Escolar Documentos
Profissional Documentos
Cultura Documentos
Análises
Apple
Ciência
Android
Windows
Linux
Smartphones
Humor
Dicas
Motores
um relatório
académico em Dead Island 2 8.1
LaTeX – Parte I
EA Sports PGA Tour 2023 8.3
31 AGO 2010 · TUTORIAIS
97 COMENTÁRIOS
Iremos hoje aqui apresentar um
guia para a construção de um Hogwarts Legacy 9.4
relatório direccionado para o
meio académico/escolar. Trata-
se de um documento simples,
mas completo, que contém os
componentes essenciais que
NEWSLETTER PPLWARE
compõe um relatório. Será
particularmente útil para
aqueles que necessitam de
aprender a trabalhar com esta
tecnologia rapidamente, quer
seja por obrigação ou por
curiosidade. Este artigo será
dividido em duas partes:
construção inicial do relatório e
inserção de imagens e tabelas.
QUESTÃO SEMANAL
Quais as categorias que mais lhe interessam
no Pplware?
Análises
Apple
Android
Browsers
Ciência
Criptomoedas
Eventos
Gadgets/Hardware
No segundo ano do meu curso Google
na universidade foi-me Humor
requerido que os relatórios Inteligência Artificial
apresentados, fossem redigidos Internet
em LaTeX. Tal facto motivou-me Jogos
a pesquisar e a saber mais, pois Linux
vi que poderia apresentar Microsoft
trabalhos com melhor Motores/Energias
qualidade e em menos tempo. Notícias
Eu e os meus colegas Planeta
recorremos a livros e à Internet Redes Sociais
para aprender sobre LaTex o Software
mais rápido possível, mas o que Truques, Dicas e Tutoriais
acontece é que a informação Consultório Pplware
por vezes não é completa e
encontra-se dispersa, o que fez Votar
\documentclass[11pt,a4paper]{re
\usepackage[portuguese]{babel}
%Em windows
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc} Apple Watch alertou a polícia de acidente
%Em Linux fatal
%\usepackage[utf8]{inputenc}
\author{Autor do documento}
\title{Titulo do documento}
\begin{document} Dacia Spring Ex... Nova gama compl...
\maketitle
\end{document}
realização de um documento
em língua portuguesa. Com Dacia Extreme J...
estas marcações poderemos
apenas escrever documentos
que só contenham texto.
Iremos então começar a
VELOCÍMETRO PPLWARE
adicionar outras Teste a velocidade da sua Internet
funcionalidades.
\usepackage[hmargin=2cm,vmargin
Índices automáticos de
conteúdo:
\tableofcontents %Índice de con
\listoftables %Lista de tabelas
\listoffigures %Lista de figura
Resumo:
\begin{abstract}
Texto aqui
\end{abstract}
Capítulo:
\chapter{Nome_do_capítulo_aqui}
Secção:
\section{Nome_da_secção_aqui}
\begin{thebibliography}{2}
\bibitem{ref1} Alberto Simões ,
\bibitem{ref2} Autor do livro ,
\end{thebibliography}
Informação sobre o
autor: O meu nome é
Ricardo Fernandes e sou
estudante na
Universidade do Minho
no curso de Engenharia
de Comunicações. Sou
um entusiasta da
plataforma LaTeX e
tecnologia em geral.
Recentemente decidi
empregar um pouco do
meu tempo na redacção
de artigos e manutenção
de um blog sobre LaTeX.
É meu objectivo facilitar
um pouco mais a
integração nesta
tecnologia. O blog pode
ser acedido no seguinte
endereço:
http:\\easylatek.blogs.s
apo.pt
Artigos relacionados
Acompanhe o Pplware no
Google Notícias
Proponha uma correção, faça uma sugestão
ARTIGO PRÓXIMO
ANTERIO ARTIGO
R iPad –
3outube Rollerco
– aster
Descarr
Extreme
egue HD
vídeos
do
YouTube
Comentários 97
João Dias
31 de Agosto de 2010 às
15:38
Desculpem, não percebi
qual a vantagem de um
documento Latex em
relação a qualquer
processador de texto
normal. Alguém me pode
explicar?
-_-'
31 de Agosto de
2010 às 16:25
http://openwetwa
re.org/wiki/Word
_vs._LaTeX
Responder
Setn
om
31 de
Agosto
de 2010
às 19:03
Parece-
me que
essa
página
com a
compar
ação
entre
Word e
Latex
está
desactu
alizada
e
també
m algo
incorre
cta.
Vejamo
s:
–
Velocid
ade de
pequen
os
docum
entos:
eu
tirava
meia-
estrela
ao
Latex.
O que
faço em
Word
faço em
metade
do
tempo
no
Word
(ou
menos)
.
–
Velocid
ade de
grande
s
docum
entos
com
muitas
imagen
s: rating
desactu
alizado;
actual
mente
não
vejo
lentidõ
es nos
docum
entos
Word
com
muitas
imagen
s. Aliás,
até
acho
mais
demora
do
inserir
e gerir
imagen
s no
Latex
do que
no
Word
(há que
escreve
r muito
em
compar
ação
com
alguns
cliques
do
rato).
Metia
2,5
estrelas
no
Word e
uma e
meia
no
Latex.
Fácil
uso:
estrelas
a mais
no
Latex.
Quere
m dizer
que
usar o
Word é
só um-
terço
mais
fácil
que
usar
Latex?
Exagera
do –
Meia-
estrela
no
Latex.
Capaci
dades
científi
cas: a
partir
do
Word
2007 já
existe
um
podero
so
editor
de
equaçõ
es sem
que
tenham
os que
recorre
ra
ferrame
ntas de
terceiro
s. 3
estrelas
.E
muito
mais
fácil de
usar
que o
do
Latex,
que
recebe
2
estrelas
.
Preço:
Hum…
sim, o
Office
normal
é pago.
A não
ser que
se
comece
a usar a
versão
grátis
(com
ads) ou
a
versão
web.
1,5
estrelas
para o
Word.
Compat
ibilidad
e:
Novam
ente, a
partir
do
Word
2007 (e
ainda
mais
com o
2010),
podem
os
publica
r para
PDF
sem
necessi
dade
de
ferrame
ntas
terceira
s. 3
estrelas
.
TOTAL:
16 do
Word
contra
12,5 do
Latex
Assim
já me
parece
justo.
Respon
der
F
e
li
p
e
22
d
e
O
ut
u
br
o
d
e
20
17
às
04
:1
2
k
k
k
k
…
.
p
a
r
e
c
e
-
m
e
q
u
e
v
o
c
ê
t
á
n
a
c
o
n
t
r
a
m
ã
o
,
s
o
b
r
e
a
s
n
e
c
e
s
s
i
a
d
e
s
d
e
s
e
p
r
o
d
u
z
i
r
t
e
s
e
s
e
a
r
t
i
g
o
s
n
o
l
a
t
e
x
…
k
k
k
n
ã
o
s
a
b
e
d
e
n
a
d
a
,
f
i
c
a
c
a
l
a
d
o
.
R
e
s
p
o
n
d
e
r
Ricardo
Correia
31 de Agosto de
2010 às 17:15
A vantagem é
teres um
documento com
aspecto sóbrio e
bastante
profissional em
termos de
organização e
apresentação dos
conteúdos.
Se te disseram
que era
desactualizado,
então vai para
uma faculdade e
vês como te
mandam fazer os
relatorios!!
Até hoje apenas
tive uma única
cadeira na
faculdade em que
os profs deixaram
não se
importaram com
a escolha do
editor de
texto/linguagem
… Todas as
outras tiveram de
ser feitas com
LaTeX.
Responder
V
31 de
Agosto
de 2010
às 19:02
Isso
deve
depend
er da
tua
faculda
de,
porque
já
acabei
o curso
de
Engenh
aria e
apenas
NUMA
cadeira
me
dissera
m que
preferia
m em
Latex.
Respon
der
-
_
-
'
31
d
e
A
g
os
to
d
e
20
10
às
20
:5
2
N
ã
o
e
x
i
s
t
e
o
c
u
r
s
o
d
e
E
n
g
e
n
h
a
r
i
a
.
R
e
s
p
o
n
d
e
r
S
ó
c
r
a
t
e
s
31
d
e
A
g
os
to
d
e
20
10
às
22
:2
3
E
u
t
i
r
e
i
o
c
u
r
s
o
d
e
E
n
g
e
n
h
a
r
i
a
!
