Você está na página 1de 11

Questes tpicas sobre Zona Fundida

MODOS DE SOLIDIFICAO importante saber explicar a origem dos diferentes modos de solidificao (planar, celular, colunar e equiaxial dendrtico) em funo do superresfriamento constitucional. Ter noo das condies de ocorrncia das subestruturas em um cordo de solda. (h questes conceituais formuladas pelo Kou que no exigem clculos e so de fcil resoluo, p.ex. 6.4?) Resumo: Super resfriamento constitucional: Considerando uma liga com composio inicial C0, solidificando em uma interface planar com difuso limitada no lquido e sem difuso no slido, no estado estacionrio. A temperatura do liquidus vai ter uma distribuio de acordo com a composio de soluto no liquido. Caso a temperatura na interface seja menor que a do TL, haver um super resfriamento, e por ser resultante da composio, dito constitucional, e assim a interface planar vai quebrar em uma interface celular ou dendritica. Quanto maior o super resfriamento, maior a tendncia de formar uma interface dendritica. Critrio p/ crescimento planar: G/R > T/Dl Maior gradiente de temperatura e menor taxa de crescimento -> favorecem ao crescimento planar; maior super resfriamento e menor difuso -> favorece a quebra da superfcie em outro mecanismo de crescimento. Influncia da taxa de resfriamento: Aumento da taxa de resfriamento (menor tempo de solidificao) = estrutura celular ou dendrtica mais fina. G*R = determina o tamanho da estrutura solidificada (maior = + fino) G/R = determina o modo de solidificao (quanto maior a razo o crescimento tende a ser planar e quanto menor for cresc. celular ou dendritico)

. 1. MACROESTRUTURA da Zona Fundida a) Conhecer e saber fazer ilustrao das macroestruturas tpicas de cordes de solda para baixa e alta velocidade de soldagem; Alta velocidade de soldagem -> poa de fuso em forma de gota; Devido ao fato que o rasto, trilha da poa de fuso em gota ser em linha reta, os gros colunares sero tambm essencialmente retos em funo do crescimento perpendicular a poa de fuso. De maneira similar, para velocidades de soldagem baixas, poas com forma elptica, tm a trilha curva, assim os gros colunares sero curvos tambm para crescerem de maneira perpendicular a poa de fuso.

b) Qual deles seria mais susceptvel a trincas de solidificao? c) Que mecanismos explicam o aparecimento de uma zona equiaxial central (ZEC)? (cap8) d) Porque a ZEC favorecida para maior velocidade de soldagem? (cap8)

1.1)

e) Porque gros equiaxiais podem ser encontrados na cratera final de um cordo de solda formado essencialmente por gros colunares? (cap8) f) Conhecer os meios de controle. P.exemplo: porque eficaz a excitao externa do arco voltaico? Como atua? 1) Excitao Externa: Agitao da poa de fuso: Pode ser alcanada por agitao eletromagntica; aumenta o refinamento dos gros -> refino de gro alcanado principalmente por nucleao heterognea. A agitao tende a diminuir a temperatura da poa de fuso, ajudando a um ncleo heterogneo sobreviva.

2. Solidificao com crescimento epitaxial ou no-epitaxial a) O que expressam esses conceitos e quais suas condies de ocorrncia em soldagem? Crescimen to epitaxial: Na soldagem autgena a nucleao ocorre por uma reorganizao dos tomos do metal liquido sobre os gros do substrato sem alterar suas orientaes cristalogrficas pr existentes. Caso o crescimento ocorra desse modo este ser um crescimento epitaxial. -> continuao da orientao cristalogrfica atravs do limite da poa de fuso. Crescimento no-epitaxial: Soldagem com adio de metal, este ter composio diferente do metal base, e a estrutura cristalina do metal de adio pode ser diferente do metal de base. Quando isso ocorre, o metal no ser possvel mais a solidificao epitaxial, e novos gros vo ter que nuclear na fronteira da zona fundida. b) Vc admite existir alguma relevncia de um ou outro mecanismo de solidificao para as propriedades mecnicas da ZF? Sim. observado que quando os gros colunares apontam para o linha de centro da solda, como por exemplo na figura a baixo, a ductilidade vai cair bastante.

