SUPERFICIAL Ao confeccionar um modelo ou caixa de macho, seja qual material, o modelador dever ter sempre em mente o bom acabamento superficial. No podemos esquecer que o acabamento superficial do modelo ou caixa de macho tambm um fator de vital importncia. O bom acabamento superficial desses, tambm facilita a extrao do modelo ou macho, o que em muitos casos evita a quebra do molde ou do macho, implicando na reduo de refugos.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO PROJETO PARA FUNDIO

c) Projetar o modelo de fundio.

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS PROCESSOS CONTNUOS DE PRODUO PROFESSOR LUCIANO ANDRADE

CAPTULO 2 PROJETO DE FUNDIO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1) CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecnica: volume 2 : Processos de Fabricao e Tratamento. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1986. 315p. Consta no acervo da PUC Minas. 2) CAMPOS FILHO, Mauricio Prates de; DAVIES, Graeme John. Solidificao e Fundio de Metais e Suas Ligas. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos; So Paulo: USP, c1978. 246p. Consta no acervo da PUC Minas. 3) OHNO, Atsumi. Solidificao dos Metais. So Paulo: Livraria Cincia e Tecnologia, 1988. 185p.

Você também pode gostar