P
P
C
9
d
e
Ja
n
ei
ro
d
e
20
12
às
23
:0
4
E
u
e
s
q
u
e
c
i
-
m
e
d
a
m
a
i
o
r
p
a
r
t
e
d
a
m
a
t
é
r
i
a
.
m
a
s
o
s
l
i
v
r
o
s
,
o
s
l
i
v
r
o
s
,
o
s
l
i
v
r
o
s
,
e
r
a
m
p
e
s
a
d
o
s
.
l
o
l
R
i
c
a
r
d
o
C
o
r
r
e
i
a
1
d
e
S
et
e
m
br
o
d
e
20
10
às
00
:2
9
E
n
g
e
n
h
a
r
i
a
d
e
q
u
ê
?
!
S
a
b
o
n
e
t
e
s
?
!
R
e
s
p
o
n
d
e
r
J
o
ã
o
H
e
n
ri
q
u
e
s
1
d
e
S
et
e
m
br
o
d
e
20
10
às
09
:0
0
E
n
g
e
n
h
a
r
i
a
a
p
e
n
a
s
?
L
O
L
!
!
R
e
s
p
o
n
d
e
r
R
u
i
20
d
e
O
ut
u
br
o
d
e
20
10
às
19
:0
9
E
r
a
u
m
a
p
i
a
d
a
c
a
r
o
s
.
R
e
p
a
r
e
m
n
o
n
o
m
e
d
a
p
e
s
s
o
a
q
u
e
t
i
r
o
u
o
c
u
r
s
o
d
e
E
n
g
e
n
h
a
r
i
a
.
M
i
g
u
e
l
R
e
l
v
a
s
21
d
e
J
ul
h
o
d
e
20
13
às
19
:1
8
E
u
u
s
e
i
L
a
t
e
x
p
a
r
a
f
a
z
e
r
d
o
i
s
r
e
l
a
t
ó
r
i
o
s
n
o
s
e
c
u
n
d
á
r
i
o
e
t
a
m
b
é
m
m
e
d
e
r
a
m
e
q
u
i
v
a
l
ê
n
c
i
a
a
e
s
s
e
c
u
r
s
o
d
e
e
n
g
e
n
h
a
r
i
a
!
R
e
s
p
o
n
d
e
r
willian
19 de Dezembro
de 2010 às 23:45
que isso cara
onde voce so
conseguiria algo
similar em uma
editora
Se o seu objetivo
é fazer pequenos
trabalhos, o word
resolve seu
problema.
Agora se voce
quer fazer algo
grande, o latex é
muiiittooo
melhor, ele deixa
tudo dentro das
normas
Responder
Washington
Santos
7 de Setembro
de 2011 às 00:27
Caros amigos,
Tenho certa
experiência em
editores de texto
e posso afirmar,
sem sombra de
dúvidas, que
LaTeX é o EDITOR!
Se você pretende
fazer algo rápido,
sem necessidade
de alta qualidade,
o Word é
recomendado,
entretanto, se sua
necessidade é
fazer algo de alta
qualidade
tipográfica, então
usa LaTeX.
Temos que
observar as mais
variadas
formatações que
um editor de
textos
disponibiliza. O
Word é bem mais
fácil de aprender
e formatar que o
LaTeX, porém o
resultado final é
bem inferior.
Temos ainda o
Adobe InDesign e
o Quark Xpress,
porém um pouco
mais complexos
que o Word.
Ambos, InDesign
e Quark, são
editores utilizador
por Editoras para
publicação de
livros.
Dos editores de
texto citados
anteriomente,
apenas o LaTeX é
Open (Free,
gratuito), todos
os outros são
pagos e CAROS.
Pra quem usa
pirata isso não é
problema, porém
não é legal.
Se tratando de
editores de
equações vamos
ser coerentes. O
editor do Word é
bom, mas
disponibiliza
apenas a fonte
Cambria Math
para as equações
enquanto que o
LaTeX tem mais
opções. Para
resolver esse
problema em
editores de texto
que não têm
editor de
equações ou um
bom, temos o
MathType e o
MathMagic
(ambos
shareware), mas
ainda com os
acessórios o
LaTeX produz um
resultado mais
satisfatório,
equações mais
belas e bem
formatadas.
Enfim, em
comparação de
editores de texto,
LaTeX é o melhor,
mas o mais difícil.
Sua
aprendizagem é
mais complexa e
a BOA
documentação
para o
aprendizado é em
Inglês. Se você
quer um editor
“prático”, sem
necessidade de
um resultado final
de grande
qualidade, usa
Word. Se quer um
editor
profissional, com
resultados
profissionais,
mais difícil que o
Word, e tem
dinheiro pra
gastar, usa o
InDesign ou o
QuarkXpress, mas
se você que um
editor
profissional, com
resultados
profissionais e
sem gastar nada,
usa LaTeX e
PRONTO!
Responder
Felip
e
22 de
Outubro
de 2017
às 04:15
mitou!
exato!
Respon
der
vanessa
20 de Novembro
de 2011 às 16:36
Olá,
Quando eu coloco
\chapter{INTROD
UÇÃO}, o latex
imprime assim:
CAPITULO 1
INTRODUÇÃO
e alem do espaço
superior que ele
dá antes de
começar o
capítulo.
Porém, eu quero
retirar o
“CAPITULO” e
ficar assim
1 INTRODUÇÃO
e retirar a
margem superior,
ficando o padrão
de 3 cm , como
nas outras
páginas.
Estou usando o
“report”
Como eu faço
isso?? Me
ajudem..
Responder
Was
hing
ton
Sant
os
2 de
Dezemb
ro de
2011 às
03:49
Use
“article
”. O
código
abaixo
resolve
seu
proble
ma…
\docum
entclas
s[10pt,
a4pape
r]
{article}
\usepac
kage[la
tin1]
{inpute
nc}
\usepac
kage{a
msmat
h}
\usepac
kage{a
msfont
s}
\usepac
kage{a
mssym
b}
\usepac
kage[le
ft=3.00c
m,
right=2.
00cm,
top=3.0
0cm,
bottom
=2.00c
m]
{geome
try}
\begin{
docum
ent}
\sectio
n{INTR
ODUÇÃ
O}
\end{d
ocume
nt}
Respon
der
adriano
9 de Dezembro
de 2015 às 17:34
só da mais
trabalho e
complicação para
quem não
conhece de
programaçao…
Responder
Paulo
6 de Setembro
de 2019 às 17:11
O látex ser
somente para se
editar um livro
cientifico ou um
relatório em que
envolva toda a
matemática até a
construção de
tabelas.mas de
resto é mais fácil
trabalhar com o
office
Responder
sabougo
31 de Agosto de 2010 às
16:01
Grounf
Responder
rsl
31 de Agosto de 2010 às
16:19
Bom artigo e parabéns ao
seu autor.
Apenas tenho duas notas
sobre o assunto, ao qual
não pretendo retirar mérito
ao tema. Actualmente,
penso que nao existe
ferramenta melhor (fácil e
intuitiva) na realização de
documentos (todo o tipo de
documentos) do que o Ms
Word. Mesmo em
conferências (nacionais e
internacionais) os artigos
são submetidos em
formatos conhecidos (.odt,
.docx), o uso de LaTex está
em desuso. Poucos são os
investigadores que
escrevem artigos em LaTex.
Abraço.
Responder
LaTeX
31 de Agosto de
2010 às 16:46
Essa foi a maior
besteira que eu já
li.
Procure se
informar melhor,
ok?
“Poucos são os
investigadores
que escrevem
artigos em LaTex.”
… Eu ri
Responder
Andr
é
Gom
es
31 de
Agosto
de 2010
às 17:05
Apesar
de não
ir tão
longe
na
crítica,
tenho
que
concor
dar que
a
afirmaç
ão é
falsa.
Basta
ver os
artigos
submet
idos no
format
o IEEE
ou ACM
para
ver
que, na
sua
maioria
, são
feitos
em
Latex.
Eu
próprio
trabalh
ava em
Word e
passei
para
Latex
quando
tive
proble
mas
com
estes
format
os, já
que os
editore
s são
bastant
e
exigent
es no
que
toca ao
seu
cumpri
mento.
Já
agora,
fica o
encodi
ng para
MAC:
\usepac
kage[a
pplema
c]
{inpute
nc}
Respon
der
Fernando
Luís Santos
31 de Agosto de
2010 às 16:55
O problema da
submissão de
artigos em
formatos
conhecidos tem a
ver com a tal
facilidade de uso
desses mesmos
documentos e
não com o facto
do LaTeX estar
ultrapassado.
Na área de
Matemática esta
ferramenta
acresce de
sobremaneira a
qualidade da
impressão.
