Você está na página 1de 9

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd

2008-2011 Dennis Zasnicoff (twitter: @zasnicoff) | AudicaoCritica.com | Alguns direitos Pesquisar... OK reservados. BLOG HOME CURSO ONLINE PRODUO GLOSSRIO WORKSHOPS

CONTATO e SUPORTE

ENQUANTO ISSO NO TWITTER...


TUTE PARA @ZASNICOFF OU COMPARTILHE UM LINK DESTE SITE

A Importncia do CD
Sbado, 12 Junho 2010 12:34 Zasnicoff Dennis

ACADEMIA DO PRODUTOR MUSICAL


VDEO

Praticamente no existem ESTO FALANDO... mais CDs. O maxlljr @zasnicoff custo de pode me dar umas dicas duplicao de como gravar bateria no computador? alto. A Internet yesterday reply retweet muito mais favorite eficiente na divulgao e LeoMass Explicando o que Dithering no udio distribuio de associando com os bits de msicas. Certo? cores das imagens: Errado. bit.ly/zSJxyT #interessante
4 days ago reply retweet favorite

No ms passado, escrevi um pequeno artigo sobre uma banda chamada Medollic. Disse que o seu disco de estria zasnicoff tinha grande margem dinmica e que a prpria banda usava @RaelVianna_ZHOE sistema no precisa de esta caracterstica da masterizao como marketing positivo. Considerei uma iniciativa louvvel, que poderia ser turmas, voc pode comear quando quiser. O o indicador de que bandas e ouvintes estavam cansados do som chapado e sem vida dos discos lanados nos ltimos Join the conversation 15 anos. Por algum processo que exigiu no mnimo algum planejamento e dedicao por parte da banda ou sua equipe de ps-produo, o grupo australiano encontrou meu artigo na Internet, me agradeceu, e pediu um endereo para que pudessem me enviar um CD. Semana passada recebi minha cpia, autografada, diretamente da Austrlia. Definitivamente algo fora do comum. O som realmente pulsante e se destaca no cenrio, gostei de vrias faixas do disco. Mas, acima de tudo, virei f. Por qu? Porque recebi um CD, um disco, um exemplar palpvel e concreto, especialmente enviado para mim, de longe, sem eu nunca ter esperado por isso. No fosse a existncia de um CD, no vejo como esta banda poderia causar o

Academia do Produtor Musical Exclusiva para membros. Conhea e ganhe um livro.

SEJA F NO FACEBOOK

VISITANTES ONLINE
Temos 144 visitantes online

LIVRO GRTIS
Baixe uma cpia do Manual de Bolso da Produo Musical

1 de 9

13/1/2012 00:40

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd

mesmo impacto neste ouvinte, que est do outro lado Audio Crtica do mundo. Produo Musical
no Facebook Curtir

assim que conquistamos fs. Outro exemplo real. H algumas semanas, terminei de mixar um show de um amigo, que cantou com seu filho, para um pblico seleto de conhecidos e familiares. No se trata de um lanamento, de msicas inditas com pretenso comercial e nem mesmo da construo de um nome, uma marca, uma banda. Mas ainda assim, achei que o som ficou bem interessante e, se encaixando na proposta acstica original, sugeri que fizssemos algumas cpias em CD. Incialmente, meu amigo (e cliente) achou no ser necessrio, afinal, eu j tinha criado uma pgina no site para o lanamento do disco. Amigos e familiares receberam o link e poderiam escutar as faixas, baixar o disco, ver fotos e vdeos, deixar comentrios, ler a ficha tcnica e tudo mais que acompanha o lanamento de um disco, real ou virtual. Depois de alguns dias, ele mudou de idia e me pediu para gravar 50 cpias, seus amigos perguntavam e pediam por um CD. Decidi fazer 100 e soube que hoje, alguns dias depois, eles j esto se esgotando. Uma coisa direcionar seus amigos, fs, familiares ou quem quer que seja para um site. Outra coisa completamente diferente entregar um CD em mos. Alm das questes tcnicas, que ainda existem, e dificultam que os visitantes faam download, audio, transferncia e gravao das faixas, temos que nos lembrar do fator psicolgico. O ouvinte que manuseia um CD original (comprado ou no), sente-se valorizado, especial, mais prximo do artista. Um CD uma prova concreta. Para o artista, a manifestao fsica do seu projeto. Para o ouvinte, a posse real das msicas, que podem ser escutadas em qualquer lugar, sem dificuldades. Ser um dos poucos que possui uma cpia oficial, principalmente quando se trata de uma "edio limitada", o desejo de todo f. por essas e outras que ainda existem CDs. Menos do que no passado, sem dvida. Mas ainda um produto que se paga facilmente, ajuda a construir uma base de fs, gerando diversas outras rendas. Msicas que no viram um CD como um filme que no vai para o cinema, j assumimos que no dos melhores, e provavelmente estamos certos.