Tambm se observou que quanto maior o nmero de grros equiaxiais aumentam a resistncia a trao. A formao de gros equiaxiais finos tem tambm suas vantagens, que so a diminuio da susceptibilidade de trincas durante a soldagem e tambm aumenta a ductilidade e resistncia a fratura. c) Que conseqncia tem a solidificao epitaxial para as propriedades de solda multipasses de um metal sem mudanas alotrpicas? Justifique com uma ilustrao da macroestrutura prevista.

3. TRINCAS DE SOLIDIFICAO Mecanismos de formao e fatores metalrgicos + relevantes.

P.ex: Na ocorrncia de trincas a quente muito importante, tanto em aos inoxidveis como para os aos comuns ao carbono e baixa liga, o tipo de solidificao primria (ferrtica ou austentica). Saber comentar/justificar essa afirmao com base no mecanismo de fissurao. (Kou coloca vrias questes interessantes, p.ex. 11.6...) 4. ZONA PARCIALMENTE FUNDIDA
a) Com base em uma ilustrao (corte transversal do cordo) e recorrendo a diagrama de fases tpico binrio, saber indicar formao da ZPF. Conhecer mecanismos metalrgicos + importantes, em particular o que se entende por liquao constitucional (proposto por Savage). Saber responder p.ex. as perguntas 12.2 e 12.3 do Kou. b) Que medidas quanto ao metal de adio e procedimentos de soldagem podem ser tomadas para evitar trincas a quente nessa regio?

5. Transformaes secundrias em aos baixa-liga Quais os fatores mais relevantes que afetam a decomposio da austenita? Por exemplo saber explicar a funo das incluses e do teor de oxignio no metal fundido? 6. Sobre a tenacidade da zona fundida (e da zac) : A composio de um consumvel otimizada pelos fabricantes para que o teor de ferrita acicular, sabidamente o microconstituinte mais tenaz de um cordo de solda, no supere cerca de 70 a 80%. Comente essa afirmao levantando a importncia do constituinte AM sobre a tenacidade da zona fundida.

Questes tpicas sobre tema ZAC


Materiais encruados a) Com respeito s propriedades mecnicas que eventuais alteraes seriam esperadas na ZAC de um material metlico soldado aps laminao a frio? Do ponto de vista do processo e procedimentos de soldagem que medidas poderiam ser propostas para melhorar a soldabilidade de um componente? As propriedades mecnicas sofreriam grandes influncias na ZAC. Primeiramente, parte do material na ZAC vai sofrer rescristalizao. Posteriormente, o material mais prximo da zona fundida, tem a maior temperatura de pico na ZAC, vai ter crescimento dos gros. O crescimento dos gros influenciado pela temperatura e tempo, quanto maior for a temperatura e o tempo, maior ser o tamanho dos gros. Como se sabe, gros com maior tamanho tm uma menor resistncia e uma menor tenacidade. Diminuir o aporte trmico far com que a temperatura de pico e o tempo que o material permanece acima da temperatura de recristalizao tambm diminuam, fazendo com que a perda de resistncia seja menor. A utilizao de um uma fonte de soldagem com maior densidade de potncia, como, por exemplo, EBW, onde o aporte trmico baixo e a taxa de resfriamento

rpida, fazendo com que tenha uma menor difuso e assim menor recristalizao. Em alguns casos a ZAC pode ser martelada para, atravs do encruamento, aumentar a resistncia mecnica. b) Com respeito soldabilidade dos materiais, procure aprofundar sua explanao, distinguindo entre materiais com e sem transformao alotrpica (p.ex. inox austentico, inox ferrtico e aos comuns baixo carbono). Para um material sem transformao alotrpica, os gros alongados no metal de base do lugar na ZAC a gros equiaxiais, cujo tamanho crescente com a proximidade da linha de fuso. Assim, o risco na soldagem que o efeito endurecedor do encruamento desaparea localmente, e sua dureza e resistncia mecnica fiquem inferiores ao metal de base deformado a frio.