Abraços
Responder
José
Augusto
31 de Agosto de
2010 às 17:03
Todas conferência
utilizam o
formato .pdf que
pode ser gerado
perfeitamente
pelo latex. Foi
uma grande
besteira mesmo o
que você disse. O
Latex
academicamente
continua muito
utilizado, todas as
conferências
disponibilizam a
classe latex de
formatação.
Abs
Responder
gilito
31 de Agosto de 2010 às
17:45
Caros,
Antes de mais, parabéns ao
autor pela iniciativa.
Inclusivamente, a maior
parte das vezes, são mesmo
disponibilizados templates
para latex e para word, por
isso, não se preocupem que
os investigadores de facto
utilizam latex. Eu estou
neste momento de volta de
um artigo…
Boas escritas.
gilito.
Responder
Setnom
31 de Agosto de 2010 às
18:04
Há uns anos atrás ainda
tentei usar Latex mas acabei
por desistir porque o Word
fazia o que queria mais
rapidamente. Actualmente,
e com as inovações do 2007
e agora do 2010 [e com o
poder de processamentos
dos computadores actuais
para lidar com grandes
ficheiros caso tenhamos
muitas imagens], não vejo
vantagem nenhuma em
utilizar o Latex. Antigamente
havia a vantagem de poder
converter logo para PDF,
mas agora o Word também
já o faz.
Responder
Rui
20 de Outubro
de 2010 às 19:12
É possível no
Word gerar
automaticamente
um índice?
Responder
Ricar
do
20 de
Outubro
de 2010
às 19:21
Sim
Respon
der
R
e
n
a
t
11
d
e
J
ul
h
o
d
e
20
11
às
16
:2
2
V
o
c
ê
d
i
s
s
e
q
u
e
é
p
o
s
s
í
v
e
l
f
a
z
e
r
s
u
m
á
r
i
o
a
u
t
o
m
a
t
i
c
a
m
e
n
t
e
n
o
w
o
r
d
.
G
o
s
t
a
r
i
a
d
e
s
a
b
e
r
c
o
m
o
i
s
s
o
é
p
o
s
s
í
v
e
l
.
O
L
a
T
e
X
f
a
z
t
u
d
o
a
u
t
o
m
a
t
i
c
a
m
e
n
t
e
,
i
n
c
l
u
s
i
v
e
a
n
u
m
e
r
a
ç
ã
o
d
e
c
a
p
í
t
u
l
o
e
f
ó
r
m
u
l
a
s
.
P
o
r
,
e
x
e
m
p
l
o
s
e
d
e
l
e
t
a
r
m
o
s
u
m
C
a
p
í
t
u
l
o
d
o
m
e
i
o
,
o
l
a
t
e
x
e
n
u
m
e
r
a
a
u
t
o
m
a
t
i
c
a
m
e
n
t
e
,
s
e
m
p
r
e
c
i
s
a
r
o
u
s
u
á
r
i
o
i
r
n
o
d
o
c
u
m
e
n
t
o
e
f
a
z
e
r
a
s
m
u
d
a
n
ç
a
s
.
N
o
w
o
r
d
é
p
r
e
c
i
s
o
m
u
d
a
r
t
o
d
a
a
n
u
m
e
r
a
ç
ã
o
m
a
n
u
a
l
m
e
n
t
e
.
S
e
t
e
m
o
s
5
c
a
p
í
t
u
l
o
s
,
d
e
l
e
t
e
o
C
a
p
í
t
u
l
o
3
.
Q
u
e
r
o
s
a
b
e
r
c
o
m
o
o
w
o
r
d
v
a
i
c
o
r
r
i
g
i
r
a
n
u
m
e
r
a
ç
ã
o
a
u
t
o
m
t
i
c
a
m
e
n
t
e
.
O
L
a
t
e
X
f
a
z
i
s
s
o
.
R
e
s
p
o
n
d
e
r
Silva
31 de Agosto de 2010 às
18:08
Sinceramente, trabalho
como bolseiro de
investigação no
departamento de Física da
Universidade do Minho, e
nunca submeti nenhum
artigo elaborado em latex e
nem sequer tenho
conhecimento que alguém o
tenha feito…aliás parece-
me um software bastante
pouco prático
comparativamente com os
mais “convencionais”!
Responder
gilito
31 de Agosto de
2010 às 18:15
Caro,
Dê uma vista de
olhos ao meu
comentário
anterior… é só
andar um pouco
para trás…
Latex em si não é
o software de
escrita…
Responder
Zeg
2 de Setembro
de 2010 às 16:13
Boas, dá um salto
ao D.I
(departamento de
informática) e
certamente ficas
“estonteado” com
a quantidade de
professores que
“obriga”/é
apologista do uso
do LATEX…
Concordo que a
maior parte das
pessoas sobrevive
bem sem o LATEX,
e estar a discutir
isto é semelhante
a Windows vs
Linux…
Responder
gilito
31 de Agosto de 2010 às
18:24
Caros,
Se a maioria já acha
estranho escrever em Latex,
e que tal fazer
apresentações?
Em Latex, em Word, em
notepad, seja lá onde for, o
que importa é que se
escreva… infelizmente, no
caso dos artigos quase
sempre em inglês, mas é a
vida!
gilito.
Responder
Marta
19 de Janeiro de
2011 às 23:06
Boas,
esta resposta
claramente é
tardia mas
aproveito para
dar uma pequena
dica. A classe
Prosper, pelo que
me parece, já não
é tão usada e tem
um aspecto mais
“feio”. A classe
Beamer parece-
me mais recente,
mais bonita e
mais fácil de
utilizar. De todas
as apresentações
que vi (e que
reconheci serem
feitas em LaTeX),
todas usaram a
classe Beamer…
Responder
sabougo
31 de Agosto de 2010 às
18:27
O que sempre me
atrapalhou, foi a colocação
de imagens, para além de
estarem sempre em
ficheiros à parte, jpeg, bmp,
etc… estas
desconfiguravam sempre a
imagem, ou perdia
qualidade, ficando com
pontos como que só
passasse a ter umas 16
cores, e ou ficam grandes
demais, ou pequenas
demais.
Responder
gilito
31 de Agosto de
2010 às 18:54
Boas…
Em latex, é
sempre boa ideia
trabalhar com
imagens no
formato EPS.
É a melhor forma
de evitar
problemas…
Para quem possa
não ter forma de
gravar imagens
como EPS, pode
recorrer ao site:
http://www.tlhiv.
org/rast2vec/
Abraço,
gilito.
Responder
RP
2 de Setembro
de 2010 às 12:37
Quer seja para
LaTeX ou para Ms
Word ou para
Openoffice
existem algumas
regras que por
vezes ignoramos
ao fazer as nossas
figuras. Por vezes
porque as
ignoramos outras
porque nos
esquecemos.
Enumero as
seguintes:
– tentar nunca
reduzir ou
aumentar as
figuras, ou seja
quando
desenhamos as
figuras tentar
desenhar as
figuras com o
mesmo tamanho
da área
disponível no
documento.
Tipicamente 80%
da largura do
texto;
– colocar o texto
no mínimo com o
mesmo tamanho
da letra da
legenda da
Figura. Por
exemplo se a
legenda da figura
for em 10pt nunca
colocar na figura
letras com
tamanho inferior;
– as linhas devem
ser desenhadas
com a grossura do
traço no mínimo
com 0.5pt, nunca
menos;
– salvar a figura
com uma
resolução de
300dpi por
300dpi;
– Photoshop e
Gimp são
programas
“virados” para os
pixeis, Visio e
Inkscape são
programas
“virados” para o
vector, confuso?,
não. Para
tratarem fotos
usem o
Photoshop ou
Gimp, para
fazerem as vossas
figuras utilizem o
Visio ou Inkscape,
e acreditem a
diferença vai ser
enorme.
Inserir as figuras
no LaTeX, Ms
Word ou
Openoffice é
outra história,
mas muito mais
fácil em LaTeX é
claro
Responder
The STK
31 de Agosto de 2010 às
18:35
Tenho algmua dificuldade
em perceber a real utlidade
deste software para a
maioria dos utilizadores.
Pelo que vi nas imagens,
nada que o MS office ou
OpenOffice não faça,
mesmo a nível de fórmulas
matemáticas…
Já andei em duas
faculdades diferentes e
nunca fui obrigado a usar
LaTex… Parece-me estranho
andar a produzir código
para escrever documentos
de texto, WYSIWYG é o
futuro, não?
Responder
gilito
31 de Agosto de
2010 às 18:50
Boas…
De facto, no Word
pode fazer-se
tudo (ou quase
tudo) o que se faz
em Latex… A
diferença está
principalmente
na forma como se
faz.
