Você está na página 1de 29

PROJETO VLVULA FUNDIO EM AREIA VERDE

Alunos: JORGE JOSIAS MARCELO RODRIGO

ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIO


Desenho da pea Projeto do modelo Confeco do modelo (modelagem) Confeco do molde (moldagem) Confeco de machos(permitem obteno de furos) Fuso do metal Vazamento no molde Limpeza e rebarbao Controle de qualidade

Desenho da Pea

Projeto do modelo
Aspectos a serem observados:
Equipamentos e insumos utilizados Material que ser construdo Contrao do metal que ser vazado Sobre-metal para posterior usinagem ngulo de sada Verificar diviso do modelo Prever colocao de canais de vazamento Estudar localizao dos machos Escolha da caixa de molda

Confeco do modelo (modelagem)

Confeco de machos

Confeco do molde (moldagem)

Confeco do molde (moldagem)

Confeco do molde (moldagem)

Fuso do metal
A fuso do material a ser vazado (alumnio) foi feita em forno a gs, o alumnio foi tratado com escorificante, com material limpo a temperatura do metal (Aluminio) estava com 862C (muito alta para vazar) adicionaram ao forno alumnio solido para reduo da temperatura.

Vazamento no molde

Limpeza e rebarbao

Serra sadas de ar na regio do flange

Serra canal de ataque

Controle de qualidade
As medidas encontradas do modelo no correspondia com as medidas do desenho.

DEFEITOS EVIDENCIADOS

Falhas na regio da flange

Regio apresentando no preenchimento da flange.

Possveis causas
Metal frio devido o vazamento no ter sido continuo. Canal de descida e ataque mal dimensionados, causando um preenchimento mais lento que contribuiu na formao desse defeito. Gases presos.

Possveis solues
Vazamento continuo e com maior velocidade. Dimensionar e confeccionar melhor o sistema de enchimento. Aumentar sada de gases ou melhor dimensionar as sadas de gases.

Penetrao do metal na areia

Defeito ocasionado pela quebra do bolo durante o vazamento, ocasionando a penetrao do metal na areia.

Penetrao do metal na areia, na regio das flanges


COMO OCORRE: A penetrao do metal ocorre quando metal e/o xido metlicos preenche os vazios existentes entre os gros de areia.

Possveis causas
Socamento desigual ou baixa compactao da areia. Socamento insuficiente. Sistema de enchimento mal dimensionado ou mal confeccionado.
M compactao da areia compactada em certas regies do molde devido a mistura heterognea.

Possveis solues
Um bom socamento da areia para melhor compactao com determinado cuidado para no quebrar o modelo. Sistema de enchimento melhor dimensionado. Areia mais homognea na hora da moldagem.

Quebra e queda da areia no molde


Essa falha de fundio ocasionada pelo desprendimento de pedaos e/ ou fragmentos de areia, na cavidade do molde.

Quebra e queda da areia no molde Possveis causas


ngulo de sada inadequado no modelo de fundio Baixa resistncia da areia por mistura diferente. Compactao fraca das moldaes.

Quebra e queda da areia no molde

No momento de extrao do modelo devido ao ngulo de saida inadequado do modelo houve a quebra do bolo.

Possveis solues
Total cuidado na execuo do modelo verificar se as medidas de ngulos de sadas e as demais esto conforme o projeto. Certo cuidado na extrao do modelo para que no haja quebra do bolo.

Acabamento deficiente de machos e moldes


A recuperao de machos e/ou moldes devido a ocorrncia de pequenas quebras, falta de endurecimento ou enchimento da areia em pequenas regies e trincas.

Possveis causas
ngulo de sada insuficiente. Extrao manual do modelo de modo incorreto, provocando impacto ou atrito entre a moldao e o modelo. Macho feito com dimenses menor que o especificado no projeto.

Acabamento deficiente de machos e moldes

No momento da extrao do modelo o sacador vazou o modelo causando este defeito na pea.

Macho feito com dimetro menor causando este defeito.

Possveis solues
ngulo de sada suficiente para a extrao da pea. Certo cuidado na extrao do modelo para evitar danos ao molde. Na execuo do macho e do modelo ter cuidado em suas dimenses, que seja feita conforme o projeto.