1,120 pessoas curtiram Audio 12 msicas que gravei ao vivo, num bar em So Paulo. Era Crtica - Produo Musical

Bruno

Max

Levita

Fuba

Daniel

Leonardo Franklin

Stephanie

Tiago

Silvano

Plug-in social do Facebook

(3a. edio, com 37 pginas sobre as etapas da produo, dicas, termos e dados de mercado. Para msicos, tcnicos e produtores)

CATEGORIAS
Mais Recentes Audio Crtica Audio Teste Como Fazer Diverso Listas Music Business Novidades Opinio O Que Pro Audio Rapidinha Utilidade Webmaster

PARCEIROS

REGISTRE SUA MSICA

FEED
RSS

CASES PARA TRANSPORTE

BLOG NO SEU EMAIL


No perca nenhum

2 de 9

13/1/2012 00:40

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd

artigo.

Quem paga pelo CD ou por sua produo OUTRA histria, o importante que a produo profissional continua sendo necessria, requisitada e valorizada por artistas e ouvintes. E sempre ser. Milhares de artistas continuam lanando CDs. Na verdade, vrios deles gastam MUITO mais na produo do vdeo-clip do que na produo do disco. Sabem que a produo do disco fundamental e no representa um custo to alto assim no projeto. O disco o ponto de partida. Todo o planejamento de ps-produo depende dele: shows, imprensa, marketing viral, rdio, TV. Sem o disco, o artista iniciante no levado a srio. J o artista famoso, pode at contar com uma renda extra pela venda de CDs. Mas nos dois casos, necessrio existir um disco, fsico, real, ainda que as msicas tambm estejam disponveis na Internet. Voc conhece alguma banda profissional, famosa ou no, que no lana discos? Se fazem isso, com certeza existe um forte motivo. Se o artista iniciante deseja chegar l, se profissionalizar, ficar famoso ou pelo menos agradar amigos e divulgar seu som (como vimos acima), ele precisa de um disco. Para quem ainda no produziu e simplesmente deseja divulgar uma demo, o CD tambm importante. Toda semana eu recebo dezenas de emails com links para msicas, pginas do MySpace, convites para shows. claro que no consigo escutar todos e a maioria das mensagens acaba esquecida na caixa postal. Mas quando recebo um CD, dificilmente deixo de escut-lo. mais fcil, posso ouvir no carro, em casa, no computador, em qualquer lugar. Inconscientemente, acredito se tratar de uma banda "sria". Afinal, ao contrrio da maioria, ela decidiu gravar um disco, investiu tempo, dedicao, dinheiro. este tipo de banda que merece ser ouvida, que provavelmente ir se destacar no cenrio, que tem grandes chances de sucesso. claro que o CD, neste caso, no precisa soar produzido nem comercial, afinal a banda est procurando um produtor justamente para isso. Mas veja que a existncia de um CD ajuda neste contato, com produtores e gravadoras. Tudo isso passa pela cabea do produtor, do profissional da rdio, do ouvinte, do internauta, do representante da gravadora! Quem tem um disco se diferencia, este um bom momento para se gravar discos. hora de se destacar na multido. Ningum

PROTEJA SEUS DIREITOS AUTORAIS

CADASTRAR E-MAIL

LOGIN
Usurio Senha

Memorizar
LOGIN

Dr. Pedro Szajnferber de Franco Carneiro

Lembrar a senha Lembrar o usurio

NADA A VER

J GRAVOU? HORA DE DIVULGAR

BLOG CLOUD

Tambm curto... descobrir vinhos


"Mesa Completa" por Rodrigo Mammana

mixagem
entrevista banda
instrumentos

sound

masterizao

tutorial

consertar a bike
"Bicycle Tutor" por Alex Ramon

produtor workshops delay


musipontos
concurso

acstico

OS MAIS LIDOS
Como Registrar uma Msica GRTIS: Manual de Bolso da Produo

gravao bateria
online
microfone
gravar

msica
grtis

carreira
verso
prxima

3 de 9

13/1/2012 00:40

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd

Musical Tratamento Acstico Preparando seu Mix para Masterizao O Grande Teste do Produtor Musical Etapas da Masterizao Profisso: Produtor Musical Gravador Porttil ZOOM H4n Maldita Latncia Ganhar Dinheiro com Msica Sample Rate - Mitos e Verdades Meu Home Studio udio em 16, 24 ou 32 bits ? Microfonao de Bateria Billboard e as Paradas do Sucesso O que , afinal, Masterizao? Difusor Acstico Para os Fs do Reason Pr-Amplificadores e Sinais dentro do Estdio Decibel (dB)