Basicamente é
um pouco como
fazer páginas
web… podemos
andar a
preocupar-nos
constantemente
com o aspecto da
página a toda a
hora “e muda isto,
e muda aquilo”,
descurando um
pouco o
conteúdo, ou
podemos
concentrar-nos no
essencial (o
conteúdo) e
depois utilizar um
sistema de
templates que
nos permite de
uma só vez alterar
o aspecto da
página…
Para fazer
alterações
substanciais de
estilo podemos
recorrer também
a templates
(classes) e/ou
podemos alterar
os estilos como se
CSS se
tratassem…
Há muitas outras
vantagens de
utilizar Latex, mas
também
compreendo que
para a maior
parte das tarefas
até o MS Wordpad
servia.
Espero ter
ajudado… eu
próprio fui
durante muito
tempo resistente
ao Latex… e
agora utilizo
frequentemente.
Abraço,
gilito.
Responder
The
STK
31 de
Agosto
de 2010
às 22:33
Sim,
como
eu
tinha
pensad
o, é
tipo
uma
linguag
em de
progra
mação,
aplicad
a a algo
em
concret
o…
Ainda
assim
não me
parece
ter
paciênc
ia para
isto, já
me
chegam
as
cadeira
s de
progra
mação
;p
Respon
der
M
a
rt
a
19
d
e
Ja
n
ei
ro
d
e
20
11
às
23
:1
0
D
e
v
o
d
i
z
e
r
q
u
e
p
a
r
a
q
u
e
m
é
i
n
i
c
i
a
n
t
e
,
é
h
o
r
r
í
v
e
l
.
P
a
r
e
c
e
t
u
d
o
i
n
ú
t
i
l
,
n
a
d
a
b
a
t
e
c
e
r
t
o
,
s
ã
o
é
e
r
r
o
s
…
U
m
a
v
e
z
q
u
e
s
e
a
p
r
e
n
d
e
a
u
s
a
r
,
n
ã
o
s
e
q
u
e
r
o
u
t
r
a
c
o
i
s
a
.
A
c
o
n
t
e
c
e
u
i
s
s
o
c
o
m
i
g
o
,
a
t
é
p
a
r
a
f
a
z
e
r
p
e
q
u
e
n
o
s
a
p
o
n
t
a
m
e
n
t
o
s
e
u
u
s
o
L
a
T
e
X
R
e
s
p
o
n
d
e
r
Kayn
31 de Agosto de 2010 às
18:41
Da primeira vez que ouvi
falar de latex, a primeira
ideia que me veio à cabeça
foi “wow um compilador
para fazer texto… que
overkill”
No entanto, eu faço a
instalação e manutenção do
sistema informático de
montes de empresas de
todos os ramos. Seria
completamente impensável
usar latex. Quase toda a
gente numa empresa tem
necessidade de criar textos.
Salvo algumas excepções, o
user típico ao nível
empresarial não tem tempo,
se interessa o suficiente, ou
tem conhecimentos para
aprender latex. Muito
menos quando tem o word
que faz essencialmente a
mesma coisa.
Bastantes argumentos do
site:
http://openwetware.org/wik
i/Word_vs._LaTeX
Isto é só um exemplo.
Eu acho o Latex uma boa
ideia e, os documentos
ficam com outro aspecto (o
facto de ser “aspecto
profissional” é outro
argumento discutível). Eu
gosto do produto final e
ainda por cima se é exigido
então nem é opcional. Mas
não se enquadra muito bem
na realidade empresarial do
dia a dia, que é, segundo o
Sócrates, o que faz mexer a
sociedade
Eu sei trabalhar nos 2 e
acabo por usar o word –
adapta-se melhor ao que eu
faço.
Ana Narciso
31 de Agosto de 2010 às
22:20
Mais um óptimo guia,
Ricardo. Continua!
Responder
Pedro Pinto
31 de Agosto de
2010 às 22:26
bis !
Responder
Ricar
do
31 de
Agosto
de 2010
às 22:42
Obriga
do
Respon
der
João
Henr
ique
s
1 de
Setembr
o de
2010 às
20:25
Sr.
Pedro
Pinto,
gostari
a de lhe
colocar
uma
questa
o
técnica
para a
qual
poderá
ter
respost
a, e que
é um
pouco
off-
topic.
Existe
alguma
razão
para o
packag
e
caption
,
nomea
dament
e a sua
função
\Contin
uedFlo
at dar
um erro
de
compat
ibilidad
e de
LaTeX
no
Ubuntu
10.04
LTS, e
funcion
ar
perfeita
mente
no
Fedora
Core 11
(para
além
do
facto
de o
Fedora
instalar
por
definiç
ão mais
progra
mas e
pacotes
que o
Ubuntu
)? Os
proble
mas de
compat
ibilidad
e não
deveria
m estar
associa
dos ao
facto
de se
usar
\docum
entstyl
e em
vez de
\docum
entclas
s?
Obriga
do.
Respon
der
João Dias
31 de Agosto de 2010 às
22:36
@ ricardo correia
não sei se isso era para mim
mas err eu estudo numa
faculdade…frequentemente
uso ferramentas de
paginação e processamento
de texto e o latex nunca foi
opção.
Responder
jesus
31 de Agosto de 2010 às
23:02
Mais uma vez parabéns pelo
guia.
Seria possível, nos próximos
guias, utilizar a codificação
para o MAC. Uma vez que
existem distribuições LATeX
também. Obrigado
Responder
João Henriques
1 de Setembro de 2010 às
09:11
É normal que muita gente
não compreenda a razão de
ser do LaTeX. O Bugatti
Veyron é provavelmente o
melhor carro do mundo,
mas um Fiat Uno também
anda. Com esta analogia,
pouco feliz admito, quero
dizer que quem não
necessita produzir
documentos “high end”
nunca irá encontrar
utilidade no LaTeX. A curva
de aprendizagem é muito
“steep” o que afasta a
grande maioria das pessoas.
Mas quando tem que ser,
tem mesmo que ser! O
LaTeX bate o MS Word ou
qualquer outro editor de
texto do género aos pontos,
quando se pretende
escrever por exemplo: um
livro, uma tese, etc. É que
podem espernear o que
quiserem. Contra factos não
há argumentos, o LaTeX é o
epítomo da edição de texto.
Citanto o site do LaTeX:
“LaTeX is a high-quality
typesetting system; it
includes features designed
for the production of
technical and scientific
documentation. LaTeX is the
de facto standard for the
communication and
publication of scientific
documents.” – acho que diz
tudo…
Responder
João Maroco
3 de Setembro
de 2010 às 17:26
João,
Quando passares
na FNAC vê este
livro “Análise
Estatística com o
PASW Statistics”
(é um manual
técnico) escrito e
paginado com o
M$WORD… e são
956 paginas. O
LaTex faria um
trabalho mais
perfeito? Talvez
na gestão dos
espaços, mas com
centenas de
imagens no meio
do texto e inline…
teria muito
código extra que
bater. O M$Word
fez um trabalho
bem aceitável
(acho eu) e
produz docs
highend… O facto
de a maoria dos
utilizadores não
conhecer 1/10 das
capacidades do
Word não lhe tira
as qualidades.
Pelo contrario,
para usar LaTex,
não creio que seja
possivel fazê-lo a
conhecer 10% das
potencialidades
… (Digo, isto,
porque também
utilizo o LaTex a
nivel profissional,
quando tem que
ser – e.g. para
publicar numa
revista)
Responder
Miguel
1 de Setembro de 2010 às
10:12
Aqui está um optimo artigo
de iniciação ao Latex, os
meu parabéns.
Embora um simples editor
de texto sirva para escrever
um documento em Latex,
existem editores específicos
para Latex, por exemplo o
Kyle (para Linux) e o LED
(para windows) que
facilitam imenso o uso de
Latex: compilar, inserir
caracteres especiais ou
imagens, navegar na
estrutura do documento, etc
RP
1 de Setembro de 2010 às
15:36
Nos primeiros 15 dias é
horrível começar com o
LaTeX, depois é de “odiar”
os MS Word e OpenOffice.
A minha opinião é,
pequenos documentos MS
Word e OpenOffice sem
dúvida alguma. Artigos,
relatórios, livros e afins
LaTeX também sem dúvida
alguma.
Neste link,
http://www.labcom.ubi.pt/l
atex/tome-antonio-curso-
latex-1997.pdf leia a página
três e vejam a figura foi o
melhor exemplo que vi até
hoje e digo que é a verdade.
Responder
André Gomes
1 de Setembro de 2010 às
18:20
Para o autor, fica o encoding
em falta (para MAC):
\usepackage[applemac]
{inputenc}
Responder
Guilherme de Sousa
1 de Setembro de 2010 às
21:47
Muito bom Ricardo!
