Escolar Documentos
Profissional Documentos
Cultura Documentos
Links Patrocinados
Fernanda Oliveira
atua no mercado de Web Analytics h mais de 6 anos, com passagens por grandes empresas como AgnciaClick Isobar e AG2. Possui vasta experincia em mtricas, teste multivarivel, links patrocinados e e-commerce. Head de Business Intelligence na dp6.
Os mecanismos de Busca
Os mecanismos de Busca
Os mecanismos de Busca
Os mecanismos de Busca
LP
LP
SEO
LP
LP
1 2 3 9% 6% 5% 4% 3% 3% 2% 3% 9% 13%
44%
LP
Percentual dos Cliques
Posio na busca
4 5 6 7 8 9 10 >10
SEO
Links Patrocinados
Descrio
Sistema de anncios onde a segmentao feita atravs de palavras-chave, contexto ou canais e a veiculao cobrada pelos cliques, definido em forma de leilo. Terminologias comuns SEM: Estratgias de SEO + Links Patrocinados. PPC: Anunciante paga apenas pelo clique.
Benefcios
Buscadores atingem ~90% dos internautas (Google ~85%), sendo a porta de entrada para a maioria deles. Atravs da sincronizao da inteno de quem est buscando e a oferta do anunciante, uma campanha de links patrocinados bem gerenciada pode atrair trfego barato aliado a uma tima taxa de converso. Nos Estados Unidos estima-se que SEM responsvel por 36% das vendas feitas a novos clientes.
2012 dp6 - todos os direitos reservados
12
SEO
Principais caractersticas:
Conceitos Bsicos
Impresses quantas vezes os anncios foram exibidos Cliques quantidade de cliques nos anncios Oramento dirio - Controla o quanto voc quer gastar por
dia na campanha CPC custo por clique CTR Taxa de Cliques (cliques/impresses) CPM Custo por Mil Impresses CPC max At quanto estou disposto a pagar CPC med Quanto efetivamente paguei CPA Custo por Aquisio Converses quantidade de usurios que realizaram ao desejada
16
Rede de Pesquisa
Rede de Display
A Rede de Display do Google permite 2 tipos para Segmentao das Campanhas: Segmentao Contextual e Site Pack.
Rede de Display
Contextual Targeting
Placement Targeting
X
O que?
Rede de Display
Anncio de texto, grfico e vdeo paga por clique (CPC) ou por mil impresses (CPM)
Quando?
Caractersticas de Cada Um
Rede de Pesquisa
O anncio aparece em toda a Rede de Pesquisa do Google. Apenas anncios de texto. Rede mais direcionada, pois anncio aparece a partir de uma busca do usurio. Por este motivo, possui uma taxa de cliques mais elevada. Geralmente os termos institucionais tm destaque nessa Rede.
Rede de Display
O anncio aparece em toda a Rede de Contedo do Google. Anncios de texto, de vdeo ou grficos. Rede menos direcionada. O anncio exibido se houver relao com o contedo da pgina, impactando o usurio indiretamente. Por este motivo, possui uma taxa de cliques menor. Tempo de exposio do anncio maior. A Rede de Contedo do Google segmentada por temas, e podemos evitar que os anncios sejam exibidos em sites com contedo irrelevante.
2012 dp6 - todos os direitos reservados
31
Em funo disso o Google criou o Indice de Qualidade, que basicamente um ndice que vai entrar na conta para garantir que sejam exibidos anncios relevantes.
32
Com o sistema que usa o Indice de Qualidade, o Google tenta beneficiar esses 3 caras:
O prprio Google Vai ter anncios relevantes e atrair mais trfego Anunciante Poder pagar menos se sua campanha for relevante Usurio Vai encontrar o que est buscando mais facilmente
2012 dp6 - todos os direitos reservados
33
Leilo Convencional 3 9
12 8
O que o Google faz um leilo que vai levar em conta o CPC e o Indice de Qualidade. Vamos multiplicar um pelo outro para obter o AdRank, que o que ser considerado para ver quem ganha o leilo.
