Você está na página 1de 15

Lista de Exerccios N 1 Respostas 1.

Processos mecnicos: Os processos mecnicos podem ser divididos em:

Conformao por usinagem e conformao plstica.

Nos processos de conformao por usinagem as tenses aplicadas so sempre superiores ao limite de resistncia ruptura do metal, sendo a forma final, portanto, obtida por retirada de metal ( > R ). Exemplos: Torneamento, furao, fresamento, etc.

Nos processos de conformao plstica as tenses aplicadas so geralmente inferiores ao limite de resistncia ruptura do material ( < R ), sendo a forma final, portanto obtida por deformao plstica. Exemplos: Laminao, extruso, trefilao, forjamento e estampagem (corte, dobramento, estiramento, embutimento)

Processos Metalrgicos Os processos metalrgicos podem ser divididos em:

Conformao por solidificao e conformao por sinterizao.

Nos processos de conformao por solidificao a temperatura adotada superior ao ponto de fuso do material e a forma final obtida pela transformao lquido-slido (T > Tfuso). Exemplos: Fundio: o metal no estado lquido vazado dentro de um molde, que um negativo da pea a ser obtida, e se solidifica na forma desejada.

Exemplos: Fundio em areia, fundio em casca, fundio em cera perdida, etc.

Nos processos de conformao por sinterizao a temperatura adotada inferior ao ponto de fuso do metal (T < Tfuso). Exemplos: Metalurgia do p: o metal ou liga em forma de p colocado em um molde comprimido e em seguida aquecido (sinterizado) a fim de estabelecerem-se ligaes entre as partculas vizinhas. Soldagem: um conjunto de processos que permitem obter peas pela unio de vrias partes, estabelecendo a continuidade do metal entre as mesmas e usando ou no um metal de adio para servir de ligao (solda). Exemplos: Soldagem a arco eltrico, soldagem a gs, etc.

2.

a) Esses fenmenos so: cristalizao, contrao de volume, concentrao de impurezas e desprendimento de gases.

b) No lingote 1 vemos grupos de cristais colunares, se encontrando segundo planos diagonais. As diagonais constituem planos de maior fragilidade. Durante operaes posteriores de conformao mecnica podem surgir fissuras que inutilizam o material. Isso pode ser evitado arredondando-se os cantos. O lingote 2 mostra o caso particular da solidificao de um metal no interior de um molde metlico de forma prismtica (lingoteira). A solidificao inicia-se nas paredes em que o metal lquido entra em contato com o molde. Os cristais em crescimento sofrem a interferncia do molde e dos cristais vizinhos, tendendo a crescer mais rapidamente na direo perpendicular s paredes do molde.

3. a) Os metais, ao solidificarem, sofrem uma contrao. A contrao d origem a uma heterogeneidade conhecida por vazio ou rechupe. Alm dessa consequncia (vazio ou rechupe) a contrao verificada na solidificao pode ocasionar aparecimento de trincas a quente e de trincas residuais. b) Sim, as tenses residuais podem ser controladas por um adequado projeto da pea, e podem ser eliminadas pelo tratamento trmico de "alvio de tenses". Os vazios ou rechupes que

constituem a consequncia direta da contrao podem tambm ser controlados ou eliminados, mediante recursos adequados, seja no caso de lingoteiras, seja no caso de moldes para peas fundidas. No caso da fundio de um lingote, o artifcio adotado para controlar o vazio colocar sobre o topo da lingoteira - que feita de material metlico - uma pea postia de material refratrio, denominada "cabea quente ou "massalote"; essa pea, por ser de material refratrio, retm o calor por um tempo mais longo e corresponder seo que solidifica por ltimo; nela, portanto, vai se concentrar o vazio. Resulta assim um lingote so, pela eliminao de sua cabea superior. 4. a) Quando essas ligas esto no estado liquido, as impurezas esto totalmente dissolvidas no lquido, formando um todo homogneo. Ao solidificar, entretanto, algumas das impurezas so menos solveis no estado slido. O inconveniente dessa segregao que o material acaba apresentando composio qumica no uniforme, conforme a seo considerada, e consequentes propriedades mecnicas diferentes.

b) Esse inconveniente pode ser evitado pelo controle mais rigoroso da composio qumica das ligas e controle da prpria velocidade de resfriamento.