Continua com estes posts
que vou ficar atento!
Já ando para aprender
LaTeX à uns tempos e acho
que é agora que vai ser, este
empurraozinho sempre
ajuda.
Vai dar muito jeito para as
duas cadeiras de portfolio
que vou ter este semestre.
cumps!
Responder
João Maroco
2 de Setembro de 2010 às
21:35
O MS Word é tão
compentente ou mais ainda
que o LaTex para fazer
livros.
Eu uso o LaTex apenas
quando tenho que escrever
algum artigo para as, cada
vez menos, revistas que
exigem o material em Tex.
Mas, por exemplo, o livro
“Análise Estatística com o
PASW Statistics” tem 956
páginas e foi todo
composto, tranquilamente,
em Word 2007. São largas
centenas de figuras que têm
que aparecer em zonas
especificas do texto, com
várias delas inline. No Tex, a
gestão destas figuras seria
um pesadelo (começando
pela exportação de todas
para EPS… e são centenas,
com várias compósitas).
Naturalmente, o custo de
edição seria bastante
inflacionado.
Fiquem bem,
Jº
Responder
RP
3 de Setembro
de 2010 às 11:55
Caro João
Concordo
plenamente
consigo que o
Word é capaz de
lidar com esse
livro, mas quanto
não “custou” em
termos de tempo
a aprender a
trabalhar com o
Word para se
capaz de fazer
esse livro?
É que todos nó
sabemos que a
grande maioria
dos utilizadores
não sabe
trabalhar com os
WYSIWG, pense
apenas na
formatação
“Título”, quantos
dos habituais
utilizadores não
os sabe formatar
correctamente?
Neste campo a
despreocupação
da formatação o
LaTeX é muito
mais leve para o
utilizador que os
WYSIWG.
Discordo
totalmente
consigo quando
diz que “No Tex, a
gestão destas
figuras seria um
pesadelo” eu digo
que no LaTeX é
um paraíso em
relação ao Word
(desculpem mas
não conheço o
Openoffice)
insere-se a figura
onde queremos e
temos a garantia
que fica direitinha
e lindinha.
Quanto ao seu
comentário
“começando pela
exportação de
todas para EPS”, é
certo que os mais
“puristas”
defendem a
utilização de
figuras neste
formato, eu
pessoalmente
tenho utilizado
dois formatos
*.PNG e *.JPG e
garanto-lhe que
os resultados são
bons. Os
cuidados que
tenho (veja o meu
opst, RP says:
2 de Setembro de
2010 at 12:37 pm )
é válido para
LaTeX ou Word.
Concluído a
história das
figuras, com o
LaTeX tenho a
certeza que neste
campo e no final
de um livro
poupa-se mesmo
muito tempo e
preocupações.
Tabelas, pois, no
que diz, para mim
este é o grande
tendão de Aquiles
do LaTeX, tabelas
simples ficam
excelentes em
LaTeX mas agora
Tabelas mais
complexas (com a
união de linhas e
colunas) podem-
se tornar um
pesadelo,
experiência
própria.
A questão das
fórmulas tudo é
uma questão de
hábito, até à
alguns anos atrás
as máquinas de
calcular tinham
uma capacidade
gráfica baixa(uma
só linha, quando
tinha duas era um
must) e todo o
mundo se
desenrascava.
Hoje em dia
observa-se os
miúdos que para
meterem uma
fórmula simples
vão logo para o
ambiente gráfico.
Para mim é uma
questão de de
hábito, não de ser
mais ou menos
rápido.
Volto a relembrar
que utilizo o
LaTeX e o Word, e
que não sou
radical, apenas
sei que para
grandes
documentos é
melhor utilizar o
LaTeX, e que
gosto de ajudar a
dissipar algumas
dúvidas.
Cumprimentos
RP
Responder
João
Maro
co
3 de
Setembr
o de
2010 às
12:35
Caro
RP,
Obriga
do pelo
seu
coment
ário e
pela
cordiali
dade
com
que o
faz
(ficamo
s todos
a
ganhar
…
começa
ndo
pelo
pplwar
e).
Eu não
sou
fundam
entalist
a, e
utilizo
o LaTex
(com o
TexMak
er 2.0)
quando
tem
que ser,
por
questõ
es
profissi
onais.
Mas, O
M$Wor
d tem
uma
vantage
m
demoli
dora
face ao
Tex: A
curva
de
aprendi
zagem
gradual
,
contrari
amente
ao Tex
que
tem um
pico
demasi
ado
elevado
de
inicio, o
que o
torna
impedit
ivo
para a
maioria
das
pessoa
s
(mesm
o
alguma
s que
estão
no
ramo
das
matem
áticas).
Quanto
às
tabelas
estamo
s de
acordo,
mas
quanto
às
figuras
não.
Ainda
recente
mente,
um
gabinet
e de
paginaç
ão está
a
compor
um
livro
com
apenas
400 p. e
está a
ter
muitas
dificuld
ades
em
inserir
as
figuras
(por
exempl
o, um
printscr
een é
inserid
o no
word
com
copy-
paste;
no Tex
é
preciso
exporta
-lo para
um
progra
ma
gráfico,
e grava-
lo
como
image
m eps,
jpg,
png…
(A
minha
experiê
ncia é
que o
jpg,
png
tem
tenden
cia a
desfor
matar)
se
multipli
car isto
por
largas
centen
as de
figuras,
verá
que
não é
possive
l não
ser fã
do
copy-
paste
(claro
que,
e.g.,
num
printscr
een é
preciso
cuidad
o com
as
definiç
ões e
areas
de
captura
, mas
isso
manté
m-se
em
qualqu
er
process
ador/co
mpilad
or de
texto).
A
minha
experiê
ncia
també
mé
que a
gestão
vertical
do
espaço
(que é
excelen
te no
Tex)
geralm
ente
manda
a figura
para o
topo da
pagina
seguint
e, não
sendo
possive
l força-
la, um
pouco
fora
das
margen
s, como
no
Word…
(os
pagina
dores
profissi
onais
adoram
este
truque
para
fazer
paginas
sem
grande
s
espaço
s). É
possive
l que
isso se
possa
fazer
també
m no
Tex (eu
não sei,
ainda,
como).
Uma
coisa
que o
LaTex
faz com
menos
“proble
mas”
que o
Word
(especi
alment
e se o
autoup
date
estiver
ligado)
éa
referen
ciação
a
formula
s,
capitul
os e
seccçõe
s no
texto.
Mas,
em
Latex
para
referen
ciar
uma
formula
é
preciso
digitar,
e.g.,\ref
{s1} (8
teclas,
mas o
label na
formula
)
enquan
to que
no
word
são
preciso
s dois
cliques
ou uma
combin
ação
CTRL+A
LT+…
Quanto
às
formula
s, uso e
recome
ndo o
MathTy
pe.
Muitas
vezes,
quando
tenho
dificuld
ade em
lembrar
-me
dos
nomes
dos
simbol
os no
Tex,
faço as
formula
s no
MathTy
pe, e
exporto
-as com
copy-
paste
para o
editor
do
Latex…
Inclusiv
é, a
ultima
versão
do
MathTy
pe
permite
desenh
ar a
formula
num
touchsc
reen ou
planilh
a de
desenh
o.
Finalm
ente,
existem
os erros
de
compil
ação do
Tex,
que nos
primeir
os
tempos
,
podem
ser
muito
desani
madore
se
impedit
ivos da
utilizaç
ão do
LaTex.
Dir-me-
á que
esses
erros
podem
ser
reduzid
os, com
a
leitura
atenta
dos
manuai
s do
LaTex
… mas
quem é
que
hoje
em dia
lê
manuai
s de
softwar
e?
Agora,
també
m, não
tenho
dúvidas
que
quando
surgir
um
interfac
e
WYSIWY
G para
o
LaTex,
aí sim,
o Word
terá
compet
ição à
altura.
Contud
o, não
esquec
er que
a
maioria
dos
utilizad
ores
está tão
habitua
do ao
softwar
e M$
que
mesmo
que
exista
uma
opção
gratuíta
terá
sempre
resisten
cia a
mudar
(por
exempl
o,
porque
não
utiliza
mos
todos
OpenOf
fice,
Linux,
R,…?)
Abraço
e
continu
e com a
qualida
de dos
seus
artigos:
São
fonte
de
aprendi
zagem
para
muitos
de nós,
e para
os
outros,
fontes
de
divulga
ção.