aguenta mais e nem tem tempo de visitar dezenas de pginas no MySpace a procura de talentos. No importa qual o momento, a tecnologia ou a moda, sempre existiro os fs e suas necessidades de ateno e de produtos fsicos. Sempre haver uma multido e um desejo de se destacar, conseguir ouvintes e eventuais patrocinadores. Ainda se faz muito CD, mesmo que quem pague a conta no seja o ouvinte. A duplicao no tem custo alto e pode ser muito mais efetiva na divulgao do que qualquer email ou twitter. A Internet pode ajudar, mas antes de mais nada, uma banda sria precisa de uma boa produo, de msicas interessantes, de mais do que 2 ou 3 faixas. Do bom e velho disco. Grave o seu e faa cpias! < Anterior Seguinte >

equipamentos

reverb

produo studio musical microfonao


quanto

0
Email

New
ShareThis

COMENTRIOS #13 timo Carlos Magno


06-09-2010 22:04

Gostei muito da materia e sei da importancia de se ter um trabalho paupavel, pois ja senti isso na pele... mas hoje temos de conviver com outro probleminha... a pirataria. Ninguem, nem mesmo os iniciantes com seu primeiro trabalho, esta livre dessa doena. No mais, abraos Dennis Citar

#12 Fama Rpida zasnicoff 16-08-2010 12:40

Valeu Jean, acho que estamos descobrindo que a Internet no vai salvar ningum... abs! Citar

#11 Thanks! James from Medollic 15-07-2010 11:36 Oi Denis! Trata-se de James - produtor e guitarrista do Medollic. Obrigado novamente por seu artigo sobre a banda. Ns estamos muito contentes que a msica chegou ao Brasil. Eu estou usando um tradutor, assim o portugus vai ser ruim:)

4 de 9

13/1/2012 00:40

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd Eu tambm estou muito feliz que voc gosta de misturas dinmicas e masterizao - eu sou um grande f de msica dinmica e sempre tentar certificar-se de que meus clientes registram dinamicamente. Eu estou contente que voc gostou de algumas das faixas tambm! Todos os melhores, James Citar

#10 As midias coexistem JEANFELIPE 10-07-2010 02:49

Ol Dennis, Concordo plenamente com a sua opinio e gostaria de acrescentar tambm que o processo de divulgao tornou-se algo muito mais complexo pois, ao contrrio do que muitos pensavam, o mundo digital est longe de matar o cd ou qualquer midia fsica mas entra no cenrio como mais um fator para embaralhar e hoje no mnimo elementar estar presente nos dois formatos. E sobre a discusso sobre a fama relampago stefanie acho que algo mais complexo do que parece pois conseguir muitos hits na internet algo que pode ser manipulado e ainda isso no determina se a sua pgina faz parte da vida cotidiana das pessoas que frequentam o seu site. Creio que o processo de conquistar, e manter uma relao constante e fidelizar um pblico a parte mais trabalhosa de todo o trabalho da produo musical. Acho que quando se trata da divulgao no se pode ignorar nenhuma maneira de promover seu trabalho, seja ela no mundo virtual ou real. acho q resumidamente isso... Citar

#9 Inovao zasnicoff
06-07-2010 14:31

Citando Amanuzio Costa: Em contrapartida o CD tem uma velocidade extremamente lenta pra divulgao de trabalho. A Internet, juntamente com seus links certos, pode ser muito mais valiosa. Est a as "Stephany do Crossfox" da vida. Certo que tem pouca qualidade, mas, atingiu o sonho de muitos artistas: Fama Nacional. Ainda que efmero, o desejo de consumo do lutadores ainda incgnitos nacionalmente, alm de outros artistas que com pouca coisa logram o sucesso. Da coloco a questo, at onde deve o produtor musical manter tradies de arranjos? Onde se inicia a inovao do produtor? Como manter a caracterstica do artista e ainda fazer valer o dinheiro investido do artista ou seu representante, tornando uma msica comercial ou comercivel? Um forte abrao e parabns pelo blog e pelo site. Ol Amanuzio, obrigado pelos comentrios!

5 de 9

13/1/2012 00:40

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd

Com certeza a Internet um poderoso meio de divulgao. Mas no seria justamente este o problema? Uma faca de dois gumes? Como se destacar num meio abarrotado de bandas e msicas? Nesse sentido, defendo a idia de que o CD pode ajudar muito no destaque. Muito menos pessoas tero acesso ao CD, mas elas seriam o ponto de partida para um divulgao efetiva. Quando gostamos de algo, recomendamos para os amigos. Estes, por sua vez, para seus amigos. E rapidamente o produto atinge milhares de pessoas, com o status de ser "recomendado", este o grande diferencial! Antes de tudo, claro, o produto tem que ser bom. A est o grande dilema da msica atual, onde esto as msicas boas? Os artistas promissores? Costumo dizer no nosso curso que o grande papel do produtor realar os pontos fortes da msica e esconder os fracos. Neste sentido, a produo auxilia, ajuda, lapida, mas nunca substitui uma boa msica. As grandes msicas no precisam de superprodues para soar bem e agradarem. Como um filme antigo, um clssico, um imortal, que ainda agrada na sua simplicidade, sem efeitos especiais ou oramentos milhonrios. Por outro lado, quantas super-produes nos decepcionam quando simos do cinema? Talvez porque carecem de um bom roteiro, de uma mensagem universal, de atores convincentes... Abs! Citar

