Você está na página 1de 48

Fundio em Moldes Metlicos Permanentes por

Gravidade.
Processo que utiliza o vazamento do metal lquido por
gravidade em molde metlico de duas ou mais partes
Usado repetidamente para a produo de muitas peas.
Os moldes utilizados so denominados Coquilhas
As Coquilhas podem ser movimentadas manualmente
(quando de pequeno porte) ou mecanicamente usando-se
Mquinas Coquilhadeiras.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
ETAPAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO:
1. O molde pintado com pincel ou spray nas superfcies que
entraro em contato com o metal lquido (aquecidas a
temperaturas na faixa de 120-260
0
C).
2. Machos, se usados, so inseridos, e o molde fechado
manual ou mecanicamente.
3. Vazamento da liga e enchimento do molde.
4. Aps solidificao da pea: abertura do molde e extrao
dos machos
5. Remoo dos canais e massalotes e operaes de
acabamento das peas.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Caractersticas das peas obtidas:
Melhor Acabamento Superficial.
Maior Preciso Dimensional.
Propriedades Mecnicas Superiores.
Estrutura com gro mais finos em
comparao com as peas fundidas em areia.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes

Molde = Coquilha : pode produzir de 10.000 at
120.000 peas
revestimento aplicado
material usado na sua fabricao
tamanho e complexidade da pea
liga utilizada
Fatores que influenciam na vida til de uma
coquilha:
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Fatores Econmicos
Processo que envolve um alto custo inicial.

Mquina Coquilhadeira + Moldes
No caso da necessidade de utilizao de Machos:
Desejvel e mais econmico o uso de machos de ao
para formar as cavidades das peas.
Quando a pea possui detalhes e
reentrncias que no permitem a
extrao dos machos metlicos, se
faz necessrio o uso de machos de
areia.

Molde
Semi-Permanente
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Em que situaes se justifica a utilizao do processo?
Quantidade de peas a produzir alta (entre 400
a 5000 unidades)
Altas produes.
Mo de obra menos especializada.
Reduo no peso da pea.
Reduo na usinagem
Melhor acabamento.
Fatores Econmicos
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Fatores Tecnolgicos:
Normalmente so produzidas peas entre 10 e 50Kg.
Peas grandes e complexas dificultam o manejo do
molde e necessitam grande nmero de machos.

Opo pela utilizao de Moldes de Areia.
Peso Mximo
por Liga
Ligas de Alumnio = 14Kg
Ligas de Cobre = 10 Kg
Ligas de Ferro = 50 Kg
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Ligas Utilizadas:
Ligas de Alumnio
Formam xidos que promovem enchimento lento.
Possuem grande contrao

Necessidade
de Massalotes
As peas podem se deformar na extrao devido a
alta temperatura.
Temperatura de Vazamento = 680-780
0
C
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Ligas Utilizadas:
Ligas de Magnsio
Temperatura de Vazamento = 710-790
0
C
So frgeis

Exigem cuidados na extrao
So suscetveis trincas.
Extremamente oxidveis.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Ligas Utilizadas:
Ligas de Cobre
Temperatura de Vazamento = 980 1250
0
C
Grandes contraes

Ejeo deve ser rpida
Solidificam a temperaturas elevadas.
Ligas de Ferro
Produo de peas pequenas e simples.
Temperatura de Vazamento = 1290 - 1400
0
C
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Moldes Coquilhas
Coquilha Manual confeccionado com blocos simples
para peas finas
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Moldes Coquilhas
Coquilha Manual deslizante sobre placa base para
peas mais espessas
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Exemplo do Processo de Coquilhamento com coquilha
manual
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Maquinas Coquilhadeiras
Coquilhadeira Automtica com acionamento hidralico
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Maquina Coquilhadeira
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Maquina Coquilhadeira de Grande Porte
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Maquina Coquilhadeira com Sistema de Basculamento
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Regras Gerais de Projeto das Peas:
Desenho da pea no deve ser complexo.
Sees devem ser uniformes.
Evitar cantos vivos.
Evitar machos (metlicos ou de areia).
Espessura mnima em torno de 3mm.
Usar nervuras para evitar paredes pesadas.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Requisito Principal: o molde deve extrair calor do
metal lquido a um determinada velocidade.
Princpios Bsicos Aplicados:
Necessidade de resfriamento com gua
Controle da direo do fluxo de calor
uso de materiais e recobrimentos com
diferentes capacidades de extrao do calor.
Projeto dos Moldes:
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Requisitos Principais dos Moldes:
Devem resistir aos esforos de manuseio e apresentar
a maior vida til possvel