Jº
Respon
der
R
P
3
d
e
S
et
e
m
br
o
d
e
20
10
às
15
:1
4
C
o
m
o
j
á
s
e
p
o
d
e
v
e
r
e
u
t
a
m
b
é
m
n
ã
o
s
o
u
f
u
n
d
a
m
e
n
t
a
l
i
s
t
a
,
e
u
t
i
l
i
z
o
o
L
a
T
e
X
(
m
a
s
c
o
m
o
T
e
X
n
i
c
C
e
n
t
e
r
)
,
p
o
r
q
u
e
s
t
õ
e
s
p
r
o
f
i
s
s
i
o
n
a
i
s
(
o
u
d
e
d
e
s
e
m
p
e
n
h
o
)
t
e
n
h
o
q
u
e
u
t
i
l
i
z
a
r
o
M
$
W
o
r
d
:
-
)
.
C
o
n
c
o
r
d
o
t
o
t
a
l
m
e
n
t
e
a
c
e
r
c
a
d
a
c
u
r
v
a
d
e
a
p
r
e
n
d
i
z
a
g
e
m
,
c
o
m
o
j
á
i
n
d
i
q
u
e
i
n
u
m
p
o
s
t
a
n
t
e
r
i
o
r
,
v
e
j
a
o
s
e
g
u
i
n
t
e
d
o
c
u
m
e
n
t
o
(
h
t
t
p
:
/
/
w
w
w
.
l
a
b
c
o
m
.
u
b
i
.
p
t
/
l
a
t
e
x
/
t
o
m
e
-
a
n
t
o
n
i
o
-
c
u
r
s
o
-
l
a
t
e
x
-
1
9
9
7
.
p
d
f
l
e
i
a
a
p
á
g
i
n
a
t
r
ê
s
e
v
e
j
a
a
f
i
g
u
r
a
,
f
o
i
o
m
e
l
h
o
r
e
x
e
m
p
l
o
q
u
e
v
i
a
t
é
h
o
j
e
e
d
i
g
o
q
u
e
é
a
v
e
r
d
a
d
e
.
)
.
E
u
f
e
l
i
z
m
e
n
t
e
n
ã
o
c
o
m
e
c
e
i
a
t
r
a
b
a
l
h
a
r
n
o
L
a
T
e
X
s
o
z
i
n
h
o
,
t
i
v
e
q
u
e
m
m
e
a
j
u
d
a
s
s
e
,
o
q
u
e
a
j
u
d
a
e
m
m
u
i
t
o
n
o
s
t
e
m
p
o
i
n
i
c
i
a
i
s
.
Q
u
a
n
t
o
à
s
f
i
g
u
r
a
s
n
ã
o
m
e
q
u
e
r
o
a
d
i
a
n
t
a
r
m
u
i
t
o
m
a
i
s
,
p
o
i
s
e
s
t
o
u
à
e
s
p
e
r
a
q
u
e
o
R
i
c
a
r
d
o
F
e
r
n
a
n
d
e
s
c
r
i
e
o
“
C
o
n
s
t
r
u
ç
ã
o
d
e
u
m
r
e
l
a
t
ó
r
i
o
a
c
a
d
é
m
i
c
o
e
m
L
a
T
e
X
–
P
a
r
t
e
I
I
o
u
P
a
r
t
e
?
?
”
,
c
o
m
o
s
e
d
i
z
n
a
n
o
s
s
a
r
i
c
a
l
í
n
g
u
a
“
n
ã
o
q
u
e
r
o
m
e
t
e
r
a
c
a
r
r
o
ç
a
à
f
r
e
n
t
e
d
o
s
b
o
i
s
”
.
M
a
s
,
e
n
ã
o
q
u
e
r
e
n
d
o
d
u
v
i
d
a
r
d
a
s
u
a
e
x
p
e
r
i
ê
n
c
i
a
,
m
a
s
n
ã
o
c
o
m
p
r
e
e
n
d
o
q
u
a
n
d
o
d
i
z
q
u
e
“
(
A
m
i
n
h
a
e
x
p
e
r
i
ê
n
c
i
a
é
q
u
e
o
j
p
g
,
p
n
g
t
e
m
t
e
n
d
ê
n
c
i
a
a
d
e
s
f
o
r
m
a
t
a
r
)
”
,
p
o
i
s
é
r
e
a
l
m
e
n
t
e
n
i
s
t
o
q
u
e
o
L
a
T
e
X
m
e
d
e
i
x
a
m
u
i
t
o
d
e
s
c
a
n
s
a
d
o
,
d
e
f
i
n
i
m
o
s
q
u
e
é
a
q
u
i
l
o
e
é
a
q
u
i
l
o
q
u
e
s
a
i
.
M
a
s
e
s
t
e
j
a
à
v
o
n
t
a
d
e
,
p
o
r
v
e
z
e
s
a
s
c
o
i
s
a
s
c
o
r
r
e
m
-
n
o
s
m
a
l
p
o
r
n
o
s
s
a
c
u
l
p
a
,
n
ã
o
q
u
e
r
o
d
i
z
e
r
q
u
e
s
e
r
á
e
s
s
e
o
s
e
u
c
a
s
o
.
E
d
i
t
o
r
a
s
e
g
a
b
i
n
e
t
e
s
d
e
p
a
g
i
n
a
ç
ã
o
,
f
e
l
i
z
m
e
n
t
e
/
i
n
f
e
l
i
z
m
e
n
t
e
t
a
m
b
é
m
p
o
s
s
u
o
e
s
s
a
e
x
p
e
r
i
ê
n
c
i
a
e
i
n
f
e
l
i
z
m
e
n
t
e
n
o
p
a
n
o
r
a
m
a
n
a
c
i
o
n
a
l
s
e
n
ó
s
l
e
v
a
m
o
s
o
t
r
a
b
a
l
h
o
n
u
m
f
o
r
m
a
t
o
M
$
W
o
r
d
o
u
m
e
s
m
o
e
m
L
a
T
e
X
e
s
e
a
e
d
i
t
o
r
a
o
u
o
g
a
b
i
n
e
t
e
d
e
p
a
g
i
n
a
ç
ã
o
s
e
l
e
m
b
r
o
u
a
t
r
a
b
a
l
h
a
r
n
u
m
p
r
o
g
r
a
m
a
d
a
c
o
n
c
h
i
n
c
h
i
n
a
j
á
é
u
m
d
r
a
m
a
,
i
n
f
e
l
i
z
m
e
n
t
e
t
í
p
i
c
o
d
o
n
o
s
s
o
p
a
í
s
(
m
a
s
i
s
s
o
é
o
u
t
r
a
h
i
s
t
ó
r
i
a
)
.
N
u
n
c
a
g
o
s
t
e
i
d
e
u
t
i
l
i
z
a
r
o
c
o
p
y
-
p
a
s
t
e
m
e
s
m
o
d
e
p
r
i
n
t
s
c
r
e
e
n
,
b
o
m
o
u
m
a
u
h
á
b
i
t
o
n
ã
o
s
e
i
.
N
o
L
a
t
e
x
p
o
d
e
m
o
s
f
a
z
e
r
t
u
d
o
i
n
c
l
u
s
i
v
e
e
s
s
e
t
r
u
q
u
e
m
a
s
d
e
s
a
c
o
n
s
e
l
h
o
g
r
a
n
d
e
m
e
n
t
e
p
a
r
a
e
v
i
t
a
r
m
o
s
q
u
e
o
n
o
s
s
o
t
r
a
b
a
l
h
o
p
e
r
c
a
q
u
a
l
i
d
a
d
e
v
i
s
u
a
l
.
Q
u
a
n
d
o
d
i
z
q
u
e
(
o
s
p
a
g
i
n
a
d
o
r
e
s
p
r
o
f
i
s
s
i
o
n
a
i
s
a
d
o
r
a
m
e
s
t
e
t
r
u
q
u
e
p
a
r
a
f
a
z
e
r
p
a
g
i
n
a
s
s
e
m
g
r
a
n
d
e
s
e
s
p
a
ç
o
s
)
,
a
q
u
e
s
t
ã
o
é
s
ó
u
m
a
,
p
o
u
p
a
r
d
i
n
h
e
i
r
o
n
a
i
m
p
r
e
s
s
ã
o
d
o
l
i
v
r
o
.
D
e
p
o
i
s
d
e
s
e
c
o
l
o
c
a
r
3
o
u
4
f
i
g
u
r
a
s
n
o
d
o
c
u
m
e
n
t
o
j
á
n
i
n
g
u
é
m
e
s
c
r
e
v
e
e
.
g
.