No caso de materiais encruados com transformao de fase alotrpica no estado slido, o fenmeno mais complexo, pois vo aparecer duas regies recristalizadas, a primeira a menor temperatura ocorre na fase alfa por simples efeito trmico e segue o fenmeno descrito para materiais sem transformaes alotrpicas. A segunda recristalizao d-se na regio aquecida acima de Ac1, portanto onde a ferrita j inicio a sua transformao de fase em austenita.

Microestrutura e dureza na ZAC de um material encruado com trans. Alotrpica. c) Com base em sua argumentao acima (perguntas a e b) qual seria a temperatura (isoterma) limite inferior da ZAC na soldagem de uma ao comum encruado? A ZAC situa-se entre a zona de ligao, linha de fuso, e o metal de base, que por definio no afetado pelo ciclo trmico da soldagem. Esse limite est associado a uma isoterma (temperatura de pico Tp) para a qual a microestrutura ou determinadas propriedades mecnicas sofrem variao significativa. Para materiais encruados essa isoterma a temperatura de recristalizao. d) Apesar disso que fenmeno metalrgico explica a queda de tenacidade observada em juntas soldadas de aos de pior qualidade (efervescentes), que estende a ZAC at baixas temperaturas (200 a 400 oC)? E qual a soluo simples para produzir aos de boa soldabilidade quanto a esse quesito? Alm da recristalizao existe outro fenmeno associado ao efeito da ciclagem trmica imposta pela soldagem, que se caracteriza por uma fragilizao (elevao da temperatura de transio dctil-frgil) na regio do MB aquecida entre 200 e 400 C (neste caso a ZAC ser bastante mais larga, estendendo-se at essas baixas temperaturas). O efeito decorrente da migrao e precipitao de impurezas (tomos de nitrognio) na forma de partculas submicroscpicas de Fe4N junto ao p das discordncias, restringindo seu movimento e, com isso, a capacidade de deformao plstica local. A fragilizao pode ser eliminada pelo aquecimento at 650C, que promove o coalescimento do nitreto de ferro. Esse fenmeno pode ser reduzido, ou extinto, utilizando aos acalmados. Aos acalmados ao Al so produtos que devem preencher esses requisitos, uma vez que o Al, alm de desoxidante tambm fixa o elemento fragilizante N, retirando-o de soluo. Ao efervescente aquele que praticamente no recebe adio de desoxidante. Quando o metal comea a se solidificar o excesso de oxignio rejeitado da soluo (solubilidade do oxignio no ferro slido extremamente baixa). Parte desse oxignio se combina com carbono, acarretando em um desprendimento de CO na interface slido-lquido. Disto resulta a formao de lingotes de uma pele de metal quase puro, com fracos teores de carbono e outros solutos. Adiciona-se silcio ou alumnio, elementos que apresentam maios afinidade pelo oxignio que o ferro, de tal modo que um desses elementos adicionados reage preferencialmente com o oxignio, evitando que o carbono do ferro reaja com o oxignio, evitando a formao de CO, ou seja, evita a efervescncia. (alm disso do Kou / captulo 14 os problems 14.1 e 14.2 so interessantes e simples ?)