Utilizao de materiais resistentes e cuidados na
fabricao.
Devem extrair calor do metal lquido a uma determinada
velocidade

Necessidade de sistemas de resfriamento.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Necessidade de altas velocidades de produo
Projeto do Molde
Fatores a serem considerados:
Vida til relativamente longa
Preciso dimensional da cavidade
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
- Detalhamento dos aspectos operacionais
Aspectos do projetos dos moldes relacionados
com suas funes metalrgicas e de engenharia
- Sistema de canais de enchimento
- Sistema de alimentao (massalotes)
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Fatores importantes no projeto de moldes
para processos intermitentes:
Temperaturas mxima e mnima da face
do molde durante o ciclo
Magnitude dos gradientes de temperatura
atravs das paredes dos moldes
Freqncia de repetio do ciclo de produo
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
- Variaes microestruturais em funo de
aquecimentos prolongados ou reaes qumicas
Consequncias do aquecimento e das
variaes de temperaturas:
- Diferentes expanses em funo da formao
de gradientes de temperaturas

Empenamentos ou fissuras nas faces devido
Fadiga Trmica
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Objetivos do controle de temperatura do
molde:
Garantir uma utilizao segura
retirada da umidade
Obter fundidos com superfcies lisas
temperaturas timas 200-350
0
C
Promover direo e velocidades de
solidificao timas
Obter uma vida til mais longa
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Materiais para Moldes:
Fatores determinantes da escolha do material:
Tipo de liga a ser vazada.
Quantidade de peas a serem produzidas.
Condies operacionais.
Materiais
Utilizados
Ferro Fundido
Ao H13 Temperado
Cobre - Cromo
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Tamanho da
Pea
Nmero de Vazamentos
1000 10000 100000
Pequena
Menor que 25mm
Mdias e Grandes
at 900mm
F
o
F
o
Cinzento

F
o
F
o
Cinzento
H11
F
o
F
o
Cinzento c/
insertos de H14
F
o
F
o
Cinzento

F
o
F
o
Cinzento

F
o
F
o
Cinzento
H11, H13, H14
Recomendao de Materiais para Coquilhas segundo a AFS
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Propriedades Importantes em
Materiais para Coquilhas:
Facilidade de Usinagem.
Estabilidade Dimensional.
Boa Difusividade Trmica.
Resistncia a trincas e fissuras por
Fadiga Trmica
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Aspectos Construtivos dos Moldes
(Coquilhas)
Espessura de Parede 40 a 60 mm (em mdia)
Paredes muito
Espessas
Demora para atingir temperatura de
trabalho
Aumento Significativo no peso.
Paredes muito
Finas

Menores que
15 mm

Apenas peas
pequenas e
simples
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Aspectos Construtivos dos Moldes
(Coquilhas)
Furos e Rasgos
para Sada de Ar
Na linha de diviso do molde com
0,13 a 0,25 mm de profundidade e
largura varivel.
Feitos aps testes.
Tolerncias
Para peas de
Alumnio que
requerem alta
preciso
Moldes de Ao
de Baixa Liga ou
Ao para
Ferramentas

Tolerncias de 0,38 at 0,13 mm
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Aspectos Construtivos dos Moldes (Coquilhas)
Insertos
Na cavidade total ou parcial do molde.
Material idntico ou diferente.
Finalidades dos Insertos:
Aumentar a vida til dos moldes.
Simplificar a usinagem.
Manuseio ou troca de partes e consertos
Sadas de ar.
Resfriadores ou aquecimento em certas reas da cavidade
do molde.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Aspectos Construtivos dos Moldes (Coquilhas)
Sistemas de Canais
Sistemas que evitem turbulncia.
Sistemas de alimentao e ataque
que produza solidificao direcional.
Possibilidade da utilizao de Filtros.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Aspectos Construtivos dos Moldes (Coquilhas)
ngulos de Sada
Externo = 1
0
- 3
0