,
\
r
e
f
{
s
1
}
e
u
t
i
l
i
z
a
a
s
8
t
e
c
l
a
s
,
c
a
d
a
u
m
d
e
n
ó
s
v
a
i
f
a
z
e
r
i
s
s
o
m
u
i
t
o
r
a
p
i
d
a
m
e
n
t
e
,
c
a
s
o
e
x
p
e
r
i
m
e
n
t
e
o
T
e
X
n
i
c
C
e
n
t
e
r
,
v
e
r
á
q
u
e
a
o
i
n
s
e
r
i
r
u
m
a
f
i
g
u
r
a
p
e
l
o
m
e
n
u
s
ó
t
e
r
á
q
u
e
e
s
c
r
e
v
e
r
“
s
1
”
o
r
e
s
t
o
é
t
u
d
o
f
e
i
t
o
a
u
t
o
m
a
t
i
c
a
m
e
n
t
e
s
e
r
ã
o
m
a
i
s
a
l
g
u
n
s
c
l
i
q
u
e
s
d
o
q
u
e
n
o
w
o
r
d
m
a
s
c
o
m
p
e
n
s
a
m
.
O
M
a
t
h
T
y
p
e
é
b
o
m
j
á
o
u
t
i
l
i
z
e
i
m
a
s
t
e
m
q
u
e
s
e
r
p
a
g
o
,
e
e
m
t
e
r
m
o
s
d
e
e
m
p
r
e
s
a
s
n
ã
o
h
á
v
o
l
t
a
a
d
a
r
t
e
m
q
u
e
s
e
p
a
g
a
r
.
M
a
s
c
o
n
f
e
s
s
o
q
u
e
o
u
t
i
l
i
z
e
i
p
o
u
c
a
s
v
e
z
e
s
.
S
e
m
a
j
u
d
a
e
s
e
m
l
e
r
o
s
m
a
n
u
a
i
s
a
c
o
i
s
a
é
a
b
o
r
r
e
c
i
d
a
e
i
n
f
e
l
i
z
m
e
n
t
e
h
o
j
e
e
m
d
i
a
j
á
n
i
n
g
u
é
m
l
ê
n
a
d
a
J
á
e
x
i
s
t
e
u
m
a
e
s
p
é
c
i
e
d
e
W
Y
S
I
W
Y
G
p
a
r
a
o
L
a
T
e
X
(
h
t
t
p
:
/
/
w
w
w
.
b
a
k
o
m
a
-
t
e
x
.
c
o
m
/
)
m
a
s
p
a
g
a
-
s
e
.
A
m
a
i
o
r
i
a
d
a
s
p
e
s
s
o
a
s
u
t
i
l
i
z
a
o
s
o
f
t
w
a
r
e
M
$
p
o
r
q
u
e
n
ã
o
p
a
g
a
p
o
r
e
l
e
,
e
s
t
a
é
a
v
e
r
d
a
d
e
,
p
o
r
q
u
e
h
á
o
a
m
i
g
o
d
o
a
m
i
g
o
q
u
e
s
a
b
e
c
o
m
o
s
e
f
a
z
,
s
e
u
m
d
i
a
a
M
$
c
o
n
s
e
g
u
i
s
s
e
“
a
p
a
n
h
a
r
”
q
u
e
m
n
ã
o
p
a
g
a
g
o
s
t
a
v
a
d
e
v
e
r
s
e
t
o
d
o
s
o
s
d
e
f
e
n
s
o
r
e
s
/
u
t
i
l
i
z
a
d
o
r
e
s
d
a
m
a
r
c
a
p
a
s
s
a
r
i
a
m
a
p
a
g
a
r
.
R
g
r
a
n
d
e
s
o
f
t
w
a
r
e
.
C
u
m
p
r
i
m
e
n
t
o
s
E
s
e
m
p
r
e
d
i
s
p
o
n
í
v
e
l
.
R
P
R
e
s
p
o
n
d
e
r
J
o
ã
o
M
a
r
o
c
o
3
d
e
S
et
e
m
br
o
d
e
20
10
às
17
:2
0
R
P
…
j
á
a
g
o
r
a
e
x
i
s
t
e
u
m
e
d
i
t
o
r
f
r
e
e
w
a
r
e
p
r
o
x
i
m
o
d
o
W
Y
S
I
W
Y
G
:
O
L
y
x
…
N
ã
o
u
s
o
…
m
a
s
p
o
d
e
i
n
t
e
r
e
s
s
a
r
a
a
l
g
u
e
m
:
h
t
t
p
:
/
/
w
w
w
.
l
y
x
.
o
r
g
U
m
p
o
u
c
o
o
f
f
-
t
o
p
i
c
:
Q
q
p
e
s
s
o
a
c
o
m
a
c
e
s
s
o
à
n
e
t
a
r
r
a
n
j
a
u
m
t
o
r
r
e
n
t
d
o
s
o
f
t
w
a
r
e
M
$
,
b
l
u
e
-
e
d
i
t
i
o
n
,
s
e
m
p
a
g
a
r
e
f
u
n
c
i
o
n
a
l
.
O
s
u
t
i
l
i
z
a
d
o
r
e
s
d
o
s
t
o
r
r
e
n
t
s
s
ã
o
e
s
s
e
n
c
i
a
l
m
e
n
t
e
e
s
t
u
d
a
n
t
e
s
:
É
f
a
c
i
l
e
é
b
a
r
a
t
o
.
C
o
n
t
u
d
o
,
q
u
a
n
d
o
v
ã
o
t
r
a
b
a
l
h
a
r
p
a
r
a
a
s
e
m
p
r
e
s
a
s
n
ã
o
p
o
d
e
m
t
e
r
s
o
f
t
w
a
r
e
n
ã
o
l
i
c
e
n
c
i
a
d
o
.
É
e
s
t
e
o
g
r
a
n
d
e
m
e
r
c
a
d
o
d
a
M
$
.
H
a
b
i
t
u
a
o
s
e
s
t
u
d
a
n
t
e
s
c
o
m
s
o
f
t
w
a
r
e
f
a
c
i
l
m
e
n
t
e
p
i
r
a
t
e
á
v
e
l
;
e
e
s
t
e
s
u
t
i
l
i
z
a
d
o
r
e
s
s
ã
o
d
e
p
o
i
s
o
s
p
r
o
f
e
s
s
i
o
n
a
i
s
q
u
e
p
a
g
a
m
a
s
l
i
c
e
n
ç
a
s
.
F
o
i
a
s
s
i
m
,
e
n
ã
o
p
e
l
a
q
u
a
l
i
d
a
d
e
d
o
s
o
f
t
w
a
r
e
(
e
.
g
.
q
u
e
m
u
s
a
r
o
W
o
r
d
P
e
r
f
e
c
t
o
u
o
L
o
t
u
s
?
)
,
q
u
e
a
M
$
a
l
c
a
n
ç
o
u
o
d
o
m
i
n
i
o
c
o
m
e
r
c
i
a
l
…
.
…
é
u
m
a
t
e
o
r
i
a
…
F
i
c
a
b
e
m
,
J
º
RP
3 de Setembro de 2010 às
11:59
Para quem quiser, vá ao site
http://glua.ua.pt/ e procure
o tema “LaTeX PaRa ToDoS”
tem uma apresentação,
ficheiros exemplo e um
vídeo.
Responder
waldemar
20 de Setembro de 2010 às
01:24
Por gentileza,
Alguém poderia fazer um
tutorial fácil para o uso do
Sweave()?
att,
waldemar
Responder
waldemar
22 de Setembro de 2010 às
02:28
JÁ APRENDI!!
Responder
Pedro
23 de Setembro de 2010 às
21:19
Não consigo colocar
cabeçalhos e rodapés =/
Código resumido é este:
\usepackage{fancyhdr}
\pagestyle{fancy} %estilo
fancy
\title{Relatório para
experimentar}
\begin{document}
\maketitle
\lhead{\rightmark} %
esquerda do cabeçalho
\end {document}
Responder
UBI-LaTeX
1 de Março de
2012 às 16:14
Pode ser que
ajude.
http://www.e-
projects.ubi.pt/lat
ex/template.html
Responder
Pedro
24 de Setembro de 2010 às
01:18
Ninguém me consegue
ajudar? era importante pois
preciso de fazer um relatório
e não consigo resolver este
problema dos cabeçalhos…
ando nisto ao tempo e até
agora nada =/
Responder
waldemar
24 de Setembro de 2010 às
03:19
Caro Pedro,
Não sei se entendi mas
notas de rodapé você coloca
assim!
\footnote{contribuindo no
acompanhamento da
evolução de processos
patológicos.}
Pedro
24 de Setembro de 2010 às
12:19
Não quero fazer notas de
rodapé… o que eu quero é
exactamento fazer um
cabeçalho como esse
exemplo que está aí em
cima.