Materiais endurecidos por precipitao a) como se explica a queda de dureza e limite de escoamento na ZAC de uma liga de Al endurecida por precipitao e, alm disso, pq a mesma maior num duralumnio (Al-2,2%Cu) soldado no estado T6 do que no estado T4? As propriedades de ligas endurecidas por precipitao baseiam-se numa distribuio homognea de precipitados muito finos formados na matriz metlica. O efeito do ciclo trmico da soldagem vai provocar, no aquecimento, a dissoluo total ou parcial dos precipitados e coalescimento em certas regies, e no resfriamento sua eventual reprecipitao ocorrer de forma inadequada, tamanho, morfologia e distribuio so afetadas, alterando as propriedades da liga. Caso seja realizada uma soldagem no estado T6, contem antes da soldagem. Na posio 4, a temperatura est abaixo de Tsolvus e ento esta posio no afetada pela soldagem. Nas posies 2 e 3 ocorre o aquecimento acima de Tsolvus e uma reverso parcial vai ocorrer. Na posio 1 ocorre uma reverso total de . A reverso de vai causar uma diminuio na resistncia na ZAC. Quando a soldagem realizada no estado T4, na posio 1, tem-se um aumento de dureza por causa da formao de zonas de GP, pois esta totalmente revertida na durante a soldagem por causa do seu pequeno tamanho. b) supondo que a queda de dureza fosse inaceitvel para sua aplicao, que solues vc saberia recomendar: i) quanto ao processo / procedimento de soldagem? ii) quanto ao tipo de liga de Al a selecionar? Sabendo que quanto maior o aporte trmico, maior ser a ZAC e consequentemente, menor ser a perda de resistncia. Pode-se tambm envelhecer artificialmente toda a pea. A condio de soldagem pode ser tratada termicamente ou totalmente recozida. Entretanto, para grandes peas, o tratamento trmico pode no ser possvel, alm de que, pode haver uma distoro da pea ps soldagem durante o tratamento trmico de solubilizao. Caso o tratamento trmico ps-soldagem no seja possvel, pode-se utilizar o Al-Zn-Mg, que tem uma tendncia muito menor a super envelhecimento durante a soldagem. Essa liga tem como principal caracterstica uma boa recuperao da resistncia na ZAC por envelhecimento natural. Pode-se tambm utilizar uma soldagem com multipasses, reduzindo assim o aporte trmico e diminuindo a ZAC e consequentemente a perda de resistncia. Trincas de alvio de tenso Que alteraes microestruturais na ZAC explicam o fenmeno das trincas de alvio de tenses. Procure deixar claro: i) que tipo de aos so susceptveis e pq a trinca percorre os contornos de gro da austenita original? Ii) pq a superfcie de fratura pode apresentar micro-dimples?

Para aliviar as tenses e tambm ajudar a reduzir a suscetibilidade de trincas de hidrognio os aos (geralmente que contem Cromo, Vandio, Molibdnio e Tungstnio, ao com elevada resistncia a fluncia) necessrio o aumento a temperatura em torno de 550 a 650 C. A causa disso explicada da seguinte forma. Durante a soldagem, a ZAC perto da linha de fuso aquecida at altas temperaturas no campo de fase austenitico, onde os pr-existentes carbonetos de Cr, Mo e V dissolvem e fazem o gro austenitico crescer. Durante o resfriamento rpido, no h tempo para que esses carbonetos reprecipitem, resultando em uma supersaturao desses elementos de liga nos gros austeniticos quando esses transformam em martensita (se a temperabilidade suficiente). Quando os gros grosseiros da ZAC so re-aquecidos a altas temperaturas, para o alivio de tenso, pequenos carbonetos vo precipitar nas discordncias no interior do gro austenitico, deixando estes com maior resistncia. Assim, como o interior do gro tem uma maior resistncia que os contornos de gro e tambm como isso ocorre antes das tenses serem aliviadas o trincamento pode ocorrer ao longo dos contornos de gro. A presena de dimples esta ligada diretamente a fratura dctil, porm associados a incluses de xidos contendo Al, Mn e Si, conforme anlise por energia dispersiva de raios-X (figura 8-a). Conforme ilustra a figura 8-b, a segregao de partculas xidas alinhadas, as maiores atingindo dimetro de 25 mcrons, participa de forma decisiva na fragilizao e na morfologia em degraus da fratura. No Niquel: Entretanto, o envelhecimento pode ocorrer enquanto se aquece o material para a temperatura de solubilizao devido ao fato de que a temperatura de envelhecimento menor que a temperatura de solubilizao. (O envelhecimento pode ser evitado caso o aquecimento seja feito de maneira rpida para no interceptar a curva C de precipitao). Assim, como o envelhecimento ocorre antes do alivio de tenso, pode acontecer trincamento durante o tratamento trmico ps-soldagem. As trincas de alvio de tenso geralmente, embora no sempre, ocorrem na ZAC e pode se propagar para regies que no foram afetadas pela soldagem. Tcnicas de Reparo / Passe de Revenido Comente a variao no aporte trmico e justifique o eventual diferente posicionamento de um temper bead (com ilustrao) para duas situaes prticas distintas:

a) ao resistente ao calor sensvel a trincas de reaquecimento A utilizao das tcnicas de soldagem sem TTPS pretende-se, atravs da utilizao de procedimentos estritamente controlados, aproveitarem o calor gerado em cada passe de soldagem para alcanar a microestrutura da ZTA do metal de base. Essa tcnica consiste em que, uma segunda camada promova o refino e a reduo de dureza na ZTA gerada pela primeira camada de solda. b) ao baixa liga de vaso de presso operando em ambiente de H2S sujeito a corroso sob tenso. Soldabilidade de aos baixa-liga alta resistncia BLAR Justifique metalurgicamente os fatores que permitem soldar sem pr-aquecimento (ou com aquecimento apenas moderado) uma chapa de uma polegada de espessura de um moderno ao BLAR tipo temperado e revenido. Porque o mesmo invivel num ao BLAR tipo beneficivel (por exemplo AISI 4340)? Os aos BLAR, ao de baixo carbono, a sua microestrutura no varia sensivelmente com a taxa de resfriamento, assim deve-se recorrer metodologia de Yurioka, ou mtodo de controle por hidrognio que consiste em reduzir o teor de hidrognio para valores suficientemente baixos. O mtodo de Yurioka estabelece uma temperatura crtica para praquecimento abaixo das quais realizar trincamento a frio. J para os aos mais temperveis, como, por exemplo, o AISI 4340, a estrutura bastante susceptvel a mudanas estruturais, assim para esses tipos de ao necessrio uma elevada energia e maior pr-aquecimento para poder atingir nveis de resfriamento satisfatrios, mesmo assim no se consegue velocidades de resfriamento suficientemente lentas para evitar microestruturas frgeis. Para esses tipos de aos utiliza-se o controle da temperatura,