5. a) Esse fenmeno ocorre como no caso anterior, principalmente nas ligas ferro-carbono. O oxignio dissolvido no ferro, por exemplo, tende a combinar-se com o carbono dessas ligas, formando os gases CO e CO2 que escapam facilmente atmosfera, enquanto a liga estiver no estado liquido. medida, entretanto, que a viscosidade da massa lquida diminui, devido queda de temperatura, fica mais difcil fuga desses gases, os quais acabam ficando retidos nas proximidades da superfcie das peas ou lingotes, na forma de bolhas. b) Em aos baixo carbono as bolhas no so prejudiciais, j que nas temperaturas de conformao mecnica, as bolhas tm suas paredes soldadas. Em aos alto carbono adiciona-se desoxidantes (Al, Si, Mn) que formam xidos slidos com o O2, impedindo que este reaja com o C. 6. Com relao etapa desenho da pea fundida.

a) Estabelecer variao gradual de seces transversais.

Ou seja, projetar a pea de modo que haja uma variao gradual das diversas seces que a compem, evitando-se cantos vivos e mudanas bruscas. b) Considerar dimenses mnimas de espessuras de paredes e dimetros de orifcios. Paredes muito finas no se enchem bem de metal lquido; alm disso, em certas ligas, como ferro fundido, o resfriamento mais rpido proporcionado por paredes finas pode resultar em pontos mais duros, devido influencia que a velocidade de resfriamento exerce sobre a estrutura dessas ligas. c) A confeco do molde torna-se dificultada se no houver conicidade suficiente no modelo. O chamado ngulo de sada recomendado de 3 graus. Com relao etapa projeto do modelo

a) Considerar a contrao do material metlico ao solidificar. O modelo deve ser maior. A margem dimensional a ser considerada depende do metal ou liga a ser fundida. b) Prover sobremetal para usinagem. Em funo da necessidade do molde ser maior que as medidas desejadas, em funo da contrao do material ao se resfriar, necessrio que o clculo de contrao seja suficiente para que a pea sofra um acabamento, reduzindo a rugosidade e assim aumentando a vida til da peca. c) Estudar adequadamente a diviso do modelo. As linhas divisrias do modelo devem ser feitas no mesmo nvel, tanto quanto possvel. A linha divisria representa a linha que divide as partes que formam a cavidade superior e a cavidade inferior do molde. d) Estudar adequadamente a localizao de canais de vazamento. Para efetuar um perfeito preenchimento do modelo. O canal de vazamento usado para facilitar o escoamento do lquido evitando assim, partes no preenchidas. e) Prever a colocao de machos. O macho vai corresponder s cavidades que so necessrias nas peas fundidas, principalmente orifcios. Assim sendo, o modelo deve prever partes salientes que permitam a colocao dos machos no molde. f) Evitar rebaixos. Tem como princpio facilitar a moldagem g) Considerar o volume de produo. Depende a escolha do material do modelo madeira ou metal e de sua montagem em placa ou no

7. a) Deve apresentar resistncia suficiente para suportar o peso do metal lquido; devem suportar a ao erosiva do metal lquido no momento do envasamento; devem gerar a menor quantidade possvel de gs, assim evitando a eroso do molde e a contaminao do metal; ou devem facilitar a fuga dos gases gerados atmosfera. b) A caixa de moldagem dever ser constituda de uma estrutura a resistir compactao da areia na operao de moldagem, assim como a presso do metal lquido. Dever possuir duas partes (caixa superior e inferior) a facilitar a desmontagem possuindo pinos de centralizao a facilitar a centralizao das partes e consequentemente a do modelo. c) O modelo colocado sobre um estrado de madeira no qual se apoia tambm a caixa de moldagem; em seguida, joga-se a areia no interior da caixa, onde compactada de encontro ao modelo at encher a caixa. Esta compactao poder ser efetuada manualmente ou utilizando um martelo pneumtico. Vira-se o estrado de forma a visualizar o modelo, aps a retirada do estrado; coloca-se a segunda metade da caixa de molde (caixa superior), utilizando o mesmo processo descrito anteriormente para a confeco do molde inferior, com os respectivos canais de alimentao e de vazamento, isto aps a retirada dos modelos. Retiram-se as caixas de moldagem. O molde est pronto para receber o metal lquido.