Interno = 2
0
- 5
0

Machos = 2
0
- 5
0

Parede de
Pea
Espessura de 3mm usar distncia mxima
de at 75 mm.
Espessura de 5mm usar distncia mxima
entre 75 e 150 mm.
Tolerncia
para
Usinagem
At 250 mm de comprimento = 0,8 mm
Acima de 250 mm = 1,2 mm
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Aspectos Construtivos dos Moldes (Coquilhas)
Machos
Comprimento de macho sujeito por um
extremo no deve exceder do macho x 10.
Dimetro mnimo para machos = 6mm.
Tipos: metlicos simples fixos metlicos
deslizantes montveis de areia.
Movimentao: manual ou atravs de
cilindros pneumticos.
Devem ser extrados rapidamente para evitar
agarramento.
Mais econmico a utilizao de machos metlicos (H14
ou ao ferramenta equivalente tolerncia mnima e vida
til mxima.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Aspectos Construtivos dos Moldes (Coquilhas)
Recomendao de Materiais para Machos Grandes
segundo a AFS
Nmero de Vazamentos
1000 10000 100000
F
0
F
0
Cinzento
Areia, gesso
F
0
F
0
Cinzento, H11
Areia, gesso
F
0
F
0
Cinzento, F
0
F
0
Cinzento c/ insertos
de H11 , H11
Machos menores que = 77mm e L = 255mm a AFS
recomenda os seguintes materiais, emn ordem de
preferncia: Areia H11(Rc entre 42 e 45) Ao Carbono.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Ferramental para Fundio por Gravidade
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Coquilha Basculante Sistema Tilt
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Pea fundida
em Coquilha
Carter
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Revestimentos dos Moldes (Coquilhas)
Composio Qumica:
Silicato de Sdio: como ligante.
gua: como solvente.
Grafite coloidal, vermiculita, xido de alumnio, argila e
outros ingredientes.
Aplicao: pistola na cavidade da pea e com pincel (base
isolante para massalotes).
Obs.: Quando a camada espessa taxa de resfriamento
lenta (ao isolante).
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Revestimentos dos Moldes (Coquilhas)
Sequncia Operacional:
Limpeza da cavidade com jato de areia melhor aderncia
da tinta.
Aquecimento do molde a 150
0
C
Aplicao de quantas camadas forem necessrias (em
funo do efeito de isolamento desejado).
Obs.1: Uma aplicao bem feita pode ser usada
continuamente por 24h dependendo do desenho da pea.
Obs.2: Recomenda-se a remoo completa e a repintura do
molde em vez da realizao de reparos.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Principais Funes das Tintas para Coquilhas
Controlar o gradiente de temperatura solidificao
direcional tima e peas isentas de rechupes.
Controlar o fluxo de metal para assegurar que o metal atinja
todas as partes da coquilha com a temperatura necessria a
no ocorrncia de juntas frias.
Facilitar a extrao da pea.
Garantir um bom acabamento na pea.
Garantir uma maior vida til do molde (evita soldagem do
metal no molde)
Reduzir o choque trmico.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Meios para alterar o Resfriamento das Peas
Situao Ideal garantir a solidificao direcional.
Quando isto no possvel:
Usar resfriadores de Cobre ou Ao
Circulao de gua.
Uso de aquecimento localizado.
Uso de tintas isolantes.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Temperatura da Coquilha
Em fundio de Ligas de Alumnio 300-350
0
C.
Consequncias de Temperaturas muito Baixas:
Gerao de solda fria nas peas.
Reduo na capacidade de alimentao
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Ocorrencia de porosidades por falha de
preenchimento
Detalhes mal definidos da peca
Temperatura da Coquilha
Em fundio de Ligas de Alumnio 300-350
0
C.
Consequncias de Temperaturas muito Altas:
Maior formao de rebarbas.
Menor produo.
Reduo nas propriedades mecnicas das peas.
Maior tendncia a rechupes.
Menor vida til do molde.
Maiores contracoes da peca e perda de precisao
dimensional
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Variveis que afetam a Temperatura da Coquilha
Quantidade de metal vazado.
Formato da pea.
Espessura de parede da coquilha.
Frequncia dos vazamentos.
Tipo e espessura dos revestimentos (tintas).
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes
Fatores que afetam a Temperatura de Vazamento
Tamanho e forma da pea.
Revestimento do molde.
Sistema de resfriamento.
Sistema de canais.
Processos de Fabricao
Prof. Dr. Guilherme Verran
Aula 12: Processos de Fundio em Moldes Permanentes