transformao isotrmica ou soldagem dissimilar com consumveis inox austeniticos. O controle da temperatura consiste em manter a junta soldada em temperaturas que o ao no tricar (isto , acima de 150 a 200 C) e em que a difuso do hidrognio para fora do ao relativamente rpida, por um tempo suficiente para que os nveis finais de H no sejam mais crticos para causa TF. Deve-se ter cuidado para que a temperatura usada no seja to alta, que produza excessivo revenimento e, com isto, reduo da resistncia mecnica, ou seja, a temperatura no pode esta acima de Mf (fim de transformao martensitica). A transformao isotrmica utilizada para obter uma ZTA mais macia. Este mtodo consiste em efetuar a soldagem com a pea a uma temperatura suficientemente alta que permita que a ZTA transforme termicamente em bainita, ou em um produto similar mais macio que a martensita. Quando os nveis de pr-aquecimento necessrios para aplicar outros mtodos forem inaceitavelmente sob um ponto de vista tcnico ou econmico, ou quando mesmo com o pr-aquecimento for inevitvel a formao de trincas, podem ser empregados consumveis austenticos. O principio do mtodo que os metais austenticos podem conter, em soluo slida, apreciveis quantidades de H a temperatura ambiente, e no so normalmente susceptveis fragilizao pelo H. Durante a soldagem, algum H pode difundir do metal de solda para a ZTA, enquanto esta permanece ainda austentica. Mais tarde, quando a ZTA transformar no resfriamento, o H migrar novamente para o MS austentico. Trincas a frio induzidas por hidrognio Com base no conhecimento do mecanismo desse tipo de trincas: a) que associao de fatores conduzem sua ocorrncia localizada na ZAC-GG? Uma ilustrao muito benvinda para facilitar a exposio. Para ocorrer o trincamento a frio induzido por hidrognio necessrio que alguns fatores estejam presentes como: hidrognio no metal de solda, altas tenses, suscetibilidade microestrutural (formao de martensita) e relativa baixa temperatura (100 a 200 C). Como altas tenses residuais so causadas geralmente com um rpido resfriamento, a formao de martensita ocorre h baixas temperaturas (baixo Ms), por isso as trincas por hidrognio so dependentes de baixas temperaturas e por isso so chamadas de trincas a frio. Quando a pea soldada comea a resfriar, a austenita(CFC) comea a se transformar em perlita/ferrita(CCC), o hidrognio rejeitado pela ferrita para a austenita, devido a menor solubilidade de hidrognio na ferrita que na austenita. O material de soldagem se transforma de austenita para perlite a ferrita antes que a austenita da ZAC se transforme em martensita. Assim, como dito anteriormente, a baixa solubilidade de hidrognio vai fazer com que este se difusa para a austenita adjacente, na ZAC, perto da linha de fuso (trincas de hidrognio geralmente ocorrem na . Como o coeficiente de difuso de hidrognio na austenita muito baixo, enquanto que na ferrita alto, esse processo favorecido. Como a

difusividade de H na austenita baixa, esta vai se transformar em martensita com alto teor de H e isso vai promover a trinca por H. Para diminuir a suscetibilidade de trincas de hidrognio podem-se utilizar algumas tcnicas como: Pr-aquecimento: O uso de um pr-aquecimento e uma soldagem de multipasses ajudam a reduzir trincas por H. Esta tcnica est associada a um maior tempo de resfriamento, e consequentemente, as tenses residuais sero menores assim como a formao de martensita. Ps Aquecimento: usado para diminuir as tenses residuais ps-soldagem. O ps-aquecimento tambm ajuda que o hidrognio se difunda pela pea. Uso de processos de soldagem com baixo hidrognio ou consumveis com baixo hidrognio: A utilizao de processos MIG(GMAW) ou TIG(GTAW) ao invs de SMAW. No caso de consumveis, prefere-se utilizar os bsicos ao invs de celulsicos por exemplo. Aos com baixo carbono, CE < 0,4. b) critique a validade da dureza mxima 350HV como critrio absoluto para controle das trincas a frio por hidrognio. interessante notar que esse limite no tem um valor absoluto, mas sim depende da classe de ao estrutural considerada, ou seja do mecanismo de endurecimento atuante. Isso apenas reflete que os aos modernos baixa liga e baixo teor de C combinam alta resistncia com superior soldabilidade! Quando possumos aos com alto teor de C, CE > 0,6, (corresponde no enfoque da AWS a regio 3) para os quais, mesmo com o uso de elevado aporte trmico e temperatura de pr-aquecimento no se podem ser conseguidos velocidades de resfriamento suficientemente lentas para evitar microestruturas frgeis. Para esses materiais um mtodo que pode ser utilizado, por exemplo, manter a junta soldada em temperaturas que no trincar e que a difuso do hidrognio para fora do ao seja relativamente rpida, por um tempo suficiente para que os nveis finais de hidrognio no sejam mais crticos para causa as trincas por hidrognio. c) nesse contexto justifique a aplicabilidade de dois tipos de expresses de carbono equivalente critrios da dureza mxima e do hidrognio (artigo do B. Irving)