8.

a) Consiste em compactar, manualmente ou empregando mquinas de moldar, uma mistura refratria plstica chamada areia de fundio -, composta essencialmente de areia silicosa, argila e gua, sobre o modelo colocado ou montado na caixa de moldar. b) Neste caso a areia deve conter aditivos orgnicos para melhorar suas caractersticas de acabamento e resistncia a presso do metal lquido. A secagem ser em estufas apropriadas a temperatura de 150 a 300C. c) Segue o mesmo princpio do processo em areia seca, porm utiliza areia silicosa a 90%, cimento portland 10% e gua a 8%. Usado em moldagem de peas de mdio e grande porte. d) Aplicao recente, de utilizao de qualquer dimenso. Os moldes so do tipo convencional de areia aglomerada com silicato de sdio, aps a sua compactao so submetidos a um tratamento com CO2. Ocorrendo uma reao entre o CO2 e silicato de sdio (slica-gel), resultando um endurecimento do molde. No existindo a secagem por estufa, alcana elevadas propriedades de dureza e resistncia.

e) Neste so empregados espuma de poliestireno, podendo ser cortados, gravados e colados, com peso pequeno permitem a moldagem de grandes dimenses. necessrio cuidado com a presso exercida no momento da moldagem.

9. a) As vantagens so as seguintes:

Produo de formas mais complexas que no caso da fundio por gravidade; Produo de peas de paredes mais finas e tolerncias dimensionais mais estreitas; Alta capacidade de produo; Produo de peas praticamente acabadas; Utilizao de mesma matriz para milhares de peas, sem variaes significativas nas dimenses das peas produzidas; As peas fundidas sob presso podem ser tratadas superficialmente, por revestimentos superficiais, com um mnimo de preparo prvio da superfcie. As principais limitaes so:

As dimenses das peas so limitadas: normalmente o seu peso inferior a 5 kg; raramente ultrapassa 25 kg; Pode haver dificuldades de evaso do ar retirado no interior da matriz, dependendo dos contornos das cavidades e dos canais; o ar retido a principal causa de porosidade nas peas fundidas;

O equipamento e acessrios so relativamente de alto custo, de modo que o processo somente se torna econmico para grandes volumes de produo; O processo, com poucas excees, s empregado para ligas cujas temperaturas de fuso no so superiores s das ligas base de cobre.

b) Se o metal a ser utilizado funde a uma temperatura baixa e no ataca o material do cilindro e pisto de injeo, este cilindro pode ser colocado diretamente no banho de metal fundido. Este tipo de mquina chamado cmara quente. As peas fundidas neste tipo de mquina pesam desde poucos gramas at cerca de 25 Kg. Sua capacidade de produo, dependendo do grau de mecanizao adotado e do tipo de pea, varia normalmente de 50 a 500 peas por hora.

Se o metal fundido ataca o material do sistema de bombeamento (cilindro e pisto), este no pode ser colocado em contato com o metal lquido. O tipo de mquina chamado cmara fria. A cmara de presso montada horizontalmente com um orifcio de vazamento no topo da parede da cmara. O contato desta com o metal fundido ocorre somente no momento do vazamento. Geralmente essas mquinas so empregadas para fundir sobre presso alumnio, magnsio e ligas de cobre.

10.

a) O processo consiste em vazar-se metal lquido num molde dotado de movimento de rotao, de modo que a fora centrfuga origine uma presso alm da gravidade, a qual fora o metal lquido de encontro s paredes do molde onde solidifica.

b) As principais vantagens da fundio centrfuga so:

Grande velocidade de produo; Uniformidade do produto; Ausncia de defeitos internos; Propriedades fsicas superiores s que poderiam ser obtidas na fundio esttica equivalente (gravidade).

c) O processo de fundio por centrifugao horizontal usado para produzir peas que possuem um eixo de revoluo horizontal. A produo de fundidos baseia-se na fora centrfuga gerada pela rotao de uma moldao cilndrica que impele o metal em fuso contra a parede do molde para desta forma gerar a geometria pretendida. Inicialmente este processo era usado para a produo de ferro fundido cinzento de paredes finas, ferro fundido malevel e tubos de ligas de cobre. Mais recentemente este processo aplicado em todo o tipo de peas cilndricas usadas em inmeras indstrias

O processo de fundio por centrifugao vertical usado para produzir peas que no so simtricas e ou cilndricas. Os processos de fundio vertical dividem-se em trs variantes: Fundio centrifugada propriamente dita Fundio semi-centrifugada Fundio sob presso devida centrifugao