#8 Opinio Ruan Leonel


05-07-2010 01:29

+1

Dennis! Muito legal a matria! Excelente!!! Posso te afirmar que CDs para mim TUDO!!! Alm de ter algo fsico de uma banda ou artista solo como citado, voc aprecia todos o detalhes do disco, encarte e outras coisas contidas, sem se preocupar com o que foi gasto para consegui-lo. Particularmente, j fiz muitas coisas por CDs e DVDs tambm... rs! J comprei importados, gastei de monto, e por ai vai!!! Eu gosto de acompanhar carreira de artistas do meu gosto e isso sem dvida BOM DEMAIS!!! Citar

#7 Segunda parte, rerer Amanuzio Costa 04-07-2010 22:35

Em contrapartida o CD tem uma velocidade extremamente lenta pra divulgao de trabalho. A Internet, juntamente com seus links certos, pode ser muito mais valiosa. Est a as "Stephany do Crossfox" da vida. Certo que tem pouca qualidade, mas, atingiu o sonho de muitos artistas: Fama Nacional. Ainda que efmero, o desejo de consumo do lutadores

6 de 9

13/1/2012 00:40

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd ainda incgnitos nacionalmente, alm de outros artistas que com pouca coisa logram o sucesso. Da coloco a questo, at onde deve o produtor musical manter tradies de arranjos? Onde se inicia a inovao do produtor? Como manter a caracterstica do artista e ainda fazer valer o dinheiro investido do artista ou seu representante, tornando uma msica comercial ou comercivel? Um forte abrao e parabns pelo blog e pelo site. Citar

#6 Concordo em parte... Amanuzio Costa 04-07-2010 22:33

De fato, um CD nas mos de qualquer artista um trofu, um marco, um filho que foi feito com o mximo de carinho. Enviar um CD pra algum amigo, ou mesmo, para um produtor profissional para que seja analisado, mesmo que superficialmente, de forma contida, o autor/produtor deste CD espera um comenttrio do produtor que o analisa, como se faz um comentrio ao nosso filho e, se for positivo, engrandece o ego do pai, como bem fala aquela mxima: quem beija a boca do meu filho, a minha adoa. Concordo que receber um CD de uma banda demonstra o carinho, a importncia que nos foi dada. Citar

#5 Galeria do Rock felipekamakura 25-06-2010 19:08

+1

Lembro bem do tempo que ia na Galeria do Rock e voltava com um ou dois CDs pra casa. Eu devorava e saboreava completamente cada CD, lia a capa, as letras, via as fotos. Era muito gostoso todo o processo. Hoje com tanto mp3 sinto que esse contato com o artista fica mais superficial. Concluso, sempre me pego ouvindo as coisas que ouvia antigamente =) Abrao Dennis, muito bom o post. Citar

#4 Sencional! RAFAEL DANTAS 24-06-2010 08:37

+1

Parabns Dennis! Como tem toda a razo! Citar

#3 Parabns! Visitante
22-06-2010 12:46

+1

Muito interessante a matria. O cd o carto de visita da banda.... Citar

#2 Parabns! Visitante
22-06-2010 12:46

+1

Muito boa a matria, o cd o carto de visita da banda...... Citar

7 de 9

13/1/2012 00:40

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd

#1 Parabns! Visitante
22-06-2010 12:45

+2

Muito interessante a matria, todos precisamos de um cd sim, o cartao de visita da banda! Citar Atualizar lista de comentrios Assine o RSS dos comentrios ADICIONAR COMENTRIO POR FAVOR AGUARDE PARA SEU COMENTARIO SER APROVADO E PUBLICADO. Ao submeter seu comentrio, reservamos o direito de modificar ou deletar informaes a qualquer momento, sem aviso prvio. As medidas tomadas pretendem evitar o uso de termos ofensivos, propagandas e contedos no pertinentes. Nome (obrigatrio) E-mail (obrigatrio) Website Ttulo (obrigatrio)

Voc ainda pode digitar 1000 caracteres

Notifique-me de comentrios futuros

Atualizar

Enviar
JComments

8 de 9

13/1/2012 00:40

A Importncia do CD

http://www.audicaocritica.com.br/opiniao/2045-a-importancia-do-cd

9 de 9

13/1/2012 00:40

Você também pode gostar