Você está na página 1de 29

PROJETO VLVULA

FUNDIO EM AREIA
VERDE
Alunos: JORGE
JOSIAS
MARCELO
RODRIGO

ETAPAS DO PROCESSO DE
FUNDIO

Desenho da pea
Projeto do modelo
Confeco do modelo (modelagem)
Confeco do molde (moldagem)
Confeco de machos(permitem obteno
de furos)
Fuso do metal
Vazamento no molde
Limpeza e rebarbao
Controle de qualidade

Desenho da Pea

Projeto do modelo
Aspectos a serem observados:
-

Equipamentos e insumos utilizados


Material que ser construdo
Contrao do metal que ser vazado
Sobre-metal para posterior usinagem
ngulo de sada
Verificar diviso do modelo
Prever colocao de canais de vazamento
Estudar localizao dos machos
Escolha da caixa de molda

Confeco do modelo
(modelagem)

Confeco de machos

Confeco do molde
(moldagem)

Confeco do molde
(moldagem)

Confeco do molde
(moldagem)

Fuso do metal
A fuso do material a ser vazado (alumnio) foi feita em forno a
gs, o alumnio foi tratado com escorificante, com material limpo a
temperatura do metal (Aluminio) estava com 862C (muito alta para
vazar) adicionaram ao forno alumnio solido para reduo da
temperatura.

Vazamento no molde

Limpeza e rebarbao

Serra
sadas de
ar na regio
do flange

Serra canal
de ataque

Controle de qualidade
As medidas encontradas do modelo no correspondia com as medidas
do desenho.

DEFEITOS EVIDENCIADOS

Falhas na regio da flange

Regio apresentando no preenchimento da


flange.

Possveis causas
Metal frio devido o vazamento no ter
sido continuo.
Canal de descida e ataque mal
dimensionados, causando um
preenchimento mais lento que
contribuiu na formao desse defeito.
Gases presos.

Possveis solues
Vazamento continuo e com maior
velocidade.
Dimensionar e confeccionar melhor o
sistema de enchimento.
Aumentar sada de gases ou melhor
dimensionar as sadas de gases.

Penetrao do metal na
areia

Defeito ocasionado pela quebra do bolo durante o vazamento,


ocasionando a penetrao do metal na areia.

Penetrao do metal na
areia, na regio das flanges
COMO OCORRE:
A penetrao do metal ocorre
quando metal e/o xido metlicos
preenche os vazios existentes entre
os gros de areia.

Possveis causas
Socamento desigual ou baixa
compactao da areia.
Socamento insuficiente.
Sistema de enchimento mal
dimensionado ou mal confeccionado.
M compactao da areia
compactada em certas
regies do molde devido a
mistura heterognea.

Possveis solues
Um bom socamento da areia para
melhor compactao com
determinado cuidado para no
quebrar o modelo.
Sistema de enchimento melhor
dimensionado.
Areia mais homognea na hora da
moldagem.

Quebra e queda da areia no


molde
Essa falha de fundio ocasionada pelo
desprendimento de pedaos e/ ou fragmentos
de areia, na cavidade do molde.

Quebra e queda da areia no


molde
Possveis causas
ngulo de sada inadequado no
modelo de fundio
Baixa resistncia da areia por mistura
diferente.
Compactao fraca das moldaes.

Quebra e queda da areia no


molde

No momento de extrao do modelo devido ao ngulo


de saida inadequado do modelo houve a quebra do bolo.

Possveis solues
Total cuidado na execuo do modelo
verificar se as medidas de ngulos
de sadas e as demais esto
conforme o projeto.
Certo cuidado na extrao do modelo
para que no haja quebra do bolo.

Acabamento deficiente de
machos e moldes
A recuperao de machos e/ou
moldes devido a ocorrncia de
pequenas quebras, falta de
endurecimento ou enchimento da
areia em pequenas regies e trincas.

Possveis causas
ngulo de sada insuficiente.
Extrao manual do modelo de modo
incorreto, provocando impacto ou
atrito entre a moldao e o modelo.
Macho feito com dimenses menor
que o especificado no projeto.

Acabamento deficiente de
machos e moldes

No momento da extrao do modelo


o sacador vazou o modelo causando
este defeito na pea.

Macho feito com dimetro


menor causando este defeito.

Possveis solues
ngulo de sada suficiente para a
extrao da pea.
Certo cuidado na extrao do modelo
para evitar danos ao molde.
Na execuo do macho e do modelo
ter cuidado em suas dimenses, que
seja feita conforme o projeto.