11.

a)

Produz peas com peso mximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento superficial, tolerncias menores e geralmente sem macho. So produzidas ligas de alumnio, de nquel, de magnsio, de cobre, de cobre-berlio, de bronze-silcio, lato ao silcio, ligas resistentes ao calor, alm do ao comum e inoxidvel. Este processo bastante eficaz na produo de peas pequenas e aparentemente inviveis por outros processos (pelo formato complexo e custo). Os modelos para a confeco dos moldes so produzidos em cera a partir do vazamento de cera lquida em uma matriz formada por uma cavidade com o formato e dimenses da pea desejada. O modelo de cera mergulhado numa pasta ou lama refratria feita com slica ou zircnia, na forma de areia muito fina, misturada com um aglomerante de gua, silicato de sdio e/ou silicato de etila. Essa lama endurece em contato com o ar e, aps endurecida, o molde aquecido e o modelo derrete. Permanece s a casca, que recebe o metal lquido. Assim que a pea solidificada, o molde quebrado para retirada da pea. Portanto, tanto o molde quanto o modelo so inutilizados no processo.

b) As vantagens do processo so:

Produo em massa de peas de formato complexo; Reproduo de detalhes, cantos vivos, paredes finas, etc.; Maior preciso dimensional e melhor acabamento superficial; Utilizao de praticamente qualquer liga.

As desvantagens so:

Peso limitado, mximo 5 kg, devido elevao do custo; Custo se eleva medida que a pea aumenta de tamanho.

c) As etapas do referido processo so as seguintes, a partir da matriz:

1) A cera injetada no interior da matriz para confeco dos modelos; 2) Os modelos de cera endurecida so ligados a um canal central; 3) Um recipiente metlico colocado ao redor do grupo de modelos; 4) O recipiente cheio com uma pasta refrataria chamada investimento para confeco do molde; 5) Assim que o material do molde endurecer, pelo aquecimento, os modelos so derretidos e deixam o molde; 6) O molde aquecido cheio do metal liquido, sob ao de presso, por gravidade, a vcuo ou por intermdio de fora centrifuga; 7) O material do molde quebrado e as peas fundidas so retiradas; 8) As peas so separadas do canal central e dos canais de enchimento e esmerilhadas.

12. a) O molde confeccionado a partir de uma mistura de areia e uma resina, endurecvel pelo calor, a qual atua como aglomerante. A mistura colocada sobre a superfcie de um modelo metlico. O conjunto aquecido e endurece, resultando aderncia mtua dos gros de areia; forma-se, assim, uma casaca resistente e rgida que constitui metade do molde.

O modelo ento extrado. A outra metade do molde confeccionada de modo idntico. Pronto os moldes, so colocados os machos na sua cavidade, se necessrios. As metades so juntadas e presas, geralmente por colagem.

b) As vantagens do processo de fundio em casca so as seguintes:

Podem-se produzir peas com tolerncia entre mais ou menos 0,127mm, de modo que, em operaes de usinagem para acabamento, menor quantidade de metal removida. As tolerncias de usinagem variam de 1,0 a 1,5 mm;

As peas fundidas em cascas podem apresentar acabamentos equivalentes a 3,2mm ou superiores; Na presena de orifcios, os machos correspondentes podem frequentemente fazer parte do modelo, de modo que so confeccionados e posicionados com maior preciso; na pratica obtm-se orifcios relativamente pequenos, por exemplo, em torno de 10 mm.

No h necessidade de prever ngulos de sada maiores que a 1, facilitando a operao de usinagem final; Podem ser fundidas seces muito finas, por exemplo, 2,5 a 5 mm; os ngulos de concordncia tambm so pequenos. preciso cuidado para que isso no afete a resistncia mecnica das peas;

Qualquer tipo de metal, com caractersticas de fuso fcil, pode ser utilizado na produo de peas por fundio em casca; as dimenses destas podem atingir 1200 a 1500 mm. Contudo a maioria das peas fundidas em casca possui a metade ou menos dessas dimenses.