AdRank = CPCmax X Indice de Qualidade
E como calculado o CPC que cada um vai pagar? A Frmula utilizada pelo Google :
Preo = AdRank(do cara abaixo no leilo) / Indice de Qualidade
1 2 3
34
Veja o exemplo:
P3 = 9/6 = R$1,50 P2 = 8/3 = R$2,70
2012 dp6 - todos os direitos reservados
35
FORMULRIO PREENCHIDO
ROI
ENQUETE RESPONDIDA
VENDAS
VDEOS ASSISTIDOS
DOWNLOADS
LEAD
TELEFONE VISTO
37
Ciclo de Compra
38
A pgina principal a pgina dos equipamentos. Nela so mostradas as mquinas de sorvete existentes e uma mquina de chantilly.
39
Tanto o site da Aarmac quanto o dos concorrentes calculam a lucratividade que pode ser obtida com a mquina.
40
No site de um concorrente existe uma descrio do perfil das pessoas que compram a mquina.
41
42
43
Forma de pagamento Budget dirio Data de incio e fim Fuso horrio Codificao de Links para Analytics
Campanha = Categoria Ex: Produtos Grupo = Subcategoria Caminhes Automveis Marcas Nutica&Motor
Anncios
44
Grupo
Palavras
Anncios
45
46
O lance de CPC se refere ao valor que voc deseja pagar por um clique no seu anncio
Cada opo de rede ativada ou desativada. Se as configuraes da sua campanha exigirem canais ou palavras-chave e esse grupo de anncios no incluir canais ou palavras-chave, voc ver a mensagem Nenhum selecionado.
47
Palavras
Correspondncia ampla a configurao padro para todas as palavras-chave. Todas as pesquisas feitas usando a sua palavra-chave (em qualquer ordem ou combinao) podem exibir o seu anncio. Correspondncia de frase restringe sua pesquisa, pois exige que as palavras apaream em uma Ordem exata.
Correspondncia exata restringe ainda mais a pesquisa, pois exibe seu anncio quando a Frase exata usada na pesquisa - sem nenhuma outra palavra antes, depois ou no meio. -Correspondncia negativa elimina frases pesquisadas para as quais voc no deseja que o seu anncio aparea, como barato ou grtis.
O lance de CPC se refere ao valor que voc deseja pagar por um clique no seu anncio URL de destino para onde os usurios vo ao clicar no seu anncio. Geralmente mais eficaz direcionar os usurios imediatamente para uma pgina de destino na qual eles tenham mais interesse.
48
A mensagem a ser transmitida, que deve contar os benefcios de seu produto ou servio.
Para onde os usurios vo ao clicar no anncio. Deve ser coerente com a mensagem exibida na descrio e ttulo.
No precisa ser o mesmo que o URL de destino, mas deve ser um URL real que faa parte do site.
Definir o status como Ativo, para que seja exibido, ou Pausado, para que no seja exibido.
49
Palavras
Campanhas
Grupo
Pertinncia
Anncios
muito importante que as palavras de determinado grupo de anncios estejam muito relacionadas com os anncios desse grupo. Caso contrrio, o CTR do grupo ser baixo e o CPC ficar mais caro.
50
51
52
X X
X X
Gerenciamento
Efetividade da mensagem
54
55
57
Palavras-chave
Definem-se palavras-chave os termos que as pessoas pesquisam nos buscadores. Determinam quais pesquisas do Google podem acionar a exibio de seus anncios.
Distribui-se estas palavras em grupos especficos e para cada grupo, cria-se um ou mais anncios. Seu anncio exibido quando uma de suas palavras-chave for procurada.
58
Palavras-chave
1-
2-
Permite que o anncio seja exibido para pesquisas que correspondam frase exata.
3-
Permite que o anncio seja exibido para pesquisas que correspondam exclusivamente frase exata.
4-
Impede que o anncio seja exibido para todas as pesquisas que incluam esse termo.
59
60
61
62
Palavras-chave
63
Palavras-chave
64
Palavras-chave - Estratgias
Palavras-chave Negativas
Negative as palavras-chave que no tm relevncia.
Palavras-chave Erradas
Muitas pesquisas so feitas com erros de portugus. Use-as!
Long Tail
65
http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR
66
Samsung
Samsung TV [TV Samsung] Televiso Samsung Preo tv samsung Comprar tv samsung
32 Tv 32
Tv 32 Polegadas Televisor 32 Comprar televiso 32 Preo tv 32 polegadas
http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR
67
Dicas
Blog da dp6: http://www.dp6.com.br/ Por dentro do Adwords: http://adwords-br.blogspot.com/ Site SEM Brasil: http://www.sembrasil.com.br/ Google Discovery: http://googlediscovery.com/ Blog Google Varejo: http://googlevarejo.blogspot.com/