Não consigo.. não me
apaerecem cabeçalhos
nenhuns =/
Responder
waldemar
24 de Setembro de 2010 às
14:23
Caro Pedro,
Acho que esta faltando um
arquivo chamado
fancyhdr.sty que você pode
obter no seguinte link
http://www.ctan.org/tex-
archive/macros/latex/contri
b/fancyhdr/
Aqui no meu também não
estava funcionando por falta
desse arquivo e após baixa-
lo e deixa-lo na mesma
pasta onde esta o tex tudo
funcionou com este
exemplo!
no preâmbulo eu coloquei o
seguinte código:
\fancyhead{}
\fancyfoot{}
\fancyhead{Viva}
\fancyfoot{}
\chead{Mais}
\lfoot{Muito}
\rfoot{Mais}
experimente!!
Responder
Pedro
24 de Setembro de 2010 às
14:33
Eu tenho esse ficheiro…se
não dava erro de
compilação acho eu.
Tenho nesta directoria:
C:\Program Files
(x86)\MiKTeX
2.8\tex\latex\fancyhdr.
Será que não é aqui?
Obrigado pela ajuda.
Responder
Pedro
24 de Setembro de 2010 às
14:42
Alguém pode colocar aqui
um documento o mais
simples possível em que use
cabeçalhos?
Responder
waldemar
24 de Setembro de 2010 às
15:23
Caro pedro,
aqui no meu eu coloquei o
arquivo na mesma pasta
onde esta o arquivo.tex
aqui esta o exemplo que
esta funcionando!
\documentclass[12pt,a4pap
er]{article}
\usepackage[brazil]{babel}
% em portugues brasileiro
\usepackage[latin1]
{inputenc} % acentuação
direta
\usepackage[T1]{fontenc} %
codificação da fonte em 8-
bits
\usepackage{fancyhdr}
\pagestyle{fancy}
\usepackage{makeidx} %
pacote para produzir indice
remissvo (glossário)
\makeindex % ativando o
indice remissivo (glossário)
\fancyhead{Viva}
\fancyfoot{}
\chead{Mais}
\lfoot{Muito}
\rfoot{Mais}
\begin{document} % inicio
do documento
% finaliza o trecho de
“índice remissivo !com
chave”
\index{índice remissivo!com
chave|)}
\end{document} % final do
documento
Responder
Pedro
24 de Setembro de 2010 às
15:43
já percebi qual é o
problema… é que estou a
usar “report” e não “article”.
Sendo assim, alguma
solução?
Responder
Pedro
24 de Setembro de 2010 às
15:46
Problema resolvido…
Responder
Ricardo
25 de Setembro
de 2010 às 19:18
Caro Pedro,
Os cabeçalhos e
rodapés não
aparecem no seu
documento
apenas porque
estes, por defeito,
só aparecem na
segunda página
de cada capítulo.
Cumprimentos
Responder
thorres
20 de Fevereiro
de 2011 às 03:44
Pedro. Boa noite!
Pode me dizer se
o seu problemas
com cabeçalho foi
resolvido e como
você conseguiu
resolvê-lo?
Responder
AFN
3 de Outubro de 2010 às
01:09
Na minha opinião é que a
grande vantagem do Latex é
a facilidade em criar uma
formatação padrão e
conseguir mante-la ao longo
de 60,100 ou 200 páginas.
E já agora existem
formações para ambos no
sentido profissional.
E acredite que um
certificado passado pela
Microsoft em Word vai lhe
custar bem mais de uma
centena de euros… porque
será?
Responder
Pedro
19 de Outubro de 2010 às
14:59
Boa Tarde.
\begin{abstract}
Ola ~\cite{ola}
\end{abstract}
\bibliography{Bibliografia}
Responder
Ricardo
19 de Outubro
de 2010 às 16:44
Boas,
É necessário
compilar o
documento com
pdflatex( ou
latex), correr o
bibtex e compilar
mais 2 vezes com
pdflatex (ou
outro).
Responder
Pedro
19 de Outubro de 2010 às
19:55
correr o bibtex quer dizer o
quê mesmo? =/
Eu estou a utilizar o
texmaker…
Responder
Ricardo
19 de Outubro
de 2010 às 20:01
Na seta onde
carrega para
compilar existe
um combobox ao
lado com opções
do género:
-latex
-pdflatex
-quick build
-etc..
“correr bibtex”
significa executar
o bibtex (ao
selecioná-lo na
comobobox) para
o ficheiro em
causa.
em outras
palavras:
pdflatex
bibtex
pdflatex
pdflatex
ao executar o
bibtex irá ser
criado um ficheiro
bbl com a
bibliografia que
depois o pdflatex
irá integrar no
documento em
pdf.
Responder
Pedro
19 de Outubro de 2010 às
21:13
ou seja, o pdflatex é em
relação ao ficheiro main
(não sei se posso dizer
assim), o bibtex em relação
ao .bib.
Pedro
21 de Outubro de 2010 às
16:36
Problema resolvido!
Responder
Pedro
27 de Outubro de 2010 às
16:07
Boa Tarde.
Preciso de numerar as
páginas até um certo sítio
com numeração romana e
depois numerar
normalmente (1,2,3,…).
Alguém me consegue
ajudar?
Obrigado.
Cumprimentos.
Responder
UBI-LaTeX
1 de Março de
2012 às 16:12
Veja aqui.
http://www.e-
projects.ubi.pt/lat
ex/template.html
Responder
waldemar
20 de Janeiro de 2011 às
02:23
Para mumerar em
algarismos romanos no
início tente colocar
\begin{document}
\renewcommand{\thepage}
{\roman{page}}
%
——————————————
e quando precisar de
algarismos arábicos
coloque:
\addtocounter{page}{16}
veja se funciona!
att,
waldemar
Responder
Juliana
17 de Janeiro de 2012 às
16:56
Olá,
Gostaria de saber como faço
para enumerar os itens do
sumario
1.1 , 1.2..
Responder
yohel
27 de Janeiro de
2012 às 14:39
@Juliana
\begin{enumerate
}
\item Os itens
s~ao numerados
automaticamente
.
\item No primeiro
nivel utiliza-se
algarismos
arabicos.
\begin{enumerate
}
\item No segundo
nivel sao
utilizadas letras
minusculas.
\begin{enumerate
}
\item No terceiro
nivel sao
numerados com
algarismos
romanos.
\end{enumerate}
\end{enumerate}
\end{enumerate}
—
Responder
yohel
27 de Janeiro de 2012 às
14:28
eu quero saber se eu posso
colar uma imagen entre o
título eo nome do autor, por
exemplo, o logotipo da
universidade
Responder
UBI-LaTeX
1 de Março de
2012 às 16:11
Pode ser que
ajude, porque
não percebo
muito bem a sua
questão.
http://www.e-
projects.ubi.pt/lat
ex/template.html
Responder
Marcos
4 de Março de 2016 às 14:46
Estou aqui em 2016, lendo o
artigo, para quem falava que
estava desatualizado o
LaTeX estava errado. Mas a
minha duvida é a seguinte,
estou iniciando, algum dos
senhores conhece algum
site etc que tenha já algum
grande bib montado na area
de Estatistica?
Responder
Júlio
27 de Julho de 2017 às
14:28
Ola, gostaria de saber como
alterar a margem do texto,
quandoa classe é um livro,
pois já usei o pacote
geometry, porém nada
acontece.
grato!
Responder
Felipe
22 de Outubro de 2017 às
04:22
Olha, quem não gosta do
LaTeX, acho bom
visitar:https://dnlatex.word
press.com/ e ver o arraso
que ele produz. Chora Word-
Pirata.
Responder
Gender Pag
5 de Novembro de 2019 às
18:02
Impressionante a falta de
seriedade desta página! Um
tutorial com duas partes e
não há link para a segunda.
Nem disponibilizam o
código num ficheiro para
descarregar.
Responder
Vítor M.
5 de Novembro
de 2019 às 19:30
Ó jovem, tu tens
ideia que a
pesquisa ajuda-te
a encontrar o
artigo e as
etiquetas
colocadas no
artigo vão diretas
à temática? Tens
essa ideia? é
que sobre o tema
há centenas de
artigos e tu nem
ouses colocar em,
causa a seriedade
do trabalho…
nem ouses. Aqui
está a segunda
parte que se
encontra em
menos de 1
segundo:
http://bit.ly/2WK2
R2Y
Aquele abraço.
Responder
Comentário
Nome * Email *
Notifique-me de novos
comentários por e-mail.
Publicar comentário
Guerra na Ucrânia