As desvantagens do processo so as seguintes:

O custo do modelo maior, porque o mesmo deve ser metlico, geralmente alumnio ou ferro fundido; alm disso, os modelos devem estar isentos de defeitos superficiais, os quais podem dificultar a remoo da casca. Do mesmo modo, a areia base de resina de custo relativamente elevado, alm de ser mais difcil de armazenar e manusear;

As dimenses das peas fundidas em casca so limitadas, quando comparadas s peas produzidas em fundio convencional. Contudo, essas dimenses so geralmente maiores do que as obtidas por intermdio da fundio sob presso.

c)

a. A placa com o modelo aquecida entre 177 e 260C levada caixa basculante, mantida na sua posio normal, contendo a areia de fundio; b. Caixa basculante girada 180 para que a areia caia sobre o modelo aquecido; o calor provoca a fuso da resina e liga as partculas de areia; quanto mais longo o tempo de contato da areia com o modelo mais espessa a casaca resultante. Geralmente, uma casca com espessura variando de 4,7 a 9,5 mm suficiente. O tempo necessrio para atingir essa espessura varia de 15 a 60 segundos. c. A caixa basculante levada sua posio normal; o conjunto completo de modelo e molde estufado a cerca de 315C; d. O molde extrado do modelo e est pronto para ser utilizado.

13. a) Neste processo, as peas fundidas so longas, cm seces quadrada, retangular, hexagonal ou de formatos diversos. Em outras palavras, processo funde barras de grande comprimento, com as seces mencionadas, as quais sero posteriormente processadas por usinagem ou pelos mtodos de conformao mecnica no estado slido.

b)

Pela fundio contnua diminui a porosidade do material (defeito de fundio que ocorre internamente pea). O molde de grafita utilizado no libera gases quando submetido a altas temperaturas. Nestes perfis, a presena de gases, (que causariam os defeitos) limita-se apenas ao contido no metal lquido, o que reduz acentuadamente a formao de porosidade em relao aos outros processos de fundio.

Por meio deste processo tambm se evita o surgimento de rechupes (cavidades ocasionadas pela contrao do metal lquido durante a solidificao). O controle deste defeito se torna mais to difcil de acordo com a complexidade da geometria

da pea fundida, sendo que os rechupes situam-se sempre nas regies mais espessas, nos centros trmicos. Como a alimentao da matria-prima contnua, o produto final isento de rechupes.

Ainda devido ao uso de moldes de grafita refrigerados a gua, os ferros fundidos em fundio contnua possuem estrutura mais refinada em relao s peas de mesma espessura (mdulo de resfriamento) produzidas em moldes de areia, conferindo ao material melhores propriedades mecnicas e a geometria desejada s barras.

Alm disso, as barras so produzidas em formato prximo dimenso final da pea, a inexistncia de ngulos de sada, pequena quantidade de incluses, defeitos superficiais e o bom acabamento superficial bruto de fuso melhoram a usinabilidade e tambm contribuem para a reduo do sobre-metal a ser removido por processos de usinagem.

c) Em principio, o processo consiste em vazar-se o metal lquido num cadilho aquecido. O metal lquido escoa atravs de matrizes de grafita ou cobre, resfriadas a gua. A barra j no estado slido, porm ainda quente, agarrada por cilindros de laminador e arrastada para frente, com velocidade correspondente s velocidades de resfriamento e solidificao do metal. No percurso, a barra continua resfriando e cortada pelo emprego de serras circulares ou chama de oxiacetileno. Alm destas, o ao e o ferro nodular podem ser fundidos continuamente.

14. a) Desmoldagem: Separao da areia das peas solidificadas. Desmoldador em grade com movimento vibratrio, onde a areia cai sobre correias transportadoras e levada a armazns para reaproveitamento (aps separao dos resduos metlicos).

b) Corte de canais/Limpeza: Grosseira, para remoo dos canais e alimentadores (com serras de fita, discos de corte, maaricos ou marteletes). Da superfcie, atravs de jateamento de areia, tamboreamento.

c) Rebarbao: remoo de rebarbas ou outros excessos de metal na pea com o emprego de marteletes pneumticos e esmeril.

15. a) Inspeo visual: Para detectar defeitos visveis, resultantes das operaes de moldagem, confeco e colocao dos machos, de vazamento e limpeza.

b) Inspeo dimensional: a qual realizada geralmente em pequenos lotes produzidos antes que toda a srie de peas seja fundida.

c) Inspeo metalrgica: que inclui anlise qumica; exame metalogrfico, para observao da microestrutura do material; ensaios mecnicos, para determinao de suas propriedades mecnicas, ensaios no destrutivos, para verificar se os fundidos so totalmente sos.